sábado, 11 de agosto de 2018

Alerta veterinário: uma dieta cetogênica feita com margarina não é boa para seus camundongos

Postagem bem rápida e curta, apenas para ajudar quem ainda não leu o blog todo, e se espanta com determinadas manchetes.


Primeiramente, caro leitor, saiba que o estudo em questão foi feito em CAMUNDONGOS, não em humanos, e durou 3 (três) dias. 

Eu já escrevi sobre estudos em animais, de modo que você deverá ler aquela postagem, caso ainda não tenha lido.

Segue o trecho relevante:

Dito de outra forma: quando se estabelece que um fenômeno observado em animais é inexistente em humanos, os detalhes de como e porque a coisa ocorre em animais (como eucalipto é saudável para coalas, como roedores engordam comendo gordura animal) nada mais é do que fornecer explicações complexas para um fenômeno fictício.

O que você precisa saber sobre esse estudo?

  1. Foi em camundongos
  2. A dieta foi feita com margarina e óleo de milho, não com comida de verdade (Crisco é uma marca de margarina dos EUA): 
  3. Já está estabelecido que uma dieta cetogênica melhora diabetes em humanos. Aliás, é sabido que 60% dos diabéticos tipo 2 que seguem uma dieta cetogênica conseguem colocar a doença em remissão. Talvez seja desnecessário lembrar, mas não é razoável supor que algo (dieta cetogênica) possa causar a mesma doença (diabetes) que, uma vez estabelecida, ajuda a reverter. Ou é causa, ou é cura. Não pode ser os dois. 
Assim, se você possui camundongos de estimação, CUIDADO: uma dieta cetogênica nas quais 90% das calorias são compostas de margarina parece ser uma coisa ruim.

Se, por outro lado, você é Homo sapiens, uma dieta cetogênica com comida de verdade (plantas e bichos) pode lhe ajudar a perder peso sem fome e a TRATAR o diabetes tipo 2.

Segue interessante notícia publicada no site da Associação Paulista de Medicina (tem alguns problemas na tradução, mas os pontos importante eu marquei em amarelo):


Em seu verão, 25 adultos com sobrepeso e obesidade que participam de um estudo de alimentação bem controlado terão residência em tempo integral por 3 meses em um centro arborizado do lago em Ashland, Massachusetts. No entanto, antes de fazer o check-in no Warren Conference Center e Inn da Framingham State University, eles terão que perder 15% de seu peso corporal em uma dieta restrita a calorias com refeições entregues no lar.
Aqueles que passam por esse obstáculo serão convidados para a pousada, onde serão atribuídos aleatoriamente a 1 de 3 dietas de igual quantidade de calorias: uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos que seja alta ou baixa em açúcares adicionados ou muito baixa, dieta hidrogenada com carboidratos ricos em gordura que faz com que o corpo troque de carboidratos ardentes para queimar gordura.
O grupo será o primeiro de 5 que participará do julgamento ao longo de 3 anos. As mudanças na massa de gordura corporal e no gasto de energia serão avaliadas para determinar se qualquer uma das dietas tem um efeito único no metabolismo, enquanto controla a ingestão de calorias, em pessoas que já perderam peso.
“É difícil perder peso, mas é muito mais difícil manter essa perda de peso devido a adaptações fisiológicas bem descritas “, disse o investigador coprincipal David S. Ludwig, doutorado, professor de pediatria e nutrição na Harvard Medical School e Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública. Após a maior parte da perda de peso induzida pela dieta, “a fome aumenta e a taxa metabólica baixa e a tendência para restaurar o aumento de gordura”.
Mas há sugestões de que a dieta cetogênica pode ser diferente. Uma meta-análise de 13 ensaios controlados randomizados sugeriu que as pessoas em dietas cetogênicas tendem a perder mais peso e manter mais do que as pessoas em dietas com baixo teor de gordura. As pessoas colocadas nessas dietas relatam frequentemente fome diminuída, de acordo com Amy Miskimon Goss, PhD, RD, professor assistente da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) Nutrition Obesity Research Center. Os poderes de supressão do apetite da dieta não são totalmente compreendidos, mas podem ter que ver com as propriedades saciantes de gorduras e proteínas, as mudanças nos hormônios reguladores do apetite com uma dieta baixa em carboidratos, um papel direto para a redução da fome dos corpos de cetona – a principal fonte de combustível do corpo na dieta – ou outros fatores.
Além disso, a dieta cetogênica pode não afetar o metabolismo da mesma maneira que outras dietas. Em um estudo anterior , Ludwig descobriu que o metabolismo diminuiu mais de 400 kcal / d em uma dieta com baixo teor de gordura, enquanto não houve declínio significativo na taxa metabólica em uma dieta muito baixa em carboidratos.
“A qualidade das calorias consumidas pode afetar o número de calorias queimadas”, disse ele. “Se esse benefício metabólico aparente persistir, ele poderia desempenhar um papel importante na melhoria do sucesso da manutenção de perda de peso a longo prazo”.
 
Perda de peso em uma dieta rica em gordura
Apesar de décadas de diretrizes dietéticas promover alimentos com baixo teor de gordura, cerca de 40% dos adultos dos EUA e 19% das crianças dos EUA agora são obesas. O que é pior, espera-se que mais de metade das crianças de hoje sejam obesas aos 35 anos, de acordo com modelos recentes em Harvard.
Com o trem de obesidade e o crescente reconhecimento do papel do açúcar e outros carboidratos de índice de glicemia na síndrome metabólica , alguns pesquisadores e clínicos estão deslocando sua atenção para uma abordagem cetogênica muito baixa em carboidratos como a de Ludwig e seus colaboradores em Framingham Universidade Estadual, UAB e Universidade de Indiana estão testando.
Os hidratos de carbono compreendem cerca de 55% da dieta americana típica, variando de 200 a 350 g / d, dependendo da ingestão calórica geral de uma pessoa. As dietas cetogênicas clínicas restringem os carboidratos diários a algum lugar entre 20 g e 50 g, principalmente de vegetais não-estatísticos.
Privado de açúcares e amidos dietéticos na dieta muito baixa em carboidratos, o corpo reduz a secreção de insulina e muda para queimar principalmente gordura dentro de uma semana. Neste estado metabólico – chamado cetose nutricional – o fígado converte ácidos graxos em compostos chamados corpos de cetona que podem penetrar na barreira hematoencefálica e fornecer combustível para o cérebro, bem como os outros tecidos do corpo.
As dietas de baixo teor de carboidratos anteriores, como a dieta Atkins original, enfatizaram a proteína e a gordura limitada. Mas os aminoácidos na proteína podem ser convertidos em glicose, chutando o corpo para fora da cetose. Portanto, uma dieta ketogênica bem formulada limita a proteína a quantidades adequadas para manter massa corporal magra, mas não restringe a gordura ou calorias globais.
Apesar de ser permitido comer gordura para a saciedade, as pessoas com uma dieta cetogênica geralmente experimentam perda de peso rápida – até 10 quilos em 2 semanas, observou Goss, que pesquisa a dieta e a usa para tratar obesidade e diabetes tipo 2 na UAB. A dieta tem um efeito diurético, e algumas dessas libras iniciais são o peso da água. Mas à medida que os níveis de insulina diminuem e o corpo muda para o modo de queima de gordura, ele se baseia em depósitos de gordura, levando a novas reduções de peso, disse Goss.
Enquanto isso, porque muitas pessoas sentem menos fome em uma dieta cetogênica , muitas vezes naturalmente reduzem sua ingestão calórica global, o que poderia ajudar na perda de peso, disse Bruce Bistrian, MD, PhD, professor de medicina da Harvard Medical School e chefe de clínica Nutrição no Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston. Apenas o quanto eles podem perder depende de muitos fatores, incluindo a quantidade de calorias que eles reduziram espontaneamente, bem como a massa total e gorda total inicial, idade, sexo, etnia e nível de atividade, disse ele.
Em um estudo randomizado recente de 8 semanas, incluindo 34 homens e mulheres obesos de 60 a 75 anos, aqueles que comeram uma dieta cetogênica perderam 9,7% da gordura corporal, enquanto aqueles com dieta com baixo teor de gordura perderam apenas 2,1%. Os dieters cetogênicos também perderam 3 vezes mais tecido adiposo visceral do que os dieters com baixo teor de gordura, de acordo com Goss, que apresentou os dados no encontro do ano passado da The Obesity Society.
Além da perda de peso
Também há um interesse crescente na dieta cetogênica para o manejo do diabetes. A sensibilidade à insulina melhora a dieta – embora os mecanismos não sejam inteiramente claros – juntamente com o controle glicêmico .
“Parece ajudar as pessoas não só a perder peso, mas reduzir o seu requisito de medicamentos [de diabetes], e eles obtêm melhorias em sua hemoglobina A 1c [HbA 1c ], que é um ponto final para o gerenciamento de diabetes”, disse Steven Heymsfield, MD, um professor no departamento de metabolismo e composição corporal do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington da Louisiana State University e presidente eleito da The Obesity Society. “Essas são todas as coisas boas que acontecem durante o relativamente curto prazo – 6 meses, talvez até um ano. Penso que a questão é, é uma dieta que você pode tolerar a longo prazo? “
Stephen Phinney, MD, PhD, professor emérito de medicina na Universidade da Califórnia, Davis, está investigando exatamente isso. Em 2015, ele lançou uma clínica de diabetes tipo 2 baseada em telemedicina chamada Virta Health. Os médicos e nutricionistas de Virta treinam pacientes com segurança usando uma dieta cetogênica para tratar sua condição.
Os resultados de 10 semanas de um estudo de 5 anos Virta Health demonstraram melhorias no nível de HbA 1c(um aumento de 19,8% para 56,1% dos participantes com níveis inferiores a 6,5%), reduções e eliminações de medicação para diabetes (56,8% dos participantes) , e a massa corporal diminui (7,2% em média). Dos 262 pacientes que se matricularam no estudo, 238 permaneceram no programa por pelo menos 10 semanas. Nos dados de 6 meses , a perda média de peso da linha de base foi de 12%, com uma taxa de retenção de 89%. A Phinney planeja publicar dados de 1 ano em breve.
Além de ajudar as pessoas a reduzir seu peso e controlar a glicemia, as dietas cetogênicas também podem ser saudáveis ​​para o coração , graças a melhorias em triglicerídeos, níveis de colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL), circunferência abdominal e pressão arterial.
Os níveis de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) aumentam para alguns na dieta. Enfatizar as gorduras insaturadas e não saturadas pode ajudar a afastar esses aumentos, mas os especialistas discordam da composição gorda ideal da dieta. Uma advertência importante é que parece haver uma mudança de partículas de LDL pequenas e densas mais nocivas para partículas grandes e não destrutivas na dieta.
Rick Hecht, MD, é diretor de pesquisa do Osher Center for Integrative Medicine da Universidade da Califórnia, em São Francisco, onde estuda abordagens não-farmacológicas de doenças crônicas. Ele disse que são necessários mais dados sobre os resultados a longo prazo dos aumentos do nível de LDL resultantes de uma dieta cetogênica. Mas, ele acrescenta: “Para pessoas com diabetes tipo 2, acho que os riscos de um controle glicêmico fraco da ingestão excessiva de carboidratos superam em muito os riscos de gorduras saturadas e a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 deve se concentrar em hidratos de carbono limitantes – principalmente carboidratos simples – como uma prioridade maior do que a gordura saturada “.
Uma dieta que permite que uma pessoa coma gordura a saciedade – mesmo gordura saturada – sem contar com contagem de calorias e ainda perder peso substancial, tratar a diabetes em remissão, aumentar os níveis de HDL e baixar os triglicerídeos e a pressão arterial? Poderia ser a mudança de jogo para o campo da doença crônica – se os benefícios se espalharem em ensaios em larga escala e podem ser sustentados por muitos.
“Anecdotalmente, os indivíduos perderam centenas de libras na dieta cetogênica e mantiveram-se a longo prazo, adotando a dieta como uma mudança de dieta permanente”, disse Goss. “Nosso laboratório suspeita que ele funciona particularmente bem em indivíduos com um fenótipo metabólico subjacente caracterizado por secreção de insulina relativamente alta”.
Eric Westman, MD, professor associado de medicina na Duke University School of Medicine, tem usado a dieta cetogênica como terapia de primeira linha para obesidade e diabetes tipo 2 na Duke Lifestyle Medicine Clinic por uma década. Como Goss, Westman viu muitos pacientes manterem a dieta o suficiente para perder 100 ou mais libras, o que pode demorar mais de um ano. Para ele, a dieta cetogênica é uma alternativa de tratamento à base de alimentos para medicamentos para perda de peso e cirurgia bariátrica.
Ele disse que a dieta muito baixa em carboidratos pode ser um desafio, especialmente para pacientes com dente forte. Mas cerca de um terço de seus pacientes acham surpreendentemente fácil fazer a mudança.
Seguro, com advertências
Além de ser a tarifa padrão para as populações nas latitudes setentrionais, que historicamente apresentaram produtos vegetais quase todos, a maior parte do ano, foram utilizadas dietas cetogênicas sem efeitos adversos ao longo do século passado para tratar a epilepsia resistente aos medicamentos em crianças.
“De um modo geral, é seguro”, disse Heymsfield.
Os efeitos adversos mais comuns da dieta, coletivamente referidos como “gripe keto”, incluem tontura, tonturas, fadiga, dificuldade em exercícios, sono pobre e constipação, que tendem a passar em alguns dias a algumas semanas. A obtenção de proteína de alimentos integrais, em vez de produtos proteicos purificados, ajuda a garantir uma ingestão adequada de sódio, potássio e magnésio na dieta, o que pode ajudar a combater alguns desses efeitos.
Dito isto, por razões de segurança e eficácia, “esta não é uma dieta do-it-yourself”, de acordo com Bistrian. Pessoas que tomam insulina ou medicamentos hipoglicêmicos orais para diabetes podem experimentar hipoglicemia séria na dieta cetogênica e, portanto, devem consultar um clínico experiente para ajustar adequadamente os medicamentos ao iniciá-lo. Os medicamentos para pressão arterial também podem ser ajustados. Bistrian também enfatizou que “a participação contínua com um programa organizado com monitoramento é muito mais provável que leve a bons resultados a longo prazo”.
Hecht também é cauteloso sobre as pessoas que fazem a dieta cetogênica por conta própria para perda de peso, especialmente se eles têm diabetes. Além das considerações de medicação, ele disse que a maioria dos pacientes precisa de treinamento significativo para seguir a dieta. Além disso, embora algumas pessoas – especialmente aquelas com resistência à insulina – precisam reduzir drasticamente os carboidratos para perder peso e melhorar os níveis de glicose, outros podem obter bons resultados de uma dieta mediterrânea.
“Eu não acho que todos deveriam ser carboidratos restritivos ao nível de uma dieta cetogênica apenas porque querem perder peso”, disse Hecht. “Precisamos entender melhor os preditores de quem vai se beneficiar dessa dieta”.
As restrições de carboidratos podem não precisar ser duradouras. Uma vez que um peso objetivo é atingido, algumas pessoas podem ser capazes de adicionar de volta uma quantidade limitada de carboidratos, reduzir um pouco a gordura e ainda manter seu peso baixo, Phinney e outros disseram. A quantidade de carboidratos diários que uma pessoa em uma dieta de manutenção pode comer antes de seu peso começar a fluir de volta dependerá da tolerância individual ao carb.
As pessoas com diabetes tipo 2, por outro lado, podem precisar permanecer na dieta para controlar sua doença.
Por enquanto, Ludwig disse que a evidência de dietas com baixo teor de carboidratos para perda de peso e gerenciamento de diabetes ainda é preliminar, mas o financiamento para pesquisas de alta qualidade pode mudar isso. Seu estudo de manutenção de peso é financiado por uma doação filantrópica de US $ 12 milhões da Fundação Laura e John Arnold.
“Sabemos por epidemiologia e saúde pública que a maioria das doenças crônicas neste país é relacionada ao estilo de vida e principalmente relacionadas à nutrição”, afirmou. “Deveria estar entre as nossas mais altas prioridades científicas para investir em pesquisa de nutrição de alta qualidade, a longo prazo e rigorosa, para que possamos responder a perguntas que nos confundiram por um século ou mais em relação a dietas com baixo teor de gordura versus baixo teor de carboidratos”.
Fonte: JAMA. 2018; 319 (3): 215-217. doi: 10.1001 / jama.2017.20639

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