ADA vendendo manual de low-carb: o mundo dá voltas

Em outubro de 2018, foi publicado um consenso conjunto da ADA (Associação Americana do Diabetes) e da EASD (Associação Europeia para o Estudo do Diabetes), que já havia posicionado low-carb como uma das estratégias padrão para o manejo nutricional do diabetes tipo 2 (veja aqui).

Em abril de 2019 foi a vez de low-carb ser oficialmente recomendada em diretriz pela ADA (veja aqui). Esta é a famosa diretriz que afirma que “Reduzir a quantidade total de carboidratos para indivíduos com diabetes [é a estratégia que] demonstrou a maior quantidade de evidências para a melhora da glicemia, e pode ser aplicada em uma variedade de padrões alimentares de acordo com a necessidades e preferências de cada indivíduo” e que “Low-carb, especialmente very low-carb, tem demostrado reduzir a hemoglobina glicada e a necessidade de medicação no diabetes. Estes padrões alimentares ESTÃO ENTRE OS MAIS ESTUDADOS NO DIABETES TIPO 2”.

Quem lê este blog nos seus mais de 10 anos tem acompanhado a mudança de opinião institucional sobre a abordagem low-carb, desde o período em que era tratada como “mais uma dieta da moda” (o que ainda acontece no Brasil, lamentavelmente) até seu status atual de estratégia consagrada em diretrizes internacionais. Mas nada disso me preparou para o que acaba de ser lançado. Um guia, editado e vendido pela Associação Americana do Diabetes (ADA) de como fazer low-carb e very-low-carb para o manejo do diabetes tipo 2!!

Eis a tradução do texto que vem logo abaixo da figura acima: “A Associação Americana do Diabetes identificou os padrões alimentares de baixo teor de carboidratos (Low-Carb) e muito baixo de carboidratos (Very-Low-Carb) como opções que podem melhorar os resultados em adultos com diabetes tipo 2. Este guia de 28 páginas foi desenvolvido para auxiliar nutricionistas, especialistas certificados em cuidados e educação em diabetes e outros profissionais de saúde na avaliação da adequação de uma intervenção Low-Carb ou Very-Low-Carb para seus pacientes. Além disso, fornece estratégias e exemplos de planos de refeições para implementar um padrão alimentar Low-Carb ou Very-Low-Carb como uma intervenção baseada em evidências para adultos com diabetes tipo 2.”

Infelizmente, não tive ainda a oportunidade de ler a publicação, pois a mesma não está disponível como livro eletrônico. Por ora, basta que possamos colocar em perspectiva uma das mais incríveis reversões de postura dos últimos tempos:

O mundo – felizmente – dá voltas.

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo