Mas os rótulos não servem para nos deixar mais seguros? Para sabermos exatamente o que estamos comendo. NÃO. Como já escrevi em outra postagem sobre o assunto, os rótulos são peças de ficção com o objetivo explícito de lhe passar a perna. Comida de verdade não tem rótulo e, portanto, não mente.
Você sabe que um ovo tem proteína e gordura. Você sabe que uma batata tem montes de carboidratos. Você sabe que abacaxi tem açúcar. Mas você não faz ideia do que está dentro de uma embalagem, e a lei permite que o fabricante esconda a informação. De que forma?
1) Na tabela de Informações Nutricionais, qualquer coisa que pese menos do que 0,5g pode, por lei, ser considerada como ZERO
2) As informações nutricionais referem-se a UMA PORÇÃO, e não à totalidade da embalagem
3) O fabricante determina o que é uma porção.
Vamos a um exemplo. Toda a margarina (essa abominação) contém gorduras trans - é o produto natural da hidrogenação parcial dos óleos vegetais (o FDA está finalmente considerando bani-las nos EUA). Então, como é possível que haja margarinas no mercado anunciando conter ZERO de gordura trans?? É MUITO fácil!!
Digamos que 100g de margarina contenham 4,9g de gordura trans. Como eu faço para poder dizer que é ZERO, sem mudar nada na fórmula do produto?? Simples! Basta eu definir que uma PORÇÃO de margarina são DEZ gramas.
Se 100g contém 4,9g de gordura trans, 10g contém 0,49g de gordura trans. A a lei permite arredondar este valor para ZERO (afinal, é menos de 0,5g). Não é lindo?
O creme de leite de latinha, por exemplo, que alega ter ZERO gramas de carboidrato, será que tem mesmo? Um leitor deste blog ligou para o fabricante e descobriu que uma lata tem 9g de carboidratos. Então, porque o rótulo diz ZERO? Porque a porção a que o rótulo se refere é de 15 gramas, enquanto a lata de 395g de produto. E isso dá menos de 0,5g por porção.
E tem mais.
A legislação permite escrever ZERO açúcar no rótulo de um produto, independentemente do efeito que este produto possa ter no açúcar no sangue de um diabético (ou de você que quer perder peso). Como é que é?? Isso mesmo. Veja como.
Há várias substâncias que podem elevar a glicose no sangue e que não são, tecnicamente, açúcar. Nosso velho AMIDO é o exemplo mais óbvio (por isso não comemos farinhas em uma dieta low carb). Mas fique atento para 2 outros componentes:
- Polióis (especialmente o maltitol, presente em coisas como chocolate dietético) - já escrevi detalhadamente sobre isso aqui.
- Maltodextrina
A maltodextrina é um polímero de glicose. É rapidamente absorvida e eleva a glicose no sangue de forma extremamente rápida. É tão eficiente nisso, que é usada como suplemento por fisiculturistas que desejam um grande pico de insulina para aumentar o anabolismo. E a indústria coloca isso onde? Em um produto destinado a DIABÉTICOS!
Eis o que ocorre. Maltodextrina, tecnicamente, não é açúcar. Tudo bem, transforma-se em açúcar em segundos após entrar na sua boca mas, por lei, não é açúcar. O açúcar não serve apenas para adoçar. Ele serve para dar textura nas receitas, para da o "ponto". Ou seja, você não pode simplesmente pegar uma receita que pede 4 colheres de sopa de açúcar e trocar por 20 gotas de sucralose. Pode até ser que adoce tanto quanto, mas vai desandar, não terá a textura correta.
Então, para suprir esta deficiência, a indústria resolve fazer um adoçante de forno e fogão. Desses que você adapta a receita com facilidade, pois pode usar a mesma quantidade do adoçante. Por exemplo, se a receita original pede 4 colheres de sopa de açúcar, você usa 4 colheres de sopa do adoçante de forno e fogão.
Mas precisa ser algo que tenha as mesmas propriedades químicas do açúcar - que tenha a mesma textura, que caramelize ao ser assado, etc. E a solução é... usar açúcar, é claro! Mas um açúcar que, por lei, possa ficar escondido. Entra aí a MALTODEXTRINA. Ela é açúcar (segundos após sua ingestão), mas o fabricante pode colocar no rótulo ZERO açúcar. Como a maltodextrina não tem gosto, eles então acrescentam adoçantes artificiais à mistura para que seja doce. É o pior de todos os mundos: você está usando açúcar (maltodextrina), com todos os malefícios que isso pode lhe trazer, mas o gosto é de adoçante, ou seja, nem mesmo o benefício do sabor você recebe em troca!
Já vi vários pacientes que permaneciam com triglicerídeos elevados após um período em low carb (um marcador de que há açúcar escondido) e, quando perguntei, descobri que estavam fazendo todo o tipo de guloseimas usando essa coisa na receita.
O que fazer??
Troque isso:
Por isso:
Esta segunda foto é composta por comida de verdade. Que não quer lhe enganar e não precisa de rótulos. Nem tudo nessa foto é low carb. Mas você sabe, só de olhar, o que é e o que não é.
Maravilha!
ResponderExcluirÉ a treva mesmo!
ResponderExcluirmaravilhosa explicação.
ResponderExcluirQdo minha filha mais velha fazia engenharia de alimentos ( graças a Deus não terminou ) ela me disse que a diferença entre a margarina e o plastico era uma molécula...imagina isso...
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirFico muito chateada de ver o quanto a indústria alimentícia pode manipular nossas leis e sermos tão prejudicados nisso.
ResponderExcluirBoa explicação! Aqui em Portugal quase todos os embalados de bacon, presunto, chouriço, etc, têm maltodrexina ou açucar. É muito triste. A industria alimenticia cada vez nos engana mais, tudo serve para encobrir substâncias maléficas para o ser humano. Mas na televisão só promovem porcarias de alimentos e fazem uma especie de lavagem cerebral ao espetador... :(
ResponderExcluirMargarina não atrai moscas.... Se nem elas querem, eu é que não vou querer mesmo.
ResponderExcluirFatima, porque graças a Deus? Eu penso que a industria possui seu lado bom, querendo ou não o oleo de coco é embalado por industria. Ela poderia atuar em industrias que produzem coisas boas!!
ResponderExcluirEssa do zero açucar poder conter Malto eu não tinha me atendado. Esses dias um colega meu veio feliz da vida de dizendo que achou um iogurte enriquecido com ferro e num sei o que lá. Eu disse pra ele: "Você precisa de ferro coma carne. Você quer iogurte coma o natural." Ele disse: "Você ta ficando paranoico." kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirTodo e qualquer alimento processado pela indústria está alterado ou adulterado. Até a nata nossa de cada manhã, algumas possuem carragena ou gelatina "pra dar consistência"...blahhh
ResponderExcluirNão sei se já foi falado sobre isso aqui, mas estas informações procedem?
ResponderExcluirhttp://www.curasdocancer.com/cancer-e-acucar.htm
a unica nata que eu encontro para comprar tem gelatina ou carregena, escrita no rotulo. pode ser consumida?
ResponderExcluirPrefira a com gelatina
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 24/11/2013 15:46, "Disqus" escreveu:
Dr obrigada pela resposta e pelo blog. ele mudou minha vida, amo não ter mais aquela fome constante. e uma duvida posso substituir a nata do bolinho mais facil do mundo por manteiga.
ResponderExcluirSim!
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 24/11/2013 18:47, "Disqus" escreveu:
Com manteiga fica bem bom ! Às vezes, coloco óleo de coco no lugar da nata ou da manteiga; continua ótimo !
ResponderExcluirhttp://digivisionmedia.com/lec...
ResponderExcluirhttp://www.amazon.com/Cancer-M...
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pu...
Olá Dr. Souto,
ResponderExcluirObrigada sempre pelas explicações, já acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de agradecer imensamente o seu compartilhar de conhecimento. Deveria ser considerado crime produtos para diabéticos com maltodextrina e maltitol....
O que o Sr. acha sobre o eritritol, isomalt e a taumatina (li que seria uma proteína)? Seria seguro? Ou só conseguimos saber se é realmente seguro com anos de consumo/estudo?
Obrigada, por tudo!
Eritritol parece ser o melhor. Nunca vi no Brasil.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 24/11/2013 19:59, "Disqus" escreveu:
Uma empresa de Florianópolis começou a fabricar, por pouquíssimo tempo ficou no mercado, era a mistura de eritritol + extrato de melão, porém decidiram trocar por taumatina + stévia. Só aceitam encomenda com eritritol com prescrição médica. Apesar de a Anvisa ter liberado o eritritol há alguns anos, até hoje não encontramos no mercado, infelizmente. Tive a oportunidade de ganhar o adoçante eritritol de uma amiga portuguesa, o gosto é muito bom. Quem sabe algum dia teremos o eritritol por aqui. Grande abraço!!!
ResponderExcluirQuer dizer que meu ídolo de todas as manhas, o creme de leite de latinha, é uma farsa?!
ResponderExcluirUm leitor aqui do blog ligou pra Nestlé e disse que cada lata tem 9g de carbs.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 24/11/2013 22:45, "Disqus" escreveu:
Sera que o mesmo pode acontecer com o leite de coco?
ResponderExcluirE se existe carbs no creme de leite é por causa da lactose ou sera adicao de amido?
Tatiana Carli
(taticarli@gmail.com)
Enviado via iPhone
Lactose
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 24/11/2013 22:58, "Disqus" escreveu:
Doutor, queijos gordos como cheddar, gorgonzola, processados incidem muito no aumento de peso (gordura) ? E falando em laticinios e creme de leite... Creme de leite fresco 35% fat é melhor do que esses de latinha? eu sei que pergunto demais, mas é que to ganhando peso...
ResponderExcluirDesde já agradeço.
Bom dia !
ResponderExcluirTenho uma dúvida, não relacionada ao post.
Tenho 42 anos.
Há quase 30 anos, pratico capoeira.
Sou profissional de Educação Física.
Desde sempre, tive problemas com enxaqueca.
Procurando pela net, li a respeito de melhoras atribuídas a dieta LCHF-paleo.
Após conhecer vosso blog, realizei algumas mudanças na dieta que, sem querer, já tinha muito da paleo (muitas verduras e frutas, boa ingestão de proteínas, pouco uso de produtos industrializados).
As principais foram:
- Feijão: cortei
- Acúcar e trigo: cortei
- Gorduras: aumentei a ingestão, principalmente pelo consumo de bastante manteiga, em todas as refeições.
Os resultados são os já postados no mundo todo.
Especificamente no tocante a enxaqueca, diminuíram incrivelmente, em frequência e intensidade.
Porém, uma coisa me incomodou.
Ocasionalmente, sentia dores no peito. Relacionei ao uso excessivo de manteiga.
Diminuí o uso, e as dores cessaram.
Pergunto:
Em teoria (pois a prática pareceu confirmar) posso relacionar grandes quantidades de manteiga e as dores no peito ?
Isso pode ter relação com a marca (já que se trata de um produto industrializado) ?
Devo observar outras variáveis / realizar outras substituições alimentares / testar outras manteigas e gorduras ?
Desde já, agradeço vossa atenção !
Fabuloso trabalho ! Inspirador !
Abraço
Maurício
Obrigado. Veja, sou muito favorável à auto-experimentação. Se vc achou a causa do problema, vc já tem a solução. E sim, pode ser que com outras fontes de gordura seja diferente - vai ter q testar.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 25/11/2013 09:29, "Disqus" escreveu:
Bom dia Dr. Souto,
ResponderExcluirEstou seguindo a dieta LCHF porém costumo mascar chicletes (Trident) diariamente. Como não tem açucar, achei que não teria problemas, mas ví na tabela de informações nutricionais que cada chicletes tem 1,5g de polióis e o ingrediente da goma base são:
Ingredientes: goma base: óleo vegetal; edulcorantes: maltitol, aspante, acesulfame k e sucralose; aromatizantes; acidulante; ácido cítrico; regulador de acidez; ácido málico; emulsificantes: lecitina de soja e mono e diglicerídeos de ácidos graxos; gelificante: gelatina; corantes artificiais tartrazina e azul brilhante.
Devo evitar o consumo?
Obrigada!
Olá Pessoal gostaria de saber se o creme de leite de caixinha como o Dr Souto mesmo disse é mais saudável contendo menos carboidratos do que o enlatado, poderia estar substituindo a famosa nata pois infelizmente não tive a felicidade de encontrá-la em nenhum dos supermercados que frequento. Outra pergunta é para entrar em um estado de maior produção de corpos cetônicos precisaria de estar eliminando apesar de também ser low carb os laticínios como leite e queijos brancos, permanecendo mais com os gordurosos, e produtos como salames, mortadelas enfim produtos que poderiam ser considerados low carb mais ainda sim são industrializados contendo seus aditivos para mantê-los melhor conservados e com maior textura?! Quero conseguir o maior estado de cetose que eu puder!!!
ResponderExcluirO Dr. Souto disse q o em LATA da NESTLE é melhor. Pq ele é puro. os outros tem carragena, leite em pó, etc...
ResponderExcluirLeite e queijo branco ñ são low carb. Queijo fresco = leite = muita lactose = carb = açúcar. Além de causar várias alergias e intolerâncias. Prefira queijos gordos e fique atenta, pois mt gente tem alergia a proteína do leite (caseína), então msm eles podem fazer mal.
Salames e mortadelas podem ser usados, mas com moderação. Não só pelos carbs q tem (são curados com açúcar), mas tbm pq fazem um mal danado a saúde. Não precisa radicalizar e cortar, mas a base da alimentação deve ser carne fresca e vegetais.
Atenção: estar em cetose ñ é garantia de emagrecer e ñ precisa estar em cetose pra emagrecer. Mts mulheres precisam de um nivel maior de carbs... então ñ vai radical demais e cortando td. Vá com calma, testando oq é bom e oq ñ é para o seu corpo. Cada organismo é diferente... Alimente-se de forma a se sentir bem.
Dr. Souto, boa tarde! O que o Sr. acha sobre a planilha de cálculo de risco cardiovascular do site http://cardiosource.org/ ? Grato.
ResponderExcluirNão adianta tentar enganar o corpo... No fim, comida de verdade é sempre a solução, além de ser muito mais saborosa!
ResponderExcluirAcho grotesco. Já há gente mostrando que superestima o risco em até 150%, de modo que todo mundo tenha que tomar estatinas. E sequer inclui exercício físico!
ResponderExcluir2013/11/25 Disqus
Muito obrigado.
ResponderExcluirVi que valores menores ou iguais a 0,2 gramas de gordura trans podem ser declarados nos rótulos dos alimentos como tendo zero gramas deste tipo de gordura. Como faço para me certificar que a manteiga que estou comprando possui realmente zero grama de gordura trans?
ResponderExcluirAdoro os post do senhor, são realmente mto esclarecedores!
ResponderExcluirGostaria de uma ajuda com 02 dúvidas que tenho.
já descobri que proteínas me travam bastante, por isso, para emagrecer apenas posso consumir 1g/kilo. Gostaria de saber se existe alguma relação de grama/kilo também para o consumo de gorduras. Apenas como parâmetro.
outra dúvida é com relação ao uso do óleo de soja...realmente viciei naquela maionese caseira e estou preocupada se estou prejudicando minha saúde ao utilizar.
A gordura trans dos alimentos de origem animal é saudável e pode ser consumida sem problemas. As de vegetais são tóxicas e estarão sempre presentes onde houver gordura hidrogenada, mesmo que o rótulo diga zero.
ResponderExcluir2013/11/25 Disqus
Não. No caso da gordura, o critério é a fome, e só será problema se extrapolar em muito as calorias.
ResponderExcluirEm 25 de novembro de 2013 14:42, Disqus escreveu:
Que ótimo!
ResponderExcluirE se ficar numa média de 1500 calorias tá bom?
E em relação ao uso do óleo de soja? Posso continuar usando? Tenho usado em média de 2 a 3 colheres da maionese caseira por dia.
Nenhum óleo de semente. Leia o blog com calma
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 25/11/2013 16:13, "Disqus" escreveu:
Artigo perfeito como sempre!
ResponderExcluirVim aqui mostrar o Gustavo, ex gordinho graças à dieta low carb e as orientações que o Dr Souto e a Patrícia me davam respondendo prontamente todas as minhas perguntas no blog.
Hoje meu filho é outro menino é feliz e confiante.
Tentei achar uma foto dele mais gordinho e não achei pq ele não gostava de fotografar pq se achava feio.
Ele emagreceu 10kg em aproximadamente 3 meses.
Obrigada!!!!
Nata com mamão, pode ser considerada LCHF?
ResponderExcluirNata com cacau, também pode ser considerada LCHF?
Obrigado,
Dr Souto, encontrei uma marca de nata que leva goma guar na composição. Posso consumir ou é melhor as que possuem somente gelatina?
ResponderExcluirGoma guar não é tóxica, até onde eu saiba.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 25/11/2013 18:57, "Disqus" escreveu:
Olá Newton,
ResponderExcluirtem vários comentários no blog sobre alimentação para crianças. Veja alguns:
"Eu aposto na páleo para mulheres grávidas, amamentando, crianças e pra qualquer pessoa que busque mais saúde. Nada melhor do que comida de verdade!
"eu não faria low carb para uma criança normal não obesa. Mas tentaria fazer o mais páleo possível. Ou seja, tentar adoçar o mínimo possível, beber água para matar a sede, evitar sucos de fruta, mas comer frutas sem restrição. Evitar adoçantes artificiais (ninguém sabe seus efeitos no longo prazo).
Estévia deve ser mais seguro do que o resto, mas eu acho que ela pode muito bem beber uma laranjada de laranja espremida, diluída com água - ao invés de sucos
de caixinha (mais açúcar do que refri) ou mesmo de suco de laranja puro - para não acostumar o paladar ao açúcar - com o tempo ela achará as coisas doces demais, e o próprio paladar controlará as coisas. Maltodextrina É açúcar. O melhor é não adoçar as coisas. Mas, quando for adoçar, adoce pouco. Com açúcar mesmo. Se ela não ficar se entupindo de bolachinhas, pães e biscoitos recheados, ela nunca ficará obesa e nunca precisará restringir tanto os carbs
quanto nós que já cometemos os erros no passado. Lembre-se: páleo não é completamente low carb. E low carb é uma intervenção terapêutica para aqueles de nós que, tendo abusado de carbs a vida toda, agora temos que restringi-los para perder peso e tratar nosso metabolismo.
Eu também não me preocuparia com eventuais escapadas em festinhas. Mas manteria a CASA glúten-free."
"Eu não faria uma dieta low carb radial para uma criança em crescimento. Mas é evidente que uma dieta de estilo paleolítico é saudável para crianças. E o é por definição: qual a melhor dieta para um animal, senão aquela com a qual a espécie evoluiu?"
"Para crianças, vale o princípio 80/20 - com 80% de dieta bem feita, não serão os 20% de furos na dieta (aniversários, finais de semana) que colocarão tudo a perder.
"Não vejo mal algum (no caso de crianças) em uns pasteis, pão de queijos e batatinhas de vez em quando - mas não como base da alimentação."
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2011/12/por-que-com-mesma-dieta-uns-engordam-e.html#comment-1018289103
Muuuito bom o post!
ResponderExcluirIncrível, mas sempre que comia algo com Maltodextrina aumentava MUITO a glicemia, nunca sabia de qual alimento era.. e nem tinha me passado pela cabeça que poderia ser um ADOÇANTE que fazia isso..
Informações valiosíssima para quem precisa controlar o açucar no sangue. Muito obrigada!
Agora me diz, bruna, se não é de matar essa gente? No teu caso, isso pode colocar todo o esforço a perder!
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 25/11/2013 19:10, "Disqus" escreveu:
Olá Elza,
ResponderExcluirChicletes, mesmo sem açúcar, costuma dar fome. Veja comentário do Dr. Souto" o problema do chiclete sem açúcar é que ele engana o organismo, pois vc mastiga a coisa várias vezes e sente o gosto doce. Isto desencadeia a secreção de hormônios (insulina e outros), leva à produção intensa de saliva, suco gástrico, contrações do estômago que acabam se traduzindo em FOME." Não é proibido, apenas não recomendado.
obrigada Priscila pelas informações.Em relação ao creme de leite realmente eu me confundi mas na questão de estar em cetose realmente por tudo que eu já li e por todas as informações adquiridas o que concluir é que buscar uma maior produção de corpos cetônicos com a ingestão de gorduras boas e carboidratos certos o processo de queima de gordura seria maior devido a desintoxicação e pelo corpo utilizar mais eficientemente a gordura como fonte de energia reafirmando que GORDURA QUEIMA GORDURA enfim não pretendo ser radical apenas busco os maiores benefícios que essa dieta pode nos oferecer e em relação ao laticínios você pensa realmente que a ingestão de um pouco de leite para quem faz musculação um pouco de HIIT e corre pode ser prejudicial?! valeu pela atenção!
ResponderExcluirMamão, depende da quantidade.
ResponderExcluirCacau, se for 100% cacau, sem problemas.
Olá Dr. Souto! Parabéns pelo alcance e proporção que o blog tem atingido! Estou passando para compartilhar minha satistafação por seguir este estilo alimentar maravilhoso q é o low carb, estou fazendo há um ano (derrapando de vez em quando, mas persistente), entrei na academia para dar uma força a balança que estava estacionada e estava sentindo minha musculatura muito fraca e flácida fui de 80kg para 67kg. Hj fiz a avaliação funcional e perdi + 4kg de gordura corporal, e ganhando 3kg de massa magra, muito obrigada, por fazer parte através do seu empenho e atenção ! Obrigada por nos ajudar ! Felicidades...
ResponderExcluirDr. Souto, mais uma vez, obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco!! Vi os vídeos da sua palestra e eles foram muito esclarecedores. Apesar de eu já ter te perguntado nesse espaço sobre leites e derivados e o senhor ter tocado no assunto na sua palestra, continuo receoso em consumi-lo. Divido com o senhor o seguinte texto sobre o assunto: http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/07/a-verdade-sobre-o-mito-do-leite.html O autor traz inúmeras referências bibliográficas sobre o consumo de leite de vaca e problemas de saúde (câncer de mama, de próstata, ovário e osteoporose, dentre outros). Apesar autor do texto defender algumas coisas com as quais eu não concordo noutros artigos, ele é médico e defensor de vários princípios do low carb (ovos, gordura animal sem problemas, óleo de coco etc.). Peço que, se possível, dê uma olhada no texto e me diga o que o senhor acha. Não estou, de modo algum, querendo convencê-lo, mas apenas, de forma modesta, tentado retribuir-lhe o conhecimento transmitido para mim, através de seus textos, sobre a dieta paleo low carb. Novamente, obrigado!
ResponderExcluireu concordo sobre a cetose, MAS nem todos emagrecem bem ou melhor em cetose. A maioria das mulheres, principalmente quando mais novas, precisam de uma quantidade maior. Se vc qr saúde, esse é o primeiro lado a se olhar: se sentir bem. A cetose ñ garante nada em mts casos e eu sou exemplo disso. A maioria dos artigos foram testes e feitos em homens... há pouco assunto sobre mulheres. te aconselho a ler o blog 'paleo for woman'. E como vc disse acima, gordura e carboidratos CERTOS. O leite é definitivamente um carboidrato errado. Se com pouquinho vc qr dizer 50 mL no café, comendo um omelete, até ok. mas 5g de lactose já é mt, pq eleva bem a glicose e o pior, como eu já disse, qm ñ tem alergia a lactose, desenvolve. E ainda tem a proteína do leite, q é bem problemática... Para cetose é bom estar abaixo de 20g~30g. Creme de leite, msm de lata, tem 10g de carb por lata. (vc leu o post, entende pq na parte carb diz zero...). E msm queijo gordo tem algum carb... enfim, acho melhor desfrutar disso e evitar o leite q tomar o leite (menos gordura, mais carb e proteína) e evitar os outros....
ResponderExcluirBoa noite Dr. Souto,
ResponderExcluirTentarei ser objetivo e direto,
Nos últimos meses, só tive Ganhos (bem estar, humor, perda de peso, autoestima, prazer nos alimentos, etc,) e sendo médico, realizei por inúmeras vezes exames laboratoriais, e estes últimos não me assustaram, mas me surpreenderam, pois foram uma verdadeira "gangorra" de altos e baixos, nos "números" dos valores lipídicos (sei que são apenas números, nada muito mais do que "valores numéricos"). Então pergunto: o Senhor também passou por isto, no período de transição e de emagrecimento, mudanças metabólicas ?? (Por tantos altos e baixos, quase que inexplicáveis)
(Mesmo diante de tantos "valores" numéricos, estou ultra feliz com o meu atual estado de Saúde e Bem Estar, além de glicemia de jejum - atual 72-)
Aproveito mais uma vez para te congratular e agradecer o tanto que muito me acrescentou.
Sou Eternamente GRATO!!!!!!
Abraço
Bernard (MD)
Bernard, eu só faço exames 1x por ano depois do período de curiosidade inicial. Me sinto bem, e números passaram a ser completamente secundários pra mim.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 25/11/2013 23:05, "Disqus" escreveu:
Parabéns,
ResponderExcluirA vc e à sua família. (já tive o privilégio de de escrever no blog Primal-Brasil)
Muitas felicitações
Como vc, também estou progredindo, graças ao Dr Souto, o Caio & Bruna.
Goataria de saber como faço pra ganhar pesr me ajude
ResponderExcluiro, não consigo comer muito e atualmente estou muito magra, tenho 1,65 e 47 kl por favo marcia
Tirei do site www.cerebromelhor.com.br da Neurocientista Suzana Herculano-Housel
ResponderExcluirSEGUNDA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2013
Como o açúcar afeta o cérebro
A maioria das pessoas sabe que uma alta ingestão de açúcar pode afetar o corpo, causando vários problemas, entre eles a diabete e a obesidade. Mas o que acontece com o cérebro? Um estudo demonstrou justamente o efeito negativo que uma dieta de longo prazo rica em açúcar tem sobre o cérebro, ilustrando que o que comemos também afeta como pensamos.
O estudo foi feito em camundongos utilizando a frutose do milho, um açúcar muito comum em comidas calóricas industrializadas como refrigerantes e doces, mas também em papinha de nenê. Foi identificado que essa dieta rica em frutose desacelera o cérebro, afetando a memória e o aprendizado, já num prazo de 6 semanas. Mas os pesquisadores também descobriram uma forma de reduzir esse efeito com ômega-3.
Precisamos lembrar que a frutose de milho é um açúcar industrializado, utilizado como adoçante e conservante em comidas e bebidas. É diferente da frutose presente naturalmente em frutas, que possui uma baixa concentração de açúcar e é fonte de importantes vitaminas e antioxidantes.
No estudo, antes de iniciar a dieta, os camundongos foram treinados a sair de um labirinto que possuía vários caminhos, mas somente uma saída. Depois, por um período de seis semanas, os camundongos receberam uma dieta rica em açúcar, mas um grupo também recebeu uma suplementação de ômega-3. Após esse período, os pesquisadores avaliaram novamente a capacidade dos camundongos de saírem do labirinto.
Os camundongos que receberam a suplementação de ômega-3 navegavam pelo labirinto muito mais rápido que os que não receberam a suplementação. Além de mais lentos, esses outros camundongos apresentavam cérebros com declínio de atividade, cujos neurônios tinham dificuldade de se comunicar, afetando a capacidade de pensar claramente e lembrar a rota que haviam aprendido seis semanas antes.
Esse estudo mais uma vez demonstra a influência da alimentação sobre o desempenho do cérebro, reforçando a necessidade de uma dieta de baixa caloria e rica em ômega-3, como já abordamos em artigos anteriores. Então, comece desde já a mudar os seus hábitos alimentares para que os efeitos do treinamento cerebral, como o proporcionado pelo Cérebro Melhor, seja potencializado e você tenha uma melhor qualidade de vida.
Fonte:
Agrawal e Gomez-Pinilla, ‘Metabolic syndrome' in the brain: deficiency in omega-3 fatty acid exacerbates dysfunctions in insulin receptor signalling and cognition, The Journal of Physiology, May 2012, vol. 590, pp. 2485-2499
Puxa, que legal!
ResponderExcluirDemotei tres anos para convencer minha esposa e agora que ela está grávida resolveu seguir a dieta ( sem o jejum e com mais carb). Minha mãe e minha irmã mais nova também seguem parcialmente. Quando minha filha nascer, não tenho dúvidas que também será paleo, meu receio é quanto a escolinha. As críticas serão muitas, até meu pai disse certa vez que tinha receio de que eu judiasse da menina com esta alimentação. Acho incrível o vazio da vida de pessoas que associam açucar e sazon à felicidade. Minha vida é tão rica de sentidos e prazeres que tenho dó dos que não conseguem vislumbrar uma vida plena sem o barulho de uma embalagem de comida se abrindo
ResponderExcluir@J. C. Souto Qual a comparação que pode ser feita no tocante ao pico de insulina provocado por carbs e proteína (whey)?
ResponderExcluirEstava refletindo aqui.. ontem eu estava muito, mas muito lerdo no raciocínio e com uma preguiça daquelas. Agora pensando aqui me veio a resposta, no domingo à noite depois de correr por 30 min. resolvi comer aquelo prato de espaguete ao alho e óleo... não tenho dúvidas de que a farinha de trigo presente nesse alimento me deixou "dopado" ontem o dia inteiro.
ResponderExcluirSim, eu conheci a dieta através deles Bernard, do Caio e da Bruna. Eles são maravilhosos!
ResponderExcluirO Gustavo foi um caso especial por ser criança e a ajuda do Dr Souto e da Patrícia foi essencial pq temia introduzi-lo à dieta. A glicemia dele em jejum era altíssima e só fui descobrir pq o Dr Souto me sugeriu medir o índice glicêmico em jejum e depois de 1h de se alimentar para eu ter mais controle do que poderia ou não dar pra ele. Agora a glicemia dele está controlada. Tbm foi fundamental algumas informações para eu montar o cardápio dele de uma maneira que o fizesse emagrecer mais não faltar nutrientes importantes para o desenvolvimento. E olha, está todo mundo impressionado com o crescimento dele, espichou nesses últimos meses. Eu até estava preocupada com isso pq ele além de ser gordinho, era muito baixo, o menor da turma e agora deu um pulo.
Acho que é quase tanto quanto. A diferença é ter um monte de carbs circulando no sangue junto com inulina (ruim) ou um monte de aminoácidos junto com insulina (bom).
ResponderExcluir2013/11/26 Disqus
Ah, agora estou mais tranquilo... Dessa maneira não vejo a necessidade de dextrose pós treino junto ao whey. Estava preocupado se eu estaria desperdiçando o whey consumindo sem algo que provocasse a insulina. Então os aminoácidos, glutamina e outros elementos que estão neste meu whey serão assimilados da mesma forma, correto?
ResponderExcluirRsrsr...Ai ai Hilton... Muito boa a comparação.
ResponderExcluirÉ assim que nos tratam José... Paranóicos... Td bem, paranóicos,mas saudáveis!! Viva nóis...rsrsr
ResponderExcluirParabéns Bernard!!
ResponderExcluirOlá Patrícia, bom dia! Semente de abóbora, salgada e torrada (em casa) com azeite de oliva é paleo e low carb?
ResponderExcluirÉ!
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 26/11/2013 12:23, "Disqus" escreveu:
Muito obrigado! Mais um petisco...
ResponderExcluirLuís, não duvido que tenha sido isto!
ResponderExcluirEu que agradeço :)
ResponderExcluirPois eh... Pior q acostumei com o cafe da manha assim... De qq forma, sao apenas 4,5g de carbs q consumo de manha jah q coloco quase meia lata no cafe. Estou mantendo meu peso entao acho q agora nao mudo nada. Mas eh frustrante descobrir q nao inidicam TUDO o que estah contido no alimento e ainda estao dentro da lei :-(
ResponderExcluirTatiana Carli
(taticarli@gmail.com)
Enviado via iPhone
meu corpo já se acostumou com essa dieta paleo. ontem comi meia batata e passei mal. estou usando quase nada de adoçante, e quando exagero um pouquinho me sinto mal também. estou gostando muito de ser mis saudável
ResponderExcluirGostei de encontrar esse blog, muito informativo ele. Sempre sempre estarei visitando aqui.
ResponderExcluirOi Patricia, o arroz branco é melhor que o integral?
ResponderExcluirSim. O arroz branco não é tóxico. O arroz integral contém defesas químicas contra predadores, presentes principalmente na casca e no farelo da semente. Coisas tóxicas para nós.
ResponderExcluirParabéns...como sempre, excelente post. Gostaria de saber se posso consumir linhaça dourada, gergelim e girassol na dieta. E a Chia? Outra dúvida é com relação as gorduras. Se tiver perdendo pouco peso devo aumentar o consumo de gorduras?
ResponderExcluirTambém gostaria de saber se tomar colágeno ajuda emm alguma coisa?
ResponderExcluirOiê! Como sempre,excelente o post. Gostaria de saber se posso consumir girassol,gergelim e linhaça dourada na dieta? e chia? Quanto as gorduras, se tiver perdendo peso devagar devo aumentar o consumo?
ResponderExcluirParabéns para vc e para o Gustavo. Ele está ótimo!
ResponderExcluirComa colágeno no bife.
ResponderExcluir2013/11/27 Disqus
Rafaela, eu compro o eritritol pelo site iherb e acho que vale muito a pena, enquanto não está disponível no Brasil. Demora uns 20 dias para chegar. Segue o link: http://www.iherb.com/Now-Foods-Erythritol-Natural-Sweetener-2-5-lbs-1134-g/44499#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=erythritol&rc=120&sr=null&ic=3
ResponderExcluirDr, o azeite de dendê pode ser considerado uma gordura boa? Reparei que ele tem gordura saturada e se solidifica em temperaturas abaixo de 20 graus.
ResponderExcluirSim
ResponderExcluir2013/11/27 Disqus
Dr, peguei o resultado do exame hoje. Não me preocupo com TC ou LDL altos, mas com esse triglicerídeos. Será que andei comendo muitos doces?
ResponderExcluir19/10/2010 (sedentário + dieta ocidental padrão)
Triglicerídeos 376
Colesterol Total 342
HDL 35
LDL 219
Peso 89kg
24/08/2012 (exercícios + dieta low carb + lipitor)
Triglicerídeos 78
Colesterol Total 210
HDL 51
LDL 148
Peso 69kg
26/11/2013 Em breve (exercícios + dieta 100% páleo + nada de remédios)
Triglicerídeos 184
Colesterol Total 432
HDL 52
LDL 343 (Friedwald) ou 300 dosado
Peso 71kg
Muito estranho Luiz. Vc estava sendo irônico, ou andou mesmo comendo doces? Tem história familiar de hipercolesterolemia? Algum familiar que infartou muito jovem?
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 27/11/2013 13:40, "Disqus" escreveu:
Não estava sendo irônico. Tenho costume de realizar este exame na sexta ou sábado, para dar tempo de limpar o organismo do pé-na-jaca do final de semana anterior, mas fiz o exame ontem, segunda feira; e comi muitos doces no sábado e muitas frutas de sobremesa na noite antes do exame; tenho dormido pouco e estou em um período de baixa imunidade por conta da privação de sono.
ResponderExcluirMinha família tem histórico de hipercolesterolemia, mas nenhum infarte ou morte prematura.
Penso em repetir o exame na próxima sexta feira para tirar a dúvida.
Dr. Drauzio com sua popularidade vem ajudando a quebrar mitos também...
ResponderExcluirhttp://www.cartacapital.com.br/revista/776/gordura-na-dieta-840.html
Que legal! Adoro a coloração alaranjada que dá aos pratos. Obrigado pela informação.
ResponderExcluirFaz isso, talvez após um período maior de LCHF bem regrado (3 semanas? )
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 27/11/2013 14:33, "Disqus" escreveu:
Fora os doces que comi no sábado, estou em um período bem regrado. Mas farei isso sim, sem dúvida.
ResponderExcluirPatrícia,
ResponderExcluir- Meio papaya com 3 colheres de nata;
- Uma colher de cacau ( 100 % ) com 3 colheres de nata.
São paleo?
Hoje fazem 3 meses que iniciei a LCHF. Se carboidrato e açúcares fossem essenciais eu deveria estar morto e não escrevendo agora. Talvez eu esteja sendo radical demais, mas fazem duas semanas que não como verduras. Em compensação, quando vejo gorduras animais minha boca saliva. Nunca vi isso acontecer antes!
ResponderExcluirMinha disposição continua ótima e meu peso se mantém estável. E estou pegando pesado, como bacon, nata, torresmo, carnes hiper gordas. Até pata de porco na pressão virou iguaria para mim bem como o desejo por vísceras (coração, rim, fígado) tudo fritinho na banha de porco.
Acho que meu corpo se acostumou à gordura animal e alguma proteína. Mas o impressionante é que estou bem até sem as 20 gramas de carboidratos bons. Nem alface eu como.
Como a gordura animal e cortes gordurosos são mais baratos estou economizando dindim também. Tem dias que almoço um pedaço de bacon cru mesmo e pronto.
Não estou diversificando muito e quando a fome bate, posso comer a mesma coisa por dias sem enjoar e com o mesmo apetite.
Hoje mesmo almocei carne de segunda (peito bovino) e após catar as partes mais gordas, estou sem fome e provavelmente ficarem sem até amanhã.
Se os países desenvolvidos jogassem gorduras animais nos países em que pessoas passam fome, além de mais barato, seria o fim da fome no mundo.
Como é bom comer sem contar calorias e sem sentir culpa. Agora pra mim, gordura e colesterol pouco é bobagem. Quero mais é me lambuzar...
Obrigada, Ana Cláudia, é que depois do que houve, cheguei a pensar que poderia ter sido melhor fazer uma transição lenta da alimentação antiga para a dieta low car paleo que é muito diferente do que eu costumava comer.
ResponderExcluirNão, isso é uma imensa bobagem.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 27/11/2013 21:45, "Disqus" escreveu:
Doutor bollywood:
ResponderExcluirhttp://r7.com/0PA5 14:00 min
E glutamato monossódico presente em embutidos como presunto, peito de peru, bacon (alimentos consumidos na dieta law carb) não faz mal à saúde?
ResponderExcluirvoce poderia me passar o cardapio,tenho um filho de 12 anos que tb precisa emagrecer.
ResponderExcluirOlá Jackeline,
ResponderExcluirtem vários comentários no blog sobre alimentação para crianças. Para pesquisar o Blog, vá no google, coloque sua palavra-chave, seguida de "site:lowcarb-paleo.blogspot.com" (sem as aspas)
Veja alguns:
"Eu aposto na páleo para mulheres grávidas, amamentando, crianças e pra qualquer pessoa que busque mais saúde. Nada melhor do que comida de verdade!
"eu não faria low carb para uma criança normal não obesa. Mas tentaria fazer o mais páleo possível. Ou seja, tentar adoçar o mínimo possível, beber água para matar a sede, evitar sucos de fruta, mas comer frutas sem restrição. Evitar adoçantes artificiais (ninguém sabe seus efeitos no longo prazo).
Estévia deve ser mais seguro do que o resto, mas eu acho que ela pode muito bem beber uma laranjada de laranja espremida, diluída com água - ao invés de sucos
de caixinha (mais açúcar do que refri) ou mesmo de suco de laranja puro - para não acostumar o paladar ao açúcar - com o tempo ela achará as coisas doces demais, e o próprio paladar controlará as coisas. Maltodextrina É açúcar. O melhor é não adoçar as coisas. Mas, quando for adoçar, adoce pouco. Com açúcar mesmo. Se ela não ficar se entupindo de bolachinhas, pães e biscoitos recheados, ela nunca ficará obesa e nunca precisará restringir tanto os carbs
quanto nós que já cometemos os erros no passado. Lembre-se: páleo não é completamente low carb. E low carb é uma intervenção terapêutica para aqueles de nós que, tendo abusado de carbs a vida toda, agora temos que restringi-los para perder peso e tratar nosso metabolismo.
Eu também não me preocuparia com eventuais escapadas em festinhas. Mas manteria a CASA glúten-free."
"Eu não faria uma dieta low carb radial para uma criança em crescimento. Mas é evidente que uma dieta de estilo paleolítico é saudável para crianças. E o é por definição: qual a melhor dieta para um animal, senão aquela com a qual a espécie evoluiu?"
"Para crianças, vale o princípio 80/20 - com 80% de dieta bem feita, não serão os 20% de furos na dieta (aniversários, finais de semana) que colocarão tudo a perder.
"Não vejo mal algum (no caso de crianças) em uns pasteis, pão de queijos e batatinhas de vez em quando - mas não como base da alimentação."
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html
Boa tarde Dr. Carlos Souto, tenho lido seu blog e achei o máximo essa dieta, então resolvi inciá-la....faz uma semana, não comi massas nem doces por esse período e aumentei a ingestão de água...faço omeletes com bacon, salada, carnes e peixes, presunto e queijo mussarela...e notei que estou retendo líquido, me sinto edemaciada e ao invés de perder peso tenho ganhado, estou muito frustrada pois vejo os depoimentos que se perde até mais de 3 kilos nesse período..ontem, devido ao calor, fiz um suco com clight lima/limão e adicionei pedaços de gengibre..tomei bastante e hoje continuo me sentindo inchada, de 83,3 kg aumentei meu peso para 85,4 kg...estou muito decepcionada...tomo remédio para hipertensão ( Losartana 50mg e Hidroclorotiazida 25mg) diáriamente....por que será não está funcionando comigo Dr Carlos, houve mais casos como o meu ? Me dê uma luz por favor...fico muito agradecida. Abraços. Márcia
ResponderExcluirOi Marcia, suco clight sei que não pode, tentar estudar melhor o blog e ver quais alimentos pode ou não pode. as vezes pode estar comendo coisas que não pode, verifica se não esta esquecendo de comer boas gorduras como, manteiga, banha e azeite. não desista que melhor que emagrecer é o bem estar que esse modo de vida proporciona.
ResponderExcluirOlá Márcia,
ResponderExcluirpara algumas pessoas, o leite e seus derivados (queijos, nata, iogurte, etc.) provocam inchaço e fazem o peso estacionar. Você poderia ficar sem ingeri-los por alguns dias e depois reintroduzir aos poucos na dieta para fazer o teste.
Oi Ana Cláudia, pode ser que seja isso, vou tentar me abster dos derivados do queijo e ver se melhoram os resultados. Obrigada Ana pela orientação =]
ResponderExcluirOlá Danubia, eu realmente não sabia q era restrito o clight, segui o rótulo que diz zero carboidrato, mas consciente que "não é comida de verdade" =] . Tenho sim, ingerido carnes, ovos, banha, azeite e saladas...não vou desistir, vou tentar tirar alguns derivados do leite como disse a colega Ana Cláudia, e ver se melhora e ir tentando =] Valeu pela força Danúbia. Bjos.
ResponderExcluirNão é que não possa, mas leia o rótulo. Não contem maltodextrina? Leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/e-zero-mesmo.html
ResponderExcluirSabendo disso, veja quantas gramas há em um saquinho de clight, e estime quanto açúcar vc estará consumindo (pode ser que não seja muito, não sei, não tomo).
Em 29 de novembro de 2013 14:30, Disqus escreveu:
Dr Souto, no rótulo sobre a informação nutricional diz que, porção é apenas 1,6g ( 1/5 colher de sopa) sendo que o total da embalagem é de 8g e é zero carboidrato, mas achei um link que desmascara essa informação, mostrando que é uma propaganda enganosa pois, tem MALTODEXTRINA, SACARINA e ASPARTAME como o Dr acabou de alertar !! Acredito ser a mesma cilada do CREME de LEITE que o senhor mencionou no post. E meu esposo tem Diabetes tipo 2 e fazia uso deste suco achando que seria muito saudável, sem açucar...olha só !! Vou passar-lhes o link que mostra a FRAUDE do SUCO CLIGHT : http://fechandoziper.com/blog/desvendando-rotulos/refresco-clight-cilada-na-mesa/ É um alerta para quem mais faça uso =]. Agradeço muito a atenção dos colegas do Blog e principalmente ao Dr Souto que matou a " charada na mosca" ! Um beijo á todos vocês e vou continuar minha dieta paleo até chegar ao meu objetivo com a orientação e dicas de vocês . Mais uma vez, muito obrigada =] :* <3
ResponderExcluirTome água e limonada Suíça
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 30/11/2013 16:01, "Disqus" escreveu:
Vou seguir sua orientação. Valeu Dr J.C.Souto. =]
ResponderExcluirNossa, Patrícia do céu.... então na realidade, o arroz integral não nos faz bem? Estou de boca aberta! Vou retirar isso da alimentação de casa imediatamente! Cheguei até a comprar o farelo de arroz (que nada mais é do que a casca).... nossa!!! Obrigada pela informação!!!
ResponderExcluirOlá Luciano! Obrigada pela dica!!! ;)
ResponderExcluir;)
ResponderExcluirGostaria de contribuir com este blog através de um vídeo que assisti recentemente: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vljuw3esJRg
ResponderExcluirEspero que gostem!
Patricia Ayres, vc tem algum artigo falando sobre isso? Andei pesquisando pela internet, não achei nada sobre isso, inclusive somente artigos que falam bem do arroz integral, Gostaria de saber mais, o porquê etc etc. Grata!!
ResponderExcluirhttp://www.marksdailyapple.com/forum/thread21250.html http://chriskresser.com/arsenic-in-rice-how-concerned-should-you-be http://perfecthealthdiet.com/the-diet/
ResponderExcluir2013/12/3 Disqus
;)
ResponderExcluirhttp://butterbeliever.com/brown-rice-vs-white-rice-which-is-healthy/
Jackeline, eu não tenho um cardápio específico, monto tudo na hora mesmo. O Gustavo come o que eu como mesmo, ele é low carb. Agora ele está ficando mais paleo pq está com um peso bom, mas não abusa de frutas, por enquanto está no abacate e frutas vermelhas.
ResponderExcluirTenho outros dois filhos magros que fazem paleo e eu dou arroz integral e purê de batatas de vez enquando e sigo a orientacao que a Patrícia escreveu.
No período de transição das crianças, eu tirei tudo que nao prestava da minha casa e a refeição deles era basicamente ovo, carne e tomate, pq sabia que era o que eles mais gostavam e faz parte da dieta. E fui introduzindo mais alimentos na medida que o paladar deles foram apurando. Eles nao demoram a acostumar, em uma semana já estão comendo melhor e com mais variedades. Depois de 1 mês já nem sentem falta de açúcar, macarrão e pão.
É importante vc deixar bem claro o pq da mudança da dieta, não deixe ele pensar que é só para emagrecer pq ele vai querer comer na rua. Se ele se conscientizar e conhecer o mal que a dieta tradicional causa, ele mesmo vai evitar esses alimentos mesmo estando fora de suas vistas.
Qualquer dúvida meu email é plhassan@icloud.com
Boa sorte!
Olá Polly! O arroz integral contém defesas químicas contra predadores, presentes principalmente na casca e no farelo da semente. Coisas tóxicas para nós. O arroz branco não é tóxico, melhor que o integral!
ResponderExcluirMesmo deixando ele fermentado continua tóxico?
ResponderExcluirObrigada pela informação.
Polly, não sei dizer. Eu também já fui vegana, vegetariana e até crudívora! Brotos germinados as vezes ainda consumo, mas fermentados, apenas do leite e chucrute. Vou postar uns links pra vc pesquisar. http://butterbeliever.com/brown-rice-vs-white-rice-which-is-healthy/
ResponderExcluirhttp://olliestraining.com/2012/03/white-rice-vs-brown-rice-the-smack-down/
http://www.marksdailyapple.com/is-rice-unhealthy/#axzz2g1BDbUF6
http://www.marksdailyapple.com/forum/thread21250.html
Obrigada pelos links :)
ResponderExcluirDoces que você fala são esses de padaria, cheios de açúcar, biscoitos etc ou doces páleo? (tipo bolo de farinha de coco, cacau e amendoas por ex)?
ResponderExcluirdoce de leite, cocada e chocolates, todos contém muita frutose
ResponderExcluirna noite anterior ao exame, comi muitas frutas...frutose também
Perfeito artigo. Fiquei com um pouco de vergonha da minha classe - os marketeiros - mas acho que você também sente um pouco de vergonha da sua de vez em quando. Pena que nesse caso a saúde das pessoas está em risco por conta de uma mentira promocional. www.vidalowcarb.com.br
ResponderExcluirEu fico caindo pelos cantos quando como muito trigo, coisa de louco mesmo. Como se estivesse com a pressão muito baixa. Todas as vezes que eu me sinto "na capa da gaita" é porque comi algo fora do normal. www.vidalowcarb.com.br
ResponderExcluirPoxa, acontece, somos humanos (:
ResponderExcluirEu ando seguindo o conselho do Mark Sisson: vontade louca de doce? Falta de "carne gorda".
Eu também como fruta todos os dias, geralmente só abacate e morango, mas como banana e laranja uma vez por semana. Uma vez perdida no mês como uma manga ou faço alguma sobremesa com maça. E tomo suco de maracujá com frequência (: Isso tem ajudado a diminuir minha vontade por doces (páleos, claro).
eu não comia doces há semanas, talvez meses, e de vez em quando não acho que vai me fazer tão mal...não tenho que emagrecer nem sou diabético...por isso também que como frutas à vontade, mas as deixo para a sobremesa
ResponderExcluirmas eu percebi que o açúcar não me faz tão mal quanto trigo, óleos de sementes e laticínios...estes me deixam imprestável, parece que fui atropelado por um caminhão
J. C. Souto, H2OH! (pepsi) é menos prejudicial do que a coca cola zero?
ResponderExcluirÉ menos doce. Facilita a transição para largar definitivamente os refris.
ResponderExcluir2013/12/6 Disqus
:)
ResponderExcluirArroz branco, já imaginei ele no forno com queijo muçarela, presunto e tomate, e a mandioca depois de cozida frita na manteiga...huuummm!!
ResponderExcluirAonde encontro cacau 100%?
ResponderExcluirNormalmente são encontrados em lojas de produtos para confeitaria.
ResponderExcluirCacao Barry Plein Arôme Cacau 100% com somente 2,6g de carbs por 20g.
Tem na Chocolândia (SP) http://www.chocolandia.com.br/ (ligue antes para confirmar)
Central do Sabor (SP) http://www.centraldosabor.com.br/site/
http://lojabondinho.com.br/index.php/chocolates/cacao-barry-plein-arome.html
http://www.centraldosabor.com.br/loja/produtos.php?pcat=41&pscat=201&pid=816
http://www.novasafra.com.br/produtos.php?categoria=40
Cacau em Pó Alcalinizado Mavalério 500g Para
cada 20g, 3,6 de carbs
Tem na Chocolândia (SP) http://www.chocolandia.com.br/ (ligue
antes para confirmar)
Central do Sabor (SP) http://www.centraldosabor.com.br/site/
http://www.mavalerio.com.br/produtos03.asp?id_produto=139&id_embalagem=285
http://www.lojasantoantonio.com.br/p/531/Produto
http://lojabondinho.com.br/index.php/cacau-em-po-alcalinizado-mavalerio-500g.html
Em barra, para profissionais – contém açúcar, mas poucos carbs.
Chocolate Amargo 70% de Cacau 1Kg para cada 25g, 9,4g de carbs
http://bit.ly/NestleChocolate70
Encontra em supermercado:
Cacau em Pó da Garoto Para cada 20g, 10g de carbs
http://www.garoto.com.br/portal/produtos/mostraproduto.aspx?produto=121
Nossaaa, parabéns pros 2!!!!
ResponderExcluirPrezado Marcelo, vc afirma não ingerir verduras, como também fica abaixo dos 20 gramas de carboidratos, ou seja, também não consome vegetais. neste caso, imagino que deva fazer algum tipo de suplementação, pois seu organismo precisa também de nutrientes provenientes das frutas e vegetais. não sou especialista, mas não é razoável uma pessoa se alimentar somente de carne e gordura, a não ser que seja por um curto período.
ResponderExcluirOlá Zelia,
ResponderExcluirda pra comer hortaliças, abacate, coco e até chocolate (85%) e manter menos de 20g de carbs. As hortaliças são muito mais recomendadas (fitonutrientes, fibras, vitaminas, minerais).
E só pra quebrar um paradigma: esquimós vivem de gordura e carne! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html
Pois eu tenho certeza!!
ResponderExcluirTem algo que me intriga:
ResponderExcluirA lata de creme de leite tem 9g de carboidratos..
E o leite de coco, teria um valor significante de carboidratos também?
Liguei para as empresas mas não consegui uma resposta precisa.
Qual a sua opinião?
Que não é um problema em nenhum dos dois casos.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 03/01/2014 19:17, "Disqus" escreveu:
É que faço contagem de carboidratos por conta da diabetes.
ResponderExcluirNesse caso, basta usar seu glucosímetro e medir cada 30 minutos após o consumo por 2 horas. Aí, vc saberá o quanto o produto afeta a SUA glicemia. Aposto que quase nada.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 03/01/2014 23:50, "Disqus" escreveu:
Olá Dr. Souto !
ResponderExcluirComo havia comentado nesse post, imaginei que as dores no peito fossem por conta da grande quantidade de manteiga que passei a ingerir.
Enganei-me.
Já vinha reduzindo o açúcar e o trigo, e em janeiro, cortei totalmente.
Resultado ? As dores (e enxaquecas, e alergias, e constipações, e etc) sumiram !
Fazendo pra crer.
Ah,
indico a todos o seu site,
e criei um encurtador pra facilitar a vida.
Se lhe servir: http://abre.ai/paleo
Mais uma vez, sem palavras para AGRADEÇER seu trabalho.
Obrigado !
Maurício
Patrícia,
ResponderExcluirMudando de terminologia:
Mamão com nata é paleo?
Beijos,
Por definição penso que nata é 'Primal'. Mas as gorduras, incluindo as do leite são bem aceitas no meio Paleo. Mas não se ligue muito nessas terminologias, legal é saber o que funciona pra VOCÊ!
ResponderExcluirSobre o creme de leite, fiz um suflê com uma lata de creme de leite, queijo gongonzola, repolho, brócolis e carne moída. Continua sendo uma refeição low carb? Posso comer à vontade ou devo comer apenas uma porção, por ter creme de leite?
ResponderExcluirOi Danielle,
ResponderExcluirtenho sempre muito receio deste tal de 'comer à vontade'... A refeição que vc fez é LCHF sim, mas no caso do creme de leite nestlê de lata tem 9g de carbs por lata. Precisa avaliar isso de comer a vontade... leia: https://docs.google.com/document/d/1YBqEgC_ssMPU3zfUEVWvVQHJTcEzf-8wXaoVF2prryM/edit
Perfeito, patricia. Entendi. E linguica? E low carb? Posso comer como carne? Ou e uma comida pra de vez em quando?
ResponderExcluirEm 02/05/2014 19:37, "Disqus" escreveu:
Fique atenta aos rótulos, tem linguiça que tem um monte de carbs, mas no geral, não tem problema desde que não seja a base da sua dieta. Agora, se for daquelas artesanais que a gente sabe que foi feita de carne meeeeesmo, não tem problema comer sempre! ;)
ResponderExcluirOlá Luiz,
ResponderExcluirIntestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras, flora intestinal desregulada. Pode comer abacate todos os dias. Faça iogurte e/ou actimel (probiótico) em casa e misture com fécula de batata Amina crua (prebiótico). http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente_2.html
Acho que o leite de coco é bem seguro, porque é feito realmente apenas de coco. Se o coco ralado tem só 14g de carboidrato a cada 120g de produto, e grande parte disso ainda é fibra, não tem como o leite ser muito diferente.
ResponderExcluirAcho que é em geral um produto mais saudável que creme de leite, pois me parece que o coco em geral é um pouco mais saudável que o leite de vaca.
Olá,
ResponderExcluirEu tenho sentido muita dor no peito, coração eu creio. Queria saber porque isso acontece, pois estou tentando me ajustar na dieta e já como comida de verdade, gorduras, mas ainda peco em comer besteiras com certa frequência. Inclusive perdi o sono essa noite passada com a tal da dor. O que posso fazer? Cortar todo o consumo de carbs, já que são açúcares? Eu tentei tomar 2 AAs infantis pra ver se ajudava em algo, aliviou a dor, mas por pouco tempo.
Vá no médico
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 18/05/2014 20:55, "Disqus" escreveu:
Muitíssimo obrigada Mauríicio, pois me sinto muito estranha ultimamente. Fiz um exame de sangue esses dias e o resultado foi satisfatório, fiz tb um teste de esteira e bateu com a minha condição física de quem está tentando sair do sedentarismo. Então não fazia sentido essas dores no peito já que não tenho nenhum problema cardíaco. Achei até que fosse um surto de ansiedade, já que tenho tirado gradativamente as gostosuras que produzem a sensação de prazer... e com isso menos serotonina. Hoje senti isso logo após tomar um copo de leite.
ResponderExcluirBem, deixa eu lhe perguntar, como está sendo a sua ingestão de carboidratos? Eu diminuí drasticamente a minha, imagino se não é isso tb que esteja contribuindo pra esses mal-estares.
Valew pela dicas e tudo de bom!
Oi Sarah,
ResponderExcluirtudo bem ?
vou dizer como cheguei à paleo: procurando soluções/diminuições para crises de enxaqueca.
sou praticante de capoeira há 30 anos, nunca tive problema com peso, sempre comi muito (mas comia errado: MUITO doce, pão e qualquer coisa com açúcar)
comecei com a paleo aos poucos, e já sentia as melhoras na enxaqueca e muitas outras que as pessoas comentam.
depois, a batalha foi justamente cortar os doces e pães, e foi onde senti cessarem as dores no peito.
atualmente minha alimentação é assim:
carboidratos, o mais simples possível: verduras e frutas.
proteína, todas: carne, ovo, queijo, menos o leite (vamos combinar, AQUILO na caixinha não é leite...)
nunca meço quantidades, eu como até me sentir saciado.
sempre como quando sinto vontade, pois senão o vício do doce domina, e daí já viu: chocolate, bolacha, bala, etc. para tanto, sempre tenho à mão muitas frutas.
ah, sua atividade física é na academia, ou você faz por conta própria ?
se precisar algum auxílio, posso te indicar coisas bacanas na net.
mantenha a tranquilidade, dê tempo ao tempo e as coisas se encaixam.
espero que ajude.
até logo !
Olá Mauriicio,
ResponderExcluirPois então, faço exercícios sim, caminhada e treino em academia, e está bem complicado equilibrar os carboidratos. Minha intenção com esta dieta é emagrecer com saúde, uma vez que passei vida comendo muito deles, os carbs. Agora que preciso diminuir essa ingestão, passo mal. Digo isso porque é só comer um pãozinho por exemplo que logo melhoro. Mas se comer uma fruta, não resolve nada. Fico imaginando se o que sinto seja alguma forma de abstinência.(Pareço drogada), fico sem açúcar aí passo mal, coração dói, não durmo... Aí como uma porcaria enfarinhada cheia de açúcar, e melhoro quase que instantaneamente. Ontem a situação não estava favorável porque enfrentei uma greve de ônibus, fiquei horas de pé com muita dor e ainda recebi uma notícia ruim, as carnes, verduras e gorduras que comi não me sustentaram. Então "suplementei" com um pãozinho doce hehehe. Depois disso continuei sem dormir, porém o mau estar passou. Devo ser viciada!!!
Oi Sarah,
ResponderExcluirno início, a minha sensação foi exatamente como a sua, de um drogado na abstinência: uma sensação ruim, mal-estar, fome, compulsões, letargia, dificuldades para pensar, me mover, terminar qualquer ação.
mas percebi que acelerei demais as coisas, já parei com tudo de uma vez, e se considerar 43 anos de vício no açúcar e trigo, é no mínimo uma grande besteira... rsrsrs
tenta introduzir os vegetais, saladas, frutas, proteínas e gorduras em grande quantidade, e ir retirando os pães e doces aos poucos, assim o mal-estar não faz tanto estrago.
hoje, nem sofro. não tenho mais mal-estar nem outras sensações que estraguem o meu dia.
atualmente, o que cortei de vez: álcool, leite, pães, pizza, macarrão, massas em geral.
de vez em quando: um docinho, um pedaço de bolo, chocolate.
ao menos para mim, tenho a impressão que o trigo faz muito mais estrago que o doce.
vá com calma, substitua aos poucos, que a coisa engrena.
até logo !
Ahhhh, com certeza vou seguir esse estilo de vida, portanto agradeço de mais as dicas e as suas experiências. Hoje eu definitivamente vi que sou uma viciada em abstinência, e que melhora rapidinho comendo "alimentos" a base de farinha e açúcar. Então o segredo é diminuir aos poucos e ir substituindo.
ResponderExcluirMuito obrigada mesmo por dividir sua experiência. Lhe desejo tudo de bom e até logo!
agradeçamos à essa comunidade,
ResponderExcluirproporcionada pelo doutor souto,
motivada em ter saúde baseada em fatos e evidências,
por meio da mudança de hábitos alimentares,
comendo comida de verdade !
até logo !
Olá, 100 gramas de castanhas ao dia seria o limite??
ResponderExcluirO céu é o limite. Mas se a pessoa comer muito de alguma coisa e engordar ou parar de emagrecer, o bom senso manda limitar.
ResponderExcluir2014-05-30 10:30 GMT-03:00 Disqus :
Qualquer produto diet tem maltodextrina?
ResponderExcluirOi Patricia,
ResponderExcluirHá uns meses atrás levei minha filha com um neurologista porque apresentava dor de cabeça freqüente, dificuldade de concentração e letargia. Ele perguntou pela dieta dela e lhe orientou para retirar o açúcar e o trigo da dieta. Você acredita que foi só ela suspender o refrigerante e as massas para obter melhora do quadro? A dor desapareceu!!
Pergunte a essa profissional se não tem interesse de ter seu nome divulgado na lista do blog!
ResponderExcluirEm 24 de junho de 2014 08:44, Disqus escreveu:
Não necessariamente. Precisa ler os rótulos.
ResponderExcluirCaro colega, pode me adicionar sim, mas estou na fase de descobertas, utilizando-me como cobaia e estudando os casos deste blog. Adorando ver os quilos extras indo embora. Obrigada por estar disponível, dividindo seus conhecimentos com os colegas. Abraço
ResponderExcluirBoa tarde, Luiz.
ResponderExcluirGostaria de tomar a liberdade de perguntar se você fez novos exames, ou se alterou algo na dieta.
Meu perfil lipídico é muito parecido com o seu, e também tive aumento de triglicerídeos (está 176), o que não é normal após 5 meses de páleo-lowcarb.
Obrigado.
Oi Edigar, desculpe, não fiz novos exames. Simplesmente desencanei. Estou comendo alimentos de verdade e estou tranquilo. Mas é bom saber que não estou sozinho.
ResponderExcluirSe eu voltar a fazer novos exames, eu posto aqui para você ver. E te peço que compartilhe as suas descobertas, talvez possamos nos ajudar.
Achei pq meus triglicerideos estao altos , pq eu ainda usava para o cafe tal e qual .
ResponderExcluirMaravilhosa esta postagem
E tem menos sódio tb...
ResponderExcluirMoro em Londres, onde não compreendo pq, simplesmente não existe adoçantes líquidos. Nos adoçantes em pó, o excipiente é maltodextrina, mas nos líquidos não, tô correta? Pra cozinhar uso Splenda, que contém maltodextrina tb, então qual a solução? Truvia seria uma boa solução? Não cheguei maltodextrina nele, mas deve ter, né? Eu trouxe adoçante líquido do Brasil, além de comprar online tb, mas qual será o motivo de existir adoçantes líquidos aí, e aqui não?
ResponderExcluirSe bem que sódio costuma ser uma coisa boa: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/05/o-sal.html
ResponderExcluir2014-07-23 19:10 GMT-03:00 Disqus :
Truvia não existe aqui, mas acho que é com eitritol (bem melhor)
ResponderExcluirEm 23 de julho de 2014 19:25, Disqus escreveu:
Sim, é com Erythritol. Mas é ruinzinho de dar ponto nas receitas, e o sabor não é um Splenda...
ResponderExcluirVou tentar usar mais o Truvia, apesar de não gostar tanto dele...
ResponderExcluirMas o sal que consumimos normalmente não seria suficiente? Sal em excesso não incha? E a Coca Cola por ter muito sódio, não seria demais? Qual sua opinião?
ResponderExcluirComer sal em excesso é quase impossível (leia o link que mandei).
ResponderExcluirA Coca-Cola tem 300 miligramas de sal. MILIgramas. Um miligrama é um milésimo de grama. Para consumir 3 gramas de sódio precisaria tomar DEZ coca-colas. 3 gramas de sódio deve ser o que eu coloco em um omelete.
Não deixe de ler o artigo lincado.
2014-07-23 19:38 GMT-03:00 Disqus :
A maior parte das pessoas que passa mal com low carb, passa mal por FALTA de sódio.
ResponderExcluir2014-07-23 20:24 GMT-03:00 Jose Carlos Souto :
Rosana, tentando te ajudar... aí não tem xilytol? é bom tbm. Ou então o Erythritol da Now Foods, eu já usei e gostei bem.
ResponderExcluirSério? Caraca! É desaprender tudo que se aprende ao longo dos anos! Teve uma mega campanha contra o sal aqui em UK ano passado!
ResponderExcluirFoto do adoçante
ResponderExcluir.
ResponderExcluir.,
ResponderExcluirNow Foods? Aqui tem World Foods... Impreterivelmente todos os adoçantes, fora o Truvia possuem maltodextrina... Pelo menos no Truvia não li nada... Mas o carinha não é muito gostoso...
ResponderExcluir😯
Truvia
ResponderExcluirLuiz, pesquisa rápida: por acaso toma muito café espresso?
ResponderExcluirhttp://www.drweil.com/drw/u/QAA401225/Does-Coffee-Raise-Cholesterol.html
Sim, e café normal também. Mas tem outros fatores que podem elevar o colesterol. O bulletproof coffee é um deles, mas pelo excesso de óleo de côco e manteiga. Pode levar anos para isolar a causa. Ficar sem café e óleo de côco é MUITO complicado.
ResponderExcluirComo será que eu sobrevivi aos últimos 30 anos?????
ResponderExcluirOi Dr.
ResponderExcluirNo whey batido... pode ser a banana verde???
E ao invés de leite o iogurte caseiro???
Pode
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 27/07/2014 09:28, "Disqus" escreveu:
Maravilha...
ResponderExcluirDr. Souto ou Patrícia...
Inicio esta semana um treino para hipertrofia (2 ou 3X/semana) pois já estou páleo há uns 6 meses, consegui emagrecer 4 quilos que era o que eu queria, além de ter eliminado em uns 80% dos sintomas da SII :)
Como vou treinar umas 6 horas da manhã, queria saber se posso tomar apenas o iogurte caseiro com linhaça no pré treino... vai ser difícil ter fome para meus rotineiros ovos caipiras... li que pra quem quer perder peso não tem problema ir com o estômago vazio, que não meu caso...
E no pós, tô pensando no whey............
Raciocínio correto???
Sim, correto
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 27/07/2014 14:49, "Disqus" escreveu:
obrigada...................
ResponderExcluirEntão creme de leite não é recomendado? Queijo amarelo também tem um monte de carboidrato, mas vc disse que é a favor...
ResponderExcluirQueijo tem quantidades irrisórias de carboidrato.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 08/08/2014 21:26, "Disqus" escreveu:
Dr Souto, a polidextrose é nociva tanto quanto a maltodextrina ou são diferentes? Pelo que vi na internet, a primeira não é absorvida em pelo menos 90%.
ResponderExcluirSe comporta como fibra.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/09/2014 22:51, "Disqus" escreveu: