sábado, 14 de janeiro de 2012

Como devo comer? Comida de verdade.

Se eu tivesse que reduzir ao mínimo o conceito da dieta paleolítica low carb (nem toda a dieta páleo precisa ser low carb - mas se o objetivo é perda de peso, este é o ideal), o conceito todo poderia ser condensado nos seguintes 3 pontos:

1) Evitar açúcar
2) Evitar grãos (e abolir o trigo e seus derivados)
3) Consumir comida de verdade (definiremos melhor este conceito, abaixo)

O que se segue é uma adaptação do excelente blog de Andreas Eenfeldt.

   O básico.



  • Comacarne, peixes, ovos, vegetais que cresçam acima do solo (um pouco de cenoura ou beterraba ralada é aceitável) e gorduras naturais (como coco, azeite de oliva, manteiga).
  • Evite: açúcar e alimentos com amido (como pão, massas, arroz e batatas). Evite especialmente os derivados de trigo (escreverei o motivo no próximo post)
Coma quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito. Não conte calorias, pelo mesmo motivo que você não conta quantas vezes respira por minuto - contar calorias é um conceito bizarro e ineficaz. E esqueça os produtos industrializados "low fat" - procure sempre comida de verdade.


   Coma o quanto quiser dos seguintes alimentos (menos o milho da foto!)



  • Carnes: Qualquer tipo de carne. Carne de gado, porco, aves, carne de caça. A gordura da carne não é problema, assim como a pele do frango (clique aqui para ficar tranquilo em relação à gordura). Idealmente, os animais devem ter comido grama e não ração à base de grãos.
  • Peixes e frutos do mar: Todos os tipos. Peixes gordurosos como salmão, cavala ou arenque são ricos em omega-3. Não coma à milanesa, por causa do trigo.
  • Ovos: Em todas as suas formas: fervidos, mexidos, omeletes. Um dos alimentos mais saudáveis e completos. Contém literalmente TODOS os nutrientes necessários para produzir uma ave viva! Se você não consome açúcar e grãos, seu colesterol não subirá (leia o resto do blog).
  • Gordura natural: Manteiga, a gordura dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva, óleo de coco. São saborosos e saciantes. Óleos de sementes não são naturais (soja, milho, etc). Muito menos margarina, gordura vegetal hidrogenada, etc.
  • Vegetais (saladas):   Alface,  tomate  couve-flor, brócolis, couve, couve de bruxelas, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. E você pode incrementar com maionese, queijo, ovos picados, bacon, manteiga, etc.
  • Laticínios: a dieta paleolítica não contém laticínios. O leite puro é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que, embora não seja doce, eleva a insulina e sabota a dieta. Assim, deve   ser evitado. Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata e a manteiga) podem ser consumidos por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos.
  • Nozes: excelente substituto para salgadinhos e pipoca. Inclui noz pecan, castanha do pará, castanha de cajú, pistache. Contém algum carboidrato, de modo que é bom evitar o excesso. Prefira as nozes in natura. Evidentemente não estão incluídas nozes com revestimentos açucarados.
  • Frutas vermelhas: Pobres em açúcar, podem ser consumidas com moderação. Ficam ótimas com nata.

         Não Coma:
    • Açúcar: sem exceções. Refrigerante normal, doces, sucos de fruta, bebidas "energéticas" ou para esportes, chocolates, bolos e tortas, sorvetes, cereais matinais.
    • Amido: todos os derivados do trigo (pães, massas, não importa se for integral ou não, se for preto ou branco, se for de centeio ou de 7 grãos, simplesmente não coma), inclusive produtos em que o trigo não é evidente (camarão à milaneza tem farinha de trigo, molho branco também). Arroz, batatas, mingaus, aveia, granolas também são amido. Pão de queijo tem polvilho - amido. Antes que você pergunte, os vegetais (saladas) contém muito mais fibras e nutrientes do que os grãos.
    • Margarina: o oposto de comida de verdade. Imitação industrial de manteiga, associada a várias doenças e com gosto ruim. 
    • Cerveja: é pão líquido. Cheio de maltose, um açúcar não doce, que eleva a insulina e acumula gordura na barriga.
         Com Moderação
    • Frutas: As frutas silvestres, que nossos antepassados paleolíticos consumiam, eram pobres em açúcar. As frutas modernas, cultivadas, foram selecionadas por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar e frutose do que as originais. Mais ou menos como comparar um poodle e um lobo. Assim, se você é diabético ou tem dificuldade para perder peso, evite o excesso de frutas, especialmente as muito doces. As frutas vermelhas contém muito pouco açúcar e podem ser consumidas com mais liberalidade. O coco e o abacate quase não contém açúcar.
    • Álcool: Não eleva a insulina, portanto não engorda, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Dito isso, o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo) pode ser feito de forma eventual.

         Considerações sobre "comida de verdade"

    • Veja as fotos acima. Estas fotos ilustram o conceito de "comida de verdade" ("real food"). Se eu perguntar como se faz um bife com ovo, a reposta é "faça um bife e um ovo na chapa e junte os dois". Mas se eu perguntar como se faz Sucrilhos, ou um salgadinho Cheetos? Tenho até medo de saber a resposta. É preciso uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, enfim, não é comida de verdade. Se você espremer uma azeitona, você produzirá azeite de oliva extra-virgem. Mas você precisa de uma planta industrial para produzir e destilar óleo de soja, algodão ou milho. Se você deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Mas a maioria do que se vende como iogurte no supermercado é na verdade uma "bebida láctea" na qual a gordura foi removida e, para que não fique sem gosto, a "coisa" é engrossada com "goma xantana", lecitina de soja, leite em pó, estabilizantes, corantes, aromatizantes e finalmente recebe um rótulo com a foto de uma fruta. Como regra geral, comida de verdade é um produto que deve ser consumido fresco, se não estraga. Desconfie de todos os alimentos processados que venham dentro de uma embalagem, com rótulo e ingredientes impronunciáveis.

    1.678 comentários:

    1. Dr José Carlos, a quantidade de comida é indiferente? Tenho o objetivo de emagrecimento, por isso minha dúvida. Apenas seguindo as recomendações acima consigo emagrecer e depois manter o peso?

      Muito obrigada, Leticia

      ResponderExcluir
    2. Prezada Letícia: não é exatamente que a quantidade seja indiferentes. O que ocorre é o seguinte: ao restringir os carboidratos (especialmente a farinha e derivados), a FOME passa a servir como medida das calorias necessárias. Você não controla quantos ml de água são necessários, a sede faz isso. Você não controla quantos batimentos cardíacos ou movimentos respiratórios são necessários por minuto, se você subir uma escada você irá respirar mais. A ideia de que você precisa controlar a quantidade de alimentos para controlar o peso é igualmente tola, na minha opinião. Retirados os alimentos que desregulam o apetite, a FOME diminui drasticamente. No final, o resultado é o mesmo, você acaba comendo menos, mas sem passar fome, e sim devido ao fato de que as suas calorias não estão sendo direcionadas para o tecido gorduroso (e portanto faltando para o resto do organismo). Ao manter a insulina baixa, você passa a consumir a SUA própria gordura como fonte de calorias, e naturalmente perde peso. Salvo em situações especiais (pessoas que usam medicamentos que aumentam muito o apetite, por exemplo), basta seguir as orientações do artigo acima, e comer sempre que estiver com fome. Após cerca de 14 dias, quando o organismo finalmente adapta-se ao consumo de gordura como fonte de energia no lugar dos carboidratos, a fome diminuirá.

      ResponderExcluir
    3. DR AMEI A MATERIA,LEMBRANDO QUE FAÇO A DIETA DR ATKINS A SEIS MESES ESTOU MUITO FELIZ JA EMAGRECI 13 KG E GANHEI ENERGIA,OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESTA INFORMAÇAO CONOSCO.PARABENS E TUDO DE BOM.BJS

      ResponderExcluir
    4. PARABENS PELA MATERIA ,E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO,FAÇO A DIETA DR ATKINS A SEIS MESES JA EMAGRECI 13 KG ESTOU MUITO FELIZ.BJS E SUCESSO

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Legal, continue assim! O principal é saber que, além de funcionar, a dieta é também SAUDÁVEL. Espero que, com as informações deste blog, você consiga dizer isso a todos que lhe disserem o contrário.

        Excluir
      2. bOA NOITE. Treino para o Ironman, uma competição que passamos de 8 a 12 horas, nadando, pedalando e correndo.. vc acha viável adotar uma dieta carbo?? me responda para o e-mail marcelo1mbfse possível. abraço e parabéns pelo blog!!

        Excluir
      3. Seu email ficou truncado... Mas, sim, é possível. Há um livro chamado Low Carb for Triathletes (http://www.amazon.com/Low-Carbohydrate-Diet-Triathletes-ebook/dp/B0061D9G9G) que explora isso em detalhes.

        Tenho um leitor que tem experiência em endurance com low carb, e pedi para ele responder a tua pergunta. O nome dele é Luciano Tambosi - procure os comentários dele neste blog. Eis a resposta do Luciano:

        "O que penso sobre isso vem do ciclismo. Não sei traçar um paralelo entre pedalar e correr. Não sei se o esforço é parecido, maior, menor.
        Falando do que tenho vivido vejo assim:

        O pico de insulina tira a disposição e a energia. Remove a glicose do sangue deixando em níveis que te obrigam a repor novamente. Não ter pico de insulina comendo carbos refinados me parece impossível, logo, qual a lógica de se entupir de carbos antes de uma prova ou treino?
        Achar o ponto que não dê pico e recarregue o glicogênio me parece a grande sacada e aqui entra na conta o nível de atividade do dia, diria até das horas.
        Nos treinos de média intensidade acrescentar carbos bons não trará problema algum desde que com moderação. Nos de baixa intensidade não vejo razão alguma pra isso. Achar a qtde de carbos pra cada situação é que são elas e é um processo empírico.

        Pedalo hj 120km de asfalto, 4 horas, sem carbo algum mas se quisesse usar não teria problemas. Se tivesse de seguir mais 1 hora pedalando não teria dúvidas e faria uso de um gel.
        A TNT manda comer carbos antes dos treinos de musculação propostos no livro. São treinos de 30 a 40 minutos com carga limite. Não é muito puxado e eles recomendam ingerir até 40g de carbo antes e 40g depois do treino. É bastante pra um treino desses. Tomando isso por base imagino que pra um treino longo ou uma prova consumir carbos logo antes, instantes mesmo, e durante não atrapalha em nada e não tem como dar pico. Um gel que tenho em mãos tem 30g por sache e 22g de carbo, consumir isso a cada 40 minutos não vai trazer qq prejuízo.
        Fiz uma prova dia desses onde fiz recarga de carbos e foi péssimo. Se eu tivesse seguido na dieta até minutos antes da largada e só ali começasse a usar géis penso que teria sido melhor.
        Partindo dessas informações é levar isso pra pista e passar a experimentar até achar seus limites e melhores resultados."

        P.S.: O livro dieta TNT pode ser comprado aqui: http://compare.buscape.com.br/dieta-tnt-jeff-volek-adam-campbell-8579300088.html

        Excluir
    5. Muito bom ver um medico realmente enxergando que a Dieta Paleolitica que pelo visto é a mesma do Dr. Atkins fala no o dele é EXCELENTE... sempre tive dificuldade em emagrecer, só emagrecia com remedios.. há 2 meses estou na dieta da Proteina e emagreci quase 8 kilos... estou amando essa dieta!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, e parabéns. Quanto às semelhanças e diferenças entre Atkins e Páleo, tenho um post sobre isso:

        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

        Outra coisa: é mais importante, no contexto de uma dieta Low Carb, consumir mais gordura, e não necessariamente mais proteína. Assim, a rigor, é uma dieta "da gordura", e não da proteína. Dê uma olhada em http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

        Abraço, e parabéns.

        Excluir
    6. Ja fiz essa dieta antes por um curto periodo e tive otimos resultados,estou agora retomando-a com o cuidado de me informr melhor...Espero ate o fim de agosto ter baixado 10% do meu peso.

      ResponderExcluir
    7. ola,bom dia...Dr,preciso perder 10 quilos,como poderei fazer..obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, amigo. Não posso prescrever nada específico via internet. Mas, se você seguir as dicas acima, eliminando completamente os doces e farináceos (incusive pão preto), com certeza você perderá o peso desejado, sem ter que passar fome para isso. Se você quiser um livro com o passo-a-passo, recomendo http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-c-atkins-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins
        Um abraço e boa sorte.

        Excluir
    8. Dr.José tem algo que eu possa beber para poder perde peso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Água :-)
        Desculpe a brincadeira :-)
        Você deve seguir as orientações acima. Obviamente, você não deve beber nada com açúcar. Atenção: cerveja contém açúcar. A maltose, o açúcar da cerveja, não é doce, mas é açúcar (já ouviu falar em barriga de cerveja?). Você pode beber refrigerante diet. Obviamente, não é a opção mais saudável, mas não atrapalha na perda de peso. Opção saudável? Limonada. Adoçante saudável? Stévia.
        Álcool prejudica um pouco a perda de peso, mas não tanto quanto bebidas doces. Lembre-se que suco de frutas natural contem muito açúcar. Não importa que seja da prórpia fruta. O açúcar de mesa vem de uma planta também, e não deixa de ser açúcar.

        Excluir
      2. Oi Dr, perdoe entrar na duvida alheia, mas preciso saber sobre bebidas tambem...
        Nao tomo refrigerantes, detesto e viver so de agua é duro pra mim.
        Posso tomar agua de coco?
        Obrigada e parabens pelo blog, simplesmente fantastico!

        Paula Friedrich

        Excluir
      3. Obrigado. Água de coco tem uns 6g de açúcar por copo, ou seja, não dá pra exagerar. Limonada é sempre uma boa dica. Chá gelado também. Chimarrão pra quem gosta. Café. Suco de maracujá bem diluído é outra opção. Eu tomo limonada suíça sempre no almoço e janta.

        Excluir
      4. Obrigada pelas dicas!

        Dr. Souto, eu moro na Suica, achei no Supermarkt uma agua de coco de garrafinha e diz ser zero acucar!
        Sera que posso? Vou aderir a limonada Suica!

        Obrigada.

        Paula Friedrich

        Excluir
      5. Cuidado com os rótulos. Deve dizer sem ADIÇÃO de açúcar. Suco de laranja também não tem adição de açúcar, e nem precisa, pois já tem horrores de açúcar da própria fruta. Um pouco pode, mas verifique os carbs.
        Bom, morando na Suíça, nada melhor que a limonada Suíça :-)
        Aliás, eles tomam isso mesmo por aí?

        Excluir
      6. Obrigada novamente, Dr!!!!
        Ficarei atenta aos rotulos.
        E nao, eles nao tomam limonada Suica...se jogam na coca-cola, Dr.
        Esse povo é irritantemente magro! hehehe

        :)

        Paula Friedrich

        Excluir
    9. Olá!!
      Sei que essa dieta é ótima pois meu esposo e meu irmão já fizeram e tiveram ótimos resultados!
      Sempre tento fazer, porém, não consigo ir mais adiante por nao conseguir ter um cardápio atrativo para o café da manhã. O senhor tem alguma sugestão??
      Obrigada pela atenção

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, tenho muitas sugestões: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

        Precisa se acostumar, e não há NENHUMA dieta sem esforço. A diferença é que aqui você não passa fome.

        Excluir
    10. porque certas pessoas tem dificuldades em emagrecer?eu sou uma,faço quaze tudo o que falam e a dificuldadesé a mesm?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Primeiro, você precisa entender por que engordamos. Leia o blog desde o início, ou então vá direto aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/chave-de-tudo-insulina.html
        Depois, leia estes posts: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-com-mesma-dieta-uns-engordam-e.html

        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/sensibilidade-e-resistencia-insulina.html

        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/sensibilidade-e-resistencia-insulina.html

        Excluir
    11. Oi Dr José Carlos!!! Adorei a matéria e eu ja estava tentando mesmo fazer essa Dieta. meu nome é Kelly e tenho um problema no rim, a sindrome nefrotica. por conta disso tive que tomar corticoides e acabei engordando muito. será que só essa dieta vai me ajudar? preciso perder no mínimo 15 k para me sentir bem.... e a proteinuria? vai aumentar por conta da quantidade de carnes ingeridas? obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Kelly. Para quem NÃO TEM problemas renais, a dieta não apresenta riscos: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

        No entanto, como você tem síndrome nefrótica, você deve conversar com seu nefrologista antes de mudar a sua dieta. No entanto, se você apenas CORTAR o açúcar e os grãos e os alimentos processados, sem aumentar demais as proteínas, tenho certeza que seu médico não fará nenhuma objeção, e acredito que você obtenha os benefícios que deseja.

        Perder peso ajuda a controlar a pressão arterial, e pode ajudar a diminuir a proteinúria.

        Excluir
    12. Dr. Jose Carlos, bom dia!

      estou fazendo atkins há 13 dias e sábado saí pra pedalar num pedal bem forçado. Subida de uma serra muito linda aqui da região.
      Eu passei muito mal em razão da alimentação. Se eu estivesse consumindo carbo teria botado pra dentro de 1/2 em 1/2 hora alguma coisa mas como essa dieta não dá fome, nada mesmo, eu me peguei no primeiro 1/3 da subida completamente morto e passando mal.
      Imagino que minha glicose tenha caído pra caramba.

      Consumi pela manhã 3 pães de queijo (1g de carbo) com presunto, queijo e maionese. Café com leite de soja (1,5g de carbo). Hidratei bem e levei uma caramanhola com Whey (2g de carbo) com creme de leite e água).
      Tomei essa caramanhola logo após descer a serra e 30 minutos antes do começo mais pesado do pedal. No meio da serra estava acabado e comi presunto e queijo numa barraquinha.
      No domingo tive um desarranjo intestinal danado que continua hoje, segunda.

      O que o senhor me diz?
      Devo evitar pedais fortes enquanto estiver na dieta?
      Fiz algo errado?
      Tenho prova nesse findi próximo, devo cair no carbo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Luciano:

        Não se deve fazer exercícios intensos durante a fase de indução da dieta Atkins. O motivo é bem simples: Pode demorar de 2 até 4 semanas para o corpo estar realmente ceto-adaptado (adaptado à ausência de carboidratos e ao consumo de gordura). Há muitos estudos que mostram uma queda significativa de performance esportiva (especialmente em nível competitivo ou em esportes de "endurance"). No entanto, há uma melhora importante da performance após as 4 semanas. Há estudos clássicos de Jeff Volek demonstrando que atletas competitivos (ciclistas) treinados apresentam uma queda acentuada de sua performance no início de uma dieta cetogênica, mas voltam a apresentar performance normal após cerca de 3 a 4 semanas.

        Você tem duas alternativas: maneirar nos treinos até que a adaptação aconteça, ou não fazer dieta cetogênica. Quem sabe uma dieta páleo, com bastante frutas e raízes (especialmente a batata doce)? Experimente abster-se apenas de açúcar e grãos.

        Eu sugiro fortemente que você leia os livros de Jeff Volek (The Art and Science of Low Carbohydrate Performance e TNT diet), uma vez seu caso requer uma abordagem mais especializada para atletas, e tais livros contem o passo a passo de dieta low carb para atletas.

        Excluir
      2. Dr., mas depois dessa fase de adaptação, que achei que já tinha passado por estar me sentindo bem no dia a dia, como meu corpo vai responder em esforços maiores?
        Se eu tiver uma prova onde gaste 3000 calorias e preciso de glicogênio a flor da pele como meu corpo vai responder?
        Como vou fazer a alimentação durante a prova ou não vou precisar?
        Nos treinos leves tá dando pra tocar, academia tb não to sentindo nada, aliás, tenho me sentido muito bem e sem fome sempre. Tenho de lembrar dos horários pra comer e aí boto algo pra dentro. Continuo tomando vitamina e no almoço tenho forçado bem as verduras e alguns legumes.

        Excluir
      3. Luciano: tenho mais experiência com pessoas que querem perder peso, diabéticos, etc. No seu caso, em que o interesse é otimizar a performance, acho que você precisará de um "coach" experiente, isto está fora do meu expertise. O que eu posso te dizer é que há estratégias para fazer uma dieta low carb e acrescentar uns carbs (complexos) no dia de competições e durante treinos mais longos, etc. Insisto novamente que você vá direto à fonte: eis os livros recomendados:

        http://www.amazon.com/Mens-Health-TNT-Diet-Explosive/dp/1594869766/ref=la_B001JOYRQE_1_4?ie=UTF8&qid=1342476024&sr=1-4

        http://www.amazon.com/The-Art-Science-Carbohydrate-Performance/dp/0983490716/ref=pd_sim_b_1

        http://www.amazon.com/Low-Carbohydrate-Diet-Triathletes-ebook/dp/B0061D9G9G/ref=sr_1_sc_1?s=books&ie=UTF8&qid=1342476471&sr=1-1-spell&keywords=low+carb+triatletes

        Abraço, e boa sorte.

        Excluir
    13. Olá doutor!!!
      Tenho 2 duvidas:
      Por quanto tempo posso realizar essa dieta? (em alguns sites li que nao pode passar de 30 dias);
      E sugestões das frutas que podem ser consumidas com moderação. (o senhor fala das frutas vermelhas, mas não sugere qual) e quantas unidades por dia??
      Muito obrigada pela ajuda!!!
      Vera

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na minha concepção, é uma mudança de estilo de vida. Não se trata de uma dieta para perder uns quilos, e sim de uma mudança para um estilo de vida saudável. Pessoalmente, já pratico este estilo de vida há cerca de 1 ano e meio, e não tenho NENHUMA intenção de mudar, pois os benefícios são inacreditáveis. Quanto às frutas, veja:
        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

        Excluir
    14. Doctor, bom dia!

      Comprei o Dieta TNT e estou surpreso com a qtde de dados científicos que embasam o livro.
      Eles são muito mais liberais que Atkins.
      Primeiro, obrigado pela dica e, segundo, eles não falam em um nº de carboidratos a se consumir na primeira etapa e liberam abacate (1/2 por dia) por exemplo, não faz diferença passar dos famosos 20g de carbo do Atkins, como funciona essa conta?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu não acho que a dieta Atkins seja a única forma de se fazer low carb. Os 20g de carboidratos são uma forma garantida de se obter cetose, mas não é uma coisa obrigatória para o sucesso. A maioria das pessoas atinge cetose com menos de 50g de carboidratos. Eu só defendo Atkins para quem é diabético, ou precisa perder muito peso. Por isso gosto deste livro (TNT diet), pois o mesmo personaliza a dieta para cada tipo de pessoa. O fundamental, mesmo, é eliminar os alimentos refinados, o açúcar e os grãos.

        Excluir
    15. Aproveitando...
      digamos que eu esteja bem regular com minha dieta na 1ª fase e tenha consumido uns 25g de carbo no dia. A noite bateu a larica e como 1 quadradinho de chocolate que tem 8g de carbo.
      Posso só me garantir pelo total de carbos ou o fato de ser refinado, chocolate, blabla, vai ferrar com minha cetose?

      To apaixonado pela TNT, é muito boa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Provavelmente essa quantidade é muito pequena. O problema é se ocorrer com frequência. O certo, mesmo, seria medir os corpos cetônicos no sangue (nos EUA, há medidores semelhantes aos de glicose, mas mesmo lá as fitinhas custam bem caro). Assim, se você quer garantir os resultados, segure os refinados nesta fase, ok?

        Excluir
    16. Dr. José, boa tarde!

      Mudo de fase na TNT nos próximos dias. Estou bem contente. Obrigado pela dica do livro, está sendo um marco em minha vida.
      O outro para atletas que me recomendou só achei em inglês e não sei bem nem o português... kkkk.

      Como ainda quero perder alguns kg´s, reduzir uns cm´s e ter disposição para meus pedais, resolvi entrar de cabeça na plano D pois tenho carbo antes dos treinos e recarga no domingo, quando faço meus pedais mais longos.
      Tem alguma dica valiosa pra essa alteração de plano e começo de nova vida?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Luciano, eu nem sabia que este livro estava traduzido, eu li em inglês!! Você acabou de me dar uma grande notícia!! Bah, é muito difícil encontrar algo em português, isso me será muito útil, obrigado.
        Dica? Tente usar os princípios da dieta paleolítica nos dias livres, isto é, ao invés de comer sundae do McDonald's e pão branco para recarga de domingo, coma batata doce, arroz integral, frutas, etc. Assim, vc conseguirá associar saúde e performance. Evitar os alimentos processados é a grande dica.
        Muito obrigado por esta valiosa informação quanto ao livro traduzido, uma hora dessas vou fazer uma postagem especificamente sobre isso.

        Excluir
      2. Caso tenha e-book do livro para atletas adoraria tê-lo tb. Se puder compartilhar...
        Caso não tenha faz um tópico sobre isso com o que puder de informação, por favor.
        Obrigado pela dica, prometo fugir do Mc até pq trabalhei lá por 7 anos, mas um sorvetinho de vez em quando nas recargas acho que vai acontecer.

        No mais é plano A durante a semana toda, certo? Não acrescenta nada mesmo ao A no dia a dia?
        Quanto de carbo de fontes integrais posso consumir antes e durante um treino de 3 horas de pedal onde gasto 2000 calorias?

        Excluir
    17. Dr. então eu posso comer as saladas desde o primeiro dia?
      Eu já fiz algumas vezes essa dieta e emagrecia sempre 3 kilos por semana,comendo muuuuito, ela é otima para domar a ansiedade, hoje tenho 70 kilos e 1.59, no mes passado a fiz por duas semanas e na primeira emagreci apenas 2 kilos, considerando que fiz ela certinho, sem frituras e com 1300 kl diarias, na segunda semana ainda fazendo certinho não emagreci nada, nem perdi medidas, o que aconteceu?
      queria q esclarcesse tambem se não fosse abusar da sua boa vontade, sobre a pesso perder medidas e não ter diferença na balança, sei q é iginorância minha mas não entendo isso, alias isso nunca aconteceu comigo, se tiver no meu peso as roupas entram, senão estiver, não existe comigo essa de perder medidas.
      tenho 37 ano e nos ultimos 6 anos não mais consegui controlar meu peso já que tenho tendência a engordar, de 49 lios passei para 78 e levantando e caindo estou com 70 kilos.
      obrigada
      ass:Dóris

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Doris. Sim, pode e deve comer salda desde o início. Deve evitar as saladas com amido (batata, cenoura, etc). Basta vc insistir (até por que não há pressa, pois é uma mudança para vida toda e não para perder uns quilos e voltar a comer as mesmas coisas de novo). Não há necessidade de contar calorias.

        Às vezes há mudanças na composição corporal, (menos gordura, mais músculo) de modo que a pessoa afina a cintura sem tanta perda de peso, mas isso é mais para quem precisa perder menos peso.

        Acho que você deve fazer a dieta pelo livro. Muitas pessoas falham por fazerem a dieta de acordo com o conselho de amigos. Eis o livro do Dr. Atkins: http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-c-atkins-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins

        Depois de perder todo o peso necessário, aí sim vc pode adotar uma dieta mais "Páleo", com mais frutas, etc.

        Excluir
    18. Obrigada dr. já achei o livro e o comprei, vou ler, obrigada pelos esclarecimentos.Boa noite.
      Dóris

      ResponderExcluir
    19. Boa noite dr. José Carlos, conheci seu blog através de um amigo e li alguns posts, tenho q eliminar 22 kilos, ja fiz essa dieta por 2 semanas lendo o livro do dr. Atkins mas não consegui mais q isso, pretendo começar com força total pois não mais aguento minha condiçao de gorda q não sou e nunca fui, é certo q eu emagreça?
      posso jogar minhas últimas cartas nessa nova opção de alimentação, já que o dr. mesmo diz q não é dieta, é uma nova forma de se alimentar?
      agradeço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Pegue o seu livro, leia ele de novo, e siga-o. Ainda não conheci alguém que tenha seguido a dieta à risca e não tenha perdido peso. Se você conseguirá perder 22 Kg? Talvez, é bem provável. Tenho pacientes que perderam mais do que isso. Uma dieta low carb não lhe garante que você perderá todo o peso que pretende perder, mas lhe garantirá toda a perda de peso que você realisticamente pode atingir, tudo isso sem fome, e de forma saudável, e sustentável no longo prazo.

        Excluir
    20. Algumas observações:

      - Tubérculos e Arroz Branco Selvagem são consideradas fontes seguras de carboidrato por muitos autores paleo, embora tenham que ser consumidos de forma limitada.

      -Pele de frango e Carne de porco, apesar de muito nutritivos, possuem ,naturalmente, uma quantidade um tanto quanto alta de o-6. Visto isso, melhor dar preferência as carnes de ruminantes que são mais balanceadas.

      -As nozes possuem uma quantidade alta de omega-6. Levando-se em conta que não é recomendável consumir mais do que 4% das suas calorias a partir de omega-3 e 6, e que, graças aos óleos vegetais usados na cozinha moderna, a maioria das pessoas já possuem um grande desequilíbrio entre o-3 e 6, não é recomendável seu consumo frequente.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pedro, você tem toda a razão. Eu tentei não me perder em muitos detalhes, pois meu receio é que "o ótimo seja inimigo do bom". Tipo: "se não posso comer frango, vou comer macarrão". Isso que vc diz é válido para frangos criados com ração (99%) - obviamente não se aplica ao leitor que cria suas próprias galinhas soltas, ciscando.
        O comentários quanto às nozes é verdade. Mas, mais uma vez, prefiro que o leitor se entupa de castanhas no cinema do que pipoca ou salgadinho.
        Defendo uma versão low-carb da dieta paleo. Por isso, nem vou entrar na celeuma dos "safe starches", para não confundir a cabeça das pessoas. Me limito aqui a reforçar a ideia de que a quantidade de carboidratos que cada pessoa tolera sem ganhar peso é muito variável. SE a pessoa tolerar uma quantidade maior de carboidratos, que seja com batata doce, cenoura, arroz e frutas (e NUNCA cereais). Quanto a mim, prefiro me manter em cetose nutricional, com menos de 50g de carbs por dia.

        Excluir
      2. Vc poderia tanto fazer um artigo falando dos N3 e N6 e desse desequilibrio... na dieta do atkins pede se para fazer uso do óleo de borragem e de linhaça.. vc acha necessário?

        Excluir
      3. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

        Excluir
    21. De antemão, gostaria de agradecer pelo magnífico trabalho que você ou o senhor, como queira, vem fazendo neste blog. Estou espalhando para várias pessoas que estão entrando assiduamente e estão muito satsfeitas com este blog. Tenho duas dúvidas e agradeceria muito se fossem respondidas. Primeira: Tenho muita dificuldade em ingerir proteinas/gorduras e pouco carbo, não sei se por eu ter sido condicionado desde à infância a comer muitos carbos chegando até ser gordinho. Hoje se eu faço uma refeição de um bife ou frango com ovo, manteiga ou azeite, parece que não fico completamente saciado! fico na vontade de comer pão, macarrão ou algo do tipo. é normal? Segunda e mais importante dúvida: Vi no seu perfil que é urologista e talvez não tenha nada haver com o blog mas estou um pouco preocupado e sua ajuda será de grande valia. A algum tempo eu senti uma dor ao urinar, quando fui urinar ao final parece como se restasse um pouco de urina e eu tive dificuldade parar coloca-la pra fora, e cada pingo que saia ardia, e muito. então relaxei e no outro dia tava melhor.. depois de 6 meses, no caso, semana passada aconteceu a mesma coisa.. o que pode ser isso doutor? não estou tendo relações sexuais no momomento. aguardo sua resposta. obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Sim, é normal, leva às vezes meses para diminuir a "fissura" pelos carboidratos. Mas, acredite, com o tempo o paladar muda, é só não desistir.
        Quanto à sua segunda dúvida, pode ser uma prostatite crônica, mas recomendo que você consulte o seu urologista.

        Excluir
    22. Souto,

      estou fazendo (ou tentando) fazer a dieta cetogênica há quase 1 mês.
      Porém sou uma pessoa que sofre de ansiedade e sempre descontou em doces (chocolate em sua grande parte).
      Consegui controlar bem nas duas primeiras semanas, mas agora me pego olhando embalagens de chocolates pequenos (tipo bombons) e comendo uma quantidade que fique entre 20g e 50g de carboidratos diários, e os chocolates meio amargos (70% +) de cacau não me agradam.
      Tentei substituir por oleosas (ótimas para beliscar), mas comecei a comer em excesso, então cortei, pelo menos até dar um jeito na ansiedade.
      Fora chocolate, não sinto vontade de mais nada que contenha carboidratos (arroz, massas, pães, doces confeitados - estes nunca gostei - etc).
      Perdi 5.2kg nas duas primeiras semanas (sei que boa parte disso foi água), e nas últimas duas engordei 1.5kg
      Alguma dica do que fazer em relação ao chocolate / ansiedade (não consigo pagar um psicólogo...)?
      Comer morangos em busca de frutose também não me ajudou muito (psicologicamente falando, meu corpo "pede" chocolate).

      Seu blog tem me ajudado muito, fico muita agradecida!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. É, os doces são mesmo viciantes! Bom, vou dar algumas sugestões que podem ser empregadas pelos meses necessários até que você se livre da compulsão por doces.

        1) Whey protein sabor chocolate (0% carbs) + nata. Vc encontra o Whey em lojas de suplementos alimentares. O resultado desta mistura é um mousse de chocolate delicioso.

        2) gelatina zero + creme de leite

        3) Morangos com nata + adoçante

        4) Creme de abacate + um pouco de leite + nata + adoçante

        5) Coco + leite de coco + adoçante (gosto de cocada)

        6) Cupcakes com farinha de coco ou farinha de amêndoas (a receitas estão na internet).

        Lembre-se: não existe dieta e resultados sem esforço e abstinência. A diferença é que, aqui, não se passa fome (doces são restritos em qualquer dieta, mas nas dietas tradicionais TUDO é restrito), e os resultados tendem a ser melhores. Espero ter ajudado.

        Excluir
      2. Ajudou sim, muito obrigada!!

        Excluir
    23. DR. José,andei lendo seu blog e vi q pede a pessoas para ler o livro do dr. Atkins, eu me adiantei e o li já q fiz essa dieta algumas vezes sem ler o livro, apenas pegando dicas na net, eu fiz uma dieta maluca e emagreci 12 kilos em 15 dias, consigo manter esse peso com a dieta do dr. Atkins? Mantenho esse peso perdido a 32 dias mas é complicado, o que me orienta? Tenho 1.59 e agora 58 kilos, quero eliminar mais 10 kilos.
      Bárbara

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Recomendo o livro do Dr. Atkins pois está traduzido para o português (está esgotado, mas encontra-se em sebos virtuais). Mas há outros, como Protein Power, The Paleo Solution, The New Atkins, etc. O importante é não fazer a dieta "de ouvido", e sim seguir a dieta como ela foi originalmente formulada (ou, melhor ainda, com orientação de um nutricionista que siga esta linha).
        Dito isso, se você seguir a dieta Atkins pelo livro, seguramente vc conseguirá perder peso, com muito mais facilidade do que em dietas tradicionais de restrição calórica.

        Excluir
    24. Dr. Jose Carlos Souto, vi em alguns tópicos abordados (dieta paleolítica) que o senhor tb indica presunto, mas, presunto tb é um produto industrializado. E o que me diz do peito de peru defumado?

      Outra dúvida: sempre leio que o açúcar é indispensável (em pequenas quantidades) e que é perigoso cortá-lo de vez, como sugere a dieta paleo... Onde fica então o açúcar que precisamos dentro dessa dieta?

      E por fim: já estou fazendo essa dieta há quatro dias. No primeiro dia senti uma dificuldade grande pra dormir, mas achei engraçado que acordei mais disposto. Paradoxal, não é? Fico um pouco perdido sobre o que comer nos lanches (já que cortei pães , leite e cereais). Estou comendo ovos pela manhã, e tomo chá verde pela manhã tb (alguma restrição quanto ao chá verde nessa dieta?), no almoço como MUITA salada com um filé generoso e a noite antes de dormir mais salada com filé de peixe grelhado. Então fico meio que sem saber o que comer durante o lanche da tarde.

      Se puder responder a essas dúvidas, me ajudará imensamente.

      Um grande abraço e obrigado por tudo que tem nos proporcionado nesse Blog!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Vc tem razão, presunto é industrializado. Mas presunto não será a base da dieta, certo, apenas um lanche eventual. E não podemos deixar o ótimo ser o inimigo do bom: é preferível comer presunto do que pão, não é mesmo?

        O corpo requer ZERO de carboidratos por dia. O fígado é capaz de sintetizar 200g de glicose por dia a partir de de proteínas e gorduras. Vou fazer um post específico sobre isso, mas desafio qualquer pessoa a me mostrar um artigo CIENTÍFICO (não de opinião) que demonstre a necessidade de consumir carbs. Artigos que demonstram o contrário existem, e eu os tenho.

        O corpo leva cerca de 14 dias para se adaptar a uma dieta low carb - não se faz omelete sem quebrar os ovos...

        Sugestões de lanche? Castanhas, queijo, creme de abacate, ovo cozido, shake de whey protein (eu sei, não é paleo, mas é low carb). Depois que vc estiver completamente cetoadaptado (adaptado ao metabolismo das gorduras), vc poderá simplesmente pular o lanche, pois a fome vai embora (é para isso que serve a nossa gordura, para nos sustentar no jejum). Chá: à vontade.

        Excluir
    25. Dr José, eu e o meu marido começámos a dieta paleo há cerca de 1 mês, incluímos lacticínios fermentados (queijo curado de leite cru, natas e kefir), temos tido bons resultados, ambos perdemos peso, o meu marido deixou de ressonar de noite, e eu que tenho problemas no sistema imunitário (artrite reumatoide, psoriase, etc), pela 1ª vez na minha vida tive um periodo menstrual sem qualquer dôr!

      Mas há 2 semanas que temos prisão de ventre e não conseguimos perceber porquê, a alimentação é a mesma, bebemos água normalmente e comemos vegetais e fruta e consumimos bastante gordura junto com a carne.
      Não comemos assim tanta carne até deviamos comer mais, mas noto que quando baixamos o consumo o intestino fica melhor mas mesmo assim não fica bem, será alguma coisa a regular e com o tempo passa?
      Antes desta dieta eu e o meu marido tinhamos organismos diferentes, eu nunca tive problemas de intestino preso, o meu marido se não bebesse muita água ou comesse poucos vegetais ficava preso.

      Peço desculpa por colocar isto aqui, mas tentei achar informação sobre o assunto e o que acho é que o intestino funciona melhor desde o começo...

      Obrigada e parabéns pela excelente informação do seu blog.
      Carmen

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Parabéns pelos resultados - e isso é só o começo.

        O intestino adapta-se com o passar do tempo, mas há um truque que pode ajudar. Há grande perda de sal e água nas dietas low carb. A solução é bem simples: 1/2 colher de chá de sal por dia ou 1 ou 2 tabletes de caldo de carne ou caldo de galinha, diluídos em água - consumir como uma sopa. Evidentemente, BASTANTE fibra também ajuda - saladas, brócolis, etc.
        Esta queixa é muito comum, mas é temporária, ok?

        Excluir
      2. Que bom, fico mais descansada que seja comum.
        Vamos seguir o seu conselho, agora percebo porque algumas pessoas que seguem a dieta paleo fazem caldos de carne em casa...

        Muito obrigada pelo seu tempo.
        Um abraço de Portugal.
        Carmen

        Excluir
    26. Fiz uma pergunta há uns dois dias atrás. O senhor parou de responder o blog? Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, faço o possível, mas tenho pacientes internados, cirurgias, 2 filhos pra levar no cinema, e o dia tem apenas 24h... E, felizmente, o número de visitas no site está crescendo sem parar. Poste a pergunta novamente, ok?

        Excluir
    27. Doutor, boa noite!

      Suas dicas até hoje me são válidas e já consegui emagrecer bastante. Estou na Dieta TNT, como já comentei.
      Já lhe perguntei sobre a dieta adaptada a quem faz alguns esportes como eu faço ciclismo amador.
      Tenho tido cãibras, coisa que nunca tive. O que posso fazer para melhorar isso?

      Já disse pra eu ler o livro da TNT para triatletas mas só achei em inglês que não domino.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Uma causa comum de cãibras é falta de sal. Especialmente sódio, potássio e magnésio. Acontece que, numa dieta low carb, há uma perda maior de sais pela urina. Uma forma simples de repor o sal é consumir uns 2 tabletes de caldo de carne ou de frango por dia. O magnésio pode ser reposto com um suplemento de cloreto de magnésio, disponível nas casas do ramo. A marca Slow-Mag, por exemplo, deve ser usada 3x ao dia. Para outras apresentações, consulte o farmacêutico, e leia a bula.
        Depois, diga se o problema resolveu, ok?

        Excluir
      2. Olá, Doutor.

        Comprei um repositor eletrolítico efervescente marca SUUM que é 0 carbo.
        Cada pastilha de SUUM (500ml)
        378,0 mg de sódio
        50,0 mg de potássio
        65,0 mg de magnésio
        36,0 mg de vitamina C
        4,0 mg de vitamina B5
        1,0 mg de vitamina B6
        1,90 mcg de vitamina B12
        154mg de cloreto

        Tomei isso no final do pedal e antes um gatorade mesmo pq eu precisava de carbo tb.
        Foi show, nada de dores nem nó nos músculos.
        De qq forma vou tomar a "sopinha" que recomenda que é mais barata pq fora dos treinos sinto que preciso carregar no sal.
        Obrigado pela dica.

        Excluir
    28. Dr. bom dia!

      Tenho tido cãibras nos meus pedais acima de 50km ou intensos.
      O que posso fazer pra melhorar isso?

      To comendo carbo só nos dias de treino de bike com pedais de mais de 50km e como o suficiente pra meu desempenho não baixar demais, algo como 30g antes e uns 50 durante nos intensos.
      Quarta fiz academia pela manhã, a série do livro TNT (muito bom) e a noite fiz 45km de bike. Consumi 20g de carbo durante o pedal e mais nada.
      Relatei pra que saiba o que to fazendo.
      Hj vou comprar um repositor (tipo gatorade) efervescente e sem carbo pra ajudar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito bom. Quanto às cãibras, ver resposta acima.

        Excluir
    29. Olá Dr. Jose C. Souto!

      Uma dúvida: Passada essa fase de adaptação pra além de 1 mes e meio, se eu percebo que estou perdendo peso até onde quero chegar, o que acontece se tiro 1 dia da semana pra comer normal... tipo... alguma massa, chocolates, e no resto da semana continuo a dieta normalmente a rigor!? Isso é possível? Isso me fará mal?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se você comer carbs apenas 1 x por semana e for fisicamente ativo, provavelmente não acontecerá nada. Eu mesmo fiz isso um tempo (sem nenhum impacto negativo sobre o meu peso). Depois desisti por dois motivos: 1) não me sentia tão bem no dia seguinte, e me senti muito melhor nos dias sem carbs. 2) eu passava a semana imaginando que delícia seria comer aqueles doces e aquelas pizzas - mas descobri que não era, afinal, tão bom assim, Era uma ilusão, e depois sobrava o mal estar, os gases e um pouco de culpa (sim, pois com carbs sempre acaba-se comendo em excesso, coisa que não acontece com o resto). Hoje em dia, quando quero "abusar" 1x por semana, como um monte de frutas.
        Cada um de nós é diferente. Mas em resumo, se você não é diabético e não tem MUITA dificuldade para perder peso, não vejo problemas.

        Excluir
    30. Dr... Me explica uma dúvida geral, quer dizer, duas!

      Se quando comemos muito carb, nosso metabolismo queima suas moléculas e reserva o resto na forma de gordura e por isso não conseguimos emagrecer, como é que comendo gordura, a gente vai perder o excesso de gordura que já temos? Tipo, eu li que nosso organismo começa a usar a gordura como fonte de energia. Ok. Mas então ele usará como fonte a gordura que ingerimos, e a gordura que temos continuará lá, ué! kkkkkk Sei que pode soar burrice para o senhor que já entende do assunto, mas vira e mexe me pego pensando nisso. Ainda mais nessa maluquice que é ver nós mesmos comendo ovos, queijos amarelos pela manhã... bastante azeite ou manteiga na hora de preparar os pratos, as carnes... Penso, leio e não consigo entender isso direito!

      E por fim, eu li aqui que a lactose é transformada em açúcar no sangue e por isso temos que evitá-lo. Mas e a lactose dos queijos gordos/amarelos e iogurtes com gordura mas sem açúcar, que tb são indicados aqui?

      Essas são, atualmente, minhas principais dúvidas no meio dessa dieta maluca, porém, revolucionária!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, vamos ver se lhe esclareço. Quando estamos no "modo de queima de gordura", isto é, com a insulina baixa, oxidamos (queimamos) tanto as gorduras exógenas (oriundas dos alimentos) quanto as endógenas(oriundas de nossos depósitos). Seu corpo não faz distinção, e queima as duas. A fome deixa de estar desregulada quando se abandona os carbs, e isso faz com que automaticamente a maioria de nós consuma menos calorias, e a diferença é completada pelas NOSSAS gorduras, que queimamos.

        O queijo e o iogurte natural são FERMENTADOS, isto é, bactérias (lactobacilos) já consumiram a lactose no processo. O que sobra é o ácido lático, que dá a acidez característica do iogurte e do queijo. O Ácido lático não é um açúcar, mas a LACTOSE é. Assim, você não deve consumir a lactose (que é composta de 50% de galactose e 50% de glicose), mas pode comer os queijos maturados pois a concentração residual de lactose é mínima.

        Excluir
      2. Não entendi muito bem... no sentido da conta (calorias) parecer não bater!

        A quantidade de gordura que ingerimos nessa dieta me parece ser demais! Digo... por exemplo, meu cardápio hoje:
        De manhã dois ovos cozidos regados com azeite extra virgem...

        No almoço um pedaço normal de filé mignon com brócolis, espinafre, alface, tomate e acelga... tudo com bastante azeite...

        Por volta das 17:00... 3 bolas de mussarela derretida com outro prato de saladas...

        Meio lanche: uma fatia de melão...

        A noite: Um filé de tilápia feito na manteiga... mais salada de alface e tomate, regada a azeite...

        Entende? É muita gordura pra ser queimada fora a que a gente já tem quando quer emagrecer (no meu caso 8 kilos)...

        Como é esse processo da contabilidade da queima??

        Excluir
      3. Olá. Seu texto é um exemplo perfeito da dificuldade que temos de largar o paradigma do balanço calórico. Eu não quero saber quantas calorias você está consumindo, o que me interessa é O QUE O SEU CORPO FARÁ COM ELAS. Se você ainda não leu o blog desde o início, dê uma lida com calma.

        As calorias não se acumulam no seu tecido adiposo por que você comeu demais. Elas se acumulam lá por que hormônios determinam isso. Em outras palavras: o que interessa é DE QUE FORMA AS CALORIAS SERÃO PARTICIONADAS pelo corpo. Leia este post: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/imagine-que-voce-e-um-adipocito.html e leia os hiperlinks dentro do post.

        Ou então, faça o seguinte - siga a dieta por 30 dias, e depois volte aqui para nos contar o que aconteceu. Na ciência, as explicações é que devem se adaptar à realidade, e não o contrário. O FATO é que uma dieta de baixo carboidrato e alta gordura (LCHF - low carb, high fat) é altamente eficaz na indução da perda de peso (veja http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/08/restringir-gorduras-ou-carboidratos-o.html). Se isso se dá pela insulina, pela saciedade ou pela intervenção divina é motivo para discuções acadêmicas (ou de bar). O importante é que TODOS os estudos comparativos atestam a sua eficácia. Tente você mesmo - posso lhe garantir que é uma experiência transformadora. E não esqueça de comer mais sal nos primeiros 14 dias.

        P.S.: um estudo recente publicado no JAMA mostrou que pessoas comendo uma dieta low carb simplesmente "queimam" 350 calorias a mais por dia (o equivalente a pelo menos uma hora de exercício moderado) sem mover um único dedo, apenas pelo particionamento diferenciado das calorias. Dê uma conferida aqui: http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1199154

        Excluir
    31. Prezado Dr.

      Qual a recomendação desta dieta para indivíduos com hipertensão?

      Sou hipertenso há 2 anos (tenho 25 anos) e tomo medicação diária (Atenolol 50mg pela noite). Fora isso pratico atividade aeróbica 3 vezes por semana. Sei que o corte completo de produtos processados já eliminaria a maior parte do Sódio da minha dieta, mas como seria o equilíbrio do Potássio?

      Acredito que o mais difícil desta dieta não é o período de adaptação individual, mas o de minha residência. O Dr. tem alguma dica para os iniciantes?

      Obrigado,
      Pedro.

      ResponderExcluir
    32. Prezado Dr.

      Bom dia!

      Qual a recomendação desta dieta para indivíduos hipertensos? Tenho 25 anos, hipertenso há 2, e pratico exercícios aeróbicos regulares. Como seria feito o equilíbrio entre Sódio x Potássio?

      Outra dúvida que tenho é sobre a ingestão diária de cálcio... como é realizada?

      Fora isso, quais são as dicas para os iniciantes? Acredito que a adaptação da família a esta dieta (não cozinho e não estou em casa na hora do preparo das alimentações) é o mais difícil para a manutenção desta dieta.

      Desde já, agradeço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. A dieta low carb leva a uma excreção significativa de sódio e água, de modo que há uma tendência de QUEDA da pressão no início. Isso é importante, pois pode ser que você tenha que reduzir o atenolol - seria bom acompanhar juntamente com o seu médico. Seria bom também vc ter um aparelho de pressão em casa. Se a sua pressão cair e você ainda apresentar sintomas de pressão baixa mesmo após parar a medicação (sim, muitos pacientes ficam curados da hipertensão à medida que mudam a dieta), pode ser necessário AUMENTAR a ingesta de sódio (1 ou 2 cubos de caldo de galinha, por exemplo).

        Quanto ao potássio, consuma bastante vegetais verdes (incluindo couve e espinafre), eles fazem parte da dieta.

        Fazer isso sozinho em casa não é muito fácil. E, para comer comida de verdade, em geral é preciso cozinhar. O ideal é vc convencer a esposa dos benefícios da dieta, para que possam segui-la em família. Tudo que vale a pena na vida requer algum esforço, não?

        Excluir
      2. Obrigado pela pronta resposta!

        Nas minhas pesquisas um tópico se repetiu bastante: A proporção do consumo de ômega-3 e ômega-6. Alguma dica?

        PS: Não é esposa. São mãe, pai e irmão que devem ser convencidos. Minha mãe toda vez que me vê comendo fala do colesterol e da gordura... kkkkkkk

        Excluir
      3. A dica é: é mais importante livrar-se do ômega-6 do que tomar suplementos de ômega-3. Não consuma nenhum óleo extraído de sementes, prefira azeite de oliva, manteiga, até mesmo banha. Todo o alimento processado costuma conter "óleo vegetal". Pode apostar que é de soja, cheio de ômega-6.

        Excluir
    33. oLA dR.Jose Carlos
      Gostaria de lhe agradecer pelas informações citadas!
      Faz 3 semanas q nao como arroz,feijao, e como doce d vez em nunca, so que tenho comido pão um dia sim e um dia nao! preciso cortar inteiramente ne?
      Uma duvida minha:
      Engravidei a uns 3 anos e engordei muito, estou perdendo peso aos poucos , minha barriga esta muito flacida, teria algo que eu possa fazer para perder BARRIGA.ou algum alimento tambem que possa faze-la ficar mais rigida e menos flacida?( fora cirurgia e exercicios aerobicos?)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu acho particularmente importante abandonar qualquer tipo de derivado de farinha de trigo para sempre. Acho que é a parte mais importante de toda a dieta, tanto quanto o açúcar.
        A barriga vai embora, mas podem ficar estrias e flacidez e, bom, para isso, só mesmo a cirurgia...

        Excluir
    34. Ola Doutor tudo bom?
      Gostaria de parabeniza-lo pelo magnifico blog e por tantas informaçoes preciosas.
      Eu sempre fui louca por arroz, de comer pratao sabe? Parei com isso a 3 semanas! COmo legumes, ovos, verduras e carne.
      Infelizmente ainda nao tirei o pão do cardapiO! como um pao um dia sim,um dia nao, mas percebi q diminui!
      DOUTOR gostaria de lhe perguntar:
      Depois que engravidei93 anos atras) engordei mto,26 kilos! mas dai ja os perdi! Entretanto mha barriga esta mto flacida e um pouco "cheia", gostaria de saber se algo que possa fazer, algum alimento que deixe a pele pelos flácida ou que afine mais a cintura, ja ouvi boatos referente a maçã e ao leite,mas nao achei respostas.
      Tem como fazer algo referente ou so exercicios e cirurgia resolvem? Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado!
        Complementando - a gordura da barriga vai embora à medida que a gordura do resto do corpo também vai - desconheço (e não acredito) que o alimento "A" seja melhor do que o "B" neste sentido - precisa é evitar os carbs.
        Os exercícios são bons para a saúde, a melhora do tônus muscular é boa para a estética, mas perda de peso é fundamentalmente DIETA.

        Excluir
    35. Comentário de quem está na dieta há uns 45 dias.

      Comecei lowcarb pq as visitas à endo e nutricionista não estavam me trazendo perda de peso. Malhava, pedalava, cuidava das calorias e nada de emagrecer. Hj me causa desconforto quando preciso comer carbos em razão dos treinos de bike, mal necessário.
      Tenho comido omeletes incríveis, carne, presunto, queijos, muita salada e vegetais. Bebo muito chá, água, refri zero. Sofri com a falta de sal e agora to regularizando isso.
      As dicas do blog do nosso amigo José são valiosas e todo gordinho deveria ler e seguir. Foram elas que me conscientizaram e me deram tranquilidade para entender as mudanças no organismo e seguir firme. O livro dieta TNT é fantástico. A rotina de exercícios do livro dá resultados muito bons e rápidos.
      Se permitam emagrecer e continuem magros. Não façam a dieta pra tirar 10 kg´s pra depois voltar aos carbos e ao engordamento. Permaneçam firmes e sem carbos.
      Assinado: um H mais magro e mais feliz.

      ResponderExcluir
    36. Estou lendo bastante sobre dietas Low Carb e Paleo, e estou fazendo ajustes na minha alimentação para me enquadrar.
      Estou aderindo à dieta, mas não tenho o intuito de emagrecer, pelo contrário, quero ganhar massa. Além do mais, busco uma alimentação que me dê qualidade de vida, melhorando assim a saúde como um todo.
      Há alguma recomendação para ganho de massa em ver de perda de peso?
      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Não é uma dieta hipocalórica, vc só emagrece se estiver acima do peso. É uma dieta com quantidade adequada de proteínas e calorias. Assim, se você praticar exercícios contra resistência (musculação), ganhará massa muscular. No caso de pessoas que estão com peso normal, a associação com atividade física costuma promover uma interessante mudança da composição corporal.

        Excluir
    37. Dr : Estou precisando perder 15kg com urgência . Vou começar esta reeducação alimentar imediatamente . Uma dúvida , que imagino já sei a resposta .... beterraba nem pensar né ? Deve ter muito açúcar ...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A beterraba da qual se extrai açúcar na Europa não é a nossa. É uma beterraba branca e doce. Dito isso, as raízes em geral não estão indicadas na fase de indução da dieta low carb (fase cetogênica), por conterem muito amido. 1 xícara de beterraba tem 13 gramas de carbs, dos quais 3 são de fibras. Isso significa 10g de Net-carbs (os carbs que importam). Para quem quer manter o TOTAL de carbs abaixo de 20g, isso é muito. Eu como beterrabas, mas estou há muito tempo em fase de manutenção, como de 50 a 60g de carbs (e consigo comer até 100g sem engordar). Mas é tudo uma questão de quantidade. Uma fatia de beterraba não vai de tirar da dieta.

        Excluir
    38. Dr :
      Por gentileza , algumas dúvidas sobre alimentos permitidos e não permitidos :
      Beterraba ?
      Requeijão (de copinho tipo catupiry) ?
      Sucos concentrados (tipo maguary de caju , maracuja) preparados com adoçante ?
      MUITO obrigado !
      Eduardo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nos alimentos processados, basta ler o rótulo. Pegue os carbs e subtraia as fibras, isto te dará os net-carbs. O mesmo vale para os sucos. Maracujá por exemplo tem bem poucos carbs - faz bem diluído. Já suco de uva por exemplo não dá: puro açúcar. Seu objetivo deverá ser manter os carbs abaixo de 20g nos primeiros 14 dias. Sugestão? Compre o livro do Atkins.

        Excluir
    39. Olá, Dr. José Carlos,
      Obrigada pela lista, mas e o feijão, grão de bico, ervilha e outras leguminosas? Pode ou não pode?
      Abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sugiro evitar. Têm certa quantidade de carbs, e são irritantes para o intestino (por causa de lecitinas e outras substâncias). Na verdade, não somos muito adaptados para consumir sementes. As sementes, diferentemente das frutas, não "querem" ser comidas - seria uma estratégia evolutiva inexplicável. Por isso são amargas e tóxicas. O ser humano desenvolveu técnicas de preparo que permitem o seu consumo (experimente comer um feijão cru, por exemplo), mas não significa que não haja alimentos melhores. Cada um deve experimentar o que lhe dá resultados, mas dentro da dieta páleo os legumes (amilimentos que crescem em vagens) não estão contemplados.

        Excluir
    40. Excelente blog! eu pretendo seguir essa nova forma de alimentação , mais tenho umas duvidas....posso ficar sem refrigerante numa boa e ate sem a cerveja (com algum esforço) mais ficar sem o café e uma penitencia....posso beber cafe com adoçante? e sou fã de queijos em geral....tem algum que eu não posso comer? obrigado e e parabens pelo blog!
      thiago

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thiago: café (sem açúcar) e queijos (amarelos) liberados, sem problemas!
        Dica? Mistura um pouco de creme de leite no café - é como tomar café com leite, mas com mais gordura e menos lactose.

        Excluir
    41. Ola! tenho alguma duvidas em relação a certos alimentos e condimentos....café e liberado? com adoçante? posso usar esses temperinhos prontos tipo sazon , caldo knor etc ? queijos estão todos liberados?
      obrigado e parabens pelo blog!
      Thiago

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Café, liberado (com adoçante, se vc preferir). Queijos com poucos carbs (ou seja, nada de queijos light). Temperos prontos? Veja no rótulo e conte os carbs para manter seu total diário baixo - ou então, tempere vc mesmo, é mais saudável.

        Excluir
    42. Olá Doutor, primeiramente Parabéns por seu trabalho!! Explica tudo de forma que possamos entender, tudo muito claro mesmo.
      Gostaria de saber pq sinto dores na panturrilha de vez em quando na fase de indução. Minha rotina de exercícios e os alimentos que consumo são os mesmos, mas de vez em quando aparecem essas dores,parece que caminhei muito.
      E seria bom fazer um 'dia de carbo' quando eu paro de eliminar peso? Eliminei 8 kgs mas não vejo diferença nas medidas. Pq isso acontece?
      Grata!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Em geral é falta de magnésio. Experimente comprar um suplemento de magnésio em uma loja de suplementos, e tomar 1 comprimido 2x ao dia. Outra alternativa é consumir um pouco mais de sal, tipo 1 tablete de caldo de galinha diluído em água, como uma sopa.
        8Kg?? Tem certeza que as medidas foram bem feitas? Hei, siga assim, que os resultados obviamente aparecerão.

        Excluir
    43. legal vou começar hoje essa dieta pq quero ir a praia mas nao posso tenho vergonha

      ResponderExcluir
    44. dr.jose carlos tenh 12 anos e sou gordinha e tenho poukinhos pneuzinhos oq eu faço para perder peso?? e ficar bem magrinha
      fikae em forma jayeny

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi. Siga esse "mantra": comida de verdade, e elimine completamente o açúcar e os farináceos. Na sua idade, você pode comer frutas sem maiores problemas, mas não tome sucos de frutas (suco de laranja, suco de uva: muito açúcar, da própria fruta). Melhor é comer a laranja, ok? Não tem mistério, é só fazer!

        Excluir
    45. Olá, descobri esse blog hoje e fiquei bem animada. Gostaria de saber a respeito das sementes, gergelim (dizem que ajuda a bloquear os carbs), linhaça, etc. São proibidas ou ajudam?
      Também esclarecimentos sobre os "novos bloqueadores de carbs e gordura" como farinha de maracujá, farinha de berinjela, de bana verde, etc.
      Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Gergelim e Linhaça são das poucas exceções em termos de grãos que podem ser consumidos por conterem relativamente poucos carbs (além de não conterem glúten e antinutrientes). Não ajudam, mas em quantidades não muito grandes, não atrapalham. Não tenho conhecimento sobre bloqueadores de carbs, mas o grande bloqueador de carbs é a nossa boca: simplesmente não os consuma! Abraço.

        Excluir
      2. Doutor, até a farinha de feijão branco? Vi uma matéria no globo repórter onde dizia que comendo uma colher de chá antes das principais refeições eliminaria 20% dos carbos consumidos. Será?? O que o senhor me diz? E se a pessoa consumir pouca proteína também? Qual problema poderá surgir? Pq estando em cetose, não consigo comer muito..As vezes passo o dia com 2 ovos e um filé de frango. Muito obrigado.

        Excluir
      3. Não sei... e sou cético. Mas vou lhe dar uma ideia: compre um glucômetro (aparelho para medir a glicose). Custa uns 60 reais. Faça vc mesmo a experiência. Coma 80g de pão branco em jejum, em nome da ciência, e meça a glicose antes e uma hora após. Anote. Repita o experimento no dia seguinte com a farinha de feijão branco ou seja lá o que você quiser testar. Eu tenho um aparelho destes e faço experiências - é MUITO esclarecedor.
        Deixe a fome ser seu guia - se estiver com fome, coma, se estiver sem fome, não coma - simples assim!

        Excluir
    46. Dr. José, boa noite!

      Lendo um blog de um cara de fora que é fanático por TNT vi uma tabela que direciona as proporções carbo/proteína/gordura a serem consumidas.
      Ele fala tb que ingerir proteína demais interfere na produção cetônica, me pareceu mencionar essa informação como sendo do Jeff Volek.
      Em alguns tópicos do blog fala dos outros 2 livros da "trilogia" que não estão disponíveis em português. Entendi que o pensamento para quem pratica exercícios de resistência, como eu, seria de não usar carbos pois assim teremos uma reserva muito maior que os 500g de glicogênio mas sim toda gordura do corpo sendo queimada pelos corpos cetônicos.
      Segue o link, se tiver tempo de ver e me dar sua opinião agradeço.

      http://tntman.wordpress.com/tnt-is-the-plan-for-me/chapter-9-low-carb-high-fat-some-thoughts/



      ResponderExcluir
    47. Cada um tem que descobrir qual a variação de dieta que funciona melhor para o seu metabolismo. Eu tendo mais para o low carb abaixo de 50g, mas isso sou EU, não significa q seja o certo para todos. Se vc lê inglês, os 2 outros livros são leituras obrigatórias (Art and science of low carbohydrate living e, especialmente no seu caso, o performance). Neste segundo livro de fato eles defendem q vc deva moderar o consumo protético e aumentar a gordura para manter a cetose. Nem todo mundo precisa estar em cetose para perder peso. Compra e lê.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ai q dó de mim que não sei ler inglês.
        Precisava era do livro em PDF pra ir jogando no tradutor.
        Quem sabe logo aparece um pdf salvador ou traduzam pro português.
        De qq forma aos poucos to me descobrindo e percebendo os limites. Hj pedalei 50km sem carbo. Só senti fome mas não queda no rendimento. Precisava ter acordado mais cedo e comido um pernil de mamute... hahaha.
        Agora vou tentar aumentar esses percursos e ver no que dá. To fazendo aqueles pães sem carbo e vou começar a levar junto uns sanduíches com manteiga e presunto.
        Vou te posicionando e no dia que resolver fazer um resumo do livro performance vou ser muito grato.

        Excluir
    48. Olá, Dr. Primeiramente, parabéns pela dedicação. O mundo precisa de mais pessoas como você! Tenho 3 perguntas:

      1. O que o senhor acha da dieta Dukan? Eu comecei a dieta com o livro dele, que basicamente é a mesma coisa, mas corta a gordura. Eu já estou convencida de que a gordura não faz mal, mas haveria alguma consequência em não consumir tanta gordura?

      2. Realmente ficar no low-carb faz com que percamos a fome. O que acontece comigo é que no meio da manhã meu estômago ronca ALTO, mas eu não estou com fome... Aí acabo comendo alguma coisa (dentro da dieta, claro), pra não passar vergonha! E bebo muita água tb, pra ver se para de fazer tanto barulho. É normal?

      3. Quando eu fico SEM carboidrato, ou seja, sem salada (pra emagrecer mais), sinto muita dor de cabeça. O que posso fazer? Eu tomo qualquer analgésico e passa, mas não gosto de ficar tomando remédio... Não sei se faz diferença, mas estou na dieta há quase 1 mês, mas sem gordura (pretendo mudar isso já)!

      MUITO OBRIGADA, Dr. Não sei nem como agradecer tamanho serviço prestado a nós! Tb sou da área da saúde e raramente vejo profissionais que querem, DE FATO, simplesmente ajudar as pessoas.

      E vamos fazer barulho pra mais gente conhecer esse estilo de vida saudável!

      Grande abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Acho que a dieta Dukan comete um erro ao tentar uma dieta low carb e low fat ao mesmo tempo. Na minha experiência, é difícil, desnecessário, e desaconselhável manter isso por longo prazo. Uma dieta assim tende a ser hiperprotéica, e isso produz sintomas desagradáveis. Além do que, que graça tem fazer uma dieta low carb (que lhe tira um monte de coisas gostosas) sem poder comer as OUTRAS coisas gostosas (como Bacon, por exemplo)?

        Quanto ao estômago roncando, bem, se for fome, coma, mas se não for fome, vc que sabe, eu deixaria roncar :-)

        Este sintoma de dor de cabeça é justamente um dos sintomas que lhe falei acima (tentar low carb e low fat ao mesmo tempo). Você está negando as DUAS fontes de energia possíveis para o seu cérebro - proteína pode ser usada como fonte de energia, mas o processo é ineficiente. Coma um abacate (ou um omelete!) para ver o efeito.

        Abraço.

        Excluir
    49. Ah! Outra coisa: viagem pra fora. Complica bem a situação, né? Ainda mais quando estamos em companhia de outras pessoas que não têm a menor obrigação de procurar um lugar que tenha o que nós podemos comer! Vou agora pros EUA com meus pais e não sei como será... Enfim.

      Uma última dúvida (abusada eu, né?). Sempre ouvi de pessoas adeptas a academia que o corpo precisa de carboidrato logo antes do treino, para poder ter energia de consumo rápido, naquele momento de exercício. A maioria é adepta à aveia logo antes do treino.

      Mas pra quem faz academia três vezes por semana, nada tããããão puxado, é necessário? Eu percebo que quando estou em no-carb realmente a frequência sobe muito rápido, eu fico menos disposta, mas consigo fazer meus exercícios até o fim. Estou fazendo mal? Fui sedentária por mais de 10 anos e há 3 meses estou na academia e não pretendo parar. Mas não faço nada demais, apenas pela saúde mesmo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Faça o seguinte exercício mental: imagine que vc é diabética ou portadora de doença celíaca. Vc teria algum problema em pedir o seu prato sem glúten? O seu refri sem açúcar? Acho que não. Que se explodam os outros. Em viajem no exterior, até mesmo em McDonalds é possível comer low carb. Vc pode pedir a salada com peito de frango, e nos EUA eles estão acostumados a aceitar o pedido do sanduíche sem o pão (peça, por exemplo, "a Big Mac without the bun, please".

        Aproveite que vc vai aos EUA e compre o livro "The Art and Science of Low Carbohydrate Performance" (http://www.amazon.com/The-Art-Science-Carbohydrate-Performance/dp/0983490716/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1349576510&sr=8-1&keywords=the+art+and+science+of+low+carbohydrate+performance), que explica porque é um mito este assunto de carbs e academia. Eu como menos de 50g de carbs e faço academia bem pesada. Mas vc precisa estar cetoadaptada, e isso leva de 2 a 4 semanas, até lá a performance realmente cai. Depois, fica melhor do que nunca.

        Por fim, mostre isso para as pessoas adeptas de academia: Tim Noakes, o lendário corredor sul africano que já correu mais de 70 maratonas e ultra-maratonas, virou adepto do low carb para MELHORAR a sua performance: http://www.health24.com/fitness/Diet_Supplements/16-481-512,73175.asp

        Excluir
      2. Obrigada por tudo, Dr. Vou com tudo pra essa viagem e vou conseguir manter!!! Grande abraço!

        Excluir
    50. Dr, conhece esse site que dá informações nutricionais dos alimentos, inclusive quantidade de carb? É confiável?

      http://www.corpoperfeito.com.br/tabeladealimentos/default.aspx

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito bom. Confere com números que já tenho de cabeça. Vou divulgar!

        Excluir
    51. Doutor, bom dia!

      Disse que ia comentar sobre não consumir carbos num exercícios mais fortes e pedais longos e.... bingo!!!
      Tá sendo maravilhoso pedalar e ver meus amigos devorando malto, barrinhas, géis, e outros tantos carbos e eu ali do lado só com o lanche que fiz em casa.
      Pedalei 80km no findi e foi bem forte o pedal. Levei 3 sanduíches de pão de queijo atkins (menos de 1g de carbo cada) com presunto e muita água... comi apenas 1 e nem precisava. Pedalei de MTB com os speedeiros a 40 km/h, entrei no trecho de terra com os amigos de MTB e socamos a bota em tantas subidas e não senti fraqueza alguma.

      Está sendo ótimo pedalar e malhar forte na academia sem carbo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nunca imaginei que fosse acontecer isso. Dependia muito dos carbos.
        Preciso demais ler o performance do Jeff Volek e vou atrás disso.
        Hj comecei a treinar mais forte, vi que dá pra ir mais longe. Quero buscar resultados dentro da minha faixa etária, 40 anos, e pedalar forte. Tem muita gente melhor que eu, caras que pedalam há 20 anos. Faço isso há 2 anos e sério mesmo tem 1 só.
        Logo quero postar as participações na prova Audax 200km que vou fazer em Porto Alegre, depois os 300km, 400 e, se tiver bumbum pra isso, 600km.

        Acendam umas velas pra mim, por favor.

        Excluir
    52. Oi Dr. José Carlos,

      Já tenho acompanhado alguns sites que falam sobre a dieta Low-Carb, e confesso que fico bastante confusa com tanta falta de consenso entre os especialistas. Tenho uma especial atração por pães e doces.. já consegui cortar doces, apesar de atualmente estar em fase de excessos.. agora o pão, nem que seja uma fatia de pão integral de manhã, 3 colheres de arroz integral no almoço, e umas duas fatias de pão integral a tarde eu preciso comer.. Ou é claro, pode ser que eu esteja tão condicionada e dependente disso que não consigo largar.. Mas a grande dúvida é: Muitos médicos dizem que o carboidrato fornece energia para o cérebro e sem ele ficamos meio lentos.. Quero saber se isso é fato.. pois sou professora, faço doutorado e não posso ficar meio lesada..hehehe
      Gostei do depoimento do Luciano Tambosi, sobre fazer tudo o que ele tem feito de atividade fisica, sem carboidrato e ficar bem! Também gosto de atividades físicas..
      Essa nossa "dependência" do açúcar e carbolidrato é algo construído nesse nosso modelo de vida moderna, com tantos alimentos industrializados e restaurantes modernos?
      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Reposta curta: você "está tão condicionada e dependente disso que não consigue largar". Não é fácil. Para algumas pessoas, é tão difícil quanto parar de fumar. Na minha experiência, melhor é cortar de vez. No início, se eu comia alguma coisa dessas, a vontade voltava. Demorou vários meses para derrotar o vício.

        Se a falta de carboidrato deixasse o pensamento lento, eu não sei como eu conseguiria escrever este blog e tocar a vida de médico ao mesmo tempo, pois como menos de 30 a 50g há mais de um ano.

        O fígado é capaz de sintetizar toda a glicose que o cérebro precisa (até 200g por dia). Assim, é correto afirmar que o cérebro precisa de glicose, mas um colega que não saiba que o fígado é capaz de suprir esta demanda deve ter tirado "C" em bioquímica. Minha glicose não baixa de 80 mesmo que eu faça uma dieta cetogênica com menos de 20g de carbs ao dia. E de onde vem esse açúcar? Do fígado, qualquer aluno de medicina do primeiro ano aprende isso. E é por isso que os carboidratos são 100% dispensáveis e opcionais na dieta.

        Por fim, sim, "Essa nossa "dependência" do açúcar e carbolidrato é algo construído nesse nosso modelo de vida moderna".

        Vc precisa é suportar os 14 dias de cetoadaptação, o período em que o corpo está "re-aprendendo" a usar gorduras como fonte de energia. Depois disso, tudo fica mais fácil.

        As pessoas cortam os carbs, passam mal na primeira semana, e desistem achando que o cérbro precisa de carbs. É uma pena...

        Excluir
    53. Dr José!
      Qual a sua opinião sobre o livro"four hour body" de Timothy Ferriss?
      Site do livro: http://fourhourbody.com/

      Estou lendo o livro que fala sobre a dieta "slow carb" entre outras coisa.Buscando mais informações sobre a dieta na web achei o seu blog.
      Parabéns pelo trabalho!
      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Não li o livro, mas conheço o autor. O cara é meio maluco, mas concordo com quase tudo o que ele defende - só acho ele muito marqueteiro mas, enfim, cada um com seu estilo. Quer ouvir uma boa entrevista com ele? http://livinlavidalowcarb.com/blog/the-llvlc-show-episode-468-tim-ferriss-promotes-his-slow-carb-approach-from-the-4-hour-body/10680

        Se vc seguir o livro dele, você estará bem!

        Quer ler um livro fascinante de um autor parecido, mas com mais embasamento científico? The Smarter Science of Slim, de Jonathan Bailor.

        Excluir
    54. Doutor, estou fazendo atkins há 1 mês e consegui perder 10kg. Porém, notei que agora o peso meio que se estabilizou, mas eu ainda preciso perder cerca de 5 kg. Minha dúvida é sobre a fenilalanina, pois estou usando muito a gelatina com creme de leite a noite (acho que é uma boa opção). O Dr. Atkins proíbe a fenilalanina, e no seu caso, gelatina não é "comida de verdade", mas eu acho que o volume da gelatina ajuda muito a saciar a fome e o desejo de comer sobremesa. O que o senhor pensa a respeito? Tenho 1.89 e passei de 105 kg para 95 kg, eu faço exercícios regularmente.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Algumas considerações.

        1) Não se perde peso de uma forma linear. A perda NUNCA será tão rápida como nas primeiras (maravilhosas) semanas de Atkins. Depois, a perda de peso fica mais lenta - e daí? Não se trata de uma dieta temporária, mas de uma mudança de estilo de vida - se demorar meses para perder os 5 Kg restantes, ok, sem problemas, temos a vida toda pela frente.

        2) Eu penso que cada um de nós precisa trilhar uma jornada pessoal em direção a uma dieta mais saudável. E há etapas nesta jornada - não há necessidade de ser "perfeito" desde o início. Eu fiz atkins tomando litros de coca zero todos os dias. Hoje não tomo mais. Comi muita gelatina zero no passado, e me ajudou. Pessoalmente, levei mais de ano para me livrar dessas coisas. E, de vez em quando, ainda tomo um refri zero (quando janto fora, etc), e consumo adoçante que está incorporado no meu Whey Protein. Gosto de morangos com nata como sobremesa, a propósito.

        3) Não creio que o aspartame seja a causa da parada na perda de peso. Eu procuraria os "hidden carbs", carboidratos escondidos. Coisas como o açúcar no Ketchup, o amido e o açúcar do molho madeira industrializado, esse tipo de coisa.

        4) Eu só mudaria qualquer coisa (redução de porções, jejum intermitente, etc) se não houver diminuição do percentual de gordura por 3 meses.

        5) Falei em percentual de gordura, pois peso é relativo. Se vc faz exercícios e está comendo low carb, vc pode estar aumentando sua massa muscular. Se as roupas estão ficando mais frouxas, quem se importa com a balança?

        Fique firme, 10 Kg em poucas semanas já é um sucesso incrível!

        Excluir
    55. ola doutor Jose!!!estou amamentando,posso fazer a dieta ou prejudica??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Claro, com certeza! Não imagino que ninguém se oporia a uma dieta que é rica em vegetais, frutos do mar, carnes, ovos e que evita produtos artificias e processados. Pode comer também frutas de baixo índice glicêmico.

        Excluir
    56. Dr Souto parabéns pelo blog!!!gostaria de saber se é permitido o chocolate amargo?
      obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, 70% de cacau ou mais! Com moderação, é óbvio...

        Excluir
      2. muito obrigado!!!

        Excluir
    57. Dr., bom dia!

      Uma pessoa a quem indiquei o blog deve ter postado dúvida sobre um pão de queijo atkins que faço. Não localizei nos post´s e quero saber se realmente não posso usar EXTRATO DE SOJA INTEGRAL da marca Mãe Terra, pouco carbo, na receita dos pães.
      Cada pão fica com 1,5g de carbo, mesmo assim não pode?
      Por qual razão?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Soja... Não tem carbs, mas não é uma opção das melhores:

        http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.com.br/2011/12/alerta-os-perigos-da-soja.html
        http://www.ecologiamedica.net/2011/04/comer-este-saudavel-alimento.html

        Excluir
      2. Cortei tudo que tem glúten e a soja tb.
        Só tem um pouco de glúten no Whey que to tomando no pós-treino mas a qtde por ser bem pequena, imagino, não deve representar problema. Na próxima compra substituo por um sem a proteína safada.
        Resultado: derrubei o peso ainda mais. Fazia 14 anos que não tinha esse peso.

        Excluir
      3. Dr. José,
        Achei a receita abaixo de pão de queijo Atkins.. o fato de contar com o glúten afeta a dieta?

        Pão de Queijo Low Carb



        3 ovos
        2 col. (sopa) de creme de leite
        2 col. (sopa) de manteiga
        3 col. (sopa) de farinha* de glúten
        50g de queijo ralado
        uma colher de chá de fermento químico
        uma pitadinha de sal

        Bata tudo no liquidificador (exceto o fermento), adicione o fermento, mais uma batidinha, despeja em forminhas individuais** e põe no forno pré-aquecido por 20 min.

        Excluir
      4. O glúten aumenta a sua fome, bagunça a flora intestinal e aumenta seu risco de outras doenças relacionadas ao aumento da permeabilidade intestinal. É ruim para a sua saúde. Mas, por si só, não contém carbs. Eu evito isso como o diabo evita a cruz, mas cada um deve decidir o que é melhor para si. Conheço pessoas que se preocupam mais com a qualidade de gasolina que colocam em seus carros do que que com a qualidade dos alimentos que colocam nas suas bocas - afinal, gasolina é tudo a mesma coisa, e o carro anda, não é mesmo? Será?

        Excluir
      5. Muito obrigada Dr. José!! Certamente não arriscarei a diminuição do apetite que a dieta proporciona para comer um pãozinho com glúten. Você por acaso conhece alguma outra substância (farinha de côco ou qq outra) que substitua a de glúten?
        Sds, Caroline

        Excluir
    58. Ólá doutor gostaria de saber se tomar café com leite atrapalha muito a dieta low -carb??uso leite com baixa lactose.Cle,27 de outubro de 2012,2.40h.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Leite sem lactose tem exatamente a mesma quantidade de açúcar - apenas foi aplicada a enzima lactase, que quebra a lactose em galactose e glicose. Disto isso, é tudo uma questão de quantidade - um pouco de leite não será o problema. Eu, pessoalmente, prefiro colocar nata ou creme de leite no café, tem apenas a gordura e quase nada de carbs.

        Excluir
    59. Dr. José,
      Pode-se consumir semente de chia? Assim como a de linhaça e de gergelim supra mencionado?
      Sds
      Caroline

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Penso que sim - fazendo a conta dos carbs, é claro

        Excluir
      2. Obrigada Dr.
        Já vi as informações nutricionais. A cada 2 colheres e 1/2 (25g), são 11g de carbo.
        Sds

        Caroline

        Excluir
    60. ola doutor amei achar seu blog a partir de hoje estarei firme e forte aqui estou na dieta do Dr Atikins ah 14 dias e acho que eu fiz algo errado na ultima semana... trágico, não sei se foi porque eu deixei de usar o puran t4 pois tenho hipotireoidismo, sera que pode ter sido isso dr???Ou sera que pode ser por causa dos pãezinhos com farelo de soja?? e bolinhos com farinha de amêndoa???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Como vc pode saber que algo está errado com 14 dias de dieta? Nem há nada para avaliar ainda. Vamos conversar em 3 ou 6 meses (é para a vida toda, lembra?).

        P.S.: livre-se da soja, este estilo de vida é para melhorar sua saúde, não apenas para emagrecer. Farinha de amêndoas é uma ótima opção, mas conte os carbs.

        Excluir
      2. Se vc tem hipotireoidismo e não está tratando, isto prejudica a perda de peso, com certeza.

        Excluir
    61. Oi Dr., algumas dúvidas sobre a carne. Certos preconceitos que nos assombram. Você já falou que a pele do frango está OK. E a tira de gordura da picanha?

      Minha maior dúvida é quanto às carnes defumadas, curadas e embutidos. Adoro presunto cru e de parma. Pela lógica Paleo, o presunto Cru seria o mais saudável (até mais que o presunto cozido), certo? Mas e quanto ao presunto parma?
      E o que dizer de salsichas, salames, mortadelas. Tudo bem o consumo?

      Em relação ao bacon, é melhor comprar a barriga do porco crua, ou o pedaço curtido com a pele? O processo de defumação/cura pode ter alguma influência na saúde?
      Fora as crendices da gordura, tem a questão higiênica, quando estamos falando da carne suína, certo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se vc não gosta da tira de gordura da picanha, corte fora. Mas se você gosta, não há motivo para não comer! Não sei te dizer se o presunto cru é mais saudável - há nutrientes que são detruídos pelo cozimento, e outros que só são absorvidos após o cozimento. Me preocupa mais é o que a indústria faz com o presunto (ver pergunta da Lyvia, abaixo). O processo de cura com nitritos e nitratos estou convencido de que não faz mal (veja http://chriskresser.com/the-nitrate-and-nitrite-myth-another-reason-not-to-fear-bacon).

        Sobre bacon, veja; http://chriskresser.com/the-nitrate-and-nitrite-myth-another-reason-not-to-fear-bacon

        Coisas defumadas têm o potencial de acumular substâncias carcinogênicas, mas são ótimas ;-)

        Assim, eu vejo os produtos defumados como uma guloseima, e não como a base da dieta, ok?

        Excluir
    62. Ola, doutor. Eu sempre tive uma dúvida sobre a questão dos fiambres (salames, presuntos, etc). Estou com a lista de ingredientes do Presunto Sadia:

      Ingredientes: Pernil Suíno, Água, Sal, Açúcar, Proteína de Soja, Estabilizantes: Tripolifosfato de Sódio (INS 45 1i), Polifosfato de Sódio (INS 452 i), Aromas Naturais, Aromas Naturais de Pimenta Vermelha e Preta, Espessante Carragena (INS 407), Antioxidante Eritorbato de Sódio (INS 316), Realçador de Sabor Glutamato Monossódico (INS 621), Conservador Nitrito de Sódio (INS 250) e Corante Carmim (INS 120). Não contém glúten.

      Qual sua opinião sobre? Eu tenho evitado todos ao máximo (por enquanto só bacon ou quando encontro algum embutido que seja artesanal, o que imagino que tenha menos ingredientes)... meu medo mais que tudo é o açúcar; apesar de eu imaginar que seja bem pouca a quantidade usada, não chegaria a ter algum efeito a longo prazo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É, eu já tinha visto esta lista assustadora também! Te confesso que parei de comprar. Prefiro Bacon, cuja lista é bem menos adulterada.
        Acho que o açúcar é pouco; quero distância de soja, carragena, glutamato monossódico, e dessas outras coisas que eu nem imagino o que sejam.
        Quer se alegrar? Leia este artigo sobre Bacon: http://chriskresser.com/the-nitrate-and-nitrite-myth-another-reason-not-to-fear-bacon

        P.S.: de VEZ EM QUANDO, eu como um desses presuntos tóxicos, mas é BEM de vez em quando. Esses dias eu não tive tempo de almoçar e passei por um minimercado e comprei umas salsichas; com certeza tinha uma lista de ingredientes semelhantes à lista acima, mas eu prefiro comer 4 salsichas com "Tripolifosfato de Sódio" do que um pão integral: o ótimo não pode ser o inimigo do bom.

        Excluir
      2. Exatamente o que eu tinha pensado. Imagino que seja o tipo de comida para se ter em consideração para emergências ou mesmo em situações sociais (por exemplo, meus amigos vieram almoçar aqui e trouxeram embutidos variados com pão francês para cada um montar seu sanduíche. Eu comi só os embutidos, e foi aí que me veio à cabeça a questão de o que será que tinha neles e fui procurar!).

        Nossa, eu estava esses dias lendo um blog em que uma pessoa falava para comprarmos Nitrate-free bacon e eu entrei em pânico "no, not my bacon too!", haha. Obrigada de novo por mais um ótimo artigo, colocou minha alma e bacon em paz novamente:)

        Excluir
    63. ola de novo dr, eu estou com uma enorme duvida eu uso o Implanon como método contraceptivo, eu nunca tive sangramento de escape mas desde que estou fazendo a dieta do dr. Atkins, na primeira semana e agora que voltei a fazer a faze de indução estou tendo sangramentosera que é normal??? ou seria melhor eu procurar um GO???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não vejo correlação - acho que vc deveria procurar o GO.

        Excluir
    64. Olá! Acabei de conhecer seu blog e estou devorando-o. Fiz a Atkins ano passado e consegui perder 9 q em 3 meses e achei devagar, comparado a outras pessoas q possuem blog sobre isso... Mas estava feliz por ter conseguido. Ia continuar, mas engravidei e p ser sincera nao engordei durante a gestação. Inchei bastante pois tive pre eclampsia, mas 10 dias após o parto já tinha voltado ao peso de antes, o q me deu a falsa idéia de q poderia comer de tudo! Grande erro pois acabei me fartando de tudo o q nao podia consumir durante a gestação como doces, frutas, frituras...
      O sr pode imaginar o q virei: uma bola!
      Agora quero recomeçar e andei pesquisando vários blogs e foi onde encontrei o seu.
      Resido no Japão e já sei q comer fora eh um serio problema pois eles colocam açúcar em vários pratos ou ainda o "mirin" q sei q eh adocicado...
      Bom, algumas duvidas:
      Posso utilizar o shoyu p comer o sashimi? E o tofu? Posso comer moyashi? E os cogumelos?
      Agradeço se puder responder essas perguntas e outras q tiver durante a dieta q irei recomecar!
      Grata!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Perguntas interessantes, Rosana.

        Não vejo problema no Shoyu. É fermentado e usado como condimento, o que retira os problemas associados à soja. Quanto ao tofu, é low carb, mas é um monte de proteína de soja, não sou fã, não acho que deveria ser a base da dieta, mas pode comer de vez em quando. Desculpa, mas moyashi eu não sei o que é :-)
        Cogumelos são ótimos.
        Depois que vc perder o peso desejado, pode até mesmo comer um pouco de arroz novamente. Os japoneses sempre comeram arroz e nem por isso são gordos! O que anda expandindo as cinturas por aí é a adoção dos hábitos ocidentais (fast food), e não o sushi!

        Excluir
    65. Doutor, bom dia!

      Vou começar a inserir alguns carbos de maior IG em breve e surgiu uma dúvida.
      Se eu comer 80g de carbo em formato de pães de queijo que têm bastante gordura o pico de insulina será diferente de se eu comer os mesmos 80g em forma de arroz?
      A velocidade de absorção de um produto com mais fibras e/ou gordura pode influenciar e a absorção dos carbos ser tão lenta a ponto de não dar pico de insulina?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. SIM, é completamente diferente. Eu já fiz o teste em mim mesmo com um glucosímetro. Se eu comer batatas, a glicemia sobe un 40 pontos em 1 hora. Se eu comer batatas com fondue de queijo, a glicemia sobe 5 pontos. Mesma quantidade de batatas!

        Excluir
      2. Caraca... a diferença é gigante.

        Comer uns pães de queijo antes do treino de bike ou academia vai ser legar então.
        Estou bem perto do meu peso ideal, calças caindo, roupas enormes. Dieta cara essa, tenho de mudar o guarda roupa.

        O que se considera um pico de insulina ruim para o organismo em qq situação? qto de carbo vai dar isso e que tipo de carbo?

        Excluir
      3. Para quem está praticamente no objetivo como é o teu caso, e se exercita, penso que comida de verdade nunca será o problema. E açúcar e farinha refinados sempre serão problema. E nada na natureza vai te dar um pico de insulina tão intenso como um alimento processado. O resto é tentativa e erro...

        Sim, gastei em roupas também :-)

        Excluir
    66. Muito boa a sua matéria Dr.Jose Carlos Souto, agora no meu caso nao quero perder peso, quero ganhar massa magra, mas quero perder também um pouco de gordurinha localizada na barriga.Estou malhando diariamente, mas so faço musculação o único aérobico que faço é boxe, acho que se eu fizer esteira irei perder um pouco da massa magra que consegui ganhar nas pernas, estou tomando suplemento mas estou em dúvida da minha alimentação já quero ganhar massa para aumentar a perna mas ao mesmo tempo quero perder a gordurinha localizada na barriga, para deixar ela lisinha. O que o senhor sugere para a minha alimentação?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Primeira coisa: não fazer esteira, nem corrida. Faça exercício com pesos mais fortes e menos repetições. Dieta páleo, incluindo frutas e raízes (batata doce é preferível), sendo que esta batata doce deve ser usada nos dias de treinos. Consumir pelo menos 30g de proteína 4x ao dia. Se precisar Whey protein, pode usar. Umas 40g de proteína até 1h após o treino.
        A ideia é manter a insulina baixa para perder a barriga, mas produzir pequenos picos de insulina antes ou depois do treino pois a insulina é anabólica.

        Compre este livro: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2650790/dieta-tnt

        Excluir
      2. O livro Dieta TNT que me recomendou manda ingerir proteína e carbo antes e depois dos treinos.
        Algo como um shake de whey com até 40g de proteína tomando metade antes e metade depois e até 80g de carbo metade antes e metade depois.
        Achei muito 80g de carbo mas uns 60g, pros meus treinos, ficou legal.

        Excluir
    67. Olá, Dr! Obrigada pelas respostas! Moyashi eh broto de feijão...

      ResponderExcluir
    68. Dr. eu já li o livro do dr. atkins, q libera gorduras, podendo comer frituras e tudo, como devo proceder? quero optar por essa alimentação, pois me sinto muito bem com ela, trabalhei a 19 anos atrás numa fábrica de roupas e desde então tinha um pigarro constante em minha garganta, cansei de ouvir desconhecidos me darem receitas achando ser gripe, guando entrava em um consultório, um escritorio, em fim lugares fechados, logo pela manhã ficava até com vergonha pois minha garganta arranhava direto, agora comendo apenas proteínas isso acabou, mas tenho dúvidas sobre quantidade, frituras ou não, acrescentar legumes e verduras ou não, se puder me auxiliar, ficarei grata, tenho 37, preciso eliminar 20 kilos, consigo comendo essa comida de verdade?
      silvia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sílvia, sim, vc deve comer salada em grande quantidade. Fritura não deve ser a base de sua dieta. A gordura que devemos consumir é, preferencialmente, a gordura natural dos alimentos (a gordura que vem na carne que vc come, no salmão que vc come, no abacate, etc.). Dito isso, evite a gordura dos óleos vegetais (exceto oliva). É preferível usar banha para fazer seus bifes. Se vc conseguirá perder os 20Kg? Talvez sim, já vi perdas bem maiores e perdas menores. Se, por outro lado, vc perder digamos 12 Kg e conseguir ficar sem fome, sem sofrimento, e sentindo-se bem e sem alergias, já é um excelente resultado, não é mesmo?
        Quantidade? O suficiente para matar a fome. Não se deve ficar com fome.

        Excluir
    69. Doutor,

      viu esse, o cara diz q 0 carb é igual a jejum pro corpo:

      http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/_-Dieta-zero-carboidrato-equivale-a-jejum---diz-nutrologo.shtml

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A reposta hormonal (insulina) é semelhante, mas as semelhanças param por aí.

        Excluir
    70. Boa tarde Dr. Paulo.Já estou fazendo essa reeducação alimentar a 3 meses e ja eliminei 9 kg.Mas agora estacionei e ta dificil abaixar o ponteiro da balança. Porque isso ocorre e o que posso fazer para acelerar...
      Obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Isto é o normal. Nunca vai ser tão rápido quanto no início. Para acelerar, às vezes é necessário restringir UM POUCO as porções. Nesta fase q vc está, a perda fica em cerca de 250g por semana. Acontece que isso se perde nas variações diaŕias (se vc está com intestino cheio ou vazio ao se pesar, por exemplo). Há que ter paciência, Roma não foi feita em um dia :-)

        Excluir
    71. OI,quero saber se pode colocar o limão, o abacate, o coco , morango ao menos uma porção diária, e o mau halito quando começamos a comer só proteinas? me falaram q dá mau halito.
      nato

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, pode.

        Mau hálito em geral é excesso de proteína na dieta. Se for o caso, só reduzir um pouco.

        Excluir
    72. Bom dia Dr. José,
      Há algum tempo eu escrevi e fiz a dieta por 21 dias. Esta semana descobri que estou grávida. Há alguma restrição com relação a isso para fazer a dieta? É recomendável?
      Sds
      Caroline

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obviamente, a última palavra será a de seu médico obstetra. Minha OPINIÃO pessoal é a de que nenhum médico se oporia a uma dieta em que todos os alimentos são naturais, baseada em frutas, ovos, salada, carnes, peixes e aves e na abstinência de açúcar refinado e farináceos. Apenas lembre que não se trata de uma dieta cetogênica (Atkins) - e inclua frutas, ok?

        Excluir
    73. Tenho um a dúvida doutor,não tenho sentido quase fome nenhuma, de manhã então é tão dificil comer sem fome, com faço? me forço a comer alguma coisa, ou
      como apenas quando estiver com fome mesmo?

      ResponderExcluir
    74. Doutor, as abordagens ganham novas roupagens.

      http://m.boaforma.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/19/dieta-promete-eliminar-ate-50-do-excesso-de-peso-em-um-mes-sem-atividade-fisica.htm

      ResponderExcluir
    75. Estou com duvidas nos queijos amarelos, que dizem que nao podem, e no iogurte, qual comprar? posso usar açucar mascavo? e o pao de queijo e liberado no cafe da manha? desculpe tantas perguntas....obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Os queijos amarelos são os melhores, pois praticamente não contém carbs. Sobre iogurtes, leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

        Pão de queijo é feito com polvilho = amido = açúcar, consumir com MUITA moderação
        Açúcar mascavo é obviamente açúcar, e portanto está completamente fora.

        Excluir
    76. Dr. José Carlos, li todos os comentários e respostas desta postagem, e vou aproveitar pra tirar uma dúvida sobre um mini-pão que dizem ser da fase de indução, com:
      1 ovo
      2 c. sopa de nata
      2 c. sopa de farelo de trigo
      1 c. de sobremesa de manteiga
      1 c. de sobremesa de fermento
      Fiz esse pão e comi inteiro (ele é pequeno e leva 3 min. para ficar pronto no microndas),
      com 1 hamburguer de carne moída que eu mesma fiz (só de carne e tempero), duas folhas de alface e uma fatia de mussarela. Comi o sanduíche inteiro no almoço. Faz 1 mês que comecei a dieta e não comia pão desde então.
      Pergunto: eu já estou com problemas de perder peso há 2 semanas (peso estagnado), será que este cheeseburguer vai piorar ainda mais a situação?
      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Me parece uma ótima refeição!
        Eu não gosto do farelo de trigo por causa do glúten e suas outras consequências para a saúde, mas se vc tolera bem, não vejo problemas, e não será isso q atrapalhará a perda de peso. A perda às vezes fica mais lenta. Pata dizer q está estagnado, precisa mais tempo.

        Excluir
    77. Dr. outra pergunta: O sr. diz que temos que contar os carboidratos e descontar as fibras. Como assim?
      Por exemplo: se um determinado alimento diz conter 3g de carboidratos e 1 g de fibra, em 1 colher de sopa, quer dizer que vou considerar que consumirei apenas 2g de carbo? Parece tão lógico, mas é que ainda não havia lido na sobre ter que fazer essa conta. Obrigada
      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, é exatamente isso. Se algo tem 10g de carbs e 9g de fibras, isso significa 1g de carbs. Chama-se "net carbs". Fibra é carboidrato, mas como não é digerível, não impacta a glicemia e a insulina. Bom né?
        Espinafre é quase 100% carboidrato, mas é quase 100% fibra, ou seja, pode comer até estourar.

        Excluir
    78. Dr, tudo bem? Gostaria de saber se cacau sem açucar e gelatina zero são opçōes para aliviar o desejo por doces. Também consumo proteína isolada de soja em doses moderadas. Isso faz mal?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cacau sem açúcar - ótima opção. Gelatina zero: não é páleo (coisa mais artifical e aditivada que existe), mas é low carb, e serve como alternativa sim. O mesmo se aplica à soja: não é saudável, é altamente processada, mas não deverá afetar a dieta low carb.

        Excluir
      2. Muitíssimo obrigada! Outra coisa que me faz ter duvidas e se é necessário começar a dieta pela indução, como atkins. È uma fase que me deixa meio depressiva, além da constipação que ela provoca. Pois lá, que me lembre até as verduras sao limitadas e nào podemos ingerir uma única avelà...somente carnes, queijos, ovos e um pouco de verduras...mais uma vez parabens pelo trabalho desenvolvido neste blog!

        Excluir
      3. Ah sim, preciso perder 15 kgs...

        Excluir
      4. Valéria, não, não é necessário. Na verdade, este conceito de indução é exclusivo da dieta Atkins. A ideia é interessante - obrigar seu corpo a entrar rapidamente em cetose, acelerando a perda de peso e cortando radicalmente o apetite. Além disso, após dias de restrições múltiplas, a pessoa sente-se melhor ao poder comer mais variedade. Mas não, não vejo nenhum necessidade de fazer isso. A pessoa pode muito bem partir de 50g de carbs ao dia (indução de Atkins são menos de 20), comendo salada ilimitada e uns moranguinhos e maçãs aqui e ali.

        Excluir
    79. Doutor, uma dúvida.
      No caso do abacate tenho visto nas tabelas nutricionais 6,0 de carbo e 6,3 de fibras em cada 100g.
      Oras, se fibra é carbo a ser descontado a conta não tá fechando.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hehe, Boa essa :-)

        Sei lá de onde tiraram esses números. Mas posso te dizer q o próprio Atkins permitia abacate até na indução. Pela quantidade absurda de abacates q eu consumo semanalmente, se fosse problemático eu já saberia. Pode comer sem problemas. Experimente com 2 ovos crus, 2 colheres de nata, 1 copo d'água, uma medida de Whey de baunilha e 20 gotas de adoçante. 6 horas sem nem pensar em comida!

        Excluir
      2. Doctor, eu faço bem isso. Me acabo.

        Na minha geladeira antes tinha cerveja de várias marcas, agora tem abacates em várias fases de maturação. kkk
        Deixa eu te falar... meu sobrinho treina numa equipe de ciclismo aqui de CWB. Começou a me ouvir na questão nutricional e sugeri que cortasse glúten, tomasse suco de beterraba diariamente, e não bebesse refris.
        O pia tava com a clavícula quebrada, sem treinar, só rolo e pouco. Competiu nesse findi e fez 2º nos 1000 metros perseguição perdendo por 3 dedos de um cara da elite (ele é junior) e o detalhe é que o garoto usa o que vc puder imaginar que passe numa agulha.
        A única coisa que dei a ele foi pré-treino e polifenóis da semente da uva. Dá um gás danado mas não é dopping.

        Ele comenta que depois que cortou o glúten se sente outro cara.
        To muito feliz.

        No meu caso, injetei carbos na alimentação a partir de sexta pq tinha prova de MTB no domingo. Prova longa, de acaba mesmo, 100km de morro e calor na terra. To tão arrependido de ter ingerido carbos antes que nem te conto.
        Vou passar a fazer treinos semelhantes às provas e com carbo só na hora pq comendo antes me deixou down.
        Vou te dando feedback.

        Excluir
      3. Luciano, vc já pensou que pode estar se abrindo uma oportunidade de carreira pra vc? Sim, pq desconheço, neste momento, alguém que detenha o seu conhecimento PRÁTICO de treino de endurance de alta performance em condições de dieta low carb. Quando alguém me escrever peguntando sobre treino pesado e low carb, vou passar a bola pra vc!

        Excluir
      4. Nossa, Doutor, imagino que não tenha subsídios pra orientar alguém. Apesar de hj alguns amigos estarem surpresos com meu rendimento, alimentação e silhueta.
        Tenho dado dicas pra algumas pessoas, meu sobrinho é o caso mais forte pq depende de muita confiança seguir dicas desse tipo por mais simples que pareçam.
        De qq forma, se eu puder ajudar manda no meu e-mail que vou ter o maior prazer de passar o q tenho testado.
        Meu objetivo agora é fazer os treinos e provas sem carbo, se necessário apenas no durante caso amoleçam as pernas, nada de sobrecarga pré-treino. Logo te conto os resultados.

        Excluir
      5. Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Estamos em terra de cego, não tenha dúvida disso.

        Excluir
    80. Olá Doutor José Carlos, me chamo Roxane e fiz a cirurgia bariátrica em 2005, onde tinha quase 180kg, consegui chegar aos 100kg, nunca menos...e hoje eu tenho 118kg, engordei ! Não sei o que fazer, pois é muito difícil eu me alimentar de carnes e verduras, eles são muito indigestos, e infelizmente os alimentos que não me fazem mal são os carboidratos...os vilões ! Não sei o que fazer, me ajude !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Roxane: bem, você já identificou o motivo de estar ganhando peso novamente - os carbs!
        No seu caso, seria bom uma nutricionista que seguisse a linha low carb. Mas tenho duas dicas:
        1) Smooties de vegetais. Procure na internet, vc vai encontrar receitas em que se mistura espinafre, morangos e whey no liquidificador, por exemplo. É possível fazer estes "sucos" com vegetais variados - uma forma de torná-los mais digeríveis para quem operou o estômago.
        2) carne moída -> dentro da mesma lógica, imagino que seja mais fácil de digerir. E pode-se fazer carne moída com vegetais, almôndegas, etc.
        Onde vc mora? Talvez eu ou algum leitor conheça uma nutri em sua região.

        Excluir
    81. Dr, 25 gramas de carbos por dia são um número razoável para quem precis perder muito peso? Abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Para a maioria das pessoas, qualquer coisa abaixo de 40 ou 50g é mais que razoável.

        Excluir
    82. Dr. qual a relação entre a dieta low carb e a melhora na pele. Eu e minha mãe temos espinhas (ou ceratose pilar) na região das costas e braços, eu particularmente no rosto (questão hormonal pois tenho quase 30) e ao seguir a dieta a pele praticamente limpou. E puxando o gancho acima sobre praticantes de atividade física, treino 3x por semana e meu objetivo é ganho de massa muscular e acabei emagrecendo 2kg, terei que voltar a comer carboidratos, penso ao menos batatas no almoço e talvez pão integral pela manhã, o que o sr. orientaria? obs. já tomo whey.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. O Dr. Cordain, um dos pioneiros de dieta paleolítica, conduziu um estudo sobre low carb e espinhas e comprovou que é extremamente eficaz. A insulina, através do IGF-1, estimula as espinhas. Ele fez este estudo após constatar que adolescentes de populações de estilo de vida tradicional (índios, esquimós, aborígenes, etc), não sabem o que são espinhas.

        Você precisa media a COMPOSIÇÃO corporal, e não o peso. Vc certamente perdeu gordura, e não músculos. Vai comer carbs pra que, para engordar? Se controlar a composição corporal (% de gordura, % de massa magra), vc não tem parâmetros. Lembre de treinar pesado, com poucas repetições e alta carga.

        Excluir
    83. Dr, gostaria de te parabenizar pelo blog! A partir dele decidi inicia uma reeducação low carb. Mas tenho uma dúvida: a maltodextrina interfere no processo de emagrecimento? Isso é uma discussão comum nos grupos Atkins...

      Obrigada , sds, Daniela.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, Daniela. Maltodextrina e açúcar são A MESMA COISA. A diferença é que a indústria pode colocar maltodextrina no produto e dizer que não tem açúcar, sem quebrar a lei. Um absurdo, mas a lei é assim.

        Da wikipedia: "Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades.[2].
        Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano[3], contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial de insulina(pico de insulina) na corrente sanguínea."

        Excluir
    84. Boa noite dr.
      Qual sua opiniao sobre ricota?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem mais carbs do que queijos amarelos, uns 7 gramas por xícara. Mas dá ótimas sobremesas...

        Excluir