Semana passada, na Parte 1 do documentário Heart of the Matter, vimos como surgiu o MITO dos males do consumo de colesterol e gordura saturada na dieta. Clique aqui para assistir.
Hoje, com a segunda parte do documentário, que foi ao ar na Austrália anteontem, veremos porque 75% das pessoas que usam estatinas para baixar o colesterol o fazem sem necessidade.
Esta é a nona postagem sobre o tema.
Em Colesterol I, eu expliquei como surgiu a ideia de que colestrol pudesse ser algo ruim: uma combinação de má ciência básica e de um estudo epidemiológico mal feito da década de 1950.
Em colestrol II, eu mostrei que até 1957 nem mesmo a Associação Americana de Cardiologia estava convencida de que se deveria mudar a dieta das pessoas por causa de colesterol. No entanto, apenas 4 anos após, a maré começava a mudar, por motivos políticos, e não científicos.
Em colesterol III, eu detalhei os grandes estudos prospectivos e randomizados que demonstraram que reduzir a gordura na dieta não tem NENHUM impacto na mortalidade em homens e mulheres. Além disso, que estudos epidemiológico mais bem feitos sugerem que quanto maior o consumo de gordura per capita, menor a incidência de doenças cardiovasculares.
Em colesterol IV, vimos como o colesterol é um marcador de risco sofrível, como a redução de colesterol não traz benefício para a maior parte das pessoas, como a indústria manipula as estatísticas para nos convencer de que intervenções que têm o potencial de ajudar apenas 1 em cada 250 pessoas seriam "essenciais", e como modificações de estilo de vida podem ter impacto superior ao das drogas, sem o custo e efeitos colaterais.
Em colesterol V, vimos como o reducionismo feriu de morte o pensamento científico, levando-nos à crença ingênua de que podemos efetivamente dominar a complexa teia de causas e efeitos que compõem sistemas infinitamente complexos como o organismo humano. E citamos o ilustrativo exemplo da droga torcetrapib, que aumentava o HDL (colesterol "bom") e diminuía o LDL (colesterol "ruim"). E, no entanto, os pacientes morreram MAIS com esta droga - estes exames de sangue são apenas isso: exames de sangue, e o que queremos é viver mais e MELHOR, e não apenas mudar os números impressos no papel, apenas para morrermos com resultados "normais".
Na postagem denominada Conflitos de Interesse, abordamos o grau extremo com que os vultuosos interesses financeiros contaminam de forma decisiva (e infundada) as diretrizes que estabelecem que o colesterol "normal" seja abaixo de 200 e o LDL abaixo de 130 (ou 100, ou mesmo 70 como se fala agora!).
Em colesterol VI mostramos um vídeo curto para salientar que não existe correlação entre os níveis de colesterol e doença cardiovascular em nível populacional (diversos países).
Em colesterol VII, legendei uma longa palestra do Dr. David Diamond, que faz um belo sumário de todo este assunto.
Em colesterol VIII, vimos que o colesterol muito baixo aumenta o risco de morte por todas as causas, e que a faixa de colesterol com menor mortalidade está entre 200 e 240. Além disso, vimos que, em mulheres, há uma relação INVERSA entre colesterol e mortalidade.
Esse episódio realmente ficou espetacular. Espero que muitas pessoas que tomam estatinas possam assistí-lo. Dr. Souto, não tem de quê, sempre que precisar...
ResponderExcluirboa noite Dr. parabéns pelo blog e pelo vídeo que é realmente esclarecedor. Estou iniciando a dieta paleo e tenho buscado cada vez mais informações sobre ela. Nessa busca encontrei o documentário " In Search of the perfect human diet " lançado em 2012, mas não encontrei a legenda.
ResponderExcluiro sr. já viu esse documentário? sabe onde posso encontrar a legenda?
muito obrigado
http://www.imdb.com/title/tt2014248/
Um dia desses talvez eu faça a legenda
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 03/11/2013 00:25, "Disqus" escreveu:
falando nisso, os exames da minha família saíram. Não fizemos antes, mas após 1 mês e meio de dieta, o triglicerídios que sempre foi alto em mim e em meu pai (nele dava de 300 a 400 sempre) deu valores normais (meu: 51 dele: 142 mãe: 70). E ngm entendeu, pq o colesterol total está (sempre foi) alto, apesar do ldl estar no aceitável.
ResponderExcluirhdl: meu: 75. dele: 51 e dela: 76
ldl: meu: 150,8 dele: 141,6 dela: 144
vldl: meu: 10,2 dele: 28,4 e dela: 14
Acredito q, pelo tempo, os efeitos da dieta são ainda pequenos. Faremos novamente daqui um tempo. Mas ver td ok e quilos a menos (meu pai perdeu 9 Kg, minha mãe 4 Kg. eu mantive, mas acho q perdi gordura) em tão pouco tempo é animador! principalmente pra eles, q leem menos e seguem mais oq sentem, o corpo e tals. uma amiga nem entendeu como o colesterol total pode estar alto se o trigliceridios está bom. minha avó infelizmente largou. acho q encheram a cabeça dela (um tio enfermeiro, uma tia radióloga. ñ q signifique mt, mas o diploma e idade falam mais alto q minhas explicações.) Enfim, mt obrigada! E obrigada por traduzir documentos tão bons e FÁCEIS de entender e passar para os oturos verem e ver se eles conseguem pensar. pq se quiserem, na verdade, é bem fácil.
Daniela, ficou excelente a sua tradução. Parabéns. Adaptou termos e expressões com muita competência.
ResponderExcluirAchei o trailer. Parece ser ótimo!
ResponderExcluirThe Perfect Human Diet (TM) first trailer (original titl
http://www.youtube.com/watch?v=8N-VC6xh1BI
Pensei o mesmo que o Luiz, e o português também está ótimo. Algumas pessoas quando aprendem outra língua parece que esquecem o português. Já vi cada coisa...
ResponderExcluirEu tenho o DVD - eu tinha feito a pré-compra na época, devo ter sido um dos primeiros a assistir abaixo do equador ;-)
ResponderExcluir2013/11/3 Disqus
Sem querer desmerecer o trabalho duro dos produtores, vou procurar uma "versão gratuita" online. Esse tesouro tem que ser divulgado abaixo equador.
ResponderExcluirO Hilton está legendando uma cópia não oficial. Quer ajudar ele?
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 03/11/2013 14:20, "Disqus" escreveu:
Desafio aceito! Acabei de enviar um email para o Hilton me colocando à disposição dele.
ResponderExcluirOlá Doutor José
ResponderExcluirCarlos. Eu sou magro, e nunca tive problemas com o meu peso... Tenho até
dificuldade em engordar. Sou corredor. Gostaria de adotar a dieta paleo, apenas para eu manter um estilo de
vida saudável. Minha saúde e boa. No meu caso o senhor me recomenda cortar os
carboidratos totalmente e seguir essa dieta? E se eu puder seguir essa dieta,
que quantidades eu devo comer, visto que 99,99%
das pessoas segue ela para perda de peso. Estou perdido, quanto à aplicação dessa dieta em
minha vida. Obrigado.
Siga Páleo sem cortar carbs. Coma frutas e raízes à vontade.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 03/11/2013 15:43, "Disqus" escreveu:
In Search of the Perfect Human Diet (2012)
ResponderExcluirhttp://viooz.co/movies/15267-in-search-of-the-perfect-human-diet-2012.html
Boa tarde Dr. Souto..
ResponderExcluirLeio muito seu blog e tudo mais que encontro sobre Low carb e topei com esse artigo que achei interessante, falando sobre Cancer e a nossa dieta: http://www.nutritionandmetabolism.com/content/pdf/1743-7075-8-75.pdf
Abraço e bom domingo!
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html
______
42
se tiverem já com a legenda me enviem por favor...abraço
ResponderExcluirEu baixei esse vídeo do Itunes legendado. É pago, claro, mas já está pronto...
ResponderExcluirDr. Souto, uma dúvida. Faço lowcarb há quase 6 meses e desde então perdi algumas medidas e % de gordura, porém o peso não alterou, mesmo fazendo HIIT e JI (mantenho 71 quilos para 1,66 - pretendo chegar aos 65). Venho de dieta hipocalórica sem glúten/açúcar em que eliminei 20 quilos em 8 meses, porém com muita fome porque trocava o trigo por polvilhos e amidos. Sei que os últimos 5 quilos são difíceis para perder, ganhei uma saúde incrível nesse tempo, mas quero chegar ao meu peso ideal.
ResponderExcluirJá tentei a indução da Atkins e o Jejum (16 hrs 2 x na semana), mas o ponteiro da balança não se mexeu. É possível que meu corpo reaja de forma diferente à pouca quantidade de carboidratos, não me deixando eliminar peso?
Estava fazendo lowcarb com menos de 50 gr por dia, mas na semana passada comi mais chocolate amargo e frutas/legumes todos os dias (mamão, banana, batata doce e sorvete no sábado). Achei melhor reduzir as gorduras nesses dias - comi somente azeite e a gordura natural da carne/ovos.
Notei que nessa semana meu peso baixou 800 gramas e as medidas diminuíram 1 cm, coisa que não acontecia há tempos.
Fiz umas contas por alto e percebi que fiquei entre 100 a 120 gr de carbs por dia, porém não sei se essa é uma faixa ainda considerada segura para lowcarb, com foco na perda de peso.
Me sinto muito bem com lowcarb, mas tenho receio de comer frutas e outros alimentos com maior IG junto com as gorduras boas e acabar engordando. Isso procede?
Meu hipotireoidismo está regulado e meus exames estão todos normais. Nunca tive problema de glicose alta. Mesmo estando obesa Grau 1, minha glicose ficava entre 70/75.
Dr.Souto
ResponderExcluirFaço low carb há uns 5 meses. Tem acontecido uma coisa meio engraçada comigo. Não consegui emagrecer quase nada, apenas 1 quilo, mas a região do meu abdómen, barriga e gordura lombar diminuiram considerávelmente. Lógico que não estou me queixando, mas perdi um tipo de gordura que não pesa? Será que foi isso? ou é ignorância minha mesmo. Tenho 59 anos, não faço exercícios, apenas fisioterapia pré-operatória, para a coluna. Será que sou alienígena?
Desculpe o tamanho do texto. Obrigada
Desculpe, ainda estamos iniciando o trabalho. A boa notícia é que não deve demorar!
ResponderExcluirTania, fisioterapia é um tipo de exercício que visa o fortalecimento muscular também, e como essa dieta promove o ganho de músculo, provavelmente você queimou gordura (que é menos denso) e ganhou músculo. O ideal para fazer um controle é fazer um exame chamado bioimpedância, se tiver na sua cidade, porque ele dá o percentual da composição corporal.
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirEu sei que tem uma "receita" caseira de iogurte natural com linhaça, mas não encontrei aqui no blog.
Alguém pode me passar o link, por favor?
Muito obrigado,
Obrigada. Vou seguir seu conselho
ResponderExcluirReceita e vídeo sobre como fazer o iogurte: http://lowcarb-
ResponderExcluirpaleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html
A linhaça eu sugiro comprar as sementes e bater em casa, já usei a farinha, e nem de longe o efeito que fazia era o mesmo da semente triturada em casa. O certo é triturá-las logo antes de usar, para que não oxidem. Mas a melhor forma mesmo, é deixá-las de molho (hidratá-las), para que pré-germinem. Eu deixava de molho duas colheres em meio copo de água à noite, batia e tomava na manhã do dia seguinte. O ideal é deixar de molho por 8 horas, mas 4 horas já ajuda. "Após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrossolúveis desta semente tão especial." Se quiser saber mais leia aqui: http://www.docelimao.com.br/site/linhaca/215-perguntas-sobre-a-linhaca-i-
Jussara,
ResponderExcluirComo triturar?
Como misturar ao iogurte? Bater no liquidificador? Quanto de linhaça e quanto de iogurte?
Obrigado,
Isso, bater as sementes no liquidificador (duas colheres de sopa acho que bastam), vai virar uma espécie de farinha; você tira e mistura ao iogurte que vai tomar (misture com a colher mesmo).
ResponderExcluirQuanto ao iogurte depende dos seus objetivos, se precisa emagrecer tomar um copo (200 ml). Se não tiver problema com peso, penso que pode tomar mais.
Jussara,
ResponderExcluirEu não posso bater essas duas colheres de semente de linhaça junto com os 200 ml de iogurte no liquidificador, tudo de uma vez?
E o gosto, fica muito ruim? tem problema adicionar um morango e um pouco de adoçante?
Muito obrigado,
Ruy
Pode bater junto, mas sugiro primeiro bater a linhaça, para que ela possa ser triturada, depois você coloca o iogurte e torna a bater. Tem gente que fala que não sente gosto, eu sinto gosto de semente, mas não é ruim, é neutro. Pode colocar morango e adoçante.
ResponderExcluir"Bioimpedância não é confiável."
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html#comment-790872067
_____
42
Se a bioimpedância não é confiável e a minha densitometria óssea está muito boa, pelo último exame que fiz há poucos meses atrás, qual seria a minha resposta?
ResponderExcluirA densitometria é muito mais confiável
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 04/11/2013 20:43, "Disqus" escreveu:
Dr. várias pessoas me dizem: o que está acontecendo com voce? Parece que está mudando de corpo! E realmente há várias mudanças, mas não em relação ao peso e sim às minhas medidas abdominais. Acho meio estranho, mas tudo bem. Acho ótimo! Talvez agora consiga emagrecer mais!
ResponderExcluirMudança da composição corporal...
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 04/11/2013 21:08, "Disqus" escreveu:
André, vi esse comentário do Dr. Souto agora e perguntei a ele o porquê. Esperando curiosa!
ResponderExcluirBom dia, Jussara, tudo bem?
ResponderExcluirNaquele link que você me passou, no finalzinho dia que linhaça + iogurte= muitos gases.
Na prática é isso mesmo?
Estou perguntando porque o meu iogurte não ficou pronto ainda, não deu para testar.
Muito obrigado,
Olá, Ruy, eu tomava a linhaça pura com água (e meia maçã) o iogurte tomava em outro horário, pois confesso que não sou grande fã de iogurte, então prefiro tomá-lo puro, como se fosse remédio. :D
ResponderExcluirNão sei dizer se misturando os dois provoca gases, mas nunca vi ninguém reclamando aqui. Acho, não tenho certeza, que a linhaça provoca gases quando é comprada já pronta, por causa da oxidação da farinha. O que eu já li é que ela pode provocar gases nos primeiros dias, até o organismo se adaptar, mas talvez isso varie de pessoa pra pessoa. Eu nunca senti nenhum desconforto.
Eu usava com a água em que ela ficou de molho; a água forma uma espécie de gel, e nele há fibras hidrossolúveis; eu sentia que esse gel ajudava a fazer uma limpeza maior no intestino.
Estranho,
ResponderExcluirEu deixei na água de ontem a noite para hoje e não fez o gel.
Bati somente com 1 morango e um adoçante.
Legal saber que tem que triturar junto com a água.
Muito obrigado pela atenção.
Um abraço.
Pergunta para o dr. Souto ( ou quem mais souber responder, por favor):
ResponderExcluirEu li que no começo, a dieta paleo faz você perder água e glicogênio dentro dos músculos ( não sei se essa afirmação está correta ).
Mas, se a afirmação estiver correta, é contra-producente utilizar o suplemento a base de creatina, visto que a creatina acumula água dentro do músculo para aumentar o volume muscular?
Obrigado,
Isso não tem nenhum impacto sobre a perda de gordura. É apenas para que saibam que o peso pode variar por água, e não apenas por gordura. Por isso, a fita métrica é mais útil que a balança.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 05/11/2013 12:46, "Disqus" escreveu:
Dr. Souto, sobre a variação de peso, eu entendi perfeitamente.
ResponderExcluirSupondo que a afirmação seja verdadeira então ( de perdermos água e glicogênio no começo da dieta ), então o uso da creatina fica inutilizado na dieta paleo, visto que a água intra muscular será perdida, ou depois da cetoadaptação a perda de água intramuscular cessa e a creatina passa a fazer efeito para o ganho de volume muscular?
Não sei se fui claro, mas a dúvida é essa: a creatina funciona dentro de um estilo de vida paleo?
Obrigado,
A creatina não funciona por colocar água dentro do músculo (a entrada da água é apenas decorrência do efeito osmótico). Ela funciona por doar fosfatos para a recuperação mais rápida do ADP. E, mesmo assim, o efeito é pequeno e mais importante em atletas de alta performance.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 05/11/2013 12:54, "Disqus" escreveu:
Dr. Souto,
ResponderExcluirDesculpe a insistência:
Então não há nenhum problema em consumir a creatina dentro do estilo de vida paleo?
Supondo que a pessoa seja um atleta que vise a alta performance.
Obrigado,
Nenhum problema.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 05/11/2013 13:03, "Disqus" escreveu:
Muito obrigado,
ResponderExcluirUm abraço!
EXCELENTE documentário, obrigado por compartilhar. Um verdadeiro soco no queixo.
ResponderExcluirBoa Tarde, Dr.
ResponderExcluirÉ possível consumir farelo de aveia?
Eu vi em alguns lugares falando que sim e outros falando que não, não sei muito bem se deve ou não ser utilizado.
Abraços
Sugiro evitar, em função do glúten.
ResponderExcluir2013/11/5 Disqus
Priscila, parabéns pela sua persistência e vontade em modificar o estilo de vida de sua família. Fiquei muito feliz em ler seu depoimento.
ResponderExcluirE diga-se de passagem, funcionando muito bem.
ResponderExcluirHoje, tenho um novo Estilo de Vida e o meu viver, ou seja, a minha vida melhorou 100%. A continuar assim, serei eternamente grato, por teres me oferecido a oportunidade de conhecer e praticar a Dieta Paleolítica.
:-)
ResponderExcluir2013/11/5 Disqus
Oba! Excelente!!!! Já divulguei aos 4 ventos!!! Uma dúvida Dr Souto, uma pessoa próxima começou a alimentação paleo/ LCHF mas não firma. Começa 2 meses para 1, começa 1, aí para 2 e assim por diante. Está nessa há um bom tempo. Estou alertando que o corpo pode reagir de uma forma inadequada. Qual sua opinião? Obrigada e mais uma vez PARABÉNS pelo trabalho incrível! :)
ResponderExcluirNão sei - mas acho que talvez aos poucos essa pessoa perceba que sente-se melhor com páleo, e vá parando com essas oscilações.
ResponderExcluirEm 5 de novembro de 2013 17:00, Disqus escreveu:
Doutor estou confundindo? Oque são raízes? Poderia me dar alguns
ResponderExcluirexemplos? Não posso comer legumes, correto?
Beterraba, cenoura, aipim, etc.
ResponderExcluirLegumes do ponto de vista BOTÂNICO é SÓ o que cresce em vagens, e vc deve evitar (soja, feijão, etc)
2013/11/5 Disqus
Estranho mesmo, pois a água sempre se transforma em gel; pode ser que você tenha colocado muita; dez colheres de sopa de água (aproximadamente meio copo) para duas colheres de sopa de linhaça bastam.
ResponderExcluirExcelente! Divulgando...
ResponderExcluirJussara,
ResponderExcluirEu estou usando a linhaça dourada. Você usa esta ou a marrom?
Dr., boa tarde! Li bastante sobre a chamada "inflamação" que é a real causa de doenças coronárias. Considerando que o colesterol não é um indicador de risco, quais seriam os exames que poderiam mensurar essa inflamação e o risco cardíaco? Grato.
ResponderExcluirProteína C reativa ultra-sensível, VSG, ferritina.
ResponderExcluirOutras coisas que aumentam inflamação: consumo de óleos vegetais de sementes, cigarro, gliose e frutose elevados, hiperinsulinemia.
2013/11/6 Disqus
Muito obrigado.
ResponderExcluirObrigada! Dá certo trabalho e problemas, mas vale mt a pena!
ResponderExcluirAproveitando o gancho, Doutor, meu exame de Ferritina Sérica deu 356 ng/ML. Nos valores de referência, consta 306. É um resultado preocupante? A recomendação do médico foi reduzir carne vermelha... que obviamente é base da minha alimentação (em especial, do almoço).
ResponderExcluirUma solução tão boa que vai melhorar a sua saúde e a de mais 3 pessoas: doe sangue 3x por ano. E coma sua carne.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 06/11/2013 17:04, "Disqus" escreveu:
Dr., alguma explicação evolutiva para isso? Sangramos menos do que nossos antepassados por conta da nossa confortável vida moderna?
ResponderExcluirÉ possível. E é bom lembrar que a seleção natural seleciona maior sucesso de REPRODUÇÃO, não necessariamente maior saúde na terceira idade, alegria, bem estar, essas coisas. Assim, se um traço genético evita a anemia (vantagem com imediata) mas aumenta o stress oxidativo (desvantagem com consequência tardia), este fenótipo será selecionado em virtude de fornecer uma vantagem reprodutiva, mesmo que lhe provoque um infarto aos 60 anos (quando vc já teria provavelmente morrido de malária mesmo).
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 06/11/2013 17:20, "Disqus" escreveu:
Gente de Deus, lembrei que a minha mãe toma um remédio para controlar o colesterol, e o pior que foi eu que comprei, mas isso foi no começo do ano( não conhecia o o blog do dr. Souto), a droga é um tal de Mevilip
ResponderExcluir( sinvastatina). E ela iria tomar por mais uns 6 meses, Deus do céu, perdoe-me por tamanha ignorância. Pro lixo já! Agora convencê-la plenamente vai ser um desafio, mas esse remédio ela não toma nunca mais!
Meu marido sofre de hemocromatose e retira sangue de 2 em 2 meses. Sua ferritina já esteve acima de 1000 ng/ML.Leva uma vida normal, com alimentação normal. Não fique preocupado.
ResponderExcluirDr., e quanto ao índice glicêmico da aveia? Tenho visto tabelas dizendo que é entre 53 e 78, podendo ser ainda maior no caso de flocos ou mingau.
ResponderExcluirIsso é a aveia. Farelo de aveia é quase só fibra.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 07/11/2013 00:35, "Disqus" escreveu:
Duas pessoas na minha família tomam estatinas, vou mandar o vídeo para eles e torcer para que deem a devida atenção. Obrigada pelo bom trabalho. www.vidalowcarb.com.br
ResponderExcluirA grande indicação é para quem JÁ TEVE eventos coronarianos (infarto prévio, etc). Essas pessoas não devem parar sem o conhecimento de seu cardiologista.
ResponderExcluir2013/11/7 Disqus
I have been surfing onli&X6e;e &X6d;ore than 4 hοurs today, yet ӏ nеver found any int&X65;resti&X6E;g article like you&X72;s.
ResponderExcluirIt�s pretty wοrth enough for me. Personally, &X69;f all sitе owners an&X64; bloggerѕ
&X6d;ade good cont&X65;n&X74; as yо&X75; did, &X74;he int&X65;rnet will be а lot mοre usef&X75;l than ever before.
Her&X65; is my wеb site :: Black Friday Play Station 4
Dr. Souto, vc já viu isso?
ResponderExcluirEUA podem banir gorduras trans por riscos à saúde
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/11/1368092-eua-podem-banir-gorduras-trans-por-riscos-a-saude.shtml
Será que agora as coisas vão andar para o lado certo???
Claro que não. Vai continuar demonizando as gorduras saturadas e dizendo que os óleos vegetais são bons.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 07/11/2013 19:15, "Disqus" escreveu:
Eu uso a marrom mesmo, mas o fato da sua ser a dourada não interfere em nada.
ResponderExcluirDr. , como já disse em outro comentário, em outro post do blog, perdi 17,4kgs com a paleo em quase 3 meses, tenho 17 anos, pesava 78,6 kgs e cheguei a pesar 61,2kgs com 1,69m de altura... Fiquei bastante magro, e desde quando cheguei ao meu objetivo(abaixo de 63kgs) , tenho como objetivo o ganho de massa muscular(hipertrofia)... Com a maior frequência na academia, meu apetite aumentou muito, e já ganhei quase 2kgs em 1 semana... (Não comi nada fora da dieta- faço cetose desde que comecei)... Tenho uma pergunta: será que meu ganho muscular foi rápido, ou meu peso que aumentou pela taxa calórica? Outra coisa... Queijo Gorgonzola, pode? E quanto tempo os efeitos da maltose persistem? ( eu comi requeijão cremoso sabor cheddar da polenghi e contem maltodextrina). e no caso dos suplementos... Tomo Lavitan(vitamínico), Psyllium(fibras), creatina e whey isolado. Algum deles pode estar atrapalhando a minha dieta? Desde já agradeço...
ResponderExcluirAzeites: de oliva só no rótulo
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/azeites-de-oliva-so-no-rotulo-10710633
Às vezes encontro coisas boas. O azeite Carrefour português é produzido pela Sovena Portugal, o mesmo fabricante do Andorinha. O Carrefour Discount é um espanhol de boa qualidade. O Qualitá também é bom e barato. O Pro Teste só veio a confirmar o que eu já havia descoberto por tentativa e erro.
ResponderExcluirLucas, cuidado com os whey ,muitos estão vindo adulterados, com mais carboidrato e menos proteinas que costumam ter nos rótulos...é algo a se preocupar,procure por Félix Bonfim no facebook, ele tem feito analise laboratoriais de muitas marcas de whey e várias estão sendo reprovadas...tomar cuidado com os whey entao...mesmo os isolados.
ResponderExcluirFaça, se possivel,uma avaliação fisica com percentual de gordura...vcé novo na academia, com certeza seu peso vai aumentar...ganhar musculo nessa fase é mais facil do que para quem já é veterano...mas qdo fazemos musculação, fibras se rompem e na restauração dessas fibras há um certo acumulo de liquido...então esses dois quilos nao sao só de musculos, mas de liquido que vc está retendo.... não se preocupe com peso na balançae sim com a mudança de composição corporal....por isso é tão importante a avaliação adipometrica.
Qto a maltodextrina , nao é a de um quijo que va fazer tanta diferença pra vc...a nao ser que vc coma quilos de queijos hehehe
Lavitan tem carboidrato,mas a qtdade tb é minima, nao éele que está atrapalhando sua dieta tb... até as dietas low carbs mais radicais nos permite 20g de carbo por dia...o carbo de um comprimido é insignificante.
Muito obrigado, vou pesquisar... Mas no caso da creatina e a fibra, teria problema ?
ResponderExcluirLucas, quem faz Páleo / LCHF não deve tomar suplementos vitamínicos que contenham ferro.
ResponderExcluirRecomendo o livro TNT Livro Dieta TNT.
"Este livro é a resposta para todos vocês que me escrevem perguntando sobre low carb e academia. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html "
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html
Andando com dois amigos pelo calçadão da minha cidade, pude reparar na presença maciça de carrocinhas de churros ao longo do mesmo. Parece uma passarela de trigo+açúcar+gordura vegetal hidrogenada.(um corredor da Morte) O cheiro de fritura dos churros mais cachorros quentes, coxinhas, etc é forte.
ResponderExcluirEra próximo ao meio dia e nossos estômagos pediam comida. Meus amigos decidiram comprar churros e indagaram se eu queria um. Eu recusei gentilmente. Logo adiante, enquanto eles esperavam para se entupir de açúcar, gordura vegetal hidrogenada e trigo, reparei em uma fruteira. Pedi licença a eles e fui até lá.
Eu estava disposto a mostrar que não ficaria por baixo. Retornei para junto deles que literalmente se lambuzavam com açúcar dos churros, trazendo na mão o "MEU TIPO DE CHURRO" que provocou risos ao redor: uma linguiça da colônia envolta em papel como se fosse um churro e eu dando minhas mordidas. Vocês não imaginam o espanto das pessoas!
Entre uma mordida e outra no meu churro improvisado, eu matei minha fome. Ainda perguntei qual era o problema do cidadão comer uma linguiça da colônia no meio da rua? Era crime? Era pecado?
Se eles podiam comer lixo embalado, que deixassem minha linguiça em paz. Tiveram que concordar.
Conto isso para mostrar como existe PRECONCEITO com alguns tipos de alimentos que na pirâmide "tradicional" são sempre casados com carboidratos. Um exemplo é a linguiça: com carb pode, mas como resolvi comê-la pura e em público quase fui ridicularizado.
Sinceramente, depois do bem que o modo de vida LCHF me fez, estou me lixando para a opinião dos outros. E de birra, vou continuar comendo minha linguiça da colônia no calçadão. Como se fosse um churro! E é deliciosa, posso assegurar, além de custar dois reais. Mais barata que o churro.
E podem rir à vontade. Eu me lembro e dou risada até agora.
Abraços a todos.
Olá Dr. Souto, gostaria de lhe convidar - e a todos os seus leitores - a participar do Fórum Paleo, fórum que eu criei para termos um espaço para discutirmos a dieta, o estilo de vida, exercícios, enfim, tudo relacionado a Paleo, visto que ainda não havia um no Brasil (ou se havia eu não conhecia).
ResponderExcluirO endereço é forumpaleo.com
Abraços à todos, e parabéns pelo trabalho Dr. Souto.
Posso comer arroz, feijão batatas? Se não, por qual motivo?
ResponderExcluirO link está errado, falta o "br" depois do "com", não?
ResponderExcluirPrezada Jussara, está certa! Faltou o ".br"
ResponderExcluirO correto é forumpaleo.com.br
Obrigado pela correção!
Me adiantando a resposta do Dr. Souto, não pode, posto que os três alimentos citados possuem carboidratos, que causam a liberação de insulina, e todas as consequências que ela causa em nosso corpo, conforme maestralmente explicado pelo Dr. Souto nos posts aqui no menu à direita chamado "A base teórica".
ResponderExcluirNo começo parece estranho abandonar esses alimentos quase que onipresentes em nossos pratos, mas você se acostuma e digo mais, se sente melhor do que nunca, muito mais leve e energizado.
Esse fim de semana, por exemplo, me entupi de carbs (poxa, pediram pizza aqui em casa, admito que fraquejei, e daí foi ladeira abaixo sábado). Resultado: problemas intestinais, sonolência, sensação de enjoo, estufa, cansaço.
Desculpem a série de perguntas mas, Porque quem faz LCHF/ Paleo deve evitar ferro em suplementos vitaminicos?
ResponderExcluirOutra coisa, andei lendo sobre LCHF em outros sites (gringos), e lá falam sobre os net carbs, que são os carboidratos que realmente "importam". Para se ter os net carbs, é só subtrair o valor total de carboidratos pelo valor de fibras... Realmente só devo contar os carboidratos que não são fibras?
Queria tambem dar uma dica: Pra quem curte chocolate assim como eu e não consegue largar do vicio... Se encontra em alguns super e hipermercados um chocolate chamado Olvebra Choco Soy diet, que não contem açúcare, lactose, nem glúten. Pra quem faz cetose, da pra comer 1-2 unidades por dia...
Oi Luiz eu posso estar errado mas falar que o carbonel e virgem e não extra..... sera que este proteste nao ta levando nada do grupo extra ou carrefour, confiar em uma marca de mercado qualita?
ResponderExcluirEntre qualita e carbonel aahhh eu fico com carbonel !
Oi Vicente, eu sou fã do Carbonell virgem e o ponto do teste é que não há diferença nenhuma entre o virgem e o extra virgem deles, não que ele seja ruim. Apenas não possui a redução de acidez que deveria ter um extra virgem.
ResponderExcluirFerro - vou ficar te devendo essa, a Patrícia saberá responder
ResponderExcluirNet carbs - correto, subtraia as fibras do total de carboidratos
Olvebra Choco Soy Diet - soy quer dizer soja. Fique longe disso
Olá Lucas.
ResponderExcluirQuem faz LCHF/Páleo já capricha bem nas proteínas, e não precisa de suplementos com ferro.
E reforço o que o Luiz disse: fuja de TUDO que tem soja. Única forma aceitável é soja fermentada, o shoyu, mesmo assim, é bom ficar atento e ver os rótulos dos mais comerciáveis, estão cheios de glutamato monossódico - que e péssimo tbm. Existem shoyus com fermentação natural e sem corantes, açúcar e glutamato.
Comece com chocolates 70%, ou com cacau 100% misturado com nata ou creme de leite e um pouco de adoçante. Logo seu paladar muda.
Dr.Souto, sou nova adepta do blog e tenho lido cada vez mais a respeito do Low Carb Hight Fat, há 16 dias venho seguindo , mas só perdi 1,3kg e nenhuma medida.
ResponderExcluirEstou tentando descobrir porque estou estacionada, pois imaginei que fazendo direitinho durante a semana o esforço fosse compensado.Pelos depoimentos que li vários seguidores perdem muito peso e rápido, tenho 42 anos e sobrepeso de 10 kilos .
Durante a semana sigo direitinho a dieta , mas 1 dia do fim de semana como o que me dá vontade, faço pilates 2 x por semana e caminhadas quando não chove na terra da garoa.
Tomo Lipless a 9 meses pra baixar meu triglicerides que era de 291 a baixou para 118 e fiquei assustada com essa matéria, acha que devo parar a medicação, ela pode estar atrapalhando o metabolismo da gordura que estou ingerindo a mais?tem mais alguma coisa que devo mudar?
Olá Jô.
ResponderExcluir16 dia é pouco tempo, é quase nada! Tenha calma! Cada pessoa tem um ritmo, você não está estacionada. Tem gente que funciona bem com 1 dia do 'lixo', tem gente que não consegue emagrecer.
Quando a exercícios físicos, leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html
Boa noite, Dr. Souto! Tudo bem? Me interesso por esse assunto (dieta, logenvidade e qualidade de vida) há um tempo e acho muitíssimo empolgante os textos que você compartilha conosco. Obrigado! Eu tenho algumas dúvidas sobre a dieta Paleo e, se puder, por favor, responda-me: 1 - Apesar de podermos nos alimentar apenas de carne com gordura e água, como demonstrado no texto dos esquimós, uma dieta desse tipo não aumenta em muito a quantidade de antioxidante no corpo, já que, segundo dizem, os alimentos de origem animal causam um estresse oxidativo considerável nas nossas células? 2 - Nessa mesma linha de pensamento, existe alguma comprovação científica que alimentos de origem animal acelerariam o nosso organismo e nos deixariam mais ligados e, também por isso, apressariam o nosso envelhecimento, como sugerido no final do texto dos esquimós? 3 - Eu já vi que o senhor é um defensor do consumo de derivados do leite, desde que fermentados. Pelo que eu li em vários lugares, inclusive em sites de médicos que defendem a dieta Paleo, o consumo do leite e derivados deve ser evitado a todo custo, já que ele se provou cancerígeno no longo prazo e os países que têm a maior incidência de câncer são justamente os que consomem mais esse tipo de "alimento". Qual a opinião do senhor sobre o assunto? Não ver nenhum problema no consumo dos derivados do leites desde que fermentados? 4 - Qual a opinião sobre a água? Sendo mais específico, o senhor também é defensor daquela história da água alcalina, ionizada etc. etc.?? 5 - Últimas perguntas: qual é a opinião do senhor sobre o consumo desenfreado de suplementos/vitaminas, como muitos defendem? E o que o senhor acha da modulação hormonal?? Só excepcionalmente ou, mais uma vez, de forma ampla e retrista conforme apregoam por aí?? Só para o senhor se situar. Eu sigo a dieta Paleo há uns 4 meses. Não tomo qualquer suplemento nem faço uso de qualquer hormônio. Água costumo tomar a mineral. Leite não consumo e derivados raramente. Como bastante vegetais e carnes de uma maneira geral. Nada de grãos, açúcar, gordura vegetal de sementes e carboidratos de uma maneira geral (banana, castanha do cajú etc.). Antecipadamente grato pelas respostas, Christian.
ResponderExcluirAs mulheres perdem ferro na menstruação, os homens não. A maioria dos homens têm excesso de ferro, que se traduz em ferritina sérica elevada (acima de 200), que se traduz em aumento do risco cardiovascular (por causa do stress oxidativo). Homens saudáveis não apenas não devem consumir suplementos de ferro, mas devem doar sangue umas 3x por ano para reduzir sua ferritina e ao mesmo tempo ajudar o próximo.
ResponderExcluirEm 11 de novembro de 2013 04:43, Disqus escreveu:
Triglicerídeos de 1000 (MIL) ficam abaixo de 100 (CEM) com low carb em 30 dias.
ResponderExcluirEm 11 de novembro de 2013 13:48, Disqus escreveu:
Olá.
ResponderExcluir1) o que mais causa stress oxidativo é frutose, seguido de glicose. Dito isso, o exemplo dos esquimós não é para sugerir que isso seja o ideal, é para mostrar como a sabedoria convencional está errada
2) Não - desconheço evidências nesse sentido.
3) há muita controvérsia nessa área. A dieta paleolítica original (Loren Cordain) não tem laticínios. A primal (Sisson) tem. Acho que é uma questão secundária - cortar grãos e açúcar é graus de magnitude mais importante. Repito, acho que - se houver impacto dos laticínios - é secundário.
4) acho essa história de água alcalina uma grande bobagem ( http://chriskresser.com/the-ph-myth-part-1 e http://chriskresser.com/the-acid-alkaline-myth-part-2)
5) Se uma dieta é saudável, ela POR DEFINIÇÃO prescinde de suplementação, exceto em coisas pontuais (exemplo, vitamina D e magnésio).
Em 11 de novembro de 2013 21:16, Disqus escreveu:
Muito obrigado pelas respostas, Dr. Souto! Os textos são muito instrutivos.
ResponderExcluir1 - Se alguém faz uma dieta apenas a base de carnes, essa pessoa teria problemas para defecar, já que as fibras alimentares facilitam o trânsito intestinal e não fariam parte da sua dieta? Nesse mesmo sentido, já ouvi comentários que dietas em que a carne é a fonte principal de energia existe um aumento na incidência do câncer de intestino. Isso também é um mito?
2 - O senhor acha com facilidade carnes orgânicas em sua cidade?? Na minha cidade, eu só acho frango e ovos orgânicos. Ainda por essa lógica, o senhor tem conhecimento de algum site que fale dos alimentos mais apropriados para o consumo humano com base na sua origem?? Nos Eua existem sites que falam quais peixes e de quais localidades são mais apropriados para o consumo de acordo, por exemplo, com a quantidade de metais pesados que eles possuem. Igualmente, há uma relação de lugares que indicam as vacas que apenas pastam e não se alimentam de cereais....
Mais uma vez, obrigado.
Atenciosamente,
Christian.
P.S.: Errata no meu texto é vê me vez de ver.
Caro Dr. Souto, parabéns pelo esforço e dedicação na defesa do que acreditamos ser o melhor caminho a seguir, dentre os que já conhecemos.
ResponderExcluirNão vi se alguém chegou a postar o link de um estudo na Europa sobre a influência de uma dieta rica em carboidratos e pobre em gorduras e colesterol sobre o MAL DE ALZHEIMER e outras doenças degenerativas do sistema nervoso, como a pouco conhecida, mas devastadora ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. Abraço a todos.
Segue o link:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDEQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpeople.csail.mit.edu%2Fseneff%2FEJIM_PUBLISHED.pdf&ei=GIeBUoywEMaqkAfYloCADg&usg=AFQjCNGygSSYWeeGKRodYZvhfpXpIMkwCw&sig2=1t1QBjxAS2F66eUTvhy8Jw&bvm=bv.56146854,d.eW0
Nossa, quantas pessoas dispostas à ajudar... Por isso que eu acompanho o blog pelo menos 2 vezes ao dia e sou infinitamente grato elao Dr. , depois dessa dieta minha vida mudou.
ResponderExcluirHabitos, saúde, ânimo, alegria, autoconfiança, aparência. Obrigado pelas respostas :)
1) o que acontece é que ocorrem dificuldades (constipação ou diarreia) na TRANSIÇÃO entre dietas diferentes. Povos (e pessoas) habituadas a uma dieta somente à base de carne não têm nenhum problema nesse sentido. Mais uma vez, saliento que eu NÃO defendo uma dieta somente à base de carne - os exemplos são para fins de argumentação, no sentido de que se é possível ser saudável com uma dieta só de carne, uma dieta com um pouco mais de carne do que o habitual não trará problemas. Dito isso, a importância das fibras tem sido questionada. Parece que a quantidade de água, de gordura (quanto mais, melhor) e a flora intestinal são mais importantes.
ResponderExcluirOs estudos implicado carne em câncer de intestino são observacionais e sofrem com o viés do usuário sadio - após 40 anos com a mensagem de que comer carne vermelha faz mal, quem come carne vermelha em geral são apenas as pessoas que não dão a mínima para a saúde (e nós aqui, é claro, mas somos 0,0001% da população, ou seja, não fazemos diferença). Assim, o consumo de maior quantidade de carne, em estudos observacionais, é um MARCADOR de maus hábitos (tabagismo, obesidade, sedentarismo, consumo de alimentos processados, etilismo, etc). Quanto mais se controla para esses fatores, mais o efeito da carne desaparece do ponto de vista estatístico. Ah, sem esquecer que os Masai e os Esquimós não têm câncer.
2) Nosso gado, aqui no sul, AINDA come grama: https://drive.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDMzMyOURfYVNZbnc/edit?usp=sharing
Em 11 de novembro de 2013 23:44, Disqus escreveu:
Muito obrigado, Sérgio - esses dias ainda, recebi o mesmo artigo de outro colega. Vc já leu o livro Grain Brain? LEIA!!!
ResponderExcluir2013/11/11 Disqus
Obrigado pela dica, Dr. Souto. Lerei o livro.
ResponderExcluirEntrevista clara e simples que trata desse assunto:
http://www.doctoroz.com/episode/do-carbs-cause-alzheimers?video_id=2753218220001
Muito obrigado pelas respostas. Muito esclarecedoras. Parabéns pelo belo trabalho que faz!! Nunca pensou em escrever um livro condensando esse excesso de informações que o senhor tem sobre o assunto?
ResponderExcluirAtenciosamente,
Christian.
É possível ;-)
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 13/11/2013 20:33, "Disqus" escreveu:
Muito legal essa estória!
ResponderExcluirOlá Dr. Souto, a legenda está indisponível, sabe o que aconteceu? Do outro episódio também...
ResponderExcluirEstá sando certo. Tente outro navegador (Chrome, por exemplo). Em dispositivos móveis (tablets, telefones) não funciona.
ResponderExcluirQuestão do vestibular da Unesp sobre colesterol:
ResponderExcluirhttp://estaticog1.globo.com/2013/Vestibular/unesp/etapa/63.gif
Só rindo...
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 18/11/2013 07:39, "Disqus" escreveu:
http://www.6minutes.com.au/news/latest-news/catalyst-fallout-a-frightening-reality
ResponderExcluirhttp://www.proteinpower.com/drmike/statins/hell-hath-fury-like-statinator-scorned/
ResponderExcluir2013/12/12 Disqus
olha a cara pálida do médico que é a favor desse veneno, só de ver o jeito que ele fala a gente percebe a safadeza que tem por trás.
ResponderExcluirLuiz, já tens uma previsão da legenda do vídeo:In Search of the Perfect Human Diet (2012). Grata
ResponderExcluirOi Andrea, parei desde o início do ano devido a dois novos projetos profissionais, o que acabou com o meu tempo livre. Estou voltando a este projeto aos poucos, mais uns 10 dias e termino.
ResponderExcluirThe Perfect Human Diet - Legendado
ResponderExcluirhttps://docs.google.com/uc?export=download&confirm=0k_Y&id=0B-8LETe8gdrecEhxaGRWVVJRbWc
Caso esteja com dificuldade em reproduzir o áudio ou o vídeo, baixe e instale este codec:
K-Lite Mega Codec Pack 10.4.0
http://download1403.mediafire.com/h4r11c5y1ntg/3x3crl11zf0fz1u/K-Lite_Codec_Pack_1040_Mega.exe
Tadeu, postei logo abaixo para a Andrea
ResponderExcluirObrigadaaa!!!! ;)
ResponderExcluirOlá Dr. Souto, ha algum tempo veio acompanhando o blog do Sr e gostaria de te agradecer por disponibilizar tanta informação às "pessoas comuns". Uma das coisas que me faz sentir muito impotente é a minha ignorância sobre medicina e ter que resignar-me às recomendações médicas, mas que no fundo, há aquele "gut feeling" que talvez não seja isso. Quanto dinheiro eu não poderia ter economizado com exames, medicamentos, poupado minha saúde, enfim. Mas, por causa da ignorância, o medo é maior e seguimos os conselhos à risca. Eu sou uma pessoa que tem colesterol total alto, o HDL por volta de 65 e LDL mais ou menos 140/160. Já tentei de tudo, low-fat diet, monaless, omega-3. Nada funciona para baixar o colesterol para o nível desejados pelos médicos, exceto as estatinas, mas que elevou meu CPK na lua e tive que suspender imediatamente. A uns 3 anos faço uso do Zetia, que não faz milagres, mas pela reação que tive a estatina, é o recomendado. Eu gostaria muito de parar, mas aí entra a ignorância e o medo e sigo tomando! Bom pra industria farmaeutica ;-) Quem sabe um dia tomo coragem! Obrigada pelas informações que me ajudam a caminhar para este dia.
ResponderExcluirA ignorância médica é uma doença grave e de péssimo prognóstico. Já a do público tem cura, e é grátis. E vc já está quase curado!
ResponderExcluirCompre o Cholesterol Clarity, do Jimmy Moore.
Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 28/04/2014 09:12, "Disqus" escreveu:
Obrigada, vou já começar a leitura. Obrigada mesmo por democratizar a informação.
ResponderExcluirA parte 2 não esta funcionando. Apenas faltou ver esta parte...
ResponderExcluirDr. Souto, não é mais possível assistir o documentário?
ResponderExcluirDr., pode compartilhar a pt.2 do video, por favor? ainda esta fora do ar. muito obg
ResponderExcluirOla ! O Link referente a parte 2 do documentário Australiano (Catalyst), esta fora do ar.
ResponderExcluirEstou tentanto há uma semana ver a segunda parte do documentário, mas aparece um erro.. sabe se foi retirado?
ResponderExcluirAssisti a primeira parte, mas a segunda parte só fica carregando e nunca abre, será que está com problema? existe outro lugar para assistir? obrigada
ResponderExcluirDr, onde poderíamos encontrar a segunda parte do documentário?
ResponderExcluirDr Souto! Adoro suas postagens! Sou estudante de medicina do 5 ano e é incrivel como realmente as pessoas (médicos inclusive) ainda acreditam que uma dieta saudavel é uma dieta sem gorduras, independente da quantidade de carboidratos.
ResponderExcluirAchei interessante o que escreveu sobre o amido resistente, mas fico preocupada com a elevação da glicemia, já que tenho resistencia à insulina. Gostaria de saber sobre a quantidade de carboidratos 'regulares' presentes na receita caseira e fecula de batata e na banana verde.
Obrigada!
Lamis.
A sua geração vai mudar a medicina no Brasil!
ResponderExcluirQuanto à sua pergunta, o jeito seus testar em casa com um glucosímetro.
Sent from mobile phone
Em 05/09/2014 11:04, "Disqus" escreveu:
Completo hoje dois meses de low-carb paleo diet.
ResponderExcluirSão 13kg a menos, muita disposição, humor, etc.
Como comida de verdade e indico às pessoas que
querem perder peso e ganhar vida saudável
a lerem este espetacular blog.
Viva a gordura!
Parabéns!!
ResponderExcluire... VIVA!
Que legal Eduardo!! Temos o mesmo tempo de dieta e só consegui 6 kg...Não quer me contar seu segredo? Rsrs...brincadeira...é que eu pago um preço por ser mulher, segundo uma postagem do Souto, e de quebra ainda tenho resistência à insulina...Estou imensamente feliz por você. Acho que o homens são mais felizes na low carb. Continue assim.Abraços.
ResponderExcluirQue pena, não funciona o segundo documentário, não consegui ver.
ResponderExcluirolha no paleodiário
ResponderExcluir2014-09-09 15:24 GMT-03:00 Disqus :
Segredo é seguir os ensinos do nosso guru rsrs você perdeu 6kg, é muito boa essa marca. Persista e seja feliz.
ResponderExcluirRealizei exame de rotina ontem após 8 meses de Paleo.
ResponderExcluirResultado:
HDL- antes 62 -- paleo 70 mg/dL
LDL - antes 134 -- paleo 202 mg/dL
Colesterol total .. antes 210 - Paleo 289 mg/dL
Triglicerídeos - antes 67 - Paleo 58 mg/dL
Glicose antes 95 -- Paleo 78 mg/dL
Potássio antes 5 -- paleo 4.8 mmol/L
Acido úrico antes 6 -- Paleo 5 mg/dL
Creatinina antes 1,00 Paleo 1,3mg/dL
Tenho ciência que estou dentro do limite TOTAL/HDL nenor 4,5 e que Trig/HDL é bem menor que 2.
Mas será que estou exagerando na gordura, para ter elevado o resultado do C. LDL e C. total uma vez que eu já tinha certos níveis dentro do considerado normal para os exames coletados
Porem certamente o médico ficara doidinho quando verificar o resultado..kkkk
Abraços
É, Giovanni, dá uma segurada no high fat: http://www.paleodiario.com/2014/07/o-que-fazer-se-uma-dieta-low-carb.html
ResponderExcluirEm 2 de outubro de 2014 08:40, Disqus escreveu: