O Dr. José Carlos Peixoto, médico de Porto Alegre, que trabalha com tratamento de distúrbios metabólicos através de dieta low carb, está com um novo blog, denominado LIPIDOFOBIA (nome sensacional).
Sensacional também é o conteúdo, que recomendo a todos:
Eu não sei o que há em Porto Alegre que gera tantos blogs bons, médicos arrojados e nutricionistas corajosas - deve ser a comida.
Muito bom! Já salvei no feedly! :)
ResponderExcluirBendita fraldinha!
ResponderExcluirVazio!! Aqui se chama VAZIO!
ResponderExcluir2014-05-22 22:31 GMT-03:00 Disqus :
Boa noite doutor Souto e pessoal do blog
ResponderExcluirGostaria de saber se essa informacao eh correta
http://instagram.com/p/oN-q__mEd4/
sempre pensei que o arroz fosse um safe starch,esse rapaz diz que arroz tem gluten e antinutrientes,mas pensei que somente o arroz integral tivesse antinutrientes,agora ter gluten pra mim isso eh novo.
Obrigada
Infelizmente,mesmo pessoas que fazem paleo ou LCHF passam muitas informacoes erradas,ja vi gente falando que esta consumindo batata doce e yacon por causa do amido resistente(que eu saiba,nenhuma das duas possuem amido resistente).
Bom, a comida também deve estar envolvida na alta incidência de câncer de intestino entre os portoalegrenses e região. Claro que não deve ser o churrasco. Deve ser muito sal ou açúcar, né? Já ouvi dizer que o chimarrão é tomado muito quente e por isso pode estar envolvido no câncer de estômago. http://clinionco.wordpress.com/2014/05/22/porto-alegrenses-sao-mais-propensos-ao-cancer-de-intestino/
ResponderExcluirBoa, muito boa dica de blog. Obrigado Dr. Souto.
ResponderExcluirBom dia Dr. Souto!! Tenho praticado a dieta paleo e adorando. Sei que o sr. afirma que muitas pessoas, saudáveis ou não, podem se beneficiar dessa dieta, porém tenho uma pergunta que não quer calar. Gostaria de saber se o stress, físico ou emocional, por si só, poderia ser um agente causador da inflamação nas artérias. Não consigo medir meu nível de stress, mas fiquei um pouco preocupada com efeitos da lchf. Muito obrigada dr. por sua generosidade em compartilhar seu conhecimentos conosco...
ResponderExcluirDomingo o Fantástico vai exibir o teste dos gêmos ... prato cheio para os críticos !
ResponderExcluirSensacional! Vou me mudar pra POA :D
ResponderExcluirDevidamente favoritado :o)
ResponderExcluirMais um José Carlos fritando velhos paradigmas com banha!
ResponderExcluirNova questão de ordem prática: eu trabalho das 7:30 até 13:30. Meu desjejum geralmente consiste em café preto, uma colher de manteiga, ovos cozidos ou uma gema de ovo no café, raramente: whey protein ou abacate. Sou analistas de sistema e programador de computador. Isso me dá energia, claridade mental e grande foco até mais ou menos 11:30 da manhã. A partir deste horário, a concentração e a energia diminuem e eu sinto que algo mudou. Não necessariamente fome, talvez uma queda na glicose. Não sei dizer, não tenho como medir. A pergunta é: como segurar o pique trabalhando com a mesma energia até as 14:00, que é o horário em que irei almoçar?
ResponderExcluirPelo que já li nas literaturas alemas, virtualmente nao contém gluten, pois nao contem gliadin ou glutenin, mas sua proteína que dá a liga pode se comportar como gluten, se a pessoa tolerta bem e desde que nao abuse por causa do amido, nao seria um problema drástico consumi-lo. Mas veremos o que o Dr. Souto irá responder.
ResponderExcluirUm lanchinho? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-bolinho-mais-facil-do-mundo.html
ResponderExcluirEm 23 de maio de 2014 12:50, Disqus escreveu:
Mais gordura pela manhã, com o café.
ResponderExcluirOu uma colher de gordura no meio da manhã.
Deve ser a mesma carne que na Argentina se pronuncia "Bacio"...
ResponderExcluirExcelente blog este lipidofobia. Muitas informações importantes. Apesar de o conteúdo ser bem técnico, é facilmente compreendido.
ResponderExcluirum lanche não faz mal a ninguém. É possível passar periodos maiores sem comer com esta dieta, mas não é necessário passar trabalho. No meu caso, as vezes eu aguento mais tempo SEM COMER NADA no café da manhã, do que se eu comer alguma coisa. Faz sentido isso? não sei, mas no geral eu faço o seguinte, se eu estou com fome, eu como e pronto.
ResponderExcluirDisse tudo
ResponderExcluirEm 23 de maio de 2014 14:38, Disqus escreveu:
Não sei o que o Dr. Souto acha, mas eu considero o Stress constante um veneno. O Stress é uma das tantas reações do ser humano. Para mim o stress é um sinal de alerta para o corpo, sinal de que devemos parar com o que estamos fazendo, da forma que estamos fazendo, e voltar ao nosso estado normal, de relaxamento. Se nos mantivermos estressados por um tempo longo demais, isso com certeza afeta a saúde como um todo, por melhor que seja nossa alimentação.
ResponderExcluirArroz é um amido que, pelo que eu me lembre, é de fácil processamento. Facilmente transformado em energia pelo corpo. Não tem gluten, portanto no meu caso, que sou magro, posso consumir as vezes. Mas se o objetivo é perder peso, então é melhor evitar. Eu mesmo evito comer arroz, prefiro ingerir carboidratos de outros alimentos com maior valor nutritivo, como as frutas, por exemplo.
ResponderExcluirpor alguns segundos pensei estar no site fake .. por causa do título
ResponderExcluirHahaha
ResponderExcluir2014-05-23 16:18 GMT-03:00 Disqus :
Eu já discordo. Trabalho de muita concentração mental tem limites. não somos computadores. Não importa o que vc comer sempre vai ter um decaimento após algumas horas.
ResponderExcluirTito, eu tenho pensado nisso. Outro dia li um blog de um programador veterano, e ele não acredita que nessa área que exige concentração sejam possíveis mais que 4 horas produtivas por dia, de código construído com qualidade e sem defeitos.
ResponderExcluirAliás, nesse sentido a dieta paleo ajudou demais. Tente comer de manhã cedo dois pães com manteiga e passar a manhã comendo bolacha recheada para ver como fica burro :)
Vou tentar isso. Estou pensando em comer um bife pequeno toda manhã, e lá pelas 11:00 tomar café preto, manteiga e whey.
ResponderExcluirExato... Dada a proximidade do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina... Existem essas coisas em comum... O fato é... Bendito churrasco... Mas como estou toda hora em Porto Alegre apesar de ser paulistano, na hora do almoço ja me acostumei a pedir vazio e salsichão ao invés de fraldinha e linguiça...
ResponderExcluirFaz muito sentido. Eu mantenho minha fome/saciedade/compulsão muito mais controladas com 1 ou no máximo 2 boas refeicoes no dia do que com lanchinhos. Jejum é o que há!
ResponderExcluirFoi dito na matéria exibida algo que já li aqui no blog: que carboidrato e llipídio não são encontrados de forma associada na natureza. Mas, e o leite? Náo tem os 3 tipos? Gorduras, proteínas (caseínas, b-lactoglobulina e a-lactoalbumina) e carboidrato (lactose)?
ResponderExcluirMas não é doce. Não provoca o "craving", a hiperpalatabilidade.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 26/05/2014 06:23, "Disqus" escreveu:
Eu não julgaria o churrasco tão imocente assim. Veja no www.cancer.gov o tema "Chemicals in meat cooked at high temperatures and cancer risk"
ResponderExcluirsó mais uma prova do nivel de "jornalismo" dessa REDE GROBO...Assim como o lixo da REcord (essa ai sim é on-concurs em baixaria e manipulaçao!) essa porcaria de emissora sempre prestando um desserviço a comunidade ignorante que não sabe utilizar a net para confirmar essas aberrações que eles tem a pachorra de exibir com reportagens de fundo investigativo e jornalistico...
ResponderExcluirOlá. Seguindo a recomendação de George, acessei http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/Risk/cooked-meats . Lá, lê-se:
ResponderExcluir"Heterocyclic amines (HCAs) and polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) are chemicals formed when muscle meat, including beef, pork, fish, and poultry, is cooked using high-temperature methods, such as pan frying or grilling directly over an open flame.
The formation of HCAs and PAHs is influenced by the type of meat, the cooking time, the cooking temperature, and the cooking method.
Exposure to high levels of HCAs and PAHs can cause cancer in animals; however, whether such exposure causes cancer in humans is unclear.
Currently, no Federal guidelines address consumption levels of HCAs and PAHs formed in meat.
HCA and PAH formation can be reduced by avoiding direct exposure of meat to an open flame or a hot metal surface, reducing the cooking time, and using a microwave oven to partially cook meat before exposing it to high temperatures.
Ongoing studies are investigating the associations between meat intake, meat cooking methods, and cancer risk."
Portanto, não há conclusão sobre malefícios para humanos. Alguma outra fonte de informação sobre o assunto? Desde já, obrigado.
Márcio, há várias evidências EPIDEMIOLÓGICAS sugerindo problemas em humanos e as referidas evidências experimentais em animais. Assim, sugiro comer mal passado, que é MUITO mais gostoso.
ResponderExcluir2014-05-27 15:45 GMT-03:00 Disqus :
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/morre-o-chef-e-churrasqueiro-marcos-bassi-aos-64-anos-em-sao-paulo.html
ResponderExcluirVocê faz muito churrasco?
Hoje em dia já estou achando a fumaça do churrasco mais letal que a carne queimada. Fumaça de lenha queimada mata, hein?
Olá Dr. Souto. Obrigado. Entendi o grifo em "epidemiológicas". Vale palpite, então? ;) Vou arriscar um, se me permite: a variável escondida é que pessoas que comem mais churrasco são, em geral, menos preocupadas com a saúde, pois o churrasco vem sendo demonizado, junto com a demonização da gordura (alcatra magra? quem pode comer isto? ;) e outros fatores. Quando dizemos para não comer gordura animal, quer porque "esta gordura entope tuas veias", quer porque o abate é cruel, quer por outros motivos, pessoas mais sensíveis (mais cultas, educadas ou instruídas) - e, portanto, mais atentas à própria saúde - passam a comer menos carne (ou menos pessoas assim comem carne). Logo, menos churrasco. Logo, pessoas mais atentas a sua saúde comem menos churrasco.
ResponderExcluirAssim, pessoas que comem mais churrasco são menos saudáveis não porque comer churrasco cause doenças, mas porque comer churrasco é algo que pessoas menos preocupadas com sua saúde fazem em maior número ou com maior frequência.
Tomar sorvete não causa ataques de tubarão ;)
Bom, é só um palpite. Quanto ao mal passado, mais mal passado do que eu como, só se for carpaccio quente ;)
Um abraço
Olá M.M. Nunca o suficiente ;) Vou parar com a fumaça de lenha queimada para evitar maiores problemas.
ResponderExcluirMeus Deus, criei monstro :-)
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 27/05/2014 18:43, "Disqus" escreveu:
Criou mesmo. Eu não raciocinaria assim antes do blog. Pode até ter algumas confusões (carne vs. churrasco, por exemplo), mas é um palpite aceitável, não? Em Terra em que anedota vira dado, dá para o gasto ;)
ResponderExcluirEstá perfeito
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 27/05/2014 19:23, "Disqus" escreveu:
http://www.iherb.com/OxyLife-Second-Wind-Oxygen-Energy-Oral-Spray-2-oz-60-ml/9770
ResponderExcluirDica quente de fonte seguríssima. Se for se cadastrar, usa meu cupon CET001 e ganhe desconto de 10 dólares na primeira compra.
Respire fundo várias vezes também pra melhorar o aporte de oxigênio também.
vou deletar este comentário em breve. Cheers!
esse é o tal viés saudável
ResponderExcluirDr. Souto, Bom dia!
ResponderExcluirHá uns 4 dias ando meio enjoado, um mal estar leve, embaixo da costa do lado direito.... será que estou abusando da gordura? Tomo 2 x por dia o café com óleo de coco e manteiga, a gordura que uso para fritar é manteiga sem sal e como todos os dias abacate e coco seco in natura, será que toda essa gordura tá me fazendo mal?
Faça o teste, reduza.
ResponderExcluirEm 3 de junho de 2014 09:03, Disqus escreveu: