sábado, 29 de julho de 2017

Palestra de Lara Maciel sobre DM1 e low carb

Vamos começar colocando em destaque o aviso que consta desde sempre no rodapé deste blog: "Este blog expressa apenas minhas opiniões pessoais baseadas em minha interpretação do estado atual da ciência. Não é possível realizar consultas médicas via internet. As opiniões expressas neste blog não podem substituir as de seu médico. As sugestões de conduta são genéricas, e podem não estar indicadas para uma pessoa específica. Se você optar por seguir alguma das opiniões aqui expressas, faça-o com o conhecimento de seu médico."

É preciso deixar muito claro que diabéticos tipo 1 não podem adotar uma dieta low carb sem acompanhamento profissional e com a redução concomitante das doses de insulina, sob risco de hipoglicemias potencialmente fatais.

Por outro lado, feito da forma correta, não há nada melhor. Quem tiver curiosidade de ver incontáveis exemplos reais de diabéticos tipo 1 com hemoglobinas glicadas NORMAIS e drástica redução dos episódios de hipoglicemia através do emprego desta estratégia, clique aqui.

Na palestra que vocês verão mais abaixo, Lara Maciel faz menção ao livro que eu indico a todo o profissional de saúde que pretenda manejar diabetes tipo 1 (DM1) com low carb, bem como aos pacientes acometidos por esta . Na verdade, considero como sendo leitura OBRIGATÓRIA nesta circunstância. Eis o livro:


O que o livro indica, o que a Lara Maciel nos mostra através de sua própria experiência como paciente na palestra mais abaixo, e o que o seguinte ensaio clínico randomizado prova é que low carb permite, ao reduzir as doses de insulina necessárias, minimizar o ERRO para mais ou para menos na dosagem de insulina e, com isso, reduzir drasticamente a VARIABILIDADE da glicemia e, o que é mais importante, reduzir os episódios de hipoglicemia.


A conclusão do estudo foi a seguinte: "In conclusion, one week of LCD resulted in more time in euglycaemia, less time in hypoglycaemia, and less glycaemic variability without altering mean glucose levels compared with HCD. Cardiovascular risk markers were unaffected, while fasting glucagon, ketone bodies and free fattyacids levels were higher at the end of the LCD-week compared with the HCD-week."
"Em conclusão, uma semana de LOW CARB resultou em mais tempo com glicemia normal, menor tempo em hipoglicemia e menor variabilidade glicêmica, sem alterar os níveis médios de glicose em comparação com dieta de alto carboidrato. Os marcadores de risco cardiovascular não foram afetados, enquanto o glucagon de jejum, os corpos cetônicos e os níveis séricos de ácidos graxos livres foram maiores após uma semana do LOW CARB em comparação com uma semana de high carb."
Recentemente, escutei um podcast com a participação do Dr. Jake Kushner. Trata-se de um médico completamente mainstream, não é nenhum praticante de "medicina alternativa". Na verdade, é nada mais nada menos do que o chefe do Serviço de Diabetes e Endocrinologia Pediátrica do Baylor College of Medicine em Houston, Texas.  O podcast pode ser escutado aqui
Dr. Jake A. Kushner, M.D., chefe da endocrinologia pediátrica do Baylor College
Como o próprio Kushner relata no podcast, low carb ainda é uma abordagem pouco utilizada para diabetes tipo 1 (e ele também indica o livro do Dr. Bernstein, responsável por sua mudança de visão sobre o assunto), mas seu uso é obviamente racional do ponto de vista fisiológico, e os resultados anedóticos são realmente espantosos. Não deixe de ouvir, especialmente se você é profissional da saúde.

***

Lara Maciel
Por ocasião do Workshop Low Carb promovido pelo curso de Nutrição da Univiçosa, tivemos o prazer de assistir a uma palestra muito especial. A palestrante, Lara Maciel, não é profissional de saúde. Mas sabia muito mais do que TODOS nós sobre o manejo nutricional do diabetes tipo 1. Afinal, ela mesma é portadora da doença desde os 7 anos de idade, e foi apenas após a leitura do livro do Dr. Bernstein e após adotar a abordagem low carb que finalmente conseguiu controlar adequadamente a glicemia, evitar as hipoglicemias e ganhar saúde e qualidade de vida.

Com vocês, a emocionante palestra de Lara Maciel no Workshop Low Carb promovido pelo curso de Nutrição da Univiçosa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário