quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dr. Drauzio Varella: o problema são os carboidratos, e não a gordura

**** Atualização (02/12/13) ****
Novo texto do Dr. Dráuzio, dessa vez sobre colesterol - veja no final dessa postagem
****

O Dr. Dráuzio Varella é mais uma personalidade de peso a dar suporte à visão alternativa de nutrição e saúde: a de que a ênfase descabida sobre a redução da gordura na dieta (cujos benefícios teóricos já foram refutados) teve como consequência não antecipada o consumo excessivo de carboidratos, levando à atual epidemia de obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

E 2012 já divulguei um texto de sua autoria (veja aqui).

Hoje, ele publicou mais um excelente texto em sua coluna na Revista Carta Capital:

http://www.cartacapital.com.br/revista/776/gordura-na-dieta-840.html

Você está aqui: Página Inicial Revista Presos e privilegiados Gordura na dieta


Saúde

Saúde

Gordura na dieta

A relação entre carnes vermelhas, colesterol e doenças cardíacas não é definitiva. Os vilões podem ser os carboidratos
por Drauzio Varella — publicado 27/11/2013 06:33
Arte: Milena Branco
Saúde
"Um ataque cardíaco na próxima semana parece bem menos assustador do que a extinção eterna" Irving Howe
Gordura na dieta virou pecado capital. Os xiitas da alimentação saudável consideram fraqueza de caráter ir à churrascaria.
A relação entre colesterol, proporção de gordura animal nas refeições e ataques cardíacos foi estabelecida a partir de dois inquéritos epidemiológicos: Seven Countries Study e Framingham Study.
A partir dos anos 1970, os serviços de saúde norte-americanos adotaram a política de reduzir o consumo de gorduras para, no máximo, 30% das calorias diárias, e o de gordura animal (saturada) para 10%, recomendações em seguida adotadas no mundo inteiro.

Nenhum estudo mais recente, no entanto, foi capaz de demonstrar a existência da associação entre o consumo de carne vermelha e o risco de doenças cardiovasculares. Sabemos apenas que as carnes processadas podem aumentar a probabilidade de ataques cardíacos e diabetes, relação causal atribuída à presença de nitratos e de teores exagerados de sódio nesses alimentos.
Em artigo recém-publicado no British Medical Journal, Aseem Malhotra, do Croydon University Hospital, faz o seguinte comentário: “Hoje, dois terços das pessoas admitidas em hospitais com o diagnóstico de infarto do miocárdio apresentam a síndrome metabólica.
Mas 75% desses pacientes têm níveis de colesterol total absolutamente normais. Talvez o colesterol não seja o verdadeiro problema”.

O autor prossegue: 
“Apesar da crença geral de que o colesterol elevado represente fator de risco para doença coronariana, diversos estudos populacionais independentes demonstraram que níveis baixos de colesterol total estão associados ao aumento da mortalidade geral e da mortalidade por eventos cardiovasculares, indicando que colesterol alto não é fator de risco para a população saudável”.
Trouxe esse tema para a coluna, caro leitor, para ilustrar a reviravolta na literatura sobre o colesterol. Cada vez mais pesquisadores de renome contestam a conduta de reduzir os níveis de colesterol com medicamentos. A argumentação é consistente: não está demonstrado que essa estratégia faça cair a mortalidade por doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis de qualquer idade.

Ontem, saiu mais um texto do Dr. Drauzio Varella, que vai no mesmo caminho do que tenho escrito aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aquiaqui e aqui.


http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2013/11/1378458-a-agonia-do-colesterol.shtml

drauzio varella

 

30/11/2013 - 03h00

A agonia do colesterol

Nunca me convenci de que essa obsessão para abaixar o colesterol às custas de remédio aumentasse a longevidade de pessoas saudáveis.
Essa crença --que fez das estatinas o maior sucesso comercial da história da medicina-- tomou conta da cardiologia a partir de dois estudos observacionais: Seven Cities Countries e Framingham, iniciados nos anos 1950.
Considerados tendenciosos por vários especialistas, o Seven Cities Countries pretendeu demonstrar que os ataques cardíacos estariam ligados ao consumo de gordura animal, enquanto o Framingham concluiu que eles guardariam relação direta com o colesterol.
A partir dos anos 1980, o aparecimento das estatinas (drogas que reduzem os níveis de colesterol) abafou as vozes discordantes, e a classe médica foi tomada por um furor anticolesterol que contagiou a população. Hoje, todos se preocupam com os alimentos gordurosos e tratam com intimidade o "bom" (HDL) e o "mau" colesterol (LDL).
As diretrizes americanas publicadas em 2001 recomendavam manter o LDL abaixo de cem a qualquer preço. Ainda que fosse preciso quadruplicar a dose de estatina ou combiná-la com outras drogas, sem nenhuma evidência científica que justificasse tal conduta.
Apenas nos Estados Unidos, esse alvo absolutamente arbitrário fez o número de usuários de estatinas saltar de 13 milhões para 36 milhões. Nenhum estudo posterior, patrocinado ou não pela indústria, conseguiu demonstrar que essa estratégia fez cair a mortalidade por doença cardiovascular.
Cardiologistas radicais foram mais longe: o LDL deveria ser mantido abaixo de 70, alvo inacessível a mortais como você e eu. Seríamos tantos os candidatos ao tratamento, que sairia mais barato acrescentar estatina ao suprimento de água domiciliar, conforme sugeriu um eminente professor americano.
Pois bem. Depois de cinco anos de análises dos estudos mais recentes, a American Heart Association e a American College of Cardiology, entidades sem fins lucrativos, mas que recebem auxílios generosos da indústria farmacêutica, atualizaram as diretrizes de 2001.
Pasme, leitor de inteligência mediana como eu. Segundo elas, os níveis de colesterol não interessam mais.
Portanto, se seu LDL é alto não fique aflito para reduzi-lo: o risco de sofrer ataque cardíaco ou derrame cerebral não será modificado. Em português mais claro, esqueça tudo o que foi dito nos últimos 30 anos.
A indústria não sofrerá prejuízos, no entanto: as estatinas devem até ampliar sua participação no mercado. Agora serão prescritas para a multidão daqueles com mais de 7,5% de chance de sofrer ataque cardíaco ou derrame cerebral nos dez anos seguintes, risco calculado a partir de uma fórmula nova que já recebe críticas dos especialistas.
Se reduzir os níveis de colesterol não confere proteção, por que insistir nas estatinas? Porque elas têm ações anti-inflamatórias e estabilizadoras das placas de aterosclerose, que podem dificultar o desprendimento de coágulos capazes de obstruir artérias menores.
O argumento é consistente, mas qual o custo-benefício?
Recém-publicado no "British Medical Journal", um artigo baseado nos mesmos estudos avaliados pelas diretrizes mostrou que naqueles com menos de 20% de risco em dez anos as estatinas não reduzem o número de mortes nem de eventos mais graves. Nesse grupo seria necessário tratar 140 pessoas para evitar um caso de infarto do miocárdio ou de derrame cerebral não fatais.
Ou seja, 139 tomarão inutilmente medicamentos caros que em até 20% dos casos podem provocar dores musculares, problemas gastrointestinais, distúrbios de sono e de memória e disfunção erétil.
A indicação de estatina no diabetes e para quem já sofreu ataque cardíaco, por enquanto, resiste às críticas.
Se você, leitor com boa saúde, toma remédio para o colesterol, converse com seu médico, mas esteja certo de que ele conhece a literatura e leu com espírito crítico as 32 páginas das novas diretrizes citadas nesta coluna.
Preste atenção: mais de 80% dos ataques cardíacos ocorrem por conta do cigarro, vida sedentária, obesidade, pressão alta e diabetes. Imaginar ser possível evitá-los sentado na poltrona, às custas de uma pílula para abaixar o colesterol, é pensamento mágico.

166 comentários:

  1. Esse médico é bem famoso, o que vai ter de gente pesquisando sobre isso e perguntando aqui vai ser uma grandeza... :)

    ResponderExcluir
  2. Parece que Dráuzio anda lendo a literatura Low Carb.

    ResponderExcluir
  3. Ele leu Taubes. Olha a postagem de 2012

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 27/11/2013 19:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  4. E já teve gente que foi lá escrever contra. Teve um moço que disse que o consumo de carne vermelha está associada ao cancer de cólon. Já ouvi isso, em alguns programas de televisão, mas ninguém apresenta nenhum dado concreto

    ResponderExcluir
  5. Clica em carne vermelha no texto acima

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 27/11/2013 20:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Da pra comparar com o Dr. Oz neh? Heheheh

    ResponderExcluir
  7. Sai do armário Dr. Dráuzio! Assume sua páleolisse!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, acabei de ler.

    ResponderExcluir
  9. Tire uma duvida minha, quando a gente nao consome carboidratos o organismo usa o que como fonte de energia? Eu cada dia me apaixono mais por esse mundo low carbo com as gorduras boas!ando lendo muitoad tenho algumas dúvidas! obrigada

    ResponderExcluir
  10. De preferência logo após Medida Certa.

    ResponderExcluir
  11. Logo, logo ele será limado, certeza

    ResponderExcluir
  12. O Dr. Dráuzio vai ter que modificar alguns artigos no site dele. Ainda bem que todos nós temos a faculdade de evoluir nossos pensamentos. Parabéns ao Dr. Dráuzio pelas novas abordagens.

    ResponderExcluir
  13. Já mandei para alguns amigos incrédulos que usam a falácia da autoridade.

    ResponderExcluir
  14. Claudia Alessandrini28 de novembro de 2013 09:35

    Dr Bom dia, não sei se o Sr ja teve algum depoimento, mas segue
    estava com problema de micose de unha, sabemos que são fungos que se alimentam de alguma coisa.... durante 3 anos tentei, tentei e desisti, ia na podologa 1 vez por mes, pinguei remedio por mais de um ano e nada, estava essa maldita micose nas duas unhas maiores(dedão) do pé, estou adepta a essa revolução desde 19/08, minha surpresa um dos pés não tem mais nada e o outro cerca de 80% curada.... a propria podologa está surpresa, e eu mais ainda

    ResponderExcluir
  15. Luiz, me aborreci recentemente com um grande amigo com esse tipo de discussão. Foi triste, pois o cara é Dr. e basicamente vive imerso em pesquisas...e a argumentação dele é falácia mais falácia. Claro, usando o argumento de autoridade: ."esse blog que vc me indicou (esse aqui) o cara fala que colesterol "não faz mal".."todos os cardiologistas dizem que faz mal" ai eu argumento...cara, são dados científicos estatísticos, tal crença se baseou em premissas falsas de análises tendenciosas na década de 60....e vem a resposta "o leonardo, não ferra, o que vc sabe, estudou direito, para de usar internet" "isso é coisa de youtube" e começa o escárnio, etc, etc,etc..., "sabe quanto custa pra eu poder ler um artigo na revista tal"? quando ele simplesmente "elitizou" o conhecimento científico e desprezou qualquer informação advinda de "blogs" e "youtube" eu parei de discutir...não dá...é desprezar seu próprio poder de análise, bom senso...
    Creio que uma das poucas maneiras de convencer os obtusos é através de resultados nos nossos corpos kkkk é ridículo, mas acho que tem que ser por ai...esperar que nos perguntem...


    Detalhe, o amigo que me apresentou o lowcarb paleo sofreu de escárnios meus por uma tarde...no outro dia eu curioso, procurei na web e cai aqui no Blog...no outro dia já tinha cortado os carbs e comprado o barriga de trigo.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de ver os participantes do medida certa 6 meses depois...
    os caras passam três meses passando uma fome violenta e malhando como loucos...não tem como não emagrecer nesse período...o negócio é após passado o programa.

    ResponderExcluir
  17. Aconteceu com o Ronaldo, diminuiu algumas medidas durante o programa do "fantástico" depois engordou tudo de novo...

    ResponderExcluir
  18. De são Tomás de Aquino: "Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é suficiente."

    É perda de tempo. Quem tem que estar convencido pelos argumentos é você. Para você, que viu todos esses benefícios, nenhuma outra explicação é necessária. Para seu amigo médico, nenhuma explicação é suficiente.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/11/2013 10:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  19. O ideal seria o Drauzio Varella entrar no programa pra calar a boca do Marcio Atala, que só fala abobrinha quando o assunto é nutrição.

    ResponderExcluir
  20. Dr. Souto, ele não é médico, mas possui um doutorado na sua especialidade..


    E sim, estou plenamente convencido e apenas tento espalhar a informação pra ajudar mesmo...mas estou tendo belas lições da natureza humana rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  21. lembro que um participante...aquele apresentador do fantástico que não lembro o nome agora, ficou 3 meses sem comer roastbeef...que era o prato predileto dele...arroz com requeijão era liberado, mas o pobre bife era proibidíssimo...

    ResponderExcluir
  22. Dráuzio Varela ainda vai entrevistar o Dr. Souto no Fantástico. Um dia, o mesmo tipo de gente que tripudia da nossa dieta vai falar da dieta lowcarb-paleo como se fosse grande conhecedor. Vão até nos indicar o blog! Até lá estaremos todos lindos e saudáveis e vamos achar muito engraçado.

    ResponderExcluir
  23. De acordo com o que vi na série The Catalyst, é ingênuo achar que o colesterol é culpado. Todas as pessoas que tem infarto contem placas de colesterol nas artérias. O fato do colesterol estar na cena do crime não o faz vilão e termos associado infartos ao excesso de colesterol é infantil, na minha visão. Se fizéssemos a mesma associação em incêndios, por exemplo, poderíamos dizer que os bombeiros são os causadores de incêndios visto que eles estão sempre (e em grande quantidade) presentes nas cenas de incêndio? Claro que não. Na minha opinião isso é falta de vontade de pesquisar a fundo. Muitos médicos com preguiça de estudar fazem associações. O corpo humano possui uma infinidade de variáveis. Associações nesse contexto é estreirtar, e muito, a série de eventos que se encadeiam dentro de nosso corpo.
    Só quem realmente segue uma dieta LCHF sabe de seus beneficios e como o medo de gordura e colesterol é simplesmente ridiculo. As vezes, quando como um chocolate por deslize (isso é horrivel), já começo a pensar nas minhas arterias entupindo. Eu tinha esse pensamento antes quando comia torresmo ou gordura da carne :)

    ResponderExcluir
  24. Leo o apresentador era o Zeca Camargo. Ele realmente emagreceu na época, mas agora parece até que está mais gordo que antes.

    ResponderExcluir
  25. Patrícia, me tira uma dúvida. Afinal, amendoim, pode ou não pode? Será que tem carboidratos demais? E café pode?

    ResponderExcluir
  26. Eu quase apanhei de uma amiga nutricionista quando disse que a gordura da picanha que o marido dela estava comendo não fazia o mal que todo mundo acha. Detalhe: Eu emagrecendo e ela contando calorias numa dieta de "coma alimentos sem gordura de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo" zzZZzzZZ Venho de uma Reeducação alimentar onde emagreci um monte, e cheguei num ponto que estava passando fome, fraca… em 2 semanas de LCHF perdi 3 kg que estavam empacados, estou mais animada do que nunca, com energia de sobra, e já trouxe mais 3 amigas pra este estilo de vida maravilhoso amém!

    ResponderExcluir
  27. Mesma coisa com os participantes do The Biggest Loser. Ninguém consegue passar fome pra sempre, tornando o balanço calórico é insustentável a longo prazo.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Clarissa ;)

    Mariana, explore mais o blog! Para pesquisar o Blog, vá no google, coloque sua palavra-chave, seguida de "site:lowcarb-paleo.blogspot.com" (sem as aspas)

    ResponderExcluir
  29. galera
    boa noite.tenho um duvida gigantesca que esta tirando meu sono,e isso
    aumenta meu stress e cortisol,entaum me ajudem,rsrsrs
    precisamos
    todos de omega 3,so que os omega 3 em capsulas realemente bons e
    nao-oxidados custam os olhos do mamute,pensei,sardinha fresca eh a
    soluçao,procurei alguma receita util e fiz,sardinha na panela de
    pressao,so que uma duvida acordou e me impediu de dormir,a panela de
    pressao cozinha a 120graus e pra poder comer as espinhas preciso
    cozinhar por 45 min na pressao,sera que o omega 3 resiste a esta alta
    temperatura??
    por favor,agradeço todos os comentarios.

    ResponderExcluir
  30. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/o-cafe-que-mata-fome.html
    Amendoim é low carb. Só não é páleo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/11/2013 17:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  31. Sei não... Melhor fazer a milanesa com alguma coisa que não seja gatinha de trigo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/11/2013 20:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Nada a agradecer, Patrícia!

    É que sou uma das mais ávidas "exploradoras" aqui do blog! Rsrsrsrs! E como "apaixonada" por amendoim que sou, já tinha buscado essa informação. Aliás, esses dias tenho explorado ainda mais, porque estou tentando encontrar a proporção ideal dos macronutrientes para a minha alimentação.

    Pelo que tenho lido aqui, nada é tão rígido, a não ser que a observância de que nossa alimentação é "high fat" e não "high protein" é muito importante, fundamental mesmo.

    Mas, lendo sobre o assunto, percebi que devo atentar mais para o consumo correto da quantidade de proteínas, e não apenas focar na restrição de carboidratos (ainda focando o emagrecimento, que deu uma estacionada bem "desconfortável"), e, consequentemente, aumentar o consumo de gorduras.

    Então, deixei a minha dúvida pra vocês lá nos comentários do post
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-como-comer-mais.html



    Obrigada, e grande abraço!

    ResponderExcluir
  33. Clarissa, como vc mesma já percebeu, não existe nada rígido! Mas, como vc disse que precisa emagrecer, é melhor reduzir a ingestão de carbs. Qual é seu máximo?

    O foco é na gordura mesmo. Eu recomendo principalmente óleo de coco, que é um triglicérides de cadeia média pra lá de fantástico. Isso porque eles não é armazenado como gordura corporal, é metabolizado direto nas mitocôndrias = energia sem engordar. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-como-comer-mais.html

    Já experimentou o café/chá com óleo de coco e manteiga? Já experimentou JI? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

    E atividade física? E o sono? Todas estas coisas contribuem para as 'estacionadas'.

    Eu não me preocupo com refeições 'balanceadas', até porque isso é um conceito totalmente sem sentido pra mim,..Veja bem, nossos antepassados não calculavam nada disso! Vale mais entender o que o corpo precisa. Neste momento, precisa emagrecer, então, que seja feito o necessário pra isso!

    ResponderExcluir
  34. Assa a sardinha na brasa ou no forno!!!

    ResponderExcluir
  35. Agora querem usar estatinas para combater câncer de mama!!
    http://oglobo.globo.com/saude/colesterol-combustivel-para-cancer-de-mama-10918627

    ResponderExcluir
  36. Hahahaha Adorei! Tá aí uma boa entrevista pra se ver no Fantástico...

    ResponderExcluir
  37. kkkkkkkk....coitado...


    Em comemoração ao sofrimento dele, amanhã farei uma fraldinha ao forno e comerei com alface e rúcula (meu prato predileto).

    ResponderExcluir
  38. Danubia Marques Silva29 de novembro de 2013 18:16

    parabéns, também me sinto assim. não me imagino com outra alimentação

    ResponderExcluir
  39. E nada inteligente, considerando que restringir calorias puramente, eh a maneira mais arcaica e menos eficiente para obter seus "benefícios". Lowcarb/Keto e JI vieram pra isso :)

    ResponderExcluir
  40. Olha o colesterol na mira das pesquisas. Esta notícia saiu hoje na BBC e foi publicada na Science. Revistas científicas são confiåveis ou não?
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131129_colesterol_cancer_mama_dg.shtml

    Eu fiz este mesmo comentário em outro post, tentei apagar mas não consegui. Peço desculpas pela repetição.

    ResponderExcluir
  41. Danubia Marques Silva30 de novembro de 2013 12:57

    ESTOU COM UM GRAVE PROBLEMA!! estou adorando esse novo estilo de vida, orem estou com mau hálito. isso passa? ou é sempre assim? gostaria de saber a opinião de vocês

    ResponderExcluir
  42. É bobagem. Qualquer célula precisa de colesterol. As de câncer, por estarem crescendo, mais ainda. Células de câncer precisam de oxigênio também para crescer. Se você ficar 10 minutos sem respirar, pode ter certeza que o câncer morre. E você junto, é claro.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/11/2013 12:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  43. Pois é, nem nas publicações indexadas podemos confiar. Cadê a revisão dos pares?
    Dr. Souto, ótima dica pra matar o cancer, ficar sem respirar...hahahaha.

    ResponderExcluir
  44. Tomar mais líquidos ajuda, e com o tempo tende a diminuir tb. Tem a dica de mascar cravo ou canela tb.

    ResponderExcluir
  45. Dr. Souto,

    Já viu esse artigo, do mesmo autor?

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2013/11/1378458-a-agonia-do-colesterol.shtml



    Abraços,
    Clarissa

    ResponderExcluir
  46. Hoje, fazem dois anos que adotei este novo "Estilo de Vida", o qual mudou a minha vida e consequentemente o meu viver.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de compartilhar um pouco do meu aprendizado pelo qual passei nestes 2 anos.
    Vejo e acompanho diariamente a entrada de novas pessoas no blog, pois tenho por hábito de ler todos os comentários aqui postados, dos quais e de muitos, tiro grande proveito para o meu dia a dia.
    Quando comecei, em novembro de 2011, durante uma consulta de rotina no consultório do Dr. Souto, pois sou seu paciente em Urologia, por mais de 10 anos.
    Na análise dos meus exames de laboratório, apareceu Glicose e os demais indicadores, todos no limite máximo tolerável.
    Como sou sedentário e com mais de 50 anos, não aceitando a ideia de ter que tomar remédios, seja para baixar a glicose, seja para baixar o colesterol entre outros, aceitei a ideia de fazer a Dieta Paleolítica e buscar conhecimento sobre o que é Insulina. Comecei reduzindo drasticamente o consumo de carboidratos, tais como, Arroz, Batata Inglesa, Pão/Farinhas e doces/açucar.
    Hoje, não faço mais dieta, tenho um novo estilo de vida, minha alimentação é LCHF. Tenho vida normal, meus indicadores voltaram ao normal, meu peso diminuiu, minha circunferência de cintura diminuiu, meus tornozelos que no final de cada dia chegavam inchados, não incharam mais, roncar durante o sono, não ronco mais, ou seja, não sinto nada, inclusive nunca mais foi preciso visitar o consultório do Médico.
    Pessoal, estes sintomas que vocês setem no início da dieta, seja na demora de perder peso, entre outros, tudo é normal, até que o corpo/organismo se adapte ao novo estilo. Considero a água como sendo um dos principais remédio, inclusive para o mau hálito que alguns sentem no início da dieta. Eu, tenho por hábito em beber água durante o dia, sendo que ao acordar de manhã tomo diariamente no mínimo um copo d'agua em jejum.
    Recomendo aos iniciantes, ou para aqueles que ainda não leram todos os artigos publicados neste blog, que o façam, pois as dúvidas pertinentes serão por si só respondidas ou sanadas.
    Mais uma vez, aproveito para parabenizar o Dr. Souto pelo seu esforço, coragem e dedicação em levar aos quatros canto do mundo estas magníficas informações, eu as ignorava.
    Edis Doyle

    ResponderExcluir
  47. Obrigada, Patrícia!
    Sempre a postos!
    Meu máximo de carbos é o "mínimo"! Rsrsrsrs...
    Tento ficar em no máximo 20g (mas sei que há quem restrinja mais).
    Quanto ao óleo de coco, café com manteiga, JI, a resposta é sim!
    Esse blog tem sido a minha "bíblia low carb" desde o início da minha mudança, em março desse ano.

    (O post do "set point", e todos os seus "derivados" são dos mais visitados por mim, depois que a perda de peso desacelerou ou mesmo parou.
    E agradeço a vocês cada informação, cada "frestazinha de luz que vocês jogaram no meu caminho".
    Felizmente, tenho encontrado pessoas, assim como vocês, com muita disposição para me ajudar, como a Jully Fortunato, Ada, Professor Adolfo Neto.
    Muito obrigada!
    Sei que a experimentação, o auto-conhecimento são o caminho necessário.
    Grande abraço!
    Clarissa

    ResponderExcluir
  48. Ele escreveu novo artigo hoje na Folha de São Paulo, sobre o uso das estatinas. Acho que vale a pena ler.
    Abraço a todos que frequentam o blog!

    ResponderExcluir
  49. 30/11/2013 - 03h00
    A agonia do colesterol
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/2013/11/1378458-a-agonia-do-colesterol.shtml

    ResponderExcluir
  50. Danubia Marques Silva30 de novembro de 2013 20:31

    VOU fazer isso arthur, valeu!!

    ResponderExcluir
  51. Sei q não tem nada a ver com o artigo, mas estou com uma duvida: em outubro conheci o blog então, venho me adaptando. Quando li o artigo sobre o jejum (JI) inclui na minha vida....faço de 24 hrs um dia sim e outro não...MAS a questão é: não tenho sentido fome nenhuma nos dias do NÂO jejum...será q posso viver assim, só almoçando e tomando café com nata(as vezes)? Obs os resultados tem sido ótimo nas medidas, mas na balança ganhei algumas gramas.Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Estou um pouco confusa. \se quiser perder peso de forma mais eficaz devo aumentar o consumo de gorduras? De que forma fazê-lo? Poderia dar um ex? E sementes como chia, girassol, gergelim se consumidas na sua forma natural é possível nesta dieta? Elas trazem realmente os benefícios que prometem?

    ResponderExcluir
  53. AH, e linhaça também...

    ResponderExcluir
  54. hahaha boa! Será que não tem como sugerir algo do tipo? =P

    ResponderExcluir
  55. Dependendo do que ele fala sobre exercício físico, também podemos considerar "abobrinha" hahahahaha

    ResponderExcluir
  56. Se comparar duas dietas isocalóricas, quanto mais % de calorias vierem de gordura (desde que carbs estejam baixos e proteína moderada) vai ajudar a perder peso mais rápido. Claro que se comer 10.000kcal/dia ainda pode armazenar gordura, pois o corpo queima tanto a gordura dos alimentos quanto a que fica armazenada, mas o segredo eh que a gordura - e proteína - proporciona saciedade incomparável (coma ate a saciedade assim, e em 2 semanas vai se sentir com muita pouca fome, sendo "impossível" exagerar nas calorias - mesmo sem contar calorias).

    Exemplos: Usar nata e/ou manteiga para fazer carnes, vegetais etc. Comer frango com a pele, ovo com gema...o produto animal "na integra" costuma ter bastante gordura. Use azeite na salada, etc.

    Semente considero desnecessário, mas se quiser usar de vez em quando não vejo problemas.

    ResponderExcluir
  57. Apenas procure não deixar faltar um mínimo de proteína. As medidas importam mais que o peso total, se isso aconteceu provavelmente vc ta perdendo gordura e ao mesmo tempo ganhando massa magra.

    ResponderExcluir
  58. Obrigada por compartilhar conosco seu testemunho e suas dicas, parabéns *__*

    ResponderExcluir
  59. Não consegui achar um artigo que diga a quantidade de proteína, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  60. Dr. souto, outra dúvida para qm ñ qr emagrecer: o leite é MUITO nocivo? é melhor abandoná-lo msm, trocá-lo por whey ou pouca quantidade (500 mL) por dia ñ faria diferença?

    ResponderExcluir
  61. Entre 1.5 e 2.5g/dia por kilo de peso ideal seu, dependendo do nível de atividade.

    ResponderExcluir
  62. Olá!
    Sou médica e obesa, hipertensa e com resistência à insulina e há cerca de 1 ano resolvi fazer o que "todo obeso sabe que deve ser feito, mas ninguém faz" que é controlar calorias e praticar exercícios. Pra falar a verdade, não foi difícil já que me alimentava bem (muitas frutas e alimentos integrais) e adorava exercícios. Perdi 25kg e 15% de gordura corporal no período e me sentia ótima. O problema é que estacionei e há 3 meses não perco nenhum grama, e ainda estou obesa.
    Meu irmão havia me enviado esse link há algum tempo e eu não o tinha visitado, até que resolvi passar por aqui e tudo faz tanto sentido e é tão embasado cientificamente que não há como não ter vontade de mergulhar nesse mundo! Venho lendo os posts há alguns dias e devorei Why we get fat? do Gary Taubes em 2 dias. Acho que estou pronta pra começar com algumas dúvidas (são anos escutando os mesmos paradigmas, seja na faculdade, na vida prática ou apenas vivendo!!! Acho que vcs me entendem...), e acho que vou ter algumas dificuldades no início (amo frutas, e a vida social, que gira sempre ao redor de comida, como fica?) mas espero melhorar minha saúde e perder peso com ajuda desse blog e dos seus participantes que sempre tem ótimas dicas a acrescentar.
    Torçam por mim!!!!

    ResponderExcluir
  63. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-como-comer-mais.html

    ResponderExcluir
  64. Olá Regina,


    Pode sim! Devemos comer apenas quando temos fome e até a saciedade.

    ResponderExcluir
  65. Danubia, normalmente resolve rápido. Aumente a ingestão de água, limonada. Halls diet tbm ajuda. Já li relatos de gente que masca pedaços de gengibre, canela, cravo, hortelã.

    ResponderExcluir
  66. Dráuzio Varella escreveu outro artigo interessante hoje na Folha de São Paulo. Eis o link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/141335-a-agonia-do-colesterol.shtml

    ResponderExcluir
  67. Parabéns! Falo por mim, apenas, mas creio que seja comum... o mais difícil no começo é dominar a ansiedade de comer e de perder peso mais rápido do que o nosso corpo consegue. Em pouco tempo isso vai sendo controlado e a vida muda para melhor, muito melhor!


    Participe mais, todos nós só temos a ganhar.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  68. Oi !
    Além dos livros do Taubes, caso lhe interesse existe um post aqui no blog que o Souto deixa algumas dicas de livros sobre o assunto. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html
    Meus favoritos são Art and Science of Low Carb Living, Grain Brain (saiu ha muito pouco tempo, e pelo fato de ser um neurologista ele entra em assuntos bem legais > http://www.drperlmutter.com/learn/studies/) e Wheat Belly (Esse ajuda a convencer a deixar o trigo, mas não tem muita info nova. Tem traduzido, Barriga de trigo)

    Se quiser, também tem a comunidade do Facebook, o pessoal compartilha experiencias, receitas, duvidas e respostas. Alguns comentários aqui do blog podem ser muito esclarecedores tbm.

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  69. Obrigada pelas dicas, vou ler esses livros sim. Esse assunto é meio viciante!!! E vou adicionar a comunidade do face tb. Toda ajuda nesse começo é bem vinda!

    ResponderExcluir
  70. Obrigada, André! Realmente, principalmente por eu estar há 3 meses num platô e agora ter "descoberto" o mapa da mina, tenho que ter paciência e entender que estou corrigindo anos e anos de alimentação errada. Difícil segurar a ansiedade! rs

    ResponderExcluir
  71. Muito obrigado, Edis - sempre uma alegria ouvir tuas notícias :-)


    Em 30 de novembro de 2013 17:53, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  72. :-)


    Em 30 de novembro de 2013 18:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  73. Vou acrescentar ao anterior. Ele realmente anda lendo as mesmas fontes que nós por aqui!


    2013/11/30 Disqus

    ResponderExcluir
  74. Se vc se sente bem, por que não?


    Em 30 de novembro de 2013 21:11, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  75. Rebecca, bem vinda.
    Segure a ansiedade principalmente nas duas ou três primeiras semanas sem os farinácios e carbs em geral...pra alguns é bem simples essa abstinência inicial. Pra mim foi duro até dar "clic" da ceto-adaptação...

    ResponderExcluir
  76. Bom dia Rebecca. Quem tem disciplina para perder VINTE E CINCO quilos com dieta hipocalórica, tem disciplina para qualquer coisa. Mesmo que vc não perdesse mais peso, apenas poder manter o peso sem contar calorias e sem passar fome, e ao mesmo tempo baixando a TA e reduzindo a resistência à insulina já é uma benção. Seja bem-vinda, e qualquer coisa que precisar, estamos aí. Espero, muito em breve, poder contar com vc como mais uma profissional de saúde indicada aqui no blog para ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir
  77. https://drive.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDOHQ5R1g5Q292aWc/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  78. Que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  79. o que acha disso doutor

    "The researchers found that when they baked sardines rich in EPA and DHA for 20 minutes at 200°C (about 400°F), the fish retained its rich EPA and DHA content. However, when they fried the fish, researchers noted that the fatty acid profile changed completely"

    naum vi a fonte,recebi no grupo dietapaleoliticalowcarb pelo face.

    ResponderExcluir
  80. "The researchers found that when they baked sardines rich in EPA and DHA for 20 minutes at 200°C (about 400°F), the fish retained its rich EPA and DHA content. However, when they fried the fish, researchers noted that the fatty acid profile changed completely"

    ResponderExcluir
  81. Rebecca,


    Se for em festinhas de aniversário, vá com o estômago cheio.

    ResponderExcluir
  82. o leite em mim causa muita urticária, coceira na garganta, nariz com coriza... é péssimo para mim

    ResponderExcluir
  83. Acho que deve ser verdade

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/12/2013 17:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  84. Tanto a proteína (caseína) quanto os carbs (lactose) como vc ja sabe não são muito bons. Se quiser ver só pelo lado da caseína (lactose vc trata como carb qualquer, constitui-se de galactose+glicose):
    Compara a quantidade que tem de proteína desses 500ml de leite com tantos gramas de queijo por exemplo e dai vc ja sabe +- quanto mal vai fazer! (no âmbito dos macronutrientes)

    ResponderExcluir
  85. Estou bem feliz hoje, o resultado do meu exame de sangue foi bem satisfatório (pelo menos pra mim), gostaria da sua opinião Dr. Souto.
    GLICOSE 76
    TRIGLICERÍDEOS 61
    COLESTEROL TOTAL 195
    HDL 57
    LDL 125


    O motivo da felicidade não é só por esses números estarem abaixo do esperado, já que tenho um excesso de peso de 20kg (estou me adaptando ao lowcarb para reduzir), mas por comer o que todos dizem fazer mau a saúde: manteiga, ovo...gordura... Tudo é bem saboroso e comê-los sem culpa, sem paranoia é bom demais. :D
    E o ovo? Sempre ouvi dizer que aumenta o colesterol, que balela! eu como dois ovos ou até mais todo santo dia no café da manhã, não vivo sem eles, adoro! E o colesterol não aumentou por conta disso. E é ovo com manteiga viu! O que estabilizou tudo, na minha opinião, foi a retirada completa do trigo e do açúcar.
    E tudo graças ao blog do Dr. Souto. Informação é tudo!! ;)

    ResponderExcluir
  86. Já comecei a ler. Obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Meu primeiro dia até que foi muito bem! rs Já estou me preparando pra abstinência... Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  88. Um dos melhores livros do ramo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 03/12/2013 06:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Olhem esta matéria do Jornal Zero Hora, em especial a resposta do médico para a ultima pergunta: "No polêmico artigo do médico Dráuzio Varella, ele coloca que seria melhor as pessoas mudarem seus hábitos do que tomarem remédios. O que o senhor pensa sobre isto?"

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/12/novas-diretrizes-americanas-tornam-mais-severos-os-fatores-de-risco-para-o-colesterol-4352492.html

    ResponderExcluir
  90. Melhor acreditar que o mundo inteiro está fracassando mesmo. Responsabilidade zero.

    ResponderExcluir
  91. Danubia Marques Silva3 de dezembro de 2013 10:11

    Patricia, 0ntem não jantei só tomei um copo de creme de leite com café. e hoje de manha a mesma coisa antes de ir pra academia. voltei da academia e não consigo comer nada. sem fome mesmo. isso é ruim? tenho que comer depois da academia? estou treinando pra hipertrofia. e ainda tenho que emagrecer uns 5 quilos?

    ResponderExcluir
  92. Parabéns Edis!


    Na verdade seu presente você já ganhou, sua saúde de volta.
    E o melhor, comendo coisas gostosas e saudáveis. Quem disse que para comer saudável é preciso sofrer?

    ResponderExcluir
  93. CAFÉ (OU CHÁ) COM MANTEIGA

    1 xícara de café ou chá (pronto ou pode fazer com o solúvel)

    ¼ de um tablete de manteiga (sem sal ou com sal, vai do gosto)

    Adoçante a gosto (ou não! Tem quem prefira sem.)

    Bata no liquidificador ou mixer. Isso faz toda diferença! Se precisar, aqueça de novo no micro.

    Agora vai da sua criatividade e paladar! Pode adicionar:

    -Essências

    -Creme de leite (Nestlê de lata)

    -Nata

    -Cacau (no mínimo 70%)

    -Óleo de coco

    -Leite de coco

    -Canela

    -Se colocar canela + cacau + creme de leite (ou nata) = capucino!!
    -Etc...

    ResponderExcluir
  94. carlos Magno magno3 de dezembro de 2013 18:52

    Ok Drº Souto! Perfeitamente esclarecido.Muito grato mesmo.

    ResponderExcluir
  95. Mariana Montezzana4 de dezembro de 2013 11:28

    Fantástica a coluna do Dr. Dráuzio. Fico feliz porque ele tem muita credibilidade com a população (mais precisamente com a minha mãe). Agora isso de colocar estatinas na água, hein. Se já acho flúor duvidoso!
    www.vidalowcarb.com.br

    ResponderExcluir
  96. Se colocarem na água, vou beber só vinho!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 11:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  97. Mariana Montezzana4 de dezembro de 2013 11:39

    Lamentável! "visão romântica da medicina" foi de doer. Mas é isso aí, notícia boa não vende jornal e o principal trabalho dos grandes veículos é disseminar a cultura do medo. www.vidalowcarb.com.br

    ResponderExcluir
  98. Olá, apenas para fins de possível ajuda a quem interessar, encontrei um site bem bacana (http://www.freeletics.com.br), com vários exercícios de alta intensidade, e usa apenas o peso corporal, podem ser feitos em poucos minutos e em qualquer lugar (estilo Mark Sisson). Para quem quer atingir ou já atingiu o peso pretendido é um ótimo programa de exercícios sem halteres e sem anilhas.

    Fica a dica!

    http://www.freeletics.com.br (Brasil)

    https://www.freeletics.com/en (Site Oficial)

    ResponderExcluir
  99. Obrigada! Não é pra mim, eu faço o iogurte e ultimamente tenho evitado queijos (a coisa tá difícil aqui, desde o início só engordei com a dieta. apesar da saúde melhor e pais mais magros).
    Era pra um amigo q era 'viciado' em leite e ele é super magro. Esta fazendo a dieta por saúde (e pq eu insisti hahaha). Mas ele tem algumas alergias, então acho q vai ser melhor cortar. Disse para ele evitar por um mês e depois ir colocando aos poucos e ver como se sente. Ele consome creme de leite (mt mais gostoso q leite!) e queijos ainda, por isso acho melhor evitar o leite (qm ñ tem vai ter alergia a lactose).
    Perguntei por desencargo de consciência msm. Mt obrigada!!!

    ResponderExcluir
  100. Dr. Souto, embora dissonante à postagem, a minha dúvida é a seguinte:
    Tenho 22 anos e tomo anticoncepcional há 9 anos. Decidi que não quero mais me "drogar" de tal forma. Cogitei a utilização do DIU. Dos males o menor? Qual a tua opinião?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  101. Dr Souto, estou há 3 meses na Dieta Low Carb...confesso que uma vez por semana como carbs em pouca quantidade...o que aconteceu foi que meu colesterol subiu! O total era 180 e hoje está 250 (HDL 72.46 e LDL 166.69)
    o que estou fazendo de errado? Grata
    Joelene Lima

    ResponderExcluir
  102. Danubia Marques Silva4 de dezembro de 2013 13:40

    obrigada patrícia, vou maneirar nos carbos por enquanto

    ResponderExcluir
  103. Joelene, seu colesterol está ótimo! Col total/HDL = 3,42 1

    1) Colesterol / HDL < 4 /5

    2) Triglicerídeos/HDL <2

    3) HDL acima de 50 - ótimo

    "Lembre-se que, METADE dos pacientes que infartam têm colesterol normal (pois os maiores fatores de risco cardiovascular são inflamação e síndrome metabólica, e não colesterol, muito menos o total e o LDL"

    Além disso, leia os links abaixo. Se ainda assim ficar preocupada com seu colesterol, não posso mais te ajudar!
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-i.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-ii.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-iii.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-iv.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-v-causa-e-efeito-versus.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/conflitos-de-interesse.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/colesterol-iv-nao-ha-correlacao.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/colesterol-vii-video-legendado-sobre.html

    ResponderExcluir
  104. Cristiano Oliveira4 de dezembro de 2013 17:43

    Dr. Dráuzio Varella hoje mais cedo:

    http://www.youtube.com/watch?v=sEghwm0RLZk

    ResponderExcluir
  105. Obrigada Patrícia, vou ler tudinho!

    ResponderExcluir
  106. Não consigo ver.

    ResponderExcluir
  107. Sou um romântico

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 11:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  108. Suponho que o DIU é melhor, menos hormônios circulando.
    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jsm.12409/abstract;jsessionid=89A4B204A709F8F1CDB5F10B9854CDD3.f01t02?systemMessage=Wiley+Online+Library+will+be+disrupted+on+7+December+from+10:00-15:00+BST+(05:00-10:00+EDT)+for+essential+maintenance
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 13:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  109. eu como no mínimo 10 ovos por dia ja fazem mais de 15 anos, mexidos e na manteiga. muito antes de ser primal já comia ovos e mais ovos. Quando tinha 22-23 anos e flertava com o culturismo chegava a comer 30. Meu LDL fica na faixa de 110.
    Minha esposa come 6 ovos diários e o LDL 50

    ResponderExcluir
  110. Ótimo! Obrigada! ;) Amanhã mesmo irei experimentar no café da manhã.

    ResponderExcluir
  111. É bom saber que o ovo não é vilão coisa nenhuma. Adoroo!!

    ResponderExcluir
  112. Ovo=galeto, só que 17 dias mais jovem

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 20:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  113. Heheh, dr. Souto e suas 'anedotas' (:

    ResponderExcluir
  114. Muito bom, Drauzio Varella se declarou totalmente a favor de dietas Low Carb.
    Vamos torcer para ele repetir isso no Fantástico.

    ResponderExcluir
  115. Comecei a LCHF há 4 dias e, pesquisando, descobri o seu blog. Estou fascinada. Até agora, a melhor informação sobre nutrição que achei em língua portuguesa! Obrigada :-)

    ResponderExcluir
  116. 2..
    Também não consigo ver!

    ResponderExcluir
  117. Acho que consegui assistir antes de tirarem do ar.
    Para resumir, ele se mostrou favorável a uma abordagem evolutiva em termos de alimentação e exercícios. Parece que ele está assumindo a "paleolice".

    ResponderExcluir
  118. Pessoal, estou com uma dúvida em relação as bebidas alcoólicas. Bebidas destiladas no final das contas afetam diretamente o acúmulo de gordura? Se sim, de que forma?

    ResponderExcluir
  119. Luís, apesar de não interferir na cetose (não eleva a insulina) o álcool dificulta a perda de peso porque é metabolizado pelas mitocôndrias antes da gordura. Forque que destilados tem muito mais álcool que as outras bebidas. Álcool tem 7 calorias por grama (quase o dobro do açúcar) - e como é caloria líquida, não sacia.

    ResponderExcluir
  120. Calorias e toxicidade hepática

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/12/2013 11:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  121. Saindo do armário. Ou melhor, da caverna!

    ResponderExcluir
  122. O site está cada dia melhor! Parabéns!
    Alguém recomenda restaurante Paleo no Centro do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  123. Teria um em cada esquina mesmo Dr. hehehe
    O problema é que existem milhares de restaurante a kilo, mas garanto que todos usam óleo de semente no preparo dos pratos. Se tivesse um no estilo Paleo seria de grande valia!
    Olha um nicho de mercado interessante....

    ResponderExcluir
  124. Cristiano Oliveira5 de dezembro de 2013 23:40

    Vê se funciona agora!

    https://www.youtube.com/watch?v=n0g4S3FmYnU

    ResponderExcluir
  125. E viva o Assado de Tira!! Agora eu como sem culpa!

    ResponderExcluir
  126. Eu uso algumas táticas para evitar óleos de sementes em restaurantes a quilo. Prefiro folhas verdes cruas (couve, agrião, alface, rúcula), brócolis, couve flor, ovos cozidos, azeitonas, tomate, cebola. A couve e o repolho quando refogados geralmente levam óleo de soja, portanto evito. Quanto ás carnes, prefiro as assadas. Carne de panela é cheia de óleo de sementes. Na dúvida, perguntar não ofende. Foi o que fiz hoje, no buffet a quilo.

    ResponderExcluir
  127. Olá Patrícia! Muito obrigada pelos seus contributos. GOstaria de saber a quanto corresponde 1/4 de tablete de manteiga (a quantas gramas mais ou menos) já que vivo em Portugal e não quero arriscar a que seja diferente e colocar manteiga a mais.
    Queria também agradecer ao Dr. Souto e a todos os que contibuem no blog. Em Maio, depois de alguns meses de receios e de acompanhar o blog desde Dezembro (devorando as publicações e comentários) comecei a fazer, mais ou menos, uma dieta lowcarb high fat (não sei se bem, mas adaptada a mim). Tinha 95 quilos e hoje tenho 76,600 quilos. As minhas análises estão bem e só posso agradecer-vos por toda a inspiração e força que recolhi aqui.Agora a perda de peso estacionou, mas vou tentar o JI, pelo menos de 16 horas para ver se consigo avançar um pouco mais pois embora já não tenha obesidade, ainda tenho excesso de peso. Muito obrigada por mudarem a minha vida.

    ResponderExcluir
  128. Uau!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/12/2013 18:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Gente, uma (outra) dúvida... ñ quero ficar toda forte e tals... quero mais é secar um pouco... então (até msm pela aleatoriedade) vcs acham q poderia ser positivo largar a musculação por um ou dois meses e investir só nos HIITS nesse tempo? Pq estou com dificuldades de perder... e estou ficando mt grande! (principalmente nos ombros, q já são largos)

    ResponderExcluir
  130. Luisa, parabéns!!
    1/4 de um tablete de 200g = 50g

    ResponderExcluir
  131. Valeu Cristiano, muito boa palestra!

    ResponderExcluir
  132. Por aqui são comuns os "tabeletes" de 200g. Mas existem de 100g também, embora menos comuns em grandes supermercados.


    Eu faço o meu café com nata, leite de coco, canela e cacau. Nunca tentei com manteiga mas, se quisesse tentar experimentaria com 50g. Se der errado, vai-se variando na próxima tentativa.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  133. Eu não abro mão da musculação. Isso de ficar mais larga é complicado... eu não vejo mulheres 'crescendo' a este ponto. Veja quanto tempo a Cláudia Vilaça demorou pra construir aquele corpo... E olha como ela é rígida com a alimentação. Melhor conferir com medidas.
    "A relação entre exercícios
    físicos e emagrecimento é hormonal e não de queima gordura. O exercício físico
    aumenta o GH (que promove a perda de gordura), aumenta a sensibilidade a
    insulina (ou seja, ela vai ser menos necessária e irá diminuir). E ainda, com o
    aumento da MASSA MAGRA a taxa metabólica basal também aumenta."
    Invista nos 2, HIIT e musculação.
    Não sei o quanto de carbs e de proteína está comendo, mas se é pra diminuir BF, foque na gordura e diminua todo o resto.

    ResponderExcluir
  134. Tbm tenho achado estranho, mas ñ é impressão só minhas. todos q conheço tbm acharam. Estou com os ombros mais largos e fortes tbm.
    e vc acha o HIIT melhor negócio q o Tabata?
    E já tenho comido beeeem mais gordura q carbs. Acho q talvez meus carbs estejam até baixos demais. Assim como as proteínas. Ontem fiz um refeed (depois de mais de mês sem fazer...), vamos ver se me ajuda. Já tava ruim, tomei corticóide e agora tá pior.

    ResponderExcluir
  135. ah, e o problema é justamente eu ñ perder gordura... dai fico tipo 'inflada'. tipo aqueles caras gordos q fazem musculação e se acham fortes. é terrível! se fosse q nem a Cláudia eu tava dando pirueta de alegria já hahaha

    ResponderExcluir
  136. Li no blog ¨musculação PT¨ que se tomar aminoácidos de cadeia ramificada enriquecidos com leucina¨ seria bom para queimar mais gordura. O que é isto? É verdade? Pratico atividade física e gostaria de obter melhores resultados. Já sigo a dieta páleo e gostaria de saber se alguns suplementos podem ser eficazes quanto a perda de gordura e definiçao muscular...

    ResponderExcluir
  137. Mais repercussão:

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/12/1382775-reduzir-niveis-de-gordura-no-sangue-continua-fundamental-dizem-medicos.shtml

    ResponderExcluir
  138. Raul Santos Filho, da Faculdade de Medicina da USP: "Se o nível de colesterol não fosse importante, por que mandariam baixar tanto?"





    Isso é triste. Ele é professor de cardiologia da USP e é mais inocente do que uma criança de 8 anos.

    ResponderExcluir
  139. Dr,
    Sobre óleo de peixe (Concentrado/Ultra-refinado), li no livro "O Ponto Z e as Doenças Silenciosas - Dr. Barry Sears", podemos consumir normalmente? Pode atrapalhar de alguma forma o estilo LCHF, a ingestão desse óleo?
    Aguardo comentários!

    ResponderExcluir
  140. H;a quem ache que é bom (com estudos). E há quem ache que o melhor é PEIXE mesmo.


    2013/12/9 Disqus

    ResponderExcluir
  141. Dr. souto, estou a alguns meses acompanhando o blog, e quero te parabenizar pelo trabalho!
    tenho algumas duvidas, gostaria da sua opinião,
    estou seguindo o estilo de vida lowcarb/paleo já fazem 4 meses,
    aboli completamente o TRIGO da minha vida, estou me sentindo muito melhor, agora só como COMIDA DE VERDADE! MAS ENFIM, MINHA DUVIDA É, FIZ ALGUNS EXAMES, E ESTOU COM O NÍVEL DE TRIGLICERÍDEOS EM 270 MG/DL, O QUE PRECISO FAZER PARA BAIXA? OU NÃO TEM PROBLEMA SE FICAR NESSA FAIXA?

    ResponderExcluir
  142. Só há 3 explicações: era 2700 antes, portanto está melhor; o exame está errado; ou há carboidratos em excesso na sua dieta.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/12/2013 00:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  143. Esse Drauzio Varela é um fanfarrão mesmo, por que não diz logo que a "dieta" palelolitica eh o mais correto, haha vacilão

    ResponderExcluir
  144. hehehe deixa ele ir devagar!

    ResponderExcluir
  145. Devo me preocupar com a presença de gluten e outras substancias presentes nos temperos prontos tipo caldo knorr? Obs: é o unico produto industrializado que eu consumo.

    ResponderExcluir
  146. Gluten eu evito como a praga. Também não gosto de Glutamato monossódico. Eu aprendi a fazer meus temperos. Mas foi aos poucos. No início, eu usava essas coisas. Vá aos poucos.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/12/2013 20:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  147. Obrigado , vou tentar outros temperos.

    ResponderExcluir
  148. Oi Danubia, o seu hálito melhorou? Estou com o mesmo problema e não sei se vai melhorar com o tempo.

    ResponderExcluir
  149. Tomar água com limão ajudar a tirar barriga. Mito ou verdade??

    ResponderExcluir
  150. Mito. Mas é bom pra saúde.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 03/06/2014 22:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  151. Drº Souto, gostaria de tirar a seguinte dúvida: A acidez da carne vermelha não interfere no emagrecimento como sustenta a corrente das dietas alcalinas?

    ResponderExcluir
  152. Olá Regina,

    isso de mudar o ph do sangue não existe, ele não muda nunca, independente do que você coma. Aliás, se comida mudasse o ph do corpo não sobreviveríamos!! leia: http://chriskresser.com/the-ph-myth-part-1 http://chriskresser.com/the-acid-alkaline-myth-part-2

    ResponderExcluir
  153. E sobre quando o proprio organismo fabrica o colesterol como fica?Só dieta não resolve meu problema, tenho 55 quilos tomo 40mg diarias e ainda estou no limite!!

    ResponderExcluir
  154. O que é "no limite"?


    2014-08-29 16:25 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  155. Eu quis dizer no limite do aceitavel pelos medicos 190\200 se eu não tomar o remedio por um ou dois meses vai para 220\250 faço hemogramas 2xp\ano há varios anos e o nr. mais baixo que obtive foi 170.

    ResponderExcluir
  156. 220 é muito melhor que 190. E é muito aceitável para mim. E eu sou um médico.

    Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/08/sobre-importancia-de-compreender.html
    Sent from mobile phone
    Em 29/08/2014 19:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  157. Pois é separadamente eles são bons mas no total fica alto, o cardiologista não aceita muito mas o clinico acha bom, considerando que tomo 40mg diarias de statina também não acho aceitavel.

    ResponderExcluir