Umas dúvidas quanto à tabela em inglês, que andei guardando há tempos: Nata e creme de leite não seriam paleo também (por ter quase nada de proteína e carb)? Dá pra considerar queijo algo "quase-paleo" pra quem tolera lactose bem?
Soja, quando fermentada, ainda é ruim? Pois não está diferenciado ali. Japoneses comem soja fermentada.
Eu sei que amendoim é legume, e não é paleo, mas tipo manteiga\pasta de amendoim não pode comer de vez em quando? Ou a questão das lectinas (ainda mais aqui no Brasil, que acho que não regula isso) e outras coisas faz ser prejudicial em qualquer hipótese?
Feijões e leguminosas certamente não são paleo. Mas um feijão cozido, por exemplo, ou vagem...a informação nutricional de macros deles eu acho bem boa, estou errado? Teria como considerar saudável de alguma forma?
Eu conheço mais os óleos de coco e de oliva. Tem outros que tem benefícios parecidos? (ou pelo menos não tem os malefícios do excesso de ômega-6). O que acha do óleo de linhaça? (uma vez pesquisei e vi que o ômega-3 dele era tipo 10x inferior ao do peixe...ele tem outro defeito?)
Me considero meio ignorante no quesito paleo...lowcarb manjo mais heheh.
Entre Azeite de oliva extra virgem, Manteiga e Óleo de coco virgem e/ou extra virgem ( qual a diferença !?)
Sem levar em conta o preço ou custo beneficio , qual seria o mais saudável para preparo dos alimentos, frituras, grelhados e enfim... E porque !? Se puder fazer um ranking deles, também ajudaria bastante
Adorei! Só não vou passar pra frente pq se alguém em transição vê isso provavelmente prefere se matar doq ser páleo (minha avó msm falou 'ñ pode nem laranja e banana? ñ pode é nada. pode é morrer msm' ... fazer oq né?)
Eu falei q no início seria melhor evitar, até a glicose abaixar. Pq ela ñ come, ela chupa. Ou seja, as fibras ficam todas lá e ela pega apenas o açúcar... E isso à tarde, estomago vazio e não é só uma... Mas sem dúvida o bom não pode ser inimigo do ótimo. Mas ela não qr tentar, pq teria q fazer um bolo pras outras pessoas e um pra ela, bla bla bla, q q eu ia comer, etc. Mas estou na esperança de aos poucos, com os outros ao redor mudando, ela tente tbm e veja os benenfícios.
Ao experimentar minha pilcha para amanhã, tive que fazer mais um furo na guaiaca e duas pregas na bombacha. Efeito da dieta do Dr. Souto!!! Até as caixas do supermercado estão impressionadas com minha "esbelteza", já que no carrinho só passa banha, bacon, linguiça, carnes, verduras, toucinho, torresmo, ovos, potes de nata. Não acreditaram que estou comendo o que compro. Para não ficar discursando na fila do caixa, levo cartões com o endereço do blog e dou para quem mostrar curiosidade com o tema e quiser descobrir o meu "segredo" da boa forma. Um grande abraço e feliz dia do gaúcho a todos da querência.
Arthur, nata, creme de leite (Nestlê de lata), queijos são LCHF. O Mark Sisson tem abordagem Primal que inclui os laticínios pra quem os tolera. Tem outros autores que tbm apoiam o uso de laticínios.
Soja fermentada (boa, sem aditivos, açucar, glutamato monossódico, etc) eu uso! Não vejo problemas por ser fermentada.
Eu não acredito que comer uma coisa que não faz bem de vez em quando seja problemático. Aliás, acho que até precisa... acho insensato buscar uma extrema purificação num mundo que NUNCA vai ser 'puro'. Tem gente que come manteiga de amendoim e inclusive amendoins, mas não é a base da alimentação. Eu as vezes uso em receitas. ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html )
Sobre as leguminosas, parece que não tem saída! Eu já fui vegana e crudívora e pesquisa bastante pra tentar deixar as leguminosas menos nocivas pra mim...vc não faz ideia de como são as orientações pra deixar as leguminosas 'comíveis'. Ou se comia depois de alguns dias de molho ou na forma germinativa. Cada uma tem um tempo que precisa deixar de molho, trocar a água duas vezes ao dia,! Feijões leguminosas nunca me fizeram muito bem, mesmo germinados, por isso foi fácil pra mim deixar de lado.
Óleo de linhaça nunca usei. O Dr. Souto recomenda a farinha de linhaça (de preferencia moída na hora) pra intestino preguiçoso. Como será a extração do óleo?
Dr. Souto segue link em um site especializado em corrida que vai ao encontro do que é discutido em seu blog, com uma abordagem um pouco diferente mas vale o registro.
Muito legal o fluxograma! Mas Dr. Souto, me esclarece uma dúvida: pode-se fazer jejum intermitente mesmo não praticando musculação? A perda de massa magra será muito grande ou mesmo assim a perda de gordura será muito maior? Desde já agradeço pela atenção.
A perda de massa magra acontecerá com qualquer esquema de emagecimento que não seja acompanhado de musculação. Desliga esse computador e vai levantar uns pesos!
KKK... É verdade!! Já estou com a musculatura flexora dos quirodáctilos hipertrofiada de tanto digitar!!! KKK... Já passou da hora de exercitar os outros músculos. O mais engraçado é que pratiquei musculação 6 dias por semana durante 15 anos... E agora parece que o dia encolheu e os afazeres triplicaram (o trabalho na minha clínica, casamento, filha, etc...)! Um abraço e viva o nosso dia!!! ("Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...")
Arthur, e a banha? Eu uso assim: Para o preparo de coisas salgadas: banha (e bem de vez em quando a manteiga). Para o preparo de coisas doces: manteiga e óleo de coco. Azeite somente após o preparo.
Olá, pessoal boa noite!!! Uma dúvida cruel: Como substituir o molho shoyu nas comidinhas japas?! Semana passada descobri, olhando a lista de ingredientes, q além de açúcar e soja, tem amido!!! Pior q adoro esse troço com raiz forte!!!:(... Alguma sugestão?! Obrigada!!!
Oi gente. Gostaria de uma indicação, por favor. Meu nome é Berg, sou paraibano, e moro no interior do meu Estado. Meu IMC é 33,7 (Obesidade). Há umas duas semanas estou tentando me reeducar aos moldes da low-carb. Estou fazendo isso gradualmente, porque sei que pra mim essa é a forma mais fácil de não desistir. Extingui refrigerantes e sucos, trocando por refrigerantes diets. Mas depois do que li e vi na midia recentemente, nem isso mais quero.
Atualmente, troquei a maior quantidade de carb que pude. Sei que o intuito do site não é efetivamente dar receitas/cardápios, mas orientações. Minha alimentação hj se resume a bacon, ovos, leite, queijo, leite e frutas. Apesar de não ser o indicado, no almoço ainda limito a qtde de carb ingerida a 3 ou 4 colheres de arroz com feijão. E no jantar, praticamente são 400 ou 500ml de coalhada.
Lei a respeito das dietas low-carb, paleo, atkins, dukan, aqui e em outros sites. Contudo algumas questões ainda não ficaram claras. Por exemplo, 1) frutas: o que é recomendável comer? Tenho acesso a uva, maçã, banana, manga, melancia (o que é ótimo aqui no sertão, que é quente pra caramba), maracujá e goiabada (não necessariamente na mesma ordem e em todos os dias da semana). Não tenho intolerância a nenhuma destas. Contudo, com a restrição de açúcar, o que não se recomenda neste panorama??
2) Outra questão: leite, recomendável ou não? Algumas literaturas que li diziam que leite, por si só, não é recomendável, mas seus derivados (queijo, nata, manteiga e coalhada) não são. Por morar no interior, tenho acesso a leite "da vaca", sem passar por processos de pasteurização. Em outras palavras, não tomo leite de saco, caixinha, em pó, similares.
3) Um terceira dúvida (me perdoem o tamanho do texto), diz respeito a lanches intermediários. O que comer? Se comer? E quando a barra de cereais, ou cereais matinais? E antes de dormir? Me agrada muito um copo de leite, ou um fruta nessas horas, mas aí voltamos recursivamente às duas questões anteriores =)
4) Por último (enfim!!), e com relação à ingestão de líquidos com as refeições? Água especificamente! Indicado, não?
No mais, estou me tornando um leitor consciente do site espero uma orientação da equipe. No aguardo, obg.
Perfeito! Estou muito feliz de ter perdido 4 quilos já em menos de um mês! Gostaria de agradecer ao Doutor Souto pelas valiosas dicas e ensinamentos! Ainda minha única falta maior é de comer um pãozinho! Mas devagar vou perdendo o interesse, ao menos com açúcar já estou assim. Abraço ao Doutor!
Ai graças a Deus!!! :)... Pesquisando, achei esse --> http://ayumioriental.produto.rakuten.com.br/molho-de-soja-shoyu-daimaru-sem-acucar-500ml.aspx Bom, a soja é fermentada... mas ainda tem o milho!!! Vai ter q ser bem de vez em quando!!! :(
Tá faltando vegetais nessa sua dieta (brocolis, tomate, pepino, quiabo, alface,pimentão, cebola, etc, etc, etc…)
Pode variar bem nas carnes também, aproveita, essa é a grande vantagem dessa dieta, existe uma quantidade infinita de combinações de carnes/ vegetais/ boas gorduras/ temperos e ervas. Não tem como ficar com tédio. Se eu fosse vc focava nisso carnes e vegetais.
1) No início é legal restringir a ingestão de carboidrados (abaixo de 100g/dia é uma boa meta) e algumas frutas tem muito (particulartmente essas que você mencionou). Dê preferência para morango, côco e abacate. Melão, pessegos, maçã e pera são intermediárias em frutose. Uva, manga, melancia, banana podem ser consumidas, mas com cautela na fase inicial, já que o seu objetivo é perda de peso (uma banana pode ter 25g de carboidrato).
Explicação completa sobre o tema frutas http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html
Pra ter uma noção da quantidade de carboidratos das frutas e outrosalimentos http://www.corpoperfeito.com.br/tabeladealimentos/default.aspx
O leite sugiro retirar no início (mesmo o natural que vc está bebendo), leva a liberação de quantidades importantes de insulina. derivados do leite ricos em gordura (e pobres em lactose) ok. Mas não vá fazer uma dieta a base de derivados do leite... No futuro, tenta reintroduzir o leite e vê a resposta. Pega esse seu leite não pasteurizado e faz iogurte grego (aprendi esses dias e é bom demais) http://www.youtube.com/watch?v=Z0Tz6NOtPvA
Em inglês http://www.marksdailyapple.com/dairy-intolerance/#axzz2fO8Mq44K
O mais legal dessa dieta é o desaparecimento da necessidade de lanches. Vc fica super satisfeito com 3 ou duas refeições ao dia. Até lá seu lanche pode ser... enrolado de presunto e queijo, castanhas, morangos, coco (sustenta), etc. Esquece barra de cereal, cereal matinal, etc...
Muita água o dia inteiro, nas refeições sem exagero, ok.
Quanto as verduras, eu esqueci de mencionar (my fault!). Meu almoço é feito sim de salada crua (tomate, alface, cenoura, cebola, beterraba, couve-flor, repolho... não nessa mesma ordem, e nem sempre toda refeição, mas sempre tem alguma coisa, que é a maior qtde no meu prato), as 4colheres de arroz e feijao (separados ou como baião de dois), acrescido de azeite de oliva, carne (de sol, bisteca ou coxão mole) ou frango ou linguiça.
Meu interesse é sim perder peso.
Qto ao leite, a única dificuldade é deixar a coalhada, por ser fácil de fazer e barata de consumir (faço em casa, não compro industrializada). Outra dificuldade sim são as frutas, por causa do custo agregado. Mas vou tentar fazer uma adaptação.
E qto focar numa dieta só de leite, tô fora. É mais pelo valor nutritivo que ele dá, além da sensação de saciedade.
Vou olhar os links q vc passou. No mais, às ordens. Obrigado.
Que tal o quera? Agora um verso em prosa pra lembrar o tempo de trova de outrora.
"Gaúcho anda apilchado todo cambicho por prenda, taura da querência criado nas macegas do rincão, não enjeita um enguiço e nem um fogo de chão, com mate amargo e trago esquenta a goela, com uma china pra esquentar os pelegos nas noites frias e um cusco no pé do pingo pra servir de companheiro nas camperiadas."
O principal parece que vc já está fazendo (fora Trigo e acúcar). Pode ser que o consumo do arroz, feijão, frutas e batatas atrapalhem a perda de peso. Lembre-se de procurar consumir abaixo de 100g/dia de carb. Feijão tem outros problemas que não só o carboidrato (legume> anti-nutrientes). No início, retirar arroz, feijão, batata e frutas muito ricas em açúcar, no seu caso, acho uma boa, depois, a reintrodução gradual de alguns desses itens "pode"não lhe trazer problemas. Vc prefere fazer aos poucos, ok. Devagar e sempre, sem pressa, sem sofrer, vai experimentando. Mas pode ficar tranquilo, existe vida sem batata, arroz, etc... e é bem boa ... Nessa fase inicial é legar ler bastante sobre o assunto (tipo esse blog do Dr. Souto inteiro). Abs...
Desculpe estar enchendo aqui de perguntas... mas minha avó ñ qr emagrecer. Só controlar a glicose. Mas odeia gordura (ela disse q ñ come costela pq aumenta a glicose '.') e tem feito bolo de fibra de soja e de trigo. Achei q seria provisório, mas parece q ñ será. Para ela q ñ qr emagrecer, substituir esses lixos por polvilho doce/azedo da roça ou farinha de mandioca seria uma boa ou aumentaria mt a glicose, já q ela já tem problemas de glicose... Obrigada!
Dr. Souto, há alguma evidência que essa dieta aumenta celulite? O que se pode fazer quanto a elas? Em uma semana sem queijo, sem nata, sem creme de leite aumentei 1 kg, o que pode ter acontecido? Estou malhando pesado e fazendo hiit 2 x por semana. N posso achar normal ganhar 1 kg, essa semana tirei medidas e vou comparar semana q vem. Queria saber o q está acontecendo, pois depois de todas essas informações já não consigo mais ver minha vida fazendo uma dieta convencional!
Dr. Souto, minha avó teve AVC e tem pressão alta e minha mãe a alimenta com pão, sopa, leite desnatado, arroz e feijão basicamente. Estou tentando sugerir algo mais páleo, mas minha mãe tem medo de mudar a alimentação dela devido aos problemas de saúde que ela tem (ela também não fala mais e não enxerga muito bem, apesar de estar ciente e ter excelente memória). O que o senhor sugere?
Priscila, qualquer coisa é melhor do que soja e trigo. Dito isso, polvilho = amido; farinha de mandioca = amido... Ou seja, não tem os problemas do trigo (glutén) que alteram a permeabilidade intestinal, mas vão elevar a insulina.
Olá! Encontrei o blog há pouco tempo e ainda tenho muito que ler por aqui.
Infelizmente ainda não consegui cortar os carboidratos. Estou grávida de 10 semanas, e como sempre ocorre nas minhas gestações, tenho uma gastrite horrível, que rouba minha vida. O enjoo também me deixa totalmente indisposta para cozinhar e ter repúdio à comida que faço. Então estou me "arrastando" na cozinha, até que tudo isso passe e eu possa me dedicar à nova forma de preparar os alimentos.
Estou lendo o livro Barriga de Trigo e lá diz que pode-se comer amendoim, desde que torrado sem nenhuma gordura. E também diz para não comer carnes curadas, inclusive o bacon, devido às químicas acrescidas no processo. Agora vejo que vc não recomenda o amendoim e recomenda o bacon. Vc tem uma abordagem diferente do Davis para estes dois alimentos?
Ok. Obrigada. Acho q vou fazer farinha de coco. SE td der certo vou pelo mais saudável! E o amendoim? FAz mt mal? Acho a farinha dele aqui até barata... P.S.: O feijão tbm faz mt mal? Em pouca quantidade todo dia...
Feijão tem lecitinas, amendoim tbm. Mas, teste vale testar. As vezes um pouco não vai fazer tão mal. Explore mais o blog!digite 'feijão' e depois 'amendoim' na ferramenta de busca do blog e veja os comentários.
Estou fazendo isso agorinha ;) no blog e no google, junto com a palavra doutor souto. Tenho aprendido tanto nos comentário quanto aprendo nos posts. Obrigada!
Acabei de olhar e a fibra de soja q estou usando não contém glutén... ao menos é oq diz a embalagem. Vale a pena usar ou msm sem glutem é veneno empacotado?
Vou deixar a pergunta aqui porque é o post mais recente, se alguém souber responder agradeço.
Eu ando apresentando espinhas e não estou gostando disso, pois fiz um tratamento muito sério contra acne por 9 meses, foi muito sofrimento, e isso depois de adulta; tenho pavorrr de que elas voltem (e elas estão voltando com essa dieta). Já li por aqui que seria bom retirar laticínios e ovos. Laticínios tudo bem, acho que o queijo dá mais sabor do que saciedade, e de iogurte eu não sou grande fã, eu tomo mais pelos benefícios à flora intestinal. Mas se eu tirar o ovo vou ficar fadada a comer apenas frango (eu como peixe, mas é mais difícil encontrar, preparar, etc - não como carne vermelha, de porco , nem seus derivados). Meu intestino também não anda funcionando muito bem, talvez possa ser isso, mas não tenho certeza.
Alguém saberia dizer o que tenho que fazer? Não pretendo parar com a dieta, mas também não quero ter espinhas depois de velha, depois de anos lutando contra e depois de tudo o que passei com o tratamento.
O peso oscila por outros motivos. Ciclo menstrual, consumo de sal (água), peso das fezes dentro do intestino... por isso sugiro fazer médias e comparar médias (e não, não dá celulite): http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
O problema do bacon é o fato de ser defumado - nesse sentido, o Davis tem razão (mas o problema do bacon NÃO é a gordura nem o sal).
Quanto ao amendoim, é o problema das lecitinas para quem tem doenças auto-imunes (busque a postagem sobre diferenças entre paleo e low carb). Quanto à gravidez, veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html
Ture completamente os laticínios, depois nos conte. Cordain, L. et al., 2002. Acne vulgaris: a disease of Western civilization.*Archives of dermatology*, 138(12), pp.1584–1590. Cordain, L., 2006. Dietary Implications for the Development of Acne: A Shifting Paradigm. , 1(2), pp.1–5. Available at: http://www.touchdermatology.com/articles/dietary-implications-development-acne-shifting-paradigm[Accessed September 3, 2013]. Cordain, L., 2005. Implications for the role of diet in acne.*Seminars in cutaneous medicine and surgery*, 24(2), pp.84–91. Cordain, L., Eades, M.R. & Eades, M.D., 2003. Hyperinsulinemic diseases of civilization: more than just Syndrome X.*Comparative biochemistry and physiology. Part A, Molecular & integrative physiology*, 136(1), pp.95–112. Melnik, B., 2012. Dietary intervention in acne.*Dermato-endocrinology*, 4(1), pp.20–32. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408989/[Accessed September 3, 2013]. Melnik, B.C., John, S.M. & Schmitz, G., 2011. Over-stimulation of insulin/IGF-1 signaling by western diet may promote diseases of civilization: lessons learnt from laron syndrome.*Nutrition & Metabolism*, 8, p.41. Available at:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141390/[Accessed September 3, 2013].
Tenho duvidas, quanto à diferença da manteiga e manetiga extra sem sal, percebi que a extra é mais branquinha assemelhando à banha, a outra é mais amarelada, li no rotulo e não vi diferença. qual a melhor pra quem faz LCHF? Obrigada.
Obrigada pela paciência de sempre. Eu li que no início da dieta deve se aumentar a ingestão de sal né? E posteriormente, deve manter ou reduzir novamente?
Consegui me livrar do veneno já. Tá em outro comentário oq falei para tirar o vício xD Agora só falta o tal açúcar ligth q usam no café... Mas é melhor do que o açúcar normal, pelo menos.
Adoro o humor ácido do dr. Souto! \o/ Me lembrei do povo maromba que se acha super saudável porque tirou o glúten ... mas vive postando fotos de receitas com fibra de soja nas redes sociais. :D
Bem, de fato, fazem pelo menos 20dias que estou reduzindo a qtde de carbs à menos de 100. Minha meta, por hora, é menos de 80 por dia. Ja retiriei completamente arroz, feijão e derivados do leite (na sua maioria. restou somente a nata natural do leite, que misturo ao café). Das frutas, ficou o abacate. Maças, uvas, ameixas, e todo o resto, tirei. Estou sim, também, emagrecendo: teste de fita métrica e de cinto estao me dando esta conclusão.
Resolvi me pesar depois de 10 ou 12dias (não lembro ao certo). Sei que não é o correto, que deveria me pesar todos os dias, ao acordar, depois de urinar e não ingeriri nada antes, nem água. Mas como aqui não tenho balança (e enquanto não providencio uma), é o jeito que dá. Neste tempo, perdi em média 2kg.
Contudo, com a perca de peso, vem a flacidez abdominal (que é onde se encontra minha maior "protuberância"). Sei que este blog não tem como intuito sobre exercícios físicos. Mas nesse caso, o que juntar à dieta LCHF, para evitar ficar cheio de pelanca balançando?
Outro fato: não tenho como ir à academia. Estou desempregado, somente estudando, terminando meu mestrado. E em virtude do desemprego, tenho que concentrar os custos com foco. Já pesquisei sobre exercicios em casa, do tipo anaerobicos, principalmente HIIT. Contudo, tenho ainda algumas dúvidas sobre estes e lowcarb.
Algum ajuda de alguém? Alguma experiência passada?
Precisa reduzir as proteínas e aumentar a gordura (se você deseja fazer dieta cetogênica). Lembrando que páleo não cetogênico e que não precisa estar em cetose para emagrecer. Óleo de coco é outra coisa que ajuda muito. Dr. Jose Carlos Souto, M.D. Sent from Android phone Em 12/10/2013 12:33, "Disqus" escreveu:
Dr. Souto, então pessoas que não tem doenças auto-imunes podem comer amendoim? Eu tenho comido amendoim quase todos os dias, isso pode afetar meus resultados? Vc poderia postar o link da diferença entre paleo e LCHF? Obrigada!
Mariana, amendoins são leguminosas (tal como feijão, soja) tem lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal. Não é bom comer todos os dias e sim esporadicamente.
Low carb-hight fat muitas vezes não observa a qualidade dos alimentos. Por exemplo, como farelos, glúten, leguminosas que tem baixo carb. Mas fazem mal para o organismo.
Páelo se preocupa com a qualidade dos alimentos - é a comida com a qual evoluímos.
Patrícia Ayres e J. C. Souto me ajudem aqui nessa duvida... O Shoyu(açúcar ,soja ,amido)
,Maionese Hellmans (amido modificado,açúcar),Iogurte sem lactose(malto dextrina,amidos modificado),salsicha da sadia( fécula de mandioca,maltodextrina) e bacon da Sadia(contem açúcar)
todos alimenos citados acima possuem venenos haha entretanto eles na sequencia possuem 0g de carbo,0,9g de carbo , 8g de carbo e 1,5g carbo e por ultimo o Bacon com 0g de carbo... sao alimentos que possuem uma quantidade muito baixa de carboidratos..Para estar em lipolise esses alimentos atrapalham? Eu devo levar em conta os ingredientes ou a quantidade de carboidrato???
e a ultima duvida vamos supor que iventem um alimento X que contenha todos os ingredientes dos alimentos acima porem ele possui 0g de carbo,esse alimentos X quando ingerido dara pico de insulina??
Concordo com vc!!na minha cabeca eu achava q nos so engordamos quando ingerimos alimentos que dao altos picos de insulina,entao um alimento que nao gera pico de insulina, mas prejudica o intestino e ainda causa inflamacao podem prejudicar a dieta no quesito de emagrecimento??
oleo de girassol por exemplo,eh prejudicial a saude no entanto nao gera pico de insulina(0g de carbo) e gera inflamacao entao esse alimento atrapalha a dieta?
mesma regra iria pra gordura trans??tipo eleas fazem muito mal mas nao geram pico de insulina
quando voce falar atrapalhar a dieta vc quer dizer no emagrecimento ou em saude no geral??
Pedro, não vejo como separar emagrecimento e saúde! Pode-se emagrecer passando fome, tomando shakes, etc, mas isso é sustentável? NÃO! Quando parar, vai engordar tudo de novo e a saúde estará péssima. Se temos um intestino permeável, estamos doentes e isso prejudica TUDO no organismo. Se afeta até o psicológico, imagine o resto!
Sim, sim...Mas a inflamacao do intestino realmente engorda ou apenas faz mal? por exemplo nos finais de semana eu costumo comer sashimi com molho shoyu, em tese alem causar inflamacao vou estar atrapalhando a cetose ou lipolise??
Eu etendi sua mensagem no sentido de saude, mas queria etender mais o mecanismo mesmo haha,porque o @J. C. Souto perdeu mais de 10kg bebendo coca zero direto ,que possui corante de caramelo,aspartame(que vc ja sabe soh para constar mesmo) e emagreceu da mesma maneira
Pode ser que funcione contigo tbm! Pode ser que não! Não acho que um shoyu aos fins de semana vão te prejudicar. Mas tem pessoas que não podem com creme de leite, trava o emagrecimento. Tem outras que não podem com laticínios que trava o emagrecimento. E tem pessoas que emagrecem muito rápido, outras muito lentamente. Cada caso é um, entende?
Pedro, meu uso pro Whey é 'recreativo', como diz o Dr. Souto! Uso com nata, com actimel caseiro, bato com banana verde. E faço musculação pra hipertrofia. Mas como ainda quero secar bastante, fico em torno de 1g de proteína por kg de peso ideal. Não sou especialista, mas penso que whey é bom pra quem procura hipertrofia e precisa bater a quantidade de proteína diária necessária.
Fantástico!
ResponderExcluirBom pra imprimir e pregar na geladeira...
Diga-se de passagem foi a Patrícia que me passou!
ResponderExcluir2013/9/18 Disqus
Umas dúvidas quanto à tabela em inglês, que andei guardando há tempos: Nata e creme de leite não seriam paleo também (por ter quase nada de proteína e carb)? Dá pra considerar queijo algo "quase-paleo" pra quem tolera lactose bem?
ResponderExcluirSoja, quando fermentada, ainda é ruim? Pois não está diferenciado ali. Japoneses comem soja fermentada.
Eu sei que amendoim é legume, e não é paleo, mas tipo manteiga\pasta de amendoim não pode comer de vez em quando? Ou a questão das lectinas (ainda mais aqui no Brasil, que acho que não regula isso) e outras coisas faz ser prejudicial em qualquer hipótese?
Feijões e leguminosas certamente não são paleo. Mas um feijão cozido, por exemplo, ou vagem...a informação nutricional de macros deles eu acho bem boa, estou errado? Teria como considerar saudável de alguma forma?
Eu conheço mais os óleos de coco e de oliva. Tem outros que tem benefícios parecidos? (ou pelo menos não tem os malefícios do excesso de ômega-6). O que acha do óleo de linhaça? (uma vez pesquisei e vi que o ômega-3 dele era tipo 10x inferior ao do peixe...ele tem outro defeito?)
Me considero meio ignorante no quesito paleo...lowcarb manjo mais heheh.
kkk, que zona...
ResponderExcluirBoa noite, Dr. Souto
ResponderExcluirEu tenho uma duvida sobre o preparo dos alimentos
Entre Azeite de oliva extra virgem, Manteiga e Óleo de coco virgem e/ou extra virgem ( qual a diferença !?)
Sem levar em conta o preço ou custo beneficio , qual seria o mais saudável para preparo dos alimentos, frituras, grelhados e enfim...
E porque !? Se puder fazer um ranking deles, também ajudaria bastante
Grato,
Mario.
Hahahaha! Love it!
ResponderExcluirAdorei! kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDr. Souto!!!!
ResponderExcluirRi alto com o " provavelmente é uma pedra e esta porcaria dará cabo de ti"
Muito bom...e um grande abraço!
Adorei! Só não vou passar pra frente pq se alguém em transição vê isso provavelmente prefere se matar doq ser páleo (minha avó msm falou 'ñ pode nem laranja e banana? ñ pode é nada. pode é morrer msm' ... fazer oq né?)
ResponderExcluirMas pode comer laranja :-)
ResponderExcluir2013/9/19 Disqus
Eu falei q no início seria melhor evitar, até a glicose abaixar. Pq ela ñ come, ela chupa. Ou seja, as fibras ficam todas lá e ela pega apenas o açúcar... E isso à tarde, estomago vazio e não é só uma... Mas sem dúvida o bom não pode ser inimigo do ótimo. Mas ela não qr tentar, pq teria q fazer um bolo pras outras pessoas e um pra ela, bla bla bla, q q eu ia comer, etc. Mas estou na esperança de aos poucos, com os outros ao redor mudando, ela tente tbm e veja os benenfícios.
ResponderExcluirAo experimentar minha pilcha para amanhã, tive que fazer mais um furo na guaiaca e duas pregas na bombacha. Efeito da dieta do Dr. Souto!!! Até as caixas do supermercado estão impressionadas com minha "esbelteza", já que no carrinho só passa banha, bacon, linguiça, carnes, verduras, toucinho, torresmo, ovos, potes de nata. Não acreditaram que estou comendo o que compro. Para não ficar discursando na fila do caixa, levo cartões com o endereço do blog e dou para quem mostrar curiosidade com o tema e quiser descobrir o meu "segredo" da boa forma. Um grande abraço e feliz dia do gaúcho a todos da querência.
ResponderExcluirArthur, nata, creme de leite (Nestlê de lata), queijos são LCHF. O Mark Sisson tem abordagem Primal que inclui os laticínios pra quem os tolera. Tem outros autores que tbm apoiam o uso de laticínios.
ResponderExcluirSoja fermentada (boa, sem aditivos, açucar, glutamato monossódico, etc) eu uso! Não vejo problemas por ser fermentada.
Eu não acredito que comer uma coisa que não faz bem de vez em quando seja problemático. Aliás, acho que até precisa... acho insensato buscar uma extrema purificação num mundo que NUNCA vai ser 'puro'. Tem gente que come manteiga de amendoim e inclusive amendoins, mas não é a base da alimentação. Eu as vezes uso em receitas. ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html )
Sobre as leguminosas, parece que não tem saída! Eu já fui vegana e crudívora e pesquisa bastante pra tentar deixar as leguminosas menos nocivas pra mim...vc não faz ideia de como são as orientações pra deixar as leguminosas 'comíveis'. Ou se comia depois de alguns dias de molho ou na forma germinativa. Cada uma tem um tempo que precisa deixar de molho, trocar a água duas vezes ao dia,! Feijões leguminosas nunca me fizeram muito bem, mesmo germinados, por isso foi fácil pra mim deixar de lado.
Óleo de linhaça nunca usei. O Dr. Souto recomenda a farinha de linhaça (de preferencia moída na hora) pra intestino preguiçoso. Como será a extração do óleo?
Dr. Souto segue link em um site especializado em corrida que vai ao encontro do que é discutido em seu blog, com uma abordagem um pouco diferente mas vale o registro.
ResponderExcluirhttp://www.webrun.com.br/h/noticias/a-promocao-da-obesidade/15079
Muito legal o fluxograma!
ResponderExcluirMas Dr. Souto, me esclarece uma dúvida: pode-se fazer jejum intermitente mesmo não praticando musculação? A perda de massa magra será muito grande ou mesmo assim a perda de gordura será muito maior?
Desde já agradeço pela atenção.
Mas bah, gaudério velho! Vai acabar decolando uma prenda nessa fila, pilchado e mais fino que assobio de papudo!
ResponderExcluirEm 19 de setembro de 2013 11:46, Disqus escreveu:
A perda de massa magra acontecerá com qualquer esquema de emagecimento que não seja acompanhado de musculação. Desliga esse computador e vai levantar uns pesos!
ResponderExcluir2013/9/19 Disqus
KKK... É verdade!! Já estou com a musculatura flexora dos quirodáctilos hipertrofiada de tanto digitar!!! KKK...
ResponderExcluirJá passou da hora de exercitar os outros músculos.
O mais engraçado é que pratiquei musculação 6 dias por semana durante 15 anos... E agora parece que o dia encolheu e os afazeres triplicaram (o trabalho na minha clínica, casamento, filha, etc...)!
Um abraço e viva o nosso dia!!! ("Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...")
Geeente! que buniteza esses gaúchos conversando!!
ResponderExcluirTô istribuchando de rir! kkkk
Arthur, e a banha?
ResponderExcluirEu uso assim: Para o preparo de coisas salgadas: banha (e bem de vez em quando a manteiga).
Para o preparo de coisas doces: manteiga e óleo de coco.
Azeite somente após o preparo.
Fazendo bem puxado, 1x por semana basta!
ResponderExcluirEm 19 de setembro de 2013 14:31, Disqus escreveu:
Óleo de linhaça era usado como um tipo de verniz.
ResponderExcluirNa abordagem usual aqui, a minha avó reconheceria ele como um produto para dar acabamento em madeira, não para comer.
http://www.leroymerlin.com.br/detalhe-do-produto/-/produto/87082730
______
42
2.
ResponderExcluirOlá, pessoal boa noite!!! Uma dúvida cruel: Como substituir o molho shoyu nas comidinhas japas?! Semana passada descobri, olhando a lista de ingredientes, q além de açúcar e soja, tem amido!!! Pior q adoro esse troço com raiz forte!!!:(... Alguma sugestão?! Obrigada!!!
ResponderExcluirOi gente. Gostaria de uma indicação, por favor. Meu nome é Berg, sou paraibano, e moro no interior do meu Estado. Meu IMC é 33,7 (Obesidade). Há umas duas semanas estou tentando me reeducar aos moldes da low-carb. Estou fazendo isso gradualmente, porque sei que pra mim essa é a forma mais fácil de não desistir. Extingui refrigerantes e sucos, trocando por refrigerantes diets. Mas depois do que li e vi na midia recentemente, nem isso mais quero.
ResponderExcluirAtualmente, troquei a maior quantidade de carb que pude. Sei que o intuito do site não é efetivamente dar receitas/cardápios, mas orientações. Minha alimentação hj se resume a bacon, ovos, leite, queijo, leite e frutas. Apesar de não ser o indicado, no almoço ainda limito a qtde de carb ingerida a 3 ou 4 colheres de arroz com feijão. E no jantar, praticamente são 400 ou 500ml de coalhada.
Lei a respeito das dietas low-carb, paleo, atkins, dukan, aqui e em outros sites. Contudo algumas questões ainda não ficaram claras. Por exemplo, 1) frutas: o que é recomendável comer? Tenho acesso a uva, maçã, banana, manga, melancia (o que é ótimo aqui no sertão, que é quente pra caramba), maracujá e goiabada (não necessariamente na mesma ordem e em todos os dias da semana). Não tenho intolerância a nenhuma destas. Contudo, com a restrição de açúcar, o que não se recomenda neste panorama??
2) Outra questão: leite, recomendável ou não? Algumas literaturas que li diziam que leite, por si só, não é recomendável, mas seus derivados (queijo, nata, manteiga e coalhada) não são. Por morar no interior, tenho acesso a leite "da vaca", sem passar por processos de pasteurização. Em outras palavras, não tomo leite de saco, caixinha, em pó, similares.
3) Um terceira dúvida (me perdoem o tamanho do texto), diz respeito a lanches intermediários. O que comer? Se comer? E quando a barra de cereais, ou cereais matinais? E antes de dormir? Me agrada muito um copo de leite, ou um fruta nessas horas, mas aí voltamos recursivamente às duas questões anteriores =)
4) Por último (enfim!!), e com relação à ingestão de líquidos com as refeições? Água especificamente! Indicado, não?
No mais, estou me tornando um leitor consciente do site espero uma orientação da equipe. No aguardo, obg.
Existem Shoyu sem amido, sem açúcar e sem glutamato monossódico.
ResponderExcluirPerfeito! Estou muito feliz de ter perdido 4 quilos já em menos de um mês! Gostaria de agradecer ao Doutor Souto pelas valiosas dicas e ensinamentos! Ainda minha única falta maior é de comer um pãozinho! Mas devagar vou perdendo o interesse, ao menos com açúcar já estou assim.
ResponderExcluirAbraço ao Doutor!
Ai graças a Deus!!! :)...
ResponderExcluirPesquisando, achei esse --> http://ayumioriental.produto.rakuten.com.br/molho-de-soja-shoyu-daimaru-sem-acucar-500ml.aspx
Bom, a soja é fermentada... mas ainda tem o milho!!! Vai ter q ser bem de vez em quando!!! :(
Obrigada pela dica Pat!!! :)
Tá faltando vegetais nessa sua dieta (brocolis, tomate, pepino, quiabo, alface,pimentão, cebola, etc, etc, etc…)
ResponderExcluirPode variar bem nas carnes também, aproveita, essa é a grande vantagem dessa dieta, existe uma quantidade infinita de combinações de carnes/ vegetais/ boas gorduras/ temperos e ervas. Não tem como ficar com tédio. Se eu fosse vc
focava nisso carnes e vegetais.
1) No início é legal restringir a ingestão de carboidrados (abaixo de 100g/dia é uma boa meta) e algumas frutas tem muito (particulartmente essas que você mencionou). Dê preferência para morango, côco e abacate. Melão, pessegos, maçã e pera são intermediárias em frutose. Uva, manga, melancia, banana podem ser consumidas, mas com cautela na fase inicial, já que o seu objetivo é perda de peso (uma banana pode ter 25g de carboidrato).
Explicação completa sobre o tema frutas http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html
Pra ter uma noção da quantidade de carboidratos das frutas e outrosalimentos http://www.corpoperfeito.com.br/tabeladealimentos/default.aspx
O leite sugiro retirar no início (mesmo o natural que vc
está bebendo), leva a liberação de quantidades importantes de insulina. derivados do leite ricos em gordura (e pobres em lactose) ok. Mas não vá fazer uma dieta a base de derivados do leite...
No futuro, tenta reintroduzir o leite e vê a resposta. Pega esse seu leite não pasteurizado e faz iogurte grego (aprendi esses dias e é bom demais) http://www.youtube.com/watch?v=Z0Tz6NOtPvA
Em inglês
http://www.marksdailyapple.com/dairy-intolerance/#axzz2fO8Mq44K
O mais legal dessa dieta é o desaparecimento da necessidade
de lanches. Vc fica super satisfeito com 3 ou duas refeições ao dia. Até lá seu lanche pode ser... enrolado de presunto e queijo, castanhas, morangos, coco (sustenta), etc. Esquece barra de cereal, cereal matinal, etc...
Muita água o dia inteiro, nas refeições sem exagero, ok.
Opa Tiago.
ResponderExcluirObrigado pela resposta.
Quanto as verduras, eu esqueci de mencionar (my fault!). Meu almoço é feito sim de salada crua (tomate, alface, cenoura, cebola, beterraba, couve-flor, repolho... não nessa mesma ordem, e nem sempre toda refeição, mas sempre tem alguma coisa, que é a maior qtde no meu prato), as 4colheres de arroz e feijao (separados ou como baião de dois), acrescido de azeite de oliva, carne (de sol, bisteca ou coxão mole) ou frango ou linguiça.
Meu interesse é sim perder peso.
Qto ao leite, a única dificuldade é deixar a coalhada, por ser fácil de fazer e barata de consumir (faço em casa, não compro industrializada). Outra dificuldade sim são as frutas, por causa do custo agregado. Mas vou tentar fazer uma adaptação.
E qto focar numa dieta só de leite, tô fora. É mais pelo valor nutritivo que ele dá, além da sensação de saciedade.
Vou olhar os links q vc passou.
No mais, às ordens.
Obrigado.
Comentei da banha ali no meio heheh, mas fiquei só no que ele perguntou pra detalhar.
ResponderExcluirQue tal o quera?
ResponderExcluirAgora um verso em prosa pra lembrar o tempo de trova de outrora.
"Gaúcho anda apilchado todo cambicho por prenda, taura da querência criado nas macegas do rincão, não enjeita um enguiço e nem um fogo de chão, com mate amargo e trago esquenta a goela, com uma china pra esquentar os pelegos nas noites frias e um cusco no pé do pingo pra servir de companheiro nas camperiadas."
Alapucha tche!
Hilário! Pena que não traduziram tudo, e uma parte bem engraçada ficou de fora. :D
ResponderExcluirO principal parece que vc já está fazendo (fora Trigo e acúcar). Pode ser que o consumo do arroz, feijão, frutas e batatas atrapalhem a perda de peso. Lembre-se de procurar consumir abaixo de 100g/dia de carb. Feijão tem outros problemas que não só o carboidrato (legume> anti-nutrientes). No início, retirar arroz, feijão, batata e frutas muito ricas em açúcar, no seu caso, acho uma boa, depois, a reintrodução gradual de alguns desses itens "pode"não lhe trazer problemas. Vc prefere fazer aos poucos, ok. Devagar e sempre, sem pressa, sem sofrer, vai experimentando. Mas pode ficar tranquilo, existe vida sem batata, arroz, etc... e é bem boa ... Nessa fase inicial é legar ler bastante sobre o assunto (tipo esse blog do Dr. Souto inteiro).
ResponderExcluirAbs...
Desculpe estar enchendo aqui de perguntas... mas minha avó ñ qr emagrecer. Só controlar a glicose. Mas odeia gordura (ela disse q ñ come costela pq aumenta a glicose '.') e tem feito bolo de fibra de soja e de trigo. Achei q seria provisório, mas parece q ñ será. Para ela q ñ qr emagrecer, substituir esses lixos por polvilho doce/azedo da roça ou farinha de mandioca seria uma boa ou aumentaria mt a glicose, já q ela já tem problemas de glicose... Obrigada!
ResponderExcluirNão consigo parar de rir....tenho muitos colegas gaúchos aqui na empresa mas nunca escutei algo assim. É algum código secreto? kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEsse gráfico foi decisivo para eu diminuir drasticamente a ingestão de carbos.
ResponderExcluirEstou tentando fazer a tradução!!!!...rsrsrs
ResponderExcluirDr. Souto, há alguma evidência que essa dieta aumenta celulite? O que se pode fazer quanto a elas?
ResponderExcluirEm uma semana sem queijo, sem nata, sem creme de leite aumentei 1 kg, o que pode ter acontecido? Estou malhando pesado e fazendo hiit 2 x por semana. N posso achar normal ganhar 1 kg, essa semana tirei medidas e vou comparar semana q vem. Queria saber o q está acontecendo, pois depois de todas essas informações já não consigo mais ver minha vida fazendo uma dieta convencional!
Dr. Souto, minha avó teve AVC e tem pressão alta e minha mãe a alimenta com pão, sopa, leite desnatado, arroz e feijão basicamente. Estou tentando sugerir algo mais páleo, mas minha mãe tem medo de mudar a alimentação dela devido aos problemas de saúde que ela tem (ela também não fala mais e não enxerga muito bem, apesar de estar ciente e ter excelente memória). O que o senhor sugere?
ResponderExcluirCadê a tecla SAP?? kkkkk
ResponderExcluirPriscila, qualquer coisa é melhor do que soja e trigo.
ResponderExcluirDito isso, polvilho = amido; farinha de mandioca = amido...
Ou seja, não tem os problemas do trigo (glutén) que alteram a permeabilidade intestinal, mas vão elevar a insulina.
Olá!
ResponderExcluirEncontrei o blog há pouco tempo e ainda tenho muito que ler por aqui.
Infelizmente ainda não consegui cortar os carboidratos. Estou grávida de 10 semanas, e como sempre ocorre nas minhas gestações, tenho uma gastrite horrível, que rouba minha vida. O enjoo também me deixa totalmente indisposta para cozinhar e ter repúdio à comida que faço. Então estou me "arrastando" na cozinha, até que tudo isso passe e eu possa me dedicar à nova forma de preparar os alimentos.
Estou lendo o livro Barriga de Trigo e lá diz que pode-se comer amendoim, desde que torrado sem nenhuma gordura. E também diz para não comer carnes curadas, inclusive o bacon, devido às químicas acrescidas no processo. Agora vejo que vc não recomenda o amendoim e recomenda o bacon. Vc tem uma abordagem diferente do Davis para estes dois alimentos?
Ok. Obrigada. Acho q vou fazer farinha de coco. SE td der certo vou pelo mais saudável! E o amendoim? FAz mt mal? Acho a farinha dele aqui até barata...
ResponderExcluirP.S.: O feijão tbm faz mt mal? Em pouca quantidade todo dia...
Feijão tem lecitinas, amendoim tbm.
ResponderExcluirMas, teste vale testar. As vezes um pouco não vai fazer tão mal.
Explore mais o blog!digite 'feijão' e depois 'amendoim' na ferramenta de busca do blog e veja os comentários.
Estou fazendo isso agorinha ;) no blog e no google, junto com a palavra doutor souto. Tenho aprendido tanto nos comentário quanto aprendo nos posts. Obrigada!
ResponderExcluirAcabei de olhar e a fibra de soja q estou usando não contém glutén... ao menos é oq diz a embalagem. Vale a pena usar ou msm sem glutem é veneno empacotado?
ResponderExcluirVou deixar a pergunta aqui porque é o post mais recente, se alguém souber responder agradeço.
ResponderExcluirEu ando apresentando espinhas e não estou gostando disso, pois fiz um tratamento muito sério contra acne por 9 meses, foi muito sofrimento, e isso depois de adulta; tenho pavorrr de que elas voltem (e elas estão voltando com essa dieta). Já li por aqui que seria bom retirar laticínios e ovos. Laticínios tudo bem, acho que o queijo dá mais sabor do que saciedade, e de iogurte eu não sou grande fã, eu tomo mais pelos benefícios à flora intestinal. Mas se eu tirar o ovo vou ficar fadada a comer apenas frango (eu como peixe, mas é mais difícil encontrar, preparar, etc - não como carne vermelha, de porco , nem seus derivados). Meu intestino também não anda funcionando muito bem, talvez possa ser isso, mas não tenho certeza.
Alguém saberia dizer o que tenho que fazer? Não pretendo parar com a dieta, mas também não quero ter espinhas depois de velha, depois de anos lutando contra e depois de tudo o que passei com o tratamento.
O peso oscila por outros motivos. Ciclo menstrual, consumo de sal (água), peso das fezes dentro do intestino... por isso sugiro fazer médias e comparar médias (e não, não dá celulite):
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
Em 20 de setembro de 2013 09:25, Disqus escreveu:
Sugiro LCHF, é claro
ResponderExcluirEm 20 de setembro de 2013 11:13, Disqus escreveu:
O problema do bacon é o fato de ser defumado - nesse sentido, o Davis tem razão (mas o problema do bacon NÃO é a gordura nem o sal).
ResponderExcluirQuanto ao amendoim, é o problema das lecitinas para quem tem doenças auto-imunes (busque a postagem sobre diferenças entre paleo e low carb).
Quanto à gravidez, veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html
Em 20 de setembro de 2013 13:02, Disqus escreveu:
Veneno de rato também não contém glúten
ResponderExcluir2013/9/20 Disqus
Ture completamente os laticínios, depois nos conte.
ResponderExcluirCordain, L. et al., 2002. Acne vulgaris: a disease of Western civilization.*Archives
of dermatology*, 138(12), pp.1584–1590.
Cordain, L., 2006. Dietary Implications for the Development of Acne: A Shifting Paradigm. , 1(2), pp.1–5. Available at: http://www.touchdermatology.com/articles/dietary-implications-development-acne-shifting-paradigm[Accessed September 3, 2013].
Cordain, L., 2005. Implications for the role of diet in acne.*Seminars in cutaneous medicine and surgery*, 24(2), pp.84–91.
Cordain, L., Eades, M.R. & Eades, M.D., 2003. Hyperinsulinemic diseases of civilization: more than just Syndrome X.*Comparative biochemistry and physiology. Part A, Molecular & integrative physiology*, 136(1), pp.95–112. Melnik, B., 2012. Dietary intervention in acne.*Dermato-endocrinology*, 4(1), pp.20–32. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408989/[Accessed September 3, 2013].
Melnik, B.C., John, S.M. & Schmitz, G., 2011. Over-stimulation of insulin/IGF-1 signaling by western diet may promote diseases of civilization: lessons learnt from laron syndrome.*Nutrition & Metabolism*, 8, p.41. Available at:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141390/[Accessed September 3, 2013].
Em 20 de setembro de 2013 15:21, Disqus escreveu:
Tenho duvidas, quanto à diferença da manteiga e manetiga extra sem sal, percebi que a extra é mais branquinha assemelhando à banha, a outra é mais amarelada, li no rotulo e não vi diferença. qual a melhor pra quem faz LCHF? Obrigada.
ResponderExcluirObrigada pela paciência de sempre. Eu li que no início da dieta deve se aumentar a ingestão de sal né? E posteriormente, deve manter ou reduzir novamente?
ResponderExcluirTanto faz
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/09/2013 17:23, "Disqus" escreveu:
A gosto
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/09/2013 17:25, "Disqus" escreveu:
Consegui me livrar do veneno já. Tá em outro comentário oq falei para tirar o vício xD Agora só falta o tal açúcar ligth q usam no café... Mas é melhor do que o açúcar normal, pelo menos.
ResponderExcluirConto sim :-). Vou ler os links. Obrigadíssima, doc!
ResponderExcluirAdoro o humor ácido do dr. Souto! \o/
ResponderExcluirMe lembrei do povo maromba que se acha super saudável porque tirou o glúten ... mas vive postando fotos de receitas com fibra de soja nas redes sociais. :D
Boas...
ResponderExcluirBem, de fato, fazem pelo menos 20dias que estou reduzindo a qtde de carbs à menos de 100. Minha meta, por hora, é menos de 80 por dia. Ja retiriei completamente arroz, feijão e derivados do leite (na sua maioria. restou somente a nata natural do leite, que misturo ao café). Das frutas, ficou o abacate. Maças, uvas, ameixas, e todo o resto, tirei. Estou sim, também, emagrecendo: teste de fita métrica e de cinto estao me dando esta conclusão.
Resolvi me pesar depois de 10 ou 12dias (não lembro ao certo). Sei que não é o correto, que deveria me pesar todos os dias, ao acordar, depois de urinar e não ingeriri nada antes, nem água. Mas como aqui não tenho balança (e enquanto não providencio uma), é o jeito que dá. Neste tempo, perdi em média 2kg.
Contudo, com a perca de peso, vem a flacidez abdominal (que é onde se encontra minha maior "protuberância"). Sei que este blog não tem como intuito sobre exercícios físicos. Mas nesse caso, o que juntar à dieta LCHF, para evitar ficar cheio de pelanca balançando?
Outro fato: não tenho como ir à academia. Estou desempregado, somente estudando, terminando meu mestrado. E em virtude do desemprego, tenho que concentrar os custos com foco. Já pesquisei sobre exercicios em casa, do tipo anaerobicos, principalmente HIIT. Contudo, tenho ainda algumas dúvidas sobre estes e lowcarb.
Algum ajuda de alguém? Alguma experiência passada?
No aguardo! Obrigado!!
=)
Olá Sergio,
ResponderExcluirqual fita está usando?
Precisa reduzir as proteínas e aumentar a gordura (se você deseja fazer dieta cetogênica). Lembrando que páleo não cetogênico e que não precisa estar em cetose para emagrecer. Óleo de coco é outra coisa que ajuda muito.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 12/10/2013 12:33, "Disqus" escreveu:
Ola, estou usando as tiras Optium Xceed cetona
ResponderExcluirJá leu? http://www.carbsmart.com/10-healthy-high-fat-foods-perfect-for-nutritional-ketosis.html
ResponderExcluirhttp://livinlavidalowcarb.com/blog/jimmy-moores-n1-experiments-nutritional-ketosis-day-1-30/14409
Que marca é essa Patricia?
ResponderExcluirDaimaru. Esse que a Daniela indicou!
ResponderExcluirA fermentação é natural, e use bem menos do que de costume, é muito salgado.
Dr. Souto, então pessoas que não tem doenças auto-imunes podem comer amendoim? Eu tenho comido amendoim quase todos os dias, isso pode afetar meus resultados? Vc poderia postar o link da diferença entre paleo e LCHF? Obrigada!
ResponderExcluirMariana, amendoins são leguminosas (tal como feijão, soja) tem lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal. Não é bom comer todos os dias e sim esporadicamente.
ResponderExcluirLow carb-hight fat muitas vezes não observa a qualidade dos alimentos. Por exemplo, como farelos, glúten, leguminosas que tem baixo carb. Mas fazem mal para o organismo.
Páelo se preocupa com a qualidade dos alimentos - é a comida com a qual evoluímos.
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html
Para mim o dr. Souto é quase o dr.House, com o humor ácido que a Jussara falou, hihihihihihi. Alguém tbm acha isso?
ResponderExcluirMas o House era mal-humorado e ranzinza, às vezes chegava a ofender as pessoas. O dr Souto é bem humorado e não perde a ternura jamais. rs
ResponderExcluirPatrícia Ayres e J.
ResponderExcluirC. Souto me ajudem aqui nessa duvida... O Shoyu(açúcar ,soja ,amido)
,Maionese Hellmans
(amido modificado,açúcar),Iogurte sem lactose(malto dextrina,amidos modificado),salsicha da sadia( fécula de mandioca,maltodextrina) e bacon
da Sadia(contem açúcar)
todos alimenos
citados acima possuem venenos haha entretanto eles na sequencia possuem 0g de carbo,0,9g
de carbo , 8g de carbo e 1,5g carbo e por ultimo o Bacon com 0g de carbo... sao
alimentos que possuem uma quantidade muito baixa de carboidratos..Para estar em
lipolise esses alimentos atrapalham? Eu devo levar em conta os
ingredientes ou a quantidade de carboidrato???
e a ultima duvida vamos supor que iventem um alimento X que contenha todos os ingredientes dos alimentos acima porem ele possui 0g de carbo,esse alimentos X quando ingerido dara pico de insulina??
Concordo com vc!!na minha cabeca eu achava q nos so engordamos quando ingerimos alimentos que dao altos picos de insulina,entao um alimento que nao gera pico de insulina, mas prejudica o intestino e ainda causa inflamacao podem prejudicar a dieta no quesito de emagrecimento??
ResponderExcluiroleo de girassol por exemplo,eh prejudicial a saude no entanto nao gera pico de insulina(0g de carbo) e gera inflamacao entao esse alimento atrapalha a dieta?
mesma regra iria pra gordura trans??tipo eleas fazem muito mal mas nao geram pico de insulina
quando voce falar atrapalhar a dieta vc quer dizer no emagrecimento ou em saude no geral??
Pedro, não vejo como separar emagrecimento e saúde! Pode-se emagrecer passando fome, tomando shakes, etc, mas isso é sustentável? NÃO! Quando parar, vai engordar tudo de novo e a saúde estará péssima. Se temos um intestino permeável, estamos doentes e isso prejudica TUDO no organismo. Se afeta até o psicológico, imagine o resto!
ResponderExcluirSim, sim...Mas a inflamacao do intestino realmente engorda ou apenas faz mal? por exemplo nos finais de semana eu costumo comer sashimi com molho shoyu, em tese alem causar inflamacao vou estar atrapalhando a cetose ou lipolise??
ResponderExcluirEu etendi sua mensagem no sentido de saude, mas queria etender mais o mecanismo mesmo haha,porque o @J. C. Souto perdeu mais de 10kg bebendo coca zero direto ,que possui corante de caramelo,aspartame(que vc ja sabe soh para constar mesmo) e emagreceu da mesma maneira
Pode ser que funcione contigo tbm! Pode ser que não! Não acho que um shoyu aos fins de semana vão te prejudicar. Mas tem pessoas que não podem com creme de leite, trava o emagrecimento. Tem outras que não podem com laticínios que trava o emagrecimento. E tem pessoas que emagrecem muito rápido, outras muito lentamente. Cada caso é um, entende?
ResponderExcluirPedro, meu uso pro Whey é 'recreativo', como diz o Dr. Souto! Uso com nata, com actimel caseiro, bato com banana verde. E faço musculação pra hipertrofia. Mas como ainda quero secar bastante, fico em torno de 1g de proteína por kg de peso ideal. Não sou especialista, mas penso que whey é bom pra quem procura hipertrofia e precisa bater a quantidade de proteína diária necessária.
ResponderExcluirOi Patrícia...
ResponderExcluirQueria saber sobre a soja fermentada...
Uso o missô da marca Daimaru... mesmo ela sendo fermentada vc sugere usar pouco???
Obrigada!!!
Olá Andrea,
ResponderExcluirSoja fermentada, sem glutamato monossódico, sem corantes, sem açúcar, pode usar! Fermentados são boas opções.
Muito Obrigada Patrícia...
ResponderExcluirUso o missô de marca sem glutamato monossódico, sem corantes, sem açúcar... tenho SII - constipação e o missoshiro (caldo japonês) me faz muito bem...
Pra quem tem o mesmo problema fica a dica...
Dois caminhos... Uma direção "Rumo a hábitos mais saudáveis" ;D
ResponderExcluir