sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Expectativas versus Realidade

Tenho pensado há algum tempo sobre esta postagem. O grau de satisfação com qualquer coisa na vida está diretamente relacionado às expectativas.

Uma mulher "comum" que vá para uma cirurgia plástica com a expectativa de ficar igual à modelo da revista, está destinada à frustração. Se o objetivo for ficar melhor do que estava antes, ficará satisfeita.

Quem compra um computador barato e pensa que está adquirido uma máquina poderosa, ficará frustrado. Se as expectativas forem adequadas ao que foi comprado, ficará satisfeito (melhor do que máquina de escrever que possuía antes).

O que uma mudança de estilo de vido é capaz de produzir? E o que é muito improvável, ou mesmo impossível? Esta questão é crucial. Se você se der ao trabalho de ler as perguntas e comentários dos leitores deste blog, encontrará com frequência variações do seguinte:

"Estou fazendo esta dieta há 3 meses e já perdi 10 Kg, mas gostaria de perder mais 4 Kg para atingir meu objetivo. O que estou fazendo errado?". Ou:

"Parei de consumir carboidratos há 3 semanas e perdi 5Kg. O que estou fazendo de errado?". Ou ainda:

"Após perder 2 Kg no primeiro mês, não estou perdendo mais nada - esta dieta não é pra mim?"

E então, o que está errado? O estilo de vida ou as expectativas? Vamos explorar este tópico. Meu objetivo é adequar as expectativas das pessoas, de modo a aumentar seu grau de satisfação com suas conquistas.

1) Cada organismo é diferente. Sim, eu sei, parece óbvio. Mas às vezes é mais óbvio em alguns aspectos do que em outros. Alguns de nós ficamos grisalhos cedo, outros tarde. Alguns de nós temos afinação, outros são desafinados. Alguns de nós respondem melhor a uma dieta low carb do que outros.

2) Mulheres têm mais dificuldade em perder peso. Isto não é uma novidade para as mulheres, mas é bom deixar claro aqui. As flutuações hormonais dificultam, em especial após os 40 anos. Após a menopausa torna-se ainda mais difícil, com qualquer estratégia, seja a low carb, seja passando fome.

3) Nem todos engordam pelos mesmos motivos. Não resta dúvida que o consumo excessivo de carboidratos refinados é a grande causa da epidemia de obesidade de nossos dias. Isto não significa que VOCÊ engordou por causa disso. Há pessoas que engordaram pelo uso de medicamentos, como antidepressivos ou medicações para transtorno de humor bipolar, anti-convulsivantes, corticoides. Há pessoas que engordam devido à predisposição genética; e há pessoas que engordam simplesmente por que comem demais.

4) Há pessoas que, devido ao grande excesso de peso que acumularam, ou devido a múltiplas dietas de restrição calórica prévias, apresentam o que alguns autores consideram um "desarranjo metabólico"; isso inclui um grau de resistência à insulina e à leptina que torna o emagrecimento muito difícil. É como se o organismo se "agarrasse" ao tecido adiposo, ativamente tentando se proteger de uma escassez futura, preservando a todo o custo as reservas que possui.

Eu fui uma dessas pessoas que perdeu peso de forma assombrosa com a restrição de carboidratos; foi tão rápido que muitas pessoas achavam que eu estivesse doente - em 3 meses tive de trocar todo o guarda-roupa, sem passar fome, e sem atividade física (acrescentei a atividade física DEPOIS). No entanto, conheço pessoas que perderam 2 ou 3 Kg e estacionaram. Claramente há algo muito diferente, do ponto de vista metabólico, entre estes dois extremos. Em seu agora já clássico estudo, o Dr. Gardner da UCLA indica que aqueles pacientes cujo excesso de peso foi causado pela resistência à insulina são os que melhor respondem à restrição de carboidratos. Neste estudo, foram comparadas 4 dietas completamente diferentes. Embora a dieta low carb, como sempre, tenha se saído melhor que as demais NA MÉDIA, houve pacientes individuais que perderam grande quantidade de peso com TODAS as 4 dietas, e houve pacientes que não perderam peso em TODAS as dietas.

Li um livro fascinante nos últimos dias: Diet 101: The Truth About Low Carb Diets, de Jenny Ruhl. Trata-se de um livro que faz uma análise crítica e científica destes problemas, sem o viés de quem quer vender uma dieta e ganhar dinheiro em cima disso. Seriam necessárias várias postagens para que eu possa resumir todo este livro (talvez eu ainda as faça), mas alguns pontos-chave são os seguintes:

  • Se não fosse pela fome, fazer dieta seria uma coisa fácil;
  • As dietas low carb sabidamente controlam a fome;
  • A perda de peso rápida, muito comum nos primeiros dias de dieta low carb, consiste em glicogênio e água, não gordura. O glicogênio é a forma em que o corpo armazena glicose. E cada grama de glicogênio liga-se a 4 gramas de água. Assim, não é incomum que se perca 2 a 6 Kg em poucos dias ou poucas semanas no início de uma dieta low carb devido à eliminação de glicogênio e água, além de um pouco de gordura.
  • A perda de peso média nos primeiros 30 dias é de cerca de 1,5 Kg por semana (mas pode ser bem menos se você tiver baixas reservas de glicogênio);
  • Uma vez que ocorra esta perda inicial muito rápida de peso, há uma sensível diminuição da velocidade de perda de peso - a partir de agora, começa a perda de gordura propriamente dita
  • "Sorte de iniciante": há pessoas que perdem muito peso, muito rápido com as dietas low carb. Pessoas que emagrecem 20Kg em 3 meses, 50 Kg em 6 meses. Estas pessoas são as exceções, e não a regra. Mas, obviamente, são as pessoas que mais aparecem nos blogs e nas redes sociais - elas estão muito felizes e querem repartir com o mundo o seu sucesso. Mas não funciona assim para a maioria das pessoas.
  • Perdas de peso típicas com uma dieta low carb são da ordem de 7 a 14 Kg.
  • De uma forma geral, há uma perda rápida nas primeiras semanas, uma perda lenta após, que culmina com a estabilização do peso após 6 meses.
  • A velocidade MÉDIA de perda de peso após o primeiro mês é da ordem de 500g por semana
  • Quanto maior o excesso de peso no início da dieta, maior a perda de peso em quilos
  • Quanto mais perto de seu peso ideal, mais lenta e difícil é a perda de peso - e esta perda pode NUNCA chegar ao peso ideal (pelo menos não ao peso que você definiu como o sendo o seu ideal);
  • Se você voltar a comer uma dieta "normal", você tenderá a perder os benefícios ganhos. Isto deveria ser óbvio, mas não é. Você se expõe ao sol sem protetor, e desenvolve queimaduras solares. Então, você para de fazer isso, e as queimaduras se resolvem. Então você acha que ficou imune ao sol?? Se você voltar a se expor àquilo que lhe faz mal, você sofrerá as consequências novamente;
  • Em função do acima exposto, conclui-se que a restrição de carboidratos deve ser uma mudança de estilo de vida permanente, com vistas à melhoria da saúde e de seu bem estar físico, tendo a perda de peso como apenas um de seus benefícios;
  • O consumo de uma dieta rica em gorduras é seguro no contexto de uma dieta pobre em carboidratos, mas isto não se aplica em uma dita rica em carboidratos. Ou seja, se você um dia desistir de restringir seus carboidratos e quiser voltar a comer massa, pão e doces, você deverá restringir as gorduras e comer pouco. Não se pode ter tudo. Você pode comer bacon à vontade OU doces com moderação, mas não pode ter AMBOS;
  • As pessoas que obtêm sucesso com dietas low carb são aquelas que gostam de alimentos low carb. Isto é tão importante que vale a pena dizer de novo: se você não gosta de ovos, carne, manteiga, nata, queijo, presunto, bacon e salada, será que você realmente poderá manter uma dieta destas por longo prazo?  A melhor dieta é a aquela que pode ser mantida sem sofrimento de forma continuada e definitiva. Se você não suporta os cardápios low carb, talvez seja preferível seguir outra dieta saudável, como a dieta mediterrânea, por exemplo;
  • Uma dieta razoável é melhor do que uma dieta perfeita, se a perfeita não for sustentável no longo prazo mas a razoável for. Ou seja, é preferível apresentar alguns deslizes ou incluir alguns alimentos que não são ideais, do que tentar algo muito restritivo, não conseguir, e voltar a comer apenas carboidratos refinados, já que não conseguiu ser perfeito. Como diz o ditado, o bom é melhor que o ótimo;
  • Uma dieta low carb não precisa ser uma dieta cetogênica a fim de ser efetiva. Cada pessoa tolera um nível de carboidratos sem ganhar peso. Há pessoas que toleram GRANDES quantidades. Se você está lendo este blog, provavelmente você não tolera mais do que 100 a 115 gramas de carbs por dia. Mas é plenamente possível perder peso com uma dieta low carb que não seja cetogência (para ser cetogênica, em geral é necessário restringir os carboidratos a menos de 20g por dia, o que pode ser interessante como um pontapé inicial, mas não é muito sustentável para o resto da vida).
  • Uma dieta low carb / páleo tem como objetivo a saúde como um todo, e não apenas emagrecer. Você pode emagrecer contraindo qualquer doença grave, mas você não faria isso. Assim, não adianta trocar "junk food" (fast food, doces e guloseimas, comida industrializada) por "junk food low carb" (produtos low carb industrializados à base de maltitol, isomalte, soja, carragena, e outras coisas do gênero). Trata-se de comer COMIDA DE VERDADE.
  • O peso flutua por outros motivos além da gordura. Somos 70% água, de modo que podemos reter mais ou menos água dependendo da quantidade de bebemos, da quantidade que suamos, da quantidade de sal que consumimos e, no caso das mulheres, do ciclo menstrual. Os alimentos que consumimos pesam e, até que seja eliminados nas fezes, os mesmos estão dentro de nós, e portanto representam peso. Assim, flutuações de até 2 quilos para cima ou para baixo podem não ser relevantes.
Como acompanhar o peso
Em função do exposto acima (o fato de que o peso pode flutuar por vários motivos de um dia para o outro), a melhor forma de acompanhar o peso é empregar MÉDIAS. Eis as instruções:

1) Utilize uma balança digital (e sempre a mesma)
2) Pese-se ao acordar, após urinar e antes de consumir qualquer coisa (se você beber 2 copos d'água, são 500ml. 500ml pesam 500g. Seria 1/2 Kg a mais, de água.
3) Pese-se TODOS os dias e anote.
4) Após 7 dias faça a média da semana (some todos os pesos e divida por 7).
5) Anote a MÉDIA DA SEMANA.
6) Repita todos os passos na semana seguinte.
7) COMPARE AS MÉDIAS A CADA SEMANA.

Entenda que, após a perda inicial e rápida de peso, você passará a perder peso mais lentamente. Sabendo-se que o peso das fezes dentro do intestino e das variações de água no corpo são maiores do que os cerca de 500g que você perderá por semana, somente comparando as médias semanais (que compensam as flutuações diárias) você poderá realmente saber se está obtendo resultado ou não.

Não tem paciência para aguardar sempre uma semana para saber se está funcionando? Então você deve reavaliar se o que estamos propondo neste blog é mesmo para você. Não estou propondo uma solução rápida e provisória para enxugar alguns quilos. Estou propondo uma mudança permanente de estilo de vida, que irá melhorar o controle de glicose, irá melhorar o perfil lipídico, irá oferecer uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo, levará a uma perda maior ou menor de peso, dependendo de cada caso.

257 comentários:

  1. Acho q eu dei uma sorte razoável então - nunca fiz dietas loucas sem motivo. Quando resolvi fazer, fiz direto a low carb, e perdi 30kg em 6 meses.

    Minha perda de peso não estancou ainda, ainda estou perdendo cerca de meio kilo por semana. Não pretendo mesmo voltar atrás e voltar a consumir carbs. Tanta coisa melhorou que parece mentira quando vc conta pros outros. Pele, sono, apetite, disposição, cabelo. Tudo.
    Ainda não estou no peso ideal, mãs não estou neurótica com isso tb. Eu com certeza já estou mais saudável do que estava a 6 meses atrás.

    E adorei ler o post, obrigada!
    Agora tenho certeza que estou no caminho certo. Ainda gostaria de perder mais peso, mãs não vou forçar nada e tenho certeza que vai acontecer naturalmente quando eu introduzir exercícios na minha rotina.

    Um dos grandes benefícios da dieta, pra mim, ainda foi ver que um problema tão gigante, que parecia que não tinha solução, está se resolvendo sozinho de uma forma natural! Está sendo excelente :)

    ResponderExcluir
  2. Perdi muito peso recentemente e as pessoas perguntam o tempo todo o que eu fiz. Mesmo explicando da melhor maneira possível, os questionamentos que surgem tem muito a ver com o post acima. O campeão é: "Mas quando você vai parar de comer assim e vai voltar a comer de um jeito saudável e fazer exercícios?" Hoje digo com mais firmeza que antes: nunca rs.

    Tenho 1,70 de altura, 82 quilos e estou estacionado neste peso há 2 meses. Mesmo que não perca peso nunca mais, se voltar à dieta antiga, os 16 quilos que perdi voltam tudo de novo. A diferença que 16 quilos proporcionam na sua vida é tão grande que já justificariam manter a mudança na minha dieta pra sempre. Sem contar que, o que mais acabava comigo eram os altos e baixos de glicose que minavam minha concentração, minha energia e me deixavam deprimido. Tinha refluxo e dores constantes no estômago que simplesmente sumiram. E não preciso mais ficar numa orgia inveterada de pães, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas pra segurar minha glicose num nível aceitável. O inferno começou exatamente com 18 anos. Estou com 33, onde isso ia parar?

    Então quando me questionam sobre este excesso de gordura saturadas e a falta das "vitaminas" do arroz e do feijão (rsrs), minha opção também pelos motivos acima tem sido parar de me defender. Tenho muita informação porque acompanho blogs, podcasts, videos e sempre tem um livro low carb na minha cabeceira. Este blog tem sido uma fonte excelente. Mas mas você exagera na auto-defesa acaba descambando pra o proselitismo. Hoje se me questionam, eu acabo cedendo. Sim, sou maluco, estou entupindo minhas artérias e azar é o meu :) Já é suficientemente difícil manter a minha dieta, dar pitaco nas dos outros se torna impossivel rs. O que eu posso fazer é esperar a mídia e a opinião pública ir se convencendo, aí as pessoas vão junto, inclusive as pessoas com quem me importo e só de olhar vc já ve que tem uma diabetes tipo 2 a caminho. É uma pena mas enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas suas colocações - boas mesmo.

      Excluir
    2. Vivi isso esse fds. Fui a um aniversariose familia onde o almoço era uma feijoada. Comi apenas salada e linguica pura. Me satisfiz e fiquei firme. Ao olhar as pessoas comendo muita torta e mousse na sobremesa , vi q n precisava daquilo, que vontade "dá e passa" e q tenho objetivos maiores q me compensarão com mtos benefícios.
      O pior era aguentar todos e ate a minha avó falando" so um pedacinho pra
      Provar" , " só hoje", etc. Tem q ter paciência tbm pra aguentr os olhares qd seu cafe da manha eh so "ovo e queijo".

      Excluir
  3. Dr. José Carlos, simplesmente fantástica esta postagem. Podia até imaginar o senhor falando pessoalmente pra mim e adoro a linguagem que usa em suas postagens, sempre muito clara e objetiva. Foi como um puxão de orelhas, pois me encaixei em diversos parágrafos. Não vou declarar em quais parágrafos isso aconteceu, mas vou rever minha dieta, pois depois que saí das semanas de indução, acredito ter exagerado nas gramas de carboidratos que estou ingerindo, pois não comecei de 5g em 5g, apenas inclui alimentos novos como morango, melão e oleaginosas sem sequer fazer as contas do consumo.
    Bom, eu me peso todos os dias há muito tempo e faço exatamente como o senhor mencionou. Anoto todo os dias desde 2009, mas a média semanal eu não faço - mas vou fazer sem dúvida. Estou determinada a ter este novo estilo pra vida toda, então para que a pressa não é doutor - já "ouvi" isso do senhor e foi aí que caiu minha ficha. Para que o desespero? Gostaria de parabenizar o blog Cozinhando em Atkins, que é perfeito. De lá tenho tirado algumas receitas fáceis e gostosas. Em resumo doutor, o senhor tem toda razão nesta questão da expectativa. Vou levar em conta que sou mulher, tenho 46 anos, ainda não pratico atividade física, não estou na menopausa, tenho intestino um pouco devagar, estou aprendendo a comer gordura sem medo e aprendendo a cozinhar lowcarb. Mais uma vez parabéns pelas postagens. Serei sua seguidora, por favor não desista de nós. Um super abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desistir? Jamais! Pelo visto, atingi meu objetivo com a postagem :-)

      Excluir
  4. A ideia é não ver a alimentação los carb como dieta e sim como estilo de vida. Estou ha 3 semanas sem nenhum carbo refinado as medidas estão diminuindo, mas não estou fazendo com expectativas exageradas, quero apenas saúde e estou me sentindo ÓTIMO!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! me senti mais motivada que nunca!!!
    Dr. uma dúvida, por favor: li hoje(n lembro o site) falando de uma pesquisa recente sobre aspartame, que indicou que ele contribui para o aumento da glicose no sangue. E aconselhando que o as pessoas evitem refrigerantes diet.
    Aderi a dieta atkins/low carb como meu novo estilo de vida e pretendo n tomar refri diet, mas nesse meu 2 dia de indução a coca-zero tem me ajudado, mas de fato ainda nao me senti desinchada! ainda n vi a perda liquida na balança, que por sinal, acusou 500g a mais" . A coca zero me ajuda a aliviar a compulsao
    Por doces e da um ar festivo pra passar as tentacoes do fds. Oq vc sugere?? Corto a coc zero?
    Outra coisinha: tenho concurso início de dezembro e nao queria parr a dieta. Sera q meu cerebro vai estar cetoadaptado ja daqui ha uma semana? Tenho medo de ta fraca pra fazer a prova, sem raciocionio, etc, mas nao queria quebrar a dieta comendo carbo ;((
    Me ajuda! Obrigadissima e parabens!! Vc é uma grande inspiracao de vida saudavel e bondade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :-)

      Nem o aspartame nem nenhum adoçante artificial não-calórico aumenta a glicose no sangue. Eles podem aumentar um pouco a insulina, e produzir mais fome. E as pessoas às vezes se sentem mais "liberadas" para comer mais já que estão consumindo um alimento com adoçante zero açúcar. Eu fiz meu Atkins tomando litros de coca zero todos os dias e perdi peso da mesma forma. Dito isso, após UM ANO, consegui me livrar deste vício. É uma jornada, um processo, não dá pra largar tudo de uma vez. Largar o pão e os doces já foi suficientemente difícil, e o refri zero fez parte de um período de transição necessário. Hoje, tomo quando como fora.
      Coma um pouquinho mais de carbs até a prova - carbs bons como frutas e batata doce. Depois da prova vc diminui de novo. Se vc aumentar rapidamente uns quilinhos, não é gordura, é só o glicogênio + água voltando.

      Excluir
  6. Dr Jose Carlos, confesso que comecei a fazer Atkins por que li vários relatos de perca de peso rápido, e fiquei impressionada, logo quis isso para minha vida.
    No decorrer da dieta vi que não era bem assim. Li e estudei muito sobre a dieta,digo estilo de vida. E hj posso dizer que quero verdadeiramente seguir Atkins a vida inteira.
    Meu peso não diminuiu drasticamente. Em 2 meses e 25 dias de dieta eu emagreci 10,700kg, porém a dieta me devolveu algo que eu não me lembro de ter. Ela me devolveu o autocontrole, a dieta me devolveu a sensação de saciedade. Coisas que eu só consegui com ajuda de remédios (ansiolíticos e inibidores de apetite) e olha que se eu tomar os mesmos remédios hj, sei que não surtem mais efeito.
    A dieta Low carbo me devolveu noites de sono. Verdade! Sofria com insônia e hj durmo com um sono de adolescente. Isso é maravilhoso!
    No decorrer da dieta pude perceber que minha ansiedade também diminuiu. Simplesmente fantástico! Adoro a sensação de poder comer 2 ovos mexidos em 1 colher de sopa de manteiga as 7h e chegar as 12h sem fome nenhuma... Adoro está sensação!
    Aquele desespero de comer, comer e comer, acabou! Sinto como se estivesse liberta! Salva!
    Exagero ou não é assim que me sinto.
    Adoro este blog e neste post vi que devagar eu sei que vou longe.
    Tenho 30 anos,minha altura é de 1,65 e hj estou com 81,600kg. Comecei a dieta com 92,300kg. Quero chegar nos meus 65kg ou 68kg.
    E depois que chegar ao meu peso, seguir Atkins manutenção (4ºfase).
    Serei uma seguidora deste blog por muito tempo... e coloca tempo nisso...uma vida inteira!
    Obrigada Doutor pelos esclarecimentos, médicos como você nos faz acreditar e admirar a medicina.
    Um abraço carinhoso.
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí - os benefícios vão MUITO além da perda de peso.

      Excluir
  7. E tenho convertido muitas pessoas a este novo estilo de vida.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Já li seu blog de frente pra trás, de trás pra frente , mas não lembro de ter visto falar sobre suplementação. No livro atkins vejo q ele fala de várias formulas e tal. Gostaria q vc me orientasse, se possível, em relação a isto. Estou iniciando a dieta amanhã, porém ja queria prevenir sintomas como mal halito, constipação, ansiedade por doces, fadiga, e , principlamente irritabilidade.
    tipo, no livro ele recomenda L-glutamina(500 a 1000mg) pra evitar ansia de doces. Fui numa lija de suplementos esportivos e encontrei L-glutamina 100% mas era pra esportista e outras coisas. E uma medica receitou glutamax pra uma amiga, dizendo q eh pra acelerar metabolismo. To meio perdida! E as caixas. Vi eram sachês, tipo 5g cada. To sem saber a dosagem q devo tomar.e comprei uma caixinha de lactobacilos o lacto-pro pra regular a flora intestinal, sera q ajuda qd tiver intestino preso? E isso so dira nos 14 dias e depois passa?? Me preocupo mto com as caibras, pois quero continuar malhando!
    Apenas comprei o centrim( tomar 1 por dia) + vitamina C (redoxon )
    e a maior duvida: Apos os 14 dias, qd começa a inserir as frutas e os g de carb , o corpo sai da cetose? Se eu quiser continuar com 20carb por uns 3 meses posso?? E caso, eu saia apenas no natal (um dia) e reveillon (ambos so a refeicao do jantar) , sera q se eu comer carb eu engordo? Mesmo retomando a proteina no outro dia?
    E posso tomar vodka com adocante? Li que o alcool nao interfere na cetose e nao altera a insulina. É verdade isso???
    Obrigada e desculpe as duvidas enormes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou muito fã de suplementos. Uma dieta adequada fornece praticamente tudo que vc precisa. Eu nunca comi TANTA salada como depois que passei a adotar o estilo de vida low carb. Ou seja, vc estará consumindo mais vitaminas e minerais do que jamais consumiu. É importante salientar que frutas têm muito menos nutrientes do que salada (grãos, então, nem se fala). Você deve comer seus omeletes com espinafre, suas refeições com couve e salada - A DIETA LOW CARB É A DIETA MAIS CHEIA DE FIBRAS QUE EU CONHEÇO. Mas dieta low carb não é só omelete e bife com ovo - PRECISA COMER VEGETAIS, e MUITO.
      O grande suplemento que vc precisa em indução de Atkins é SAL. Seja como caldo de galinha, seja como sal puro. E magnésio para as câimbras. 1 comprimido de 200mg de óxido de magnésio 2x ao dia resolve o problema, O resto, fica por sua conta.
      Você pode ficar na indução o tempo que quiser, só que os cardápios ficam mais limitados. E, como eu já disse acima, a cetose não é condição necessária para perder peso.
      Um dia comendo carbs não engorda ninguém, apenas aumenta o glicogênio (aumento transitório de peso).
      O álcool não interfere na cetose, mas dificulta a perda de peso pois é metabolizado pelas mitocôndrias antes da gordura, provocando disfunção das mesmas o que leva à resistência à insulina e, indiretamente, a níveis mais altos desta. Use com moderação, e não use sempre.

      Excluir
  9. Esse livro realmente é fenomenal. Apesar de conter alguns "bias", deveria ser lido por todos que se interessam pelo mundo low carb. Principalmente por aqueles que se enamoram tanto desse novo estilo de vida que passam a segui-lo cegamente, sem criticas. Amei! E claro, como sempre, post impecável!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é realmente ótimo! Deveria ser lido por todo entusiasta do estilo de vida low carb. Principalmente pelos que se enamoram tanto com o "metodo" que deixam de fazer as criticas necessárias. Amei. E como sempre, post impecável!

    ResponderExcluir
  11. Amei ler tudo isso..me farei presente diariamente,
    vai me ajudar mto...Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Para mim, pessoalmente, eu nunca tive problemas com peso. Se eu pudesse resumir em uma palavra o que Paleo fez por mim seria: HUMOR. Meu humor era totalmente fora do sério. Algumas vezes, eu realmente cheguei a pensar que devia ter algum problema serio comigo.
    Já estou 3 meses com Paleo e eu não tenho palavras para expressar como é bom ir dormir sabendo que eu vou acordar "normal". Antes, eu tinha medo de dormir porque eu não sabia como eu ia acordar, se eu ia querer sair da cama, se eu ia odiar o mundo ou se eu estaria absurdamente feliz. Era tudo tão extremo e tudo que eu queria era ter estabilidade durante o dia, não descontar raiva nas pessoas sem motivo, não cancelar compromissos de última hora... Muitas outras coisas melhoraram nesses 3 meses (energia, massa muscular etc), mas se SÓ meu humor tivesse mudado, já teria valido toda a pena ter aderido ao Paleo style!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional. Há relatos deste tipo espalhados pela "blogosfera", e li um artigo recente em uma revista de psiquiatria indiciando que a estabilização da glicose no sangue ajuda a estabilizar o humor.

      Excluir
  13. Olá, Doutor! Comecei a ler o seu blog e muitas das minhas dúvidas foram sanadas. Voltei a ele buscando por pessoas com perda de peso lenta, que é o meu caso! Estou na segunda semana, seguindo a dieta à risca, e nem 1kg se foi... essa postagem foi tranquilizante mas me levantou outra questão: eu bebo MUITA água, coisa de 4 litros por dia (não tenho nenhuma alteração de saúde, é mais um "vício mesmo), seria isso a causa do meu inchaço e de não perder peso??? Qual o consumo ideal? Muito obrigada! Seu blog é fantástico, parabéns! Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, acho que não é isso não. Quando bebemos muito, urinamos muito, de modo que fica-se estável. Além disso, o seu objetivo é perder gordura e não perder peso. Se você tomasse um diurético, perderia uns 2 Kg de peso (água), mas não de gordura. É que 2 semanas é pouco, o corpo às vezes simplesmente leva mais tempo para começar a mudar o metabolismo. Neste momento, eu simplesmente esperaria e seguiria comendo menos carbs. Olhe também a postagem sobre exercício: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada, Doutor! Vamos ver se a coisa melhora para o meu lado... mas que dá "raiva" desse povo emagrecendo 6kg em 15, isso dá rs rs rs! Votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Abraços

      Excluir
  14. Gostei dessa: " mas que da raiva desse povo emagrecendo 6kg em 15 dias, da" kkkkkkkkk

    Vou começar assim que acabarem as festas, jah que todos os pratos que temos aqui tem carboidratos, trigo, etc =( Tb nao posso jogar tudo fora hehe..
    Mas perdendo 3kg ja to de boa, e espero realmente continuar com essa dieta pro resto da vida.. pois minha enxaqueca me mata!!

    ResponderExcluir
  15. \Ola Dr eu gostaria de entender pq depois de um tempo todo teste de urina que faço da negativo em relação as cetonas pq isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane:

      O que acontece é que, com o tempo, os rins se tornam eficientes em reabsorver os corpos cetônicos.

      O rim filtra o sangue, deixando passar tudo o que não for muito grande (como hemácias e albumina, por exemplo). Nos túbulos renais, células especializadas reabsorvem aquilo que é de interesse do corpo, como glicose, aminoácidos, cálcio, e corpos cetônicos. Sim, corpos cetônicos. Eles não são tóxicos, não são subprodutos, são uma fonte de energia melhor do que a própria glicose, e o rim se esforça por evitar que eles sejam perdidos na urina. O que vc consegue medir na urina são os menos de 5% dos corpos cetônicos que o rim deixa escapar. Mas, com o passar das semanas, o processo torna-se mais eficiente, e a cetonúria se torna indetectável - vc poderá estar em cetose, mas terá que medir no sangue para saber.

      Existem medidores de cetose sanguínea, inclusive no Brasil (Precision Xtra, da Abott), mas eu nunca consegui encontrar as fitas de cetose, apenas as de glicose para este aparelho (nos EUA tem).

      Excluir
    2. Muito Obrigada Dr é que eu emagreci 47 kilos no começo acusou cetonas na urina mas agora entendi e fico mais aliviada abraços

      Excluir
    3. Sim com atkins parece brincadeira ne nem eu acredito eu tinha 108 kilos agora estou pesando 61 kilos eu fiz essa dieta comendo muita verduras alguns legumes permitidos carnes ovos peixes e queijos atualmente esta mais dificil eliminar mais 3kilos que gostaria faço exercicios de respiração para eliminar medidas

      Excluir
    4. Hoje mesmo fiz um teste de urina no medico deu negativo rsrs o meu medo é não estar em cetose e sendo assim não usar meu estoque de gorduras e aumentar de novo o meu colesterol ruim

      Excluir
    5. Ai dr desculpe acho que não me expressei direito foi 47 kilos durante um ano levou um ano para emagrecer

      Excluir
    6. Sensacional - parabéns. Que sirva de exemplo para muita gente!

      Excluir
  16. Releio alguns post para poder me situar e ter mais embasamento em relação a dieta.
    Tenho 37 anos, meço 1.63 e comecei Atkins no dia 26 de novembro com 74.4. Em 09 de dezembro meu peso era de 70.6 e se manteve na casa dos 70kilos até o dia do Natal onde sai da dieta.
    Me senti muito frustrada por não ter emagrecido mais, visto que nas primeiras semanas se perde mais agua que necessariamente gordura. Não senti diferença em medidas de roupa também.
    Mas Atkins me tirou a compulsão doentia por comida. Em tão pouco tempo perdi a "necessidade" de comer a toda hora e comer grandes quantidades de comida. Isso para mim já é um grande presente!
    Quero cada vez mais ter uma postura mais paleo e sei que estou só no começo.

    Como comi alimentos "proibidos" no Natal, sei que sai da cetose. Para o corpo voltar a situação de lipólise basta que eu prossiga a dieta normalmente, ou devo refazer um período de 14 dias com 20g de carbs?

    O senhor aconselha uma ciclagem das fases da dieta para que o corpo não se acostume sempre com a mesma quantidade de carbs?

    Comer de 3 em 3h deixa o metabolismo mais acelerado do que fazer 3 grandes refeições por dia? Não sinto fome para comer em tão pouco espaço de tempo, mas se ficar muito tempo sem comer nada, é ruim para o metabolismo?

    Se a lipólise acontece em meio aquoso, a lógica de quanto mais água é melhor ou 2 litros de água por dia são suficientes? Como calculamos o quanto devemos consumir de liquidos quando suamos muito com exercícios? Posso incluir H2O (refrigerante de baixa caloria) e coca zero nessa quantidade de líquidos ou não?

    Posso fazer HIIT (corrida no calçadão) todo dia? A rotina de 10x 30s forte e 1minuto andando devagar me cai bem, mas acho 2x na semana muito pouco.

    Agradeço muitíssimo pelo seu blog, por dividir sua experiência e conhecimento e principalmente por doar seu tempo conosco.
    Meus votos de muita saúde para o próximo ano, Pricilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pricilla, muitas perguntas! Vou tentar ser sucinto:

      Basta retomar sua dieta, não precisa começar "do zero". Assim como leva dias para ficar cetoadaptado, não se destrói isso em UM dia, leva dias também de consumo de carbs. Vou escrever uma postagem só sobre isso, fique atenta.

      Acho que a ciclagem pode ser uma boa - dieta cetogênica periódica -> tratarei disso em breve, hoje ou amanhã - fique ligada.

      Acho bobagem comer pelo relógio - a fome é o critério.

      Tudo no corpo acontece em meio aquoso, mas a quantidade de água é regulada pela SEDE - Tim Noakes demonstrou isso em vários estudos clássicos. Como vc calcula quanto ar precisa respirar? Resposta, você não calcula. Nada contra a coca zero, exceto o fato de ser uma poção química misteriosa, mas açúcar não tem. E eu tomo, às vezes (tomava todos os dias, mas agora é só de vez em quando - tenho usado mais água e limonada suíça - sabe como é, comida de verdade...).

      Pode fazer HIIT todos os dias, mas se DEVE eu não sei. O overtraining produz stress, e o stress crônico é catabólico para a musculatura e aumenta a glicose no sangue por causa do cortisol. Se treinar te dá prazer, tudo bem. Se é para emagrecer, treine MENOS e mais forte.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Doutor Jose, agradeço a resposta.

      É reconfortante saber que podemos comer quando temos fome e beber quando temos sede, sem maiores obrigatoriedades conforme dita o "senso comum".

      Sobre a questão da água gostaria de saber quando e quais os sinais de que o organismo esta retendo líquidos e como podemos combater este problema.

      Conforme o senhor disse, realmente parece-me mais sensato treinar o HIIT 3x na semana ou dia sim dia não para emagrecer sem ter o problema de aumentar a glicose por overtraining.

      Aproveito para perguntar se o senhor conhece o programa de exercícios Insanity ou P90X. São treinos intensos onde o primeiro tem o objetivo de emagrecimento e o segundo de definição e ganho de massa.
      O senhor acredita ser uma boa opção aliar a dieta low carb com um programa de exercício intenso?

      Li o senhor comentando sobre a artificialidade da gelatina, e aproveito para perguntar ao senhor se este chocolate pode ser consumido com moderação durante a dieta: http://www.nestle.com.br/site/marcas/classic/chocolates/classic_zero.aspx

      Agradeço novamente sua paciência e fico no aguardo dos próximos posts.

      Obrigada, Pricilla

      Excluir
    4. Pricilla, normalmente a retenção de líquidos se percebe nos tornozelos. A não ser que a causa seja alguma doença (como insuficiência cardíaca, renal ou circulatória), uma dieta low carb resolve isso em questão de dias. Afinal, low carb é tão diurético que a pessoa passa mal se não consumir mais sal.

      Conheço alguma coisa (de já ter lido) sobre P90X. É algo bem extremo. Não sei se é sustentável para pessoas da nossa idade... talvez aos 20 anos seja mais fácil :-)
      Dá uma lida no que o Mark Sisson tem a dizer: http://www.marksdailyapple.com/p90x-and-crossfit/#axzz2GOquUcFo
      Dito isso, qualquer exercício que inclua HIIT e musculação eu acho bom, e evidentemente casa bem com Low Carb.

      O problema destes chocolates zero são os "poliois". Coisas como maltitol, isomalte - são metabolizadas pelo fígado e tem mais ou menos 50% do efeito glicêmico do açúcar. Como tecnicamente não é açúcar, eles podem colocar "Zero" no rótulo. Minha sugestão? Chocolate de verdade, amargo, 70% ou mais de cacau, com açúcar de verdade. É mais saudável, é comida de verdade, e tem bem pouquinho açúcar.

      Mas, enfim, melhor este zero da Nastlé do que o normal da Nestlé.

      Excluir
    5. Continuando, Pricilla:

      Acho que devemos fazer as coisas de forma consciente. Sei que coca zero é um veneno, e de vez em quando eu tomo mesmo assim, por que eu gosto. Mas, estando consciente do que tem tendo da garrafa, eu tomo MUITO menos do que já tomei no passado. O mesmo se aplica à gelatina. Melhor gelatina diet do que coisas com açúcar, certo? Experimenta fazer a gelatina diet com 1 lata de creme de leite Nestlè - fica uma sobremesa mais gostosa e mais saciante - proteína com gordura.

      Sobre exercícios muito intensos: Pode ser necessário alguns carbs. Os especialistas se dividem. Para esportistas recreativos, não há necessidade. Mas quando a coisa começa a ficar séria/pesada/competitiva, há quem defenda uma batata doce antes (ou na véspera, à noite), a fim de repor glicogênio. Auto-experimentação é a chave.

      Excluir
  17. Doutor Jose, muito obrigada por sua resposta.

    A indústria é traiçoeira com o uso desses poliois. Somente o conhecimento pode nos libertar da ignorância, porque confiar nos rótulos dos produtos é meio caminho andando para o erro.

    Então o chocolate com alto percentual de cacau mesmo tendo açúcar é "melhor" do que um chocolate com poliol por se aproximar mais do conceito de alimento de verdade? Qual quantidade é possível comer sem que seja disparado um pico de insulina? 15-20gramas?

    Quanto a coca zero, não sei se o paladar esta mudando ou o próprio corpo esta rejeitando... Comecei a achar o sabor doce demais, forte demais. Bebia 2 litros ou mais de coca zero por dia, era realmente viciada ao ponto de sair de casa durante a madrugada para comprar no posto e agora mal consigo beber uma latinha inteira. O H2O limão desce melhor, mas o acentuado sabor doce começou a me incomodar também. É o mesmo problema com a gelatina... Inacreditável como mudanças tão significativas ocorrem somente 1 mês!

    Agradeço pelo link do site do Mark Sisson. Terminei a 1ª semana do Insanity e senti na pele que é realmente intenso e provavelmente seria incapaz de sustentar esse programa por mais de 2 meses. Fiz o melhor que podia dentro das minhas limitações. A minha preocupação é ao tentar perder medidas e derreter gorduras com HIIT e Insanity é acabar caindo no overtraining / aumentar a glicose no sangue por causa do cortisol / repor a quantidade de glicogênio esgotado mesmo estando em uma dieta low carb.

    Obrigada por sua atenção e por suas respostas sempre tão atenciosas, Pricilla

    ResponderExcluir
  18. Doutor,

    Tenho uma dúvida. Consumo grande quantidade de carboidratos por dia, tenho uma dificuldade tremenda em ganhar qualquer peso. Existe algum caso de realizar a dieta low carb cetogênica e com exercícios anaeróbicos, ganhar massa muscular ?
    Se realizar essa dieta, vou perder massa muscular já adquirida ?
    Para "a energia de fabricação" das células e fibras musculares é necessário que tenha a ingestão de carbo pra ganhar massa, ou a necessidade já é suprida com ingestão de gorduras e proteínas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Por que diabos você, que tem dificuldade de GANHAR peso, faria uma dieta cetogênica? Dieta cetogênica é algo para emagrecer, mesmo as custas de perda de um pouco de massa muscular - tudo que vc NÃO quer. Você tem um metabolismo privilegiado, que tolera bem os carboidratos. O que você precisa fazer é uma dieta páleo, com ênfase na qualidade dos alimentos, mas SEM restrição de frutas e raízes (carboidratos naturais). E precisa, isso sim, focar-se em musculação com altas cargas e baixas repetições (e NÃO fazer aeróbica!), e ao menos 2g de proteína por Kg de peso (desde que sua função renal seja normal, é claro). Dê uma conversada com a leitora Cláudia Vilaça, que entende tudo de ganho de massa (http://claudiafitblog.blogspot.com.br/)
      Ela faz seu ganho de massa sem NENHUM carbo, mas isso é por que ela quer ficar com o menor percentual de gordura possível para competição de fitness. No seu caso, a ênfase é APENAS em ganho de massa - pode ser com carbos mesmo.

      Excluir

  19. Dr. José Carlos, lí o livro do Dr. Atkins, seguí o roteiro e emagrecí 6 quilos nas duas primeiras semanas, que termino agora. Entretanto, preciso emagrecer mais uns 50 quilos.

    Nesse cenário, posso continuar com a Fase de Indução indefinidamente ou tem que fazer alguma pausa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Mas pode ser interessante variar um pouco, para o corpo não "acostumar". Por exemplo, fazer uma dieta cetogênica cíclica. Indução um tempo, acrescente umas frutas depois de um tempo, depois volte à indução, etc. Mas não vejo problemas se vc quiser tentar manter 20g de carbs continuamente.

      Excluir
    2. OK, obrigado Dr.! Jr-cwb.

      Excluir
  20. Doutor, Boa tarde!

    Adorei o blog, mas preciso que vc tire-me uma dúvida, por favor!

    Comecei a fazer esta dieta Low Carb/ Paleo com meu marido há um mês, seguindo com exercicios fisicos e não perdi peso nenhum!!! Além disso, minha pele esta extremamente oleosa e cheias de espinha! Já não sei mais se devo continuar nesta dieta, claro que gostaria de adaptar pra minha vida, o low carb, mas preciso analisar se a paleo esta sendo boa para mim. O que fazer? Aguardo ansiosamente sua resposta. Obrigada! =)

    ResponderExcluir
  21. Olá Caroline!

    Penso que um mês é pouco para avaliar. Além do que, você precisa medir sua COMPOSIÇÃO corporal para dizer que realmente não emagreceu nada. Não percebeu nenhum variação de medida? Veja, pergunto sobre medida e não peso.

    Tem um detalhe muito importante: a tolerância individual aos carboidratos é MUITO variável. Qual o limite de carbs você estabeleceu? Seu marido perdeu peso? Ele também está com problemas de espinhas e oleosidade na pele? É estranho porque Low carb é TRATAMENTO para espinhas.
    Seria melhor saber quais alimentos você consome, porque pode ser intolerância a algum alimento. O Dr. Souto já respondeu sobre isso. Copio aqui: "É possível que ela não tolere direito ovos ou laticínios, por exemplo, e ao aumentar drasticamente o consumo de queijo e ovos passe a apresentar retenção hídrica, espinhas, etc. Eu tentaria retirar estes dois grupos de alimentos (por que são os que mais comumente provocam intolerância) por 3 semanas, e depois reintroduziria um a um, para descobrir qual é o culpado. Todos mundo que não tem insuficiência renal crônica tolera bem até 2 ou 3g de proteínas por quilo de peso, de modo que não é a proteína o problema." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html
    Outro comentário: "O Dr. Cordain, um dos pioneiros de dieta paleolítica, conduziu um estudo sobre low carb e espinhas e comprovou que é extremamente eficaz. A insulina, através do IGF-1, estimula as espinhas. Ele fez este estudo após constatar que adolescentes de populações de estilo de vida tradicional (índios, esquimós, aborígenes, etc), não sabem o que são espinhas."
    Veja aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/entrevista-com-staffan-lindeberg.html

    Também é preciso atenção para os exercícios físicos. Leia isto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    Este tbm é bom pra ler: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  22. Oi Patricia, obrigaa pela resposta... Vou complementar com mais algumas informações, ok?
    Não observei perda de medidas... Não estabelecemos uma quantidade fixa de carboidratos, acredito que consumimos cera de 70g por dia... Pois consumimos frutas.
    Quanto aos ovos, eu não como ovo e tenho feito poucas receitas com queijo, então já descarto essa possibilidade...
    Agora questiono o seguinte... Sempre comi carboidratos, macarrão, pizzas, lanches, pães, sorvetes, chocolates, porém com o fato de eu ter cortado tudo isso, eu já não deveria ter perdido? Será que o meu metabolismo não é lento de mais para consumir muita proteína (carnes)?
    O meu marido já perdeu 4kg nesse mesmo tempo de dieta que eu e temos a mesma alimentação...
    Eu tenho 1,70 e peso 68,5kg... Quero perder 12kg!

    ResponderExcluir
  23. Oi Patrícia, desculpa te alugar um pouco sobre a perde de peso lenta que estou tendo, mas sei que estou no caminho certo e já adotei essa dieta pra minha vida, só que são 6 anos com 90 kg, fazendo de tudo um pouco pra tentar emagrecer e voltar pros meus 70, acho até que é por isso que o meu corpo está reagindo lentamente, judiei dele demais, com remédios, efeito sanfona, perdia 10 kg e ganhava logo logo. Me acaba na academia, jurando que iria compensar meus "pecados carbs", hj sei por que não perdia nem um grama e se perdia voltava. Então deixa eu te dizer como está a minha perda de gordura desde o dia que resolvi mudar. Iniciei em 25/02/13 com 88,60 e hj estou com 87,15 ( 26/03), em 1 mês e um dia perdi 1,45g, posso ter ganhado massa magra, pois faço corrida intercalada, jump e local, pela semana. Ah, diminuí 5cm de barriga e me sinto bem melhor, nas aulas nunca me senti indisposta ou fraca. E faz tempo que não sei o que me sentir cheia a ponto de sentir a barriga estufar, amo abacate, antes comia com uma culpa. Encontrei-me nessa forma de compreender os alimentos, penso até em fazer Nutrição, já sou professora, mas não me sai da cabeça em lecionar sobre tudo isso que aprendi e contribuir para um mundo com menos carboidratos do mal. Ufa! Enfim Patrícia, compartilhei minha angústia contigo e se possível me dá um feedback e me ajuda a me ajuda a compreender que o processo é lento mesmo e chegarei lá no meu ideal. Enquanto isso, não desistirei, acho que já fui longe demais pra voltar... E se caso tiver uma experiência de perder peso, compartilha, é bom saber histórias de quem chegou lá. Bjus e obrigada pela terapia! Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá Mônica!

    Eu já passei por tudo isso que você passou: tomar remédios, emagrecer, voltar com o dobro do peso, passar fome, contar calorias... isso tudo me deixou BEM resistente a insulina. Já pesei 76 kg, isso pra 1,63m é muito peso... Resultado, meu emagrecimento tbm é lento. Você falou em peso e medida, o que já mostra que está antenada. Percebe que 5 cm de barriga "deveria" pesar mais na balança? E a balança não acusou porque provavelmente vc não perdeu músculos.

    Eu não tenho uma meta de peso mais, meu objetivo hoje é chegar a 20% de gordura corporal. AINDA não consegui, mas pretendo fazer isso este ano! Se conseguir medir seu percentual de gordura seria muito bom pra saber direitinho quanto tem de gordura, de massa magra e óssea. Mas isso não significa que não me pese! Faço aquilo que o Dr. Souto já falou, a média: "Você até pode se pesar todos os dias, mas precisa saber que o peso pode variar até 2Kg para mais ou para menos por motivos que pouco tem a ver com emagrecimento (retenção de líquido, período menstrual, quantidade de fezes presentes no cólon, etc). O ideal é Vc usar uma média. Por exemplo, anotar o peso todos os dias, e fazer a MÉDIA da semana, e comparar as médias. Por exemplo, a média da primeira semana e a média da segunda, terceira, etc. Vc não tem que pensar em dias, tem q pensar em meses. Não é uma corrida de quem emagrece mais rápido. É um estilo de vida, vc vai segui-lo o resto da vida, então não tem pressa, não é mesmo?"



    A fita métrica tbm é muito boa! Nela sim a gente vê o quanto faz diferença! Eu me meço uma vez na semana.


    Uma coisa que me chamou atenção é que vc faz somente aeróbicos... Porque? Você já leu as postagens sobre exercício físico?


    Me fale o que você anda comendo, talvez possamos 'acelerar' esse processo. Você já tentou o jejum? Foi ele quem me tirou da estagnação. Fiquei estacionada num mesmo peso por 3 meses! Mas não desisti não! Sabe o que mais me anima na páleo / low carb? A ausência de fome! Antes eu era escrava da fome, sempre ficava pensando no que iria comer daqui a pouco, contando as calorias... Por isso eu não quero passar nunca mais! Já tentou o café com manteiga? Ele sacia demais!


    Outro dia saí com uns amigos, fomos comer hambúrguer. Eu escolhi um com queijo, bacon, calabresa... Pedi talheres e ... NÃO TINHA!!! Tudo bem! Equilibrei o bacon e a calabresa em cima da carne e comi assim mesmo, me lambuzando toda! As pessoas olhavam, mas eu neeeem aí! Meu marido fez o mesmo! Mas... 97% dos que estavam lá, todos eram muito obesos... Nós éramos os únicos que estávamos bem!
    E olha que ainda falta um caminho a se percorrer.


    abs

    ResponderExcluir
  25. Que bom conversar com alguém sobre esse assunto, pois sinto-me ilhada, a maioria das pessoas têm outra visão, mas quero ser um exemplo do que falo e faço, sem querer convencer ninguém na marra. Quanto ao que como, pela manhã 1 ovo com queijo coalho ou cheedar e as vezes presunto, tempero com orégano e as vezes tomate, bebo café com adoçante línea, no início colocava leite integral e já tirei. Nos lanches, pela manhã ás vezes uma maçã, ou pera ou melão, ou castanhas(5,6), também divido um potinho de iogurte natural ou creme de leite(nestle sem o soro) em duas porções e coloco picado morango e castanhas com um pouco de chia, a outra porção guardo pra noite as vezes. No almoço é carne normal feita na manteiga, ou no óleo de coco e azeite por cima, verduras e legumes e as vezes pequenos pedaços de batata doce ou inhame, na da de batata inglesa, claro. Adoro suco de limão ou tamarindo e as vezes coloco um pouco de whey neste suco. Na janta a mesma coisa. Também nos lanches como gelatina zero ou o abacate que adoro! Sempre tenho amendoas comigo quando vou prum curso ou lugar sem lanche ideal pra mim. Estou tomando anticoncepcional, teria alguma coisa a dizer sobre? No mais, me sinto saciada e pequei umas poucas vezes com chocolate 60% da hershey e no meu niver dia 23 agora pretento comer um pedaço do bolo, refri já tinha eliminado há tempos. Antigamente me esbaldava no pão integral, pois claro, confiava que ele era perfeito, as vezes chegava consumir 6 fatias por dia. Ah, tomo chá verde e de canela, e no suco coloco semente de linhaça. Caso tenha dicas, sou toda ouvidos, e me diz como posso começao o jejum, já li e achei viável pra mim. Bjus e obrigada pela força! Tem face?

    ResponderExcluir
  26. Vamos por partes!

    Primeiro quero te parabenizar, se eu fizesse uma alimentação igual a sua não emagreceria nenhuma grama! Não sei quais legumes vc está comendo, mas sem eles , pelas minhas contas vc passou das 150g de carbs! Eu não passo de 40g !!!!!

    Com esse café da manhã, vc ainda consegue lanchar fazer um lanche antes de almoçar? COMO? Vc está comendo por FOME ou é psicológico? Porque se eu comer um omelete com queijo e presunto, mal consigo almoçar!

    Eu ficaria de olho no cheedar e no coalho. Olhe os rótulos, veja se tem carbs. Faça este omelete na manteiga, ou banha ou coloque azeite. Gordura é o que mais sacia.

    Este lanche, eu não vejo necessidade... mas se tiver fome pense em comer gordura.

    No almoço eu nem chego perto de batata doce, inhame NADA! E olha que eu malho PESADO!

    Olha só,
    Um copo (200ml) de suco de tamarindo tem 25g de carbs.
    uma maça pequena tem 15g de carbs
    1 inhame pequeno tem 25g de carbs...



    Seu Whey é 0 carbs? Vc faz musculação?


    O jejum é só... começar! Eu tomo café com manteiga de manhã e pronto! Só como a noite. A receita vc já deve ter visto por aqui: Uma caneca de café + 1/4 de tablete de manteiga + adoçante. Bate lo liquidificador ou mixer. Se precisar, aqueça de novo no micro.

    ResponderExcluir
  27. Oi mulher, tu quase me mata do coração, mas vamos esclarecer, sei que sou gulosa, mas exagerei muito foi?

    Bom, só manteiga ou azeite,e a manteiga é a da terra. Minhas verduras e legumes são alface, quiabo, vagem, abobrinha, tomate, cebola, pimentão e quando eu coloco de vez em quando a batata doce ou inhame, são só uns pedacinhos, nos lanches como as nozes, amêndoas, castanho do pará, uma 5 ou 6. O meu whey é de chocolate e tem 3,1 duas medidas, mas claro só uso uma, e isso é as vezes quando bate uma vontade de algo doce. Quanto a fome, sinto sim fome na hora do almoço, mesmo com o omelete, um ovo, uma fatia fina de presunto e outra fina de coalho. Agora a noite sinto-me mais saciada, as vezes só bato whey com leite de coco algumas amêndoas e vou dormir. Mas valeu as dicas, vou tomar cuidado e me policiar, quanto ao jejum, quando chegar a noite o que me sugeriria, visto que vou estar faminta. Tudo de bom! Ah, uma curiosidade, quantos quilos vc está agora? Você faz musculação, poderia me dar umas dicas das aulas. E outra coisa, como faço pra me limitar em apenas 40g carbs?

    Help!

    ResponderExcluir
  28. Olha Mônica... lanche entre as refeições eu nem consigo fazer! Se você tem fome é porque seus níveis de insulina estão altos. O que significa que está ingerindo excesso de carbs. Minha sugestão é que coloque mais ovos no seu omelete e mais gordura.

    Você leu sobre o jejum? Porque pelas suas perguntas... parece que não! Leia novamente, tem várias formas de fazer. Leias os comentários também: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

    Mônica, você NÃO pode se limitar a 40g de carbs sem antes saber se a sua tolerância é esta. Eu não posso ficar te falando pra comer isso ou aquilo porque somos diferentes! O que funciona pra mim não vai funcionar pra você! Você quem tem que entender quanto pode de carbs ou não. Como disse, tem gente que precisa ficar com menos de 30g. Tem gente que tolera bem até mais de 200g. Olha este post do Dr. Souto: "Se você comer aipim e batata doce todos os dias e começar a ficar com fome demais ou desejo de comer doces, ou começar a ganhar peso, é sinal que os carboidratos estão em excesso, e isso está provocando flutuações de glicose (que causam fome) e excesso de insulina. Meu objetivo é que as pessoas usem a cabeça e montem o cardápio que lhes dê o melhor resultado. Regras rígidas podem até ser mais fáceis de seguir num primeiro momento, mas são inviáveis no longo prazo - é preciso regras gerais, a partir das quais demos raciocinar e fazer nossas escolhas de risco e benefício." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    A maioria dos alimentos que compramos tem sua análise nutricional. É assim que eu sei quanto de carbs estou comendo. Tenho prática no assunto porque comecei com Atkins, e em Atkins vc tem que se vigiar bastante! Mas hoje não faço isso mais. Já sei "tocar de ouvido". Veja aqui o que o Dr. Souto fala sobre Atkins: "Precisa de um doce? Coma uma fruta. Tá difícil perder peso? Elimine um pouco as frutas. Cada um é diferente. Cada um precisa testar em si mesmo o que funciona, e aquilo que lhe torna possível seguir com o estilo de vida de forma continuada. "
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    O que eu te sugiro a noite? COMA! A noite vc disse estar saciada... não coma! Entende? quem tem que mandar na hora de você comer é sua fome! Mas veja se realmente é fome ou se é psicológico.

    Outra coisa que vc falou tbm e que aponta que não leu muito por aqui. A questão dos exercícios. Leia isso aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    e isto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html



    Outra coisa, explore mais o blog. Use a barra de pesquisas. Quando comecei a ler o blog, fui desde a primeira postagem! Imprimi tudo e lia em qualquer folga que tinha.

    ResponderExcluir
  29. Olha, eu venho me mantendo com conceitos simple e basicos do estilo primal/low carb. Não coma grãos, evite açucar e coma mais gordura, e procuro sempre comer comida de verdade. Só isso, não conto meus carbs, não conto calorias, como quando estou com fome e não como quando não estou. Tudo muito simples. Estou fazendo isso a 6 meses, desde então perdi 11 Kg, eu sei que pra vc que que ganhar peso isso pode parecer uma má notícia, mas na verdade quando se observa a mudança nas minhas medidas é que dá pra ter a real noção da mudança. Esqueça o peso, preste atenção na composição corporal.
    Tenho 27 anos, 188cm e estava pesando 110 Kg, tinha 110 cm de torax, 110cm de abdomen, 40cm de biceps e 60cm de coxa. Agora estou com 99kg, mas com 120cm de torax, 97 de abdomen 41 de bíceps e 63 de coxa.

    ResponderExcluir
  30. Quanto aos exercícios, mantivo o que ja vinha fazendo antes, Musculação 5 vezes na semana e jogo basquete 2 vezes na semana. E gosto sempre de comer uma ou duas frutas antes de realizar atividades de alta intensidade, pois sinto meu rendimento melhor do que qunado não as como. Mas mesmo quando não como, meu rendimento definitivamente é melhor do que quando eu literalmente me entupia de Carbs.

    ResponderExcluir
  31. Pra que vc come tantas vezes? coma até ficar saciada e só volte a comer quando tiver fome novamente

    ResponderExcluir
  32. Quanto aos exercícios de alta intensidade
    Na véspera? sério isso? Mas isso não vai dar um pico de insulina e depois baixar a glicose? Comer um pouco de carbs antes realmente funciona pra mim, algumas frutas são o suficiente, mas só imediatamente antes, não mai que meia hora antes, ou não muda em nada

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o texto!!
    Se eu emagrecer 200g por semana já to feliz se forem de gordura - mesmo - e não massa muscular.


    Esses 500g por semana são realmente em gordura? Se sim, é um resultado MUITO melhor que as dietas "balanceadas" hipocalóricas que tem por aí! (Que na maioria das vezes, de cada 1kg perdido, 600g são de massa muscular).


    Perdi um peso bom fazendo dieta sem carboidrato...mas era também sem gorduras...E descobri depois que grande parte dele foi de massa muscular.
    A dieta Paleo está na frente das outras em preservar a massa? Com ela seria possível perder gordura sem perder massa muscular? (associada a musculação), e se sim, porque?


    abraços e parabéns pelo trabalho (de novo!).

    ResponderExcluir
  34. Sim, Andrea - pesquise no blog e verá que já respondi várias vezes o porquê (a proteína e a gordura preservam a massa magra, a dieta não é hipocalórica e a perda de peso é produzida pelo efeito hormonal da dieta, e não pela fome). E sim, é muito mais eficaz, como mostram todos os estudos comparativos.

    ResponderExcluir
  35. Dr. Souto, hoje faz 1 mês que comecei a fazer a dieta low carb e até o momento perdi 2 kg (tenho 1,68m e agora estou com 83kg e 22% de gordura corporal) e tb perdi 3 cm de cintura. No meu dia-a-dia, cortei açúcar, pães, massas, etc e tenho comido ovos, queijos, presunto, manteiga, azeite de oliva, abacate, carnes (bovina e de frango, principalmente), legumes e verduras, todos eles à vontade, até que eu me sinta satisfeito. O consumo de carbs está entre 40 e 50g/dia. Tenho tb realizado jejum intermitente de 16h 2x/semana. Porém, estou estacionado nesse peso e medida de cintura faz cerca de 10 dias.
    O que eu poderia fazer de diferente para escapar desse platô? Reduzir porções e/ou alterar a composição da minha alimentação (comer ainda mais gordura e menos proteína, por exemplo)?
    Meu objetivo é perder mais 3kg, se possível.

    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo seu blog! Sou leitor assíduo e sempre que posso indico seu blog para as pessoas mais próximas, apesar de me sentir muitas vezes pregando no deserto devido à incredulidade das pessoas quando abordo o assunto.

    Sds, Alexandre

    ResponderExcluir
  36. Eu não mudaria nada até completar 90 dias.
    Em 17/07/2013 14:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  37. Dr., adotei as dicas da "média aritmética" semanal com relação ao peso e gostaria de saber qual o método o sr utiliza para a medição da cintura, pois vi na Internet algumas maneiras e são um pouco divergentes, a unanimidade é que NUNCA se deve se basear pelo umbigo... Obviamente sei que a partir do momento que se escolha uma, deverá sempre se basear por ela, mas a pergunta é qual: qual seria o método recomendado? Grato.

    ResponderExcluir
  38. Eu, particularmente, uso o umbigo, mas nunca estudei detalhes sobre isso. Pq não o umbigo?
    Em 18/07/2013 10:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  39. No geral, a gordura tende a se acumular 6 a 10 cm abaixo do umbigo. Meça 3 dedos abaixo do umbigo. Depois 4 dedos. Veja qual é a maior medida e adote!

    ResponderExcluir
  40. Dr. Souto e Patrícia, vou transcrever um trecho do DIETA TNT (bem como postar dois outros videozinhos).


    Dieta TNT pg 260: "coloque uma fita métrica ao redor do abdômem, de modo que a fita toque a ponta dos ossos dos quadris (o umbigo muda de lugar conforme se perde gordura, mas os ossos dos quadris não; portanto esse método garante que você sempre tire exatamente no mesmo local)"


    http://www.youtube.com/watch?v=--YSQNIHZO0


    http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fantastico-mede-a-circunferencia-da-barriga-dos-homens-brasileiros-veja/2297539/

    ResponderExcluir
  41. Boa essa dica!

    ResponderExcluir
  42. Por favor o tablete de manteiga é aquela grande que vende no supermercado, isso na medida colher de sopa da quantas colheres ?
    Desculpa mais preciso saber disso.......rsrs
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Márcio é o tablete de 200g. 1/4 do tablete são 50g.

    ResponderExcluir
  44. Boa Tarde!
    Sei que é pouco tempo, mas estou frustada! 17 dias e engordei. Meço 1,68m e estou com 93 kgs. Estou decepcionada. Sigo a dieta a risca e nem uma grama, nem 100 gramas???? Isso não é normal, não quero emagrecer 10 kgs no mês, mas pelo menos 2 ou 3 kgs no mês. Tinha tanta facilidade em perder peso e agora não tenho mais. Tenho problemas na tireoide e isso dificulta ainda mais, O que acho estranho é que semana passada pesei 89 kgs e minha C.Abdominal que estava em 105 cm, tinha diminuido para 99cm. De uma hora para outra voltei a pesar 93 kgs e medir 104 cm de C.Abdominal.SEmana que vem farei vários exames de sangue que meu médico pediu, para descobrir o que está de errado. E se der tudo normal? Qual será o meu problema???
    Estou tendo retenção de liquidos? Se sim, o que eu poderia tomar para melhorar. Chás eu já tomo. Meu intestino está preso à 6 dias. Como couve e nada.Só sei que não consigo perder peso, isso é frustante para quem lê relatos de pessoas que perderam 10,15,20 kgs em meses....TRiste!!!!

    ResponderExcluir
  45. Anônima, vc leu a postagem acima?? Releia com CALMA. Há várias hipóteses para o que possa estar acontecendo (peso de fezes, peso de água, ciclo menstrual, apenas 17 dias e não 3 meses, a necessidade de fazer médias semanais para comparar), mas está tudo escrito em detalhes na postagem acima, não há motivo para eu repetir aqui.

    ResponderExcluir
  46. Dr, eu li a postagem acima,TODA, mas queria sua opinião, que no caso já foi dada.Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Tatiana de Oliveira Vendramin31 de julho de 2013 11:41

    Dr. tenho uma dúvida. Desculpe a ignorância. Estar em cetose é o mesmo que estar cetoadaptado? Queria saber isso porque tenho lido muito no blog a respeito dos benefícios de estar em cetose e fico desanimada pois estou fazendo a diesta a um mês e mesmo me mantendo muitos dias abaixo de 20g de carboidratos não entro em cetose (sei disso porque comprei as tiras reagentes). Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Olá Tatiana

    "Cetose é um contínuo - normalmente se usa o termo para mais de 0,5 mM/dl de b-OH-butirato (o corpo cetônico mais abundante no sangue). O termo cetoadaptado deve ser utilizado para que faz dieta cetogênica - adaptado a usar
    corpos cetônicos (gordura) como fonte de energia."

    Um mês é pouco pra avaliar qualquer coisa, mas pode ser que você esteja em cetose. Depois de um certo tempo fazendo LCHF nosso corpo está cetoadaptado e não eliminamos mais as cetonas, elas são absorvidas nos túbulos renais e não vão aparecer nas tiras reagentes de urina. É preciso medir no sangue pra saber.

    ResponderExcluir
  49. Doc, você já pensou em escrever um livro? Se sim, o que está esperando? Hehe. Vai escrever bem assim lá longe.

    ResponderExcluir
  50. Dr. Souto, eu não imaginava que glicogênio associado a água poderia pesar tanto! No caso da perda dessa reserva energética, não poderíamos caracteriza-la como uma perda ruim, como seria a perda de massa muscular ou tecido ósseo?
    Obrigado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Tatiana de Oliveira Vendramin2 de agosto de 2013 17:02

    Dr. comprei o medidor de cetose sanguínea, já que as minhas tiras reagentes nunca indicaram cetose, mesmo eu me mantendo abaixo de 20g de carboidratos por dia, a única vez que as tirar ficaram um pouco mais escuras foi quando fiz jejum intermitente de 22h dois dias consecutivos.
    Tive problema com a balança a vida toda, desde criança, já tomei vários remédios para emagrecer (anfetaminas).
    Estou fazendo low carb desde o dia 06.06.2013, interrompi a dieta por quatro dias (em 18,19, 20, 21 de julho) período em que consumi carboidratos e açucar excessivamente, retomando a dieta em 22.07.2013.
    após a retomada da dieta me mantive firme nas carnes, ovos e verduras (não tenho comido frutas nessa fase inicial). No entanto, já estou a 4 dias com consumo de carboidrato abaixo de 20g (não tenho consumido praticamente nenhum vegetal e verdura, só ovos e carnes) e mesmo assim tenho feito o teste de cetona na urina e no sangue e por duas vezes o resultado foi de 0.3.
    Quer dizer que não estou em cetose? Qual o resultado que indicaria a cetose?
    Porque com essa quantidade tão baixa de carboidrato não entro em cetose? tenho resistência metabólia muito alta? Grande resistência à insulina? Isso pode ser revertido? O que posso fazer? Depois de quanto tempo fazendo low carb isso pode melhorar? Já li o senhor dizendo que não precisa estar em cetose para emagrecer, mas ao mesmo tempo todos falam dos benefícios da cetose para o emagrecimento e dizem estar em cetose até com 40g de carb. Nõa é realmente necessário eestar em cetose para emagrecer? Mas porque eu não consigo entrar em cetose? Quais os exames o senhor acha que posso fazer? Ai Dr. São tantas dúvidas

    ResponderExcluir
  52. Olá Tatiana.

    Veja este comentário do Dr. Souto "Cetose é um contínuo
    - normalmente se usa o termo para mais de 0,5 mM/dl de b-OH-butirato (o corpo cetônico mais abundante no sangue). O termo cetoadaptado deve ser utilizado
    para que faz dieta cetogênica - adaptado a usar corpos cetônicos (gordura) como fonte de energia. O principal motivo da falta de fome de quem faz páleo com menos de 100g de carbs/dia é a pouca oscilação da glicemia. Glicose subindo significa glicose caindo (tudo que sobe, tem que cair!). E glicose caindo significa FOME. Glicose estável produz saciedade. E a melhor forma de ter glicose estável é limitar seu consumo. Por outro lado, cetose é um inibidor do apetite. E sim, dietas cetogênicas cortam a fome. Mas, como disse acima, simplesmente reduzindo as oscilações da glicemia, já obtemos o mesmo efeito"

    Não existe um tempo determinado para se entrar em cetose. Acho 4 dias muito pouco pra se avaliar.

    Você só mencionou as proteínas que está ingerindo. Se você não está comendo gorduras não vai conseguir entrar em cetose. Quem faz dieta cetogênica prioriza a ingestão de gordura, estas são as únicas que não geram nenhum pico de insulina e de quebra saciam muito. A dieta cetogênica é Low Carb High Fat (LCHF) = Baixo carbs alta gordura. Lógico que estamos falando de boas gorduras (banha, manteiga, azeite, abacae, óleo de coco)!


    Não há como dizer em quanto tempo você vai entrar em cetose ou não, muito menos em quanto tempo vai começar a emagrecer. Isso não tem como medir! Cada pessoa reage de um jeito. Tem pessoas que emagrecem sem estar em cetose, tem outras que não.
    Se lê inglês, olhe aqui: http://www.reddit.com/r/keto/wiki/faq#wiki_welcome_to_the_.2Fr.2Fketo_faq

    http://livinlavidalowcarb.com/blog/jimmy-moores-n1-experiments-nutritional-ketosis-day-301-330/18195

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Dr.! Gostaria de saber se você poderia descrever um dia de sua alimentação diária, para efeito de comparação, ficária muito grato. Vossa pessoa já pensou em escrever um livro ou mesmo gravar videos no qual, mostra a dieta no dia-a-dia e, dar dicas para um melhor aproveitamento da mesma,pois, há pessoas que conseguem assimilar melhor um conteúdo apenas assistindo ou ouvindo(no meu caso) muito mais do que lendo.
    O quê o vos dizes a respeito?

    ResponderExcluir
  54. Caso eu já tenha perdido a maior parte do peso por conta da água e do glicogênio, significa que então vamos começar o processo de queima de gordura, certo? Qual é a velocidade dessa queima? Isso depende também de cada indivíduo? É fato que restringindo sempre os carboidratos, o corpo estará sempre no estado de queima de gordura, mas como é esse processo? Qual a primeira parte do corpo (onde se tem gordura localizada) que é "afetada" pela queima de gordura? Ou isso é feito de forma generalizada?

    ResponderExcluir
  55. Copiando da postagem acima:
    A velocidade MÉDIA de perda de peso após o primeiro mês é da ordem de 500g por semana

    É uma média - mais para alguns, menos para outros.

    Mesmo comendo zero carbs, a perda de peso vai parar, tipicamente em 6 meses (ou seja, melhor aproveitar bem estes 6 meses e não ficar furando).

    Se vai parar no peso que vc quer, não dá para saber

    Vc queima gordura quando não come carbs, mas uma boa parte desta gordura é a gordura que vc está comendo. Normalmente low carb dá diminuição de apetite, mas se vc parar de perder peso, vai precisar comer um pouco menos. Pula o café da manhã (tomar um café com Manteiga de manhã) é uma boa alternativa.

    A perda de gordura é generalizada, mas a primeira gordura que vai embora é a visceral (a que faz mais mal). Gordura localizada, em geral só com plástica.

    2013/8/13, Disqus :

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde dr. Tenho dúvidas quanto ao sal. Durante a nossa evolução não existia o sal refinado como existia hoje. Como nossos ancestrais absorviam sodio? Nosso corpo está adaptado ao sal refinado? Qual a melhor forma de salgar a comida?
    Outra dúvida (talvez exista um post sobre isso). Qual a diferença da dieta paleolítica para a dieta low carb? Thanks,Tatiana

    ResponderExcluir
  57. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/05/o-sal.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/04/paleo-ou-low-carb.html
    Em 14/08/2013 13:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. Obrigada! Já lí a matéria toda sobre o sal mas ainda não ficou claro como os nossos ancestrais ingeriam sódio.
    Agora vou ler as outras. Obrigada! Tatiana

    ResponderExcluir
  59. Perfeito! Agora entendi a diferença. Na verdade estou fazendo um misto dos dois. Existem grãos que não estou comendo nem a pau (arroz, feijão, batata, trigo - pães e bolos). Mas eu faço exceções (raras) ao fubá. Hj comi vagem torta (aquela que tem uns grãos verdes dentro) e só depois me lembrei que isso não deveria ser consumido.
    O açucar refinado tb está eliminado, assim como refrigerante (já fazia tempo q não tomava) e tive que (infelizmente) parar com a cerveja que tanto gosto. Mas vejo que para meu caso (não tenho obesidade nem sindrome metabolica nem diabetes) não preciso ser tão radical. Apenas vou chegar no peso que quero e então vou reintroduzindo alguns alimentos aos poucos.
    Quanto a retenção de líquidos, o Sal sempre foi o vilão e seu consumo sempre esteve relacionado com a retenção de líquidos. Isso é balela? Estou retendo muito líquido e minha tireóide estava com TSH 5,63 e o T4 live em 1,5. Será que essa discreta alteração já poderia interferir na retenção? Obrigada novamente! Tatiana

    ResponderExcluir
  60. Nem tudo que eles faziam ou deixavam de fazer é relevante (eles não tinham whey protein, mas eu acho que whey é um ótimo suplemento - algo que não entra em total contradição com a vida ancestral, visto que é proteína, e é de origem animal). Embora alguns consumissem menos sódio do que nós e outros mais (os Masai consomem sódio bebendo o sangue do gado, os habitantes dos andes iam até o o litoral em busca de iodo e sódio), neste caso específico nós temos o Padrão-Ouro - estudos prospectivos e randomizados (ou seja, não precisamos ficar teorizando). E os estudos randomizados mostraram de forma conclusiva que não há motivo para restringir o sal, mesmo que nossos ancestrais não o consumissem, o seja, este assunto está encerrado do ponto de vista científico, até o CDC (quem diria!) admitiu.


    2013/8/14 Disqus

    ResponderExcluir
  61. :-), ótimo!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Ótimo. Diga-se de passagem, não vejo problemas com a vagem torta - são as sementes maduras que têm os antinutrientes. Se você come mais sal, urina mais sal. Precisa ter insulina alta para reter o sal. Ou seja, o importante não é quanto sal vc come, e sim quanto sal vc retém. Pior, se vc restringe o sal, o corpo acabe retendo mais sal para compensar.

    E sim, este hipotireoidismo leve pode estar relacionado aos seus sintomas. SE for tireoidite de Hashimoto, e se estiver no início, 90 dias de páleo pode começar a reverter a doença.


    Em 14 de agosto de 2013 14:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Obrigada pela resposta Doutor! Pode ser que seja de hashimoto, já que tenho esclerose multipla (que é outra doença auto imune). Mas eu não tenho certeza não. Qual exame é necessário fazer para ter certeza que é a de Hashimoto?
    Não tomo remédios para a esclerose. Estou há 2 anos sem sintomas e estou fazendo suplementação de vitamina D (estava baixa) e evitando o glúten. Tudo o que eu puder fazer para evitar os remédios, farei. O anticoncepcional não tem jeito.... A dieta não ajuda (rsrs). Esse também pode ser a causa do inchaço, certo? Thanks, Tatiana

    ResponderExcluir
  64. Tem que ver com o endócrino, mas são anticorpos anti-tireoide. Paleo estrito é um excelente alternativa para ambos problemas. Mas tem que ser estrito, ou seja, ZERO de glúten, e nada de leguminosas (soja, amendoim, feijão).


    Em 14 de agosto de 2013 17:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  65. Estou há 54 dias em LCHF, procuro manter a ingestão de carbos abaixo de 20g diariamente. Percebi de 10 dias para cá que a velocidade da perda de peso e de medida da cintura diminuiu, porém não engordei. O que é bom e sustentável. Sei que continuarei a perder peso, mas lentamente.

    ResponderExcluir
  66. Caro Doutor,

    Completei, no último dia 21, 1 mês de dieta.
    Comecei querendo perder 10 quilos, já que estava com quase 10 acima do meu peso habitual (que é 72kg), mas confesso que, a cada dia, sinto-me mais tranquila quanto a essa perda.
    Já estou bem sequinha, com somente 3 quilos a menos. Sinto-me MARAVILHOSA, inclusive quanto a problemas como ligamento cruzado anterior do joelho rompido. Estou focada, concentrada, muito pouco sonolenta (como era de hábito), cheia de energia, levinha...
    E, como você disse aí em cima, estamos (meu noivo, minha sogra e eu) seguindo com o plano de um novo estilo de vida. Então, a pressa de perder peso está em segundo plano.
    Queria só agradecer, mais uma vez, pela divulgação da dieta e dizer que falamos dela pra muita gente e muita gente está inspirada e fazendo a Páleo pras bandas de cá (Recife).
    Abraço no coração e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  67. Fico feliz!


    Em 25 de agosto de 2013 23:35, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Olá Dr Souto, estou lendo um artigo no link http://www.fat-new-world.com/2011/02/porque-muitos-falham-entrar-em-cetose.html e achei interessante que ingerir mais proteínas pode sabotar a cetose, pois o fígado produziria glicose a partir da proteína. Isso é verdade?
    Neste caso, devemos então priorizar mesmo a ingestão de gorduras para facilitar a cetose e, conseguindo entrar em estado cetogênico, o consumo de carbs pode ser aumentado (um pouco), pois após estar em cetose o corpo terá mais dificuldade de armazenar a glicose como gordura. Entendi direito?

    ResponderExcluir
  69. Se o objetivo for dieta cetogênica, sim. Mas não é necessário estar em cetose para perder peso.


    Em 31 de agosto de 2013 22:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  70. Obrigada! Estou buscando a cetose para mudar a composição corporal, ou seja, diminuir a gordura corporal. Estou certa em buscar isso com cetose?
    Caso sim, a única forma de saber o quanto se perdeu de gordura corporal seria medindo com adipômetro ou existem outras formas?

    ResponderExcluir
  71. Não precisa da cetose, basta ser low carb. A medida mais exata é o DEXA (densitometria). A maneira mais simples é o espelho e as roupas.
    Em 01/09/2013 23:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Boa noite, Dr. Souto. Atingi o peso ideal e continuo a fazer a dieta, não para emagrecer, mas para continuar nesta proposta, porém tenho tido MUITAS câimbras. Que posso fazer? Sei que é falta de potásio, li que recomendas tomar óxido de magnésio, 1 comp. 2x ao dia. Tem outra alternativa? Detesto até o cheiro dele.

    ResponderExcluir
  73. Cápsulas/comprimidos de magnésio não têm cheiro!

    Alternativamente, aumente seu consumo de frutas e amidos seguros (batata doce, arroz branco) e veja se melhora.
    Em 06/09/2013 21:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  74. André Bandidartista14 de setembro de 2013 13:37

    sou vegetariano. os únicos carbohidratos que eu consumo são os naturais, tais como ervilhas, lentilha, muito poucas vezes, arroz e feijão... dependendo da quantidade desses carbohidratos, as gorduras consumidas seriam prejudiciais? abraço
    prof André

    ResponderExcluir
  75. Dê uma olhada nestes links:
    http://www.lowcarbvegetarians.com/ http://lowcarbdiets.about.com/od/vegetarian/a/Low-Carb-Vegetarian -Diet.htm?nl=1


    2013/9/14 Disqus

    ResponderExcluir
  76. interessante saber disso, pois eu e meu marido perdemos peso em exatos 6 meses, nao sabia dessa regra, ele perdeu 40 e eu 14. No geral ficamos satisfeitos com o resultado, ele só ficou incomodado com o excesso de pele no abdomen, devido a perda de peso muito rapida, essa pele nao sai mais sem cirurgia né? E eu fiquei ainda com uma barriguinha, se eu quisesse perder mais uns 5 quilos teria alguma forma de chacoalhar o metabolismo apos esses 6 meses?

    ResponderExcluir
  77. A pele sobrando é por causa do grande emagrecimento (parabéns) - mesmo que fosse lento - são as sequelas...

    Agora, para lhe ajudar:
    Leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html

    Em 16 de setembro de 2013 14:09, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  78. Olá Dr tudo bem por aí?
    Veja só eu e meu esposo estamos fazendo juntos a dieta com zero acucar, zero caboidrato e mais gordura e proteina e tem dado ótimos resultados, ele já perdeu cerca de 10k e eu 6 , o homem sempre perde mais que as mulheres pelo que percebo..rsrsrs..são tantos fatores que os favorecem neh! Pois bem, quero que me esclareça se esta correto como algumas vezes fazemos , por ex: ultimamente pela manhã eu tomo café puro com manteiga e 3 fatias finas de queijo de 26 a 30% gordura e qdo dar um sinal de fome bem mais tarde como um pouco de amêndoas diversas e somente as 16h hora da janta comemos uma carne com verdura.. e estamos tomando muito chá verde junto com chá de frutas para mudar um pouco o sabor marcante do cha verde e Já que aqui na Dinamarca o frio já esta começando, tenho dúvidas qto ao sachê de chá de fruta será que podemos? Esta correto Como estamos nos alimentando? Normalmente comemos ao acordar ovos com acréscimo de verdura e preparado na manteiga , porém qdo não estamos com tanta fome pela manhã adotamos o queijo e café ou nao ingerimos nada so ficamos no cha e cafe, Ah e fds saimos um pouco da dieta e consumimos carboidrato branco e tomamos umas tacas de vinho , tudo de forma moderada , nada de exageros! E aí Dr o que me dizes?
    Um abraço e obrigada pelas informações que nos enriquece e nos torna sábios qto a lidar com a saúde e bem estar.

    ResponderExcluir
  79. Acho que está PERFEITO. E parabéns pelos resultados!


    Em 16 de setembro de 2013 16:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Olá Dr. Souto!


    Estou 3 meses fazendo a dieta Atkins. Tive que dar uma pausa de umas 3 semanas para fazer uma cirurgia. Semana passada retornei à dieta. Estou 8 dias somente comendo frango, carne, queijo amarelo e ovo, tomando mate zero e as vezes coca zero e café com adoçante a base de ciclamato de sódio. Nada além! Ontem de tarde verifiquei minha cetose com as fitinhas e estava com a cor entre um rosinha claro ao roxinho (mais para o rosa claro).Entendi que estava numa cetose leve. Hoje fui verificar novamente, e a fitinha ficou amarela. Não estou em cetose!! Mas acordo com muita dor de cabeça todos os dias, o que é um dos sintomas! Quando estava fazendo a dieta antes da cirurgia, a fitinha ficava todos os dias bem roxa. Gostaria de saber o que poder ter acontecido para eu ter saido da cetose, já que estou numa dieta de proteína bem restrita.
    Minha principal dúvida é, mesmo não apresentando cetose pela fitinha, eu estou queimando gordura?? Estou preocupada de engordar ao invés de emagrecer ingerindo gorduras.
    Lembrando que estou tomando remédio fitoterápico e chá de hibiscu com chá branco. E também vitamina C + zinco efervescente adoçada com aspartame.
    Aguardo sua análise!!!


    Muito obrigada!!


    PAtrícia

    ResponderExcluir
  81. Obrigada por ter respondido, Patrícia.


    Fico mais tranquila de que vou continuar emagrecendo então!!


    Tenha um ótimo dia!! ;)

    ResponderExcluir
  82. Jose Carlos, tudo bem?

    Estou em dieta low carb também e estou gostando apesar de pouco tempo nela. Sei que é um pouco difícil regrar a alimentação, principalmente nós brasileiros que comemos arroz/feijão a vida inteira...

    Minha dúvida principal é a seguinte: quão grande é o malefício causado pela bebida alcoólica na dieta? Eu sou apaixonado por cerveja... costumo consumir nos fins de semana... raramente durante a semana. Existe alguma alternativa para a cerveja se tratando de bebidas alcoólicas?

    Obrigado e parabéns pelo blog, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  83. Olá Felipe.

    Destilados não têm glúten (são destilados!).
    Cerveja é feita de grãos e cereais, ou seja, pão líquido...
    Vinho é uma boa opção! Além dos benefícios (polifenóis, antioxidantes) vinho é considerado alimento funcional.

    "Embora a cerveja tenha menos álcool que o vinho, é cheia de açúcar! O vinho não tem açúcar. Esta foi toda consumida na fermentação."

    Mas, tudo depende dos seus objetivos...

    ResponderExcluir
  84. Ola Dr. faz mais ou menos uns vinte dias fui levar os exames de rotina para minha medica clinica ver, pela segunda vez deu alterado todos, alem de eu ser hipertensa tomando pela manhã 50 mg de captopril e 25 mg hidroc. e ter gordura severa no figado em tratamento há três anos., pesando.109 kg, só comia e dormia, tinha muito sono, dor nas juntas do corpo todo. Fui nessa consulta com meu esposo , ele é magro e bem alto quando ela olhou o exame logo começou a falar que eu parecia mais velha que ele, e que era relaxada e que daria mais uma chance para não me passar remédio e que eu voltasse daqui 3 meses para refazer exames. Se coloca no meu lugar, meu esposo saiu mudo eu chocada, fiquei sem falar 3 dias, até encontrar uma amiga que estava bem magra seguindo sua dieta e me falou, comecei a fazer e qual a minha surpresa. Estou maravilhada com o resultado 20 dias. Não sigo radicalmente, mas já perdi 3 kg, estou mais disposta, desde dia 27 minha filha me conectou nas redes sociais abrindo um face para eu poder me relacionar com outras pessoas e compartilhar mais, caminho 1 hora por dia, não sinto mais fome, ansiedade, estou fazendo um caderno de receitas Low Carb e adaptando as minhas, estou tremendamente feliz, minha vida mudou radicalmente com essa dieta, minha casa mais organizada, pois acordo bem cedo dou conta de tudo. Agora te pergunto w?
    Foi o choque emocional que levei na consulta ou é o resultado da dieta . Gostaria que durasse para sempre, pois faz quinze anos que estava acima do peso e sofria muito, não tinha mais vida social ativa, sinto-me com uma vontade de viver e ajudar outras pessoas. Sou nova nesse mundo tecnologia desculpe alguns erros.Oro a Deus que te ilumine mais do que já é, me devolveu a vontade de viver Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  85. Meus parabéns!

    Foi a dieta. Se dependesse de sua médica, vc podia muito bem ter se jogado de uma ponte!

    Mas, enfim, ao menos agora vc está aqui :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/10/2013 18:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Para pessoas do caso 4, há alguma dica especial?

    ResponderExcluir
  87. Nada mágico. Paciência, ausência de pressa, expectativas mais modestas, jejum intermitente.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/11/2013 20:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  88. ok, obrigada! é oq tenho feito... mas tive q maneirar no JI. Acho q mt JI no início (depois de 1 mês) assustou meu corpo. o jeito msm é testar e observar xD Obrigada!


    P.S.: espero q sangue não suba mt a glicose, pq extrai os sisos e está sangrando litros, daí sempre acabo engolindo um pouquinho =/

    ResponderExcluir
  89. dr Souto, estou na dieta ha quase 4 meses, sem jacar nenhuma vez, o unico problema que sinto eh no anticoncepcional , agora a menstruacao ou vem antes da cartela terminar ou nao vem ao termino da cartela, isso nunca aconteceu antes, ja tomo anticoncepcional ha 18 anos, tem a ver com a dieta?

    ResponderExcluir
  90. Pode ter, mas não afeta a eficácia

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 16:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. Minha insulina é normal, verifico sempre pois tenho um irmão com diabete tipo 1. Sei que pra ele, se a insulina estiver baixa, causa desconfortos. No meu caso, se eu adotar o menor consumo de carboidratos, terei algumas mudanças? não só de peso, mas disposição?

    ResponderExcluir
  92. Olá Eliana,


    Não há motivos para restringir carbs se não quer emagrecer. Mas parar de comer refinados, grãos, alimentos industrializados e açúcar, óleos de sementes e acrescentar gorduras boas (manteiga, banha, azeite, óleo de coco, gorduras das carnes)... isso é Paleo!! Com certeza verá muitas mudanças!

    ResponderExcluir
  93. Esse blog é maravilhoso! Obrigada por compartilhar essa riqueza de informação!

    ResponderExcluir
  94. Meu organismo não aceita coco,logo após come-lo,eu regurgito.Gostaria muito de fazer a dieta,é possível fazer a dieta e não usar o coco?

    ResponderExcluir
  95. Óbvio que sim! Posso imaginar umas dezenas de alimentos que não são farinha, açúcar e óleos de sementes mas que também não são coco. Um alaminuta de bife acebolado com ovo e salada não tem nenhum coco, por exemplo.


    2014/1/9 Disqus

    ResponderExcluir
  96. laerte gueller junior10 de janeiro de 2014 16:34

    Dr. Souto, leio diariamente seu blog, cada paragrafo com grande atenção, tento ser multiplicador da informação, principalmente recomendando a leitura cuidadosa de tudo o que se fala aqui. Não creio que um livro com o conteúdo que aqui se explana seria o suficiente, mas uma enciclopédia, tamanha a diversidade de temas (e com certeza eu a teria). Posso afirmar com facilidade que as informações aqui consolidadas ajudaram a mim (reduzi 16 kgs de peso), minha esposa (15 kgs) e com certeza a pelo menos mais umas 10 pessoas do meu convívio, somando aí uns bons 200kgs de peso eliminados. Parabéns por ser essa pessoa maravilhosa que estuda e nos dispõe tanto conhecimento! Nesses 43 anos de vida acho que nunca declarei algo parecido, exceto a algum cantor(a) ou grupo musical: Sou seu fã!

    ResponderExcluir
  97. :-) fiquei corado :-)


    Em 10 de janeiro de 2014 16:34, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Olá Doc, Comecei a ler seu blog hoje as 19hs. São 3:30 e não consigo parar.Tanta coisa interessante não me deixa dormir. E eu preciso dormir para emagrecer, certo? Tenho andado pra lá e pra cá em dietas e exercícios errados e palpites e ... Procuro casos como o meu e não acho: tenho 52 anos, há 2 anos sem menstruar; 77kg e 1,53m. Estacionei nesse peso. Estou fazendo Dukan há 1 mes. Perdi 3Kg e só. Cansa não ver evolução. Pedi à minha ginecologista que me dê os malditos hormônios que tanto evitei até agora porque não vejo razão, que não essa, para o meu ganho de peso. Comecei a engordar há 7 anos e não parei mais. Tinha 57kg em 2007 e cheguei aos 82 ano passado. Tento sempre encontrar uma racional para tudo e por isso me interessei tanto pelos artigos que li aqui. Minha pergunta é: como posso saber o que me impede a perda de peso? Exames ? Devo procurar um endocrinologista? Aceitar a reposição hormonal? Durmo muito mal mas não tenho os calores comuns à menopausa. O Sr. acredita que terei sucesso com a Paleo?

    ResponderExcluir
  99. Sobre reposição, converse com o ginecologista - pode ajudar.

    Páleo melhora toda a sua saúde, bem estar e lhe deixa com pouca fome. É algo para a vida toda. Se vc vai emagrecer bastante ou pouco; o tempo dirá. Mas qual a alternativa? Continuar GANHANDO peso e ainda por cima passando fome?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/01/2014 03:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Comecei a dieta agora e estou a 10 dias com menos de 20g por dia. Não tive uma perda de peso significativa, fico oscilando entre 84/85, não sei se minha ansiedade está atrapalhando, minha fome não diminuiu e não sinto os sintomas de cetose. Estou consumindo apenas os alimentos permitidos e não tenho nenhum problema quanto a isso, pois há tempo já tinha uma alimentação saudável com carnes, saladas, integrais, mas sem conseguir emagrecer, apenas engordando qdo cometia excessos. Ano passado, eu havia tomado remédio (sibutramina) e havia emagrecido até os 74 kg, meu objetivo era 65kg, mas como o remedio poderia fazer mal a longo prazo, parei de tomar e rapidamente, numa velocidade de 2-3kg por mês fui engordando até chegar nos 85kg (dez/2012). Você acha que essa dificuldade de perder peso inicial ou de entrar em cetose pode ser provocada por algo além da restrição de carboidratos. Pode o organismo não ser capaz de entrar nesse estado? To muito chateada e até pensando em desistir, por sempre ler que é infalível pra todo mundo, que depois de 48h-72h no máximo entrar em cetose. =(

    ResponderExcluir
  101. Cetose é desnecessária para a perda de o peso (aliás isso está escrito no texto acima). Quem já fez efeito sanfona tem muito mais dificuldade para perder peso. É uma mudança de estilo de vida para ter mais saúde sem passar fome. A perda de peso é consequência, e pode demorar, o que não é problema levando-se em conta que é um plano para a vida toda.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/01/2014 11:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  102. Não achei o trecho onde fala que a cetose é desnecessária, mas para quem tem o objetivo de emagrecer ela serve como um pontapé inicial você mesmo citou. Estou no 12º dia, ou seja terminando a segunda semana e se perdi 1kg (mais de de água do que de gordura) foi muito. Tenho meus índices glicêmicos e de colesterol bem abaixo do normal, apesar do meu sobrepeso de 20kg acima do normal. Entendi bem seu texto, e acho que minhas expectativas estão conforme, pois pretendo sim manter o plano, mas não sei o quão mais restritivo ele vai ter que ser para que eu passe a não sentir mais tanta fome, e comece a emagrecer ao invés de oscilar no mesmo peso desde o começo da dieta mesmo com um plano inicial mais restritivo. Gostaria de saber se mesmo com uma restrição de menos de 20g de carbs por dia, é possível, por algum motivo orgânico, não ter a capacidade metabólica para o emagrecimento? Existe algum tipo de exame que auxilie a detectar esse tipo de problema?

    ResponderExcluir
  103. O trecho é o seguinte: "Cada pessoa tolera um nível de carboidratos sem ganhar peso. Há pessoas que toleram GRANDES quantidades. Se você está lendo este blog, provavelmente você não tolera mais do que 100 a 115 gramas de carbs por dia. Mas ***é plenamente possível perder peso com uma dieta low carb que não seja cetogência*** (para ser cetogênica, em geral é necessário restringir os carboidratos a menos de 20g por dia, o que pode ser interessante como um pontapé inicial, mas não é muito sustentável para o resto da vida)."

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 09:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  104. Outro trecho:

    A velocidade MÉDIA de perda de peso após o primeiro mês é da ordem de 500g por semana

    Não vejo relevância em sequer discutir sucesso ou insucesso após 12 dias de uma mudança de estilo de vida que se pretende para a vida toda.

    Eu entendo a ansiedade por resultados rápidos. Mas é meu papel desfazer isso. Com está claro no texto acima, ALGUMAS pessoas tem uma perda rápida de peso. Isso significa que outras não têm. Leia a postagem de ontem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 09:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  105. Como eu disse, estou fazendo uma dieta cetogenica com menos de 20g carbs por dia. Acho estranho estar com uma dieta restrita a menos de 20g de carbs por dia sem ter emagrecido nada em quase duas semanas e receio ter que restringir mais (se é que isto é possível) para iniciar um processo de emagrecimento. Se fosse de 100 a 115g tudo bem não perder peso, mas não é... A questão é que eu gostaria de saber se pode existir um problema orgânico que não permita o organismo a entrar em cetogênese. Esta é a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  106. Como eu também disse na postagem acima, há pessoas que não perdem nenhum peso com low carb. Mas não sabemos se é seu caso, pois não temos nem 3 meses ainda. E a postagem de ontem é leitura obrigatória.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 10:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  107. tá beleza, vou continuar firme e forte para juntar mais dados do meu caso, torcendo pra perder uns quilinhos e daqui a 3 meses conto como foi =)

    ResponderExcluir
  108. É isso aí!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/01/2014 13:00, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  109. Dr. Souto, boa tarde,

    Antes de tudo obrigada pelo blog que tem me ajudado muito. Tento perder peso há
    exatos 12 anos, idade do meu filho caçula; sempre fiz dietas restritivas
    e sempre deu certo mas depois dos 30 começou ficar mais difícil, atualmente com 42 piorou, conheci a Dukan ano
    passado e emagreci uns 8 kilos com oscilações e nunca mais consegui comer carbs da mesma forma mesmo agora nas férias
    quando aos poucos fui reintrduzindo os maus hábitos anteriores, tenho
    conseguido me manter nessa media, mas gostaria de pesar novamente o peso que eu
    tinha quando engravidei aos 29 uma média de 58 a 61 kilos, faço atividades
    físicas 3 a 4 vezes por semana e ainda assim brigo com a balança, comecei
    semana passada após ler muito a fazer a alimentação LCHF ainda um pouco insegura mas me sinto mais
    desinchada, e eliminei 1,2 kg, tenho colite ulcerativa ainda estou fazendo exames e com consulta
    marcada em um especialista. Recentemente meu médico me receito soyfemme para
    tratar sintomas de menopausa estou em dúvida com relação a conciliar esse tratamento e a dieta.

    ResponderExcluir
  110. Olá Patricia,
    Venho mudando meus habitos e te tando seguir uma dieta paleo, mas estou um pouco confusa. Preciso perder peso urgentemente, gostaria de uma sugestao de cardapio para seguir. Fico horas fora de casa, no minimo 12, tenho dificuldades para seguir dietas por isso!

    ResponderExcluir
  111. Olá Babi,

    Espero que não fique decepcionada comigo, mas me pedir cardápio é complicado... porque eu não tenho cardápio!
    Veja bem, LCHF/Paleo pra mim é sinônimo de liberdade! Eu nunca gostei de comer de manhã. Quando entendi que não preciso comer se não tenho fome eu simplesmente aboli o café da manhã. Na maioria dos dias tomo café ou chá com óleo de coco e manteiga, as vezes só óleo de coco. Depois vou comer bem tarde. Tem dia que fico até às 14 horas sem comer, tem dia que até as 15h, 18h... não tenho hora! E aí janto bem. Aqui em casa a refeição em família é a janta, por isso a mais importante: carnes, verduras, bacon, nata e cacau de sobremesa... Sempre fugi dessas coisas padronizadas, desses 'cardápios' prontos! A LCHF/paleo foi minha libertação!

    Mas vou te dar um exemplo de ontem como foi meu dia: fui em jejum fazer exames de sangue. Tomei café preto e 1 fatia de queijo prato (desmontei o sanduíche). Logo depois tomei óleo de coco. Lá pelas 17h comi umas 4 macadâmias e uma fatia fina de queijo tipo minas. E fui jantar por volta das 19:30. Bife, ovo frito na banha, 2 col. sopa de arroz branco frito na manteiga, brócolis, tomate, cebola.

    Sobremesa: banana verde batida com actimel (caseiro), nata e cacau(100%).
    Mas anteontem foi totalmente diferente!

    Minha sugestão é você investir no café com óleo de coco e manteiga, porque sustenta por horas. Um dos grandes ganhos da paleo é justamente não sentir fome e precisar de lanchinhos.
    Qual sua maior dificuldade?

    ResponderExcluir
  112. Dr.. o que fazer para acertar este desaranjo metabolico.. de resistencia a insulina e leptina???

    ResponderExcluir
  113. A melhor solução seria uma máquina do tempo, para nunca ter comido montes de carboidratos processados e nunca ter engordado e jamais ter desenvolvido resistência à insulina e leptina. Na falta dessa solução, não vejo nada melhor do que páleo low carb - que pode não ser tão eficaz como gostaríamos, mas é mais eficaz do que o resto, e não dá fome.

    2014-04-08 17:14 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  114. sou um exemplo disto em 14 dias restringindo carbos a 20grs não perdi nada em 14 dias .. mas perdi medidas.. e após esse tempo estou perdendo em média 1 kilopor semana.

    ResponderExcluir
  115. Dr Souto quando virá ao Rio de Janeiro dar palestras? ^^

    ResponderExcluir
  116. Estou aguardando ansiosa também Doutor...Sou sua fã..Beijão..rs

    ResponderExcluir
  117. Dr, o que vc pensa da dieta cetogênica cíclica, que prega 5 dias de zero carb e 2 dias com zero gordura e bastante carb para repor o glicogênio a ser usado nos exercícios durante a semana? Tendo em vista que o organismo leva em média 3 dias para entrar e sair de cetose, ele ficaria sempre neste estado mesmo com o ciclo de carb. Isso procede?

    ResponderExcluir
  118. Coloca DiPasquale na caixa de busca

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/04/2014 14:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  119. Excelente! Esse tópico deveria estar destacado no blog como "comece aqui". Já põe os "pingos nos is" antes de qualquer coisa.
    Demorei para encontrá-lo. As vezes me perco no blog.rss.
    Achei interessante a questão de média, vou adotá-la. Gosto também da sua objetividade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  120. Meirelane Morais7 de maio de 2014 05:29

    Ola bom dia, são 05:30 e estou acordada desde de as 3, isso tem virado rotina na minha vida a um mês aproximadamente, custo a dormir e acordo 2 ou 3 horas depois e não durmo mais, também estou tremendo muito e com dores horriveis no pescoço e ombro, nunca tive depressão e creio q não seja, alguém pode me ajudar acho que tó fazendo algo de errado, por favor

    ResponderExcluir
  121. Tome 2 comprimidos de óxido de magnésio à noite (200 ou 250mg cada), todas às noites, e aumente o sal e o potássio na dieta (isso pode ser feito com um "sal light", desses do supermercado, que contém cloreto de potássio misturado com cloreto de sódio). A abstinência vai passar.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 07/05/2014 05:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  122. Meirelane Morais8 de maio de 2014 10:08

    obrigada Dr.Souto vou providenciar também o sal rosa

    ResponderExcluir
  123. Patrícia Wagner Paz15 de maio de 2014 22:08

    Falou e disse tudo FELIPE.
    Esse médico além de humano perante suas benéficas ações com a preocupação com o próximo, ele fala numa linguagem de fácil entendimento nos incentivando cada vez mais!
    Muito obrigada Dr Souto, por tudo que vens fazendo, continue assim que o que tens á ganhar, só Deus pode lhe dar!
    OBS: Espero que um dia venha fazer uma palestra aqui em PELOTAS-RS!

    ResponderExcluir
  124. Dr, já faz alguns dias que venho acompanhando minha cetose e tem em media estado em 0,7, acredito que como ate 30g de Carbs das folhas e outros alimentos, mas não tenho passado disso, tomo bastante água.O problema (ja li q isso pode acontecer) e que estou há uns 4 dias com uma leve dor de cabeça, normalmente ela não progride e faço meu treino a noite normalmente, mas ontem qdo peguei pesado, tive q para, pois a dor de cabeça aumentou.
    Isso é normal? Parece que pelo q li depois melhora?O q posso fazer para melhorar?
    Fora isso me sinto super bem, ja perdi 15kg em uns 4meses, para malhar, minha disposição e fôlego aumentaram 100%.

    ResponderExcluir
  125. E precisa estar em cetose ainda?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 29/05/2014 09:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  126. Dr. José Carlos fiquei muito interessada por tudo o que li em seu blog.
    Sou portadora de psoríase, artrite psoriática e fibromialgia.
    Sofro diariamente com dores, que variam do tolerável ao insuportável, e as controlo usando medicamentos, muitos medicamentos.
    Penso em adotar a dieta paleo para enfrentar as dores e obter remissão no quadro da psoríase.
    Com 1,60m, pesei sempre entre 54 e 58k, hoje peso 66k e credito esse aumento excessivo de peso à quantidade de analgésicos, antiinflamatórios, hipnóticos para dormir e antidepressivos.
    Meu foco não é unicamente a perda de peso.
    As dúvidas que tenho referem-se a saber o que posso ou nao ingerir sem perda do resultado benéfico.
    Posso comer um pouco de arroz branco no almoço?
    Posso tomar café descafeinado?
    A sucralose é permitida?
    Um copo de suco de laranja por dia é prejudicial?
    Para acompanhar um ovo frito posso comer só a casquinha do pão francês, uma fatia de pão integral, ou nenhuma das opções é aceita?
    Agradeço a atenção e parabenizo pela forma didática como expõe seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  127. Para o seu caso, não precisa ser low carb, mas o glúten tem que ser zero. ZERO. Z-E-R-O! Nem farelo de pão. Também eliminar as leguminosas (o que cresce em vagens, como feijão, lentilha e amendoim). E restringir se possível os laticínios. Faça isso por no mínimo 6 semanas antes de julgar se está funcionando ou não. E fuja dos óleos refinados. Cozinhe com azeite de oliva ou óleo de coco. Nesse momento, não vejo problemas quanto ao resto do que vc perguntou.


    Em 19 de junho de 2014 03:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  128. Marcia Regina O.Avila22 de junho de 2014 00:51

    Olá Gabbyzinha,li o seu comentário, estou como você, a 11 dias eliminei só 1.400gr.Gostaria de saber hoje, depois de 5 meses, você conseguiu emagrecer?

    ResponderExcluir
  129. Amelia Schwarzeluhr30 de junho de 2014 16:00

    Doutor, não me canso de ler essa parte ! Amo !!!!!

    ResponderExcluir
  130. É, eu mesmo gosto de reler!


    2014-06-30 17:09 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  131. Dr. eu li a postagem e diversos comentários e sei que tenho que ter paciência com a perda de peso mas queria a opinião de alguém que entende. Eu tenho 1,61 de altura e peso em torno de 59kg(hoje 60) e sei que meu IMC é normal mas queria ao menos chegar aos 55kg pois me sinto "gordinha". Desde sempre tive dificuldades para emagrecer, na adolencencia cheguei a pesar 68kg, e ja sofri mto com efeito sanfona, principalmente por uso de medicamentos. Estou seguindo a lowcarb há um mês no começo perdi 1kg depois engordei de novo. Cortei todos os grãos e não sinto falta, além do mais adoro salada, o que mais sinto falta é de um doce as vzs mas to controlando bem e substituindo por outras coisas. Tenho me sentido mais saciada mas o meu problema não é fome e sim compulsão, as vzs faz 2h que almocei e ja quero "mastigar" alguma coisa, ou seja, mts vzs como por ansiedade e não por sentir fome e não sei como lidar com isso, por mais que nessas "compulsões" eu coma algo saudável sei que isso é péssimo pra mim, parece que meu dia gira em torno de comida. Sempre fui louca por doces e trocava uma refeição por um doce fácil fácil.. Fico com medo de estar com resistencia a insulina ou sera que é pq tenho pouco peso a perder que fica tao dificil? meu pai tinha diabetes e tenho medo de desenvolver tbm e alem do mais sou super sedentaria, nunca achei um exercicio ou esporte que gostasse, odeio academia e ate comprei um simulador de caminhada p fazer em casa mas acabo nunca fazendo. Dr se vc puder me dar uma luz agradeço, queria ouvir a opinião de vcs que entendem. E desde ja agradeço pela paciencia e pelo blog, é ótimo e tem me ajudado bastante!

    ResponderExcluir
  132. Já leu isso? http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html

    Sent from mobile phone
    Em 09/07/2014 22:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  133. Olá Lais. Tentando ajudar. Sobre exercícios, eu que não gosto de gastar tempo precioso com exercícios (= atívidades físicas voltadas para o condicionamento físico), gasto 20 min por semana, numa única vez, em casa, e estou melhorando o perfil (pareço estar no, ou bem perto do, meu ponto de equilíbrio) corporal. Com pouquíssimo equipamento (uma barra e um peso, apenas). O protocolo que adoto (e as explicações, detalhamentos) estão em dois livros:

    1) http://thecaloriemythbook.com/
    2) http://www.bodybyscience.net/

    Sugiro leitura nesta ordem. Planejo no futuro publicar algo traduzindo as ideias destes dois livros. Mas não sei quando. O que estes exercícios (20 min, 1x por semana!) podem fazer por ti? Melhorar a relação massa magra vs gorda. Diminuir a compulsão. Baixar peso? Pouco ou nada, acho (acho, só acho). Te trazer muita disposição, entre outros muitos benefícios. Esqueça corridas, esqueça diferenças entre aeróbicos e anaeróbicos (seu corpo cuida disto prá ti), esqueça horas fazendo exercícios que, no médio prazo vão te deixar doentes (nossas juntas não foram feitas para corridas longas e repetitivas). Esporte para competição nada tem a ver com saúde ou, se tem, temos mais provavelmente uma relação inversa. Enfim, são algumas das ideias - deliciosamente revolucionárias - destes autores. E estão funcionando prá mim (pratico há 8 meses).


    S o inglês for uma barreira para ti, sugiro que converse com um treinador, numa academia de musculação, e solicite a ele que trabalhes com um protocolo de alta intensidade, com os grandes grupos de músculos. Isto significa que não passarás mais de 20 min na academia, uma vez por semana, e que não farás mais do que 4 exercícios (braços, pernas, costas, peito). Significa, também, que ficarás exausta em menos de 5 min, achando que vais morrer (mas não vais). Prá mim, serve.


    É isto. Boa sorte e não desista.

    ResponderExcluir
  134. Mas nesse caso como não ser low carb ? tem que ser high fat , digo isto porque estou quase conseguindo convencer emu avô , um homem de 78 anos que sofre de dores . Se eu tirar o MAcronutriente carbo , me sobre a proteína e a gordura e prefiro colocar o meu velho com Gordura e detalhe , ele não tem emdo da gordura como eu , pelo contrário , ele adora a pele da galinha , a carne , mas adora os malditos carbos que acompanham Ele me vê saudável e elétrico e tá quse fazendo , mas a Glicose não anda muito bem , seroia o caso de não colocar muita fruta , a mas ele adora banana , come tudo errrado , iogurte . temos a sorte de ter nata , pois temos um sítio e podemos ter leite da vaca pra fazer a nata . Algum conselho sobre isso ? LCHF ? Meu avô precisa parar de tomar quase 1 caixa de sapatos de remédios por dia

    ResponderExcluir
  135. Obrigado! Vou tentar começar nesse ritmo de 1x na semana! As vzs até tem algum dia da semana que eu penso em me exercitar ai penso o que adianta se fizer uma vez só na semana ai acabo que nunca faço rs
    Quem sabe isso me ajude :)

    ResponderExcluir
  136. Obrigado pela atenção Dr. Já li sim e até pensei poxa será que é o meu caso.. Mas ai pensando no meu passado lembro de ter chegado aos 52kg (engordei depois devido ao efeito sanfona) então penso que ainda consigo perder mais um pouco..Tenho ossos largos e ombros largos e sei que nunca vou ter o corpo "pera" pois é da minha genética .E tbm sei que nunca vou ser magérrima mas ainda tenho esperança que possa emagrecer um pouco mais e que esse AINDA não seja o meu caso. Acho que tbm ajudaria com malhação pois o que mais me incomoda são algumas gorduras localizadas, tipo braço e barriga.
    Sabe Dr. acho que meu intestino tbm me atrapalha na perda de peso, nunca funcionou bem sempre tive o intestino preso. Ultimamente, acho que devido a eu estar comendo coco, meu intestino ta funcionando melhor mas tenho ficado muito frequente com a barriga inchada e doendo, acho que deve ser gases presos, ainda não tentei usar a fecula de batata mas tenho pensado em ir ao médico pra ver se tenho intestino irritável ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  137. Senhores, tive uma amidalite viral nesta 2a-feira e tive que tomar Allegra e um antinflamatório (não lembro agora o nome). Enfim, a minha pergunta diz respeito a perda de peso; tenho acumulado perdas contínuas diariamente, mas notei que na 3a, 4a, 5a e hoje não só deixei de perder peso como ganhei um pouco: 800g.
    Pergunta: teria o antinflamatório alterado algum processo metabólico ? Notei também que tenho evacuado bem menos nestes últimos dias.
    Tudo coincidência ???

    ResponderExcluir
  138. Completando, mesmo bebendo 3 lts de água tenho urinado menos e sua cor está amarela dourada.

    ResponderExcluir
  139. Perde-se no suor com a febre ou febrícula.


    Em 11 de julho de 2014 16:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  140. Dr, não tive febre, foi apenas dor na garganta ! Dá para perder tanto assim em suor ???

    ResponderExcluir
  141. Pra algum lugar foi :-)


    2014-07-11 16:17 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  142. Ola a todos !

    Entre os meses de Maio e Outubro de 2013, sai do patamar de 142 para 114, com dieta a base de proteinas, mas sem muita gordura, e depois , com uma dieta normal, mas com restrição calórica, incluindo também a prática de exercícios aeróbicos e musculação. Porém, sai um pouco da dieta e engordei para 130Kg em 4 meses.


    Pena que quando iniciei na dieta proteica, não conhecia este blog, e infelizmente, fiquei com medo de continuar sem os carboidratos, já que algumas fontes indicavam um perigo nesta restrição.


    Bem, de qualquer forma, adotei o que vocês chamam de LCHF, e tive redução na minha pressão arterial após 1 semana desta dieta, e também houve uma pequena melhora no peso, porém, o progresso esta sendo bem mais lento do que na primeira vez.


    Quanto aos dados, estou tendo leituras eventuais de glicose abaixo de 70, chegando a 61 em algumas ocasiões. Também tenho feito medições de cetonas no sangue, e normalmente estas ficam entre 0.3 e 0.4, chegando apenas uma vez no 0.5.


    Sei que 3 semanas é muito pouco tempo para perceber grandes benefícios, e sei também que este blog esta muito bem fundamentado, apenas fico um pouco preocupado com os dados que meu organismo tem apresentado.


    Abs

    ResponderExcluir
  143. Glicose de 60—70 é bom, cetonas entre 0,5 e 3,0 também, vejo do motivos de alegria com esses dados.

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 09:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  144. Obrigado pela rápida resposta Dr. Souto !

    Fico aliviado com relação a glicose, porém, as cetonas estão entre 0.3 e 0.5. Se for uma média , ficaria mais próximo de 0.3.

    Tenho controlado a quantidade de proteínas (~100g) e de carboidratos (<=20g).

    Abs

    ResponderExcluir
  145. E por que você quer dieta cetogênica?

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 11:47, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  146. Sim, doutor, exatamente. Sei que emagrecemos sem cetose. Posso ter entendido errado depois de tanta informação que eu adquiri neste Blog, mas estaria errado em acreditar que na cetose meu organismo estaria otimizado para queima de gordura ?

    ResponderExcluir
  147. Estará queimando mais gordura, tanto sua quanto da dieta. Mas não é necessário. Nunca medi a minha.

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 13:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  148. Entendi ! Eu e minha esposa optamos por este tipo de alimentação, ela inclusive, já teve indicativos de até 1.4 de cetonas.

    De qualquer forma, esta será minha opção em alimentação , e em breve farei o input nas estatísticas do Hilton.

    Mais uma vez muito obrigado !

    ResponderExcluir
  149. Estou no auge do meu inferno metabólico astral... vou fazer 1 ano de dieta em setembro, nos primeiros 6 meses perdi 18 quilos e no começo da dieta comi muita coisa errada achando que estava certo.. nunca abri mão do queijo nem iogurte caseiro..nos finais de semana dava uma escapulida com um sorvete ou algum outro doce..nesse tempo todo nunca comi pão, comi macarrão 1 vez e lasanha no dia das mães e pizza 1 vez..é bom deixar claro que tive dor de cabeça cada vez que comi essas coisas..A ultima vez que registrei perda de peso foi em fevereiro.. um pouco antes do carnaval..ai viajei, passei 10 dias fazendo dieta 90% do tempo...tomei sorvete e comi chocolate.. SÓ... de lá pra cá não perco mais nada..e pior, ja ganhei 5 quilos comendo as mesmas coisas... nesse meio tempo tentei dieta cetogenica, tentei dieta com mais carb, tirei laticínios, entrei na academia, sai da academia e nada!! tenho problema de tireoide e estou numa luta sangrenta com minha endócrino pq ela fala que está tudo bem, só que meu TSH está perto de 5, meu T4 está alto e meu T3 baixo..comecei a tomar 2 gotas de iodo por dia e uma vitamina que tem selênio e zinco.. tb tomo vitamina D.. não sei mais o que fazer...estou com medo de comer.. não entendo pq não paro de engordar.. minha cintura aumentou 4 cm.. eu não como nada errado mas meu corpo se rebelou contra mim...

    ResponderExcluir
  150. Bah Simone... Bom, acho que um médico como o Dr. José Carlos Peixoto (que faz uma medicina mais funcional) poderia te ajudar. Dá uma olhada nisso http://thesmarterscienceofslim.com/laura-dolson/


    Em 15 de julho de 2014 01:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  151. Ai Dr Souto, o homem é de Porto Alegre.. longe pra dedéu... moro no vale do paraíba..eu troco e-mails com o DR Kater mas sei que ele não pode fazer muito por mim..mas eu tomo o iodo por indicação dele... O fato é, ando com fome.. estou comendo pouco pq tenho medo de engordar mais..

    ResponderExcluir
  152. Gde irmão... após uma semana perdendo peso vertiginosamente quase asseguro que o comportamento que tive foi por conta dos remédios. Dois dias depois de tomar a última administração, voltei a perder peso em ritmo bem acelerado, quase como se o peso que vinha perdendo fosse compensado em cerca de 2 dias.
    Interessante ! Vontade de montar um experimento, MAS não estou muito a fim de ficar tomando remédio pra saber não !!!
    Muito obrigado pelo apoio !!!

    ResponderExcluir
  153. Bom dia Dr. Souto,
    Ja de início peço desculpas por não me expressar com uma linguagem tão formal, na verdade, por nem ter contato com ela rs.
    Enfim, vou resumir minha história com alimentações em poucas palavras: pré-diabética, emagrecimento, paranóia, anorexia, doenças relacionadas tais como falta de gordural corporal e consequrnte falta de menstruação, tonturas, fraquezas e etc, recuperação física com nutricionista e dieta de algo perto de 4000kcals/dia (e em algumas semanas, emagrecia mesmo assim), novas "neuras", dieta dukan que me fez manter o peso (em torno de 52 - tenho 1.75/ sou modelo), compulsão alimentar, paleo --> recuperação.
    Tenho 1 mês e 5 dias de paleo, minha compulsão está super controlada, como apenas quando tenho fome (no max 3 vezes ao dia - agora nas férias, 2) mas eu simplesmente não perdi 1gr. Dois dias antes de iniciar a paleo, tomei a famosa "pilula do dia seguinte", maior besteira eu sei, e engordei logo após. 6 kilos na realidade e visivelmente concentrados no quadril/coxas.
    Gostaria de saber se essa dificuldade para emagrecer esses 5 kilos (que eu nunca tive dificuldade pra perder) pode ser só consequencia do total desequilíbrio hormonal no qual me encontro e se tem alguma providência que eu deva tomar. Meus exames de sangue - todos - ficam prontos dia 18.
    Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda ou aconselhamento. Adoro seu trabalho e sua facilidade em se comunicar pelo blog. Parabéns, tem ajudado muita gente.

    ResponderExcluir
  154. Bom dia Dr. Souto,
    Ja de início peço desculpas por não me expressar com uma linguagem tão formal, na verdade, por nem ter contato com ela rs.
    Enfim, vou resumir minha história com alimentações em poucas palavras: pré-diabética, emagrecimento, paranóia, anorexia, doenças relacionadas tais como falta de gordural corporal e consequrnte falta de menstruação, tonturas, fraquezas e etc, recuperação física com nutricionista e dieta de algo perto de 4000kcals/dia (e em algumas semanas, emagrecia mesmo assim), novas "neuras", dieta dukan que me fez manter o peso (em torno de 52 - tenho 1.75/ sou modelo), compulsão alimentar, paleo --> recuperação.
    Tenho 1 mês e 5 dias de paleo, minha compulsão está super controlada, como apenas quando tenho fome (no max 3 vezes ao dia - agora nas férias, 2) mas eu simplesmente não perdi 1gr. Dois dias antes de iniciar a paleo, tomei a famosa "pilula do dia seguinte", maior besteira eu sei, e engordei logo após. 6 kilos na realidade e visivelmente concentrados no quadril/coxas.
    Gostaria de saber se essa dificuldade para emagrecer esses 5 kilos (que eu nunca tive dificuldade pra perder) pode ser só consequencia do total desequilíbrio hormonal no qual me encontro e se tem alguma providência que eu deva tomar. Meus exames de sangue - todos - ficam prontos dia 18.
    Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda ou aconselhamento. Adoro seu trabalho e sua facilidade em se comunicar pelo blog. Parabéns, tem ajudado muita gente.

    ResponderExcluir
  155. Bom dia Dr. Souto,
    Ja de início peço desculpas por não me expressar com uma linguagem tão formal, na verdade, por nem ter contato com ela rs.
    Enfim, vou resumir minha história com alimentações em poucas palavras: pré-diabética, emagrecimento, paranóia, anorexia, doenças relacionadas tais como falta de gordural corporal e consequrnte falta de menstruação, tonturas, fraquezas e etc, recuperação física com nutricionista e dieta de algo perto de 4000kcals/dia (e em algumas semanas, emagrecia mesmo assim), novas "neuras", dieta dukan que me fez manter o peso (em torno de 52 - tenho 1.75/ sou modelo), compulsão alimentar, paleo --> recuperação.
    Tenho 1 mês e 5 dias de paleo, minha compulsão está super controlada, como apenas quando tenho fome (no max 3 vezes ao dia - agora nas férias, 2) mas eu simplesmente não perdi 1gr. Dois dias antes de iniciar a paleo, tomei a famosa "pilula do dia seguinte", maior besteira eu sei, e engordei logo após. 6 kilos na realidade e visivelmente concentrados no quadril/coxas.
    Gostaria de saber se essa dificuldade para emagrecer esses 5 kilos (que eu nunca tive dificuldade pra perder) pode ser só consequencia do total desequilíbrio hormonal no qual me encontro e se tem alguma providência que eu deva tomar. Meus exames de sangue - todos - ficam prontos dia 18.
    Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda ou aconselhamento. Adoro seu trabalho e sua facilidade em se comunicar pelo blog. Parabéns, tem ajudado muita gente.

    ResponderExcluir
  156. Ganhei algo em torno de 6 kg em 3 dias dps do uso da pílula

    ResponderExcluir
  157. Olá Rhayra,


    depois de tantos 'altos e baixos' de dietas, penso que seu corpo encontrou um 'oásis' quando começou paleo. Mas imagine o tanto que ele precisa se recuperar? Se é naturalmente magra, pode ser que volte ao seu peso logo. Mas tenha paciência!

    ResponderExcluir
  158. Você come muito pouco!!! Rsrs...Até consigo ficar o resto da manhã sem comer nada se ingerir ovos com queijo no café da manhã, mas tenho que almoçar e jantar!! Talvez por isso não esteja perdendo peso...

    ResponderExcluir
  159. Olá Fatima,


    acho que você me confundiu com a Babi! Essa resposta foi pra ela, 6 meses atras! Mas não há problema nenhum em fazer apenas uma refeição ao dia. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/jejum-intermitente.html

    ResponderExcluir
  160. Era pra você mesmo....rsrs...achei incrível não tomar café da manhã !! Obrigada pela resposta!

    ResponderExcluir
  161. Carol Nogueira Gama21 de agosto de 2014 01:02

    Lais, tenho usado banana verde congelada na vitamina uma vez ao dia! alimenta as bacterias boas pois é amido resistente... tem ajudado a minha flora intestinal...

    ResponderExcluir
  162. Carol Nogueira Gama21 de agosto de 2014 01:20

    6 meses a partir de quando começou a "vida nova"com mudança na fonte de energia?

    ResponderExcluir
  163. Sim Carol, mas não é algo exato.

    ResponderExcluir
  164. parabéns! meu humor mudou muito e pra melhor tbm!

    ResponderExcluir
  165. DR. SOUTO , acredito que o sr já tenha respondido a mesma pergunta algumas vezes mas se puder tirar as minhas dúvidas pelo menos me indicando os textos a ler... 1. A manutenção seria acrescentar batata . Inhame e etc não é? Então pode farinha de mandioca? O sr. Tem alguma dica de substituto de "farinha" para fazer um bolo ou pão sem farinha?
    e por último algum livro recomendado que possa me tirar essas dúvidas e com algumas receitas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  166. Manutenção: frutas e raízes (incluindo sim mandioca).
    Farinha de coco e farinha de amêndoas dão bons pães.
    O barriga de trigo tem receitas no final, assim como o dieta da mente


    Em 28 de agosto de 2014 16:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  167. Bom dia,

    Você quer vender seu rim? Você está procurando uma oportunidade de vender seu rim para o dinheiro devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que fazer, então contacte-nos hoje e vamos oferecer-lhe boa quantia para o seu rim. Meu nome é Doutor kelvin franca sou um nefrologista em Ouro Crosshospital Hospital Clinic. Nossa clínica é especializada em Cirurgia renal e lidamos também com a compra e transplante de rins com doador vivo correspondente. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia. Se você está interessado em vender ou comprar rim de não hesite em contactar-nos via e-mail.

    Email: goldcrosshospital4@gmail.com
    Website: http://goldcrosshospital.gnbo.com.ng

    Leia mais:-http://www.care2.com/causes/its-legal-para sell-your-rim-in-iran.html#ixzz2sKS7n5rr

    ResponderExcluir
  168. Oi Dr Souto!

    Comecei a Paleo no dia 11/8 (duas semanas e meia), nos primeiros dias, meu peso caiu 1,7kg (provavelmente água e glicogênio), na segunda semana aumentou 0,5kg (menstruação), mas nesta semana fui me pesar (três dias após terminar a menstruação) e aumentei mais 1,7kg, fiquei preocupada e resolvi adotar as duas refeições por dia, diminuir queijo e cortar castanhas. Fui me pesar hj de novo (mesmo horário, em jejum) e aumentei mais 0,2 kg.

    Resumindo, estou além do peso que estava quando comecei.

    Fazia uso (mais de 7 anos de uso) de brupropriona, bromazepan e espirolactona por conta da SOP, mas resolvi parar quando comecei a dieta.

    Li esse post (http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html) sobre carboidratos gentis para mulheres e achei que posso me encaixar, mas ainda estou confusa.

    Tenho lido muito e ouvido seus podcasts diariamente, então não tenho o menor interesse em abandonar a Paleo, mas gostaria de saber o que posso ter feito de errado, pois subir na balança e ter um resultado desses, foi bem desanimador.

    Antes da pesagem que aumentei 1,7kg, eu estava comendo bastante queijo gordo (provolone, estepe, prato), creme de leite com côco ralado ou morango, castanhas.

    Alguma ideia do que pode estar acontecendo

    comigo? Queria encontrar algum médico ou nutri em Cuiabá para me consultar, mas não achei nenhum páleo, primal, LCHF, etc. e se for em outro eles vão me mandar comer grãos e cortar gordura com certeza!

    Desde já obrigada pelo contreúdo e atenção!

    ResponderExcluir
  169. Souto, estou escrevendo um projeto de Mestrado sobre ADERÊNCIA (adesão e desistência) à diferentes dietas. Você conhece algum paper que comente isso? Eu não achei nada no Pubmed ou Scielo ainda. Será um artigo original? :-)
    Optei pela PALEO pela grande aderência dos meus alunos. E resultados, é claro !

    ResponderExcluir