A revista Época desta semana traz reportagem sobre o livro, incluindo a história de um paciente meu, que perdeu 19 Kg, e de seu filho que perdeu 25 Kg apenas seguindo a dieta do pai!
Mais um passo na divulgação das ideias deste blog (e do próprio blog, já que cita o meu nome).
Acabei de comprar a revista, que já está nas bancas. Comprem seus exemplares, e escrevam para a seção de cartas elogiando a reportagem (e a jornalista responsável, Natália Spinacé) e, por que não, contando suas histórias de sucesso com dieta sem grãos e sem açúcar para que sejam publicadas na semana que vem.
Existem muito mais livros a serem traduzidos, o resultado disso pode ser maior que imaginamos, será que podemos nos juntar e criar uma editora independente? existe muita publicação de qualidade que poderia estar ajudando muitos no Brasil. Isso pode inclusive trazer retorno financeiro, o que hoje definitivamente não é a prioridade. Mas acho que podemos ajudar mais pessoas de outras formas. As vezes fico pensando, não precisamos inventar a roda... só aproveitar o que já existe. Cada vez que estudo mais o assunto vejo o quão sério e preocupante é...
ResponderExcluirDr. José Carlos, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo
ResponderExcluirblog, muito bem escrito. Sei que esse post não é o lugar ideal para fazer essa pergunta, mas, como não consegui encontrar outra forma de entrar em contato com o senhor, vou tentar esclarecer uma dúvida sobre outro post aqui mesmo. O senhor
disse que o álcool "não eleva a insulina, portanto não engorda". Minha
pergunta é: os destilados (como uísque, vodka etc.), embora não tenham açúcar nem carboidratos, são bem calóricos.
Mesmo assim, não engordam? Ou não engordam somente quando se está
seguindo uma dieta low-carb? Nesse caso, não entendo, porque, até onde
sei, o álcool é "proibido" na dieta Atkins (uma das mais famosas
low-carb). O senhor poderia explicar um pouco mais esse ponto? Agradeço
desde já! Cordialmente, Marcos.
Concordo plenamente Thiago , mas a luz no fim do túnel já está sendo vista por outros , e a luta continua amigo .
ResponderExcluirBem amigos venho aqui hoje muito feliz dizer que hoje faz uma semana de alimentação LOW CARB , HIGH FAT , me pesando hoje constatei que perdi 2 kilos em uma semana , e posso dizer que minha disposição é melhor , e sinto tudo mudar , já inclui exercícios de alta intensidade , e hoje me senti disposto a fazer um jejum intermitente de 12 horas , agóra que estou escrevendo o post já faz 9 horas de jejum intermitente , falta 3 horas para completar essa primeira experiência , posso dizer que não estou com fome , estou bebendo bastante água e café com adoçante de sucralose , só também , a 9 horas atrás meu café da manhã foi ovos mexidos com bacon , mais tarde posto aqui para dizer se consegui completar esse primeiro jejum intermitente , mas acredito que consigo sim , abraços a todos e persistam que vocês conseguem, valeuuuuuuu .
ResponderExcluirQue legal, dr. Souto. Parabéns por mais uma história de sucesso :)
ResponderExcluirEstou com uma dúvida (que já pode ter sido esclarecida em outro post e, como estou com vários pendentes, posso não ter visto). Há restrição para alguém que realizou colecistectomia fazer uma dieta high fat?
Vejo que muitas pessoas acabam ficando com intolerância à gordura. Fiz a cirurgia em fevereiro e, graças a deus, não tive que fazer nenhuma alteração na alimentação. No entanto, sei de muita gente que passa mal ao comer qualquer coisinha com gordura.
Será que pode me ajudar?
Obrigada!
Boa pergunta, Beatriz. Eu também extraí a vesícula, mas há mais de 3 anos... Que eu tenha percebido, não tive qualquer alteração. Mas é bom saber se com a dieta low carb/ high fat eu corro algum risco.
ResponderExcluirNenhum risco. Sem vesícula, apenas começar o LCHF mais devagar para o intestino ir se acostumando.
ResponderExcluirEm 10/08/2013 19:55, "Disqus" escreveu:
Dr., parabéns pela citação. Mais uma conquista merecida pelo seu esforço incansável.
ResponderExcluirPeça para exemplificar o que seria essa "coisinha com gordura". Geralmente quando escuto isso, a pessoa diz que a coisa gordurosa que ela comeu foi batata frita do McDonald's. Ou comem um big sanduíche e culpam aquele hamburguer de 90g de carne.
ResponderExcluirÉ, realmente. Bem pensado. Geralmente as pessoas pensam da forma como você falou mesmo, né?
ResponderExcluirMuito obrigada pela sugestão!
Marcos, geralmente ouço reclamações daquelas pessoas que aboliram "gordura" após a cirurgia e voltaram a ingerir aos poucos.
ResponderExcluirNão sei como foi para você, mas assim que saí do hospital já estava em casa comendo normal. Na verdade, minha nutricionista me orientou a continuar com minha alimentação normal, sem cometer exageros.
Então quando falo que no 3º dia de PO já estava comendo ovo inteiro as pessoas se assustam, achando que a coitada da gema seria prejudicial!
E ah, como já faz um bom tempo da sua cirurgia, acredito que não corra risco não hehe
Obrigada, dr Souto!
ResponderExcluirRisco não há. Na pior das hipóteses, um desarranjo até que o fígado aumente a secreção de sais biliares.
ResponderExcluirEm 10/08/2013 20:21, "Disqus" escreveu:
E o que você definiria como "desarranjo"? Porque, coincidentemente, em abril tive um problemão com meu fígado que, no final, os médicos sugeriram ter sido causado por algum vírus. E na época até pensei ser devido à cirurgia, mas o cirurgião disse que não tinha nenhuma relação.
ResponderExcluirDiarreia, gases, cólicas, fezes que boiam por excesso de gordura não digerida, esse tipo de coisa.
ResponderExcluirEm 10/08/2013 20:29, "Disqus" escreveu:
uhuuuu!!!!!!!! Vitória!!!!!!!
ResponderExcluirTambém agradeço, Dr. Souto. Mas, sem querer ser chato, o senhor pode dar uma olhada na minha pergunta lá embaixo, sobre destilados, álcool, insulina etc.? Agradeço desde já!
ResponderExcluirMerecia ser a capa! Parabéns!
ResponderExcluirEstou tomando muito álcool (Pinot Noir) no momento para responder qualquer coisa que requeira mais de uma frase na tela do celular. A resposta curta é que álcool com moderação é um pouco menos ruim q açúcar (por isso cerveja engorda mais q vinho seco embora tenha menos álcool - tem muito mais açúcar), mas, para quem quer emagrecer, álcool dificulta sim (pelas calorias e pela toxicidade hepática, não pela insulina).
ResponderExcluirEm 10/08/2013 20:39, "Disqus" escreveu:
Bebo muuuita caipirinha e pinga, e continuo emagrecendo sem parar... maravilha esta low carb- paleo.
ResponderExcluirSim, claro. Eu comecei a dieta, e só penso em voltar a beber depois de atingir minha meta. Mas, depois, pretendo voltar a beber nos finais de semana. Sempre gostei muito de cerveja, mas, como o senhor falou que ela é o "pão líquido", que engorda muito e tal, depois da dieta pretendo beber só vinho e destilados, nos finais de semana, e manter o LCHF durante a semana. Minha preocupação é se o álcool vai me atrapalhar muito. Ah, e obrigado pela resposta (apesar da Pinot Noir!).
ResponderExcluirJúlio, bota adoçante na caipirinha :-) Mas já que é um fórum público, fica aqui registrado que eu não aconselho a beber muito...
ResponderExcluirEm 10/08/2013 20:53, "Disqus" escreveu:
Mal posso esperar até atingir minha meta...! Mas isso só me dá mais determinação para seguir em frente. A recompensa valerá a pena, com certeza! Vou comemorar com caipirinha(s)! ;-)
ResponderExcluirÉ meus amigos , acabei de fazer 12 horas de jejum intermitente , até que não foi tão difícil , mas confesso que agóra a barriga começou a dar sinais , bem já é hora de colocar alguma coisa dentro do estomago , pernil frito , alface americano , tomate cereja , brócolis , tudo regado com muito azeite extra virgem , se alguém aqui já teve experiência com esse jejum de 12 horas também , quem quiser comentar me diga , abraços .
ResponderExcluirDrº José , meus parabéns , por mais essa vitória , sinto que muitas coisas vai mudar , vamos com essa luta junto com o senhor , abraços
ResponderExcluirBoa noite Dr. Souto,
ResponderExcluirParabéns!!
E com toda a Certeza, serão muitas outras vitórias, suas e de tantos.
Aproveito a oportunidade para te Agradecer ainda mais, pelo bem que faz a tantos.
Sou Muito Grato ao Senhor,
Abraço e ótimo final de semana.
Bernard (MD)
BEM PASSOU UM MÊS E SÓ TENHO QUE COMEMORAR , 11 KILOS FOI EMBORA DE MIM , RSRSRS , E AGÓRA ESTOU CADA VEZ MAIS FOCADO , DETERMINADO E FELIZ , A RESISTÊNCIA É OUTRA , O ESTILO DE VIDA
ResponderExcluir" LOW CARBO , HIGH FAT " ( MENOS CARBOIDRATO E MAIS GORDURA ) NA VERDADE É UM SUCESSO , RECOMENDO A TODOS , HOJE CONSEGUI FAZER O JEJUM INTERMITENTE DE 12 HORAS , E NÃO SENTI UM PINGO DE FOME , AGÓRA DE NOITE QUE VIM COMER , E PRA COMEMORAR , ESSE PRATO AI CHEIO DE PROTEÍNAS , CARBOIDRATOS NATURAIS , TUDO O QUE A NATUREZA NOS DEU , É ISSO AI AMIGOS , COMO EU DISSE , ABRAÇOS E DEUS ABENÇÕE A TODOS .
SÓ PARA CONSTAR NESSE PRATO , PERNIL GRELHADO.....TOMATE CEREJA....ALFACE AMERICANO......BRÓCOLIS......AZEITONAS......PIMENTA MALAGUETA.....TUDO REGADO NO AZEITE EXTRA VIRGEM , TUDO DE BOMMMMMMM
SÓ PARA CONSTAR NESSE PRATO , PERNIL GRELHADO.....TOMATE CEREJA....ALFACE AMERICANO......BRÓCOLIS......AZEITONAS......PIMENTA MALAGUETA.....TUDO REGADO NO AZEITE EXTRA VIRGEM , TUDO DE BOMMMMMMM
ResponderExcluirLegal Dr Souto, obrigado, mas caipirinha somente com adocante, lógico... Apenas queria compartilhar com os amigos do blog minha experiencia, e agradecer pelos conhecimentos adquiridos. Se for beber não beba cerveja, e sim caipirinha com adocante ou vinho seco. Pronto falei...
ResponderExcluirDr. Souto meus Parabéns!! Como já disse inbox no seu face: Eu sonho com o dia em que o Sr. assumirá a cadeira do Ministério da Saúde!!
ResponderExcluirHahah
ResponderExcluir2013/8/11 Disqus
Dr. Souto, parabéns! Vc é brilhante e não poderia ser diferente. Sou estudante de Nutrição e tenho um pré-projeto de iniciação científica: Glicose; a chave para prevenção e cura de doenças. Carecidamente gostaria de pedir opniões e dicas porquê ainda estou meio perdida. Já tenho um estoque de livros enorme por aqui, incluse li "Why we get fat" é simplesmente fantástico! Estou a procura de profissionais que possam me auxiliar no trajeto, que será longo. O que o Doutor acha de um projeto como esse? Agradeço desde já pela atenção.
ResponderExcluirAcho maravilhoso, e quero te ajudar pessoalmente no projeto! soutopaleo@gmail.com
ResponderExcluirEm 11/08/2013 11:48, "Disqus" escreveu:
Ah, entendi. Bom, o que tive não foi isso! haha
ResponderExcluirMuito obrigada pelas respostas!
:) !
ResponderExcluirCaro, Dr. Souto, e demais moderadores deste espaço maravilhoso de saúde, conhecimento e extrema felicidade.
ResponderExcluirComecei pensando escrever várias linhas, mas percebi que o melhor é ser direto e mostrar os números, já que contra fatos não há argumentos. Realizei exames no dia 22/05/2013 e no dia 06/06 iniciei a dieta.
Início: 06/06/2013
- Peso: 130,4 kg.;
- Ácido úrico: 8,6 mg/dL;
- Colesterol total: 439 mg/dL;
- Colesterol HDL: 34 mg/dL;
- Triglicerídeos: 804mg/dL;
Refiz os exames, 06/08/2013, dois meses de dieta.
- Peso: 115,4 kg.;
- Ácido úrico: 7,6 mg/dL;
- Colesterol total: 259mg/dL;
- Colesterol HDL: 39 mg/dL;
- Triglicerídeos: 181 mg/dL;
Exames que não foram feitos antes, mas seguem os dados:
- Hemoglobina glicada: 5,6% (Método: cromatografia líquida de alta performance - HPLC-).
- TGO/AST (Aspartato Aminotransferase)- Método enzimático/automatizado: 19 U/L;
- TGP/ALT (Alanina Aminotransferase) -
Método enzimático/automatizado: 26 U/L;
- Amilase (sangue) - Método
cinético/targa 3000: 33 U/L.
Gostaria, por favor, de saber se esses
índices dos exames solicitados pela primeira vez estão bons?
Os exames que foram refeitos, seguem as diferenças percentuais:
- Peso: Redução de 11, 5 % do peso corporal;
- Ácido úrico: redução de 11,6 % do valor inicial;
- Colesterol total: redução de 41 % do valor inicial;
- Colesterol HDL: acréscimo de 14,7 % do valor inicial;
- Triglicerídeos: redução de 77,5% do valor inicial;
Há cerca de vinte dias joguei minha sinvastatina no lixo, com muito prazer. Há cerca de quinze dias não tomo mais remédios para hipertensão. Tomava uma losartana de 50 mg pela manhã e no final da tarde e um hidroclorotiazida de 25 mg. pela manhã, isso para me manter com a pressão arterial em 14x10. Passo o dia com a pressão 12x8 e a noite fica 11x7. Hehehehe
Dr. Souto, estou indo bem? Estou muito feliz!
De quebra, durante este período ganhei duas das pessoas mais importantes da minha vida para este novo estilo de viver: minha
noiva começou a dieta desde o dia 21 de julho e minha mãe começou a dieta em 08 de julho. Para a minha mãe preciso muito da sua ajuda Dr. Souto.
Clarinha, minha filha, que está com sete anos de idade, está com uma alimentação muito melhor. Hoje, quando Clarinha acordou, disse à
avó que estava com fome e a avó lhe ofereceu uma maçã, e Clarinha respondeu da seguinte forma: vovó, se eu comer maçã, vou ficar com mais fome, você não já sabe disso? Hehehehehehehe
Doutor Souto, minha mãe começou a dieta no dia 08 de julho.
Nesse período, por duas vezes ela passou muito mal, vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo. Da primeira vez, há duas semanas, ela comeu muito antes de dormir e da última vez, há uma semana, ela havia tomado 80ml de chá de sene por duas vezes, por conta do intestino preso.
Nas outras dietas que ela já havia tentado fazer (que não eram LCHF), o problema de prisão de ventre era recorrente e ela tem se dado muito bem, defecando algumas vezes ao dia na Páleo, mas ingere 80ml de chá sene por dia, para se manter equilibrada.
Por conta dos dois episódios, no final de semana passado ela não quis se alimentar e parou a dieta por acreditar que pode ser por conta da gordura. Sentiu muitas dores na região do fígado e muita náusea.
Gostaria da sua ajuda para o caso da minha mãe, ela tem depressão e estava se sentido a pessoa mais feliz do mundo com a dieta, o senhor tem alguma sugestão? Ela quer voltar, quer continuar. Abaixo os dados dos exames dela:
- Glicose – método, enzimático: 120 mg/dL;
- Ureia – método, cinética: 42 mg/dL;
- Creatinina – método, cinética: 1,4 mg/dL;
- Ácido úrico – método, enzimático colorimétrico: 10,3 mg/dL;
- Colesterol total – método, enzimático colorimétrico: 385 mg/dL;
- Colesterol HDL – método, enzimático colorimétrico: 72 mg/dL;
- Triglicerídeos – método, enzimático colorimétrico: 387 mg/dL;
- TGO – método, cinética (UV): 54 U/L;
- TGP – método, cinética (UV): 72 U/L;
Muito obrigado por tudo e muita felicidade para todos!!!
Maravilha!!!!
ResponderExcluirJá posso vislumbrar o dia em que poderei contar a todos qual é "a minha dieta", sem ter que apresentar um atestado de sanidade mental em seguida...
A você, Dr. Souto, o que dizer?
O "mais do mesmo" que nunca é demais:
Parabéns!!!!
Merecidíssimo; esses são os frutos do seu infatigável e excelente trabalho.
Abraços, com admiração.
Clarissa
Olá Dr. Estou há mais de um mês e meio seguindo o estilo de vida low carb embora tenha perdido apenas 3 quilos nas primeiras 2 semanas e estagnado o peso. O caso é que o psiquiatra falou que essa dieta está sobrecarregando meus rins por ser a base de proteínas e a endocrinologista disse que meu corpo está consumindo massa magra mais q gordura... É complicado procurarmos profissionais da saúde sem poder confiar neles e o pior, a preocupação do que é falado fica... Então minha pergunta é ; quais os erros a se cometer em uma dieta low carb que a torna uma dieta de risco para a saúde ? Obrigado.
ResponderExcluirNenhum.
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html
Prova de que o que se perde é músculo: http://ajcn.nutrition.org/content/24/3/290.long
Em 11/08/2013 17:06, "Disqus" escreveu:
Verdadade, bola pra frente!!!
ResponderExcluirPARABÉNS MEU AMIGO , CONTINUE NA LUTA , ESTOU NO MESMO PASSO QUE VC , ABRAÇOS
ResponderExcluirOlá Dr Souto, será que o sr consegue traduzir esta receita? Alguns itens não entendi como por exemplo fiberhusk e psyllium... Esta é uma receita de uma espécie de pão sem trigo que existe publicada no site Diet Doctor.
ResponderExcluirOopsies
6–8 depending on size.
3 eggs
100 grams (3.5 ounces) of cream cheese
a pinch of salt
½ tablespoon fiberhusk / psyllium seed husks (can be excluded)
½ teaspoon baking powder (can be excluded)
Separate the eggs, with the egg whites in one bowl and the egg yolks in another.
Whip the egg whites together with the salt until very stiff. You should be able to turn the bowl over without the egg whites moving.
Mix the egg yolks and the cream cheese well. If you choose, add the psyllium seed husk and baking powder (this makes the Oopsie more bread-like).
Gently fold the egg whites into the egg yolk mix – try to keep the air in the egg whites.
Put 6 large or 8 smaller oopsies on a baking tray.
Bake in the middle of the oven at 150° C (300° F) for about 25 minutes – until they turn golden.
You can eat Oopsies as bread or use them as a bun for a hotdog or hamburger. You can also put different kinds of seeds on them before baking them, for instance poppy, sesame or sunflower seeds. One big Oopsie can be used for a swiss roll: Add a generous layer of whipped cream and some berries. Enjoy.
Less strict: some bread
Can’t live without real bread? Then have a thin piece of bread and add lots of butter and toppings. The more butter and toppings the less bread you need to feel satisfied.
Gordura saturada causa dano aos neurônios e aumenta a fome?
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/gordura-saturada-em-excesso-afeta-o-cerebro-e-pode-diminuir-saciedade.html
Li essa reportagem e gostaria de saber se isso é verdade.
É CLARO que não.
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/08/restringir-gorduras-ou-carboidratos-o.html Em 11/08/2013 22:26, "Disqus" escreveu:
HIIT?
ResponderExcluirValeu, Flávio! Vamos em frente.
ResponderExcluirParabéns Dr. Espero que essas informações se dissipem cada vez mais.
ResponderExcluirEstou nessa alimentação há um mês, mas ainda não consegui achar uma maneira de fazer meu intestino funcionar. O Sr. teria um probiótico para me indicar?
Faço jejum diario de 16h e 1 ou 2 vezes na semana de 24 horas. Faço isso desde 2009
ResponderExcluirA sensação que tenho é que estou sempre pronto para a caça. Não sinto fome alguma. Sou treinador de atletismo e minha atividade diária é intensa,nao sinto qualquer tipo de fraqueza, inclusive agora que todos irão almoçar eu irei na academia e farei 20 rep de agachamento completo com 140 kg
ResponderExcluirNosso trabalho primal era a busca pelo alimento. O que motivaria um animal a trabalhar estando saciado? Quando estou em jejum me sinto atento, alerta e muito mais disposto.
ResponderExcluirPatrícia Ayres, quero estender meus agradecimentos também a você: pela presteza e prontidão para esclarecer minhas dúvidas. Obrigado!
ResponderExcluirAh! Amigos, têm dados que não passei, mas creio que sejam importantes:
- Diminuição de 10 cm do perímetro abdominal;
- Diminuição de 5 cm do perímetro de cada coxa;
- Diminuição de 1 cm do perímetro de cada braço;
- Diminuição de 1 cm do perímetro de cada panturrilha;
Flacidez nenhuma, parece que estou malhando!!!
Nossa Tiago , que legal , todos os dias 16h , incrível , vc acha que já entrou em estado de cetose , ou acha que não precisa isso para emagrecer , vou aos poucos tentando aumentar a hora dos meus jejuns também , vamos no falando ok , abraços
ResponderExcluirOlá Doutor Souto! Conheci o seu blog através dos podcasts do "Emagrecer de Vez" Vi quando você, o Rodrigo e o Geosh falaram do livro "Barriga de trigo". Como assino a época vi a reportagem e reconheci o seu onome como participante da mesma. Meus Parabéns! Precisamos dessas informações de qualidade para tomar as rédeas de nossa saude. Há pouco mais de 1 mês criei a coragem pra ingressar na dieta low carb. Nesse período, me sinto ótima, com uma disposição incrível, meus episódios de "fome Noturna" desapareceram e eliminei 4,5 kg.
ResponderExcluir:-) muito bom!
ResponderExcluirEm 12 de agosto de 2013 14:12, Disqus escreveu:
isso!
ResponderExcluirPuxa, obrigada! Eu agradeço todos os dias por este espaço Crisógenes, e ele incluí você tambem!
ResponderExcluirOlá Bruna.
ResponderExcluirIntestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras. Olhe estes comentários do Dr. Souto: "Pode comer abacate todos os dias.
Além disso, compre um bom probiótico (p.ex. Probiatop), misture com iogurte natural feito em casa ou batavo integral natural e umas 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída, por 1 mês." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-982145365
O que precisa mudar é a flora intestinal (acostumada com açúcar, fica escassa quando muda a dieta)
Minha sugestão é, além do que disse a Patrícia:
Iogurte natural feito em casa (pois tem lactobacilos vivos)
Linhaça moída na hora (compre um moedor de café, e moa um belo punhado de cada vez)
Um bom probiótico (tipo Probiatop)
Misture tudo, 2x ao dia, até regularizar, e depois 1x ao dia por 1 mês.
Se precisar de um laxante em algum momento, use a lactulona, que é pré-biótica (serve de alimento aos probióticos)" http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-967918152
"Precisa adaptar a flora intestinal. Faça o seguinte: compre um bom probiótico na farmácia, tome todas as noites misturado em um iogurte natural (feito em casa ou Batavo natural integral) com farinha de linhaça. Isso mais uns abacates. E não economize no sal. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html#comment-966404594
"Yakult de supermercado é puro açúcar.
Leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html
Minha colaboradora Patricia Ayres faz Yakult em casa:
"Sou adepta dos probióticos. Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou desnatado e açúcar. Nesta postagem ( http://lowcarb-paleo.blogspot.... )
ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel). Se a lactose for fermentada já é considerado LC, pois os lactobacilos consomem o açúcar. Eu gosto de variar os 'bichinhos'. As vezes faço iogurte, as vezes actimel, as vezes yakult..."
Acabei de ler a reportagem e é sobre o HIIT sim! Nada de novo com relação ao que já foi apresentado neste blog, mas vale a pena por estar sendo divulgado nacionalmente.
ResponderExcluirTatiana, por coincidencia, fiz esta receita no sabado... aliás fiz 1/3 dela pra testar e ficou gostoso... mas parece um pão de ló salgado. Eu traduzi pelo google: Oopsies
ResponderExcluir6-8, dependendo do tamanho.
3 ovos
100 gramas (3,5 onças) de cream cheese
uma pitada de sal
½ colher de sopa de fiberhusk / psyllium cascas de sementes (pode ser excluído) (eu usei linhaça dourada)
½ colher de chá de fermento em pó (pode ser excluído)
• Separe os ovos com as claras em uma tigela e as gemas de ovos em outra.
• Bata as claras em neve junto com o sal até ficar bem firme. Você deve
ser capaz de virar a tigela sobre as claras, sem se mover.
• Misture as gemas e o queijo creme bem. Se você preferir, adicione a
casca da semente do psyllium e fermento em pó (o que torna o Oopsie mais parecido com pão).
• dobre delicadamente as claras em neve à mistura de gema de ovo - para tentar manter o ar nos ovos brancos.
• Coloque 6 grandes ou 8 oopsies menores em uma assadeira.
• Asse no meio do forno a 150 ° C (300 ° F) durante cerca de 25 minutos - até ficarem dourado.(eu assei por 20 min e acho que é lagal por sobre um papel manteiga, pois mesmo untando a forma ele meio que grudou)
• Você pode comer Oopsies como o pão ou usá-los como um pão para um
cachorro-quente ou hambúrguer. Você também pode colocar diferentes tipos
de sementes sobre eles antes de assá-los, por exemplo papoula, gergelim
ou sementes de girassol. Uma grande Oopsie pode
ser usado para um rolo suíço: Adicione uma camada generosa de chantilly
e algumas frutas. Aproveite.
Ah, psyllium é um "farelo" (fibra derivada de uma semente?) que parece vidro em pó que eu odiei quando provei, rsrsrs
ResponderExcluirObrigada Ilca, eu sinto muita falta do pão e esse aí não chega nem perto :-(
ResponderExcluirFiz agora para a janta mas ficou super mole a massa e realmente parece um pão de ló. Achei que ficaria crocante.... Mó decepção!
Eu comprei a farinha de Psyllium, pois no Diet Doctor fala que o pão fica mais parecido com pão mesmo. Estou pensando em trocar o cream cheese pelo catupiry para ver se fica uma massa mais grossa. Além disso achei bem salgado. Da próxima vez não vou colocar sal.
Tatiana, você já conhece este site? http://maisgorduramenoscarboidratos.com/ Tem receitas muito boas, inclusive uns pães (que eu ainda não testei pois aqui onde moro é dificil achar farinha de coco e de amendoas, estou esperando encomenda que fiz numa loja de produtos ecológicos). Mas todas as outras receitas que expermentei ficaram ótimas: sopas, carnes, sufles, tortinhas... a massa carbonara feita de repolho é MARAVILHOSA!
ResponderExcluiroi Tatiana segue ai a tradução ok
ResponderExcluirOPÇÕES
6-8, dependendo do tamanho.
3 ovos
100 gramas (3,5 onças) de cream cheese
uma pitada de sal
½ colher de sopa de fiberhusk / psyllium cascas de sementes (pode ser excluído)
½ colher de chá de fermento em pó (pode ser excluído)
Separe os ovos com as claras em uma tigela e as gemas de ovos em outra.
Bata as claras em neve junto com o sal até ficar bem firme. Você deve ser capaz de virar a tigela sobre as claras, sem se mover.
Misture as gemas eo queijo creme bem. Se você preferir, adicione a casca da semente do psyllium e fermento em pó (o que torna o Oopsie mais pão-like).
Misture delicadamente as claras em neve à mistura de gema de ovo - para tentar manter o ar nos ovos brancos.
Coloque seis grandes ou 8 oopsies menores em uma assadeira.
Coza no meio do forno a 150 ° C (300 ° F) durante cerca de 25 minutos - até ficarem dourado.
Você pode comer OPÇÕES como o pão ou usá-los como um pão para um cachorro-quente ou hambúrguer. Você também pode colocar diferentes tipos de sementes sobre eles antes de assar
eles, por exemplo, de papoula, gergelim ou de girassol. Uma grande Oopsie pode ser usado para um rolo suíço: Adicione uma camada generosa de chantilly e algumas frutas. Aproveite.
Menos rigoroso: um pouco de pão
Não pode viver sem pão real? Então, um pequeno pedaço de pão e adicionar lotes de manteiga e coberturas. Quanto mais manteiga e coberturas a menos pão que você precisa para se sentir satisfeito.
Doutor Souto, não me entenda mal, mas gostaria de saber se o senhor pode responder os meus questionamentos acima. Sei que o senhor deve estar ocupado, mas como o vejo responder outros comentários, resolvi perguntar. Eu já aconselhei minha mãe a continuar a dieta, mas o senhor sabe que existem pessoas que só acreditam nas palavras de um médico, por isso, todos os dias quando acorda, pergunta. e aí? Doutor Souto respondeu?. Repito sei que o senhor não tem obrigação de responder, mas caso não possa, por favor me avise para que possa encontrar ajuda em outro lugar. Moramos em Pernambuco e ainda não temos profissionais nessa linha.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Estou usando o abacate, a linhaça e o iogurte caseiro. Está dando certo.
ResponderExcluirEu respondo antes coisas que são rápidas, que posso responder entre uma consulta e hoje. A sua saúde melhorou MUITO. Vou deixar para a Patrícia te responder sobre prisão de ventre (estou com o consultório cheio agora), mas já te adianto que acho que a tua mãe de beneficiaria muito de LCHF, pelos exames dela. Apenas diga para ela ir devagar, para ir se acostumando.
ResponderExcluirOlá Crisógenes, tenho um palpite a respeito da sua mãe, o chá de sene é extremamente forte e percebi que ela faz um uso bem frequente dele. Será que o chá não está irritando o aparelho digestivo dela? Desculpa me intrometer, mas conheço pessoas que tiveram reações adversas com o uso deste chá. Boa sorte!
ResponderExcluirGisele Monteiro, pode ser. Estou buscando respostas. Não precisa se desculpar. Obrigado. Não tenho certeza, mas suspendemos o chá!!!
ResponderExcluirDr. Souto, eu li o livro de William Davis e fiquei apavorada. Desde hoje (li o livro no domingo) retirei o trigo da dieta que substituí por hora - como período de adaptação - por tapioca. Mas senti dor de cabeça o dia todo, assim como fome, esotu tentando ir aos poucos, esse é um primeiro passo. Há alguma medida que possa diminuir essa sensação ou ela desaparece com o tempo? Desde já, obrigada
ResponderExcluirSe vc leu o livro, sabe que isso é abstinência (o trigo vicia, é sério). Substitua por gordura. Gordura com proteína é o que mata a fome. Tapioca eleva a glicemia e a insulina, depois a glicemia cai e a fome vem. Experimente comer uns ovos cozidos ou um queijo derretido para ver se ainda dá fome depois.
ResponderExcluirEm 13 de agosto de 2013 20:29, Disqus escreveu:
É pra já!
ResponderExcluirCrisógenes, já li tbm sobre o chá de sene tal como a Gisele falou. Experimente suspender e leia abaixo
comentários do Dr. Souto e meus abaixo:
"Intestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras. Olhe estes comentários do Dr. Souto: "Pode comer abacate todos os dias.
Além disso, compre um bom probiótico (p.ex. Probiatop), misture com iogurte natural feito em casa ou batavo integral natural e umas 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída, por 1 mês."
"O que precisa mudar é a flora intestinal (acostumada com açúcar, fica escassa quando muda a dieta)
Minha sugestão é, além do que disse a Patrícia:
Iogurte natural feito em casa (pois tem lactobacilos vivos)
Linhaça moída na hora (compre um moedor de café, e moa um belo punhado de cada vez)
Um bom probiótico (tipo Probiatop)
Misture tudo, 2x ao dia, até regularizar, e depois 1x ao dia por 1 mês.
Se precisar de um laxante em algum momento, use a lactulona, que é pré-biótica (serve de alimento aos probióticos)"
"Precisa adaptar a flora intestinal. Faça o seguinte: compre um bom probiótico na farmácia, tome todas as noites misturado em um iogurte natural (feito em casa ou Batavo natural integral) com farinha de linhaça. Isso mais uns abacates. E não economize no sal.http://lowcarb-paleo.blogspot....
"Yakult de supermercado é puro açúcar.
Leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html
Minha colaboradora Patricia Ayres faz Yakult em casa:
"Sou adepta dos probióticos. Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou desnatado e açúcar. Nesta postagem ( http://lowcarb-paleo.blogspot.... )
ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel). Se a lactose for fermentada já é considerado LC, pois os lactobacilos consomem o açúcar. Eu gosto de variar os 'bichinhos'. As vezes faço iogurte, as vezes actimel, as vezes yakult..."
Obrigado, Patrícia Ayres.
ResponderExcluirEntão é cuidar da flora intestinal, não é?
Seus comentários gerou uma dúvida:
1 - Quantas vezes por dia ela pode comer iogurte ou tomar o leite fermentado? Lembrando que ela precisa perder peso. Ela tem 1,49m. e 74 kg.
2 - Alguma fruta pode ser usada para auxiliar neste processo também?
Obrigado, Patrícia!
:)
ResponderExcluirConsiderando que precisa perder peso:
ResponderExcluir1- não acho que precise mais de 100 ml (que é mais ou menos a medida de um yakult). Misture coco ralado com o iogurte / yakult. Se precisar, adoce.
2- abacate é o que mais funciona. E Coco! esqueci de falar do óleo de coco que também é maravilhoso!
Obrigado, Patrícia!!!
ResponderExcluirPatrícia e doutor , tudo bem , tenho algumas duvidas , olha gostaria de saber qual a maionese é a mais adequada para consumir , vi em muitas marcas inclusive na hellmanns , que contém açúcar , qual vcs indicariam , e gostaria de saber se podemos consumir a bala halls light , não atrapalharia em nada , estou consumindo todos os dias pedaços de coco , isso é bom todo dia , obrigado amigos
ResponderExcluirOlá Flávio
ResponderExcluirA maionese eu costumo fazer. "Eu faço tudo meio no olho! mas aí vai:
3 gemas
1 col sopa de Suco de Limão (ou vinagre)
130g de Manteiga com Sal (ou mais...)
Azeite (mais de 100 ml)
Sal e temperos a gosto.
Faço assim:
Derreter a manteiga no micro sem deixar ferver. Ou em banho maria. Na batedeira, ou no mixer (ou no liquidificador) bata as gemas com o limão até ficar cremoso e firme
Acrescente a manteiga de colher em colher sempre batendo. Adicione lentamente o azeite, batendo sempre até ficar homogêneo e encorpado."
Adicionar sal, orégano, pimenta, cominho, etc."
Halls diet não vejo problemas, como tbm não tem problema, outra fruta boa de consumir todo dia é o abacate.
Oi Patrícia,
ResponderExcluirqueria saber se o azeite que você usa é o de oliva?
quando falo em azeite sempre penso no de oliva, mas esqueço de escrever! É sim !
ResponderExcluirOi Patrícia , muito obrigado , esse final de semana mesmo já vou fazer a mainonese , muito obrigado pela receita , sobre o halls achei legal porque adoro essa bala , eu como abacate uma vez por semana , e o coco rende mais e demora mais para estragar por isso como todo dia , mas obrigado Patrícia , até mais , abraços .
ResponderExcluirPatrícia, bom dia!
ResponderExcluirAlém do iogurte caseiro e do leite fermentado, gostaria de saber se minha mãe poderia tomar um composto natural que fazia o intestino dela funcionar como um reloginho antes da dieta. A seguir vou colocar a composição dele para você me dizer se ela pode:
- Extrato concentrado de cáscara sagrada;
- Extrato concentrado de ruibarbo;
- Extrato concentrado de amora preta;
- Extrato concentrado de ameixeira;
O que você me diz Patrícia?
Obrigada, dr. Souto. Hoje é o terceiro dia e a dor de cabeça está passando. Eliminei a tapioca mas ainda bate aquele desânimo básico e muita vontade de comer trigo mas estou resistindo e indo aos poucos com a gordura, por causa da extração da vesícula.
ResponderExcluirBom dia Patrícia e Drº Jose , lendo alguns posts aqui , fiquei meio intrigado sobre a carne e ovos , sobre sua origem , hoje em são Paulo temos muitos açogues , avícolas , então a minha duvida é , será que essa carnes que compramos são saudáveis ? , os gados e as galinhas comem do pasto ? , ou ainda temos esperanças que são alimentados da pastagem dos campos , e não com rações industrializadas , para forçar a engorda para o abate , nós que temos uma dieta low carb , paleo , high fat , devíamos nos preocupar com as carnes que compramos nos açougues e galinhas e ovos , o que vcs sugerem ou tem como experiência sobre isso , quero comer o alimento mais saudavel possível , fico agradecido mais uma vez .
ResponderExcluirAAAA esqueci de perguntar se posso fazer minhas carnes e frangos grelhado com muito azeite extra virgem , pois lembro de ter lido que o azeite extra virgem depois de quente vira a gordura ruim , isso seria verdade , pois ainda não comprei banha e nem óleo de coco , só to usando o azeite mesmo , com salsa , cebolinha , cheiro verde e coloral natural , mais uma vez obrigado amigos
ResponderExcluirOlá Flávio
ResponderExcluirEu uso banha. O azeite perde suas propriedades quando muito aquecido.
Flávio eu não sou tão purista assim... Seria ótimo viver em um mundo onde nada tivesse agrotóxicos, poluição, doenças, etc... mas... esse mundo não existe! E como o Dr. Souto mesmo diz, 'o bom não pode ser inimigo do ótimo'. Se puder escolher, ótimo mas se não puder, coma o que pode! E qualquer carne será melhor do que comer grão e açúcar.
ResponderExcluirIsso é verdade , fico menos incucado , rsrs , obrigado mais uma vez Patrícia
ResponderExcluirVou ver se compro segunda feira a banha , obrigado
ResponderExcluir;)
ResponderExcluirJá tentaste consumir café com manteiga? Digite na "janela" superior e leia........É o MÁXIMO!!!!!!!
ResponderExcluirOi Patrícia , tudo bem , acabei de fazer hoje meu terceiro jejum intermitente , o primeiro dia foi 12 horas , o segundo 13 horas , e hoje consegui fazer 17 horas , sem sentir fome , só uma leve tontura que passou rápido , agóra acabei de comer uma fatia de mortadela e apresuntado , Pátricia acabei de fazer em casa coalhada com o leite em pó integral que tenho aqui , e também fiz iogurte com o iogurte integral da nestle , esses dois alimentos , a coalhada e o iogurte por ser consumida por nós sem problemas , agóra que aprendi faço tudo caseiro , peguei a receita deles no you tube , vc tem a receita do seu para mim ver se fiz certo , obrigado mais uma vez Pátricia , vc tem me ajudado muito , aaaaaa hoje completo 2 semanas de
ResponderExcluirLOW CARB / HIGH FAT e perdi 3 kilos e 300 gramas , nestas 2 semanas , estou super feliz , agóra estou tentando motivar meu filho de 14 anos também , ele come muita bobeira , obrigado amiga .
Caro Dr. Souto,
ResponderExcluirTenho lido muitos dos seus artigos e aprendido muito.
Meu marido e eu já começamos o novo estilo de vida com a alimentação de verdade, e estamos vendo ótimos resultados,
porém estou com uma dúvida relacionada a hipertensão..
Não achei nenhum artigo que falasse especificamente sobre isso, só achei alguns que mencionam o assunto.
Mas a minha dúvida é a seguinte:
Minha avó tem diabetes e hipertensão(acho que ela tem 70 anos), e estava com 2 veias comprometidas, uma em 90% e outra em 80%.
Foi realizado o procedimento para colocação da mola na veia mais entupida, porém a melhora não foi 100%, ela se cansa muito em subir escadas, morro, etc.Dá uns passos e precisa parar para descansar.
Os médicos aconselharam ela a colocar a segunda mola, porém para isto ela precisa realizar um exame na esteira, e para a realização do exame ela precisa ficar sem tomar os remédios para hipertensão, o que é impossível, pois a pressão vai nas alturas imediatamente...
Isso já es arrasta a meses, tentaram trocar os remédios, e nada funcionou.
Seria possível com essa alimentação saudável e correta baixar a pressão ao ponto de estabilizar por uns dias e conseguir realizar o exame?
Desde já agradeço a sua atenção e o seu trabalho, que tem sido muito proveitoso para mim.
Grata,
Miriam
Penso que sim, mas não posso prescrever nada específico para alguém com problemas complexos de saúde via internet.
ResponderExcluirEm 21/08/2013 15:52, "Disqus" escreveu:
Ok. Obrigada Dr.Souto.
ResponderExcluirOlá, Dr. Souto!
ResponderExcluirEstou lendo o livro. É maravilhoso, a gente não consegue parar de ler. Como já li os livros: "Dieta do Metabolismo" e "Dieta do Abdomen" achei fácil entender os termos mais técnicos.
Patricia, qual é a banha q vc compra? Comprei uma da Sadia mas ando tão preocupada com tudo que é industrializado que penso que comprar esse tipo de banha deve fazer mal também ... é seguro comer?
ResponderExcluirDr. Souto, bom dia! Comecei há 2 semanas me alimentando sem trigo. Tenho feito omelete no café da manhã com queijo parmesão e prato, almoço legumes como berinjela, cenoura, abobrinha, couve-flor, tomate, brócolis e alface incrementando com pedacinhos de queijo, bacon, salaminho além de frango e carne grelhados na manteiga. Muitas vezes não tenho fome para jantar. Quando bate a vontade de doce como creme de leite de lata com cacau em pó, ou morangos ou abacate adoçados com sucralose. Tomo uma pequena xícara de manhã com café, pingo de leite e uma colher de óleo de côco. E tomo muita água ... Engordei 35 quilos depois que tive filhos e virei uma sanfona e hoje tenho muita dificuldade para perder peso. Com essa nova alimentação que tenho feito emagreci somente 1 quilo e meio. Estou no caminho certo? Alguma erro no meu cardápio ou alguma dica pra que eu não desanime com o peso? Um grande abraço!
ResponderExcluirJá usei Sadia, Aurora, Seara... banha é banha! Pode usar.
ResponderExcluirEstá muito bom. É um estilo de vida permanente, não precisa ter pressa Em 23/08/2013 11:30, "Disqus" escreveu:
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirPatricia, a gema é crua ou cozida?
ResponderExcluirQue felicidade descobrir o seu blog, vou ler tudo com calma, assinar o RSS (leio nos minutinhos de folga no trabalho rs) e marquei para receber emails. O seu blog tem as respostas que procuro.
ResponderExcluirLi o livro Barriga de Trigo e cortei o trigo, só mantenho a aveia, sei que pode estar contaminada com glúten. Já se foram 4 kg e só falta 2 kg para a minha meta. Cortar o trigo faz um bem enorme. Adore o post das frutas, não sabia se estava comendo certo. Vi que estava comendo demais e de forma errada. Agradeço por compartilhar seu conhecimento.
Abs.
Tatiane
Bom dia Dr.Souto,
ResponderExcluirApós 30 dias de dieta, e totalmente dentro dos princípios low-carb, os 3kg perdido na 1º semana foram recuperados (não acrescentei nada de diferente).
Hoje ao total foram 1,5kg de perda. Estava tendo uma perda de 200, 300 até 600g, mas depois de 3 dias, a balança aumentou 1,5kg e agora não se mexe..
Já sei que existe a síndrome metabólica, tenho gordura visceral, acredito que tenho muita resistência à insulina, porém sempre perdi peso com qualquer outra dieta quantitativa.
Perdi medidas apenas na 1º semana também, estacionou tudo, achei que fosse TPM, intestino, mas depois de tudo resolvido o quadro continua o mesmo, já li seu artigo 'realidade x expectativa', mas minha dúvida é: existem casos da pessoa não emagrecer com essa dieta? o que pode ser feito para melhorar.
Me sinto extremamente estufada todos os dias, mesmo quando não como sinto a barriga 'grande'.
Obviamente não vou desistir, mas confesso que desanima 30 dias corretamente (ovos, torresmos, carne, saladas, leite de coco e esporadicamente um bolinho de caneca feito com 1 colher de farinha de coco) e além de não emagrecer como a maioria recuperar a metade do que foi perdido.
Muito obrigada mais uma vez,
Legiane
Sim, existem pessoas que não emagrecem com qualquer dieta. Uma coisa que pode ajudar (teste de 4 semanas) é a retirada dos laticínios - eles são muito insulinogênicos para algumas pessoas.
ResponderExcluirMinha sugestão seria apenas dar mais tempo. Pense assim:
1) com a dieta prévia eu vinha engordando;
2) com a dieta prévia eu continuaria engordando, a não ser que passasse fome todos os dias para o resto da vida, e MESMO assim talvez continuasse engordando;
3) com paleo low carb eu não passo fome, não ganho peso, me sinto melhor e previno doenças;
4) mesmo que nunca mais perdesse um quilo sequer, seria vantagem continuar comendo páleo, ou voltar à dieta prévia?
Se a opção for manter páleo (que, claro, é o que eu sugiro), você terá feito uma opção de LONGO prazo. E o que provavelmente acontecerá é que depois de 2 ou 3 meses vc verá uma nova queda na balança, sem pressa, sem stress, porque será um brinde de um estilo de vida mais saudável. Porque, se vc pensar nas outras opções... Por exemplo: fazer uma dieta de baixíssima caloria por 30 dias - vc perderá peso, não há dúvida, mas, e depois?? Poderá manter isso para sempre? Não. Voltará a comer com antes? Ganhará tudo de novo e mais um pouco. Num mar de opções inadequadas, mesmo que páleo não seja aquilo que você sonhou, é sem dúvida a melhor opção - viver sem fome, sem contar calorias, comendo alimentos naturais (e, muito provavelmente, perdendo mais uns quilos, na hora em que seu corpo cicatrizar do ponto de vista metabólico).
Dito tudo isso, um jejum intermitente (ver a postagem sobre isso) pode ajudar, e muito.
Em 9 de setembro de 2013 09:34, Disqus escreveu:
Dr.Souto, obrigada como sempre por ser tão atencioso.
ResponderExcluirÉ muito frustrante, eu dei várias dicas para as amigas que resolveram seguir, e emagreceram muito mais do que eu.
É bem desanimador, hoje, comi carbo, não por vontade, mas por raiva mesmo, muita raiva!!!!...sei que só eu me prejudiquei, apenas fiquei péssima com tanto esforço e dedicação para ter um resultado tão ruim.
Tenho plena certeza de que estava em cetose, pois nunca passei dos 20g de carbo por dia nestes 30 dias.
Porém, hoje foi tive um ataque de fúria, amanhã retirarei o único laticínio que como: QUEIJO (geralmente prato, mas nunca passei dos 120g por dia, as vezes nem comia), vou parar de usar o leite de coco e também retirarei as 2 xícaras de café que tomo por dia (manhã e a tarde), talvez nem sejam esses os vilões de minha dificuldade para emagrecer, mas farei o teste.
Sinceramente, não busco um consolo, nem motivação, pois eu sei o que quero e o caminho a seguir, apenas me sinto mal por ser tão diferente de outras pessoas que mesmo comendo muuuiiiito mais carbo que eu, emagrecem.
Quero ter saúde sim, mas quero me beneficiar do emagrecimento, foi esse o motivo que me fez mudar de conceito...esperar 3 meses para começar emagrecer é bem desanimador, mas não vou desistir...
Caso possa me dar outras dicas, agradeço.
Obrigada,
Legiane
Legiane, melhor é manter as expectativas quanto ao emagrecimento bem baixas, assim vc não fica frustrada.
ResponderExcluirO corpo realmente precisa de tempo pra se adaptar. 30 dias não são nada comparados a uma vida de abusos e estragos.... O vilão do seu emagrecimento é o seu metabolismo que está 'quebrado'.
Não retire o café e acrescente a manteiga nele (procure a receita de café com manteiga).
Use óleo de coco, que é um excelente alimento.
Tbm não acho que deva retirar o leite de coco...
Não adianta ficar irada! Isso causa estresse que vai piorar sua situação!
Mas as expectativas quanto a saúde vc verá que serão ótimas. Vc não notou nenhuma melhora na pele, cabelo, intestino, sono???
É preciso mudar o foco para que o seu caminhar seja melhor.
Querida Patricia, (sempre tão preocupada com todos os leitores).
ResponderExcluirMeu intestino travou, antes era regulado, o que sinto que mudou foi a disposição, a sonolência durante o dia diminui.
Eu tomo café com manteiga sim, aliás adoro, sempre coloco uma colher (meu pai fazia muito isso, aprendi com ele), mas falam que café pode prejudicar o emagrecimento e descafeínado ainda não consigo tomar...mas se está dizendo que não tem problema, eu não vou deixar de tomar quando sentir vontade, não sou muito fã de café e quando tomo, costumo não usar nem adoçante, depois da gravidez (o médico proibiu o uso e liberou apenas o Estévia, odiei, então me acostumei ao café amargo).
O leite de coco eu uso apenas para fazer alguma receita substituindo o leite, mas esporadicamente.
Uso sempre para bater com abacate (como meio todos os dias+agua+ gelo+leite de coco+adoçante).
Sei que o foco é a saúde, tenho consciência disso, mas confesso que minha descoberta Lowcarb foi primeiro pensando em emagrecer.
Sinto-me as vezes 'alienada', pareço viver em um mundo onde apenas eu e mais alguns acreditam neste estilo de vida, não consigo comer carbo (parece que estou pecando), e acho isso bom, pois me mantenho firme no propósito, porém, 99% dessas pessoas se beneficiam e eu acabei sendo a escolhida para ter tantas dificuldades.
Minha expectativa era emagrecer até o final do ano, meu marido é personal trainner, você deve imaginar como é a cobrança né? claro que tem o lado bom, mas emagrecer menos de 2kg com tanto esforço, é realmente bem desanimador...
Um grande beijo,
Legiane
Já tentou chá (mate, preto) com manteiga? Fica muito bom!
ResponderExcluirVc não está alienada, acredite! E tem muita gente que custa a emagrecer. É bem mais comum do que imagina....
Se seu intestino ainda está travado pode ser falta de sal, pouca água, falta de boas gorduras. Vc toma iogurte ou yakult (natural feito em casa)? Probióticos tbm ajudam. Coma abacates todos os dias!
Acrescente 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída na hora (coloque num moedor de pimenta). Quando a flora intestinal acostumar a ausência do açúcar, tudo volta ao normal.
bjim procê moça!
Não desanime!!
Como torresmos fritos na banha sadia todos os dias no início da noite, já sou fã de sal, me policio tomar pelo menos 3 litros de água por dia.
ResponderExcluirNão tomo yakult nem iogurte caseiro, nem faço uso da linhaça...vou procurar essas receitas e experimentar...
Amanhã é um novo dia, e espero que tenha melhores resultados esse mês.
Muito obrigada ;)
Queridos Dr.Souto e Dra.Patricia,
ResponderExcluirFiz uso de Victoza (indicado por meu endocrinologista) ano passado com intuito apenas para emagrecer. Usei 6 canetas, minha perda de peso foi muito pequena pelo que eu e ele esperávamos, ainda mais por ter feito uma dieta 'equilibrada', 2 meses e pouco menos 3kg.
Minha dúvida é, por ter usado esse medicamento e hoje tendo dificuldade para emagrecer na lowcarb, conclui-se que realmente posso ter a síndrome metabólica e alta resistência a insulina ou não tem nada a ver?
Estou tentando de alguma forma (sem exames específicos) saber se faço parte desse grupo.
Obrigada mais uma vez,
Legiane
Não tem nada a ver.
ResponderExcluirEm 09/09/2013 23:29, "Disqus" escreveu:
Obrigada Dr.Souto, a propósito, é contra esse medicamento com o intuito de emagrecimento?
ResponderExcluirAcredito que sim, mas gostaria de sua opinião.
Abs
Legiane
Sim...
ResponderExcluirEm 09/09/2013 23:44, "Disqus" escreveu:
Olá Patrícia e Dr. Souto,
ResponderExcluirestou sofrendo bastante com essa questão do intestino preso. Sigo a sugestão dada acima há 1 mês mais ou menos (iogurte feito em casa com probiótico e farinha de liinhaã 2x por dia) e nada de resultados ainda! Vou experimentar agora o óleo de coco, mas como tomá-lo, puro?
Obrigada
Abraços
Priscylla
Priscylla, as boas gorduras são fundamentais e ajudam muito.
ResponderExcluirÓleo de coco pode tomar como quiser. Experimente batido com café e manteiga.
dr souto. boa tarde. ao fazer 30 dias da dieta, c/ bastante radicalismo, passei a ter constipação intestinal. fui ao médico e estou medicado c/ laxante e mais fibras. está ficando o desconforto no abdomen. o que fiz de errado ou está precizando de algum ajuste na dieta ? muito agradecido.
ResponderExcluirVoce já encontrou algum profissional( medico ou nutricionista ai em Pernambuco?) Moro em João Pessoa e gostaria muito de ter um acompanhamento. Obrigada
ResponderExcluirOlha eu fiz a farinha de coco em casa e ficou maravilhosa, sim, dá um pouquinho de trabalho mas vale viu
ResponderExcluirhahaha.... Perfeito.
ResponderExcluirAinda bem que nao retirei minha vesicula. Depois de paleo, adeus problemas....
ResponderExcluirCalorias nao engordam. Alcool não engorda. e não contem glutem. http://www.vidasemglutenealergias.com/whisky-vodka-e-gin-dentre-outros-destilados-nao-possuem-gluten/1389/
ResponderExcluirE qual seria a resposta longa para a questão do álcool, doc? Ele é tóxico mesmo em pequenas quantidades? Eu não bebo cerveja, mas bebo vinho muito de vez em quando, de uma a duas taças, no máximo. "Forrar o estômago" antes de beber é menos prejudicial, ou para o fígado é indiferente?
ResponderExcluirOlá Jussara,
ResponderExcluirComentários sobre o assunto:
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/reportagem-no-jornal-zero-hora.html#comment-1034709788
Vinho é uma boa opção! Além dos benefícios (polifenóis, antioxidantes) vinho é considerado alimento funcional. "Embora a cerveja tenha menos álcool que o vinho, é cheia de açúcar! O vinho não tem açúcar. Esta foi toda consumida na fermentação."
Explore o blog! Digite 'vinho' ou 'álcool' na barra "pesquisar este blog" e leia os comentários!
Parabéns pelos resultados! só estranhei vc jogar a sinvastatina no lixo tendo ainda um colesterol total de 259, bem acima do limite de 200. Nunca passei de 240 mas tomo a sinvastatina há duas décadas o que o mantem na casa dos 160 e por questão de histórico familiar o médico quer assim. Pretendo seguir a paleo e deixar os remédios somente se sem eles o valor estiver abaixo de 200, conforme pediu meu cardiologista.
ResponderExcluirOlá Renato,
ResponderExcluirúltima vez que medi meu colesterol era 205. Mas 104 era o HDL! Vê como essas medidas não podem são relativas?
Faça as contas:
1) Colesterol / HDL = (ideal < 4/5)
2) Triglicerídeos/HDL = (<2 é ótimo)
3) HDL acima de 40 - ótimo
Lembrando que, METADE dos pacientes que
infartam têm colesterol normal. Os maiores fatores de risco cardiovascular são inflamação e síndrome metabólica, e não colesterol, muito menos o total e o LDL.
Leia as NOVE postagens sobre colesterol aqui no blog.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 08/01/2014 16:50, "Disqus" escreveu:
Olá Patrícia,
ResponderExcluireu gostaria de tomar um probiótico. Já faco iogurte em casa, mas gostaria de fazer com actimel. Pode comprar o com acúcar mesmo, pois as bactérias o consomem, é isso? Não tenho acesso á Kefir, onde eu moro só dá pra comprar os grãos e mesmo assim é caríssimo. Pensei em optar pelas capsulas, mas não sei como escolher. Tem tantos diferentes, vi uns que podem conter tracos de soja, maltodextrina e por aí vai. Mas também tem uns que nõ contém porcarias mas fico em dúvida com esse negócio de famílias de lactobacílos aí fica a dúvida, como escolher??? :-/
Olá Ligiane,
ResponderExcluirPode ser o actimel sim! use 2 potinhos para 1 litro de leite. As vezes faço com o Yakult, mas prefiro o Actimel.
Tbm não entendo desses probióticos. Melhor se ater ao que conhecemos. Vc vai gostar bem do Yakult caseiro.
Obrigada Adriana!
ResponderExcluirVou fazer hoje mesmo. :-)
Obrigada Patrícia!
ResponderExcluirVou fazer hoje mesmo. :-)
Oi Patrícia, td bem?
ResponderExcluirEu fiz o actimel com 2 potinhos em um litro e ficou grossíssimo. Duro mesmo dava até pra desenformar, mas ficou muito cheiroso e gostoso. É assim mesmo? Ficou igual á iogurte normal.
Sim, é normal! Bata no mixer ou no liquidificador se quiser mais líquido.
ResponderExcluirPenso que isso acontece porque fazemos com leite integral. O Actimel, Yakult e outros leites fermentados são todos feitos com leite desnatado.
Então deu certo, deve ser por causa do leite mesmo. O negócio é cuidar pra não exagerar, fica muito bom! rs
ResponderExcluirDepede dos seus objetivos. Se for emagrecer, não exagere na quantidade. Se não precisa emagrecer, pode!
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html
Oi Patricia, muito obrigado pela resposta.
ResponderExcluirSeria para emagrecer mesmo, mas nem digo pra comer sempre, digo de vez em quando. A batata nem é problema, consigo ficar sem comer tranquilo.
Eu estava vendo algumas coisas na internet e fiquei com mais algumas duvidas.
A PIS (proteina isolada de soja) posso usar pra fazer algumas receitas? polvilho, damasco, grao de bico, lentilha pode ser consumido?
Desculpa pelas duvidas e agradeço desde ja
nada de PIS
ResponderExcluir2014-02-19 14:37 GMT-03:00, Disqus :
Ola Patricia, voce teria algum lugar onde eu possa ter acesso as receitas que voce partilha. Tais como: yogurt caseiro, yakult, actimel....Obrigado!
ResponderExcluirOi Patrícia...
ResponderExcluirVi que a lactulona tem lactose, galactose e frutose... como será usado esporadicamente não teria maiores problemas para quem não tem intolerância???
Muito obrigada!!!
Andrea
Pode usar. Ela não contém esses açúcares simples, e sim em combinação não digerível - é um pré-biótico
ResponderExcluirFarmacocinética/Farmacodinâmica:
A *Lactulona*® apresenta como princípio ativo a lactulose, um dissacarídeo comum, formado por uma molécula de galactose e uma de frutose, também denominada quimicamente como 4-O-ß-D-galactopiramosil-D-frutose.
Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal e nem é hidrolisável pelas enzimas intestinais, devido à ausência da enzima específica - a lactulase. Desta forma, chega ao cólon praticamente inalterada, onde é fermentada pelas bactérias sacarolíticas, produzindo o ácido lático e pequenas quantidades de ácido acético e ácido fórmico. A acidificação do meio que ocorre na degradação da lactulose desencadeia mecanismos responsáveis pela sua ação na constipação e na encefalopatia hepática.
A acidificação do conteúdo intestinal e o aumento na pressão osmótica causam um afluxo de líquidos para o interior do cólon, o que resulta em aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando dessa forma o trânsito intestinal.
A *Lactulona*® também reduz a concentração sangüínea de amônia (de 25 a 50%), uma vez que, estando a acidez do conteúdo colônico superior à do sangue, ocorre uma migração de amônia do sangue para o cólon, formando o íon amônio (NH4+) que, por não ser absorvido, é eliminado nas fezes. Dessa forma, o medicamento melhora o estado de consciência, observado no eletroencefalograma e, aumenta a tolerância às proteínas da dieta em pessoas com encefalopatia hepática.
A *Lactulona*®, por sua ação fisiológica e não-farmacológica, está indicada especialmente nos casos em que se busca facilitar ao máximo a evacuação, evitando-se o esforço, como por exemplo, em cardíacos e hipertensos. É também indicada na constipação associada a problemas pediátricos, no puerpério, em idosos e acamados, pessoas submetidas a cirurgia e com condições dolorosas do reto e ânus, como fissuras, hemorróidas e após hemorroidectomia ou quando a constipação é conseqüência do tratamento com determinados fármacos, como hipnoanalgésicos e obstipantes, bem como para dependentes de laxantes estimulantes.
A *Lactulona*® não é um medicamento laxante e sim um agente fisiológico que restabelece a regularidade intestinal, podendo levar de 3 a 4 dias para que se obtenham os primeiros efeitos. Por sua ação fisiológica, a *Lactulona*® não induz o hábito, podendo ser utilizada a longo prazo.
Em 27 de junho de 2014 10:45, Disqus escreveu:
Obrigada Dr.Souto
ResponderExcluirMt bom.
ResponderExcluir