Livro – A Nova Dieta da Evolução

Com a extrema pobreza editorial que caracteriza o nosso país, fico feliz quando descrubo alguma coisa (qualquer coisa) traduzida para o português na área de low carb / páleo. Foram 2 leitores que me alertaram para a existência do livro abaixo:

A Nova Dieta da Evolução, de Arthur de Vany

Arthur de Vany não é médico, nem nutricionista, é um economista que chegou até a dieta paleolítica tentando achar a dieta mais adequada à filha e à esposa que eram diabéticas tipo I (dependentes de insulina). Descobriu por conta própria que não fazia sentido alimentá-las com farináceos e açúcares, como mandavam as diretrizes governamentais.

O livro tem vários pontos fortes, e dois problemas, um deles grande.

Pontos favoráveis:

Pontos desfavoráveis:

  • Auto-promoção: o autor gasta muitas páginas dizendo o como ELE é atlético, musculoso, como sua testosterona é alta, como parece muito mais jovem do que é… Enfim, é meio ridículo neste aspecto.

Qual é, então, o veredito? Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Já postei previamente os livros que considero REALMENTE bons e essenciais – todos em inglês, nenhum traduzido. Acho que, neste contexto, este livro realmente merece ser comprado e lido. Simplesmente ignore tudo que o autor escreve sobre gordura na dieta, e aproveite todo o resto, que é muito bom.