Para quem quiser ter um grande resumo do conteúdo deste blog, seguem os links para a palestra do Rio (é interessante usar fones de ouvido, visto que o som da gravação ficou baixo):
Primeira parte
Segunda parte
Terceira parte
Quarta parte (perguntas e respostas)
Quinta parte (perguntas e respostas)
Muito obrigada!!! As pessoas tem preguiça de ler, de ver vídeo legendado, de tentar entender... agora ñ tem mais desculpas!!! Ficou sensacional. Comparações excelentes e q colocam tudo de forma bem clara. É uma palestra para médicos (mostra estudos) e para leigos (mostra lógica).
ResponderExcluirQ tal começar carreira como palestrante e até escrever um livro??? Seria a alegria dos brasileiros. Por enquanto, vou espalhando os vídeos para os cantos do mundo xD
Lembro-me de ler em algum lugar que tinha gente trabalhando em legendar esses vídeos. Alguém sabe a quantas anda? Precisam de ajuda? Esse conteúdo é preciosíssimo!!! Obrigada milhões de vezes, Dr. Souto. O Sr. é um grande homem!
ResponderExcluirSim Juliana! vou falar contigo inbox!
ResponderExcluirOlá dr.! Não encontrei um email de contato, mas gostaria de te enviar o link sobre novas recomendações da American College of Cardiology. Conforme citado em outros posts pelo sr., não há evidência de aumento de LDL e doenças cardiovasculares...
ResponderExcluirContinue o excelente trabalho!
http://www.medscape.com/viewarticle/814152?src=wnl_edit_medn_wir&uac=99992SY&spon=34
Olá Fabricio,
ResponderExcluirtentei acessar o link, mas ele pede senha. É isso mesmo?
Patricia, é só clicar em cima do Medscape !
ResponderExcluir1.forgot passport
ResponderExcluir2.Medscape
Futura propaganda das estatinas
ResponderExcluirHum, esqueci que sou cadastrado no site. Mas é gratuito e não-médicos também podem se cadastrar. Caso não consiga, copio para você por email!
ResponderExcluirobrigada!
ResponderExcluirEu estava lááááá!!! Nem acredito que o conheci pessoalmente,
ResponderExcluirrs. Fiquei até meio sem jeito na hora de conversar, kkk. Levei meu marido, que
ainda não sabe quase nada sobre o assunto, mas se mostra aberto a conhecer. Foi
muito bom! Obrigada, Dr. Souto!!! Volte sempre! :) :) \o/ \o/
:-)
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/11/2013 13:22, "Disqus" escreveu:
AHAHAH Muito bom!!
ResponderExcluir\o/ !!! seriam as novas "anfetaminas" para emagrecer ?
ResponderExcluirhttp://www.blogdepobre.com/carboidratos-apodrecem-seu-cerebro-aumenta-o-risco-de-demencia-afirma-neurologista/
ResponderExcluirPara quem quer começar no low carb mas tem medo por causa da opinião de "especialistas" que dizem que não é possível viver sem carboidrato por muito tempo, saibam eu passei por isso também.
ResponderExcluirIniciei a dieta low carb achando que seria por apenas 4 ou 8 semanas no máximo (prazo dado pelos tais "especialistas") e que mais do que isso faria mal para a saúde, haveria perda de massa magra, entre outras coisas. Ao menor sinal de dano à minha saúde, eu voltaria a colocar carboidratos na dieta.
Me senti tão bem e perdi tanto peso que só lembrei depois de 6 meses que não podia ultrapassar 8 semanas. Me sentia saudável, sem dores de cabeça, com disposição para ir à academia e trabalhar.
Neste ano comecei a colocar muita gordura na dieta e o meu sistema imunológico melhorou muito. Nem virose eu tenho pegado. Não sei mais o que é antibiótico (eu tinha estoque de antibiótico para emergências).
Minha sugestão para quem está começando é tentar. Sempre é possível voltar para a sua dieta antiga, mas duvido que você queira.
Sobre câncer - Dr. Seyfried aponta que mais do que um problema nuclear, eh um problema da mitocôndria. E aponta pra redução de glicose, utilização de corpos cetônicos como terapia.
ResponderExcluirhttp://digivisionmedia.com/lectures/acam/cancer-as-a-metabolic-disease-impaired-mitochondrial-function-and-tumorigenesis-thomas-seyfried-phd/
http://www.amazon.com/Cancer-Metabolic-Disease-Management-Prevention/dp/0470584920/ref=cm_cr_pr_product_top
E qual é o nome do trabalho (e os autores) ?
ResponderExcluirStone NJ, Robinson J, Lichtenstein AH, et al. 2013 ACC/AHA guideline on the treatment of blood cholesterol to reduce atherosclerotic cardiovascular risk in adults: A report of the American College of Cardiology/American Heart Association. J Am Coll Cardiol 2013. Article. Circulation 2013. Article.
ResponderExcluirBelo relato, Luiz!
ResponderExcluirQue demais!
ResponderExcluirTente mais sal e mais água, depois nos conte
ResponderExcluirEm 20 de novembro de 2013 21:01, Disqus escreveu:
Um excelente resumo de tudo que se diz aqui no blog, só que falado. Será que alguém se dispõe de tempo para editar o áudio? Se eu conseguir algo para android e tablet farei a edição com todo prazer. Parabéns Dr. Souto.
ResponderExcluirCaro Dr. Souto, muito boa sua apresentação. Sou Infectologista em Natal (no outro Rio Grande) e entusiasta do assunto. Já indico a dieta a meus pacientes há algum tempo. Estou preparando uma apresentação para meus colegas. Devo copiar algumas partes de sua apresentação, claro, citando a fonte. Tudo bem? Gostaria da referência do trabalho publicado no Cochrane.
ResponderExcluirObrigado!
Luiz, me corrija se estiver errado, mas lembro de uma resposta sua aqui no blog a algum tempo atrás, que você usava estatinas pois tinha colesterol se não me engano em torno de 300. Gostaria de saber se esse número se alterou com o passar do tempo em LCHF e se continua com o "remédio". No meu caso, com LCHF meu colesterol que já era alto em torno de 250, subiu para 300. Grato.
ResponderExcluirAndré, acredita que voltei de Natal ONTEM?? Como vc deve saber, o Congresso Brasileiro de Urologia foi aí. Posso te dizer que meus níveis de ômega 3 e vitamina D voltaram ficaram bem mais altos após vários dias nessa terra :-)
ResponderExcluirPode usar a palestra como modelo, sim - que bom que gostou. E seu nome, quando vai estar na minha lista?
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC30550/
Em 21 de novembro de 2013 01:42, Disqus escreveu:
Dr. Souto, foi um prazer ter trabalhado contigo neste evento! Espero que esse seja o primeiro de muitos. Além de profundo conhecedor da matéria, você continua estudando e trabalhando aqui neste blog com o único objetivo de ajudar as pessoas viverem de uma forma saudável. Isso sem nenhum interesse financeiro por trás. O seu blog me devolveu a saúde e ter trabalhado contigo neste evento me relembrou valores que estavam adormecidos em mim. Obrigado por tudo. Forte abraço, Felipe
ResponderExcluir:-))
ResponderExcluirEm 21 de novembro de 2013 09:35, Disqus escreveu:
Olá, Bom dia Dr. Souto. O senhor conhece esse médico? Ele atende aí em Porto Alegre, parece ser uma pessoa interessante para se unir à "causa" LCHF! O que acha?http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2013/02/colesterol-vilao-ou-mocinho.html?m=1
ResponderExcluirPoxa, fiquei triste em saber que esteve aqui e não pude conhecê-lo!!! :(
ResponderExcluirConheço, mas mandei a ele um email meses atrás, sem resposta. Talvez tenha caído no spam.
ResponderExcluir2013/11/21 Disqus
Puxa que pena!!!
ResponderExcluirMarcelo, liguei no laboratório agora e vou fazer o exame sem guia mesmo. Não dá mais para esperar eu ficar doente para conseguir uma guia de exame. Não acho que isso vá acontecer tão cedo.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEstamos providenciando a legenda!
aguarde!
Olha aí, poderíamos ter feito uma festa na churrascaria! Hahahaha, fica para a próxima!
ResponderExcluirChurrasco eu como em casa :-) Fui 2 vezes no Camarões Potiguar - delícia!
ResponderExcluir2013/11/21 Disqus
Ahhh claro, esqueci que aí é a terra do churrasco, colocando a modéstia de lado, parei de comer lá porque acho o meu camarão mais gostoso além de fazer acompanhado de algo paleo, hahahaha, mas iria lá novamente com toda certeza se fosse pra trocarmos umas ideias, avisa aí da próxima vez, né? hahahaha
ResponderExcluirBem verdade que fui obrigado comer um pouco de batata e arroz junto (pois estavam intimamente misturados com o camarão). Mas hey, batata é páleo, e arroz branco é uma "safe starch"! Não são low carb, não dá pra comer todo o dia, mas que estava gostoso, estava.
ResponderExcluirEm 21 de novembro de 2013 15:46, Disqus escreveu:
É muito gostoso, mas um dia te desafio a provar o meu!
ResponderExcluirObrigado. E sem batata e arroz, ok? :-)
ResponderExcluir2013/11/21 Disqus
Com toda certeza!!! :)
ResponderExcluirEu aceito o convite…
ResponderExcluirCom certeza é extensivo! Então eu tava tentando ligar pra marcar uma consulta com o senhor, apesar de não ter nenhuma infecção, mas não atenderam! Continuarei tentando!
ResponderExcluirNem me liguei que você poderia ter vindo ao Congresso de Uro... Poderia ter conversado com você pessoalmente. Fica pra uma próxima.
ResponderExcluirRealmente, o Camarões é muito bom.
Ficaria honrado em fazer parte de sua lista.
Enviarei os dados ao seu e-mail.
Abração!
Resolveu =)
ResponderExcluirMas se eu sair de um ambiente escuro, tipo, deitado na cama para um claro ainda , me da uma certa insdisposição, mas ao levantar não tenho mais tontura...
Mas uma coisa me deixou na duvida, você fez uma postagem sobre o Sal não influenciava na pressão em si...
Isso faz sentido !?
Ou eu 'entendi' errado o post !?
Atenciosamente,
Mario.
Boa noite, Dr. Souto. Gostaria de te parabenizar pela ótima palestra, muito instrutiva.
ResponderExcluirE de carona, agradeceria muito se o senhor visse este link, e se possível avaliasse e desse sua opinião sobre o assunto: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101736-insulina-nao-e-vila-uma-ma-reputacao-nao-merecida/
Obrigado.
Sim, sal não prejudica, mas comer POUCO sal sim.
ResponderExcluirQuanto a isso da luz, não sei. Esqueci de sugerir suplementar com 400 a 500mg de óxido de magnésio 2h antes deitar.
Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 22/11/2013 00:05, "Disqus" escreveu:
Ok, conte pra gente se teve alguma alteração no resultado. Acho que eu fui um dos únicos que teve piora no perfil lipídico após LCHF. Grato.
ResponderExcluirSó o LDL piorou, de 192 para 244. O HDL foi de 36 para 45 e o triglicérides de 373 para 113. Esse valor de LDL assusta. Fiz esses exames em Julho. Em outubro comecei musculação, nunca tinha feito antes, totalmente sedentário. No mês que vem devo fazer novos exames para ver se mudou algo. O curioso é que com LCHF baixei de 81Kg para 64Kg, mas agora com musculação meu peso aumentou 2Kg, e não é músculo, pois a barriga aumentou também, cerca de 1 a 1,5 cm.
ResponderExcluirVárias considerações aí (Patrícia e Dr. Souto, por favor me corrijam se eu falar besteira):
ResponderExcluir1- LDL: é calculado, não dosado. Por você ter um colesterol relativamente alto (mas não preocupante), o LDL automaticamente é calculado para mais. Além disso, o LDL tem várias partículas boas, apenas algumas ruins (lipodensas). LDL baixo não é sinônimo de saúde, muito pelo contrário. A maioria das vítimas de doenças cardiovasculares têm LDL baixo, em torno de 150 ou menos.
2- HDL e TGL: estavam péssimos, mas estão melhorando bastante. A relação TGL/HDL é muito mais importante do que o LDL ou TC sozinhos. Isso significa que seu organismo está deixando de produzir as partículas lipodensas de LDL.
3- Peso: 2kg é pouco. Ganhei 3kg e aumentei alguns centímetros na cintura depois que larguei a dieta hipocalórica. Em compensação, ganhei MUITO músculo, sendo que eu já fazia musculação antes. A dieta hipocalórica até me deixava mais magro, mas não mais saudável. Além disso, algum peso que ganhei foi por conta de carboidratos em castanhas, chocolates e laticínios. Sequei bastante ao eliminá-los.
Dr. Souto e Luiz, talvez vcs possam me ajudar. Venho de mt tempo de dieta hipocalórica (q me levou a ter compulsões..). Estou na LCHF/paleo há mais de 3 meses. Desde o início só tenho ganhado... músculo e gordura. Mas fiz uma cirurgia pra retirar os sisos e tomei predinisona, amoxilinina e nimesulida. Depois disso ganhei bastante gordura e só. Obviamente, não quero largar e nem vou. Tenho SOP e estou melhorando, embora meu ciclo não veio desde q larguei os remédios (vai fazer 2 meses) e as compulsões sumiram. Faço musculação intensa 3x por semana, JI com gordura e tenho tentando ñ passar mais de 16 horas e não fazer todos os dias (por causa da SOP e do tempo com pouca caloria, estou maneirando pro corpo se acostumar.) Enfim, é excelente para minha saúde, mas se eu pudesse emagrecer ou ao menos ñ engordar, seria melhor... Alguma dica de leitura ou doq fazer? Postei no grupo do face a poucos dias e foram tantas opiniões q fiquei perdida (embora eu pretenda testar todas. mas testar tem sido difícil, pq se dá errado é peso a mais q ñ volta). Obrigada!
ResponderExcluirPriscila, vou deferir essa questão para o Dr. Souto e a Patricia. Não tenho idéia de quanto tempo demora para eliminar peso ganho com cortisona.
ResponderExcluirPrezado Dr. Souto,
ResponderExcluirJá li seu blog praticamente todo ao longo das últimas semanas. Foi por meio dele que conheci a dieta paleo. Antes de conhecer, eu já acreditava numa filosofia de vida que imitasse alguns aspectos da vida dos nossos ancestrais e já tinha uma alimentação baseada em comida de verdade. A primeira mudança foi largar o trigo (foi bem fácil, uma vez que a única coisa que eu consumia de trigo diariamente eram duas fatias de pão no café da manhã e eventualmente massas no almoço). A sacarose e o leite já não faziam parte da minha vida havia tempo. Porém, eu me privava de gorduras suculentas das carnes, comia queijos com pouca gordura e sem graça (ex: Cottage). Evitava carnes gordurosas e focava mais no consumo de peito de frango e peixes. Foi uma maravilha descobrir a verdade sobre a gordura e de brinde saber minha jornada em busca de saúde seria muito mais prazerosa aproveitando as carnes. Gostaria de agradecer-lhe e parabenizar pelo Blog!!!
E se possível, gostaria que respondesse uma dúvida (não sei se estou postando no lugar certo, fiquei na dúvida se postasse em outro tópico se o senhor leria). No post sobre "exercício sem carboidrato", você cita alguns casos hipotéticos como o de um garoto de 17 anos que fará uma dieta anabólica com consumo de 4g/kg de proteína por dia. Essa quantidade de proteína é segura? Pretendo iniciar uma dieta para hipertrofia com 60% das calorias advindas de gordura e em torno de 150g de carboidratos por dia, sendo 1/3 no pós treino (treino em jejum). Gostaria de saber quais os limites seguros de consumo de proteínas, de modo que não haja nenhum impacto hepático, renal e na saúde de forma geral. Tenho 26 anos, menos de 10% de gordura corporal e minha dieta será hipercalórica (~ 300 kcal excedente por dia) com 60% das calorias de gordura e caso não tenha problema 2g/kg de proteína.
Obrigado.
o autor da matéria é o James Krieger, parece que é um contestador da dieta paleo...vou pesquisar mais
ResponderExcluirresposta de vários especialistas à essa matéria:
ResponderExcluirhttp://livinlavidalowcarb.com/blog/does-insulin-deserve-a-bad-reputation-the-low-carb-experts-weigh-in/9458
Dr. Souto, na palestra citou as enzimas digestivas. Depois que comecei a dieta lowcarb tenho sentido fortes dores abdominais, acompanhadas de intestino preso e prisão de ventre, entre outros sintomas mais... A única coisa que mudou na minha alimentação de hj com a do passado, foi a retirada dos carboidratos e o acréscimo de gorduras boas. Seriam as gorduras a causa do meu problema? E as enzimas resolveriam? A propósito antes de começar dieta fiz vários exames, todos com bons resultados.
ResponderExcluirhttp://livinlavidalowcarb.com/blog/does-insulin-deserve-a-bad-reputation-the-low-carb-experts-weigh-in
ResponderExcluirPerfeito, Obrigado. :3
ResponderExcluirMuito valiosa a sua contribbuição de disponibilizar a todos a tua palavra e de forma assim gratuita, algo que nao esperaria nunca,mas vindo de ti ,eu deveria desconfiar de que isso pudesse acontecer sim, como de fato aconteceu...
ResponderExcluirNa palestra voxê fala os especialistas e a falta de atualização de muitos, que seguem recomendações apenas, sem maiores questionamentos...pois bem, estamos meio que soltos e perdidos como cegos em tiroteio...veja bem o que aconteceu com uma amiga minha:
Como é que uma pessoa que tem 47 anos, 1,69m,pesa 67 kg... pode ter quase 40%de massa gorda no corpo, e pesar 2,3kg de osso somente.... massa óssea 2,3kg? Foram esses os valores da densitometria dela.
Agora me diga Dr souto 40% de massa gorda não é considerada obesidade? Como pode estar ela obesa pesando menos que a altura dela em questão? Qual seria a porcentagem adequada de massa gorda e de massa magra e um corpo saudável? preciso ajudar essa amiga que tá encafifada com essa densitometria.
Ela perdeu 55kg ao total, já fez cirurgia plastica reparadora e fez a densitometria por indicação do senhor aqui no blog pra poder avaliar melhor sua condição corporea em porcentagem e traçar o melhor treino a ser realizado, visando ganho de massa magra...agora tá muito abalada com o resultado essa densitometria e por mais que eu diga que a densitometria nao eve ser levada em consideração, que houve um despreparo profissional , isso nao sai da cabeça dela...
Gostaria de saber de ti ,o que acha disso tudo e que iretris poderia eu tomar pra ajudar essa minha amiga..
Desde já agradeço,
Erikah
Tenta confirmar com isso aqui http://emagrecerdevez.com/aprenda-a-calcular-em-casa-sua-porcentagem-de-gordura-corporal-sem-adipometro
ResponderExcluirNão eh a medida definitiva, mas da pra comparar a que achou antes.
Procure fazer uma avaliação da composição corporal por DEXA
ei meu velho, me tira uma dúvida!! o dr. já falou q óxido de magnésio serve para as tonturas e dores de cabeça inerentes a essa dieta!! o q vc me diz??? abraços.
ResponderExcluirPode ser falta de sal também! (sódio especificamente)
ResponderExcluirMontei uma dieta em um site, e gostaria que você analisasse, se vou provavelmente ganhar peso ou perder com ela? Lembrando que meu biotipo é de um Mesomorfo, tenho 17 anos e faço academia 3 vezes por semana. Obrigado
ResponderExcluirlink:
http://www.dietaetreino.com.br/dietaimpressao.php?codigo=107509
Outra coisa... uma dieta - pra um Mesomorfo que faz academia 3 vezes por semana - de 3000 calorias por dia, aumentaria o tecido adiposo? Tenho 17 anos, 64,5kg e +/- 10% de BF.
ResponderExcluiras proporções são: 77.7% Gordura (244.56g), 20.2% proteína (143.86) e 2.1% Carbo(20g).
Obrigado :3
3000kcal provavelmente ultrapassa seus níveis de "saciedade" normais, mas sei que tem objetivo de hipertrofia. Acredito que SE aumentar um pouco o tecido adiposo (pode diminuir dependendo do caso), o muscular vai aumentar BEM mais, soh fazer algum teste de composição corporal massa magra/gorda um tempo depois, para comparar e ver se quer continuar com o plano. Mas acho que vai ter bons resultados.
ResponderExcluirComo evidencia anedótica, segue uma experiência que o Sam Feltham fez consigo, comendo "excesso calórico" em lowcarb.
Obrigado pela resposta, muito rápida e esclarecedora. :-)
ResponderExcluirGeralmente quem faz LCHF/Paleo diminui as quantidades de fibra na dieta devido às farinhas e grãos. Alem de que pessoas que não tem o costume de beber água, quando seguem esta dieta, acabam esquecendo de beber liquidos, pois costumavam beber os mesmos em sucos e refrigerantes...
ResponderExcluirConselho: Mais gordura - Manteiga, óleo de coco, oleaginosas.
Mais fibra - Frutas fibrosas como o Abacate, extrato de Psyllium e Vegetais.
Mais Líquido - beba pelo menos 4 copos a mais de água do que você costumava beber, vai te ajudar muito.
Experiência propria, fica a dica.
Do resto, o Dr. e seus moderadores te ajudam, não saberia te responder. :-)
Eraldo, por acaso você adicionou muitos laticínios à dieta? Queijos, manteiga?
ResponderExcluirOlá Eraldo,
ResponderExcluirGordura não é causa da prisão de ventre, é a solução! Sua flora intestinal precisa mudar, afinal está acostumada com açúcar, e isso leva um tempo. A necessidade de fibras tem sido questionada. Tem que aumentar a quantidade de gordura e água. Alem das dicas do Lucas, coco tbm é indicado.
E o Luiz tbm falou algo que vale a pena observar. Tem pessoas que não se dão bem com laticínios.
Marcelo, fiz o exame de colesterol hoje, ficará pronto em 2 dias. Vou postar assim que tiver o resultado.
ResponderExcluirLegal. Espero que venha tudo em ordem. Está tomando estatinas? Abraço.
ResponderExcluirDr.... e a famosa relação sal x rins? é mito também?
ResponderExcluirQual relação?
ResponderExcluir2013/11/29 Disqus
de que o sal pode danificar os rins. Todo mundo diz pra evitar o sal.
ResponderExcluirOlá Dr. Souto! Tentei dar uma melhorada no áudio dessa palestra, acho que ficou um pouco melhor.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=FF1EX9LPUOw
Marcelo, você que fala sobre estatinas deveria ver esse documentário disponível aqui mesmo no site do nosso professor.
ResponderExcluir(Se colocar em tela cheia as legendas não aparecem).
PARTE 1 - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/10/documentario-australiano-legendado.html
PARTE 2 - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/colesterol-ix-documentario-australiano.html
Poxa, que légal! Especialmente porque condensou toda a palestra em um vídeo só! Vai ajudar na hora de divulgar (:
ResponderExcluirOlá, Dr. Souto!
ResponderExcluirParabéns por tudo que está fazendo aqui no Brasil em relação a dieta LCHF. Vejo todos os seus vídeos!
Estou começando esse novo estilo de vida e tenho algumas dúvidas.
Eu quero ser saudável e perder 20 quilos, por isso adotei uma dieta com zero carboidrato, mas por conta dos vegetais que como, pode não ser super zero rs...
Como ovos, manteiga, bacon, queijo, couve e outras folhas, mais beringela, abobrinha, pimentões...
Queria saber, já que o queijo não é Paleo, se tem alguma quantidade segura pra eu comer por dia, todo dia?
Tem um molho Cesar que comia uma vez a cada 15 dias em uma salada num restaurante que amo, mas li que esse tipo de molho tem açúcar, você acha q eu comendo a cada 15 dias esse molho apenas na salada iria afetar a minha saúde ou a minha perda de peso?
Outra dúvida é, a batata Ruffles, que é considerada uma comida lixo alega que no seu pacote tem apenas batata e óleos vegetais, confesso que AMO essa batata e gostaria de poder comer sem culpa eventualmente, tipo uma vez ao mês...seria muito ruim para a minha saúde?
Por conta desse óleo vegetal da pergunta acima, notei que várias Nuts contém esse óleo vegetal, é perigoso? Pois eles não especificam qual óleo é.
Ah, eu tinha o hábito de tomar suco rosa todo dia de manhã, era uma beterraba, uma cenoura, couve e brócolis processados na minha centrífuga, isso é muito carboidrato pra mim por dia? Pois queria ficar em até 20gr. Pra entrar em cetose e usar minha gordura como fonte de energia!
Muito obrigada, e mais uma vez parabéns!
Olá Priscila,
ResponderExcluirFolhas, verduras, carnes, ovos, tudo o que falou são muito bem vindos.
Nuts podem ser compradas assadas ou cruas, sem óleo vegetal.
Não creio que, um pouco de molho fará diferença no seu processo, mas o que acontece de verdade é que ninguém vai conseguir saber o que é melhor pra você, a não ser VOCÊ! E isso requer testar e ver o que te faz mal ou não.
Beterraba ralada, cenoura ralada é uma coisa, suco disso é outra: mais concentrado, mais açúcar. Se quer mesmo contar carbs, use o fatsecret. Se não quer se preocupar com isso, coma comida de verdade, até ficar saciada e somente quando tiver fome.
Obrigada Patrícia, me ajudou bastante!
ResponderExcluir