Blogs, muitos blogs!

Quando eu comecei, não havia quase nada em Português. O que havia era basicamente blogs de receitas Atkins, nem sempre compatíveis com os princípios de uma dieta Low Carb Páleo (por conter glúten e óleos de sementes, por exemplo).

Puxa, como as coisas mudaram! A cada semana surge um novo blog ou um novo site que aborda diferentes facetas desse estilo de vida. Quem sabe, finalmente, o Brasil esteja vendo surgir o fenômeno do crescimento de popularidade desta abordagem que começou há 10 anos nos EUA?

Meu objetivo é divulgar este tópico, com o maior embasamento científico possível. Mais importante do que EU ter algumas centenas de milhares de acessos por mês, é que o CONJUNTO dos sites e blogues em português possa ter milhões de acessos mensais – ganhando um porte que não possa ser ignorado pela mídia e, quem sabe um dia, pelas diretrizes oficiais (sonhar não paga imposto).

  • Primal Brasil

http://primalbrasil.com.br/

Site sensacional. Meu preferido em português. É, no Brasil, o que o blog do Mark Sisson é nos EUA. Sinceramente, é melhor do que o meu. Você não conhece ainda? Está esperando o quê?? Os autores são a Bruna e o Caio. E o Caio, é bom lembrar, é o autor no único livro páleo nacional (clique aqui para ler minha postagem sobre o livro):

  • Blog/Site Nutrição do Futuro

http://nutricaodofuturo.wordpress.com/

Um blog muito bem escrito, e que vai fazer você pensar.

  • Blog/Site Fat New World

http://www.fat-new-world.com/

Excelente site, diretamente de Portugal, por Sérgio Veloso, um autor com sólida formação científica – vale muito a pena conferir!

  • Blog/site do Dr. Patrick Rocha

http://drrocha.com.br/blog/

O Dr. Patrick atua em Jericoacoara e Fortaleza, e faz um belo trabalho por lá. Excelente conteúdo.

  • Blog Paleodiário

http://paleodiario.blogspot.com.br/

O excelente Hilton Souza traduz para o Português vários artigos interessantes, e o faz com muita rapidez e competência. Não deixe de ler especialmente os artigos traduzidos do http://www.marksdailyapple.com/

  • Blogs de corredores low carb

Não adianta muito perguntar para mim como se preparar para uma meia-maratona low carb – pergunte para que faz isso na prática:

O blog do professor Adolfo Neto é um MUST para quem se interessa por corrida no contexto low carb. E o Adolfo está sempre presente nas redes sociais – grande fonte de informação para vocês, corredores, que não encontram apoio nos profissionais de saúde da antiga escola (gel de açúcar, etc).

O Carlinhos, educador físico e corredor aqui de Porto Alegre, é o autor do blog acima – gente boa, com quem já tive a oportunidade de saborear um churrasco. Sabe muito sobre low carb e corrida, além de escrever bons textos sobre dieta-esporte-evolução.

Blog de corrida low carb do Augusto Verrengia, o famoso corredor retratado na reportagem da revista Runners sobre dieta low carb páleo para corredores. Está recém começando, e já está ótimo.

  • Blog da Cláudia Vilaça

http://claudiafitblog.blogspot.com.br/

Fisiculturista brasileira de 51 anos (acreditem), que obteve os resultados que vocês vêem nas fotos sem NADA de carboidrato – em dieta totalmente cetogênica. Cada vez que eu digo aqui no blog que um pouco de carboidrato no pós-treino pode ajudar a ganhar músculos, lembro da Cláudia como exemplo vivo de que isso até pode ser verdade, mas não é essencial.

  • Blog/site Mais Gordura, Menos Carboidratos

http://maisgorduramenoscarboidratos.com/

Escrito por uma sueca que mora no Brasil desde 2006, o nome do blog já diz tudo, não é mesmo! Grande quantidade de receitas – e todas as que eu olhei são compatíveis com o que apregoamos aqui. E o VISUAL das receitas é ALGO.

  • Nutri das Panelas

http://nutridaspanelas.blogspot.com.br/

Blog de receitas da Polyana Freitas. Mando todos meus pacientes para ela – preciso dizer mais?

Há outros blogs (ver na coluna da direita, ao lado), e todos os dias surgem mais. Vamos prestigiar o belo trabalho destes dedicados colegas que ajudam a divulgar estas informações em Português. Nosso mercado editorial continua sendo um deserto (com algumas poucas exceções, como essa, essa e essa), mas nossa blogosfera está viva, brilhante e efervescente.

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo