Covid-19 e risco de diabetes

Postagem premium de 01/12/2022

Conforme explicado em postagem anterior, em breve o blog terá uma área de membros com conteúdo exclusivo e de periodicidade mínima semanal. Até que a área de membros esteja pronta, todos terão acesso às postagens premium neste espaço.

Outro plano para a área de membros será a republicação de postagens antigas do blog ATUALIZADAS: a ciência evoluiu na última década, assim como meu pensamento a respeito de muitos temas sobre os quais escrevi; será uma oportunidade de revisitar assuntos importantes.


Ano passado atendi um caso de um paciente com diabetes tipo 2 descompensado. Até aí, nada de novo. O interessante era a história desse caso específico. O paciente era diabético há 6 anos, e mantinha uma hemoglobina glicada em torno de 6 (o normal é abaixo de 5,7) com o uso de metformina. Ou seja, era um diabetes muito bem controlado. Mas, quando chegou para mim, estava com hemoglobina glicada de 10 e glicemia acima de 300. Ele não havia engordado, nem estava usando nenhuma medicação que pudesse ter esse efeito (corticoide, por exemplo). O diabetes descompensou depois da Covid-19.

Alguns relatos de caso começaram a surgir na literatura já em 2020. Mas, com relatos de caso, a chance de ser uma coincidência é muito grande. Você poderia estar apenas relatando os casos em que isso aconteceu (porque lhe chamaram a atenção) e ignorando os muitos em que tal coincidência não ocorreu. O caso que eu descrevi acima poderia ser apenas isso, uma grande coincidência.

Esta semana, saiu uma nova metanálise sobre esse assunto:

Os pesquisadores encontraram associação entre Covid-19 e o risco de desenvolver diabetes – tanto tipo 2 como tipo 1. O aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2 seria da ordem de 60%.

Isso significa que Covid-19 AUMENTA a chance de desenvolver diabetes? Não podemos afirmar isso! Porque a metanálise em questão foi de estudos observacionais retrospectivos, e esse tipo de estudo não pode estabelecer causa e efeito. Querem um exemplo do tipo de fator de confusão que poderia existir aqui? Sabemos que diabetes aumenta o risco de desenvolver casos mais severos de Covid-19. Assim, é possível que pessoas que estavam desenvolvendo um quadro de diabetes justamente quando contraíram a doença tenham sido diagnosticados em maior número por terem quadros mais sintomáticos. Chama-se isso de causalidade reversa. Ao invés de a Covid-19 estar causando o diabetes, o diabetes está “causando” uma chance maior de fazer o diagnóstico de Covid-19. Outra possibilidade é que pessoas com Covid-19 vão mais ao médico do que pessoas sem Covid-19, e quem vai ao médico tem mais chance de ter qualquer coisa – incluindo diabetes – diagnosticada. Quando se comparou pessoas com Covid-19 com pessoas com outras infecções respiratórias, o aumento foi de apenas 17% no risco de ser diagnosticado com diabetes (talvez porque, neste caso, ambos os grupos tivessem maior chance de ir ao médico). Dito isso, os autores tentaram, através de vários métodos estatísticos, controlar essas possíveis variáveis (o que, em geral, não dá muito certo).

Minha impressão – minha “crença” se preferirem – é que o vírus pode sim ser diretamente tóxico para as células beta do pâncreas em algumas pessoas (ou desencadear autoimunidade no caso de diabetes tipo 1). E este é mais um motivo para evitar contrair a doença, se possível. Não se sabe se a vacina reduz a chance dessa (possível) complicação, mas existe alguma plausibilidade nessa hipótese – a ver.

Seja como for, é bom que tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes estejam cientes da possibilidade de que a infeção pelo SARS-Cov-2 possa estar envolvida no surgimento ou na piora do diabetes. Em havendo uma piora inexplicável de um diabetes pré-existente, ou surgimento de um caso novo, essa é uma hipótese a ser considerada.

(Resumo em linguagem simplificada: existe uma associação entre Covid-19 e diabetes. Não se pode ainda afirmar que uma coisa causa a outra, mas esse novo estudo indica essa possibilidade, o que, caso se confirme, explicaria tanto a piora do quadro de diabetes de algumas pessoas após contrair a Covid-19 quanto o surgimento de novos casos de diabetes).


Você já ouviu o episódio mais recente do nosso podcast? O assunto é: afinal, dieta Páleo ainda faz algum sentido, ou é algo desacreditado porque não sabemos com certeza o que se comia durante a evolução? Confira!

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo