Editorial: as diretrizes estão equivocadas

99% do que eu leio é em inglês, e a maioria nunca chega até o blog por total falta de tempo.

Mas 100% do que eu leio eu repercuto no twitter. Se você quiser acompanhar as últimas notícias, por favor não deixe de seguir:

twitter.com/jcsouto

Eis um assunto sobre o qual eu “tuitei” semanas atrás, e que só estou trazendo para cá porque o Hilton Sousa traduziu:

Trata-se de um editorial em importante revista britânica de cardiologia (original aqui). Eis a tradução, por Hilton Sousa:

As consequências cardiometabólicas da substituição de gorduras saturadas por carboidratos ou gorduras ômega-6 poliinsaturadas: as diretrizes dietéticas entenderam tudo errado ?

Artigo traduzido por Hilton Sousa. O original está aqui.

por James DiNicolantonio

Introdução

Uma publicação recente por Malhotra [1] foi excelente, inspiradora e bateu numa tecla importante que tem sido debatida há mais de 50 anos: as gorduras saturadas são tão ruins quanto temos sido levados a crer ?

A história da hipótese da “dieta do coração”, com pouca gordura

A vilificação da gordura saturada por Keys [2] iniciou-se duas décadas antes do estudo dos sete países, no qual Keys mostrou uma associação curvilinear entre as calorias provenientes da gordura em relação à quantidade total de calorias, e as mortes por doenças cardiodegenerativas de 6 países. Entretanto, ele excluiu os dados de 16 países que não se enquadravam em sua hipótese. De fato, havia dados disponíveis na época para 22 países, e quando todos os paises eram observados, a associação diminuía muito [3]. Indo além, nenhuma associação existia entre a gordura da dieta e a mortalidade por todas as causas [3]. Então, os dados passados promovidos por Keys mostrando que um percentual aumentado de consumo calorias de gordura aumentavam o risco de morte, não são válidos (e certamente jamais poderiam provar a causalidade). Esses dados aparentemente nos levaram pela “estrada dietética” errada pelas décadas seguintes, conforme apontados por outros [4, 5]

As consequências de trocar gorduras saturadas por carboidratos

O original das Diretrizes Dietárias para Americanos, publicadas em 1977, propunha aumentar os carboidratos e diminuir a gordura saturada e o colesterol na dieta [6 ,7]. Isso derivava da crença que, uma vez que as gorduras saturadas aumentam o colesterol total (uma teoria errada, para começo de conversa) elas devem aumentar o risco de doença cardíaca. Mais ainda, acreditava-se que uma vez que a gordura é o mais calórico dos macronutrientes, uma redução em seu consumo levaria a uma redução nas calorias e a uma subsequente diminuição da incidência de obesidade, bem como de diabetes e síndrome metabólica. Entretanto, o conselho para aumentar a ingesta de carboidratos aparentemente tornou as coisas piores, com um aumento no seu consumo (principalmente xarope de milho) fazendo um paralelo com o aumento da incidência de diabetes e obesidade nos EUA [8]. Nessa análise, a gordura não foi associada com diabetes tipo 2 quando se levava o total de ingesta de energia em consideração [8], e a ingesta de gordura saturada nos EUA durante essa época também não estava ascendente [9]. Tais dados proveem um forte argumento de que o aumento no consumo de carboidratos refinados foi o fator dietário causador da epidemia de diabetes e obesidade nos EUA.

Esses dados são ainda mais fortalecidos por um estudo dietético randomizado e controlado, que comparou uma dieta com pouca gordura (< 10% de gordura saturada)  e uma dieta com pouco carboidrato (12% das calorias totais provenientes de carbs) [10, 11]. Enquanto ambas dietas eram pobres em calorias (1500kcal/dia), a dieta low-carb mostrou melhora mais significativa em numerosos aspectos tais como [10, 11]:

  • gordura corporal (gordura abdominal, massa corpoal)
  • lipídios (triglicérides, apolipoproteína (ApoB))
  • tolerância à glicose (glicose, insulina e resistência à insulina – medidos via modelo de avaliação de homeostase)
  • inflamação (fator de necrose tumoral alfa, interleucina (IL) 6, IL-8, proteína quimiotática de monócitos 1, E-selectina, molécula de adesão intercelular 1) 
  • marcadores trombogênicos (inibidor do ativador de plasminogênio)

Além disso, a dieta low-carb:

  • aumentou o colesterol HDL
  • reduziu a proporção ApoB/ApoA 
  • reduziu as partículas menores e densas do colesterol LDL

Ao mesmo tempo, todos esses fatores foram piorados em uma dieta low-fat [10, 11].Então a saúde cardiometabólica geral parece melhorar bastante quando os carboidratos são restringidos, ao invés da gordura.

A presunção de que uma dieta com pouca gordura reduz o colesterol “ruim” (LDL) é uma noção imprecisa. Enquanto o LDL total pode ser reduzido por uma redução na ingesta de gordura, se substituída por carboidratos, isso pode aumentar as partículas LDL-B (pequenas e densas) [10, 11] que são mais aterogênicas do que as particulas LDL-A (grandes e flutuantes) [12]. Além disso, os dados indicam que uma alta ingesta de gordura saturada diminui as partículas LDL-B e aumenta o LDL-A [13]. Então, trocar carboidratos por gordura pode melhorar a distribuição do tamanho das partículas de LDL (padrão B mudando para padrão A). Por último, se a gordura for trocada por carboidrato, isso pode piorar o perfil lipídico geral (HDL diminui, triglicérides aumenta, LDL-B aumenta) [10, 11].

Muitos outros estudos randomizados indicam que uma dieta low-carb reduz o peso e melhora os lipídios mais que uma dieta low-fat [14-18]. Então, reduzir carboidratos, ao contrário da gordura, parece ter mais efeitos favoráveis nos marcadores de dislipidemia aterogênica, inflamação, trombogênese e aterosclerose [10-18]. A partir desses dados, é fácil compreender que a epidemia global de aterosclerose, doença cardíaca, diabetes, obesidade e síndrome metabólica está sendo guiada por uma dieta rica em carboidratos/açúcar ao invés de gordura – uma revelação que estamos apenas começando a aceitar.

As consequências de trocar gorduras saturadas por gorduras ômega-6 poliinsaturadas

Não apenas a condenação das gorduras saturadas levou a um aumento no consumo de carboidratos, ela também levou a diversas diretrizes nutricionais recomendando substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas, sem especificar quais ácidos graxos poliinsaturados (por exemplo, ômega-3 ao invés de ômega-6). A recomendação de aumentar as gorduras poliinsaturadas vem de análises conjuntas de dados sobre o aumento de ácidos graxos poliinsaturados ômega-6 e 3 [19, 20]. Entretanto, uma meta-análise de estudos controlados randomizados mostrou que trocar uma combinação de gorduras trans e saturadas por gorduras ômega-6 poliinsaturadas (sem simultaneamente aumentar os ácidos graxos ômega-3) leva a um risco aumentado de morte [21]. Esses resultados foram corroborados quando os dados foram recuperados do Estudo da Dieta do Coração de Sidney, e incluídos em uma meta-análise atualizada [22].

Outros estudos em humanos, não incluídos na meta-análise supracitada, incluem o o estudo do Clube Anti-Coronário, que mostrou que mais pessoas morreram (26 a 6 no total, e 8 a 0 devido a doença coronariana) quando a gordura saturada foi substituída por gordura poliinsaturada [23]. O Estudo Nacional da Dieta do Coração, um estudo randomizado, duplo-cego, também mostrou um número mais alto de eventos cardiovasculares (n=4) em uma dieta que era alta na proporção poliinsaturada(P)/saturada(S) (2:1), do que em uma dieta rica em gordura saturada (n=1, P/S=0.4) [24]. Então, o aconselhamento de trocar gorduras saturadas por poliinsaturadas (isto é, ômega-6) pode aumentar o risco de doença coronariana, eventos cardiovasculares, morte devido a doença coronariana e mortalidade em geral [21-24].

Razões para os efeitos potencialmente maléficos dos ácidos graxos ômega-6 podem ser devidas à sua promoção do câncer, supressão do sistema imune, redução do HDL e aumento da suscetibilidade de oxidação do LDL [25]. Mais evidências indicam um papel do ômega-6 na promoção de cânceres de próstata [26-28] e de mama [29]. Isso é suportado pelo Estudo do Clube Anti-Coronário, no qual houve um aumento de 71% no risco de morte por causas que não doença cardíaca entre indivíduos que foram colocados em uma dieta projetada para aumentar a proporção P/S em pessoas que não tinham tido eventos coronários anteriores [30]. Mais ainda, em um estudo clínico controlado por Dayton et al [31], houve aumento maior que três vezes no risco de morte devido a carcinoma quando a gordura saturada (principalmente de origem animal) foi substituída por gordura ômega-6 poliinsaturada (incluindo óleos de milho, soja, cártamo e algodão). Os danos potenciais de substituir gordura saturada por carboidratos ou ômega-6 poliinsaturado estão sumarizados na tabela 1.

Tabela 1
Malefícios potenciais da substituição de gordura saturada por carboidratos ou gorduras ômega-6 poliinsaturadas
Potenciais malefícios de substituir gorduras saturadas por carboidratos:

  • Aumento de partículas pequenas e densas de LDL
  • Mudança para um perfil lipídico geral aterogênico (HDL mais baixo, aumento do triglicérides e aumento da razão ApoB/ApoA-1)
  • Melhorias menores da tolerância à glicose, gordura corporal e marcadores trombogênicos e inflamatórios
  • Incidência aumentada de diabetes e obesidade
Potenciais malefícios de substituir gordura saturada por gorduras ômega-6 poliinsaturadas

  • Risco aumentado de câncer
  • Risco aumentado de doença coronariana, eventos cardiovasculares, morte devida a doença cardíaca e mortalidade geral
  • Aumento de LDL oxidado
  • Redução de HDL

Falta de evidência para uma dieta com pouca gordura


Faltam dados que suportem uma dieta low-fat. No estudo sobre infarto do miocárdio com dieta pobre em gordura, um teste controlado foi feito para determinar se uma dieta low-fat iria melhorar a recuperação em 264 homens que tinham se recuperado recentemente do primeiro infarto do miocárdio [32]. Apesar do fato de os pacientes na dieta low-fat comerem significativamente menos gordura (45g/dia versus 110-130g/dia), consumirem menos calorias (aproximadamente 1950 calorias verus 2450 calorias), obterem um nível de colesterol mais baixo e conseguirem maior perda de peso corporal do que os do grupo de controle, não houve diferença no número de reinfartos ou morte.

Na Iniciativa para a Saúde da Mulher (N.T.: em inglês, Women’s Health Initiative – WHI), um estudo randomizado controlado incluindo 48.845 mulheres pós-menopausa, mostrou-se que uma dieta pobre em gordura não reduz o risco de doença coronária, derrame ou doença cardiovascular [33], apesar de uma redução significativa no LDL, e nem houve redução no câncer [34, 35]. Uma meta-análise por Siri-tarino et al [36] consistindo de 21 estudos epidemiológicos prospectivos, derivados de 347.747 participantes, indicou que a ingesta de gordura saturada não aumenta doença coronariana ou doença cardiovascular. Mais ainda, uma meta-análise recente por Cochrane indica que mudar a ingesta de gordura não afeta a mortalidade total ou mortalidade cardiovascular [37]. Apesar de a redução da gordura saturada estar associada com uma redução de 14% do risco de eventos cardiovasculares, isso não ocorreu ao se reduzir o consumo total de gordura [37]. Ebora o estudo WHI e as meta-análise de Siri-tarino e Cochrane não possam ser individualmente encaradas como definitivas, se interpretadas juntamente com “o estudo da dieta low-fat sobre o infarto do miocárdio”, um argumento muito convincente pode ser feito sobre a falta geral de evidência para dar sustentação à ideia de uma dieta pobre em gordura. As recomendações dietéticas baseadas em evidências da literatura estão sumarizadas na tabela 2.

Tabela 2

Recomendações dietária baseadas na evidência da literatura

  • As diretrizes e recomendações dietárias que sugerem a substituição de gordura saturada por carboidratos/gorduras ômega-6 poliinsaturadas não refletem a evidência corrente na literatura 
  • Uma mudança nessas recomendações é drasticamente necessária, dado que a saúde pública pode estar em risco 
  • O aumento na prevalência de diabetes e obesidade nos EUA ocorreram com o aumento no consumo de carboidratos, não de gordura saturada 
  • Não há prova conclusiva de que uma dieta pobre em gordura tenha quaisquer efeitos positivos na saúde. De fato, a literatura indica uma ausência geral de qualquer efeito (bom ou ruim) de redução da ingesta de gordura 
  • O medo das pessoas de que a gordura saturada eleve o colesterol é completamente infundado, já que a distribuição das partículas de LDL é piorada quando a gordura é trocada por carboidrato 
  • Uma campanha de saúde pública é drasticamente necessária para educar sobre os perigos de uma dieta rica em carboidratos/açúcar 
  • Seria ingenuidade assumir que quaisquer recomendações relacionadas a carboidratos ou ingesta de gorduras se aplicam a alimentos processados – que sem dúvida alguma, devem ser evitados se possível

O prego final no caixão da dieta low-fat são dois estudos estudos randomizados, um para a prevenção primária de doença cardiovascular, PREDIMED (Prevenção com Dieta Mediterrânea) [38], que indica a redução de grandes eventos cardiovasculares com uma dieta mediterrânea, comparada a uma dieta low-fat; e o outro para prevenção secundária de doença cardiovascular, o Estudo da Dieta do Coração de Lyon [39], mostrando que uma dieta mediterrânea reduz mortalidade por todas as causas e também cardiovascular, bem como infarto do miocárdio não-fatal, quando comparado com uma dieta pobre em gorduras.

Conclusões

Em resumo, os benefícios de uma dieta low-fat (particularmente uma dieta que substitua gorduras saturadas por carboidratos ou ácidos graxos ômega-6 poliinsaturados) são seriamente questionáveis. As diretrizes nutricionais deveriam avaliar a totalidade da evidência e reconsiderar fortemente suas recomendações da troca de gorduras saturadas por carboidaratos ou gorduras ômega-6 poliinsaturadas.

Notas

Conflitos de interesse: Nenhum.

Referências

  1. Malhotra A. Saturated fat is not the major issue. BMJ 2013;347:f6340
  2. Keys A. Atherosclerosis: a problem in newer public health. J Mt Sinai Hosp NY1953;20:118–39. 
  3. Yerushalmy J, Hilleboe HE. Fat in the diet and mortality from heart disease. A methodologic note. NY State J Med 1957;57:2343–54. 
  4. Le Fanu J. The rise and fall of modern medicine. New York: Carroll & Graf, 1999.
  5. Taubes G. The soft science of dietary fat. Science 2001;291:2536–45.
  6. Hite AH, Feinman RD, Guzman GE, et al. In the face of contradictory evidence: report of the Dietary Guidelines for Americans Committee. Nutrition 2010;26:915–24. 
  7. Select Committee on Nutrition and Human Needs of the United States Senate. Dietary goals for the United States. 2nd edn. Washington, DC: US Government Printing Office,1977.
  8. Gross LS, Li L, Ford ES, et al. Increased consumption of refined carbohydrates and the epidemic of type 2 diabetes in the United States: an ecologic assessment. Am J Clin Nutr2004;79:774–9. 
  9. Hite AH, Feinman RD, Guzman GE, et al. In the face of contradictory evidence: report of the Dietary Guidelines for Americans Committee. Nutrition 2010;26:915–24.Scholar
  10. Volek JS, Fernandez ML, Feinman RD, et al. Dietary carbohydrate restriction induces a unique metabolic state positively affecting atherogenic dyslipidemia, fatty acid partitioning, and metabolic syndrome. Prog Lipid Res 2008;47:307–18. 
  11. Forsythe CE, Phinney SD, Fernandez ML, et al. Comparison of low fat and low carbohydrate diets on circulating fatty acid composition and markers of inflammation.Lipids 2008;43:65–77. 
  12. Tribble DL, Holl LG, Wood PD, et al. Variations in oxidative susceptibility among six low density lipoprotein subfractions of differing density and particle size. Atherosclerosis1992;93:189–99. 
  13. Dreon DM, Fernstrom HA, Campos H, et al. Change in dietary saturated fat intake is correlated with change in mass of large low-density-lipoprotein particles in men. Am J Clin Nutr 1998;67:828–36. 
  14. Foster GD, Wyatt HR, Hill JO, et al. A randomized trial of a low-carbohydrate diet for obesity. N Engl J Med 2003;348:2082–90. 
  15. Stern L, Iqbal N, Seshadri P, et al. The effects of low-carbohydrate versus conventional weight loss diets in severely obese adults: one-year follow-up of a randomized trial. Ann Intern Med 2004;140:778–85.
  16. Gardner C, Kiazand A, Alhassan S, et al. Comparison of the Atkins, Zone, Ornish, and LEARN diets for change in weight and related risk factors among overweight premenopausal women. JAMA 2007;297:969–77.
  17. Yancy WS Jr., Olsen MK, Guyton JR, et al. A low-carbohydrate, ketogenic diet versus a low-fat diet to treat obesity and hyperlipidemia: a randomized, controlled trial. Ann Intern Med 2004;140:769–77.
  18. Shai I, Schwarzfuchs D, Henkin Y, et al. Dietary Intervention Randomized Controlled Trial (DIRECT) Group. Weight loss with a low-carbohydrate, Mediterranean, or low-fat diet.N Engl J Med 2008;359:229–41.
  19. Mozaffarian D, Micha R, Wallace S. Effects on coronary heart disease of increasing polyunsaturated fat in place of saturated fat: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. PLoS Med 2010;7:e1000252.
  20. Jakobsen MU, O’Reilly EJ, Heitmann BL, et al. Major types of dietary fat and risk of coronary heart disease: a pooled analysis of 11 cohort studies. Am J Clin Nutr2009;89:1425–32.
  21. Ramsden CE, Hibbeln JR, Majchrzak SF, et al. n-6 fatty acid-specific and mixed polyunsaturate dietary interventions have different effects on CHD risk: a meta-analysis of randomised controlled trials. Br J Nutr 2010;104:1586–600.
  22. Ramsden CE, Zamora D, Leelarthaepin B, et al. Use of dietary linoleic acid for secondary prevention of coronary heart disease and death: evaluation of recovered data from the Sydney Diet Heart Study and updated meta-analysis. BMJ 2013;346:e8707.
  23. Christakis G, Rinzler SH, Archer M, et al. Effect of the anti-coronary club program on coronary heart disease. Risk-factor status. JAMA 1966;198:597–604.
  24. National Diet-Heart Study Report. Dropouts, exclusions, non-cardiovascular and cardiovascular events. Circ 1968;37/38(Suppl 1):I222–52.
  25. Grundy SM. Multifactorial etiology of hypercholesterolemia. Implications for prevention of coronary heart disease. Arterioscler Thromb Vasc Biol 1991;11:1619–35.
  26. Kelavkar UP, Hutzley J, Dhir R, et al. Prostate tumor growth and recurrence can be modulated by the omega-6:omega-3 ratio in diet: athymic mouse xenograft model simulating radical prostatectomy. Neoplasia 2006;8:112–24.
  27. Williams CD, Whitley BM, Hoyo C, et al. A high ratio of dietary n-6/n-3 polyunsaturated fatty acids is associated with increased risk of prostate cancer. Nutr Res 2011;31:1–8.
  28. Ritch CR, Wan RL, Stephens LB, et al. Dietary fatty acids correlate with prostate cancer biopsy grade and volume in Jamaican men. J Urol 2007;177:97–101.
  29. Murff HJ, Shu XO, Li H, et al. Dietary polyunsaturated fatty acids and breast cancer risk in Chinese women: a prospective cohort study. Int J Cancer 2011;128:1434–41.
  30. Christakis G, Rinzler SH, Archer M, et al. The anti-coronary club. A dietary approach to the prevention of coronary heart disease—a seven-year report. Am J Public Health Nations Health 1966;56:299–314.
  31. Dayton S, Pearce ML, Hashimoto S, et al. A controlled clinical trial of a diet high in unsaturated fat in preventing complications of atherosclerosis. Circulation 1969;40(Suppl 2):1–63.
  32. [No authors listed]. Low-fat diet in myocardial infarction: a controlled trial. Lancet1965;2:501–4.
  33. Howard BV, Van Horn L, Hsia J, et al. Low-fat dietary pattern and risk of cardiovascular disease the women’s health initiative randomized controlled dietary modification trial.JAMA 2006;295:655–66.
  34. Beresford SAA, Johnson KC, Ritenbaugh C, et al. Low-fat dietary pattern and risk of colorectal cancer the women’s health initiative randomized controlled dietary modification trial. JAMA 2006;295:643–54.
  35. Prentice RL, Caan B, Chlebowski RT, et al. Low-fat dietary pattern and risk of invasive breast cancer the women’s health initiative randomized controlled dietary modification trial. JAMA 2006;295:629–42.
  36. Siri-tarino PW, Sun Q, Hu FB, et al. Meta-analysis of prospective cohort studies evaluating the association of saturated fat with cardiovascular disease. Am J Clin Nutr2010;91:535–46.
  37. Hooper L, Summerbell CD, Thompson R, et al. Reduced or modified dietary fat for preventing cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev 2011;(7):CD002137.
  38. Estruch R, Ros E, Salas-Salvadó J, et al. PREDIMED Study Investigators. Primary prevention of cardiovascular disease with a Mediterranean diet. N Engl J Med2013;368:1279–90.
  39. de Lorgeril M, Salen P, Martin JL, et al. Mediterranean diet, traditional risk factors, and the rate of cardiovascular complications after myocardial infarction: final report of the Lyon Diet Heart Study. Circulation 1999;99:779–85.

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo