domingo, 7 de maio de 2017

Low carb na Universidade - Viçosa, MG

Um evento histórico teve lugar em Viçosa, MG, nos dias 29 e 30 de abril de 2017.


Promovido pelo Curso de Nutrição, o workshop “Low Carb: Concepção e Evidências Científicas” foi um sucesso absoluto, reunindo cerca de 400 pessoas, entre estudantes da Univiçosa e de outras instituições, profissionais e pesquisadores da área da Saúde, especialmente Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

O encontro foi aberto pelo Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, que salientou em seu discurso o ineditismo do evento, o primeiro promovido no seio de uma instituição de ensino superior, quebrando paradigmas e mostrando que a Universidade pode e deve ser um local de discussão e questionamento, e não de propagação de dogmas.

Professor Nélson, presidente da Univiçosa, abrindo o evento

Na foto abaixo, o grande e moderno Centro de Convenções da Univiçosa, com mais de 400 participantes:


O evento teve nível científico elevadíssimo, tendo sido formatado para profissionais de saúde e para alunos de graduação, com forte ênfase em práticas de saúde baseadas em evidência, e com ampla citação de ensaios clínicos randomizados e metanálises embasando as condutas propostas.

Da esquerda para a direita: nutricionista Fernanda Müller, Nefrologista José de Resende Barros Neto, neurocientista e educador físico Ruy Ferreira Afonso, acadêmica de nutrição e moderadora deste blog Patrícia Ayres, educador físico Rafael Pereira Lund, nutricionista Polyana Freitas e este que vos escreve.

Merecem uma menção especial as professoras da Faculdade de Nutrição da Univiçosa Raquel Alves, Cristiane Sampaio (gestora do curso de nutrição) e Eliene Martins, que fizeram a de TUDO para tornar esse evento realidade:


Para ver o press release completo da Univiçosa, clique na figura abaixo:


Não poderia deixar de agradecer publicamente os mimos que nós, palestrantes, recebemos e o carinho com que fomos tratados.

Entre tantas gentilezas, uma chamou a atenção de todos nós: a inauguração de um cardápio low carb no restaurante Villa Alfa, no Alfa Hotel:




Apenas para dar uma ideia, eis algumas fotos da nossa janta:
O macarrão é de zucchini, com camarões, polvo e lula

Casquinha de siri com farofa low carb

Carpaccio de abobrinha (tinha de carne também); eu estava muito ocupado comendo o meu próprio filé para poder fotografá-lo, mas era divino

Equipe preparando-se para ser bem tratada

Este evento, repito, foi um marco. Mas foi apenas o começo. Há planos para novos cursos, talvez formatados como curso de extensão, de ensino a distância ou até mesmo como pós-graduação. Low carb está rompendo o bloqueio da academia no Brasil, e a Univiçosa já entrou para a história ao abrir as portas para as Práticas de Saúde Baseadas em Evidência dentro do Curso de Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário