Por que a gordura se acumula em locais específicos?

Se o motivo do acúmulo de gordura fosse apenas comer demais, por que a gordura se acumula em locais diferentes? Por que algumas pessoas acumulam gordura na barriga, e outras no quadril? Por que algumas mulheres acumulam mais gordura no seios embora mantenham o resto do corpo magro? Por que comeram demais? Então por que não são obesas? Por que comeram pouco? Mas para acumular gordura nas mamas, por definição tiveram de comer mais do que gastaram, por meses. Simplesmente contemplar estes paradoxos já deveria ser suficiente para concluir-se que o acúmulo de gordura não pode ser causado pelo excesso de comida.

Um Zebu tem uma corcova, denominada popularmente de “cupim”, composta de gordura. É evidente que o animal precisou comer mais calorias do que gastou a fim de criar uma estrutura com vários quilos de gordura. Mas outra raça de gado, por mais capim que coma, não desenvolverá esta corcova. Por quê?

Há mecanismos regulatórios que determinam o acúmulo (ou não) de gordura em alguns locais específicos e não em outros. Tendo havido o desvio de calorias para o acúmulo de gordura em determinada localização, o animal (e a pessoa) será compelida a comer mais para repor as calorias gastas neste processo. Mais uma vez, voce pode alimentar um boi o quanto você quiser, mas ele não criará uma corcova se não for um zebu. Mas, para criar uma corcova, será necessário comer mais. Mas comer mais não é causa do surgimento da corcova. Evidentemente, é apenas uma consequência.

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo