Não se trata apenas de emagrecer, mas de manter e melhorar a performance. E de acelerar a cicatrização de lesões.
Assim, não é sem cuidadoso estudo que os responsáveis por esses atletas escolhem uma estratégia para otimizar o desempenho, perder massa gorda e preservar massa magra. Afinal, são milhões de dólares em jogo. E o que eles estão escolhendo? Pirâmide alimentar? Passar fome? Dietas malucas? Não. Páleo.
A imprensa americana já vem repercutindo isso há tempos (veja aqui, aqui e aqui). Até que enfim, uma notícia na mídia local:
http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2014/08/30/dieta-das-cavernas-secou-astros-da-nba-e-e-moda-entre-famosos-entenda.htm
Dieta das cavernas 'secou' astros da NBA e é moda entre famosos. Entenda
- Reprodução/InstagramLeBron e Carmelo voltaram mais magros das férias
Outros jogadores da NBA e celebridades norte-americanas seguiram antes a dieta das cavernas, ou dieta paleolítica. Em diferentes níveis, Dwight Howard, Derrick Rose, Kobe Bryant e Steve Nash optaram por esse novo hábito alimentar. A cantora Miley Cyrus e os atores Megan Fox e Matthew McConaughey fizeram o mesmo.
A dieta foi apresentada pela primeira vez em estudo de 1985 e nos dias atuais ganhou contornos menos drásticos, mas a essência é a mesma: comer como os homens das cavernas de 40 mil anos atrás. Os autores do artigo argumentam que o corpo humano não se adaptou totalmente à nova alimentação, principalmente aos produtos industrializados e aos cereais.
O que isso significa na prática? Que eliminando tais produtos da alimentação, o corpo reage melhor e evita reações que causam baixa no sistema imunológico, falta de energia e dores nas juntas, além de culminar na perda de peso. Por isso, a dieta paleolítica defende a ingestão apenas de carnes magras, frutas, raízes e vegetais.
Ex-companheiro de LeBron James no Miami Heat, Ray Allen é apontado pela imprensa norte-americana como o primeiro a seguir tal alimentação. "Eu comia muito carboidrato e açúcar porque pensava que precisava de energia, mas no fim da temporada percebia que dependia de anti-inflamatórios. Aprendi a comer de maneira mais saudável e melhorei, e perdi dez quilos em três semanas", disse o armador do Heat.
Para Reggie Miller, já aposentado do basquete, os jogadores escolhem tal dieta para prolongar suas carreiras. Esse foi o objetivo de LeBron e Carmelo, segundo ele. "Quando você está muito pesado, isso diminui sua longevidade no basquete. O desempenho deles não será afetado, eles se sentirão mais leves".
E então, Facebook, vai bloquear o site do UOL também?
Vamos ver!
ResponderExcluirPatricia, como você é a Rainha "Cetogênica" aqui do Blog, poderia me dizer quais seriam bons índices para uma mulher ? Medidos no sangue logicamente.
ResponderExcluirO Facebook vai ter que me bloquear também!
ResponderExcluirVai ter que me MATAR
ResponderExcluir2014-09-01 22:17 GMT-03:00 Disqus :
Meu sobrinho tem 19 anos, e nunca foi gordo, nem perto disto, mas depois que eu sugeri esta linha Paleo, no primeiro mês com baixo carbo, pois ele queria ficar "super" magro , ele perdeu 8 kg em 45 dias. Com metabolismo ainda saudável, acredito que o equilíbrio ocorra mais rapidamente.
ResponderExcluirMesmo o pai fazendo cara feia para as gorduras, ele esta seguindo , com pequenas "escapadas" para um ou outro alimento menos saudável. Mas como já ouvi aqui muitas e muitas vezes, o ótimo não pode ser inimigo do bom.
Para o desempenho esportivo a paleo é infinitamente superior. .. eu estava na linha de obesidade e jogava futebol uma vez por semana.. vivia com dores do joelho, lombar e de vez em quando calcanhares.... no começo do ano comecei com a paleo... perdi 20 kg e tô quase no meu peso ideal... ganhei animo e disposição pra jogar 3 vezes por semana... ontem mesmo joguei bola com o grupo de segunda e tinha uma galera mais nova que eu reclamando de dores do ultimo jogo de segunda ainda..... kkkk eu ria da cara deles eu tinha jogado no sábado, no domingo treinado paintball, na segunda corri o jogo todo e hj nem sinal de desgaste físico kkk amanhã tem mais um joguinho de futebol e já tô com o gás total kkkkkk... mas vai explicar isso pra quem é mente fechada parece que tu é louco ou tá bêbado. Kkkk
ResponderExcluirDr. Souto, Boa Tarde!
ResponderExcluirEstou na 2ª semana de Paleo. Tenho sentido muito sono, dores de cabeça e parte boa é que sinto que nao sinto aquela vontade louca de comer doces. Meu objetivo é perder gordura, tenho 1.58 e pesava 55. Agora 54 kg, quero um corpo mais sequinho, abdomem definido. Sentia muita compulsão por carboidratos, ficava louca por doces, me alimentava desesperadamente de 2 em 2 horas. Uma fome absurda! Sempre comia frutas, cereais integrais. A minha duvida é a seguinte: se nao malhar perco massa magra junto com a gordura? Estou muito indisposta. Gostaria de saber tambem quando tempo dura esse periodo de adaptação. Estou devorando cada texto do seu blog. Obrigada pela ajuda! Grande Abraço!
Obrigada pela rapidez na resposta dr. Souto. Vou deixar de me exercitar até me sentir melhor, minha ingestão de carboidratos está em torno de 50 a 100 g e esteva treinando pesado. Desde que comecei a dieta parei com os suplementos (Whey Isolado, bcaa). Outra coisa surpreendente que aconteceu foi que a dois anos um nutrólogo me disse que eu era intolerante a lactose e desde então evitava consumir leite e derivados. Dede que comecei a Paleo estou comendo os derivados e não passei mal. Não senti nenhum efeito colateral, nadinha. Antes eu tinha diarreia, dores de cabeça, gases, náuseas. Descobri que na verdade como sempre ingeria lactose e glúten (geralmente eram bolos, tortas, chocolate) a intolerância é com o glúten e não com lactose. Passei anos com o diagnostico errado e sempre com a barriga muito inchada, sempre passando mal, já saia dos lugares vomitando. Uma dificuldade enorme de ganhar massa mesmo suplementando e treinando pesado. Estou com Muita dificuldade de me concentrar, dores de cabeça, muito sono. Sinto como se estivesse doente. Jamais tinha passado um fim de semana sem comer massas e doces, estou no 8º dia sem nenhum deslize e sem dia do lixo. Uma vitória com certeza! Parabéns pelo blog, a linguagem muito clara e simples, tem me ajudado muito! Parabéns doutor!
ResponderExcluirComecei a dieta á um ano,comecei pesando 130 kilos e já perdi mais de 30 kilos com a dieta,me apaixonei tanto pelo estilo de vida que hoje estou fazendo nutrição,mas como era esperado já ouvi em sala falando muito mal da dieta,assim como muitas pessoas sempre me disseram que era loucura seguir essa dieta,o fato de eu ter no começo do ano que fazer uma cirurgia de apêndice,muita gente diz que foi por causa da dieta,enfim,continuo convicta dos benefícios da mesma,sou a prova viva disso e sempre que posso pesquiso e leio mais sobre para me informar.Brigada pelo blog,me ajuda muito!
ResponderExcluirSensacional. Certamente, as crianças que têm apendicite (acho que 90% das apendicites são em crianças) devem estar todas fazendo low carb.... ridículo.
ResponderExcluirEm 2 de setembro de 2014 17:03, Disqus escreveu:
Olá dr Souto! Estou na Paleo/LCHF a 2 meses e gostaria de compartilhar minha experiencia, se possível gostaria tbm da opinião do senhor. Primeiramente gostaria de dizer que fiz cirurgia bariátrica a exatos 2 anos. De 105kgs fui para 57 em 6 meses, com uma possível anorexia. Contava calorias e não passava das 300/400 kcals por dia. Mentia pros médicos. Enfim, quando resolvi fazer uma dieta normal, engordei e fui para 63/64kgs. junto com isso, veio a compulsão alimentar, depressão e esteatose hepática. Em meio a isso com já 69kgs comecei a paleo/lchf e emagreci 4kgs em 2 semanas e passei a fazer de 2 a 4 refeições ao dia, respeitando a minha fome. Minhas compulsões diminuiram muito, posso dizer que 88%. Curei minha esteatose hepática, me sinto muito mais feliz, disposta e com muito apetite sexual, que eu não tinha e que quase acabou com meu casamento!!!!
ResponderExcluirFiz meus exames essa semana e alguns dos resultados foram: triglicerideos:35, colesterol:193, glicose:86,hdl:88... dentre vários outros resultados satisfatórios. Me sinto feliz e não quero abandonar a dieta, só de pensar em contar calorias e comer peito de frango cozido sem pele ou omelete de claras "frito" em água, me dá arrepios.
Mas ai vem meu grande problema. Meu estômago óbvimente dilatou por conta das compulsões. Como muito bem e não sei se esse é o problema. Mas lembra daqueles 4kgs perdidos? Pois é, não só achei eles como vieram outros 3 ou seja, estou pesando 73kgs e tenho 1,58cm de altura. Estou desesperada e simplesmente não consigo mais emagrecer! Já aumentei a gordura, os vegetais, receitas de bolos e doces paleos, só faço nos fds, meus exames hormonais estão todos normais. Se contar pra minha nutri que faço essa dieta ela vai dizer que estou louca. Por isso dr gostaria muito de sua opinião, pois não quero mesmo mudar de dieta.
Obs: raramente como tubérculos, e faço caminhadas com picos de corrida ou bicicleta ergométrica em casa. Tenho 25 anos.
Sobre low carb e calorias, leia:
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html
Depois, me conte o que achou
Sent from mobile phone
Em 03/09/2014 09:21, "Disqus" escreveu:
"Por isso, a dieta paleolítica defende a ingestão apenas de carnes magras, ..."
ResponderExcluirpo erraram feio aqui, mas a reportagem ta bacana
A Páleo do Cordain é assim mesmo. A Primal do Mark Sisson (e a minha versão, claro), é que são diferentes.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 03/09/2014 09:54, "Disqus" escreveu:
Realmente tenho problemas com trigger foods(queijos, creme de leite e castanhas) e acho que como demais. E pior, meu queijo preferido é o minas frescal, Beeemm branquinho. Vou tentar diminuir/cortar esses alimentos e ver no que dá! E a respeito do jejum, Tenho medo de fazer por conta da compulsão. O que o sr acha?
ResponderExcluirtem razão.. não sabia disso, estou vendo agora, ele também não indica bacon, queijo, leite etc.. essa paleo do Cordain é bem restrita mesmo
ResponderExcluirDá um desconto, ele escreveu isso há 15 anos.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 03/09/2014 10:17, "Disqus" escreveu:
ta certo huauhauha
ResponderExcluirOs autores mais conhecidos que abordam o assunto tem opiniões diversas sobre que seria o nível de cetose ideal. O valor da Cetose Nutricional, segundo S. Phinney e J. Volek é entre 0.5 e 5. O Andreas Eenfeldt sugere entre 1.0 e 5.0. Já o Jimmy Moore conseguiu bons resultados com menos de 1.0. Parece haver um consenso de que não há vantagens em ficar acima de 5,0. Ainda não li nenhuma abordagem que difere mulheres e homens.
ResponderExcluirObrigado por sua excelente resposta, eu li o livro do Jimmy Moore, mas ele afirma níveis pessoais altíssimos de cetonas no sangue , em sua experiência n=1.
ResponderExcluirBem, minha esposa tem tido excelentes níveis , chegando a quase 2 a noite, e nunca menos de 0,8 pela manhã. Estou tentando descobrir apenas um padrão, se é que ele existe.
"...perda de peso. Por isso, a dieta paleolítica defende a ingestão apenas de carnes magras, frutas, raízes e vegetais."
ResponderExcluirCarnes magras?! Li direito?
É a versão do Cordain
ResponderExcluir2014-09-15 9:33 GMT-03:00 Disqus :
Ah bom, também achei estranho.
ResponderExcluirOlá Dr. Souto, primeiramente quero parabenizar pelo conteúdo de informações através desse blog. Sou atleta de futebol profissional e tenho interesse em utilizar a dieta paleo/low-carb para fins de performance e regeneração utilizando a gordura como fonte energética e constante. O atleta Djokovic através de seu livro diz que ao eliminar o glúten e lactose de sua dieta, como também a saturação de glicogênio através de acúcar, contribuiu em muito na sua performance e regeneração das inflamações. Gostaria de saber sua opinião sobre tornar meu corpo cetônico e manter a dieta low-carb mesmo antes de atividade física intensa como o futebol, qual a sua recomendação? Se devo respeitar minha individualidade biologica, quais as minhas opçoes?
ResponderExcluirTo postando com a conta da minha esposa, mas sou eu Thiago o interessado. Obrigado
Olá. Acho que não se trata tanto de manter-se em cetose, e sim em páleo. E pode ser interessante repor o glicogênio na VÉSPERA dos treinos e jogos, à NOITE, com carbos páleo (como batata doce e frutas). Cetose e performance espoertiva creio que combinam mais em esportes mais aeróbicos, como corridas longas e ciclismo em terrenos mais planos.
ResponderExcluirDá uma olhada nisso:
http://robbwolf.com/2012/12/19/carb-paleo-thoughts-part-1/
http://robbwolf.com/2013/01/02/thoughts-carb-paleo-part-deux/
http://robbwolf.com/2013/01/09/thoughts-carb-paleo-episode-3-hope/
Em 15 de outubro de 2014 08:26, Disqus escreveu:
Então só mesmo a dieta Paleo já será o suficiente seguindo diariamente e nas vérsperas de jogos, fazer o uso de carbos Paleo sem que seja de alto indíce glicêmico. Só mais uma pergunta...posso utilizar o açai antes e pós treino ou jogo? Muito obrigado Dr. Souto.
ResponderExcluirNão vejo por que não
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 15/10/2014 11:41, "Disqus" escreveu: