domingo, 28 de janeiro de 2018

POR FAVOR, ignore o título em português deste livro.

O Dr. Aseem Malhotra é um cardiologista britânico que tem levado adiante a luta contra o açúcar, contra os alimentos processados, e que tem levantado a bandeira low carb no Reino Unido. Com frequente presença na mídia daquele país, o Dr. Malhotra também publica frequentemente na literatura peer reviewed.

Dr. Aseem Malhotra
Já escrevi sobre o Dr. Malhotra em 2016 - clique aqui.

No final do ano passado, o Dr. Malhotra lançou um livro chamado "The Pioppi Diet", no qual recomenda a adoção de uma dieta low carb de viés mediterrâneo (que tem realmente algumas vantagens), juntamente com outras intervenções de estilo de vida que envolvem movimento natural e manejo de stress:


O título do livro é "A dieta de Pioppi: um plano de de estilo de vida de 21 dias".

Pioppi é um vilarejo na Itália, a partir do qual surgiu a ideia de dieta mediterrânea - que o Dr. Aseem explica ter sido depois deturpada (pois em Pioppi come-se, sim, carne, e a base da dieta não é massa e pão). No livro, os autores sugerem um desafio de 21 dias sem açúcar, sem farináceos, sem alimentos processados, mas com consumo liberal de vegetais, peixes, nozes e castanhas, azeite de oliva, laticínios fermentados, carnes e ovos - além de atividade física e manejo do stress.

Eu li o livro logo que foi publicado, e já sabia que seria traduzido, e aguardava ansiosamente para poder recomendá-lo.

Mas aí, veio a surpresa: a editora mudou o título para algo completamente ridículo. Transformou um livro sério, escrito por um cardiologista respeitado, cheio de referências bibliográficas, em "Detox 21 Dias"!

Veja bem, a palavra detox é, via de regra, um sinal luminoso de picaretagem. Sinal de pseudociência, o tipo de coisa que eu ABOMINO e sobre o qual já tratei nesta outra postagem.

Se eu visse este livro para vender, não conhecesse o autor e já não houvesse lido o original, JAMAIS compraria - assim como a maioria dos leitores deste blog.

É, sem dúvida, a maior mancada que uma editora poderia ter feito. Pois o público ao qual esse livro é dirigido dá risadas de coisas como "detox", que são típicas de picaretagem e "medicina alternativa". E o público que compra um livro com esse título irá se decepcionar por não encontrar dicas de enemas de café, consumo de alimentos milagrosos exóticos e receitas de coisas verdes no liquidificador.

Então, prezado leitor, SAIBA que o Dr. Malhotra não foi consultado sobre este título infeliz (falei com ele), e que o livro é sério, a despeito de sua capa.

Eis a capa, que reproduzo aqui com o devido constrangimento:

A única vantagem é que este título talvez salve algumas vidas. Pessoas crédulas e ingênuas talvez comprem pelo título, e acabem abrindo os olhos devido ao excelente conteúdo.

Quem sabe a editora corrige na próxima edição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário