Doutor, hoje discuti com uma amiga nutricionista, e falei, por alto, da dieta paleo pra ela. Ela chegou a discutir comigo! Me respondeu que é uma falácia - que os bois, por exemplo, ingerem hormônios, antes de ir pro açougue, supermercados; hormônio que, por sua vez, ingeridos pelo ser humano, geram consequências ruins, e nos engordam. Faz sentido?
Prezada leitora: Ok, então sua amiga é vegana? Ela não come carne? Porque as pessoas com a dieta "balanceada" comem a mesma carne que você, então não entendo exatamente qual é a crítica. Veja, é evidente que você deve procurar os melhores alimentos disponíveis. Aqui em Porto Alegre, por menos de 6 reais compram-se ovos de galinhas criadas soltas e alimentadas com pasto - é menos de 2 reais mais caro do que os ovos de gema desmaiada que normalmente se compram no super. Mas não podemos deixar o ótimo ser o inimigo do bom. A farinha mais integral é MUITO pior do que a carne mais cheia de hormônio. Pense: a carne poderá conter resíduos de hormônios e antibióticos, mas são apenas resíduos, enquanto o trigo é quase puro amido e glúten. Tirando a (pouca) fibra, o resto é PURO veneno do ponto de vista metabólico. Da mesma forma, hortaliças podem estar contaminadas com pesticidas. Na lógica de sua amiga, não deveríamos comer salada nunca? Discordo. Se pudermos comer salada orgânica, é obviamente melhor. Mas se não tivermos acesso (ou dinheiro para comprar) a alface e tomate orgânicos, devemos então comer pizza, MacDonalds, arroz, batata?? Você entende o absurdo deste pensamento? Alface convencional é melhor do que alface nenhuma. Carne convencional é melhor do que carne nenhuma. Carne de boa procedência e vegetais orgânicos são melhores ainda. E farináceos são ruins de qualquer forma. E se forem integrais? E daí? O fato de o tabaco ser convencional ou orgânico afeta a sua intenção de fumar? Algo que é inerentemente ruim, como o trigo, o açúcar e o tabaco, não passa a ser bom apenas porque se apresenta em uma versão um pouco menos pior (orgânicos). E algo que é inerentemente bom, como a carne, os ovos e as saladas, não fica péssimo apenas porque não são as melhores versões disponíveis (orgânicos). Desculpa ser repetitivo, mas me espanta que alguém faça este argumento, então lá vai mais uma analogia: o dinheiro que eu tenho não é suficiente para eu comprar o antibiótico de marca, apenas o similar. Então, já que o similar pode não ser tão bom quanto o de marca, eu não vou tomar remédio nenhum?? É simplesmente EVIDENTE que o antibiótico similar é muito melhor do que nada.
As pessoas não precisam de uma aula de nutrição, precisam mesmo é de uma aula de lógica.
Mas, no fundo, nem isso adianta. Sabe por que? Porque há um DOGMA nutricional vigente. E dogmas são dogmas, em qualquer área - são imunes à lógica, imunes às evidências. Meu grande ídolo, Carl Sagan, já dizia:
Existem pessoas que mudam de opinião quando expostas a novas evidências. Eu mesmo, há 2 anos, acreditava e orientava meus pacientes a seguirem a pirâmide alimentar. Mas bastou eu ser exposto às contradições de minhas condutas, para abandoná-las em favor de uma teoria com maior consistência científica. Mais uma vez, Carl Sagan:
"- In science it often happens that scientists say, 'You know that's a really good argument; my position is mistaken,' and then they would actually change their minds and you never hear that old view from them again. They really do it.
- - Keynote address at CSICOP conference, 1987"
"Na ciência é bem comum um cientista dizer, Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada, e então eles realmente mudam de opinião e você nunca mais ouvirá deles aquela visão antiga novamente. Eles realmente fazem isso."
Mas não se enganem. Sagan foi um cientista admirável - uma exceção. 90% dos cientistas e médicos dedicam-se manter o status quo, reagindo ao questionamento de suas ideias como se fosse um ataque pessoal à sua honra. Se você encontrar um médico / nutricionista de mente aberta, argumente, indique este blog, indique os livros sugeridos aqui. Mas não perca seu tempo com os outros 90% - como dizia Carl Sagan, "Não é possível convencer um crente de coisa alguma".
As pessoas se apegam demais a suas opiniões. Levantam bandeiras desnecessárias, depois fica impossível sustentá-las. Opinião é que nem degrau. Serve pra colocar o pé e subir, serve de impulso. Mas se teimar em ficar somente nele, não vai a lugar nenhum...
ResponderExcluirObrigadíssima, não só pela paciência, atenção e rapidez, mas pela intelectualidade profunda que o senhor dosa nos posts. Exceto você, creio que ninguém responderia minha resposta com o mesmo afinco no que tange nutrição, rs.
ResponderExcluirMatéria do G1/Bem Estar:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/bemestar/VC-no-Bem-Estar/noticia/2013/04/manter-e-mais-dificil-diz-empresario-apos-mudar-habitos-e-eliminar-32-kg.html
"Comecei a acrescentar iogurtes, integrais, legumes, verduras e frutas na dieta. Além disso, diminuí os carboidratos e passei a comer várias vezes ao dia"
E se começar a acrescentar gorduras boas nem vai precisar comer várias vezes durante o dia. :D
Dr.Souto, sou de Porto Alegre também e pode parecer exagero meu, mas teu blog mudou muita coisa na minha vida. Tb mudei meus conceitos, "dogmas" e idéias, e tento difundi-las pra os que conheço. Trabalho com treinamento físico e estou no "meio" de quem discute nutrição. Mudei completamente minha dieta desde que conhei teu blog e só tive benefícios. Achei todos os posts absolutamente geniais e leio avidamente teu blog. Parabéns e obrigada pelo teu trabalho! Se resolver mudar de área dentro da Medicina e ir mais pra área da nutrologia, avise q queria mt consultar ctg! ;) Grande abraço!
ResponderExcluirGiovana, mudar de área, acho que não, mas já estou expandindo! Obrigado por compartilhar seus bons resultados.
ResponderExcluirExemplo de Cientista que mudou de ideia: Tim Noakes https://twitter.com/profTimNoakes
ResponderExcluirUm GRANDE exemplo!
ResponderExcluirSent from Galaxy S3
Em 21/04/2013 15:05, "Disqus" escreveu:
Ola !
ResponderExcluiriniciei minha dieta low - carb e perdi 6,500 Kg em 2 meses e meio. Foi uma perda lenta, mas continuo persistente pois não quero desistir. Acontece que tenho ESTEATOSE HEPATICA moderada. Voltei a sentir alguns sintomas com nauseas, gostaria de saber se neste caso eu estou contra-indicada a esta "dieta". att
Sherazade
Low carb é a cura da esteatose.
ResponderExcluirSent from Galaxy S3
Em 21/04/2013 19:52, "Disqus" escreveu:
Oi Sherazade...pensei que te encontraria no casamento ontem????
ResponderExcluirPois é, o blog é otimo do Dr. Souto excelente, eu cheguei até devido a enxaqueca que minha filha tem desde os 3 anos de idade, que no inicio foi tratada como sinusite, depois como alergia por homeopata, e nunca tive um efetivo diagnostico e melhora, porém através do Dr. Alexandre Feldman e muitas pesquisas, comecei a seguir parcialmente a dieta, meu marido e filhos ainda não aderiam, a minha filha (que sofre de enxaqueca) está aderindo aos poucos. Bem eu gostaria de falar sobre uma experiencia que tive na ultima sexta-feira,como já falei estou seguindo parcialmente a dieta... pois todas as tardes quando saio do trabalho tomo café da tarde na casa da minha mãe e sempre tem um pãozinho francês fresquinho e crocante e eu não resisto, porém no lugar na margarina uso manteiga... o arroz com feijão tb não consegui excluir totalmente das refeições, porém como quase nada de enlatados e processados industriais, bolachas, biscoitos, bolos e outros. Mas na sexta-feira na casa da mamãe comi alguns pedaços de chocotone (aquele do natal) que minha irmã levou, fui para a academia como toda sexta, porém quando voltei estava com a minha alergia, (que faziam algumas semanas não me atacava) atacadíssima, cosseiras, espirros, secreção,olhos ardentes e até falta de ar, nada tira da minha cabeça que foi o panetone, ultra processado... claro que algumas pessoas riram quando eu falei, mas daí já é uma outra história...
ResponderExcluirE hoje eu começo a tomar leite direto da fazenda, onde as vacas pastam e não são confinadas... que delícia!!!!!!
obrigada doutor por esta oportunidade
Substitua, no seu texto, pão francês e chocotone por cigarro e leia novamante.
ResponderExcluirEm 22/04/2013 09:57, "Disqus" escreveu:
Estamos indo muito bem por aqui c/ a paleo low carb e curtindo mto todos os posts do blog! Meu marido já perdeu 6kg em 3 semanas, e eu perdi 1 kg, não estou precisando perder peso mas a paranóia de fazer regime que me segue desde a adolescência finalmente acabou, estou comendo os alimentos certos sem medo de ser feliz - e isso não tem preço!!! Caiu uma ficha pra mim agora: uma das minhas gatas está c/ gordura no fígado e tem só 3 anos... pesquisando li sobre alimentação crua e caseira p/ felinos e caninos e achei sensacional, acho que vai resolver o problema da minha gata e prolongar a vida dela. Afinal, pobres bichinhos comendo ração cheia de carbos e transgênicos...
ResponderExcluirMuito bom! Se vc lê inglês, compre na Amazon o livro Pottenger's Cats - escrito na década de 40 - páleo aplicado a gatos - Sério!!
ResponderExcluirEm 22/04/2013 22:09, "Disqus" escreveu:
Boa Noite, Dr Souto! Parabens pelo blog! Li tudo !ufa!mas restam ...
ResponderExcluirEstou no segundo dia de atkins, acredito que omecandk a cetose,então:
- Por que em sites e no livro atkins ele não recomenda nozes nos primeiros 14 dias? Se eu comer duas colhs.sopa de farinha de amendoas quebrarei a cetose?
- em algumas receitas low carb há fermento químico ( q contem amido) , mas 1 colh. Cha altera a cetose? Mesmo sem a atkinsesse amido do fermento químico é ruim? O que eu poderia utilizar no lugar? Precisarei desses paezinhos low carb ate me adaptar...
- Preciso emagrecer 30 kg, já posso fazer o aerobico em jejum ou so depois de estar cetoadaptada? E o hiit??
- estou com personal me orientando na musculacao 3x por semana. Vale a pena para o emagrecimento ou é desnecassario nessa fase de muito kg para perder??
-comprei whey protein isolado zero carb, zero lactose. Comprei porque vi sua dica de "sobremesa" e estou tomando um scoop com creme de leite fresco( parece nata) fica realmente uma delicia. Corro o riscode engordar?? Comprei rezlmente pra nao recorrer a chocolates...rsrs
Desculp tantas duvidas, mas preciso da sua orientação, pois me sinto segura.
Abraços, sucesso e muito obrigada!
Esqueci tbm de perguntar do Shoyu, q contem açúcar e amido...posso comer sashimis com shoyu? Ou realmente ele faz mal?
ResponderExcluirLeia isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html
ResponderExcluirPronto, se vc leu, já viu que não precisa ficar paranoica por cetose. Além disso, MESMO atkins permite 20g de carbs, quanto fermento vc pretende usar??
Musculação pode lhe ajudar, sim, pois aumenta sua sensibilidade à insulina e libera GH. Mas, num primeiro momento, não é essencial.
Whey com creme de leite não vai lhe engordar, a não ser que vc coma MUITO Em 22/04/2013 23:33, "Disqus" escreveu:
Caro Dr.
ResponderExcluirVocê está destruindo dogmas. Prepare-se porque vêm ataques por aí, mídia, empresas de alimentação, de remédios, teus colegas médicos, nutricionistas, etc ... Mas estamos contigo. Grato por tudo.
Bem, não se faz omelete sem quebrar os ovos...
ResponderExcluirSent from Galaxy S3
Em 23/04/2013 12:52, "Disqus" escreveu:
Deparo-me com esta situação diariamente, mas aprendi a não me importar mais, assim como eu era enganada em relação às gorduras e o trigo, estas pessoas também são.
ResponderExcluirPostei algo recente no instagram sobre o consumo da gordura natural da carne, jogaram várias pedras, mas nenhuma me atingiu.
Parabéns pelo ótimo trabalho. Sucesso e vida longa ao blog.
Ana, vou ajudar.
ResponderExcluirAqui entra o bom censo. Vc conhece o conceito e agora para aplicá-lo vai ter de contabilizar durante um tempo os carbos livres dos alimentos.
Se o Shoyu te der muito carbo e te faça passar da conta, melhor não consumir. Pra isso vc tem de tomar goles dele, logo, não vejo problemas em dar as mergulhadas no tempero.
No mais, se vc quer fazer exercícios e lowcarb compre o livro DIETA TNT, vai encontrar na Saraiva por apenas R$10,00, corra.
Boa noite Dr. Souto.
ResponderExcluirPor gentileza, gostaria de um esclarecimento. Já tive algumas sofridas crises renais... o último cálculo parecia um feijão, me surpreendi com o tamanho! Recentemente, recebi um email "sem procedência" indicando alimentos que seriam possíveis causadores dos cálculos, e portanto deveriam ser evitados:frutas vermelhas, nozes, carnes, ovos. Tem algum sentido isso? A formação de cálculos está diretamente associada à alimentação?
Olá Aglair.
ResponderExcluirA melhor forma de evitar cálculos renais é tomar bastante líquido e evitar a obesidade e a síndrome metabólica.
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html
A síndrome metabólica é que está associada a cálculo renal, e low carb diminui este risco - populações de estilo de vida tradicional (e, portanto, low carb) simplesmente não apresentam cálculo renal, e passam a apresentar depois que passam a consumir farinha e açúcar. Pessoas que comem muita carne E comem muitos carbs têm ácido úrico elevado Pessoas que comem muita carne E comem low carb diminuem o ácido úrico. Precisa tomar bastante líquido, de preferência limonada (o ácido cítrico ajuda). O sal em excesso facilita a formação de cálculos.
ResponderExcluirObrigado, Patrícia.
ResponderExcluirExcelente doutor. E só por curiosidade, como faz essa limonada que fala em tantos posts? Usa apenas o suco do limão ou usa ele inteiro? :)
ResponderExcluir1/2 limão (daqueles de caipirinha) COM casca
ResponderExcluir1 litro de água
bater no liquidificador
coar
Fica maravilhoso na hora - fica amargo depois de várias horar - ou seja, é pra fazer na hora
Em 25 de abril de 2013 00:12, Disqus escreveu:
Caro José Carlos Souto,
ResponderExcluirCriamos recentemente um Talk Show no YouTube sobre corridas de rua, maratonas, notícias, dicas e mais algumas coisas. Em um dos episódios, falamos sobre dietas low-carb e paleolítica aplicada ao exercício. (http://www.youtube.com/watch?v=Rtj8wvGZMP8). Alías, você foi citado no programa. Gostaríamos de entrar em contato com você para uma eventual entrevista - nosso e-mail é corridanoar(arroba)gmail.com.
Grande abraço,
Sérgio Rocha
Prezado Dr Souto,
ResponderExcluirSou médico aqui em Salvador/BA e fiquei muito feliz por um paciente ter me indicado seu blog. Compartilhamos idéias muito similares. Utilizo a abordagem Low-Carb aqui há uns 10 anos e obtenho excelentes resultados. Seus textos estão me ajudando a enriquecer ainda mais meu arsenal de argumentos.
PARABÉNS pelo excelente trabalho!
Sensacional! Vc gostaria de compartilhar seus dados na postagem sobre profissionais que utilizam essa abordagem?
ResponderExcluirEm 30/04/2013 02:00, "Disqus" escreveu:
Olá Dr Souto estou a seis meses fazendo a dieta atkins e emagreçi 20 kg, estava com 107,00 em um 1,59 de altura. Então minha sogra resolveu ir perguntar a uma nutricinista que ela conheçe sobre a dieta e não deu outra fez aquele terror, que podia fazer a dieta só que era pra tomar cuidado que cai o cabelo, afeta o pancreas, o figado, o baço e o mais absurdo que causa diabetes, não é justamente o contrário. O que me deixa mais triste é que quando estava me afundando nos 107 kg ninguém foi se informar com nutricinista agora que estão vendo resultado tentam achar defeito.
ResponderExcluirNão é incrível??
ResponderExcluirEm 3 de maio de 2013 10:29, Disqus escreveu:
Boa Tarde Dr.
ResponderExcluirAcabei ser apresentada a esse estilo low carb e ainda estou perdida mas com muita vontade de aprender.
Minha duvida e a seguinte: posso consumir leite e aveia neste novo modelo de alimentação?
obrigada
Eu não lembro onde li sobre hepatite c mas tenho duvidas sobre MR se é prejudicial a quem é portador pois é uma doença cronica no figado alguem pode informar? pois a falta de carboidrato e uma dieta só em proteina não afeta o figado,a gordura não pode causar uma esteoteose? Pois eu li em uma matéria não sei onde,os rins eu li Dr. Souto esclareceu mas do figado não.
ResponderExcluirO que causa esteatose são carboidratos em excesso, dieta páleo não tem só proteína (veja novamente o que se come na dieta), e gordura na dieta (com restrição de carbs) reverte a esteatose, e só há duas dietas que fazem mal para o fígado: à base de álcool ou a dieta ocidental padrão.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 11/10/2013 22:10, "Disqus" escreveu:
OK. DR. OBRIGADO POR TIRAR MINHA DUVIDA VALEU GRANDE ABRAÇO...
ResponderExcluirolá Dr. Estou fazendo a dieta low carb e vou precisar fazer uma cirurgia odontológica, ja estou tomando antiflamatório e vou tomar os remedios pós cirurgia, tem algum problema?Faz 3 dias que eu estou fazendo a dieta e tenho muito cansaço, mas acredito que é por ser viciada em doce e estou em abstinência kkkk outra duvida, pode usar o creme de leite durante a dieta?
ResponderExcluirOlá Claudia,
ResponderExcluirO cansaço é normal, vai passar! Creme de leite Nestlê de lata é o indicado. Tome seus remédios como recomendado pelo seu médico e capriche bem nas boas gorduras (manteiga, óleo de coco, banha, azeite).
Sobre hipertensão esse dieta tem algum benefício...
ResponderExcluirCostuma normalizar.
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/sindrome-metabolica-o-flagelo-moderno.html
Dr, por exemplo, me falaram que o salmão que comemos aqui no Brasil vem do Chile e a ração deles é de trigo, por isso não devemos comer...isso é ridículo, não acha?
ResponderExcluirDr, eu comecei a dieta tem 2 meses, ñ tenho exames de sangue anteriores, mas o meu acido urico está em 7mg/dL, segundo as fontes que li os valores de referencia para mulheres seria de 5mg/dL... Devo só aumentar a ingestão de agua e limonada q ajuda a baixar ou devo mudar mais alguma coisa... A unica coisa q eu faço q considero "fora" da paleo lchf é a ingestão de leite (menos de meia xicara por dia)....
ResponderExcluirÁgua e limonada
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 31/03/2014 22:23, "Disqus" escreveu:
Mto obrigada ;)
ResponderExcluirEu sigo esta linha... falo da dieta e estilo de vida low carb/paleo. Mas não brigo tampouco discuto. Se o indivíduo afirma categoricamente que eu estou errado e vou morrer com esta dieta de "MALUCO", como muitos falam, eu apenas me silencio. Não vou esmurrar paredes, rsrs.
ResponderExcluir