Covid-19

A epidemia de desinformação está agravando a epidemia de Covid-19. Não faça perguntas ou comentários antes de assistir às QUATRO lives listadas mais abaixo e de ouvir os QUATRO episódios de podcast abaixo – se eu perceber que as respostas estão nos vídeos e áudios, vou deletar a pergunta. Foram 4 horas de conversa exaustiva sobre isso. O resumo é:

  • Use máscara e pratique o distanciamento social. São medidas de plausibilidade extrema e baixo custo, que são necessárias em um momento de calamidade e colapso total como vivemos no país (em particular aqui nos estados do sul). O colapso já chegou.
  • Vacine-se e estimule a vacinação. Com qual vacina? Deixemos essa pergunta para quando tivermos o privilégio de escolher. No momento, vacine-se com a primeira vacina aprovada pela Anvisa que estiver disponível para sua faixa etária ou grupo de risco. Foi o que eu fiz
  • PARE DE DISSEMINAR TRATAMENTOS MILAGROSOS PELO WHATSAPP.
  • Pare, simplesmente PARE de seguir e replicar gente que manda usar remédios para piolhos, malária ou antibióticos.

Para uma fonte confiável, em linguagem acessível ao leigo, sobre pensamento crítico, ciência em geral e Covid-19 em particular, visite o site da Revista Questão de Ciência

Para análise metodológica detalhada dos artigos “científicos” que vc recebe por Whatsapp, bem como das tais “metanálises” de sites como c19study, ivmmeta, hcqmeta, c19ivermectin e c19legacy, siga no Twitter o Dr. José Alencar.

Assista estas 4 lives minhas com especialistas em práticas de saúde baseadas em evidência:

Live Com Dr. José Alencar – clique aqui

Live Com Prof Leo Costa – clique aqui

Live Com Prof. Dr Luis Correia – clique aqui

                                                      Live Com Prof. Dr José Neto – clique aqui

Leia também esta reportagem de Aos Fatos.

Para Medicina Baseada em Evidências, que é o grande antídoto para tudo isso, siga o Dr José Neto em seu site e em seu podcast, e o  Dr. Luis Correia em seu site e em seu podcast.

Falando em Podcast, escute especialmente estes episódios:

Entrevista com Érica Vieira para o programa Opinião Minas (parte 2 é a mais importante)