- Os 12 motivos pelos quais low carb é melhor para diabetes: 7) A gordura total e/ou saturada da dieta não têm relação com o risco de doença cardiovascular.
Esta é a sétima de 12 postagens explicado porque uma dieta de baixo carboidrato (Low Carb) deve ser a estratégia padrão, inicial, para o manejo do diabetes. Esta série de postagens é baseada no artigo Restrição de carboidratos na dieta como a primeira abordagem no manejo do diabetes: revisão crítica e base de evidências, sobre o qual já tratamos previamente (ver aqui). As referências bibliográficas estão no artigo original (clique aqui).
Se ainda não leu, leia antes esta postagem.
A primeira postagem desta série foi: 1) Manejo da hiperglicemia;
A segunda postagem desta série foi: 2) A epidemia começou pelos carbs;
A terceira postagem desta série foi: 3) Nem precisa perder peso;
A quarta postagem desta série foi: 4) Nem precisa perder peso, mas perde;A quinta postagem desta série foi 5) Melhor aderência;
A sexta postagem desta série foi 6) +Proteína é melhor do que +carbs
7) A gordura total e/ou saturada da dieta não têm relação com o risco de doença cardiovascular.
Vários ensaios clínicos grandes e caros foram conduzidos desde que a chamada hipótese dieta-coração (diet-heart hypothesis) foi formulada na metade do século passado. Desde o estudo de Framingham original, passando pelo Women's Health Initiative, além de cerca de uma dúzia de outros estudos adicionais, tem havido falha em se identificar uma associação entre os lipídios da dieta e risco cardiovascular. Há hoje um grande volume de literatura científica e de livros populares documentando exaustivamente a falha das tentativas de dar suporte à hipótese dieta-coração (diet-heart hypothesis). Houve poucas tentativas de refutar isso. As fortes recomendações das agências de saúde previam que nenhum destes ensaios clínicos falharia em demonstrar essa associação. Na verdade, praticamente TODOS falharam.
Três metanálises recentes devem ajudar a encerrar, de uma vez por todas, a questão do nexo causal entre gordura na dieta e doença cardiovascular. Jakobsen e colaboradores, por exemplo, agregaram o resultado de 11 grandes estudos de coorte nos quais a gordura saturada foi substituída ou por gorduras poliinsaturadas (PUFA's, os dois gráficos de cima) ou carboidratos:
![]() |
Razão de Chance e intervalo de confiança de 95% para eventos coronarianos e morte nos diferentes estudos da metanálise. |
Por fim, o fato de que tão poucos estudos individuais tenham achado qualquer efeito é incrível. NENHUM dos 15 estudos sobre substituição de gordura saturada por carboidratos mostrou qualquer efeito em eventos coronarianos e apenas dois acharam efeito estatístico em mortes coronarianas. De fato, um dos poucos estudos, largamente citado para mostrar um efeito deletério da gordura saturada, é o Estudo do Hospital de Saúde Mental Finlandês (Finnish Mental Hospital Study), cujas limitações científicas e metodológicas já foram extensamente analisadas, incluindo a observação de que muitas das mudanças podiam ser atribuídas a diferenças nas medicações anti-psicóticas. Olhando novamente os estudos na análise de Jakobsen (figura acima), e levando em conta que alguns deles já têm mais de 20 anos, parece razoável concluir que, se existir algum risco em substituir carboidratos com gordura saturada, isso permanece especulativo mesmo a longo prazo, e não deve impedir a adoção dos benefícios já estabelecidos e imediatos de tal substituição para diabéticos.
dr souto obrigado mais uma vez pela sua contribuição seus estudos são bem claros e objetivo.
ResponderExcluirSempre tudo muito esclarecedor!
ResponderExcluirDr. ..hj sairam os resultados de alguns exames...em resumo meu LDL aumentou muito pouco. ..a relacão colesterol total e hdl está em exatamente quatro e meio, enquanto a triglicerides X hdl gira em torno de 1,3...muito feliz
ResponderExcluirValeu...
PS. Como sempre a palestra de sábado foi show.
dr souto...fiz uma analise gluten deu negativa ...Transglutaminase tecidular 0,30 existe uma analise mais completa onde se possa provar que tenho sensibilidade ao gluten ....
ResponderExcluirAcho que está certo. Eles achavam que trocando gordura por carbo diminuiria o risco, mas aumentou.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 13/10/2014 23:34, "Disqus" escreveu:
Dr Souto é o cara! Admiro muito!
ResponderExcluirO autor de dieta da mente afirma que todos somos sensíveis ao glúten no cérebro...
ResponderExcluirVc precisa provar por exames pq? Se sente melhor sem ele? É suficiente..! Não fiz exames, mas comi sábado uma carne maturada no chopp (sem saber), estou com sintomas até hj - alergia, queimação, preguiça (essa já ta passando!).
Pra mim já está mais do que provado!
Dr. Souto, em um post antigo havia uma resposta sua a respeito de um viés mais próximo à dieta mediterrânea em alguns casos, basicamente seria o consumo de mais carnes brancas do que vermelha e a preferência do azeite de oliva do que outras gorduras? Essa versão seria mais interessante em casos de SII e SOP? Outra dúvida, comecei a repor amido resistente utilizando meia colher de sopa de polvilho doce, devo consumir todos os dias ou em dias alternados? Obs.: nunca tive problemas intestinais, mas desde que cortei os carbos venho tendo períodos alternados de constipação e diarreia, um sintoma de SII. Obrigada!
ResponderExcluirA dieta cetogênica mediterrânea era mais destinada a quem tem dislipidemia.
ResponderExcluirPode ser que o amido resistente te ajude para SII ou não. Vai ter que testar. Se prejudicar, pare.
Para SOP,. o mais importante é ser low carb e, às vezes, retirar laticínios.
Em 14 de outubro de 2014 09:49, Disqus escreveu:
Nunca fui de babar ovo de ninguém, nunca tive um ídolo, um espelho, nada disso. Hoje eu admiro o Dr. Souto por ajudar pessoas a mudarem suas vidas, assim como, sem ter noção, tem ajudado a mudar a minha.
ResponderExcluirSou uma pessoa que nunca fui mega obesa, sempre estive acima do peso, uns 5-6kg, apesar de fazer muuuuito exercicio, muita dieta e tudo mais o que os nutricionistas indicavam... até engravidar!
Me vi 20kg acima do meu peso, completamente desesperada... Encontrei uma médica que tem me ajudado a voltar ao meu peso original com a dieta LowCarb. Mas quem de fato tem me ajudado é esse site e todo o universo Paleo que ele me apresentou de forma clara e cientifica.
Sábado passado (hoje é terça dia 14/10) conheci uma nutricoisa que me foi apresentada em uma festa, só pq eu estava de dieta (coisa de amiga que quer ajudar), quando ela ouviu meu relato da dieta me disse assim: _CUIDADO COM ESSA DIETA HEIM, SÓ TENHO QUE TE INFORMAR QUE DEPOIS QUE VC VOLTAR A COMER NORMALMENTE (nunca mais quero comer "normalmente" na minha vida!) VOCÊ VAI ENGORDAR TUDO E MAIS UM POUCO.
_ VOCÊ DEVE ESTAR EM CETOSE, CUIDADO, CETOSE CAUSA DANOS NEURAIS (eu ri nessa parte!).
_CUIDADO POR QUE VC PODE TER COMPLICAÇOES HEPÁTICAS, DIGO COM ENFASE, POIS ESTOU ME ESPECIALIZANDO NISSO!!!
Chamo esse tipo de profissional de NUTRICOISA. Ignorei e continuei...
Só pra elucidar: meu triglicerides foi de 338 para 56, fui de 84kg para 74 em 1 mes e meio, quero ainda eliminar 10 kg. Enfim, eu sou um case de sucesso, e pretendo ser sucesso permantente até o ultimo dia da minha vida e agradeço ao Souto e a Patricia (ela é um amor!)...
Gente, obrigada por tudo!
Pronto, babei meu ovo do ano!!
Obrigado, querida, sinto-me babado :-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 12:03, "Disqus" escreveu:
Obrigada, dr. Souto. Estou testando o amido resistente, em breve volto e conto a minha experiência com o mesmo. Quanto à SOP, estou com o retorno marcado na ginecologista e espero ter bons resultados. :)
ResponderExcluirEu achei que substituindo gordura POR carboidrato estava invertido, quer dizer tira a gordura e coloca carboidrato. Mas entendi perfeitamente a lógica do estudo.
ResponderExcluirPior é que essa expressão em inglês é ao contrário... http://translationpoint.blogspot.com.es/2012_01_01_archive.html?m=1
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 12:44, "Disqus" escreveu:
Ahhhh… sim isso é vero!
ResponderExcluirEntendi..Experimente o exame de alergia por IgG ao trigo, cevada ou glúten. Ele pega pequenas sensibilidades...
ResponderExcluirGostei do NUTRICOISA, rss rss rss
ResponderExcluirBem inspirado!
Ah!! obrigada pelo carinho!!
ResponderExcluirobs: não serei NUTRICOISA - prometo!
Dr. Souto me corrija se estiver errada, mas não creio que temos exames competentes suficientes pra avaliar o amplo espectro que o glúten atinge...
ResponderExcluirPortanto, melhor mesmo é retirar e pronto! O glúten vai causar permeabilidade intestinal. Ponto. Agora, como seu corpo vai reagir a isso é outra coisa. Tem gente que é celíaco. Outros tem dermatites... sabe-se lá mais o que isso pode causar...
Ok Patrícia já estou me conformando a ficar sem o money rsrrs....mas 1º a saúde ....infelizmente são poucos os médicos como Dr. Souto ...surpreendem minha perda de peso e saúde , mesmo assim ñ admitem o meu progresso...Acham mas uma dieta da moda...e infelizmente os doentes que perdem..bjim
ResponderExcluirTinha que ter mandado a nutriciosa estudar um pouquinho.
ResponderExcluirFantastico.Parabéns!
ResponderExcluirDr. José Carlos, estou produzindo um Congresso na sua área e gostaria de convidá-lo a palestrar conosco.
ResponderExcluirO site é http://congressosaude.com.br e temos nomes de peso, como o seu.
Espero que aceite =)
kkkkkkkkkkkkkkkkk,sinto-me babado foi otimo kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDr Souto, como você já deve ter percebido estou sempre pesquisando e tentando entender novas ideias.
ResponderExcluirTenho uma duvida, atualmente tenho uma rotina alimentícia diaria de algo como:
cafe da manha:4 ovos no oleo de coco + curry
almoço: brocolis, vegetais folhosos (se tiver folha de beterraba melhor) e carne
janta: 2 batatas recheadas com um pouco de creme de leite e requeijao, uma pitada de parmesao, azeite, vinagre balsamico e oregano.
Acabo repetindo muito os pratos principais, que me mantem praticamente na faixa ideal da maioria dos micronutrientes.
Porém algumas coisas que tenho lido no suppversity incomodam um pouco após as explicações sobre resposta a insulina com gordura + carbs, que na verdade nao eh bem como explicado no PHD.
Qual postura o senhor pensa ser mais prudente quanto ao consumo de carbs + gordura para uma pessoa saudável?
Obrigado!
Acho que o souto tá tããão saidinho nesses dias... sacana
ResponderExcluirhahahahaha
Eu acho que está perfeito do jeito que vc descreveu. E o critério é sentir-se bem, estar com peso ok, e exames ok. Não consigo imaginar nossos antepassados overthinking a comida. É comida de verdade, isso basta.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 20:47, "Disqus" escreveu:
Obrigado Dr. Realmente é o que tenho feito, por ser engenheiro as vezes me esqueço que nutrição/saúde não é ciência exata, não há como projetar algo que interaja com todas as variáveis para produzir um resultado específico.
ResponderExcluirEntão, tens razão, o importante é o bem estar, morrer todos nós vamos.
O melhor texto já escrito sobre isso: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/colesterol-v-causa-e-efeito-versus.html
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 21:01, "Disqus" escreveu:
Ótima postagem. Bem como a postagem sobre os riscos absolutos, que é uma maravilha de se ler. Continue com o alto nível que sempre tem tido o blog!
ResponderExcluirObrigado, Jairo, essa postagem sobre causalidade é um banho de humildade para nós que somos muito analíticos.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 22:08, "Disqus" escreveu:
Boa Noite. Dr. Souto, pelo amor que o senhor tem na saúde, me tira uma dúvida: Posso comer carne de porco todos os dias??? Por favor responda.
ResponderExcluirEu como todo dia e estou vivinho..
ResponderExcluirE por que não poderia??
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 14/10/2014 23:52, "Disqus" escreveu:
Dê tempo ao tempo. Contra o fato não tem argumentos... Quando eu comecei, era o louco solitário. Agora tenho uns 50 convertidos ;-)
ResponderExcluirhttp://www.abcs.org.br/informativo-abcs/1867-na-medida-certa-com-carne-suina
ResponderExcluirPode sim. Só garanta que o porco está morto, antes de morder.
ResponderExcluirMe ganhou :-) :-) :-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 15/10/2014 09:50, "Disqus" escreveu:
Bom dia Dr. Souto. Fui em uma consulta com um dos mais renomado médico da região do Vale do Aço e lhe perguntei sobre o consumo diário da carne de porco (lombo), e ele me respondeu que só poderia ser consumido em 1 dia na semana. Como a carne de porco é considerada carne vermelha fiquei com esta grande dúvida, pensei que talvez seja pelo excesso da taxa de ferretina no sangue, não sei se é este o motivo. Já a carne de boi só como 2 vezes na semana, pois recomenda-se o consumo no máximo 3 vezes por semana. Por favor me tire essa grande dúvida.
ResponderExcluirPode comer qualquer tipo de carne todos os dias. Preocupado com ferritina? Doe sangue 3x por ano. O fato de ser vermelha ou branca é irrelevante. Creio que vc já deve saber que seu médico aprendeu e prega OUTRO paradigma. Cabe a você estudar os argumentos aqui no blog e decidir qual a orientação seguir. E, obviamente, não espere a concordância de seu médico.
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/04/o-pecado-da-carne.html
Sent from mobile phone
Em 15/10/2014 11:58, "Disqus" escreveu:
Dr Souto , existe um estudo que sugere ser melhor consumir carboidratos a noite ? Obrigado.
ResponderExcluirDr. Souto e/ou Patrícia e demais participantes do blog, em primeiro lugar, peço que não riam de mim.
ResponderExcluirEstou fazendo paleo desde julho de 2013, embora não tenha sido tão rigoroso nesse período todo. De vez em quando comi pizza ou pão sírio ou um salgadinho numa festa, mas essas foram exceções.
A mudança em meu hábito alimentar propiciou ganho de massa magra, sem suplementos, e melhor digestão.
Como adquiri recentemente a pulseira Vivofit da Garmin, que conta calorias queimadas, passos, sono etc. e passei a usar em conjunto com o App MyFitnessPal, onde funciona como um diário da alimentação, com planejamento de metas de acordo com seu objetivo, perda, ganho ou manutenção de peso, passei a controlar rigorosamente a quantidade de macronutrientes e calorias consumidas.
Nesse App faço a programação de minha metas também sob o aspecto dos nutrientes, de modo que limitei minha meta de CHO para 20% do total, algo em torno de 140g. A quantidade de calorias varia de acordo com o objetivo e com a quantidade de atividade física desenvolvida.
Sei que o lema aqui é não contar calorias, entretanto, eu estagnei e, inclusive. Até aumentei um pouco meu peso e especificamente minha gordura. Confesso que o App tem me ajudado muito, inclusive a não cair em armadilhas que me faziam comer mais carboidrato.
A questão que quero propor é relacionada ao percentual de macronutrientes que seriam adequados para uma dieta com vista a saúde. Quanto de gordura, quanto de proteína e quanto de carboidrato?
Esclareço que não tenho passado fome, sobretudo porque mais de 50% de minha ingestão é de boa gordura: carnes gordas, côco seco, leite de côco, manteiga, queijo minas padrão, castanha de caju, nozes, azeite, ovos, óleo de côco etc.
Agradeço pela atenção.
Rir porquê?
ResponderExcluirAcho que não existe uma proporção EXATA de quanto do quê comer por dia, existem linhas gerais propostas por ideais diferentes dentro da ideologia da dieta paleolítica, por exemplo: paleolítica não-lowcarb, paleo cetogênica, baixo carboidrato, carboidrato moderado, primal... A flutuação do peso e dos % de gordura e músculo acontece, mesmo, pra mais e pra menos e isso não é realmente um motivo pra se preocupar. Se no geral você está se sentindo bem, peso adequado (que não significa "magérrima"), e não está comendo lixo, se liberte da neura, que nem aquela propraganda dos produtos de limpeza ("XÔ neura!").
Greater weight loss and hormonal changes after 6
ResponderExcluirmonths diet with carbohydrates eaten mostly at
dinner.
Sofer S, et al. Show all
Obesity (Silver Spring). 2011 Oct;19(10):2006-14.
doi: 10.1038/oby.2011.48. Epub 2011 Apr 7.
Abstract
This study was designed to investigate the effect of
a low-calorie diet with carbohydrates eaten mostly
at dinner on anthropometric, hunger/satiety,
biochemical, and inflammatory parameters.
Hormonal secretions were also evaluated. Seventy-
eight police officers (BMI >30) were randomly
assigned to experimental (carbohydrates eaten
mostly at dinner) or control weight loss diets for 6
months. On day 0, 7, 90, and 180 blood samples
and hunger scores were collected every 4 h from
0800 to 2000 hours. Anthropometric measurements
were collected throughout the study. Greater weight
loss, abdominal circumference, and body fat mass
reductions were observed in the experimental diet
in comparison to controls. Hunger scores were
lower and greater improvements in fasting glucose,
average daily insulin concentrations, and
homeostasis model assessment for insulin
resistance (HOMA(IR)), T-cholesterol, low-density
lipoprotein (LDL) cholesterol, high-density
lipoprotein (HDL) cholesterol, C-reactive protein
(CRP), tumor necrosis factor-α (TNF-α), and
interleukin-6 (IL-6) levels were observed in
comparison to controls. The experimental diet
modified daily leptin and adiponectin
concentrations compared to those observed at
baseline and to a control diet. A simple dietary
manipulation of carbohydrate distribution appears
to have additional benefits when compared to a
conventional weight loss diet in individuals
suffering from obesity. It might also be beneficial
for individuals suffering from insulin resistance and
the metabolic syndrome. Further research is
required to confirm and clarify the mechanisms by
which this relatively simple diet approach enhances
satiety, leads to better anthropometric outcomes,
and achieves improved metabolic response,
compared to a more conventional dietary
approach.
PMID 21475137 [PubMed - indexed for
MEDLINE]
Sent from mobile phone
Em 15/10/2014 12:15, "Disqus" escreveu:
Dr. Souto e moderadores, alguém tem algum material sobre lupus e dieta paleo? Preciso auxiliar um familiar que descobriu a doença recentemente e lembro de ter lido alguma coisa sobre benefícios da dieta paleo no tratamento de doenças autoimunes. Obrigado
ResponderExcluirMaurício, veja:
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/paleo-e-auto-imunidade.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/relato-de-caso-psoriase.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013_07_01_archive.html
Leia também os comentários, há verdadeira pérolas neles.
Está postagem sobre autoimunidade em geral: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/paleo-e-auto-imunidade.html e uma cópia do barriga de trigo devem resolver
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 15/10/2014 13:29, "Disqus" escreveu:
Kkkkk
ResponderExcluirAproveitando que alguém perguntou mais sobre porco, pode-se comer também todos os dias aquelas carnes de porco temperadas resfriadas, que tem conservantes nitrito e nitrato de sódio?
ResponderExcluirBoa Tarde Dr. Souto, comecei a low carb há 3 meses, mas a única coisa que começou a me incomodar foi o intestino preso, já tentei AR,iogurte e não adiantou, não sei se no meu caso foi gordura demais que prendeu, já estava sentindo dores abdominais por isso. Então adequei a dieta inclui frutas, tubérculos e verduras. Exclui a gordura, grãos como aprendi no seu blog! A minha dúvida é a seguinte consigo emagrecer dessa maneira?
ResponderExcluirEssa foi ótima KKKKKKKKK.
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluirSe a ingestão de carboidratos for menor que 150g/dia, acho que sim. A lowcarb só não prega a exclusão de gorduras, pelo contrário. Mas você também não precia adicionar gorduras artificialmente, ainda mais se você perceber que isso não está sendo bom pra você. Alguns iorgutes mais tem açucar do que leite, tem que tomar cuidado. De toda forma, pra saber se vai emagrecer assim, é só testar. Mas já tentou aqueles preparados probióticos, de bacilos que vem em pacotinhos e se compra na farmácia?
ResponderExcluir(engraçado, meu namorado me disse que pra ele foi o inverso: com lowcarb ele parou de ficar constirpado)
Quando mais natural, melhor, né. Se der pra evitar alimentos industrializados, é melhor.
ResponderExcluirBom, aí já é mais complicado. Se for pra não comer pão e massa, sim. Mas não é a melhor opção.
ResponderExcluir2014-10-15 14:12 GMT-03:00 Disqus :
Daqui a uns 2 meses você mesmo me dirá - possível, é.
ResponderExcluirEm 15 de outubro de 2014 14:51, Disqus escreveu:
Eu como duas vezes por semana, no máximo. Mas no outro dia o cara come um salame, no outro linguiça, presunto.. e quando ver está comendo essas embutidos todos os dias :-(
ResponderExcluirBem só para efeito de apresentação, seu blog estar na minha barra de favoritos , assim como o do emagrecer de vez, isto a 1 ano. Sou seguidor da sua filosofia alimentar, resultado disto: Pesava 102 quilos um ano atrás e hoje peso 76. Todos as taxas dos meus exames foram regularizadas com exceção do HDL que está em 39. Já dou sangue de 3 em 3 meses. Este médico já deu até depoimento na tv globo. Porém este mesmo médico me disse que eu não podia comer bacon, não podia comer manteiga, porco 1 vez por semana e o ovo apenas 1 por dia. Portanto depois desta consulta ele foi totalmente ''ELIMINADO''. Muito obrigado pelo tempo e atenção!!! Sem exageros, fiquei ainda mais seu FÃ.
ResponderExcluirDe acordo com conselhos do emagrecer de vez que segue a mesma filosofia do Dr. Souto: 15% Carboidrato - 25% Proteína - 60% Gordura ::::: Eu faço 25% Carboidrato - 25% Proteína - 50% Gordura, isto porque como diariamente carboidratos complexos.
ResponderExcluirParabéns - orgulhoso por poder colaborar
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 15/10/2014 20:25, "Disqus" escreveu:
olá Hilton, vou aproveitar que vc está aqui e perguntar:
ResponderExcluirvc tem a legenda (português ou inglês) do documentário Cereal Killers para me enviar?
😂😂😂😂
ResponderExcluirmais doutor solto ela disse que excluiu a gordura não entedin essa
ResponderExcluirr leite como e o nome dos probioticos que vc falou ai tu sabe?
ResponderExcluirso en ler ja mi deu enxaquenca kkkkkkk carne de porco so compro fresca na feira e olhe la
ResponderExcluire esse negocio de auto imunes e um problema serio,a maioria da população ten e nen sabe e uma epidemia,vale uma postagen ben detalhada,e resumida para que o povo entenda que o alimento de um pode ser veneno de outro
ResponderExcluireu nen conto mais nada,quando quero secar mesmo apenas baixo mais a gordura e deixo so a proteina ai fica low carb e low fat,dentro de 1 mes meu corpo ja muda fico ben mais seco
ResponderExcluirInteressante. E como fica sua alimentação? O que você come que é só proteína? Você usa whey? Obrigado!
ResponderExcluirValeu Roniedson! Eu estou fazendo 20/30/50, pois gosto de correr e acho que ajuda, embora em dias em que não corro fico abaixo dos 20% de CHO e normalmente supero os 50% de gordura. Para secar acho que vou ter que fazer como o Felipe: diminuir também a gordura. Abraço!
ResponderExcluirpeito de frango, whey protein, clara de ovo,ou albumina en pó,sardinha,salmão,ja fis isso fico ben definido e não sinto fome proteina sacia que só
ResponderExcluiragora tou low carb e alto en gorduras boas,tou definido tou mas não como antes,quando faço o estilo dukan que e low carb e low fat ai sim minha pele fica ben fininha não faço nen força e o abdomen ja da as caras
ResponderExcluireu ia votar en AÉCIO mais tou pensando en voltar no doutor solto
ResponderExcluirdoutor solto ten um parente meu que começou a dieta paléo ja ten mais de 1 ano,ele emagreceu e tal,so que ele ta sendo muito paleolitico vendeu o computador de casa,vendeu a televisão,não sabe mais nen andar de carro, olha ai pro senhor ver https://www.youtube.com/watch?v=8NV1KamAYOY&feature=youtu.be e ai doutor ten cura pra esse caso ?
ResponderExcluirDr Souto, sigo lowcarb/paleo há mais de um ano, porém, minha pressão ficava sempre em 12/8 e agora fica sempre baixa 9/6... Teria algo a ver com a dieta? Importante dizer que eu não consumo carbo até a hora do almoço.
ResponderExcluirSim, low carb ajuda a normalizar a pressão (anormalmente elevada pelo hiperinsulinismo). Parabéns. Se vc usa algum anti-hipertensivo, fale com seu médico para diminuir ou parar.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 16/10/2014 09:57, "Disqus" escreveu:
Obrigada Dr. Quando ele viu minha pressão... perguntou se eu estava passando mal rs.
ResponderExcluirDr.Souto, primeiramente gostaria de agradecer os conhecimentos que o Sr transmite através desse blog, que já venho acompanhando a alguns meses e só agora que faço o primeiro comentário. Estou seguindo essa dieta há uns dois meses, me mantenho mais paleo, mas muitos dias adoto o low carb e nesse tempo emagreci quase 4 kg, apesar da minha busca ser mesmo por saúde. Comecei essa pesquisa e achei esse blog, depois de ler o dieta da mente e ficar chocada com tantas informações equivocadas nos são passadas, mergulhei em ler a respeito, pois minha mãe tem Alzheimer e pesquisando na internet encontrei seu blog. Depois li o barriga de trigo e meu pai tb é diabético e hipertenso. Primeiro adotei pra mim e agora tô querendo inserir no cardápio deles, entretanto ambos são hipertensos e meu pai já teve um AVC, então vou ter q monitora bastante a questão do sal, o sr tem alguma sugestão pra um cardápio e alimentos a serem evitados? Não preciso nem dizer q a nutricionista do plano q acompanha meu pai, coloca os carboidratos integrais como mocinho e as gorduras como vilãs, não se tem muitas Patrícias como nutricionistas, infelizmente. Desculpe o texto longo, mas gostaria de sugerir ao sr. Como um estudioso e pesquisador nesse segmento uma correlação desse estilo de vida paleo com infertilidade, se pode melhorar, visto q já li q o glúten e excesso de carboidratos podem prejudicar a fertilidade. Desde já agradeço a atenção e os conhecimentos compartilhados conosco.
ResponderExcluircara, de cabeça eu não tenho nenhum não. Acho que chamam de "repositor de flora intestinal", é de venda livre. Normalmente é usado depois de uma crise bizonha de diarréia, ou de sessões longas de antibiótico. só chegar na farmácia e perguntar.
ResponderExcluirÂngela, aplica o cardápio da dieta da mente para ele. A pressão, como você sabe, tenderá a BAIXAR com low carb. Apenas 25% das pessoas tem problemas com sal. http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/05/o-sal.html
ResponderExcluirEm 16 de outubro de 2014 11:03, Disqus escreveu:
Boa tarde
ResponderExcluirAcompanho o blog desde março, quando comecei uma dieta orientada, exclusivamente low carb de baixa caloria, e por causa dela descobri que tenho intolerância ao glúten. Procurei sobre o assunto e caí aqui. Gostei muito do que encontrei e passei a misturar os dois conceitos. em três meses emagreci 8 kg. E parei por aí. Confesso que desde então não consigo fazer nem bem direito uma, nem bem direito outra... por culpa minha, que escorrego na gulodisse e no pão nosso de cada dia de vez em quando...
Mas como faço academia também, leve mas constante, acabei comprando uma balança de bioimpedância, e desde o início da dieta consegui diminuir o percentual de gordura de 42% para 36,8%. Eu considero uma vitória, mas sei que o ideal está bem abaixo disto. Minha glicemia de jejum é 112, mas já li que pode ser normal , e o que me deixa bem aliviada é uma glicemia pós prandial de 86. O resto tá legal.
Agora, o que fazer para voltar a emagrecer?? Quanto tempo dura o patamar? Eu baixei 10% do meu peso e parou...
Olá Silvia,
ResponderExcluirse essas escorregadas são realmente de vez em quando, não creio que façam tanta diferença. Na maioria das vezes o que falta é paciência para o corpo se adaptar a tantas mudanças.
leia: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html
LACTOFOS
ResponderExcluirFLORATIL
e similares.
Dr Souto boa tarde! Vi uma palestra sua onde você comenta que há um tipo de paleo que é bem restrita e incluvise não se consome ovos. Pq?
ResponderExcluirAutoimunidade
ResponderExcluir2014-10-16 16:23 GMT-03:00 Disqus :
Não tem nada a ver então com emagrecimentos, e sim doenças do corpo.
ResponderExcluirExato
ResponderExcluir2014-10-16 16:29 GMT-03:00 Disqus :
Obrigada!
ResponderExcluirVejam esta , agora reconhecem http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141014_alimentos_gordura_mdb
ResponderExcluirTodo mundo agora é Low Carb desde criancinha ;-P
ResponderExcluirEu já estou preparando uma postagem sobre essa matéria desde hoje de manhã, nos intervalos ente consultas.
2014-10-16 17:14 GMT-03:00 Disqus :
Muita gente que começa essa dieta diz que está com prisão de ventre, que não consegue ir ao banheiro todo dia. Mas fiquei pensando: será que o natural é ir todo santo dia mesmo? Se não tínhamos esse hábito de alimentação mega constante no passado, precisávamos evacuar todo dia ou essa é mais uma crença moderna?
ResponderExcluirO principal não é a frequência, e sim o aspecto.
ResponderExcluirOlha só: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Bristol
Cocô também é Cultura
Sent from mobile phone
Em 16/10/2014 19:46, "Disqus" escreveu:
http://www.paleodiario.com/2014/02/a-gripe-low-carb.html
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 10:39, "Disqus" escreveu:
kkkkk boa
ResponderExcluirPatricia
ResponderExcluirQdo vc termina sua facu? Vc já vai vários pacientes......
Ovos, na verdade, ajudam a emagrecer pois dão saciedade e são alimentos quase completos (sem falar na versatilidade).
ResponderExcluirVocê pode ver seu corpo como se fosse um shopping center: muita gente entra... alguns só fazem número, mas outros estão ali para trabalhar, para dar vazão à circulação de pessoas. Assim é com seu organismo: carboidratos são como pessoas desocupadas que só querem olhar as vitrines, fazer filas enormes e congestionar o trânsito do estacionamento... por outro lado as gorduras e as proteínas são como os funcionários que despacham os consumidores e evitam o acúmulo nas filas e tal. Portanto, as coisas que comemos têm efeitos diferentes... é melhor colocar gente trabalhando pra dentro que acumular curiosos e desocupados... ;-)
falta um pouquinho... :)
ResponderExcluirMuito legal os tipos de fezes!
ResponderExcluirOi Patrícia
ResponderExcluirObrigada pela resposta.
Nem é questão de paciência, é cansaço mesmo...
Sinto falta de coisas a que estava tão acostumada... de uma hora para outra se foi o pão nosso de cada dia, a macarronada de domingo na casa da mãe, e até o feijão com arroz... E de quebra, se foi a fartura, porque mesmo comida de verdade para mim é controlada, contada... porque quero perder peso. Nem sinto fome... sinto vontade, rsrsrs.
É só um desabafo, se não for do jeito do blog, por favor apaga...
Eu diria que está mais "solto" (como alguns o chamam aqui)...
ResponderExcluirAh, sim. Dizem também que meu carro ideal seria um Pálio.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 18/10/2014 02:17, "Disqus" escreveu:
Ei tomei soro (daqueles de água sal e açúcar) e voltei com o lowcarb diminuindo as quantidades Mais lentamente
ResponderExcluirPrisão de ventre? Água também influencia. Ou seja, beba muita água e seja feliz.
ResponderExcluirDr. Souto, existe mais alguma recomendação quanto a este assunto?
1. Dr. Souto, a afirmação do título do post também é válida nos casos em que o aumento da gordura saturada na dieta vem acompanhada com o aumento do colesterol LDL-C para níveis acima dos preconizados como "limítrofes"?
ResponderExcluir2. Níveis mais elevados de HDL (por exemplo >60) e mais baixos de triglicerídios (<100) compensariam o " aumento do risco " (se existe este aumento) do aumento do LDL-C eventualmente ocasionados pelo aumento do consumo de gorduras saturada?
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/08/sobre-importancia-de-compreender.html
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 22/10/2014 22:57, "Disqus" escreveu: