domingo, 24 de junho de 2018

Programa low-carb para diabetes aprovado pela NHS do Reino Unido

À medida que nos aproximamos do final da década, o acúmulo de evidências parece estar deslocando o debate da já superada questão da eficácia da abordagem low-carb para diabetes e síndrome metabólica (já não se debate seriamente tal fato) para a sua implementação como opção pelos profissionais de saúde. Bem, ao menos no Reino Unido.

O Reino Unido possui duas organizações não governamentais dedicadas ao diabetes: uma, tradicional, fundada em 1934 (www.diabetes.org.uk); e outra, mais recente, de 2007, que abraçou a estratégia low-carb nos últimos anos (www.diabetes.co.uk).

Organização do UK que oferece a opção low-carb para os diabéticos
Quase 300 mil diabéticos já seguem o programa low-carb da http://www.diabetes.co.uk/

Esta semana, o programa de manejo e reversão de diabetes tipo 2 com low-carb da www.diabetes.co.uk ganhou aprovação oficial no NHS (o equivalente do SUS no Reino Unido), passando a ser uma estratégia terapêutica com respaldo oficial, podendo ser oferecida aos diabéticos pelos profissionais de atenção primaria à saúde daquele país.

Pacientes bem informados já têm buscado essa solução por conta própria. Mas facilitaria muito se nosso país seguisse o rastro das evidências, permitindo que os profissionais de saúde oferecessem essa alternativa aos seus pacientes, com respaldo oficial, eis que baseado em evidências.


Programa Low-Carb conquista aprovação QISMET para ser recomendado pelo NHS
quarta-feira, 20 de junho de 2018
10:48
O premiado programa Low-Carb da Diabetes.co.uk ganhou sinal verde para ser usado pelo NHS (National Health Service - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) por um dos principais organismos de certificação. 

Equipes de saúde podem prescrever oficialmente o Programa Low-Carb do Diabetes.co.uk após a organização QISMET (Quality Institute for Self Management Education and Training - Instituto de Qualidade para Auto Gestão em Educação e Treinamento) dar o seu aval.

O Programa Low-Carb de 10 semanas é um programa estruturado de mudanças comportamentais, baseado em evidências, que apoia as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar a sua condição ou colocá-la em remissão e ajuda as pessoas com pré-diabetes a atingir níveis saudáveis de açúcar no sangue e prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Mais de 326.000 pessoas se inscreveram no programa, o que as ajuda a adotarem uma abordagem dietética de baixo carboidrato. O estilo de vida baixo em carboidratos auxilia as pessoas a controlar seus níveis de glicose no sangue, a perder peso e a diminuir sua dependência de medicamentos.

Charlotte Summers, diretora de operações da Diabetes.co.uk, disse: "O Programa Low-Carb tem empoderado pacientes a colocarem seu diabetes tipo 2 em remissão por mais de dois anos."

"O diabetes tipo 2 não tem de ser uma doença crônica ou progressiva. Estamos orgulhosos de receber a certificação QISMET que permite aos profissionais de saúde do NHS oferecerem o programa aos seus pacientes."

O Programa Low-Carb mostrou também ser extremamente eficaz em custos, em pouco mais de dois anos demonstrou uma redução para o NHS de £835 por pessoa por ano em gastos de prescrição.

Em média, as pessoas que completam o programa reduzem os níveis de HbA1c em 13 mmol/mol (1,2%) e perdem 7% do peso corporal.

A iniciativa foi tão bem sucedida que a Diabetes.co.uk lançou um programa semelhante para pessoas com diabetes tipo 1. O novo Programa Tipo 1 foi desenvolvido para ajudar as pessoas com Diabetes Tipo 1 a obter um controle do diabetes mais forte e mais estável, e atualmente está aberto para que o público registre seu interesse em participar.

Esta semana é a Semana do Diabetes e temos compartilhado alguns dos maravilhosos sucessos que participaram do Programa Low-Carb. Estes casos de sucessos incluem Graham Hogben, que perdeu 16 kg e deixou sua medicação gliclazida, e Tina Thorpe, uma profissional de saúde que perdeu 20 kg e recuperou sua energia.


Publicado em 13/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário