É portátil, não precisa de refrigeração, é CROCANTE, e é delicioso - o lanche perfeito para para levar no avião, no trabalho, etc.
Ingredientes: 1 queijo provolone comprido. Só.
1) Corte o queijo em fatias finas:
Espalhe as fatias em uma forma de pizza:
Asse no forno comum até ficarem com cor mais dourada e com maravilhoso aroma de pizza;
Resultado:
A principal qualidade é a "crocância". Pedi à minha filha Alice que comesse uma delas para que vocês possam ter uma ideia:
Muito legal e prático! Parabéns pela filhota, a minha tem 4 anos.
ResponderExcluirDr. Souto, fico feliz de saber que contribui te apresentando as "torradinhas" de provolone! Ficam uma delícia mesmo. Foi o que me salvou na viagem bate e volta daquele dia!
ResponderExcluirBacana, doutor!
ResponderExcluirUsamos aqui como chips de provolone. É uma delícia, mesmo!:)
Eu que agradeço! Quer que coloque teu nome no texto? Não coloquei pois não tinha te perguntado.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 10/10/2013 01:52, "Disqus" escreveu:
Não quero que coloque meu nome não, até pq não fui eu que inventei....rsrs.
ResponderExcluirDe vez em quando eu esbarro com ambulantes vendendo esses chips aqui em BH, mas nunca tinha pensado em fazer em casa. Excelente idéia!
ResponderExcluirOlá Dr. Souto.
ResponderExcluirSe quiser mais rapidez ainda no preparo desse biscoito (se bem que fica menos dourado) basta colocar essas fatias finas em um prato forrado com papel toalha, depois cobrir com outra folha de papel toalha e colocar no microondas por dois minutos e meio a três minutos (depende do microondas). Ficam ótimas!
Experimente colocar orégano por cima! Já fiz também com pimenta rosa, fica delícia!
ResponderExcluirobs: que filhota linda!!!
Opa! Tá aí o biscoitinho que estava faltando na lancheira das criancas, já vou comprar o provolone.
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluir2013/10/10 Disqus
Muito bom e bem prático!
ResponderExcluirDá vontade de comer só de ver o prazer de Alice mastigando, hahaha, a sua cara ela Dr. Souto, muito linda!
ResponderExcluirÉ realmente muito bom! Aqui tem um empório que vende já pronto em pacotinhos de 150g. Vai de uma vez fácil, fácil.
ResponderExcluirFaço muito isso em casa! Maior sucesso!
ResponderExcluirDeve ficar uma delícia! Que venham mais receitas com o selo Alice de aprovação. Parabéns pela filha linda!
ResponderExcluirCara, você é o melhor!
ResponderExcluirQue gracinha a sua filha!
ResponderExcluirEsses biscoitinhos são uma delícia. Aqui em Brasília é bem comum d encontrarmos em supermercado e nas feiras.
Ontem mesmo vi e um pacotinho de 100g custa cerca de R$10,00.
Boa ideia mesmo fazer em casa :)
Esse selo é MUITO exigente. A guria não come nada que não gostar.
ResponderExcluir2013/10/10 Disqus
O aroma quando se faz no forne é imbatível. E, como disse a Patrícia, dá para improvisar: orégano, pimenta, gorgonzola...
ResponderExcluir2013/10/10 Disqus
Fiquei com vontade, pena que tive que retirar os laticínios da dieta. Isso deve ser mais gostoso que doritos, sem fazer o mal que o doritos faz. Achei muito fofa a Alice toda séria e compenetrada fazendo o teste da crocância. :)
ResponderExcluirDr...o creme de leite /nata pode prejudicar o emagrecimento? Tenho comido umas 2, no máximo tres colheres... Estou estranhando...pois fazendo tudo certinho, com 20gr carbo/dia, bastante gordura (mais que proteina) em 11 dias so perdi 1kg...e tenho 20 para perder. Faço musculaçao 3x semana e tiros de corrida 2 vezes na semana. Obrigada! E
ResponderExcluirAh...e a palestra do dia 09? como foi? Nao vai ter em SC? hehehe
Não façam, não comprem e não comam!!!!!! É altamente viciante!!!
ResponderExcluirOlá Dr. Souto, desde que optei por um estilo low-carb, por influência das informações contidas neste blog, aumentei bastante o consumo de manteiga, queijos, creme de leite (de verdade) e iogurte (sem aditivos). Esses laticínios substituíram o uso de óleos vegetais e os lanches/aperitivos de trigo com açúcar, além de dar reforço no café e serem misturados em outras receitas low-carb, as quais vimos experimentando em casa. Um fator que passou a preocupar um pouco é se esse consumo de lactose pode causar algum tipo de resistência ou alergia com o passar do tempo. Há alguma restrição ou recomendação nesse sentido?
ResponderExcluirme lembrou a provoleta portenha
ResponderExcluircomprei hoje esse biscoito de provolone sabor vinho...para quem é de Santos, a Proplastic tem de vários sabores...mas feita na hora deve ser melhor ainda
Dr, posso sugerir que publique os seus posts no twitter?
ResponderExcluirDr. eu já peço que se decidir fazê-lo não o faça apenas no twitter! Não tenho e não quero ter.
ResponderExcluir_____
42
Luiz,
ResponderExcluirConcordo contigo quanto à utilidade do twitter e também quanto à "administração". Mas sei que ele me tomaria muito do meu tempo (na verdade, bem mais do que eu gostaria), como já ocorreu com outras ferramentas do gênero, anteriormente. Foi difícil me livrar delas e não quero reincidir.
_____
42
Doutor, um breve relato para encorajar os leitores do blog e contar dos efeitos da dieta em mim.
ResponderExcluirVoltei de uma viagem de longa duração com 88,7kg. Antes de partir, há um ano atrás, estava na faixa de 78kg. Durante essa viagem comi muitos carbs, pois eram baratos no supermercado, mas mal sabia eu o quão venenoso eram os alimentos que ingeria. Sentia fome a cada 2 horas, mas uma fome muito doída, mesmo tendo comido um prato cheio com arroz, feijão, carne e saladas por exemplo. Pois bem, há uns 4 meses venho lendo sobre dieta paleo e low carb e enfim decidi semana passada a iniciar esse novo estilo de vida para tentar voltar ao meu peso inicial
Cortei completamente os carbs, embora tenha comido 4 frutas nos primeiros 2 dias. O resultado foi mais do que surpreendente. No fim de 6 dias de dieta pesei-me na academia e a balança apontou 81,7kg - 7kg a menos e pouco mais de 1kg perdido por dia!
O melhor de tudo é que as fomes que sentia, com dor de barriga forte, sumiram, e já não sei dizer direito se estou com fome ou não, pois para mim a dor era o indicativo de que precisava comer. Não sinto mais vontade de doces e também reduzi o número de refeições no dia e também. Antes umas 6, hoje com 2 passo o dia muitíssimo bem. Sonolência desapareceu, disposição como nunca e o que é melhor: como comidas que adorava mas tinha medo de exagerar por crer no mito da gordura.
Agradeço pelo seu trabalho. Estou certo que já mudou a vida de muita gente. Hoje você ganha mais um. Um grande Abraço.
Testado e aprovado. Pena que foram 300g de queijo de uma vez...ahh, caseina vindo me assombrar.
ResponderExcluirParabéns! Se sentir bem e saudável não tem preço mesmo!!! E relatos aqui ajudam sim, e muito, outras pessoas! Abraços e boa sorte com mt bacon xD
ResponderExcluirEsses alimentos são baixíssimos em lactose (o iogurte é oq mais tem provavelmente) e ñ afetam em nada. Ao menos que vc já tenho intolerancia a lactose ou a caseína (proteína do leite), oq acontece com mt gente. Mas não acho q faça mal. Se tiver dúvidas, retire-os 1 ou 2 semanas da alimentação e veja os resultados... Acho q ñ cria nenhuma resistência ñ (embora alguns os retire quando enfrentam platôs). Mas acho q só o doutor para responder exatamente xD Me perdoe se falei alguma besteira e me corrija por favor.
ResponderExcluirDr. Souto,
ResponderExcluirnão sabia onde postar e resolvi colocar aqui mesmo.
Notícia sobre a colega Cláudia Vilaça, muito presente aqui. Parabéns a ela!! :)
http://f5.folha.uol.com.br/humanos/2013/10/1354847-advogada-brasileira-de-51-anos-vence-concurso-de-fisiculturismo-em-las-vegas.shtml
Olá, eu gostaria de aproveitar essa postagem para tentar tirar uma dúvida com o Dr. Souto, ou qualquer um dos leitores assíduos!
ResponderExcluirComecei a seguir a dieta low carb, e como sou eu quem prepara faz as compras e prepara a comida aqui em casa, meu marido acaba comendo o mesmo que eu. A questão é que, ainda assim, se pela manhã eu preparo um ovo mexido, ele muitas vezes acompanha com um pão, também acompanha a maioria das refeições com arroz (japonês, sabe como é), come um docinho eventualmente, achocolatado.
Minha dieta fez com que ele diminuisse bem o consumo de carboidrato, acaba comendo mais gordura e proteína no embalo das minhas refeições, mas ainda assim consome carbo, como citei. Minha dúvida é se esse maior consumo de gordura e proteína, ainda aliada a um consumo de carboidrato, é de alguma forma prejudicial. Do tipo, se é uma CONDIÇÃO restringir bem os carbos, para se ter benefício de gordura + proteína, ou se ainda assim é possível ter um saldo positivo, ou no mínimo neutro, em uma dieta menos rigorosa.
(Faço uma nota de que ele tem um peso de magro a normal 64kg/1,71 e não tem muito interesse em emagrecer mais, então a dúvida é quanto a questão SAÚDE mesmo)
Precisa untar ou ser em forma anti aderente? Pq os tacos de queijo eu precisei untar o prato... e parabéns pela filha! Ela parece tão apreciadora de comida de verdade comendo esse salgadinho de queijo xD
ResponderExcluirIsso é mesmo bem bom!! mas prefiro com outros queijos, o provolone não gosto tanto!! mas que é bom, se é!! =D
ResponderExcluirIsso é sacanagem!!! Rsrsr no bom sentido!
ResponderExcluirItem anotado pra próxima ida ao mercado.
Merci por compartilhar a receita.
Quais outros queijos que ficam bom?
ResponderExcluirObrigado pela grande dica! Parabéns pela filha! Hoje estou muito feliz, recebi o resultado dos exames de sangue solicitados pelo Dr. Ubiratan Freitas (indicação sua), melhoraram todos os indicadores além dos 10% de peso perdido em 90 dias de dieta. Grande abraço!
ResponderExcluirEu ainda vou jogar um poquinho de oré
ResponderExcluirgano. Obrigado Dr. Souto.
Meu Deus!
ResponderExcluirEu coloquei papel toalha e realmente era papel manteiga! Me confundi com o bacon (que este sim, pode ser feito no papel toalha por 3 minutos no microondas).
Samaroni, pode mandar a conta do provolone para mim (risos)! Quanto ao cachorro, sou veterinário e posso te garantir que não terá problemas se ele comer de vez em quando (bem de vez em quando) um petisco desse!
Abraço a todos!
Dr, sua filha também faz a dieta paleo?
ResponderExcluirDentro de casa, sim. Na escola, na casa das amigas, nas festas de aniversário - não. Sem stress.
ResponderExcluir2013/10/11 Disqus
:-)
ResponderExcluir2013/10/11 Disqus
Afinal ela é criança, crianças precisam de vez em quando um '' presentinho ''.
ResponderExcluirA gente ensina pelo exemplo
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 11/10/2013 20:16, "Disqus" escreveu:
verdade :), quem dera eu, ter um pai tão consciente em relação alimentação.
ResponderExcluirDoutor, Existe alguma forma da glicose subir (em qm já tem problemas ou diabetes tipo II) sem ser pela ingestão de carboidratos e até msm proteína... ? Meu tio sismou q minha avó está com a glicose alta a noite e q é o corpo q produz o glicogênio sei lá como pq a insulina dela é de má qualidade. Qr q ela TOME INSULINA a noite... Sendo q uma semana de dieta abaixou até... só q ai ela come um pouquinho disso e daquilo pq ñ consegue ficar sem pão de sal, feijão bla bla bla ¬¬' obrigada!
ResponderExcluirO corpo fábrica glicose mesmo que a ingestão seja zero
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 11/10/2013 21:43, "Disqus" escreveu:
Olá Dr. Souto! Estou no estilo de vida lowcarb/páleo há aprox. 4 meses. Nesta semana, resolvi fazer o dia do lixo e consumi um pão francês. Para minha surpresa, senti-me muito desconfortável por 2 dias, como se o intestino estivesse inflamado, muitas cólicas, inchaço abdominal e prisão de ventre. O sr. acha provável desenvolvermos intolerância ao glúten após a mudança da alimentação?
ResponderExcluirObrigada! Fiz de pedaços de mussarela (compro a barra) no microondas... só q derreteu e encheu o prato, dai tive q 'cortar', mas ainda assim, ficou delicioso e crocante *---*
ResponderExcluirMas ele fabrica apenas o suficiente ou pode acontecer de fabricar a ponto da glicose subir e a pessoa necessitar de insulina?
ResponderExcluirAew pessoal...Globo reporter hj falando sobre nutrição...aconselhando piramide alimentar, alimentos integrais...desse jeito ta dificil a mentalidade das pessoas mudarem...infelizmente pode demorar até a mídia se render a genética do ser humano..alimentos de vdd, etc
ResponderExcluirSem contar que a reportagem foi MUITO fraca. Sinceramente as reportagens são extremamente superficiais.
ResponderExcluir...e eles têm a mania (que eu tinha) de chamar vegetais de legumes. Ainda bem que de tanto ler os posts do Dr. Souto eu aprendi a diferenciá-los.
ResponderExcluirÉ o famoso "padrão Globo de qualidade", só que ao contrário. :D Eu não vi, mas consigo imaginar.
ResponderExcluirTinha feito em casa (receita da Polyana) mas tive dificuldade de soltar do tabuleiro. Acho que tem que esperar esfriar certo?
ResponderExcluirMuito linda a assistente de palco Dr. Souto, parabéns!!
Chuck Norris NÃO aprovou:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=g7y9hJZfKZU
Eu não acho que isso tende a mudar. Se pensarmos bem, nós mesmos há bem pouco tempo achávamos esse tipo de reportagem natural. Se "a mídia" for falar de low carb páleo ela não terá a audiência necessária para justificar anunciantes e, fechará. Na prática, ainda que "a mídia" realmente soubesse que a pirâmide alimentar (vejam, há uma miríade de médicos e nutricionistas a defendê-la, muito mais do que os que contestam) é a maior furada, teria que publicar matérias nesse sentido pois é o que se consome.
ResponderExcluirÉ muito bom que existam matérias que contestem (e, até que se pensarmos bem, em número bem razoável, considerando-se o contexto) a alimentação tradicional, mas não guardo nenhuma expectativa de ver a pirâmide alimentar sendo demonizada unanimemente na mídia.
Relatar esse tipo de matéria é como dar murro em ponta de faca.
Com o tempo, percebe-se que as pessoas não estão preparadas para este tipo de informação, querem continuar em seu mundo seguro, seguindo a recomendação tradicional e ainda assim, manter uma boa saúde. É bem como a história das pílulas azul e vermelha em Matrix, só as mentes preparadas são "libertadas".
_____
42
O gluten faz mal para praticamente todos nós, mas só percebemos isso quando deixamos o vício. Faça um dia de carbs páleo liberados: será uma experiência completamente diferente.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 11/10/2013 22:26, "Disqus" escreveu:
Se a pessoa tiver grande resistência à insulina e pouca reserva pancreática (diabetes), sim.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 11/10/2013 22:32, "Disqus" escreveu:
Jack Nicholson para Tom Cruise em A few good men : "You can't handle the truth!"
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 12/10/2013 08:12, "Disqus" escreveu:
isso caracteriza diabetes tipo I? ou nem sempre?
ResponderExcluirTipo 1 é autoimune e requer insulina sempre. Tipo 2, no fim da linha (pâncreas baleado), pode requerer insulina também, mas em geral com dieta LCHF e medicação oral pode ser possível não usar ou reduzir a insulina. Tudo depende de quantas células beta ainda sobreviveram no pâncreas.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 12/10/2013 08:36, "Disqus" escreveu:
Exato! A imensa maioria das pessoas não quer ou não está preparada para a verdade.
ResponderExcluir"Eppur si muove", Galileo Galilei
_____
42
Imagine ver o Globo Repórter falando que o tomate é uma fruta! ;)
ResponderExcluir_____
42
Mas o papel não engorda... você poderia ter comido! ;)
ResponderExcluir______
42
Concordo, nós também pensávamos assim, por isso, num primeiro momento acho normal o estranhamento das pessoas e tendo a ser tolerante, mas só num primeiro momento. Mas acho que elas não querem sair de suas zonas de conforto; ter que deixar de comer carboidratos refinados lhes parece um esforço muito grande (e eu até entendo o fato de não quererem largar os carbos, eles são palatáveis, são gostosos e viciantes, mas e quando o problema é a saúde da pessoa?).
ResponderExcluirEu simplesmente não falo pra ninguém sobre a páleo/low carb porque é muita patrulha. Uma amiga me perguntou se eu ainda estava fazendo a "dieta", eu disse que sim, ela perguntou como era, tive que falar. "Ah, mas eu adoro massa, não posso ver uma lasanha." Falei que eu também adorava e hoje não sinto falta, eu "reprogramei" meu cérebro (eu tenho tendência a ter diabetes, depois de ler esse blog ia continuar a comer massa por quê?). Então ela disse que era só eu ver uma na minha frente que mudaria de ideia (o que não é verdade). Ela disse isso porque com ela vai ser assim, porque não quer abrir mão de comer carboidratos refinados, mesmo estando acima do peso, mesmo já tendo sido diagnosticada com diabetes (com menos de 30 anos) e ter tido que tomar remédio (o caminho mais fácil). Depois ela foi a outro médico que disse que ela não tem diabetes, e ela voltou a comer tudo o que comia (muitos doces inclusos). Já fez inúmeras dietas io-iô, aliás, vive fazendo dietas, inclusive uma receitada pela endocrinologista, que segue a pirâmide alimentar tradicional (uma dieta de fome e bastante restrição, mas cheia de carboidratos). Enfim, suspiros.
Minha vontade era que todos que eu gosto passassem a seguir a páleo/low carb, tenho primas obesas, doentes, mas já vi que não é assim, a pessoa tem que querer. Resolvi ser egoísta, pois ninguém muda ninguém; ainda quero convencer minha mãe e só, no mais, quem quiser continuar a se matar que continue. E vou começar a falar que sou intolerante ao glúten para não sofrer mais encheção de saco.
eu finjo que sou diabético...funciona muito bem
ResponderExcluirÉ uma ideia, hein?! Vou tentar essa e ver se comigo também cola...
ResponderExcluirMinha aposta ainda é a mesma: no máximo em 3 anos as diretrizes vão mudar...
ResponderExcluirDoutor Souto, boa noite! Uma dúvida... Atkins se aplicaria no meu caso tbm? Tenho 1,68cm, 61 kg (sou magra e nao tenho barriga) mas 38% de gordura corporal oq está relativamente alto, e a maioria está instalada nos culotes. Fiz recentemente exame de bio impedância e meu médico pediu exames, reparei que minha testosterona está abaixo do normal, 30 ng/dL (tenho 21 anos). O certo pra baixar o percentual teria que ser uma dieta mais pobre em gordura? Pq não sei o que faço mais, nao quero perder peo e sim gordura, já tentei seguir a dieta passada pelo médico, regular as quantidades e com carboidratos no meio, iogurte desnatado, aveia, pao integral, vegetais etc. Mas nao deu certo... Eu sempre estive no efeito sanfona... E facilidade pra engordar. Doutor, qual seu conselho? Poderia ser alguma sindrome? Agradeço desde já! Camila
ResponderExcluirOlá Camila,
ResponderExcluirAtkins não é a proposta do blog... Leia aqui: O que é a dieta paleolítica: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html
Como devo comer: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
O que comer no café da manhã: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html
Quais frutas comer e em que quantidade: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html
Não aposte em dietas pobres em gordura. A falta de gordura afeta diretamente os hormônios. Sobre gorduras: Falar em gordura animal e gordura vegetal, do ponto de vista químico e biológico, simplesmente não faz NENHUM sentido
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/gordura-vegetal-versus-gordura-animal.html
Gordura saturada não merece sua má reputação, diz revista da Sociedade Americana de Nutrição http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/gordura-saturada-nao-merece-sua-ma.html
E se a gordura na verdade for boa para você? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/gordura-saturada-revista-mens-health.html
Carbs e o coração: MAIS evidências de que os carboidratos refinados, e NÃO as gorduras, ameaçam o coração. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/scientific-american-carboidratos-e-nao.html
Este estudo foi o prego final no caixão das dietas de restrição de gordura. a dieta de redução de gorduras estava matando cerca de 30% a mais, e foi considerado anti-ético continuar o experimento. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/dieta-pobre-em-gorduras-mais-derrames.html
como comer mais gordura do que proteína?
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-como-comer-mais.html
Ahh eu nao comentei... Já fiz atkins/low carb/paleo uma epoca sim, conheço tudo já... Mas meu caso é a reduçao da gordura corpórea, por isso pedi esclarecimento ao doutor.
ResponderExcluirDr., isso até pode ser pedir demais , mais será que vc poderia me passar um cardápio de uma dieta paleolitica, tenho 15 anos.
ResponderExcluirOtimista
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 12/10/2013 20:03, "Disqus" escreveu:
Faça musculação junto, única forma de ganhar massa magra enquanto perde gordura
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 12/10/2013 21:21, "Disqus" escreveu:
Sua filha é TÃO fofa ^^
ResponderExcluirComo é a alimentação dela?
Sempre tive dúvidas quanto a questão low-carb\paleo para crianças e grávidas.
Relato maravilhoso ;)
ResponderExcluirObrigado :-)
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html
Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 13/10/2013 11:45, "Disqus" escreveu:
Ontem, em Porto Alegre, fui numa consulta com o Dr. Souto. Primeiro, ele é muito mais simpático pessoalmente (aliás, mais bonito mesmo!) e um fofo! Batemos um longo papo e eu pedi alguns exames que geralmente meus médicos nunca pediram, tipo Hb Glicada e outros que, confesso, não entendi muito o nome... Recomendadíssimo então quando forem a POA não deixem de fazer uma consulta com ele...
ResponderExcluirAliás, que alegria no café da manhã do hotel em POA... Todo dia uma travessa de nata... me farto!! Hehehe...
ResponderExcluirObrigado :-)
ResponderExcluirBem melhor na aparência agora, com quase 3 anos de LCHF, do que antes!
Em 15 de outubro de 2013 17:04, Disqus escreveu:
Abadia, com este seu comentário, 99,9% dos leitores desse blog acabaram de morrer de vontade de fazer o mesmo!!!!
ResponderExcluirVão... vale a pena mesmo!!!
ResponderExcluirComo pode ser saudável um derivado do leite?
ResponderExcluirSigo a linha primal. Derivados fermentados de leite (portanto pobres em lactose) são aceitos, para quem não tem intolerância à caseína.
ResponderExcluir2013/10/16 Disqus
Justamente, li em alguns estudos que o consumo de caseína tem ligação com desenvolvimento de Diabetes tipo 1. Onde mais se consome caseína, maior o índice da doença e isso independentemente de ter ou não intolerância.
ResponderExcluirQual estudo? Em humanos, lacticínios gordos PROTEGEM conta doenças metabólicas:
ResponderExcluirThe relationship between high-fat dairy consumption and obesity, cardiovascular, and metabolic disease.
AuthorsKratz M, et al. Show all Journal
Eur J Nutr. 2013 Feb;52(1):1-24. doi: 10.1007/s00394-012-0418-1. Epub 2012 Jul 19.
Affiliation
Division of Public Health Sciences, Cancer Prevention Program, Fred Hutchinson Cancer Research Center, 1100 Fairview Avenue N, Mail Stop M4-B402, Seattle, WA, 98109, USA. mkratz@fhcrc.org
Abstract
PURPOSE: To comprehensively review the data on the relationship between the consumption of dairy fat and high-fat dairy foods, obesity, and cardiometabolic disease.
METHODS: We have conducted a systematic literature review of observational studies on the relationship between dairy fat and high-fat dairy foods, obesity, and cardiometabolic disease. We have integrated these findings with data from controlled studies showing effects of several minor dairy fatty acids on adiposity and cardiometabolic risk factors, and data on how bovine feeding practices influence the composition of dairy fat.
RESULTS: In 11 of 16 studies, high-fat dairy intake was inversely associated with measures of adiposity. Studies examining the relationship between high-fat dairy consumption and metabolic health reported either an inverse or no association. Studies investigating the connection between high-fat dairy intake and diabetes or cardiovascular disease incidence were inconsistent. We discuss factors that may have contributed to the variability between studies, including differences in (1) the potential for residual confounding; (2) the types of high-fat dairy foods consumed; and (3) bovine feeding practices (pasture- vs. grain-based) known to influence the composition of dairy fat.
CONCLUSIONS: The observational evidence does not support the hypothesis that dairy fat or high-fat dairy foods contribute to obesity or cardiometabolic risk, and suggests that high-fat dairy consumption within typical dietary patterns is inversely associated with obesity risk. Although not conclusive, these findings may provide a rationale for future research into the bioactive properties of dairy fat and the impact of bovine feeding practices on the health effects of dairy fat.
PMID 22810464 [PubMed - indexed for MEDLINE]
PMCID PMC3597284 Free Full Text
Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 16/10/2013 23:25, "Disqus" escreveu:
É, André, em algumas pessoas acho que sim, o exemplo funciona, mas sempre vai haver aquelas que acham "difícil", por isso eu disse que não quero mais convencer ninguém (só minha mãe, pq mãe é mãe :D, e ela já está cedendo - não precisa perder peso, é mais fácil).
ResponderExcluirNa família do meu pai tem obesos (ele é o único magro, sempre foi) e eu sempre tive medo de ficar como eles, mas sempre fui interessada em alimentação (e em comer), lia muito e me cuidava (tudo bem que estava fazendo errado, mas nunca fui gorda, e muita coisa que eu fazia era páleo, mesmo sem saber). Só que eu comecei a me perguntar se eles são gordos por causa da genética, como eles alegam, ou se é pq comem demais. Eles comem muito , compulsivamente. Tem um post aqui onde o dr Souto diz que tem gente que é gorda simplesmente pq come demais, e isso é verdade. Enfim, me desviei um pouco do assunto. Mas ao fim e ao cabo é questão de interesse mesmo. Eu imprimi uns textos do blog e dei pra minha mãe ler, e ela começou a ceder. Meu irmão também leu (sem eu ter falado nada) e disse que vai fazer uma experiência por 3 meses (eles não têm problema de peso, vai ser pela saúde mesmo). Por outro lado, conheço pessoas que são obesas e que precisavam mudar de atitude por causa da saúde, porque estão se matando, mas sei que não vão mudar, embora eu quisesse muito que elas mudassem, mas quem tem que querer são elas, não é mesmo? ;)
Quais os problemas da caseina? Ela nao estimula muito insulina/IGF-1? Ou nao preciso me preocupar em limitar conscientemente consumo de queijos gordos?
ResponderExcluirEu diria que é mais válido para As leitorAs.
ResponderExcluirOoops... nos tempos absurdamente chatos mas politicamente corretos de hoje, olha o preconceito aí... foi mals... ;)
______
42
Danilo Campos no grupo do facebook tem o depoimento de um adolescente de 16 anos que decidiu fazer a dieta e emagreceu bastante, dê uma lida. Ele até perguntou onde estão os adolescentes!
ResponderExcluirRodando por alguns sites sobre jejum e consumo de gorduras achei a seguinte citação, de uma nutricionista, pode isso?! É para morrer.
ResponderExcluir"A gordura fica armazenada de uma forma muito protegida dentro do corpo, e ela só sai quando você parar de comer gordura, não quando parar de comer" (Vivian Ragasso - nutricionista)
Somos limitados em inteligência, mas não em ignorância...
ResponderExcluir2013/10/18 Disqus
Nossa, essa frase foi a pior que nao via ha tempos hahah
ResponderExcluirNão achei Gisele :(
ResponderExcluirVocê entrou para o grupo do face (o endereço está no post do dia 16/09) ? Se já está inscrito, apresente-se e pergunte à May Ishii pelo adolescente que emagreceu 7,5 quilos! Pergunte também sobre o que comer.
ResponderExcluirOk, vou entrar, obrigado.
ResponderExcluirDr. parabéns pelo blog, muito interessante. Conheci sexta-feira passada e já li boa parte dele.
ResponderExcluirBem, minha avó foi diabética e hoje a minha mãe é também. Ou seja, tenho grande tendência a ter e já estou com 37 anos.
Estou interessado em começar essa dieta, mas do que li até agora (Atkins, low carb e Paleo), fiquei um pouco confuso sobre o tal estado cetônico.
Minha dúvida é: como faço para começar a dieta? Tenho que zerar os carbos por uma semana para entrar em modo cetônico?
Não. Apenas siga estas diretrizes:
ResponderExcluir1) Cortar açúcar
2) Eliminar grãos
3) Evitar raízes ("tubérculos")
4) Optar por comida de verdade
5) Não consumir azeites extraídos de sementes
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos.
Em 21 de outubro de 2013 11:38, Disqus escreveu:
Obrigado pela resposta.
ResponderExcluirSó mais quatro dúvidas:
1- Por que a batata-doce é menos "danosa" ao organismo que a batata normal? (já que ela é doce eu suponho que tenha bastante açúcar).
2- Cenoura, beterraba, abobrinha e chuchu, não deveria comer? (geralmente como essas feitas no vapor.)
3- Não me dou muito bem com lactose (provoca muitos gases). Isso vale para queijos gordos e nata também. Existe algum outro alimento rico em cálcio que posso substituir pelo leite e derivados gordos?
4- Preciso comprar algum complemento vitamínico (cápsulas) após entrar nessa dieta?
Batata doce tem alto índice glicêmico também, mas é mais nutritiva e menos problemática do ponto de vista imunológico (se é para comer carboidratos, que sejam nutritivos). Coma POUCO, e apenas se não travar a perda de peso.
ResponderExcluirCenoura, beterraba, abobrinha e chuchu - pode comer.
Folhas verdes, especialmente as mais escuras, têm cálcio. Coma bastante couve e espinafre.
Não vejo necessidade de suplementos em geral.
Em 22 de outubro de 2013 09:08, Disqus escreveu:
Obrigado, Dr. Acho que já está bom para eu começar!
ResponderExcluirAcabei de fazer a receita. Coloquei numa assadeira de alumínio e coloquei no fogo alto com um pouco de orégano e regado com azeite. Ficou no forno só 5 minutos e ficou meio emborrachado, derretido. O que fiz de errado?
ResponderExcluirAbs.,
Pouco tempo
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 23/10/2013 22:16, "Disqus" escreveu:
Olá... gostaria de saber se queijo de colonia pode ser consumido? Ele possui muita lactose ou carboidratos em relação a Mussarela industrializada?
ResponderExcluirDesde já agradeço
Olá Paula.
ResponderExcluirEu não conheço este queijo, mas leia o rótulo e faça a comparação. Lembrando sempre que, quanto mais gordura melhor.
Pois é, mas eles não tem rótulo, são queijos feitos por agricultores e vendidos nos mercados, gordurosos sei que são, feitos de leite gordo fresco, creio que mais gorduroso que a mussarela, mas é mais borrachudo sabe, só tenho dúvidas qto a lactose, não tenho conhecimento a cerca do processo por que passam... mas valeu por responder viu!!!
ResponderExcluirEu como - e adoro.
ResponderExcluirEm 29 de outubro de 2013 15:41, Disqus escreveu:
Tem que usar forma de teflon? Fiz 2 vezes na comum de aluminio e grudou tudoo :(
ResponderExcluirQuanto tempo vcs tem deixado no forno? e cortam o queijo bem fino ou mais grossinho mesmo?
Estou com provolone em casa, vou testar! Precisa untar a forma? Quanto tempo os biscoitinhos duram sem estragar? Posso deixar o dia todo na bolsa sem problema?
ResponderExcluirDr. do itens acima o mais difícil para mim foi o 6. Tinha verdadeira fobia de gordura. Queria agradecer o senhor por todas estas informações disponibilizadas. Me libertei...sempre fiz dieta, mas vivia morrendo de fome, mal humorada. Hoje sou mais alegre e sem paranoia de comer de 3 em 3 horas porque simplesmente não tenho fome. Obrigada mais uma vez.
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirEm 13 de novembro de 2013 12:40, Disqus escreveu:
Adoro esses "biscoitos", mas às vezes preparo o provolone de outra forma...
ResponderExcluirhttp://www.provolera.com.br/
Comprei no Uruguai, mas aqui em Porto Alegre já está à venda em alguns supermercados.
Isso é bom demais!!! Vou acabar viciando nessa parada!
ResponderExcluirSe alguém ainda tiver dúvidas, não tem segredo. Só cortar o provolone, colocar na forma (usei aquelas formas de pizza tradicionais) e deixar no forno. No começo ele amolece e fica molenga e emborrachado. Com mais um tempo no forno ele começa a secar e endurecer. Daí é só desligar o forno e deixar o queijo esfriar dentro do forno. Depois que eu retirei e pus na geladeira ele ficou ainda mais crocante. Um tempo depois eu tirei da geladeira e coloquei em uma vasilhinha pra servir de lanche no trabalho.
Se não cuidar acabo comendo o queijo inteiro assim!
Dr Souto, me animei te assistindo e iniciei, ja estou sentindo enorme diferença, me aguarde... em poucos dias devo postar depoimento por aqui. a pressão abdominal interna já diminuiu absurdamente!
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluir2014-02-18 13:25 GMT-03:00, Disqus :
Olá Eduarda,
ResponderExcluircom as 'eventualidades' não me preocuparia. A mistura de carbs refinados + gordura é viciante e leva a compulsão, mas não me parece ser o caso, pois você diz que seu marido é magro! Pessoas que não precisam emagrecer podem e devem comer raízes e frutas e gorduras também. Agora, não posso afirmar que esse pão diário o fará mal ou não. Minha mãe era dessas magras, que comia pão integral todo dia e sempre 3 porções de frutas. Mas quis aderir a Paleo porque entendeu todos seus benefícios. Já na primeira semana relatou a melhora da disposição. Depois, eventuais dores nas articulações sumiram, o intestino ficou excelente, as unhas e cabelos melhoraram, a barriguinha que era protuberante sumiu... Ela estava se sentindo mal? NÃO! Estava doente? NÃO! Mas está se sentindo tão bem que não pensa em colocar glúten na boca nunca mais.
Eduarda, complementando o que disse a Patrícia, SE o seu honorável marido não quiser largar o pão, sugiro que você o presenteie por ocasião da Páscoa com o livro do Dr. William Davis, Barriga de Trigo. É um bem humorado manual sobre os males do trigo moderno, cheio de estudos e referências. SE com a leitura ele, ainda assim persistir no pão, sugiro que ele considere a ideia de tomar a vitamina de banana verde ou AR de outra fonte, todos os dias, para reduzir e/ou prevenir danos maiores ao intestino. Veja aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/02/flora-intestinal-2.html
ResponderExcluirGente, eu até tinha esquecido dessa mensagem, foi quando comecei a seguir a dieta :) Agradeço as mensagens e respostas de qualquer forma.
ResponderExcluirContando um pouco melhor sobre o que aconteceu, eu perdi uns 10kg em 3 meses, sendo que já tinha um peso normal (fui de 61kg para 51kg) quando comecei. Hoje em dia já aprendi bastante coisa e não tenho um consumo tão restrito de carboidrato, principalmente por focar em saúde no geral, e não mais perda de peso. Com um consumo de umas 100g/dia, principalmente em amidos, me mantenho em 52kg.
Minha alimentação evolui bastante desde que comecei, considero que no início fui bem mais LCHF (com laticínios, adoçante, embutidos, tinha mais medo de vegetais e frutas, inclusive) e agora é uma Paleo bem limpa, com balanceamento de macros, pensando no meu caso individual. Não exagero mais em gorduras, mas não tenho medo dela, é um consumo natural. No último mês fiz uma "terapia alimentar" super pensada para flora intestinal e nunca me senti tão bem. Meus exames estão ótimos, assim como o balanceamento hormonal, algo que sofria muito antes da Paleo. Escapadas são raras, mas depois disso não tenho mais receio de ir em festinha, sair com a família e precisar abrir uma exceção, não passo mal com mais nada e sem os carbs ainda perco peso fácil, então faço questão de manter.
Meu marido, na verdade, estava com 66kg no início, hoje mantém uns 62kg. Ele não é 100% paleo, mas como a maior influência em casa é minha, todas as suas refeições são excelentes, apenas com amidos seguros e, as vezes, leguminosas bem preparadas. Ele foge da alimentação nos lanchinhos, mas o saldo é muito mais positivo. E nosso filhinho está crescendo Paleo também! Nunca teve nem uma tosse ou nariz escorrendo.
Obrigada Dr. Souto, por ter aberto essa porta para a minha família. :)
Eduarda, sei que vc já está também ajudando muita gente nas redes sociais - vamos seguir multiplicando a ideia!
ResponderExcluirEm 9 de abril de 2014 12:42, Disqus escreveu:
eu queria saber se posso fazer minha maionese caseira com oleo normal e se corro risco de engorda?
ResponderExcluirOlá Juliana,
ResponderExcluiróleo de soja, milho, girassol, canola, são inflamatórios, puro ômega-6.
Ainda estou bem no início e tenho fome. Queijos amarelos, no geral, são totalmente liberados ou preciso reduzir? Uso muito pela manhã e nos lanches. Qual deve ser a minha relação com os queijos, azeitonas, peito de peru?
ResponderExcluirDanielle, priorize a ingestão das boas gorduras - óleo de coco,manteiga, azeite, banha, bacon, abacate, coco. Você está no início, é normal ter fome. Peito de peru quase não tem gordura, azeitonas são boas, queijos sempre os mais gordos. Existem varios relatos de pessoas que dizem que os queijos 'travam' o emagrecimento. Outras pessoas consomem sem problemas, ou seja, você tem que descobrir a sua 'medida'. Mas será que está comendo o suficiente às refeições? Porque o ideal é não precisar de lanches, entende? Outra coisa boa pra eventuais fomes seria o abacate e o coco. Já experimentou o café com manteiga/nata + óleo de coco? Vale por uma refeição e sacia bastante.
ResponderExcluirCAFÉ (OU CHÁ) COM MANTEIGA
1 xícara de café ou chá (pronto ou pode fazer com o solúvel)
¼ de um tablete de manteiga (sem sal ou com sal, vai do gosto) Adoçante a gosto (ou não! Tem quem prefira sem.) Bata no liquidificador ou mixer. Se precisar, aqueça de novo no micro. Agora vai da sua criatividade e paladar! Pode adicionar:
-Essências
-Creme de leite (Nestlê de lata)
-Nata
-Cacau (no mínimo 70%)
-Óleo de coco
-Leite de coco
-Canela
-Etc...
Patricia, nao gosto de cafe e so ds pensar em manteiga no cafe meu estomago embrulha. Nata tb nao rola. Infelizmente. Estava perdendo cerca de 400 gramas por dia e ha 3 dias nao perco nada. Por isso perguntei do queijo, q pode estar mesmo travando tudo. Como 2 quadrados de chocolate por dia, 85% cacau, mas to pensando em reduzir o queijo e ficar num quadradinho so de chocolate. Coca zero tomo uma latinha por dia, no almoco. De resto, sao 4 a 8 amemdoas por dia e carnes, ovos, verduras, brocolis e couve flor. Sei q perdi 3 quilos em 5 dias e depois tudo parou. Sera q e normal ou e melhor rever isso q disse estar comendo? Me ajuda?
ResponderExcluirEm 03/05/2014 19:18, "Disqus" escreveu:
Patricia, fiquei pensando. E se fosse assim: cafe, 1 colher de sobremesa de po de cacau e 1 colher de sopa de oleo de coco e adocante. Teria o mesmo efeito?
ResponderExcluirEm 03/05/2014 19:28, "Danielle Costa" <2006.danielle@gmail.com> escreveu:
Danielle, vc tem pouquíssimo tempo de paleo/LCHF! É MUITO normal travar, e pode durar 1 semana ou vários meses. Não desanime e não fique ansiosa, pois ansiedade não deixa emagrecer! Já que não gosta de café, pode tentar no chá mate ou chá preto. Ou, tente assim: bata 1 ou 2 ovos inteiros como se fossem pra ficar em neve (1 minuto). Adicione 1 col sopa de cacau em pó (100%) e bata mais. Derreta 1 col sopa de óleo de coco + 1 col sopa de manteiga em 200 ml de água fervente e acrescente à mistura, batendo um pouco mais. É um 'chocolate quente' sem leite, que sacia bastante! Pode colocar canela e adoçante se quiser.
ResponderExcluirA questão é aumentar a ingestão das boas gorduras mesmo. Tente!
ResponderExcluirDr Souto, estou na dieta lowcarb faz 5 dias. Passei a inserir mais azeite, manteiga e óleo de coco em tudo que preparo. Cortei os demais óleos. Aumentei a quantidade de ovos também. Como mais queijos, como lanche, e oleoginosas. Os únicos carboidratos ingeridos são da tapioca (mas bem pouca) e vegetais como abóbora. Apesar disso, ainda sinto muita fome. Aquela receita de bolinho mais fácil do mundo é o que me deixa sem fome por mais tempo. Onde será que está a falha? Tenho que ingerir mais gordura? Um abraço!!
ResponderExcluirNa pressa. Falamos em 90 dias
ResponderExcluirEm 28 de maio de 2014 16:26, Disqus escreveu:
Olá. Tentando ajudar. Talvez não seja fome, mas a "fissura" pelo carb. Que se cura com menos carb. Quem sabe se substituires a tapioca e a abóbora por mais hortaliças (= volume). Coisas com bastante folha (alface, rúcula, agrião) e outras (couve-flor, brócolis). Faz estes com bastante gordura (banha, bacon, oliva, côco). Talvez ajude. Fique firme, a "fome" passará.
ResponderExcluirDr Souto, meu tuuuuuudo!
ResponderExcluirSe fizer na frigideira (só o provolone, sem óleos ou manteiga para não fritar), a parte de baixo sai torradinha, como no vídeo e a parte de cima sai derretidinha. Põe uma rodelinha de tomatinho e orégano e vira mini pizzinha. Maravilhoso. Pode por gorgonzola em cima, que vira pizza dois queijos. Ou atum, ou salame...
ResponderExcluirEu encontrei os chips de provolone em Nova Petrópolis e amei, voltei
ResponderExcluirde lá com o queijo e hoje faço algumas rodelas quase todos os dias para
beliscar. Com páprica picante por cima, fica uma delícia! Ah, e faço no micro-ondas, dois minutos e estão prontos!
Experimente com pimenta rosa!
ResponderExcluir