Como interpretar os estudos / notícias

Vídeo sobre a Veja de 13/09/2019:



Quase todos os dias, a mídia repercute algum estudo falando que carne vermelha faz mal, low-carb mata, ovos são como cigarros, pular o café da manhã aumenta o peso e a mortalidade, etc. No entanto, na esmagadora maioria das vezes trata-se de estudos de epidemiologia nutricional, uma pseudo-ciência, que nem deveria ser aceita para publicação, nas palavras do grande professor John Ioannidis. Não faz sentido desmentir esses estudos um a um - todos padecem das mesmas limitações e vieses. E eu já escrevi diversas postagens explicando tais limitações em detalhes. Assim, resolvi agregar os links de todas essas postagens em único lugar, para facilitar a sua leitura sequencial. Com vocês, o manual anti-epidemiologia nutricional:




24 comentários:

  1. Top, como sempre. Obrigada pela revisão atual, crítica e científica.

    ResponderExcluir
  2. Geeeeeeeente! Eles não cansam??
    Golpe baixo. Se eu já não estivesse experimentando os benefícios no meu corpo, provavelmente acreditaria na matéria. #Medo

    ResponderExcluir
  3. Excelente!!
    Mas como bloqueiam, né ?
    Consegui achar com o link na bio!
    Obrigada , Dr!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente Dr Souto!
    Show de bola!
    Obrigado pelo belo trabalho conscientizador.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Dr.Souto! Essa revista é simplesmente, RIDÍCULA!

    ResponderExcluir
  6. E a assim como a mídia manipula as pessoas em prol da indústria, que anunciam em seus meios de comunicação, ela também faz com TODAS AS NOTÍCIAS que veicula. Fique de olho não deixe que raciocinem por você!

    ResponderExcluir
  7. Eles poderiam fazer uma nova capa com Dr Souto refutando toda essa besteirada que publicaram. Mas cadê que fazem? São patrocinados pela indústria alimentícia. Parabéns, Dr Souto!

    ResponderExcluir
  8. Muito grata de. Souto, estes desserviços a ciência e a saúde nós sabemos bem de onde vem. Infelizmente esta revista vive do dinheiro das empresas que compram matérias ao seu favor. Graças que temos a felicidade de ter pessoas brilhantes como você e seus colegas para nos ajudar. Grande abraço e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Grata Dr Souto.
    Este desserviço sobre ciência e saúde é lamentável, vindo de uma revista onde se vendem matérias sem fundamento, apenas por lucro e especulação. Graças que temos pessoas brilhantes, como você e seus colegas que lançam luz aos olhos e mentes dos que não querem viver na ignorância ditada pela mídia e indústria. Muito obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  10. Cambada de safados,querem é enriquecer as indústrias alimentícias......

    ResponderExcluir
  11. Da para entender, deve ser reportagem por encomenda, pois grande parte das propagandas da revista é da indústria alimentícia, tem até a veja SP que é quase só sobre comida, o velho truque mídia para enganar os tolos. Obrigado por seu trabalho Dr.

    ResponderExcluir
  12. Excelente, com low Carb perdi muito peso e as analises estão optimas.
    Parabens e obrigado por partilhar connosco todo o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Estarei a compartilhar este vídeo e links (como sempre faço)!
    Incrível o nível de evidências da cara de pau deste povo de causar tanta desinformação e prejuízo aos seus leitores!
    Aqui em Erechim, onde resido e atuo como Profissional de Educação Física, todos os dias tenho a oportunidade de tentar alertar alguém sobre estas baboseiras, trabalho árduo mas necessário!
    Sigamos juntos em frente nesta batalha sem fim kkk. Abração Souto obrigado pelo vídeo!

    ResponderExcluir
  14. Caro Dr Souto, boa noite! Hoje de manhã um amigo me mandou um estudo foi uma metanálise e revisão sistemática, que é a evidência cientifica mais forte que existe. Pelo que pude entender, este estudo não coloca a dieta low-carb numa boa posição, pelo contrário. "Dietary patterns focusing on low intake of carbohydrates at the expense of high intake of animal fat and protein may be associated with increased all-cause mortality when used for extended periods.67 Currently there is insufficient evidence for clinicians to recommend LCHF diets to improve cardiovascular health, but in individuals who choose to pursue an LCHF diet, high leafy green vegetable and increased plant-based protein consumption should be encouraged." Estou lhe mandando este estudo para saber da sua opinião. Não posso concordar, por tudo que já li aqui nesse site e em muito outros. Segue o link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2542454819300724

    ResponderExcluir
  15. É o equivalente à terra plana na nutrição! Onde a espécie humana vai parar!?!?

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, vamos compartilhar ao máximo esse serviço de utilidade pública! E pedir inscrições...

    O canal do Dr. no youtube precisa bombar, pois infelizmente quem mais precisa das informações quer tudo literalmente regurgitado (tem preguiça de ler).


    E aqui, para estarmos antenados: https://carnivorycon.com/speakers/

    ResponderExcluir
  17. Alguem fala pra mídia que viver envelhece também. Esses caras não se cansam

    ResponderExcluir
  18. As manchetes "O homem por trás do alarme climático caiu como um enganador"; "MICHAEL MANN SE RECUSA A PRODUZIR DADOS E PERDE CASO"; "Michael Mann cunhou (forjou o gráfico) a curva do taco de hóquei".

    Tem a ver com low carb e o arroto das vacas!

    https://www.blick.ch/news/ausland/michael-e-mann-praegte-die-hockeyschlaeger-kurve-klimaforscher-erlebt-shitstorm-nach-fake-news-id15523107.html

    https://samnytt.se/mannen-bakom-klimatlarmen-falld-som-bedragare/

    https://www.powerlineblog.com/archives/2019/08/michael-mann-refuses-to-produce-data-loses-case.php

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Estou praticando como modo de vida lowcarb e 22 anos diabético consegui traser glicemia para niveis normais e não tomo mais insulina ou remedios orais

    ResponderExcluir
  21. Show! Mas fez bem de desativar os comentários no youtube, ou infelizmente estaria passando nervoso. Não sei como o Polesso aguenta...

    ResponderExcluir