O café que mata a fome

Quase todo mundo gosta de um bom café. Muitos em nosso meio gostam de café com leite. Nos EUA, é muito comum tomar café com “creme”. O tal creme costuma ser nata e leite, em proporção de 50% cada um – uma delícia (costumava, pois agora eles têm “creme low fat”, uma abominação feita de produtos químicos e soja).

Pois bem, vai aí mais uma dica: café com nata.

1) coloque uma quantidade GENEROSA uma colher de chá de nata em uma xícara (não coloque a quantidade da foto, eu era meio exagerado em 2013);

2) pré-aqueça a nata, para não beber café frio; vai ficar bem líquida, como se fosse leite;

3) Despeje o café por cima da nata derretida

4) Pronto: fica espumoso, encorpado, cremoso…

O café com nata é uma iguaria, mas pode cumprir outra funções além de ser gostoso.

Se você beber um ou dois destes de manhã cedo, pode tranquilamente pular o café da manhã e ficar sem NENHUMA fome até o almoço.

E para vocês, brasileiros sem nata (desnatados)? O café pode ser feito com manteiga – sim, manteiga! Para isso, basta derreter a manteiga completamente, e misturar com o café. Agora, para a manteiga produza um resultado espumoso como a foto acima, precisa bater no liquidificador. Um pouco mais de sujeira, mas é por uma boa causa. Existem algumas pessoas que tendem a elevar bastante o colesterol com uma dieta cetogênica. Para essa, a manteiga usada dessa forma pode piorar essa situação. Melhor mesmo é um pouquinho de nata ou de creme de leite.

A ideia do café com manteiga não é minha. Quem divulgou isso foi o David Asprey – que recomenda derreter mais da metade do tablete de manteiga no processo. É, obviamente, um exagero. O Asprey sugere esta estratégia dentro do contexto do jejum intermitente – ao invés de ficar completamente em jejum, bebendo apenas líquidos não calóricos, a pessoa beberia o café com manteiga, mataria a fome e, como a gordura é absolutamente neutra do ponto de vista hormonal (não altera a insulina, ao contrário dos carboidratos e das proteínas), manteria a cetose do jejum noturno. Bem, o interessante é que a ideia original também não é dele! No livro do Dr. Atkins, há um capítulo sobre o que fazer em caso de platôs de perda de peso. A sugestão do Dr. Atkins? “Fat Fast”, ou “jejum com gordura”. Mas veja que mesmo o Atkins não sugeria acrescentar o café com gordura à sua dieta. Era uma estratégia para SUBSTIUIR uma refeição. Comer um omelete e ACRESCENTAR um café com nata só irá dificultar a perda de peso.

Obviamente, o resultado gastronômico será melhor quanto melhor forem os ingredientes. Dá para fazer com creme de leite de caixinha e café solúvel? Claro que dá. Mas com nata derretida e café expresso – vira a alegria da sua manhã 🙂

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo