Os PDF's da reportagem podem ser conferidos clicando nas imagens abaixo (a íntegra do texto está mais abaixo):
Revista time (clique na imagem para ler a matéria):

Texto integral da matéria:
Hora de absolvê-la?
Gordura saturada pode não ser a inimiga do coração que a medicina condenou
A ciência tem apontado, e mais e mais médicos têm acatado: a gordura pode ser inocentada por falta de provas
por Vivian Eicher
Com o canudo de Medicina em mãos, o cardiologista Flavio José Kanter saiu da faculdade, em 1969, munido para a trincheira de combate à gordura saturada. Inimigos do coração, bife, ovos, banha, manteiga e leite integral ameaçavam tanto ou mais a engrenagem vital do que sal, fumo e preguiça.
Fazia oito anos que a American Heart Association e o National Institute of Health, nos Estados Unidos, haviam declarado guerra a esses elementos vistos como causadores de metade das mortes de americanos. A ordem era extirpar a carne vermelha, aniquilar o bacon, banir a nata. Até o então presidente Dwight Eisenhower, que sofreu o primeiro infarto em 1955, entrou para a história da medicina como um porta-voz da guerra ao colesterol (o fato de que fumava quatro maços de cigarro por dia era apenas um parêntese). Assim, a batalha diária contra os alimentos entupidores de veias formou gerações de especialistas e fixou-se à sabedoria popular.
Coma, no máximo, gordura vegetal. Prefira sempre a margarina à manteiga, repetiu Kanter à exaustão, seguindo à risca a cartilha. Repetia. Não repete mais. Ele perfila-se em um batalhão cada vez mais robusto de críticos à vilanização das gorduras saturadas. O fenômeno borbulha pelas laterais da medicina e da nutrição há uma década e ganhou corpo com a publicação de artigos em prestigiadas revistas científicas este ano.
Também turbina essa discussão o livro da jornalista investigativa Nina Teicholz,The Big Fat Surprise: Why Butter, Meat and Cheese Belong in a Healthy Diet (A grande surpresa da gordura: por que manteiga, carne e queijo pertencem a uma dieta saudável, Simon & Shuster, lançado em maio nos EUA, sem edição em português). Com resenhas positivas na The Economist e no Wall Street Journal, a obra serviu de base para uma reportagem de capa em junho na revista Time – uma espécie de farol para o tema desde 1961.
– Vivemos décadas baseados em teoria, mas nunca foi comprovado o que se dizia a respeito das gorduras – afirma o agora veterano Kanter, do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento.
Ele só criou coragem e assumiu sua convicção há três meses em um artigo publicado em ZH e sabe que a maioria de seus colegas não pensa dessa forma. Maturou a ideia durante uma década, motivado pelos nove quilos que perdeu comendo sem restrições de gordura – exceto as trans – e colocando o corpo em movimento. Kanter acredita que a maioria das pessoas pode ingerir 30% das calorias diárias de gordura saturada. É o equivalente a cerca de seis colheres de sopa de manteiga, mas três vezes mais do que preconiza a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Desde 1970, os americanos cortaram 11% do consumo de gordura saturada, mas aumentaram em 25% o de carboidratos. Mesmo assim, a incidência de obesidade e doenças cardiovasculares cresceu, o que desperta a dúvida: e se o problema não estiver no omelete com bacon pelas manhãs? Esse é o ponto de partida do livro de Nina – inspirado no trabalho do jornalista científico Gary Taubes, autor de artigos críticos publicados no The New York Times e na revista Science e do livroGood Calories, Bad Calories (Alfred A. Knopf, 2007), referência para dietas ricas em gordura e de baixo carboidrato. Durante nove anos, Nina escarafunchou até as notas de rodapé de estudos históricos e listou contradições em suas metodologias.
– Cientistas perceberam que deveriam revisar a ciência. Nessas revisões, concluíram, como eu concluí, que as evidências para condenar a gordura saturada não existem – disse Nina a ZH.
Um desses trabalhos de revisão foi liderado pelo epidemiologista cardiovascular Rajiv Chowdhury, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicado em março na revista Annals of Internal Medicine. Utilizando o método de metanálise, a equipe revisou 72 pesquisas realizadas com 600 mil pessoas em 18 países e não encontrou evidências para sustentar recomendações de restrição extrema a esses lipídeos.
Por e-mail a ZH, Chowdhury conta que o estudo foi realizado porque, após tantos anos de esforços, a associação entre ácidos graxos e risco de doença coronária permanecia obscura, com trabalhos de resultados conflitantes.
Segundo o pesquisador, a gordura saturada definitivamente eleva os níveis de LDL no sangue (o "mau colesterol"), associados a doenças. Mas não da forma como se pensava. Há evidências de que eleva subpartículas menos prejudiciais do LDL, e não as subpartículas "realmente más" – uma constatação que se origina em pesquisas dos anos 1980, do professor Ronald Krauss, da Universidade da Califórnia em Berkeley, mas que requerem mais testes.
A tendência é, também, não mirar nas gorduras saturadas de forma generalizada, já que cada tipo poderia estar associado a maior ou menor risco de doenças.
– Nossas conclusões não devem servir de carta verde para comer gordura saturada. Há grandes estudos em progresso e que deverão oferecer esclarecimentos definitivos em um futuro próximo. Por enquanto, recomendo prudência e distância da carne vermelha – alerta Chowdhury.
Na Capital, com a serenidade de seus 68 anos, metade deles auscultando corações, Kanter resume o sentimento de apreensão que perpassa pelo seu consultório.
– Precisamos ter humildade para reconhecer. Comparo esta mudança à que Galileu vivenciou quando comprovou que a Terra girava ao redor do Sol. É tão forte, que ainda tenho dificuldade de encará-la – afirma.
Trata-se de uma guerra com inimigos ainda desconhecidos.
Sai um problema, entra outro
Não é de hoje que espocam contradições na seara nutricional. O exemplo clássico é a gema do ovo, que de estricnina na veia passou à condição de elixir
– rico em colesterol in natura, pouco absorvido pelo corpo, e com propriedades nutritivas que o colocam como alimento fundamental, por exemplo, para o desenvolvimento cerebral de crianças.
Em 1999, em meio à reverberação da absolvição do ovo, o escritor Luis Fernando Verissimo questionou quem o indenizaria por todas as gemas douradas que deixou de furar durante anos de medo inútil. "Ainda não liberaram a manteiga, mas é uma questão de tempo", escreveu, em premonição certeira.
As gorduras são essenciais para dar ao corpo energia e sustentar o crescimento das células. Também auxiliam na proteção dos órgãos e na manutenção da temperatura corporal. Afetam a absorção de nutrientes e a produção de hormônios. A questão que divide especialistas é quais fazem bem e quais fazem mal. Essa é a cruzada em que se encontram há décadas.
– Pesquisas que testam os efeitos de alimentos no corpo a longo prazo são de difícil execução. Controlar, com rigor, o que as pessoas comem por um longo período é o mais complicado. Essa é uma das explicações para haver tantas variações – avalia Vera Portal, cardiologista do Hospital de Cardiologia, que pesquisa fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A disseminação de orientações baseadas apenas em associações, antes de testes clínicos provarem a relação de causa e efeito, estariam na base desse vaivém.
– Essa ciência fraca, que não estaria pronta para ser "usada", tem nos levado a caminhos errados – lamenta a jornalista Nina Teicholz.
Após idas e vindas, os especialistas agora farejam o vilão do século 21 para a saúde: os açúcares. Para fugir da gordura, a solução encontrada para saciar a população foram os carboidratos (que se transformam em açúcar). Pareciam perfeitos, até menos calóricos. Assim, a pirâmide alimentar americana se estruturou em quase três vezes mais carboidratos do que carne, peixe, ovos, feijão e nozes juntos. E sem ovo no café da manhã, vieram as caixinhas de cereal matinal com leite desnatado, pão com margarina e iogurte light, mas adoçado.
Há consenso de que trocamos um problema por outro. A população está mais obesa, mais diabética, acometida por doenças senis e só não morre ainda mais de infartos fulminantes porque evoluíram as medicações e o diagnóstico.
Os carboidratos seriam os responsáveis por elevar as subpartículas mais nocivas de LDL no sangue, e não as gorduras, apontam estudos. Seguindo essa lógica, há linhagens de nutricionistas e médicos que usam a gordura para combater o açúcar. Receitam aos pacientes a ingestão de proteínas e gorduras saturadas e monoinsaturadas (abacate, nozes, azeite de oliva) para controlar a fome e a gana por doces, pães e massas. É o caminho inverso.
– Aprendi na faculdade que a gordura faz mal, mas, depois, vi que não se tem evidências. O que vai matar a pessoa não é a gordura, mas a combinação churrasco com pão e doce depois – diz Gabriel Carvalho, nutricionista, farmacêutico bioquímico e introdutor da nutrição funcional no Brasil em 1999.
No consultório de Gabriel, o perfil dos pacientes mudou. Em geral, são pessoas que, como ele descreve, acham que sabem cuidar da alimentação. Não comem ovos porque têm colesterol, tomam leite desnatado ou semi, comem pouca carne de gado durante a semana, comem frango, evitam manteiga e nata e estão com colesterol alto. A explicação, segundo ele, são o pão branco ou o "falso integral", massas, bolachas e doces, para citar alguns vilões.
O mesmo observa o médico Jose Carlos Souto, que é urologista e especialista na chamada dieta paleolítica "low-carb":
– O que temos é um fenômeno global de aumento dos alimentos processados e redução da gordura. Como todos acreditam nesse dogma, basta escrever "não contém gordura" ou "zero colesterol", e as pessoas comem. Mas o que elas estão ingerindo é açúcar.
Há um ano e meio, Souto recebeu a empresária Camila Marquetto Saikoski, 28 anos, 1m82cm de altura, 64 quilos, que apresentava uma doença autoimune que reduzia as plaquetas. Tinha triglicerídeos altos e relação entre colesterol bom e ruim que deixava a desejar.
– Eu comia já tudo bem magro. Fugia da gordura como o diabo da cruz, e agora faço o inverso, só que deixei de comer glúten e parei de comer industrializados, só comida 100% natural – diz a empresária, cuja geladeira está recheada de nata, manteiga, carnes e ovos.
Resultado: os exames de Camila mostraram, além da normalização das plaquetas, aumento do HDL no sangue e redução dos triglicerídeos.
Terreno de divergências
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) dá sinais de estar atenta à discussão. Elevou em 2012 sua recomendação máxima de 7% para 10% das calorias diárias obtidas de gordura saturada (algo como dois cubos de bacon frito), uma flexibilização maior do que a das entidades americanas, que restringem a ingestão em 5% a 6%, o equivalente a menos de duas colheres de sopa de manteiga.
– Esse percentual de consumo de gordura saturada que o governo recomenda hoje só foi visto em períodos de fome, no pós-II Guerra Mundial. É muito drástico – afirma a autora do livro The Big Fat Surpise, Nina Teichloz, reconhecendo um grão de mudança pelo fato de, por outro lado, terem deixado de bater na tecla da gordura como número 1 de suas preocupações.
A diretriz brasileira sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular, publicada em janeiro, cita a discussão e reconhece que a substituição de gordura saturada por carboidratos simples pode ter grande impacto no aumento do risco de doença cardiovascular e diabetes.
– Hoje, se sabe que existe correlação do alto consumo de gordura saturada com problemas do coração. O que a gente não sabe é qual deve ser a ingestão diária. O que questionamos é se precisa ser tão restrito – pondera o presidente do departamento de arterosclerose da SBC e professor da PUCPR, José Rocha Faria Neto.
Mais preocupada com a combinação de macronutrientes do que com a vilania de um tipo de gordura, Carisi Anne Polanczyk, chefe do Centro de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs), diz que a execração da gordura saturada teve alto efeito psicológico. Houve uma "lavagem cerebral", reconhece.
– Restringíamos muito. Manteiga, nem pensar. Retirava o ovo, carne era permitida em pouquíssima quantidade. Agora, achamos que manteiga é melhor do que margarina. Abandonei o creme vegetal, mesmo os que dizem não conter gordura trans. Os cardiologistas mudaram, e até os pacientes nos cobram em tom de brincadeira. Mas devemos olhar para a alimentação como um todo, não para nutrientes isolados – diz Carisi.
Um dos maiores nomes no Brasil em medicina cardíaca, o cirurgião Fernando Lucchese, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, afirma que não há evidências que o permitam relativizar o conselho de evitar a gordura saturada.
– Corremos o risco de multiplicar doenças cardíacas – afirma Lucchese.
– Pode prescrever a dieta que quiser, mas 15% a 20% (dos pacientes) cumprem à risca. Eles têm conhecimento do tema, mas não abrem mão de comer gordura saturada, por isso a medicação é importante.
Carisi também alerta:
– Provavelmente, a maioria das pessoas pode comer gordura em quantidades razoáveis, mas, para as pessoas que acumulam, o colesterol faz mal. Não adianta passar uma ideia de que todo mundo pode comer tudo. Existe um padrão de alimentação saudável que envolve manter peso e uma combinação de nutrientes que pode ter gordura, desde que (a pessoa) não tenha predisposição de ter colesterol alto.
ENTREVISTA: "Coma mais alimentos verdadeiros"
Por Maria Rita Horn (maria.horn@zerohora.com.br)
Nutricionista francesa que mora no Brasil, Sophie Deram pesquisa transtornos alimentares e neurociência do comportamento
Se fala muito em terrorismo nutricional. O que seria isso?Tenho visto muitos jovens que nunca aprenderam a comer de forma tranquila. Vejo, na verdade, uma grande dificuldade frente a "o que comer". E uma das causas disso é o exagero de regras super-rígidas veiculadas e, às vezes, contraditórias, que fazem com que achemos que comer bem é saber mais e mais de nutrição.
Uma hora não se pode comer gordura ou ovo, um tempo depois, está liberado novamente. Esse vaivém confunde as pessoas?Confunde muito. Antigamente, o perigo era um alimento que era estragado. Hoje, é dito que o que você coloca na boca pode ser muito tóxico. Vejo muito mal-estar com isso. Foi feita uma pesquisa sobre o conhecimento nutricional nos EUA e na França. Nos EUA, todo mundo sabia o que é ômega 3, ômega 6, muitas coisas sobre a gordura. Os franceses sabem apenas que baguete com camembert é muito bom. E o pesquisador questionou: será que saber muito de nutrição não atrapalha a relação com a comida? Provavelmente.
O que temos de mudar na relação com a alimentação para nos sentirmos mais felizes e termos menos problemas com obesidade?Não é porque uma pessoa tem obesidade que está comendo errado. Tenho um paciente que come superbem, mas tem obesidade por problemas de hormônio. Sobre a relação com a comida, em vez de se estressar demais com as regras, tente incluir mais alimentos verdadeiros no seu dia. Beba mais água. Na alimentação de adolescentes brasileiros, 15% das calorias vêm de bebidas doces. Inclua legumes e frutas, em vez de comer tudo pronto em pacotes. Tenho três dicas: parar de fazer dieta, comer alimentos verdadeiros – e aqui não estou dizendo que você não pode comer alimentos da indústria – e cozinhar.
que ótimo!! Divulgando já!!
ResponderExcluirUma época, há 10 anos, fiz dieta com shake herbalife e emagreci 26kg em 6 meses, meu colesterol total foi de 260 para 200. Eu era frágil e tinha aspecto doentio pesando 73kg e sofria de depressão. Em janeiro deste ano de 2014, pesando 87,5, com colesterol 250 e alimentacao basicamente de carbos, entrei na lowcarb paleo e após 6 meses, meu colesterol total beira 300, tenho uma aparencia bem saudável, sou alegre, melhorou muito meu sono e raciocínio, sou bem disposta e nao sofro mais de dores de cabeça diarias como era antes, sem falar nas tpms e inchaços....
ResponderExcluirNossa é tudo tão complexo... Parece que quanto mais leio mais perdida fico... Estou tentando cozinhar com banha de porco, alguém saberia me dizer se tem problema fritar uma costelinha de porco, por exemplo, e depois reutilizar a banha que sobrou da fritura? Obrigada!
ResponderExcluirAcredito que não, pois é assim mesmo que a banha de porco é extraída.
ResponderExcluirCamila , é exatamente isto ! Mas sabe . é verdade . Sabe , não podemos é abusar de Carbos . Meu Deus ! Eu leio e confesso aqui que acho que vai demorar e muito pra que eu me renda a essas gorduras que eu fui criado a acreditar que são nocivas . Mas eu já venho perdendo medo delas , ovos inteiros , frango , carne , azeite , azeitona , manteiga e a cada dia os carbos eu abomino , aliás só como frutas e kkkkkkkkkkkkkkk A saúde tá indo uma maravilha . Dr SOuto é ótimo !
ResponderExcluirPatricia , Dr souto é um luxo mesmo !
ResponderExcluirAh eu ped uns pdfs , mas eu acabei de comprar o Barriga de trigo
Tenho várias pra te contar .
Tens e-mail ? ou só por aqui ? Há algo que como moderadora preciso te falar . Beijos , mas eu gostaria sim de outros PDfs porque se for comprar livros de tudo que for ler sobre isso kkkkkkkkkk Vou montar uma livraria . Beijocas e bom domingo
Entrega: 01
Realizada por :Livraria Saraiva
Prazo: 6 dias úteis após a aprovação do pagamento
Produto: Barriga de Trigo
Qtde: 1
Preço: R$ 24,80
Valor: R$ 24,80
Valor:Total Produtos R$ 24,80Descontos:Total Descontos R$ 0,00Frete:Total Frete R$ 1,90Valor Total:Total Pedido R$ 26,70
Pagamento
Mastercard
Valor: R$ 26,70
Qtde Parcelas: 1
Eu adoro ouvir e ler isto . Eu sai de uma depressão querida , vinha de uma dieta restrita , onde eu cortei açucar , doces , mas continuava com pão e grãos , e sem gordura eu vivia na morte , como um louco . Hoje eu vivo , mas já perdi a vontade de contar pras pessoas , eu apenas mando ler o livro e mando ler os blog . EU SOU FELIZ ! magro , pensando , sem manias , depressão e olha que minha vida não é mole e tenho verdadeiro medo de engordar , vivo anos com esse medo .
ResponderExcluirMe parece que a gente tem uma tendencia em complicar as coisas. Esquece o industrializado, esquece o acucar e os cereais . Come comidas verdadeiras e saborosas quando aparece a fome e vc vai ser muito feliz !!!!!!!!! E o que hoje acontece comigo e com minha familia gracas ao dr souto. Muito obrigada!!!!!!!!
ResponderExcluirTudo o que temos aprendido aqui e nos grupos Paleo/LCHF. Uma luta já ganha pelo Dr. Souto.
ResponderExcluirQuando será que tudo isto chega a Portugal?????
ResponderExcluirParabéns Drº o Srº é um génio. :-)
Patrícia, há 2 anos estou 70% do tempo em cetose. Perdi 20Kg e estou, aos 50 anos, melhor que há 20 anos. Meu colesterol foi, de 240, para 295 com o low-carb. Será que faz mal? Para ter certeza, fiz no mês passado o exame Tomografia Computadorizada com Escore de Cálcio (recomendo o livro Track Your Plaque, do William Davis, o mesmo do Barriga de Trigo). Deu escore zerado, que significa que as minhas coronárias têm zero de obstrução. Como explicar isto de alguém comcolesterol alto há 2 anos? Tenho 2 respostas: 1) Endotélio (paredes das artérias) saudável, isento de inflamação (PCR<0.10mg/dL). 2) Lipo-proteínas não oxidadas/glicosadas, devido ao baixo nível médio de açúcar no sangue (HbA1c=5.4%). Moral da história: Infarto e Derrame não são doenças do LDL. São doenças do açúcar! Aviso aos leitores: não sou médico, só curioso...
ResponderExcluirConcordo
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 06/07/2014 18:19, "Disqus" escreveu:
O neurologista Dr. David Perlmutter (A dieta da mente….) tem uma abordagem interessante para o LDL. Para ele, o LDL, que nem mesmo é uma molécula de colesterol, mas uma lipoproteína de baixa densidade (Low Density Lipoprotein), cuja função principal é recapturar o colesterol e transportá-lo para os neurônios, não deveria ser visto como inimigo, quando estudos sugerem que baixos níveis de colesterol estejam associados a baixa capacidade cognitiva e que os problemas coronarianos estejam associados ao LDL oxidado, ou seja, modificado pela adesão da gligose às suas moléculas. Fiquei pensando sobre isso e logo me veio a lembrança de que um dos efeitos colaterais que vivenciamos quando estamos em cetose é a clareza de raciocínio.
ResponderExcluirAproveite e coloque na fila o "A dieta da mente: A surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos - os assassinos silenciosos do seu cérebro", do neurologista Dr. David Perlmutter. O Dr. Souto já o resenhou aqui. É tão interessante quanto o "Barriga...". Abraço,
ResponderExcluirNa roça, todo mundo faz dessa maneira. Aliás, quando geladeira era sonho de consumo, a costelinha era conservada na própria gordura em que era fritada.
ResponderExcluirCara Isabel, alguns dos blogs da lista de recomendação (lado direito do ecrã) são de Portugal. Abraço,
ResponderExcluirDoutor Souto , gostaria de te dar os meus parabéns e dizer que vc é" O Cara"!!! Cai no seu blog em busca de emagrecer com saúde . Tenho 45 anos , a vida toda gorda , sempre vivendo em busca de dieta e medicamentos anfetaminas e fórmulas ) e sempre emagrecendo com muito esforço e passando muita fome . E depois de tanto esforço não aguentava mais e então comia como uma louca , como se o mundo fosse acabar logo depois .
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar da dieta " Low Carb" , estou simplismente amando em 15 dias , emagreci 4 k , comprei o livro " Barriga de Trigo " e estou lendo tudo à respeito e tenho falado para mim mesma e para meu marido que quero isso para o resto da minha vida , e aos poucos ele vem me acompanhando também .
Parabéns , sou sua Fã , Deus te abençoe e por favor continue nessa missão maravilhosa !!!!
E, desde tempos "imemoriais", os franceses comem pato confitado: frita-se o pato em sua própria gordura e depois ele é conservado nesta mesma gordura para ser consumido... Eis o paradoxo francês: alto consumo de gorduras e baixíssima incidência de doenças cardiovasculares.
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 06/07/2014 19:38, "Disqus" escreveu:
Pra mim é paradigma francês. Gordura de pato é algo dos deuses...
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 06/07/2014 20:05, "Disqus" escreveu:
A título de participação decidi mudar minha vida alimentar dia 01/07/14. Estou no dia 06/07/14 e perdi 6kg. 1kg por dia comendo MUITO BEM!
ResponderExcluirObrigado, Dr. Souto!
A gordura possui uma digestão mais lenta e
ResponderExcluircom isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato
gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume, dessa forma prejudicando alguém que pretende secar o abdômen?
Valeu ! Eu preciso na verdade de uns pdfs , hahahahhah se for comprar tudooooo , mas vou comprar sim . Eu quero ter este livro pra poder me aprofundar mais no assunto , sabe rapaz , mas eu sou a prova de que paleo é um estilo maravilhoso de vida ! Obrigado pela resposta . Se vc tiver algo , pode mandar aqui , agradeço . Boa semana !
ResponderExcluirOs pdfs das demais páginas não estão funcionando, estão todos apontando pro mesmo arquivo da primeira figura... no mais, matéria SENSACIONAL!
ResponderExcluirObrigado Edmar!
ResponderExcluirEu só conheço o, Fat New World não tenho conhecimento de mais nenhum.
Bem haja para si
Secar o abdômen não tem a ver com isso, e sim com EMAGRECER.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 07/07/2014 00:09, "Disqus" escreveu:
Fome é falta de gordura em dieta low carb. O que levou seus parentes, segundo você mesmo disse, foi cigarro e carboidratos (diabetes), e não a gordura. Você não falou dos marcados que realmente importam: HDL, Hb glicada e triglicerídeos.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 07/07/2014 00:35, "Disqus" escreveu:
Ah, depois vou arrumar
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 07/07/2014 00:56, "Disqus" escreveu:
Doutor, já viu isto ???? http://lowcarbpaleo.blogspot.com.br/. Quem é este ser que clonou o blog pra confundir !!!!
ResponderExcluirJá existe há anos, é um vegetariano, não dê bola, não dê ibope, não visite, não espalhe nas redes sociais - ninguém visita mesmo, e ninguém vai visitar se não espalharmos.
ResponderExcluir2014-07-07 10:21 GMT-03:00 Disqus :
dr souto, acho que vc poderia retirar o link acima do teu blog, pois devido a muita curiosidade, não pude evitar clicar e ver o que era, e imagino que muitos farão isso... isso vai aumentar o numero de acessos a este site mal intencionado :(
ResponderExcluirTeus exames estão PERFEITOS, ureia não é importante, apenas creatinina.
ResponderExcluirEu não sou fã de suplementação como o Jaminet
Concordo com vc, algo em torno de 100g está mais do que bom.
Em 7 de julho de 2014 13:08, Disqus escreveu:
ResponderExcluirPrezado Souto, meu nome é Amos e sou endocrinologista em Aracaju. Atendi hoje a um paciente que te mandou uma mensagem no blog e falou sobre mim. Acompanho seu trabalho e acho fascinante o dom que tens. Esse é, verdadeiramente, o espírito médico. Há muito venho estudando alimentação. Sou formado há 18 anos, especialista há 16(pela unicamp). Hoje faço consultório, mas me dedico ao empresariado na maior parte do tempo (tenho clínicas). Sempre me pareceu ilógico essa recomendação de pirâmide alimentar. Minha monografia de especialização foi sobre insulina e, desde então, comecei a questionar os tratamentos dietéticos vigentes. Há 10 anos prescrevo lowcarb para os pacientes e sempre fui taxado de maluco. Nunca me abalei. Eu mesmo sigo lowcarb há 15 anos desde que fui também vítima do peso em excesso e RI. Conheci seu blog através de uma paciente há 1 ano e meio atras e, GOSTARIA DE QUE SOUBESSES QUE O INDICO A TODOS, sem exceção, os meu pacientes.
Tenho orgulho do seu trabalho e quero que saibas que tens mais um aliado médico.
Parabenizo pela coragem, determinação e seriedade com os quais desempenha o que fazes.
Um grande abraço e espero, algum dia, conhecê-lo.
Cordialmente,
Amos Nissink Costa. CRM 2041 -SE
Obrigado Dr!
ResponderExcluirVou manter apenas o magnésio então pois já verifiquei que tenho dificuldade grande em conseguir o suficiente só com alimentação.
Sinceridade? creio que o "homem médio" e sem um conhecimento prévio, ao ler a matéria, continuará com medo das gorduras...as pessoas que estão a frente das associações médicas sempre tem um porém quanto às gorduras.
ResponderExcluirBoa tarde Dt. Souto. Viu esse site??? entrei nele por engano achando q era o seu!!
ResponderExcluirhttp://lowcarbpaleo.blogspot.com.br/2014/05/pensando-em-adotar-dieta-rica-em.html#comment-form
ESTOU PASMA!!!!!
ResponderExcluirjairo eu tinha lido la no site PHD que ele recomendava 150gramas de carbos ao dia e mesmo assin,ele nao disse se era totais ou net carbos? vou dar uma procurada la no forum deles pra saber mais
ResponderExcluirpessoal, é uma piada de péssimo gosto, não deem ibope
ResponderExcluirartigo muito bom traduzido pelo hilton: http://www.paleodiario.com/2014/07/gordura-saturada-boa-ou-ruim.html
ResponderExcluirque chega a conclusões interessantes:
"Uma dieta/refeição rica em gordura pode induzir um estado crônico de inflamação de baixa intensidade ao promover a absorção de endotoxinas do intestino, mas prebióticos e comidas ricas em antioxidantes parecem ter a habilidade de neutralizar tal resposta inflamatória".
gente por favor NÃO FIQUEI FALANDO DESSE SITE QUE E CLONE DO DR SOLTO,ele la e o contrario da dieta paleo e so recomenda comer acucar
ResponderExcluirmas foi justamente por isso q falei!!! eu me enganei, mas então percebi q não era o mesmo site. Mas quase me enganou!!!
ResponderExcluirÉ verdade, não me lembro se seriam net carbs ou totais.
ResponderExcluirMas pode enganar pessoas desavisadas!!! quando digitei dieta paleo no google, foi o primeiro site q apareceu!! como eu já conheço a dieta, logo vi q era fajuto, mas tem gte que nunca ouviu falar da dieta, aí entra no google e vai parar num site desses!!! pensa no estrago!!!
ResponderExcluira regra e simples pra emagrecer evite raizes que sao ricos en amidos,e evite frutas,se não quer emagrecer então como de tudu quer for paleo,simples
ResponderExcluirPois é, o pior é que está ranqueado na primeira posição no GOOGLE!
ResponderExcluirCreio ser interessante não estimular as pessoas a buscar no GOOGLE pelas palavras-chave: lowcarb, paleo, etc...
Comecem a indicar APENAS colando os links!!
Mas alguém conhece este Ser que está a fazer isso?
Que show abrir a página do blog num domingo a noite, ver que teve reportagem sobre a gordura no jornal local, pegar o jornal que nem tinha lido e ler toda a matéria!
ResponderExcluirSensacional!!
Que beleza, ler um texto desses!
ResponderExcluirÉ para relembrar aos mais afoitos que fazer low-carb não é "só comer bacon com manteiga o dia todo". Mesmo populações esquimós tradicionalmente consomem algas e frutas, sempre que tem acesso.
ResponderExcluirIsso sem falar no consumo do animal integral, da ponta do nariz à ponta do rabo.
Sugiro inclusive que você apague esse comentário. Não faz sentido dar audiência...
ResponderExcluirE provavelmente o "Doutor" Gomes está aqui também, lendo tudo caladinho e se rindo da discórdia que causa.
Se estiver aí, doutor... Um beijo do magro!
Parafraseando o Vital Farias, "O que se entorta em anos, gasta tempo prá acertar"
ResponderExcluirGanhei meu dia!!
ResponderExcluirEm 7 de julho de 2014 14:39, Disqus escreveu:
Alberto, eu gostaria muito de contar a sua história no www.paleodiario.com - tenho algumas pessoas precisando ouvir casos como o seu! Se quiser, pode entrar em contato comigo por favor ? paleodiario@gmail.com
ResponderExcluirDoutor Souto, como comentei numa postagem anterior, fiz transplante de medula óssea a 10 meses (esclerose multipla) e minha médica pediu exames de sangue. Ela disse que meu colesterol esta alto, e lá lá lá ... o que o senhor pode me dizer sobre o resultado ?
ResponderExcluirGLICOSE 87 mg/dl
COLESTEROL TOTAL 203 mg/dl
HDL 62 mg/dl
TRIGLICERIDEOS 42 mg/dl
LDL 103 mg/dl
VLDL 8 mg/dl
HEMOGLOBINA GLICADA 4,8%
Agradeço desde já. !
Sarah Castilho, eu queria ter um lipidograma desses! Mude de médica! :)
ResponderExcluirQue Maravilha!!! Parabéns Dr. Amos, seus pacientes são uns sortudos! :)
ResponderExcluirEu falei pra ela, que estou seguindo recomendações de um blog fantastico ... ela me xingou !!! Em função do procedimento médico invasivo pelo qual eu passei... quero mudar minha vida, tenho medo de ficar doente novamente. Esses resultados são bons ? o que é hemoglobina glicada ?? bjs
ResponderExcluirDr.Souto, boa tarde. Há alguns meses sou leitora do blog e iniciei a dieta paleo low carb em 17/06/14. Após o primeiro exame de sangue (em 03/07) obtive melhoras no indices de glicose (80mg/dl) e triglicerideos (75mg/dl). Porém meu colesterol total que sempre foi em torno de 170 pulou para 260mg/dl! Ja li muito, mas ainda não consigo entender se devo me preocupar ou não com esse aumento. Agradeço desde ja o esclarecimento.
ResponderExcluir"70% dos niveis de colesterol é determinado de meneira genética e 30% determinado pela dieta "
ResponderExcluirInformação preciosa !
Aff! Pior são as marcas recomendadas, dá pra ver que isso é uma provocação à ideia que esse blog propõe de consumir menos remédios possíveis e evitar bastante os industrializados. A única que ainda se salva naquela lista é a Mãe Terra.
ResponderExcluirBom, a gente tinha previsto que com o advento da capa da Time, os periódicos brasileiros começariam a copiar. Claro que eles já sabiam, mas e a coragem de serem pioneiros? Com alguém com a envergadura da Time colocando manteiga na capa, daí o restante aproveitou e essa é a primeira de muitas capas brazucas. Quanto a mim, de volta ao LCHF e de novo longe do glúten. Acontece que, com a Copa do Mundo, eu fiz um monte de churrasco aqui em casa e sempre rolava um pão com alho. Nossa, é muito gostoso e é a única coisa com glúten que eu realmente sinto falta. E a cerveja, que foi além da conta. Engordei 4 kg. Mas é legal a gente conhecer a causa e saber como reverter o processo.
ResponderExcluirDoutor Souto, eu suspeito que o meu perfil metabólico seja de uma pessoa com pyroluria. Inclusive tomei óleo de prímula (rico em ácido araquidônico) e tive uma reação absurdamente boa. A sensação foi como se tivessem me dado uma pílula de alegria e de um bom humor calmo e inteligente. Guardadas as proporções, foi algo parecido com a sensação do rapaz quando toma a primeira pílula de inteligência do filme Limitless. Isso explica também porque me dei tão bem com a manteiga. Quero agora comprovar via exames laboratoriais. Eu sei quais deficiências minerais procurar, sei quais marcadores, mas não sei perguntar isso para a pessoa do laboratório. Alguma dica?
Que legal.
ResponderExcluirMe vende esse exame? Eu queria pra mim.
ResponderExcluirEstá maravilhoso.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 07/07/2014 16:49, "Disqus" escreveu:
HDL?
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 07/07/2014 17:46, "Disqus" escreveu:
que maravilhoso ler isso!!! Obrigada Dr. Amos!
ResponderExcluirPuxa vida... Esse estilo de alimentação esta me fazendo tão bem !.. Obrigada Doutor !!
ResponderExcluirOutra pessoa aqui comentou sobre isso e fui dar uma fuçada no blog.
ResponderExcluirDesculpa, mas chega a ser até engraçado as idiotices que o cara escreve. Cheguei a rachar o bico no post dizendo que o açúcar refinado era um super alimento hahahaha
Se perceber não há referências algumas nos posts que ele escreve. Portanto, não é nada confiável.
E as marcas recomendadas? Porcarias, ou seja, açúcar e farinho refinada. A única que se salva é a Mãe Terra.
O design é idêntico com o mesmo plano de fundo que tem aquela estante com um monte de livros.
doutor solto tenho uma perguta termogenico pode influenciar no colesterol,
ResponderExcluirtipo a pessoa tumar um termogenico antes do exercicio,para dar aquela queimada a mais nas gordurinhas kkkk
Oi Dr! Finalmente achei meu último exame de maio desse ano. O HDL estava 71 mg/dl os triglicerideos 68 mg/dl a glicose 83 mg/dl e a insulina 8.5 uU/ml. Não tinha HB glicada...
ResponderExcluirObrigada por me tranqüilizar um pouco. Grande abraço.
fala Cristian, não está não...
ResponderExcluirpesquisando low carb paleo os dois primeiros são o blog do dr. souto...depois vida lowcarb, paleo diário etc...
Sarah, a palavra "blog" assusta.
ResponderExcluirDiga, "estou me alimentando escolhendo meus alimentos com base na densidade nutricional dos mesmos, comendo somente comida de verdade, sempre preferindo alimentos orgânicos e e evitando todas as toxinas presentes na alimentação atual. Existe um site de um médico brasileiro chamado Dr. Souto, um dos maiores conhecedores de nutrição do Brasil, que resume e concentra muita informação de publicações cientificas, além de análises sobre tais pesquisas...nesse site encontro a maioria das informações à respeito desse tipo de alimentação natural".
essa é minha explicação básica quando me perguntam. palavras chaves pra atingir o inconsciente dos ouvintes: "site", "médico", "pesquisas", "científicas", "análise", "natural". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pior que funciona.
ou seja, como comida de verdade.
ResponderExcluirHilton, essa inflamação de baixa intensidade pode ser causada somente pela gordura saturada ou a monoinsaturada também pode promovê-la? obg.
ResponderExcluirDr. Souto, qual sua apinião sobreo a declaração do dr Chowdhury? "recomendo prudência e distância da carne vermelha"
ResponderExcluirOutro dia fui ao médico e falei que estava precisando fazer uns exames... o especialista me olhou com desconfiança: Sabia que eu havia emagrecido mais de 10 quilos, sabia que eu andava fazendo dieta...
ResponderExcluirSubitamente, pressionou um botão sob a mesa e um dispositivo acionado na minha cadeira atou meus braços e pernas... ele se levantou, apoiou-se sobre a mesa e com um ar ameaçador, vaticinou:
Você é mais um dos seguidores da "seita paleolítica"... e, com um sorriso maquiavélico: diga-me: qual o segredo do sucesso daquele mago, o Dr. Souto?...
- "A verdade", gaguejei...
Ele arregalou os olhos e gritou:
- Impossível! a verdade está na TV, nos manuais, nas diretrizes do governo!
- Então eu falei: "banha de porco!.." Ele retrocedeu...
- Azeite de Oliva!, picanha!, salada com bacon!... Ele caiu no chão, estremecendo...
- Cupim na banha! ele começou a espumar...
Consegui retirar as amarras e saí correndo pelo hospital.
Havia zumbicarbs por toda parte com bandejas cheias de pãezinhos lambuzados de becel... um deles tentou empurrar na minha boca uma barra de cereal pingando xarope de milho...
Mas à medida que eu dizia as palavras mágicas: "fígado de boi", "manteiga", eles se contorciam, caiam no chão e, aos poucos voltavam à vida.
Pulei a janela da clínica e quando caí...
acordei.
Eita pesadelo....
:-)
Olá, Lister. Não li inteiramente todas as referências, mas algumas coisas não ficaram muito claras. Por exemplo, em um dos estudos a dieta oferecida aos ratos foi continha menos de 1% de carb e 72% de gordura, entre óleo de milho e banha. Só que o estudo não cita as proporções entre os dois...
ResponderExcluirEm outro estudo, feito com humanos, os voluntários comeram apenas carnes, queijos e ovos, e nada de produtos vegetais. Enquanto isso pode até parecer com o experimento do Vilhjamur Stefansson (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html), não dá para afirmar que fosse exatamente a mesma coisa. O Stefansson comeu carnes de órgãos, roeu ossos, comeu couro, miolos, etc.
De qualquer maneira, eu continuo seguro no caminho: não tenho pretensões de deixar de comer produtos de origem vegetal, por mais que seja carnívoro :-) Inflamação por consumo de gordura não me assusta...
Recomendo prudência e distância de médicos que seguem a pirâmide alimentar...
ResponderExcluirAcho que ele é um frouxo!
ResponderExcluirFalando sério, ele foi MUITO pressionado por causa desse estudo, o Walter Willet de Harvard pedi oficialmente à revista médica que se retratasse pela publicação do estudo. Assim, ele está cheio de dedos ao dar entrevistas.
Sobre o que eu penso da carne, além de achá-la deliciosa no espeto? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/o-pecado-da-carne.html
2014-07-08 14:27 GMT-03:00 Disqus :
Hahahah - sensacional :-)
ResponderExcluirEm 8 de julho de 2014 14:37, Disqus escreveu:
Vocês estão ótimo hoje :-)
ResponderExcluir2014-07-08 14:50 GMT-03:00 Disqus :
valeu, Hilton... a minha pergunta é porque acho bastante plausível que isso possa acontecer devido aos "traumas" no intestino causados por uma alimentação inadequada durante anos. Acho que antes de uma dose elevada de gordura, deva-se priorizar a exclusão do glúten por um período considerável, até que o intestino consiga reverter os estragos da permeabilidade. Uma intervenção terapêutica assim talvez reduzisse os impactos de uma dieta cetogênica para algumas pessoas que têm apresentado resultados inesperados.
ResponderExcluircontar histórias pras crianças é uma das minhas funções em casa... hehehe
ResponderExcluir:-)
Hdl 57 mg/dL. Comecei a dieta motivada pelos depoimentos sobre a cura de ovários policisticos, problema que eu tenho desde 15 anos. Hoje tenho 31 anos. O Dr. acha que devo suspender a dieta? Muito obrigada pela atençao.
ResponderExcluirDr Amos parabéns pela iniciativa. Qual clínica você atende?? Divulgue seus dados no blog. Também sou de Aracaju e tive uma experiência bem negativa com um colega seu por aqui, não vou citar nomes, mas é um dos mais respeitados da cidade. Além do atendimento ruim, o cara queria me entupir de remédios diariamente e ainda era aquele tipo de remédio que custa R$100, mas você entra com o CRM do médico no site do fabricante que o valor cai pra R$50, sem falar da interrupção da consulta pra atender representante,mas enfim, valeu a pena, já que depois dessa experiência decidi me virar, encontrei o mundo páleo e estou muito bem. Confesso que fiquei desapontado com os médicos em geral, mas posso tentar marcar uma consulta contigo pra ver se retomo a confiança. Abraço!!!!
ResponderExcluirA relação colesterol / HDL está normal (4,5). Se queiser melhorar ainda mais, siga: http://authoritynutrition.com/low-carb-diets-and-cholesterol/
ResponderExcluirTá todo mundo ótimo !!!!!!!!!! Agora quando me perguntam porque estou magro eu debocho .
ResponderExcluirO senhor sabe que fui um maluco , até achei uma loucura quando o senhor falou do Salame ao invés da fruta e eu vi que é tudo verdade . só não como o salame , mas frutas não são bons lanches . hahahahhahhaah Acordar bem e não estar cansado é tudo !!!!! O que dizer disso e dr souto como dito no email confidencial , FELIZ
ResponderExcluirAlguém me mandou o PDf deste , Barriga de Trigo , estou esperando chegar .
ResponderExcluirVou ler e aplicar tudo direitinho. Sinto que estou no caminho certo. Muito obrigada.
ResponderExcluirPrezado Victor, acabo de mandar um email com meus contactos pro Souto. Cordial abraço.
ResponderExcluirObrigado Hilton. E parabéns também pelo seu site, de conteúdo ímpar.
ResponderExcluirPatricia também coragem a sua de estar numa área que "ainda" rema contra a maré, e fazer a diferença. É por aí!! "Insanidade é fazer tudo igual e esperar resultados diferentes" Einstein.
ResponderExcluirGanho o dia sempre que entro aqui e vejo o conteúdo denso que esclarece, motiva, modifica!! Parabéns mais uma vez Souto!
ResponderExcluirOu eu que sou, de atende-los e ver os resultados!
ResponderExcluir:)
ResponderExcluirdoutor solto eu pensei que usava muita manteiga no cafe eu boto duas colheres de cha kkkkkk mais esse cara aqui ganho o dia https://www.youtube.com/watch?v=xf-LuBCFINs
ResponderExcluirQue legal!
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirDoutor Souto, eu pesquisei nos arquivos do blog, encontrei alguma coisa, mas não há um post dedicado a questão dos queijos e lacticínios, seus possíveis benefícios ou malefícios. É claro que no paleolítico não eram consumidos leite ou derivados de leite, mas particularmente na minha dieta o queijo trás grande saciedade e não percebo nenhum prejuízo imediato ou aparente na minha saúde. Vejo muitos adeptos da dieta condenando o queijo, mas lembro de recentemente ter lido um comentário seu a respeito de pesquisas que indicam bons resultados no consumo de queijos como você disse Full Fat. Seria de fato um dos poucos alimentos pós agricultura que podem ser consumidos sem medo? No livro The Big Fat Surprise o subtítulo é Porque manteiga, carne e queijo pertencem a uma dieta saudável.
ResponderExcluirVocê poderia me explicar o que são net carbos? Obrigada!
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2013/12/voce-devia-comer-laticinios-integrais.html
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2014/03/laticinios-um-resumo.html
http://www.paleodiario.com/2014/07/4-supercomidas-que-nao-sao-paleo.html
Concordo
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2014/02/artigo-traduzido-por-hilton-sousa.html
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2014/04/quer-melhorar-o-seu-colesterol-nao-o.html
kkkkkkk me acabei de tanto rir Lister! Muito bom!!
ResponderExcluirNuma busca rápida pelo blog não encontrei a resposta de uma dúvida específica... Vou arriscar e perguntar por aqui. Sobre a Testosterona.
ResponderExcluirPara as pessoas que praticam musculação a "insulina alta" pode gerar um efeito positivo pelo seu poder anabolizante. Mas, sabendo que numa dieta de baixo carboidrato não se pode contar com o efeito anabolizante da insulina, gostaria de saber qual o efeito de se restringir carboidratos sobre a produção de testosterona (que seria um outro "anabolizante natural").
Desde já, agradecido a quem poder me ajudar. :)
hahahahahahahahaha...Eu já sou Paleo e já sou fã do Dr. Souto. Mas se não fosse, com esse texto Leonardo, tu me convenceria totalmente a pesquisar mais..rs
ResponderExcluirGenial....kkkkkkkkkk...Vou compartilhar com créditos Lister....Adorei..rs
ResponderExcluirCamila..Eu compro toucinho de porco, frito sem sal pra extrair a banha, coloco num pote e uso pra cozinhar, os torresmos que se formam lindos e crocantes servem de lanche...É maravilhoso!
ResponderExcluirA testosterona sobe em quem tem síndrome metabólica e faz low carb.
ResponderExcluirNo entanto, a melhor evidência disponível questiona a necessidade de ingestão carbos para anabolismo:
https://docs.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDWXUzZWo4RGNoTHJJTW1FN3E5c09fSWdidkpr/edit?usp=docslist_api
Sent from mobile phone
Em 09/07/2014 20:01, "Disqus" escreveu:
obrigado, Tâmara... Cuidado com o KGB (Konsenso Gastronômico Brasileiro) :-)
ResponderExcluirobrigado Aline.... foi pra descontrair um pouco ;-)
ResponderExcluirDr. Souto, já viu a capa da revista superintereasante do mês?
ResponderExcluirSó a capa
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 10/07/2014 10:26, "Disqus" escreveu:
eu li.
ResponderExcluirem suma, trigo só faz mal pra quem é celíaco.
Ok, nem vou perder meu tempo, e vou usar o dinheiro pra comprar bife de patinho.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 10/07/2014 12:53, "Disqus" escreveu:
Opa! Vou ler o que eu conseguir eheh... Obrigado!
ResponderExcluirda umas voltas, cita alguns estudos e no final diz que é tudo meio inconclusivo e não vale a pena cortar o trigo de forma definitiva
ResponderExcluirque imaginação kkkkkkk
ResponderExcluirOloko, este cara é verdadeiramente hard-core!!! Mas prefiro a torradinhas com margarina!!!
ResponderExcluirBoa tarde Dr.! Estou agora dedicada a aprender casa vez mais sobre esse estilo de vida, que embora seja difícil fazer uma mudança brusca, acredito que essa mudança seja pra ficar! Minha alimentação já é composta por "alimentos de verdade", e por sorte nunca gostei muito de "comida de mentira". Comecei a dieta para reduzir os carboidratos para buscar definição, pois sou praticante de musculação. Percebo que ao iniciar a dieta com baixo consumo de carboidratos (em torno de 15 gr) me dá uma dor de cabeça muito forte e também enjoos e refluxos, mesmo comendo muita gordura para compensar a redução de carboidratos e também de calorias. Você poderia, por favor, me orientar como posso fazer para fugir desses sintomas? Obrigada Dr. e mt sucesso!
ResponderExcluirDou 7 a 14 dias para isso passar. Até lá, mais SAL (bem mais sal) e mais líquido.
ResponderExcluirEm 10 de julho de 2014 16:35, Disqus escreveu:
Farei o teste hoje mesmo, Dr. Obrigada!!
ResponderExcluirObrigada a todos! Gostei dessa idéia Tâmara, porque aquela banha do supermercado perde com facilidade e é esquisita...
ResponderExcluirContar calorias não é a melhor estratégia para emagrecer, diz nutricionista
ResponderExcluirhttp://blogs.estadao.com.br/vigilante-da-causa-magra/contar-calorias-nao-e-a-melhor-estrategia-para-emagrecer-diz-nutricionista/
Kkkk adoro o seu humor! Parabéns Dr Souto
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirDr. Souto , qual sua opinião sobre o produto Plantaben ( Plantago ovata) ? Meu dou bem com ele. Atrapalha em alguma coisa na dieta ? Obrigado.
ResponderExcluirótimo
ResponderExcluir2014-07-11 10:10 GMT-03:00 Disqus :
Boa tarde!
ResponderExcluirGostaria da opinião de vocês, principalmente do Dr. Souto à respeito dessa palestra TED: http://www.ted.com/talks/william_li?embed=true&language=pt-br
Achei extremamente interessante.
Prezado Dr. Souto,
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo desse blog, acho que irá mudar a minha vida. Estou há dez dias fazendo a dieta e me sentindo ótima. Pretendo mudar de forma permanente! Pela primeira vez emagreço sem sentir fome e vejo que todas as explicações fazem muito sentido. Vou divulgar pra que outras pessoas saibam dessa verdadeira revolução alimentar.
Minha pergunta é em relação às exceções (vasculhei o blog e não encontrei a resposta, me desculpe se já tiver falado sobre isso). Elas são possíveis? Ou seja, é possível comer um alimento proibido sem prejudicar demais o balanço hormonal ideal? Com qual periodicidade? Na prática, como fazer pra comer um pãozinho ou um docinho sem jogar tudo por água abaixo (inclusive em termos de leaking intestinal)? Como o sr. faz no dia a dia?
Muito obrigada!
Abçs,
Melissa
Uma vez por semana, e só à noite
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 11/07/2014 13:09, "Disqus" escreveu:
www.cavemandoctor.com/category/cancer/
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/05/dieta-e-cancer.html
Sent from mobile phone
Em 11/07/2014 12:52, "Disqus" escreveu:
Obrigada! E fiquei curiosa...por que só a noite!?
ResponderExcluirLeia o livro CarbNite. Ou então, leia esse resumo:
ResponderExcluirObesity (Silver Spring). 2011 Oct;19(10):2006-14. doi: 10.1038/oby.2011.48. Epub 2011 Apr 7.
Greater weight loss and hormonal changes after 6 months diet with carbohydrates eaten mostly at dinner.
Sofer S 1, Eliraz A , Kaplan S , Voet H , Fink G , Kima T , Madar Z .
Author information Abstract
This study was designed to investigate the effect of a low-calorie diet with carbohydrates eaten mostly at dinner on anthropometric, hunger/satiety, biochemical, and inflammatory parameters. Hormonal secretions were also evaluated. Seventy-eight police officers (BMI >30) were randomly assigned to experimental (carbohydrates eaten mostly at dinner) or control weight loss diets for 6 months. On day 0, 7, 90, and 180 blood samples and hunger scores were collected every 4 h from 0800 to 2000 hours. Anthropometric measurements were collected throughout the study. Greater weight loss, abdominal circumference, and body fat mass reductions were observed in the experimental diet in comparison to controls. Hunger scores were lower and greater improvements in fasting glucose, average daily insulin concentrations, and homeostasis model assessment for insulin resistance (HOMA(IR)), T-cholesterol, low-density lipoprotein (LDL) cholesterol, high-density lipoprotein (HDL) cholesterol, C-reactive protein (CRP), tumor necrosis factor-α (TNF-α), and interleukin-6 (IL-6) levels were observed in comparison to controls. The experimental diet modified daily leptin and adiponectin concentrations compared to those observed at baseline and to a control diet. A simple dietary manipulation of carbohydrate distribution appears to have additional benefits when compared to a conventional weight loss diet in individuals suffering from obesity. It might also be beneficial for individuals suffering from insulin resistance and the metabolic syndrome. Further research is required to confirm and clarify the mechanisms by which this relatively simple diet approach enhances satiety, leads to better anthropometric outcomes, and achieves improved metabolic response, compared to a more conventional dietary approach.
2014-07-11 14:19 GMT-03:00 Disqus :
então doutor quer dizer que se for pra comer carboidrato que seja pelo menos a noite ? e isso que eu entedin né doutor ?
ResponderExcluirDr. Souto vejo muitos comentários aqui no blog de pessoas relatando melhora na disposição, principalmente no sentido de vigília com a dieta low carb. A que isso se deve? efeito placebo? algum efeito deletério dos carboidratos em excesso que a maioria consumia que prejudicava a disposição? o efeito das gorduras como fonte de energia ao invés dos carboidratos? outro? há embasamento científico para isso?
ResponderExcluiré
ResponderExcluir2014-07-11 15:07 GMT-03:00 Disqus :
Dr. mas porque a noite? qual o problema em comer de dia?
ResponderExcluirah esquece, nem reparei que voce ja respondeu
ResponderExcluirNão tenho dúvida que há um componente placebo. MAS também há o fato de que corpos cetônicos são o combustível preferido do cérebro, sendo mais eficientes do que glicose:
ResponderExcluirIntegration of Metabolism, Energetics, and Signal Transduction (livro); Robert K. Ockner:
doutor solto o senhor ja pegou algum paciente que ten problema com potassio ? digo isso porque eu tava comendo muito abacate,e meu redimento caiu mais e tava começando a min dar dor de cabeça tipo uma enxaquenca,coisa que eu nao tinha,e tava me sentido meio que inchado,o senhor ja viu isso ?
ResponderExcluirJá peguei FALTA de potásssio
ResponderExcluir2014-07-11 16:23 GMT-03:00 Disqus :
eu queria morar ai perto do senhor,porque a dieta mesmo sendo paleo e bom ter uma pessoa para acompanhar a dieta,eu ia viver marcando consulta com o senhor,kkkkkkk por que pense nun negocio dificil de enteder e o corpo humano
ResponderExcluir:-) O problema é tentar entender demais. Vaca não tenta entender o capim. Leão não tenta entender a carne. Basta parar de tentar entender a vaca e simplesmente comê-la (bem mais divertido). O problema do ser humano é pensar demais, e acabar comendo a comida da vaca.
ResponderExcluir2014-07-11 17:09 GMT-03:00 Disqus :
Dr. Solto
ResponderExcluirEstou a 6 meses fazendo a dieta paleolítica feliz pele perda de peso ate aqui. Porem o exame que
medem o colesterol ainda me incomoda um pouco, segue um histórico deste para compreensão:
12/09/2013 (Antes da dieta Paleo) => HDL 32 LDL 81 TOT 135 TRI: 109
16/04/2014 => HDL 34 LDL 110 TOT 164 TRI: 98
10/07/2014 => HDL 33 LDL 93 TOT 143 TRI: 90
Meu desejo era ter o colesterol total na faixa dos 200 (H: 70 L: 130).Tenho comido bastante gordura saturada das carnes e um pouco de óleo de coco. Porem não consegui nenhuma alteração significativa nestes indicadores. Fico com a impressão que meu fígado fica sabotando o meu desejo de aumentar os níveis de colesterol. O meu fígado está fazendo o contrapeso e diminuindo sua produção de colesterol na medida que ingiro mais gordura? Os níveis de colesterol desejados seria os mais corretos para o bom funcionamento do nosso corpo? Digo isso por causa dos vários hormônios que precisam de colesterol para ser sintetizados e vejo a possibilidade destes estarem ligados aos meus sintomas de stress, psoríase e insônia.
Grato
Parte disso é a genética - o importante é que os níveis não estão assim porque você toma remédios ou come pouca gordura. Sendo o seu natural, não vejo problemas.
ResponderExcluirEm 11 de julho de 2014 17:26, Disqus escreveu:
e mesmo doutor depois dessa tou pensando se compro carne pra comer de noite ou peixe kkkkkk,
ResponderExcluire por que doutor eu tava vendo no site do doutor mercola que la ele ten um teste de tipo de nutrição http://products.mercola.com/nutritional-typing/ para saber o tipo do paciente ele disse que ten gente do tipo que se da ben com carbos e menos fat ,e tamben ten o tipo que se da ben com proteina, e ten o tipo mixed que pode comer moderadamente proteina gordura e carbo,tudu isso que ele fala e verdade ou e balela doutor por favor responda essa minha duvida
Mercola: muito comercial....
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 11/07/2014 17:40, "Disqus" escreveu:
Gosto de muitos artigos dele, mas tem muita coisa comercial tb. E não me agrada o fato dele ser anti-vacinação.... mas no mais, se todo "médico popular/vendedor de suplemento" da mídia ao menos tivesse uma visão nutricional igual à dele, estaríamos bem melhor, né?
ResponderExcluirCom certeza! Sobre algumas vacinas (Gardasil, por exemplo), ele até tem razão. Sobre outras coisas, às vezes desce ao misticismo e credulidade.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 11/07/2014 23:31, "Disqus" escreveu:
É Dr. É difícil para nós leigos diferenciar as verdades das balelas. Obrigada pela dica. Vou ser mais crítica ao ler os artigos. O que me assustou uma vez foi um artigo sobre Alzheimer onde dizia que pessoas com uma glicemia de jejum maior que 95 tem mais chances de desenvolver a doença. Com certeza a pesquisa não levou em consideração as pessoas que fazem low-carb ou dieta cetogênica. E mais do que eu já faço realmente é impossível. Tenho que dar o braço a torcer pois a carga genética é mais forte que tudo. Nós podemos atrasar, amenizar, mas garantir que nunca ficaremos doentes é impossível. Uma vez o sr. escreveu num dos posts, que morrer vamos todos inevitavelmente, mas
ResponderExcluirque não precisamos nos matar propositalmente. Gostei.
O marcador importante é hemoglobina glicada (HbA1c). Deve estar abaixo de 5,7
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 13/07/2014 09:23, "Disqus" escreveu:
Entendi. Em fevereiro, quando eu descobri que estava com diabetes e não fazia low-carb o meu HbA1c era 5,8 (40 mmol/mol). Depois das férias de verão vou pedir pra repetir esse exame. Obrigada.
ResponderExcluirBingo
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 13/07/2014 10:51, "Disqus" escreveu:
Conte mais sobre essas 'algumas vacinas'.
ResponderExcluirGripe
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 13/07/2014 12:38, "Disqus" escreveu:
E o que vc come por exemplo ? Pois eu aumentei o meu absurdamente e tinha o meu bem a baixo do seu ai , Eu passei a comer muito ovo e azeite e azeitona , acho que devo estar comendo algo que ele chegou a 200 cravado e eu dando um ataque com dr souto . Me trig , era 37 , pra vc ter uma ideia , mas que bom que a glicemia continua 65 , 72 , insulina 3 , 2,1 b12 , 1164 vai de cada um , eu tenho que perder emdo de carne , gordura de verdade .
ResponderExcluirGuilherme , cortei carbos , só de frutas , e das que dr souto falou que pode .
ResponderExcluirEssa do carbo a noite é maravilhosa ! vc vai contra tudo e todos . kkkkkkkkkkkkkkkkkk Meu guru , aquilo que te falo , nada como um corpo saudável !!!!!! gente inexplicável !!!
ResponderExcluirtenho que comer frutas e só como a noite
ResponderExcluirBingo mesmo , por estes dias tive que comer alguma coisa a noite ,e bingo mais uma vez foi fruta , e bigo mais uma vez carbos e bingo nada de ruim aconteceu . Tu eres o mais inteligente de todos . alguns acham que pxo muita sardinha pro teu lado , mas bingo . Tá tudo perfeito . E olha que foi tudo por leitura , sem seguir conselhos , devorando o blogo , Luxo puro ! quando tu vier ao Rio , será um prazer !
ResponderExcluirEsse ano eu experimentei não tomar a vacina contra gripe. Até o momento, nada da gripe vir :-)
ResponderExcluirSééééério ? :-D
ResponderExcluirLuiz,
ResponderExcluirme recomendaram aumentar a ingestão de azeite e azeitona. Vou tentar isso nos próximos meses para ver o que acontece. Quanto ao que estou comendo segue o que normalmente faço.
Pela manha como:
* Cinco ou seis castanhas do Pará.
* 1/3 de abacate com um pouco de óleo de coco e coco ralado.
*Quatro vezes por semana 2 ou 3 ovos cozidos.
*Algumas vezes o resto do jantar do dia anterior.
*Algumas vezes torresmo frito.
Almoço:
*Salada de Alface com rúcula ou espinafre temperadas com limão e sal (meio prato).
* Tomate
*Acho que entre 150 e 200g de carne (boi, porco ou frango). Dou preferência pelos cortes mais gordos, cozido ou assado (Já que é uma refeição em restaurantes).
* As vezes 1 ou 2 pedaços pequenos de Mandioca ou batata-doce fritos.
Jantar:
* Meu preferido é carne moida (acém ou musculo)de boi preparada com alguns cubinhos de bacon com mandioca cozida frita na manteiga e algumas folhas de alface. Acho que poderia viver disso!!! kkkkk
* no dia que estou mais empolgado preparo na panela de pressão costelinha de porco ou costela bovina com mandioca. As vezes linguiça de pernil ou lombo.
* Uma mexerica ou laranja ou repito o abacate com coco ralado.
Obs:
* As vezes pulo as refeições da manha.
* Tenho maior flexibilidade para preparar alimentos para o jantar e finais de semana, então a maior variação da alimentação ocorre nestes.
*Nos finais de semana libero o consumo de chocolate amargo sem gordura
vegetal. Gosto de misturar ele derretido com creme de leite morangos
picados e nozes e castanhas.
*Bebo somente água.
* Faço suplementação de Omega 3, Vitamina D3, Oxido de magnésio e
Vitamina C.
* Deixo pra comer uma maior quantidade de carbs a noite. Pois percebi que melhora a qualidade do meu sono.
Eu assisti um vídeo no YOUTUBE (http://www.youtube.com/watch?v=bvzZ2HWkDxE) que fala a respeito de uma gordura marrom, uma gordura boa, o tema é a respeito de perda de gordura abdominal, no vídeo eles mostram um jovem que é magro naturalmente e come muito, a justificativa que dão a princípio é a possibilidade dele ser o mais ativo na família, já quase no final do vídeo, mostram um slide falando sobre essa gordura marrom, e justificam os MAGROS DE RUIM (aqueles que comem muito e não engordam) possuidores dessa tal gordura, mas afinal, esse gordura marrom ela é produzida pelo corpo ou ingerida? O que seria essa tal gordura marrom?
ResponderExcluirTodos nascemos com ela, cuja função é produzir e dissipar calor, nada a ver com acumular energia como a gordura comum. Fica mas costas, entre os ombros, e em alguns outros poucos lugares.
ResponderExcluirSua função é bem mais importante em alguns outros mamíferos e em bebês humanos.
A função em adultos (ou melhor, o quão importante ela realmente é) é ainda debatida.
Sent from mobile phone
Em 16/07/2014 02:00, "Disqus" escreveu:
Nossa é incrível como profissionais de saúde divulgam matérias sem nenhum fundamento científico, eles não têm nenhuma responsabilidade e nós na posição de leigos é que sofremos as consequências desses equívocos, na maioria das vezes com prejuízo na nossa própria saúde e fazendo parte dessas tristes estatísticas da nova doença do século, a obesidade.
ResponderExcluirDepende da fome. Só da fome.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 24/07/2014 12:56, "Disqus" escreveu:
Muito bom Leonardo! Já sei o que dizer!
ResponderExcluirRealmente essa história de testar em você mesmo os efeitos dos alimentos é a pura verdade.Eu aumentei drasticamente o consumo de gordura saturada, bacon, ovo e carne vermelha tbm. Aumentei também o consumo de abacate, óleo de coco, azeite e antes mesmo de introduzir os ARs (defendo com unhas e dentes), cortei o açúcar. Ponto. meu LDL despencou, meu HDL é 85, nunca passou dos 60, já era bom, mas ficou ainda melhor. Testei os lacticínios e percebi que sou sensível à caseína ( cistos no ovário), então tirei, resultado: bem menos fome.... Beeemmm menos mesmo, sem inchaço, sem cansaço - só o normal no fim do dia depois de cuidar da prole - sem compulsão alimentar, enfim nem eu acredito. Todas as vezes que tive recaídas já me sentia inchada e pipocavam as espinhas. Meu marido já é mais sensível às gorduras saturadas e eu procuro adaptar tudo isso à uma versão mediterrânea .....Mais azeite, peixe, muitas folhas e legumes. Os níveis de colesterol dele são altíssimos. Enquanto ele tolera bem a ingestão de raízes, eu preciso tomar cuidado. Sou super sensível ao açúcar e caseína, enquanto ele não tolera muita gordura saturada. Só testando mesmo. Indico o blog pra todos que conheço. Conhecimento liberta.
ResponderExcluirDr Souto o que me diz da Quinoa, linhaça, chia e cacau em po? Vc os consome? Os considera saudáveis? Parabéns pelo trabalho esclarecedor! Abraços Marina
ResponderExcluirE hepatite B?
ResponderExcluirEssa vale a pena, especialmente para quem se expõe (meu caso, cirurgião).
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 29/07/2014 20:58, "Disqus" escreveu:
hahahaha genial novamente! =)
ResponderExcluirAlice, tu deverias compilar essas minhas frases - tem várias que eu nem me lembro de ter escrito, e tem disa que eu estou inspirado :-)
ResponderExcluir2014-08-03 10:13 GMT-03:00 Disqus :
Sim já estou colecionando algumas ;)
ResponderExcluir