20 de maio de 2014 | N° 17802
ARTIGO
OS CORAÇÕES DOS FRANCESES
por Flavio José Kanter*
A Dra. Rita Redberg é editora do Jama, o periódico científico da Associação Médica Americana, e chefia o serviço de doenças cardiovasculares em mulheres na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela assinala as inconveniências do uso crescente das estatinas (drogas para baixar o colesterol). Critica os novos critérios que incluem mais pessoas no uso desses remédios. Diz que o que previne doenças cardiovasculares são mudanças no estilo de vida.
Atividade física regular é indispensável. Ingerir calorias em equilíbrio com o consumo causa menos doenças. Não há dúvida de que não fumar e controlar a pressão arterial reduz risco.
Conhecimentos científicos estão em evolução. É preciso estar atento e ter humildade para reconhecer e incorporar mudanças. Há evidências de que o maior inimigo está nos carboidratos. Gorduras podem ser ingeridas em proporção balanceada. O conteúdo calórico total da dieta em equilíbrio com o que se queima, um cálice de vinho ao dia, meia hora de caminhada ou outro exercício são novos paradigmas.
Não é preciso olhar os franceses como paradoxais. Podemos aprender o que há de bom em seus hábitos, desvendar seus segredos. Quem sabe, seja hora de entender que não é paradoxo, e sim paradigma francês?
*MÉDICOAtividade física regular é indispensável. Ingerir calorias em equilíbrio com o consumo causa menos doenças. Não há dúvida de que não fumar e controlar a pressão arterial reduz risco.
Conhecimentos científicos estão em evolução. É preciso estar atento e ter humildade para reconhecer e incorporar mudanças. Há evidências de que o maior inimigo está nos carboidratos. Gorduras podem ser ingeridas em proporção balanceada. O conteúdo calórico total da dieta em equilíbrio com o que se queima, um cálice de vinho ao dia, meia hora de caminhada ou outro exercício são novos paradigmas.
Não é preciso olhar os franceses como paradoxais. Podemos aprender o que há de bom em seus hábitos, desvendar seus segredos. Quem sabe, seja hora de entender que não é paradoxo, e sim paradigma francês?
Excelente!
ResponderExcluirDepois que me contaram que os episódios do "Catalyst" sobre estatinas e colesterol foram retirados do ar, escrevi um pouco sobre o assunto:
http://www.paleodiario.com/2014/05/fud-ratos-na-coca-cola-e-no-miojo.html
E durante a pesquisa, esbarrei com a opinião do Dr. John Briffa sobre o caso... Recomendo a leitura!
http://www.paleodiario.com/2014/05/documentario-australiano-questionando-o.html
doutor solto o correto e contar os carbos totais ou so os net carbos?
ResponderExcluirminha maior duvida nesse estilo de vida.
e outra leite de coco ten carbo ou não?
O correto é não contar nada: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html
ResponderExcluir2014-05-20 15:17 GMT-03:00 Disqus :
Dr. Souto, hoje estive com meu cardiologista. Dessa vez ele mais escutou que falou.
ResponderExcluirConfirmou tudo sobre a dieta low carb/paleo, inclusive pediu o endereço do seu blog para ter ainda mais acesso sobre o conteúdo.
Só se preocupou com a possibilidade da baixa de vitamina D nesse meu novo estilo de vida, mas tirando isso, até os rmédios de pressão que tomo ele reduziu pela metade!
ALELUIA!
ResponderExcluirNão entendi a história da vit D, mas azar!
Em 20 de maio de 2014 17:14, Disqus escreveu:
Boa tarde. Apenas gostaria de deixar o meu relato sobre meus 3 meses de dieta Paleo/low carb (as vezes não é tão low carb assim pois sou magro e pratico exercícios regularmente).
ResponderExcluirComecei a dieta inicialmente para tentar reduzir meus quadros de rinite/sinusite crônica, porém os benefícios foram muito maiores. Vajam a lista abaixo:
- sinusite reduzida a ZERO. Rinite quase zero. Não uso mais sprays de corticoide e já não preciso mais de sorine para respirar bem a noite. Ou seja, medicamentos ZERO, mesmo com todas as mudanças de temperatura que ocorrem aqui no RS. Me tornei mais resistente aos ácaros também.
- picos de pressão alta por stress que eu tinha acabaram.
- melhoras no ânimo
- redução de stress
- pensamento/raciocínio mais claro, me tornei uma pessoa mais esperta
- minha barriga de trigo que começava a se formar reduziu-se a ZERO.
Minha ressalva fica em relação queijo, que eu estava consumindo a vontade, mas tive que reduzir devido a constipação.
Atualmente meu peso é de 65kg e 1.72m de altura. No inicio meu peso era 70kg.
Minha conclusão é de que o Glúten de fato é um veneno que só atrasou minha vida. A vida inteira sofri com rinite/sinusite. Pelo visto o sofrimento acabou.
Vamos ver como vai ser durante o inverno rigoroso do sul. Por enquanto está excelente.
:-))
ResponderExcluirEm 20 de maio de 2014 17:32, Disqus escreveu:
Nem eu... Como muito salmão, muito queijo e muito ovo! Mas só o fato dele ter entendido, Dr. Souto, achei muito bom. Ele ficou muito interessado sobre meu novo estilo de vida.
ResponderExcluirNa próxima consulta eu peço pra ele entrar em contato com o Sr. para incluir o nome dele como incentivador dessa dieta.
Vi que aqui em PE não tem ninguém...
Boa noite Dr Souto.
ResponderExcluirComo ja falei antes que eu i minhas duas irmas estas nesta dieta .A minha irmar mas velha com 66.Pediu para o senhor dar uma olhadinha nos exame dela que fez recentente depois de 3 mes de dieta data tb que parou de usar a sivastantina mas ou menos pra ser mas exata 4meses sem sivastantina.vou posta os resultados dos exames dela i por favor veja se estao bons o precisa melhorar alguns i como
COLESTEROL TOTAL:221.
LDL 165
HDL 46
VDL 10.
TRIG 46
UREIA 23
ACIDO URICO 2.1
VT "D"34
FERRITINA 88.
Por favor se o senhor tb conhecer algum cartiologista que apoia essa dieta em Pérnambuco ficaria grata se mim enviasse o contato els mora ls i tem um filha medica que fica preocupada com ela nessa nova dieta .ficare muita agradecids
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirCada um é cada um, sigo a páleo religiosamente desde início de março, antes já estava no low carb. Varios benefícios sim, mas minha sinusite (que meu médico chama de pansinusite) não recuou 1 cm. Mas guerra é guerra, vamos em frente! Parabens pelos resultados Vinicius!
ResponderExcluirMinhas sinusites pareciam ser consequência da rinite. Se eu ficava algum tempo sem controlar minha rinite com antialergicos, a rinite se tornava muito forte e a sinusite vinha em seguida. O seu caso é parecido?
ResponderExcluirMinha cunhada foi a uma nutricionista tradicional e comentou sobre a dieta paleo low carb. A nutricionista foi totalmente contra a paleo, disse que a dieta sobrecarregaria os rins, que quem faz essa dieta deixa de absorver nutrientes importantes.... enfim, pude perceber que a nutri transformou a dieta paleo em uma dieta hiperproteica, generalização tipica de quem não quer abrir a mente e estudar mais i assunto.
ResponderExcluirSim, mas tirando este aspecto, compartilho com vc dos outros benefícios.
ResponderExcluirCara eu tive uma sinusite 1 mês e meio após começar a dieta. minha esposa e outras pessoas do meu convivio tiveram problema semelhante. Me curei com anti inflamatório e tomei um anti alergico (loratadina) por uns dias. Fiquei ruim por 2 semanas. No final do ciclo da doenca, saiu tanta porcaria do meu nariz que tu nao faz ideia. Antes disso eu estava muito bem da rinite. Já havia largado os anti alérgicos e afins. Fiquei um pouco desanimado nessa época. Mas agora que fechou 3 meses de dieta (sem glúten e com pouca lactose), eu estou incrivelmente bem, totalmente descongestionado e sem crises de rinite, apenas um espirro ou outro, coisa pontual. Posso te dizer que eu nunca estive tao bem em toda a minha vida sem o uso de remédios. Ja tomei algumas injeções de diprospan na vida por estar com a maldita sinusite em decorrencia da rinite severa. Vivia com meu spray budecort pra lá e pra cá. Ainda não tenho certeza do sucesso disso pois ainda não entramos no inverno severo aqui no sul, e eu estou me cuidando mais do que antes em relação ao frio e aos acaros, mas antigamente mesmo com todos os cuidados eu sempre tinha crises. Também estou evitando álcool, nem mesmo vinho eu tomo.
ResponderExcluirEspero que tu não desista e tenha sucesso.
Olá Doutor Souto, eu sempre estou de olho aqui para aprender sobre esse estilo de vida e é a primeira vez que comento. Desde novembro iniciei a dieta Dukan. Mas, isso foi uns dois dias, porque eu acabei achando muito agressiva a idéia de só comer carne... resolvi fazer à minha moda, carne com bastante vegetais. Não sabia que estava incorporando o que é a dieta paleolítica. Foi pesquisando sobre low-carb que encontrei aqui e o Paleodiário, com os quais tenho me ajudado muito. Em 6 meses foram-se 25 kg, e estou muito feliz com isso. Mas, tenho meu amigo que também precisa emagrecer, e come praticamente igual eu como. De início perdeu 18 kg, mas há dois meses tudo estabilizou. E no último mês, enquanto perdi dois quilos e meio nesse período, ele ganhou os mesmos 2 kg. Consumimos nata, manteiga, ovos, presunto, queijo de manhã, almoçamos basicamente verduras e carnes, além de um pote de iogurte por dia e, caso bata fome ao longo do dia, enrolados de queijo com presunto. Vejo que ele acaba desanimando, e acho que ele está um pouco desacreditado de que pode emagrecer mais, e ele tem obesidade I. Como posso ajudá-lo?
ResponderExcluirSabe, precisamos ser rigorosos com a observação,dos rótulos. Existem marcas de bacon, queijo e frios que levam gluten. Principalmente queijo ralado de pacote. As vezes, pode estar ingerindo traços de gluten sem saber. Fora a soja que tb está presente em muitos alimentos ( presunto e peito de peru sempre tem).
ResponderExcluirDr. Souto,
ResponderExcluirRecompilei o vídeo Catalyst (parte1) que você legendou de forma que agora pode ser assistido em tela cheia https://vimeo.com/95862717
Eu gostaria de fazer o mesmo com a parte 2 mas está fora do ar. Veja você mesmo: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/colesterol-ix-documentario-australiano.html
Lembrando que mesmo que fosse hiperproteica, ainda assim não sobrecarregaria nada. #faltaestudo
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/05/2014 21:49, "Disqus" escreveu:
Para mim já se vão 3 invernos sem mais nada.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/05/2014 22:14, "Disqus" escreveu:
Parabéns
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.in/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html
Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 20/05/2014 22:57, "Disqus" escreveu:
Incrível, incrível, incrível... mil vezes incrível... sem palavras.
ResponderExcluirDr. Souto, algumas perguntas:
ResponderExcluir- o óleo de coco BABAÇU pode ser incluído na alimentação com segurança? Aqui na região do Piauí/Maranhão há muita disponibilidade do mesmo.
- segunda pergunta: minha mãe tem estado atenta à minha alimentação e já me questiona sobre o colesterol "ruim" e para "onde" vai. Apesar das leituras dos seus artigos, ainda não consegui formar uma resposta sintetizada. Até o presente instante, ela está curiosa com tudo. (rs)
Parabéns pelo blog. Tem sido a salvação de muita gente!!!
Uma pergunta de ordem prática: o amido resistente requer ser ingerido num líquido frio. Mas se eu tomar café em seguida. que estará quente, não vai prejudicar o amido, transformando-o em comum?
ResponderExcluirNão. A coisa não chega fervendo no estômago.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 10:11, "Disqus" escreveu:
Farad, a parte 2 você acha no YouTube. Dá para baixar, e repostar no Vimeo... Eu até baixei ambas no final de semana passado, quando soube que a ABC ia tirar do ar - mas ainda não repostei...
ResponderExcluirSugira que ela troque de nutricionista, Vinícius. Confira aqui no blog do Dr. Souto se tem alguém que trabalha com paleo/LCHF na cidade dela...
ResponderExcluirAqui custa de R$ 8,00 a R$ 10,00. Não mais que isso! Problema é o acondicionamento. Aqui se vende em garrafas em pet.
ResponderExcluirOlá, Isabela!
ResponderExcluirMe mande um email para conversarmos sobre o assunto: paleodiario@gmail.com
Migue Pontes o seu cardiologista é de Recife? Se for, poderia me passar o nome e contato? Comecei a fazer paleo e estou tentando começar com minha mãe, que toma muuuuuitos remédios, tem pressão alta, tem um stent na carótida, é diabética, enfim.... mas meus familiares dizem que estou ficando maluca em aconselhar minha mãe a fazer essa dieta. Por isso um aval de um médico seria sensacional . Grata
ResponderExcluirExcelente. Ainda sobre o AR, que coisa é essa de intensificar os sonhos? Eu decidi repovoar meu intestino, então comecei a tomar floratil e usar AR. Passei a ter menos necessidade de dormir, aumentou minha motivação e determinação (dopamina?) e toda noite os sonhos são um espetáculo pela intensidade e, eventualmente, pela maluquice.
ResponderExcluirShow de bola. Passei o link para meu filho ser seu comentário. Ele tem as mesmas alergias.
ResponderExcluirBom dia, Dr. Souto. Passando para parabenizar pelo blog e pelas excelentes postagens, mas também para deixar meu relato. Estou na paleo low carb há 6 meses e nesse período foram 20 kg a menos, sem fome, sem nóia, com uma disposição incrível e com uma saúde de ferro (sumiram enxaquecas, fraquezas, tonturas, labirintite, etc.). Entretanto, os meus últimos exames de sangue mostraram Glicose em Jejum em 94, sendo que insulina em 12,5 e Hemoglobina Glicada em 5,5. Há uns dias sinto um gosto adocicado muito forte na boca, demorando pra sair (dois, três dias). Como minha família por parte de pai TODA é diabética, comecei a controlar e medir a glicose em jejum por alguns dias, sempre tem ficado em torno de 100 a 120. Já lí seus posts anteriores sobre isso, mas gostaria de saber o que pode estar acontecendo tendo em vista a insulina acima de 8 (lembro-me de uma resposta sua sobre os valores bagunçados de insulina - peguei o 8 meio como parâmetro), o gosto adocicado forte na boca (não é aquele hálito cetônico característico). Tenho também pesquisado muito sobre a paleo low carb e a endometriose (única queixa de saúde atualmente). Mas como o Sr. disse certa vez em um outro comentário sobre SOP aqui no blog: não vamos ler sobre isso, vamos escrever sobre isso!!!! Obrigada por sempre responder gentilmente às nossas dúvidas e por permitir esse espaço maravilhoso de aprendizagem, troca de experiências e de conhecimento :-)
ResponderExcluirQuando digo contar calorias seria mantendo estilo paleo low carb, apenas pra ver se não estou abusando das leis da termodinâmica e procurando uma causa pra minha não perda de peso.
ResponderExcluirCom certeza, Hilton! Pra mim não foi difícil a adaptação, e sei que isso é pro resto da vida. Descobri novos sabores, faço testes aqui e acolá, e meu próximo passo agora é o uso de fécula de batata. Sei dizer que não tenho mais imunidade baixa (era gripe e resfriados frequentes), as dores de cabeça de quase todos os dias sumiram (aparecem quando vou a alguma festa da família e exagero no macarrão da mamãe), e esses ganhos eu quero manter pra sempre!
ResponderExcluirObrigado Dr! Como moro longe da minha família, depois do natal só voltei pra minha terra na páscoa, e os "óóóhh" que ouvi quando me viam valeram demais! Se vão mudar o estilo de vida não sei, mas certeza que ganhamos novos leitores interessados!
ResponderExcluirUma perguntinha que não quer calar... Alguém que leia este site precisa de nutricionista?
ResponderExcluirHilton, se quiser, te mando os vídeos, que eu baixei. Pela pegada do documentário, eu já desconfiava que iriam sumir, hehehe....
ResponderExcluirOlá deixa dar um pitaco, aqui. Eu diria que ou os médicos em geral se atualizam ou o "mercado" começará a selecioná-los. E que bom que seja assim.
ResponderExcluirPois é, mas vendo a lista aqui no blog dos médicos e nutricionistas percebi como Recife está em escassez desses profissionais, uma pena!
ResponderExcluir"É preciso estar atento e ter humildade para reconhecer e incorporar mudanças" é a frase que define como os profissionais da saúde deviam pensar. A ciência com certeza daria um salto! Mas a matéria toda em si é ótima!
ResponderExcluirVinícius, que bom que conseguiu te curar deste inferno que é a rinite. Eu também sou do Sul e portador dessa alergia. Não sabia que o glúten é responsável por isso também.
ResponderExcluirComo você, estou me livrando aos poucos dos maus hábitos, estou largando de mão a ceva por enquanto porque contém o nosso amiguinho aquele chamado glúten e, segundo o mestre dos mestres, Dr. Souto, engorda e cria pança.
Não sou muito chegado no vinho mas está servindo pra fazer o desmame da ceva. Gosto de canha também (destilados tipo Whisky, vodka e cachaça (de preferência de alambique e mineira). Talvez eu tenha que banir os destilados também se quiser perder peso, NÃO SEI. No meu entendimento, como os destilados não contém açúcar por conta do processo de fermentação (onde o açúcar é consumido, por isso, por exemplo, o vinho seco é "azedo") creio que não estimule a insulina como diz o Dr. Souto. Porém existem as "calorias vazias".
Eu gostaria de saber pra onde vão essas CALORIAS VAZIAS? São utilizadas como energia, são armazenadas, o que acontece???
Marcus, sobre o glúten, certa vez ouvi de uma nutricionista uma explicação mais ou menos assim: qualquer inflamação não aguda no instestino (como a que o gluten e a lactose causam) faz com que o corpo se esforce para combater estas inflamações, e as vias aéreas acabam perdendo a prioridade, por isso a rinite se intensifica em pessoas propensas a tê-la.
ResponderExcluirSobre o álcool (e isso que escrevo é minha opinião), que eu saiba ele age como um vaso dilatador no nosso organismo. Isso só atrapalha quem tem rinite, pois as inflamações nas vias aéreas só aumenta a tal da carne esponjosa. Nesse quadro, dilatar os vasos sanguineos das vias aéreas em decorrencia do alcool só causa mais desconforto e aumenta as chances de a inflamação piorar.
Já bebi muito, e não acredito que o álcool (mesmo o vinho em pouca quantidade) faça bem para nós, já que me parece ser algo não tolerado pelo figado. Se eu beber alguma coisa, com certeza será vinho. Dos males o menor.
É, é o que dizem!
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 11:22, Disqus escreveu:
Já leu isso? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/por-que-glicemia-de-jejum-pode-aumentar.html
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 11:31, Disqus escreveu:
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 11:49, Disqus escreveu:
Isso não tem preço :-)
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 12:19, Disqus escreveu:
Resposta, escrita em um dia muito inspirado: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 14:10, Disqus escreveu:
Nutricionista iluminada, essa!
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 14:44, Disqus escreveu:
Pois é Dr., ainda existem alguns bons nutricionistas por ai.
ResponderExcluirOlá, Dr. Souto! Obrigada pela resposta! Já havia lido e relido diversas vezes esse seu post! Reli a "explicação nerd" muitas vezes hehehhehe. Entretanto, ainda resta uma dúvida: como compreender esse valor de insulina: 12,5 e Hb glicada 5,5 neste contexto? (em outros momentos do dia, 1 a 2 hrs após alimentação, já bateu uma vez os 150 - mas nunca passou disso - ultimamente tem ficado em torno de 100/120 pós alimentação e 90 em jejum). Estaria então dentro do esperado considerando a resistência à insulina fisiológica? Obrigada novamente!!! =)
ResponderExcluirObrigado Doutor Souto!
ResponderExcluirQueremos vê-lo mandando ver na capa da revista VEJA, Globo Repórter e no Fantástico!!!
Isso ai. A saúde é o que interessa. O resto não tem pressa.
ResponderExcluirSe vc quiser combater essa resistência à insulina fisiológica, terá duas alternativas, não excludentes. 1) Amido resistente (e meça novamente após 30 dias); 2) aumentar o consumo de carbs páleo à noite para 100-150g por dia, saindo propositalmente da cetose (o que não é uma má ideia), reduzindo a circulação de FFA, e revertendo a resistência à insulina fisiológica.
ResponderExcluirEm 21 de maio de 2014 15:52, Disqus escreveu:
Obrigada, Dr. Souto! Vou tentar! abç
ResponderExcluirMuito bom! Tem um livro de uma ex-editora d uma revista conceituada (acho q do British Journal) que publicou dizendo umas verdades sobre trabalhos científicos e indústria farmacêutica. Alguém já leu? Qual o nome?
ResponderExcluirhttp://www.estantevirtual.com.br/q/A-Verdade-Sobre-os-Laborat%C3%B3rios-Farmac%C3%AAuticos
ResponderExcluir2014-05-21 17:23 GMT-03:00 Disqus :
Andrea, o nome dele é José Maria Pereira Gomes, ele me atende no RHP. O telefone dele é o 32315136.
ResponderExcluirEle está se inteirando mais sobre a dieta, mas a achou super interessante.
Achei que ia achar um cardiologista com pedras na mão, mas foi totalmente o contrário!
Pergunte se ele quer constar na lista do blog
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 17:29, "Disqus" escreveu:
Com certeza perguntarei, Dr. Souto.
ResponderExcluirDr, tive resultados em 1 mês surpreendentes adotando o conselho do meu médico para baixar o colesterol, apenas tomar água de berinjela. Hj é praticamente só o que tomo pq é deliciosa uma vez que é feita com berinjela e metade de um limão. Ele ia receitar remédio, mas como faz a linha: a alimentação é o melhor remédio, se recusou e sugeriu. É super fácil e apesar de (confesso) não levar fé baixou o colesterol.
ResponderExcluirabrs
andrea
Dr. Souto (ou quem souber),
ResponderExcluirBanha de porco comprada em supermercado, de marcas como Majestade e Seara, é saudável?
Lembro de ter visto nas informações nutricionais de uma banha Seara uma quantidade pequena de gosduras "trans".
Que marca você(s) compra(m)?
Manda a receita detalhada.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 18:42, "Disqus" escreveu:
e por risso que eu pergutei sobre NET carbos
ResponderExcluirSe for contar algo, que seja net carbs. Sugiro não contar nada e apenas usar o bom senso e o conceito de comida de verdade.
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 22:17, "Disqus" escreveu:
obrigado doutor e que nesse estilo de vida são muitas duvidas.e quen ja foi gordo uma ves nao quer ser mais. kkkkkk
ResponderExcluirdoutor tenho outra perguta,e normal comer gordura e ainda sentir fome?perguto isso por que fis um teste aqui,en um dia eu comi na janta 500g de abacate 15minutos depois ja tava con fome de novo,
ResponderExcluirno outro dia comi na janta 500g de batata doce,nao senti fome por varias horas?nao entedin o povo nao dis que gordura sacia mais
Eu estou comendo queijo tb, tem problema? Quais fontes de gordura vocês indicam???
ResponderExcluirPra saciar, precisa proteína. Bate 3 ovos crus com esse abacate (dica, fica bom).
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 23:05, "Disqus" escreveu:
Nata tem lactose, mas acredito que muito menos que o leite. Ultimamente ando comendo muito mais nata do que queijo. Alem de nata e queijo, como castanhas, abacate, ovos, carnes gordas, azeite de oliva, etc.
ResponderExcluiropa vou testar,ten perigo de salmonela ou nao ?
ResponderExcluirPassa uma aguinha
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 23:29, "Disqus" escreveu:
não entedin doutor passar uma agua no ovo cru?kkkk
ResponderExcluirA salmonella fica na casca
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 21/05/2014 23:34, "Disqus" escreveu:
ha agora entedin obrigado doutor,entao vou lavar com detergente neutro logo.kkk
ResponderExcluirEngraçado essa coisa dos sonhos se intensificarem, não é mesmo? Tenho feito apenas paleo, com consumo de AR de vez em quando pois muitas vezes me esqueco, mas tbm tenho sonhado todas as noites assim como vc descreve, talvez estamos tendo um sono profundo como há muito eu não tinha. Essa dieta é uma benção mesmo rs!!!!!
ResponderExcluirRebecca, dê uma lida aqui:
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
http://www.paleodiario.com/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
Eu baixei os dois do YouTube, com legendas. Estou pensando em montar um canal com todo o material de vídeo sobre LCHF que encontrar... Vamos ver se sai!
ResponderExcluirDr. Souto (ou quem souber),
ResponderExcluirBanha de porco comprada em supermercado é saudável?
Num dia desses, lendo as informações nutricionais em uma banha de porco da Seara, vi que há uma quantidade pequena de gorduras "trans" nela.
O que você recomenda? Qual marca você compra?
Jonas
O Diário Gaúcho de hoje publicou uma receita equatoriana que utiliza banana verde.
ResponderExcluirhttp://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/copa-2014/noticia/2014/05/para-bater-um-bolon-conheca-o-prato-tipico-que-o-equador-vai-trazer-para-viamao-4506508.html
Dr, porque os carbs precisamente a noite?
ResponderExcluirDr, iogurte tb serve como proteína?
ResponderExcluirhttp://support.huji.ac.il/HeaderMenu/campaign-priorities-2/Agriculture/Carbs_dinner_time_Madar/
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 22/05/2014 11:24, "Disqus" escreveu:
Exato! Vou atrás! Só pra atualizar meu cadastro, lhe enviei meu e-mail errado, o correto é fieriluciana@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Sugiro então em compartilhar o vídeo noutro site, pois se já tirou uma vez, o Youtube tira de novo...
ResponderExcluirOlá Júnior,
ResponderExcluirPodes me dizer o que este floratil? Estou tentando de tudo para melhorar minha flora...obrigada
Drº Souto
ResponderExcluirPrezado Dr. Souto,
ResponderExcluirEnviei essa pergunta para a Cláudia Vilaça, mas não obtive retorno.
O senhor poderia me ajudar, por favor?
Como ganhar massa magra com uma alimentação low carb? É sabido que a insulina é um hormônio que promove o anabolismo natural. A dieta low carb reduz o pico de insulina.
Desde que eu perdi a gordura indesejável, comecei a fazer um "bulk" para ganhar massa magra. Implementei bastante carbos paleo na minha dieta e consegui um resultado bem satisfatório de ganhos musculares, para alguém natural.
Mas sobreveio os efeitos indesejados de uma dieta rica em carbos: sonolência e apatia, entre outros. Desde então estou nesse dilema, entre continuar com o bulk ou me manter "paleo", mas sem ganhar massa magra. Existem pessoas que até dizem que o low carb é catabólico, existe alguma verdade nisso?
O senhor poderia me ajudar?
Um abraço!
limão ajuda a baixar colesterol? isso não é ruim, já que precisamos de colesterol na "tampa"?
ResponderExcluirOi Dr. Tenho usado bastante banha de porco para o preparo dos alimentos do dia a dia. Refogados, carnes (na panela, frango frito, etc). Antes nem pensava em fazer uma carne frita, mas como descobri que a banha é saudável tenho feito algumas vezes na semana. Acha que isso pode ser um problema? Pode interferir na perda de peso? Grata!
ResponderExcluirDr Souto, parei de emagrecer e cada dia como menos, pq tenho menos fome.
ResponderExcluirÉ normal? Que fazer?
=)
Olá, Patrícia, tudo bem?
ResponderExcluirAté onde eu entendi o post, eu não deveria restringir os carbos paleo na minha dieta. O problema é que, depois de um tempo low carb, eu percebi que uma dieta com bastante carbos me dá sonolência e apatia, o que eu não quero mais na vida.
Então, eu reformulo a pergunta: tem como ganhar massa muscular fazendo alimentação paleo, sem estimular o pico de insulina ( hormônio anabólico )? Ou em alguns momentos eu terei que ingerir alguns carbos ( banana no pós-treino ou batata-doce antes de dormir ) para "incentivar" a insulina a agir de forma anabólica?
Um beijo,
OBRIGADO,
Ruy
Dr Souto, vim a agradecer esse blog maravilhoso.
ResponderExcluirQuando penso em minhas dúvidas em relaçao a dieta, ja tem um post inteiro explicando tudo. Dr Souto, o senhor é demais!!!!!
O doutor tinha rinite ou sinusite?
ResponderExcluirobrigado
Você faz páleo com ou sem laticínios? Se for com, seria bom fazer um teste e retirar. Desde antes de conhecer a páleo eu já lia sobre laticínios e sua relação de alergia com doenças terminadas em "ite".
ResponderExcluirGosto da abordagem dessa nutricionista:
http://www.denisecarreiro.com.br/artigos_artigoleite.html
Jussara, não tomo leite há pelo menos 30 anos. Não consumo yogurte. Consumo queijo, mas apenas a noite e apenas alguns dias na semana (e atualmente só queijo amarelo, antes da páleo só consumia branco). E só. Mas o próximo passo da páleo e fazer uma experiência sem o queijo, se bem que minha sinusite, acho (é achismo mesmo) que nada tem a ver com alimentação. Grato pela indicação do site!
ResponderExcluirOla dr. Eu consegui recentemente um pouco de kefir para fazer meu próprio Iogurte pró biótico... mas agora lendo sobre o leite a pergunta é a seguinte... tomar iogurte de kefir é recomendado ou não?
ResponderExcluirA idéia é esta mesmo. Há 40 dias parei de perder peso e ainda tenho gordura pra queimar. Coincidência ou não, foi justamento quando passei a tomar o AR. Mas a páleo é um estilo, não uma dieta, esta é a idéia, por isso o resto vai se perdendo com o tempo, sem pressa. Importante é saber que a qualidade de vida deu um up e que up...
ResponderExcluirSim, virei um leitor de rótulos, eles colocam açúcar até no salame!!!!!! Esses dias eu fiu comprar o óleo de fígado de bacalhau, aquela marca conhecida e surprise!!! tem óleo de sojaaaaaa!!!!!
ResponderExcluirÉ, mesmo que sua sinusite não esteja ligada à alimentação, acho que vale fazer a experiência mesmo; se não ajudar, pelo menos não vai atrapalhar. Laticínios me dão acne, mesmo se como pouco e se for queijo amarelo (eu também não tomo leite há anos, não gosto).
ResponderExcluirMe lembrei desse outro post da Sonia Hirsch. Se mesmo com a retirada dos laticínios não melhorar, vale a pena dar uma lida nos comentários quando você tiver um tempo:
http://www.soniahirsch.com/2009/12/almanaque-do-banheiro-sinusite-tchau.html
Jussara, estamos conectados numa mesma sintonia...rs primeiro vc me aconselha a cortar os laticinios, uma idéia que estou na iminencia de implementar, venho meditando sobre ela. Depois o neti. Sabe, comprei um há mais de ano, e tb um livro que explica os seus beneficios escritos por um yogue. Não usei ainda...rs tenho tentado a lavagem com soro que tem dado bons resultados, mas tenho estes dias pensado tb em implementar o neti. Se nada disse der certo, vou de auto-hemo que soube q é excelente tb...grato mais uma vez!! :)
ResponderExcluirBem, eu faço isso! Meu consumo de carbs é pouquíssimo e treino para hipertrofia. Não precisa exagerar nos carbs, mas um pós treino e uns paleo carbs a noite me parece uma boa ideia.
ResponderExcluirFermentados são bons sim Felipe. É tudo questão de experimentar. Tem pessoas que se dão muito bem, outras não.
ResponderExcluirOi Patricia!
ResponderExcluirOs carbs a noite seriam só nos dias de treino também ou todos os dias?
Obrigada!!!
ok
ResponderExcluir2014-05-22 11:47 GMT-03:00 Disqus :
http://ajpendo.physiology.org/content/293/3/E833.long
ResponderExcluirCoingestion of carbohydrate with protein does not further augment postexercise muscle protein synthesis
ABSTRACT
The present study was designed to assess the impact of coingestion of various amounts of carbohydrate combined with an ample amount of protein intake on postexercise muscle protein synthesis rates. Ten healthy, fit men (20 ± 0.3 yr) were randomly assigned to three crossover experiments. After 60 min of resistance exercise, subjects consumed 0.3 g·kg−1·h−1 protein hydrolysate with 0, 0.15, or 0.6 g·kg−1·h−1 carbohydrate during a 6-h recovery period (PRO, PRO + LCHO, and PRO + HCHO, respectively). Primed, continuous infusions with L-[*ring*-13C6]phenylalanine, L-[*ring*-2H2]tyrosine, and [6,6-2H2]glucose were applied, and blood and muscle samples were collected to assess whole body protein turnover and glucose kinetics as well as protein fractional synthesis rate (FSR) in the vastus lateralis muscle over 6 h of postexercise recovery. Plasma insulin responses were significantly greater in PRO + HCHO compared with PRO + LCHO and PRO (18.4 ± 2.9 vs. 3.7 ± 0.5 and 1.5 ± 0.2 U·6 h−1·l−1, respectively, *P* < 0.001). Plasma glucose rate of appearance (Ra) and disappearance (Rd) increased over time in PRO + HCHO and PRO + LCHO, but not in PRO. Plasma glucose Ra and Rd were substantially greater in PRO + HCHO vs. both PRO and PRO + LCHO (*P* < 0.01). Whole body protein breakdown, synthesis, and oxidation rates, as well as whole body protein balance, did not differ between experiments. Mixed muscle protein FSR did not differ between treatments and averaged 0.10 ± 0.01, 0.10 ± 0.01, and 0.11 ± 0.01%/h in the PRO, PRO + LCHO, and PRO + HCHO experiments, respectively. In conclusion, coingestion of carbohydrate during recovery does not further stimulate postexercise muscle protein synthesis when ample protein is ingested.
Em 22 de maio de 2014 16:24, Disqus escreveu:
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
ResponderExcluir2014-05-22 18:00 GMT-03:00 Disqus :
Tinha, 3 anos atrás. Não tenho mais nada.
ResponderExcluir2014-05-22 18:59 GMT-03:00 Disqus :
eu tentei usar a banha. a fritura fica muito boa e seca. mas detestei o cheiro da banha. Vc não se incomodou com o cheiro?
ResponderExcluirNão Tito. Eu moro em uma cidade do interior então encontro facilmente produtos direto dos produtores. E acho que a banha dá um sabor e um cheiro muito bom, principalmente na carne. Por isso tenho medo de estar exagerando no uso.
ResponderExcluirBom dia, Patrícia, tudo bem?
ResponderExcluirEu treino as 06 da manhã.
Antes estava me entupindo de carbos no pré e pós treino. E durante todas as refeições do dia também.
Que dá certo, dá ( para hipertrofia ).
O que você acha de eu tomar uma xícara generosa de iogurte natural no pré-treino e uma banana com ovos no pós treino? Normalmente eu como a banana antes da proteína para ativar a insulina, estou fazendo corretamente?
Qual seria uma boa quantidade de carbos paleo a noite? Umas duas batatas junto com carne estaria de bom tamanho?
Nota: Eu como MUITO, tanto faz se estou fazendo low carb, paleo ou bulk com muitos carbos. Mas isso não faz diferença, pois sempre consigo os meus objetivos. E também porque preciso mandar muitos aminoácidos para o músculo.
Na verdade, não vejo a hora de chegar no meu limite genético natural para me manter paleo indefinidamente, para o resto da vida.
Um beijo e obrigado pela atenção!
Ruy
Bom dia!
ResponderExcluirMoço, vc sabe que não sou profissional da área né? Estou falando do que EU faria se fosse seu caso, tá? Eu não como nada antes do treino, só café com óleo de coco. Mas eu ainda quero secar mais! Se vc sente que rende melhor mandando algo antes do treino, ótimo, mas acrescenta óleo de coco nesse iogurte que a energia fica melhor! Eu não! Em JI treino melhor.
No pós, bate a banana + whey + ovos! Quanto de proteína vc tá ingerindo?
Se vc não tem problemas com emagrecimento, não vejo porque restringir os carbs paleo. Mas deixa pra de noite, o soninho é certo!
Oi Marli! Com o consumo do AR eu também tenho tido sonhos lúcidos, acho uma maravilha, e nunca dormi tão bem. Na página do Richard Nikoley (Free the Animal) li um comentário que isso acontece muito mais frequentemente com mulheres do que com homens (com o uso do AR). Interessante, não?
ResponderExcluirOi, Patrícia, eu sei sim que você não é profissional da área.
ResponderExcluirEu estou perguntando porque, quando o assunto é treino, estamos num deserto gigantesco. Se a população em geral tem resistência com gorduras saturadas, imagine o pessoal que treina. Não temos com quem conversar sobre Low Carb nem nos foruns de musculação.
Como o título desse post diz, é uma mudança de paradigma, inclusive para o pessoal da academia.
Seria até legal uma sugestão de postagem para o dr. Souto, um post só para o pessoal que busca a hipertrofia.
Eu vou comprar aquele livro "Dieta TNT", me parece que ele toca nessa assunto.
Um beijo e obrigado pela atenção.
Ruy
O que você pensa a respeito da utilização de floratil, ou algum outro remédio probiótico, no início da utilização do AR? Considerando que não existem, em tese, contra-indicações?
ResponderExcluirPatrícia,
ResponderExcluirAgora que vi que o dr. Souto respondeu.
Ele fechou o assunto.
Obrigado aos dois, vocês não tem idéia do bem que fazem na vida das pessoas.
Beijos,
Ruy
gostaria muito de ver a parte 2 dublada
ResponderExcluirgostaria muito de ver a parte 2 dublada.
ResponderExcluirVou dar um jeito!
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirAlguém tem alguma dica para deixar o Actimel caseiro no estado líquido?
Fiz ontem pela primeira vez e ele ficou pastoso, como se fosse um iogurte.
Com o Yakult, se eu faço com o próprio, fica líquido, já se eu fizer com o leite fermentado da Paulista, fica pastoso. Para quem não gosta do "azedo" do iogurte natural, fica a dica desse Yakult-Iogurte, basta usar a marca Paulista.
Mas se alguém puder me ajudar com a consistência do Actimel, eu agradeço.
Beijos e abraços para todos.
ne isso nao entedin
ResponderExcluirO paradigma francês é um tanto paradoxal sim, porque os franceses fazem os doces mais maravilhosos, têm os queijos mais gordurosos, o pão francês debaixo do braço e o vinho sem o qual não há vida na França. Certo, mas eles têm o ratatouille. Eles andam. E acima de tudo, eles são os criadores e a sede da cultura da elegância. Não adianta o melhor perfume, a roupa mais bem cortada, a maquiagem mais bem feita sem elegância. D. Ines de la Fressange que o diga. E vive la France!!!
ResponderExcluirPS.: Alimentação é CULTURAL, na minha opinião. Os mexicanos estão pagando caro pela cultura de comer sem parar que adotaram.
Haha, legal. À primeira vista ter que tirar laticínios pode parecer assustador, mesmo que só coma um pouco de queijo, mas depois a gente se acostuma (e olha que eu estava acostumada a colocar creme de leite ou nata em tudo). Depois o próprio corpo acaba rejeitando o alimento.
ResponderExcluirO neti parece dar resultados excelentes, pelo que li lá nos comentários, se eu fosse você tentava. Acho que a retirada dos laticínios (que ela também fala no post) + o neti deve dar um chega pra lá na sinusite. Boa sorte com os dois! :)
Dr. Souto, ontem escutei no rádio aqui no sul de Santa Catarina uma entrevista do Dr. Lair Ribeiro falando sobre a dieta paléo, da importancia de ingerir ovos e abolir o trigo da dieta, mais um médico assim como o senhor nos guiando na direção certa
ResponderExcluirOlá Renata, realmente muito interessante, e por que será da diferença entre os sexos? Coisas da natureza..vai entender rs. Engraçado que eu quase já não sonhava mais e agora todas as noites são com sonhos. Quando eu iria imaginar que uma mudança na dieta iria interferir tanto assim na qualidade do sono..Maravilha!!!
ResponderExcluirRuy, eu prefiro mais consistente! Yakult não funciona mais como isca, por isso fica líquido! Ele não fermenta mais. Se quiser mais líquido, bata no liquidificador e acrescente água se precisar.
ResponderExcluirSouto, gostaria de saber de vc se é consumidor de queijo( amarelo) e de embutidos como mortadela e salsicha. o Consumo aumentado desses produtos atrapalham o lchf? Podem causar platô? Eu estou em um platô há 2 meses e além do normal( carne, ovos, manteiga, azeite, castanhas) como bastante esse tipo de alimento. Pode ser isso? Um abraço!!
ResponderExcluirOlá Helio,
ResponderExcluirpode ser que sim. Precisa testar! Tem gente que fala que queijos e creme de leite travam o emagrecimento. Castanhas tbm são complicadas dependendo da quantidade. Retire e veja o que acontece, é tudo questão de experimentação mesmo.
Consegui.
ResponderExcluirhttps://vimeo.com/96425097
Posso divulgar os videos? Pra quem deveriam ir os creditos?
ResponderExcluirPode sim. Não acho que seja necessário dar créditos tendo em vista que o nome do programa está no começo e os créditos da legenda também.
ResponderExcluirPatricia, certa vez perguntei aqui no blog porque é melhor comer carbs paleo a noite, tipo batata doce. O Dr. Souto me passou um link em inglês, eu traduzi mas não me elucidou o bastante. Você pode me ajudar? Porque devemos dar preferência pra noite ao ingerirmos carbs paleo? Desde já agradeço sua resposta!!! Abraço.
ResponderExcluirVou tentar explicar! Sempre entramos em cetose ao dormir, pois serão algumas horas sem nos alimentarmos. Acordamos em cetose. Se comemos algo pela manhã, esta cetose será interrompida. Mas se mantemos a alimentação LCHF durante o dia, seguimos em algum nível de cetose.
ResponderExcluirO período noturno é quando o corpo é naturalmente mais resistente a insulina. Ajunte isto a estarmos em LCHF desde o dia anterior, o corpo estará com níveis baixos de glicogênio. Então, quando comemos carbs neste período noturno, o corpo irá estocá-los como glicogênio (e não como gordura) e ainda serão queimados pela madrugada.
Eu também bebia tipo bicho... Não acreditava que a bebida "inchava" o cara. Que nem dizem: "Tu tá inchado da cachaça!". Agora tô pegando mais leve, a cerveja tô abolindo por causa do glúten e que cria pança como diz o Mestre. Por ora, estou no destilado e no vinho tinto SECO, como o Mestre recomenda. Mas com o tempo quero largar tudo de mão.
ResponderExcluirPRA QUÊ BEBER? Na verdade é só o "efeito" que a gente busca, ficar "viajando na maionese".
Foi essa mesma pergunta que me fiz quando larguei de fumar há uns 10 anos. E NUNCA mais coloquei 1 cigarro na boca. E PIOR: Se hoje sinto cheiro de cigarro me tapo de NOJO. Chega a me irritar vendo uma pessoa baforando e jogando fumaça na rua. Ainda mais se tu tá caminhando e na tua frente tem uma pessoa fumando. A fumaça toda vem na tua cara!
Vinho é diliça!
ResponderExcluirhehehe... Pat acho muito engraçado quando tu fala "diliça".... hehehe....
ResponderExcluirPat, já que tu gosta de vinhos, estamos comemorando o Dia do Vinho. Tu estás convidada!!!
ResponderExcluirOito municípios da Região Uva e Vinho e cinco da Campanha Gaúcha participarão das atividades, além de Porto Alegre. A programação oferece descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes, de 10% a 30%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, além do tradicional Workshop de Mídias Sociais.
A abertura oficial da programação será no Centro Tecnológico da vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, nesta sexta-feira, às 18h30, com a presença do governador Tarso Genro.
A programação completa está disponível no site www.diadovinho.com.br. Confira as atividades culturais de Bento e Garibaldi:
Mineirices!
ResponderExcluirQue diliçaaa! rsrsrs
ResponderExcluirPoxa, agora entendi!!! Muitíssimo obrigada!!!
ResponderExcluirEu vou te confessar que tá faltando coragem pra testar esse abacate com ovo!!! eu olho, olho, guardo o ovo e fico no abacate com banana verde, morango, leite de coco e sucralose rsrsrs
ResponderExcluirVai por mim
ResponderExcluir2014-06-10 11:26 GMT-03:00 Disqus :
Doutor, me desculpe a ignorância, mas a dieta Atkins pode influenciar na
ResponderExcluirpressão arterial de forma significativa? Pergunto porque aferir a
pressão em hospitais, clínicas e consultórios para mim é muito difícil.
Tenho a chamada síndrome do jaleco branco. Entro em pânico quando nesses
ambientes e minha pressão sobe vertiginosamente (pode chegar até a
16/9). Em farmácias ou em casa, geralmente ela é normal, mas nem sempre,
porque sempre fico ansiosa quando vou aferir a pressão arterial. Por
isso gostaria de saber sobre a influência da dieta porque, no geral,
venho me sentindo extremamente melhor em todos os sentidos. Obrigada
desde já!
É uma estratégia para melhorar a saúde, naturalmente a pressão melhora.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 22/06/2014 02:27, "Disqus" escreveu:
Olá Liliane,
ResponderExcluirPaleo/LCHF sei que abaixa a pressão. Mas não sei como vc está fazendo Atikins (se come PIS, glúten, etc e com qual frequência). Como são alimentos inflamatórios, creio que são deletérios de um modo geral.
Patrícia, eu já recebi respostas suas de alguns posts. Gostaria de perguntar se há algum repositório de todos os posts, pois existem tantos e não dá para acompanhar. Alguma Bíblia? O ideal é que tudo que fosse indicado por você e Dr. Souto fosse catalogado e assim todos pudessem consultar. Ou então, no site já tem matéria suficiente para um 1 livro ou mais. Nada mais justo retribuir a você e ao doutor por tantos conselhos sobre essa dieta. Quem vê pela primeira vez, fica perdido por haver tantas informações e tantos depoimentos.
ResponderExcluirOlá Valdemir,
ResponderExcluireu não sei se tem como fazer isso que vc está falando! Sei que o disqus tem a opção de vc 'seguir' a pessoa que vc quiser. Tem isso aqui tbm: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/02/faq.html
Olá, Patrícia! Obrigada pela resposta!! Na verdade não costumo comer nenhum tipo de farelos e sou muito restritiva a alimentos que sejam industrializados. Como pouquíssimo queijo muito raramente e o creme de leite é ainda mais raro na minha vida também, de resto não como mais nada além das carnes, ovos, legumes e verduras (de vez em quando como morangos também). Fico feliz em saber que posso me livrar de todas as coisas ruins seguindo o que me tem feito tão bem. Já perdi 25kg em quase 4 meses, nunca mais tive crises de hipoglicemia, nunca mais gastrite nervosa, minha pele melhorou, meu cabelo não cai mais, consigo me exercitar como nunca e agora, depois de tudo o que li/estou lendo aqui estou ainda mais confiante! Obrigada a você e ao Dr. Souto!
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 22/06/2014 16:49, "Disqus" escreveu:
Que ótimo!!
ResponderExcluir