terça-feira, 18 de março de 2014

A dieta de baixa gordura está morta - 1

Já escrevi inúmeras vezes aqui no blog, nos últimos anos, sobre todas as evidências científicas que apontavam para o fato de que a gordura na dieta não era o problema (it's the carbs, stupid!). Para quem quiser refrescar a memória, clique aquiaquiaqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui,aqui,aqui, aqui,aqui, aquiaqui.

Armas de destruição em massa - carboidratos e gordura trans juntos
Ontem, foi publicado mais um grande estudo, uma metanálise absurdamente completa, na revista Annals of Internal Medicine, abarcando todas as melhores evidências, prospectivas e randomizadas, sobre o efeito das gorduras no risco cardiovascular. O resultado?

  • Não há evidências de que a gordura saturada na dieta aumente o risco de ataques cardíacos ou de quaisquer outros eventos cardiovasculares;
  • Não há evidências de que o consumo de gorduras insaturadas proteja contra doenças cardíacas (sorry, Becel);
  • Gorduras trans são as que realmente fazem mal (sorry again, margarinas!);
  • Gordura saturada até pode aumentar o LDL, mas aumenta também o HDL, e o TIPO de LDL transforma-se em LDL padrão A (partículas maiores, menos densas, menos oxidadas, e menos aterogênicas, isto é, uma partícula de LDL que não é propensa a se acumular nas artérias)
  • Ao analisar as concentrações de ácidos graxos específicos na corrente sanguínea, os pesquisadores acharam:
    • O ácido margárico, uma gordura saturada presente na manteiga e outros laticínios gordos, estava associado a MENOR risco cardiovascular;
    • EPA e DHA (ômega-3) estava associado a MENOR risco;
    • Vários ácidos graxos ômega-6 estavam associados com MAIOR risco (Sorry, óleos vegetais extraídos de sementes!)

As manchetes estão se espalhando pelo mundo. Estava na capa do New York Times de hoje:



As melhores partes:

  • Many of us have long been told that saturated fat, the type found in meat, butter and cheese, causes heart disease. But a large and exhaustive new analysis by a team of international scientists found no evidence that eating saturated fat increased heart attacks and other cardiac events.
  • “My take on this would be that it’s not saturated fat that we should worry about”
  • In addition to raising LDL cholesterol, saturated fat also increases high-density lipoprotein, or HDL, the so-called good cholesterol. And the LDL that it raises is a subtype of big, fluffy particles that are generally benign. 
  • The smaller, more artery-clogging particles are increased not by saturated fat, but by sugary foods and an excess of carbohydrates, Dr. Chowdhury said. “It’s the high carbohydrate or sugary diet that should be the focus of dietary guidelines,” he said. “If anything is driving your low-density lipoproteins in a more adverse way, it’s carbohydrates.” (TRADUÇÃO): As partículas pequenas, entupidoras de artérias, não aumentam por causa da gordura saturada, e sim por alimentos com açúcar e pelo excesso de carboidratos, explicou o Dr. Chowdhury. "É a dieta de alto carboidrato, é o açúcar que deveria ser o foco das diretrizes nutricionais", ele disse. "Se há algo que está produzindo alterações adversas em seu LDL, são os CARBOIDRATOS". Como se faz para sorrir por escrito?


E a primeira repercussão na mídia nacional já saiu: site da revista VEJA (prevejo que, até amanhã, repercutirá bem mais):

Gordura saturada não leva a doenças cardíacas, diz estudo

Nova pesquisa questiona recomendação de substituir consumo de gordura 'ruim', como a da carne vermelha, pela 'boa', como a do peixe. Conclusão, porém, deve ser interpretada com cautela

Carne e alecrim
Alimentação: Estudo não observou mais doenças cardíacas em quem consome mais gordura saturada (Thinkstock)
A publicação de uma série de estudos nos últimos anos deu origem à ideia de que a gordura saturada, encontrada na carne vermelha, na manteiga e no queijo, por exemplo, aumenta o risco de doença cardíaca [na verdade é o contrário. A publicação de estudos observacionais há décadas sugeriu essa associação. Os estudos recentes, prospectivos, vêm refutando essa hipótese há anos, só não vê que não quer]. Ao mesmo tempo, essas pesquisas concluíram que a gordura insaturada, como o ômega-3 presente em peixes, oleaginosas e no azeite, reduz essas chances. Por isso, é comum a recomendação de que devemos substituir, sempre que possível, o consumo da gordura “ruim” pelo da gordura “boa” como forma de proteger o coração.
Um extenso estudo divulgado nesta terça-feira questiona essa orientação. A pesquisa não encontrou evidências significativas de que consumir mais gordura saturada aumenta as chances de um problema cardíaco. Além disso, o estudo observou que pessoas que fazem uso de suplementos de ômega-3 não têm menos doenças do coração do que as outras.
A nova pesquisa, realizada na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, revisou 76 pesquisas sobre o assunto — sendo que 17 delas analisaram os níveis de ômega-3 no sangue dos participantes e 27 acompanharam de perto indivíduos que passaram a fazer uso de suplementos dessa gordura. Ao todo, os estudos revisados envolveram mais de 600.000 pessoas. Os resultados foram divulgados no periódico Annals of Internal Medicine.
"Minha opinião é que não é com a gordura saturada que nós devemos nos preocupar na nossa alimentação", diz Rajiv Chowdhury, epidemiologista cardiovascular da Universidade Cambridge e coordenador do estudo.

Cautela — A comunidade científica, porém, recebeu a pesquisa com ressalvas [bullshit - a preponderância da evidência científica de nível 1 está estabelecida - GAME OVER dudes!]. Os especialistas alertam que o estudo não dá sinal verde para o consumo desenfreado de gordura saturada e nem quer dizer que o hambúrguer é tão saudável quanto o salmão. Isso porque as pesquisas revisadas não compararam diretamente os efeitos da gordura saturada com os da insaturada nas mesmas pessoas ao longo de um longo período. Ou seja, evidências consistentes ainda são necessárias para compreender de que forma a alimentação impacta o risco de doenças cardíacas.
Frank Hu, professor de nutrição da Universidade Harvard e um dos principais pesquisadores sobre alimentação no mundo, disse ao jornal americano The New York Times que as pessoas não devem avaliar o consumo de determinados nutrientes como algo isolado. Isso porque um indivíduo, ao retirar a gordura saturada da dieta, por exemplo, pode acabar consumindo mais pães, massas e outros carboidratos refinados, o que, em exagero, também faz mal ao coração. "Acredito que no futuro as recomendações alimentares darão mais ênfase à comida real em vez de simplesmente impor limites ou proibir a ingestão de certos nutrientes", afirmou.

156 comentários:

  1. Fatima Aparecida Rocha Guimara19 de março de 2014 00:12

    Sim Patricia ...Não esqueça que vimos primeiro AQUI!!!!...uhauhauhau

    ResponderExcluir
  2. Exato! It's the carbs!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 00:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Dr Souto,
    Estou fazendo a dieta paleo há um mes mais ou menos e estou muito feliz! Mas como malho já faz um tempinho e tenho dificuldades de ganhar massa magra vou começar tomar creatina, e ja pesquisei e vi que o senhor não é contra. Mas sempre que pesquiso sobre isso eles falam que o melhor horario de tomá-la seria depois do treino junto com um carboidrato de alto IG, ou seja, dextrose. Queria saber sua opinião a respeito do assunto, se o uso desse carboidrato poderia prejudicar minha dieta ou não. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Pra ficar mais claro, eu faço uso de carboidratos apenas por meio de frutas, saladas e queijos, ainda não adicionei batata doce, inhame e etc na minha alimentação. Pra ganhar massa magra (nem pensar em massa gorda) seria interessante introduzi-las?

    ResponderExcluir
  5. Tudo cada vez mais consistente, consistente como a manteiga, sorry Becel!

    ResponderExcluir
  6. Clap, clap, clap!!! (de pé)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom é como ter jurisprudência em uma causa, já é uma avanço enorme! Caminha-se para a mudança da piramide alimentar.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com uma pesquisa recente, não. E acho que a creatina deve ser consumida ANTES do treino, e não precisa ser com açúcar.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 01:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  9. o incrível, mais incrível, é que o texto possui "poréns" e algum tom de relutância.

    ResponderExcluir
  10. Só pra variar... :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 09:19, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  11. O que amo aqui no seu blog Drº Souto, é além de saber e ler coisas em primeira mão;é o fato de eu treinar meu inglês com MUITO humor!!
    " Sorry, Becel!"Foi ótima...rsrsr.
    E respondendo: "como se ri por escrito?" É assim que eu rio: rsrsrs.
    Mais uma vez parabéns e obrigada Drº Souto
    Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Dr. Souto!


    Conheci o seu blog através da página do Rodrigo (Emagrecer de Vez) e venho lendo com fascínio os assuntos abordados e os paradigmas quebrados (corroborados pelos estudos recentes), bem como ouvindo os podcasts, onde o Sr. explica de forma didática e com fortes argumentos as bases científicas da dieta paleo low-carb.


    Venho a aproximadamente 1 semana tentando seguir ao máximo a dieta. tenho observado os mesmos efeitos relatados pelos demais praticantes (melhora do sono, disposição, diminuição da fome, etc), bem como eliminei aproximadamente 4,5 kg (saindo de 102 kg para 97,5 kg - minha altura é de 1,69 m). Gostaria mostrar meu cardápio típico para saber se estou no caminho certo! :-)


    Segue abaixo:


    06:00 (Café da manhã): 3 ovos mexidos na banha com duas fatias de queijo muçarela, cebola, cebolinha e demais temperos;


    11:00 (Almoço): Salada verde (alface, tomate, rúcula, cebola, pimentões, etc) regada ao azeite extra-virgem, acompanhado de carnes (aves, peixe, bovina ou suína);


    19:00 ou 20:00 (Jantar): Igual ao almoço. Eventualmente acompanhado de 1 xícara de carboidratos paleo (mandioca, inhame, batata doce, etc);


    Lanches: Caso sinta fome no intervalo das refeições, 1 copo de iogurte natural (feito em casa) com uma fruta (banana, maçã, fatia de mamão - ainda não encontrei morangos nessa época aqui no RJ) ou fatias de frios (queijo, presunto, etc).


    O que o Sr. acha? Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Oi, gostaria de compartilhar minha experiência e tirar algumas dúvidas

    ResponderExcluir
  14. Comecei a dieta paleo faz pouco mais de três semanas...

    ResponderExcluir
  15. Meu IMC indica que preciso emagrecer aproximadamente 20 kg. Tenho 1,84m e peso 103 kg. Acho desde que comecei a dieta perdi no máximo 2 Kg, porém comecei a realizar atividades físicas com regularidade e por isso acredito que estou substituindo gordura por músculos. Tenho notado um evidente maior vigor físico, diminuição de apetite e das porções, diminuição de gases e regularização do intestino, praticamente não sinto mais vontade de comer doces ou carboidratos (pão, arroz, feijão e macarrão).
    Minha alimentação está baseada em frutas (as mais acessíveis: banana, maça, ameixa, manga, uva, caqui, kiwi, mamão, melão, melancia, abacaxi e laranja), ovos, verduras e legumes (exceto batata e mandioca), carnes magras e peixe. Estou evitando cereais (inclusive arroz e feijão), leite e derivados, trigo, refrigerantes, sucos, bebidas alcoólicas, doces, açúcar e frituras. Almentei bastante a ingestão de água. Uma vez por semana como açaí com banana. Em pouco mais de três semanas eu comi pizza apenas um dia.

    ResponderExcluir
  16. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 10:28

    Acho que está tudo Ok :)

    Se quiser ser mais xiita, só tiraria a fruta no lanche substituindo por nozes/oleaginosas como Castanha de Caju, amêndoas ou macadâmia...

    ResponderExcluir
  17. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 10:31

    Algumas dicas:
    1 - Já que o objetivo é perder peso, limite a quantidade de frutas, e opte por aquelas com pouco açucar (Da sua lista acho que tiraria todas. Coloca morango no lugar :)) Esta é uma possível razão para ter perdido apenas 2kg. Muita gente perde isso na 1ª semana.

    2 - Não coma carne magra, pegue a mais gorda do açougue e seja feliz.

    3 - Adicione mais gordura (Manteiga, azeite, óleo de coco, nata...)

    ResponderExcluir
  18. Agora as minhas dúvidas: A perda de peso está lenta? Com o tempo a perda de peso acelera?

    ResponderExcluir
  19. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 10:38

    Dr. souto. Uma dúvida que acabou aparecendo. (Ou me perdi na leitura)

    Gorduras saturadas são Ok, e as insaturadas não.

    Mas o azeite e nozes não são cheio de insaturadas e recomendadas para Paleo?

    O que importa mais então, é se são Omega 3 ou 6 correto?

    ResponderExcluir
  20. Por favor me ajudem com algumas dicas porque eu não tenho certeza se estou no caminho certo. Obrigado

    ResponderExcluir
  21. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 10:39

    Veja minha outra resposta pra você sobre o que pode estar tornando lenta.

    Geralmente a perda é mais rápida no começo.

    Embora rápido é relativo a cada um...

    ResponderExcluir
  22. Poderia-se dizer que sua alimentação é paleo. Frango é paleo, frutas são paleo, carne mesmo magra é paleo...e vc cortou as toxinas da sua alimentação (açúcar, trigo, grãos em geral, óleos de sementes, etc...).
    Só que....como vc relata, desta forma não está funcionando pra vc que quer e precisa perder 20kg. Como o David mencionou, corte essa frutaiada toda...substitua por gordura (castanhas, carnes gordas, óleo de oliva, côco e frutos do mar). Se vc cortou os laticínios com facilidade (eu não consigo...), continue assim...
    Vc mencionou o açai. Mas de que açaí estamos falando? aqueles de lanchonete entupidos de xarope de guaraná? fuja dele! é uma bomba glicêmica. Não sei onde vc mora, mas pelo menos aqui no Rio há dois lugares onde se pode tomar açaí como no pará...só a polpa! pura gordura...

    ResponderExcluir
  23. Está ok....caso o Thiago não quisesse perder bastante peso, como parece que está querendo.
    Eu cortaria os carboidratos paleo do jantar e as frutas tropicais.
    depois de uma belo corte de peso reintroduziria as frutas como experiência...


    E como o David diz, introduzir umas castanhas ai tb seria legal.

    ResponderExcluir
  24. Acho ótimo. Se houver dificuldade em continuar perdendo peso, cuide as frutas

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 09:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  25. As MONOinsaturadas são ok. Ômega 6 é q deve ser evitada. Azeite é mono. Abacate é mono. Ômega 6 na comida, ok. Mas não o óleos refinados.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 10:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Carlos, tenho 1,83m e pesava 103 kg também quando comecei a dieta, há 6 meses atrás, há três meses meu peso estabilizou em 75 kg.
    Sobre a sua alimentação, eu trocaria as frutas por oleaginosas, como sugeriu o David e cortaria esse açaí que normalmente é uma bomba de açúcar, exceto os de pura polpa.
    Também não é necessário temer as gorduras das carnes, não coma apenas carnes magras e peixe, as gorduras são saborosas e proporcionam maior saciedade.

    ResponderExcluir
  27. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 11:09

    Bom saber.
    Estou viciado em Macadamias. Só não como mais pq o preço não deixa :)

    De 100gr
    60gr de Monoinsaturadas
    12g Saturada
    1.5 Poli

    Tudo isso ao 'custo' de somente 4.5gr carbs...

    ResponderExcluir
  28. Obrigado a todos pelas respostas! Sim, realmente gostaria de chegar próximo aos 75 kg (não esquecendo a relação expectativa/realidade, como o Dr. Souto bem explicou em posts passados). Vou fazer um teste reduzindo e/ou eliminando as frutas tropicais e os carbs paleo do jantar, bem como inserir as oleoginosas (castanhas e etc), a fim de aumentar a ingestão de gorduras. Vou postando meu progresso e dúvidas quando houver!
    Abraços,
    Thiago Menezes

    ResponderExcluir
  29. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 11:18

    Experimente o café gordo, como gosto de chamar.
    1/2 xícara de café
    1/4 xícara de nata
    1/4 xícara de óleo de coco
    1 colher de cacau, se gostar.

    Só ai dá uns 40gr de gordura e uns 3 de carbs :)

    Com isso só venho ter fome a tarde, e olha que malho após tomar isso...

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pela receita David! Vou experimentar com creme de leite (Nestlé da latinha), pois ainda não achei nata por aqui... :-(
    Alguma recomendação da marca do cacau (com menor adição de açúcar, adoçantes e carbs em geral)?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 11:44

    Uso esse: www.mavalerio.com.br/produtos03.asp?id_produto=139

    Creme de leite também serve. Há quem faça também com manteiga, mas nunca testei.

    A nata aqui não acho em supermercados. Mas se tiver uma feira por aí. Procure quem vende queijos e/ou manteiga. Geralmente também produzem nata.

    ResponderExcluir
  32. Dr. Souto, o assunto não é este, mas preciso de sua opinião (que eu confio) a respeito do consumo de 2 litros de agua por dia. Todos os liquidos que ingerimos durante o dia, tipo chimarrão, suco, chá... podem ser incluidos nesta conta?
    Porque já li e vi muita gente falando que chimarrão não hidrata , por exemplo: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/08/16/conheca-os-sete-beneficios-do-chimarrao-e-tire-suas-duvidas/?topo=13,1,1,,,13
    Eu não consigo consumir nem perto de 1 litro de agua pura por dia, mas tomo muito chimarrão e chá mate durante as refeições.
    Quanto a banana verde... tenho comido uma banana-maçã por dia, amanhã faz uma semana e nada... só gases nos primeiros dias, nos ultimos dias diminuiram muito. Não encontro fecula de batata da marca que vocês usam e nem polvilho da yoki...

    ResponderExcluir
  33. Com exceção de água salgada, tudo hidrata da mesma forma.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 11:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Macadâmias são ótimas! Vc já falou com o Hilton do paleodiário? ele vende por um preço ótimo. depois dá uma olhada:

    http://boomberamacadamias.blogspot.com.br/p/principal.html



    e veja o quão pouco de ômega-6 ela tem xD

    ResponderExcluir
  35. vá numa "loja de produtos naturais" e procure cacau em pó...são 100% cacau.

    ResponderExcluir
  36. Mais um.... o artigo do NYT está traduzido na Folha de São Paulo de hoje. :o)

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/03/1427503-estudo-questiona-ligacao-entre-gordura-saturada-e-doencas-cardiovasculares.shtml

    ResponderExcluir
  37. É difícil ensinar e convencer o certo às pessoas quando aparece na globo no jornal do estado NE TV uma louca dizendo para dar preferências às gorduras vegetais poliinsaturadas. FRANCAMENTE!!!

    ResponderExcluir
  38. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 13:23

    Vou falar com ele.
    Tou comprando na http://www.zonacerealista.com.br/ Tá R$75,00 o KG. Com o Hilton tá 15,00 o kg com casca; Que dá +/- R$50,00/kg sem casca :)

    ResponderExcluir
  39. Saturated fat 'ISN'T bad for your heart': Major study questions decades of dietary advice

    http://www.dailymail.co.uk/health/article-2582867/Saturated-fat-DOESNT-cause-heart-disease-all.html

    ResponderExcluir
  40. Interessante é que apesar de a notícia estar inocentando a gordura saturada, o contraponto sempre é escrito com mais ênfase. Pelo menos a minha sensação lendo estas notícias, sempre parece que estão dizendo: olha, tem estudos que dizem isso, mas é obviamente um absurdo!

    ResponderExcluir
  41. Saturated fat does not cause heart disease or obesity: High-carb diet does
    http://www.examiner.com/article/saturated-fat-does-not-cause-cardiovascular-disease-says-heart-doctor

    ResponderExcluir
  42. David Anderson Lino de Sousa19 de março de 2014 16:30

    É, dá essa impressão mesmo.

    É o cara que escreveu a reportagem tentando 'salvar o dele'

    ResponderExcluir
  43. Fiquei muito confusa com o ponto relativo ao ômega 3. Até então eu acreditava que era uma das poucas suplementações que valia a pena...por favor, alguém tem alguma indicação de leitura a esse respeito?

    ResponderExcluir
  44. Coma peixe

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 17:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  45. Sileide Lucia Oliveira Correa19 de março de 2014 17:42

    tenho muita dificuldade em montar cardápio, tem algumas sugestões, preciso perder peso

    ResponderExcluir
  46. Priscila, mas ele vende com cascas e eu não consigo abri-las. Alguém tem algum processo fácil para quebra-las?

    ResponderExcluir
  47. fácil ñ tem... tem q colocar sobre uma superfície dura (no chão de cimento, de preferência na rua... em pedras ou pedaço de madeira), segurar com alicate e bater com o martelo... ele esta criando um 'quebrador de macadamias', mas ainda ñ esta pronto...

    ResponderExcluir
  48. Não se preocupe com cardápios não, Sileide. Coma comida de verdade, bstante variada, e você estará bem: http://www.paleodiario.com/2013/11/lchf-para-iniciantes.html

    ResponderExcluir
  49. Já devia estar pronto, mas a faculdade está consumindo o pouco tempo que eu já tinha...

    ResponderExcluir
  50. Se conseguir o açaí sem xarope, melhor ainda! Adoce com adoçante, se fizer questão. Se não, bata com a banana apenas...

    ResponderExcluir
  51. Thiago, a alimentação vai te dar 80% do seu peso. Para os outros 20%, não se esqueça dos exercícios físicos. Comece devagarzinho, já que ainda está pesado, mas não deixe de fazer...

    http://www.paleodiario.com/2013/10/um-plano-de-malhacao-tao-simples-que-um.html

    ResponderExcluir
  52. Fiquei mais feliz ainda hoje quando a matéria também foi publicada na Folha de S. Paulo, no Cotidiano, na área de Ciências, pois sem que muita gente que me enche o saco, vai ler e vou esfregar na cara!!! O melhor é o trecho qdo Dr. Frank Hu diz ^^ Acho que as diretrizes nutricionais futura vão dar mais ênfase à comida real^^, como sublinhou o Dr. Souto na postagem... Fiquei dando risadas, emocionei-me de já ter aprendido tudo isto em primeira mão, aqui com o nosso Guru.... Feliz demais!!!!

    ResponderExcluir
  53. Como assim? Ja leu esse post?

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    ResponderExcluir
  54. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  55. Estou com o artigo completo. Caso alguém queira, é só me enviar a solicitação por e-mail: andreprud@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Eu uso manteiga sem sal e tbém fica bom. Bato com mixer pra ficar mais cremoso.

    ResponderExcluir
  57. Dr. Souto, venho compartilhar os resultados dos meus primeiros exames
    pós-paleo. Por tudo que já li do blog, creio eu estarem muito bons, mas
    gostaria de alguma opinião sua caso algo esteja estranho, ao seu ver, e
    para dizer se minhas conclusões estariam corretas ou não.

    Contextualizando:

    Faço paleo/very low-carb desde novembro. Já havia perdido 7 kg com uma
    dieta tradicional e me matando como um hamster na esteira, já após a
    mudança perdi cerca de 13kg até janeiro. Durante todo o período,
    pratiquei
    musculação. Havia começado há umas 3 semanas antes do carnaval uma
    rotina de Carb Backloading nos dias de treino (4X por semana), mas
    tentando ao máximo usar carbs paleo e/ou safe starches. Com a academia
    fechada durante a semana de carnaval, aproveitei para retomar uma dieta
    puramente paleo (com laticínios, menos leite) e cetogênica, com a
    inclusão de amido resistente (banana verde, arroz parbolizado e polvilho
    doce) após ler os posts do blog. Após duas semanas neste caminho, fiz
    os exames. Seguem os resultados dos marcadores que creio serem os mais
    relevantes:


    Colesterol total: 283 mg/dl

    LDL (método LDL-C): 203 mg/dl

    HDL: 56 mg/dl (achei baixo, mas tá na média, não?)

    Triglicerídeos: 54 mg/dl

    HDL/Colesterol Total: 0,1979

    Triglicerídeos/HDL: 0,9643 (menor que 1, ou seja, todo aquele LDL é predominantemente do tipo A, o desejável, certo?)

    (Infelizmente, não possuo exames recentes com perfil lipídico para fazer uma comparação,)

    Glicemia em jejum: 83 mg/dl

    Hemoglobina Glicada: 4,5% (25,7 mmol/mol)

    Glicose Média Estimada: 82,5 mg/dl

    Proteína
    C Reativa Ultra Sensível: 0,072 mg/dl (este está excelente, né?
    Praticamente não há inflamação, ao que parece - está na faixa do risco
    relativo baixo, e meus exames historicamente sempre estiveram na faixa
    do risco médio perto do alto...)

    Testosterona Total: 1037 ng/dl
    (valores referenciais na minha faixa etária seriam entre 244 a 836 -
    devo atribuir esse número alto ao colesterol em boa quantidade e/ou a
    prática de musculação, certo?)

    Testosterona Livre: 117 pg/ml

    Ácido Úrico Sérico: 4,8 mg/dl

    ResponderExcluir
  58. Eu acho ótimo! Mas quer diminuir o colesterol? Amido resistente, e um dente de alho descascado e engolido como um comprimido 1x dia (sem mastigar). Repete em 30 dias.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/03/2014 22:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  59. Obrigado, doutor! Eu sinceramente não me preocupei com o número alto do colesterol - na verdade tava pensando em aumentar a ingestão de gordura pra ver se o HDL aumenta mais, hehe - mas poderia tentar seguir este conselho pra acalmar eventuais parentes e/ou amigos preocupados. Como dito, já estou consumindo AR e creio que seja algo que manterei indefinidamente, mas vou tentar essa do alho, sim. Semana que vem volto com a recarga de carbos na musculação pois vou priorizar hipertrofia, já emagreci bem (embora como dito, só carbos paleo/seguros), mais pra frente repito os exames para ver quais alterações isso causará...

    ResponderExcluir
  60. A briga já começa com meus filhos que acham que o consumo da gordura saturada è um veneno para meu coração,ta dificíl e até desisti de convencer eles que acham que to ficando louca,imaginem esse pessoal que pregou a vida toda os maleficíos da gordura saturada,só rindo...

    ResponderExcluir
  61. Ola Dr.Souto !!!
    tenho procurado seguir a dieta paleo/lowcarb,eventualmente as vezes saiu do eixos com algum doce,uma ou outra fruta,mais sem exageros,mais ando me sentindo muito indisposta,o corpo parece pesado,embora eu esteja fazendo execícios quatro vezes por semana,me sinto com se tivesse carregando um fardo,fiz um exame de sangue em dezembro passado em que meu colesterol total foi de 236mg/dl ,o HDL 54mg/dl.relação colesterol total/HDL4,4 ,o senhor acha desses resultados? quando preciso me preocupar com o valor do colesterol total,acima de quanto?minha glicemia 89,sera que essa minha indisposição esta relacionada a esses valores?

    ResponderExcluir
  62. Eu tenho problemas com nata,se compro aquela da santa clara quero comer a metade dela no mesmo dia kkkk,uma loucura será compulsão?

    ResponderExcluir
  63. A minha alimentação esta igual a do Carlos Renato,como frutas mais sem exageros,estou dando uma maneirada nos laticínios,ainda assim meu peso deu uma travada,faço sempre frango a passarinho e tenho comido com a pele,mais será que estou exagerando na quantidade?porque me parece que eu li que muita proteina acaba virando glicose,será que é isso?

    ResponderExcluir
  64. Com certeza Hilton! Vou incluir um plano de caminhadas longas (resistência) no início e, quando estiver mais cetoadaptado, incluir os treinos de força. Excelente essa série de exercícios usando o próprio peso do corpo, qualquer um pode fazer, mesmo aqueles que não tem tempo para frequentar uma academia! E parabéns pelo blog, estou acompanhando! :-)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  65. Vou ter que procurar nata na feira, pelos relatos parece ser uma (boa) tentação! rsrs

    ResponderExcluir
  66. Obrigado pela dica Roberta! :-)

    ResponderExcluir
  67. Krisnamourt Correia20 de março de 2014 09:16

    Verdade! Meu filho de 17 anos no início vinha dando broncas, mas quando o resultado começou a aparecer e no facebook minhas postagem compartilhando tudo que aprendi aqui com o Dr. souto, ele começo a ler e ver as evidências. Hoje, ele me acompanha no lindos pratos gordurosos, em especial, bacon and eggs e um bife de contra-filé a cavalo...KKKKKKkkk

    ResponderExcluir
  68. Bom dia à todos! Há algum tempo venho ao blog e já li quase todas as postagens, procuro ler os comentários para esclarecer todas as minhas dúvidas e na maioria das vezes me satisfaço. Estou fazendo a dieta Paléo há mais ou menos 20 dias e tendo um resultado bastante satisfatório tendo em vista que estava em um patamar de estabilização de peso e com a dieta voltei a emagrecer. Porém gostaria de ajuda: Sinto muitas cãibras nos pés e nas pernas a noite quando deito pra dormir, são insuportáveis! Dr. Souto, se o senhor puder me dar uma luz, me indicar algo que eu possa tomar ou comer pra evitar essas cãibras, como uma banana por dia, que é rica em potássio, mas não está resolvendo. Tenho 51 anos, 1,59 de altura, peso 66 kg, não sou diabética e nem hipertensa e não faço uso de nenhum remédio de uso contínuo. Recentemente fiz uma bateria de exames e minhas taxas são todas normais, minha glicemia em jejum é em torno de 71. Certa de ser respondida, agradeço antecipadamente por sua prestimosa ajuda! Parabéns pelo sucesso do blog e pela sua contribuição para a melhoria da saúde e consequentemente da qualidade de vida das pessoas! Abraço.

    ResponderExcluir
  69. Olá Thiago,

    faria exatamente o contrário. Leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    ResponderExcluir
  70. Suplemente com magnésio.

    Eu no começo tive cãibras e seguindo os conselhos daqui dos comentários, comecei a suplementar com magnésio. Pra mim 250mg por dia bastaram...há gente que toma 500mg. Eu começaria com 500 e após os sintomas desaparecerem baixaria pra 250mg.

    No meu caso, após poucos dias as caibras desapareceram.

    Leia aqui qual o melhor tipo: http://www.fat-new-world.com/2013/02/suplementacao-com-magnesio-qual-o-melhor.html

    ResponderExcluir
  71. Dr. o que o senhor acha desses números?2 dias atrás

    Comecei paleo em out/13 hj peguei o resultado do exame de sangue e fiz uma comparação:

    19/02/2013

    ct 154mg/dl

    hdl 46mg/dl

    ldl 108mg/dl

    triglicerídeos 102mg/dl
    ===================
    17/03/2014

    ct 225mg/dl

    hdl 69mg/dl

    ldl 156mg/dl

    triglicerídeos 78mg/dl

    ResponderExcluir
  72. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Pamella Arnold Fernandes20 de março de 2014 11:44

    Lembrando tambem que nao adianta comer comecar a consumir a gordura 'boa' e continuar consumindo os carbs e acucares, pois ai sim terá uma bomba no corpo e isso faz mal. Elimine os carbs e acucares e adicione as gorduras 'boas' ;)

    ResponderExcluir
  74. Melhorou bastante! Já está usando amido resistente?

    ResponderExcluir
  75. To usando sim!

    ResponderExcluir
  76. como no maximo 10g de carb por dia. ja emagreci 16 kg mas agr nao to perdendo medida e to engordando, nao mexi em nada na dieta !!

    ResponderExcluir
  77. Obrigado Patrícia, vou ler os posts com carinho! :-)

    ResponderExcluir
  78. Está perfeito

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/03/2014 01:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  79. Me parece muito melhor

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/03/2014 11:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Que ácido forte você anda usando para falar pras pessoas quebrarem macadâmia "de preferência na rua"? O torresmo em excesso está afetando seu cérebro, eu te falei pra diminuir... hahaha :P

    ResponderExcluir
  81. uma vez testei quebrar uma macadâmia com um quebra-nozes desses disponíveis em qualquer supermercado. Quebrei o quebra-nozes...

    ResponderExcluir
  82. kkkkkkkkkkkkk é pq ela é mt dura! sério... dependendo do lugar da casa a pessoa corre o risco de estragar o chão. minha avó entortou a porta hahaha mas eu ri demais do torresmo afetar o cérebro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 'achei q ñ tinha problema comer doritos... afinal é sabor bacon!' keees né. (é zueira, antes q alguém me atire pedras)

    ResponderExcluir
  83. hahaha poisé, ele esta fazendo um 'especial'. a macadâmia é dura msm. acabei de falar pra Jussara q minha avó entortou a porta tentando quebrar uma (e olha q eu avisei q ñ podia...)

    ResponderExcluir
  84. Dr. Souto, o único problema que eu tinha com a Low-carb era constipação quando eu passava um período mais cetogênico. Tudo resolvido com 1 iogurte natural gordo (marca conhecida ou caseiro quando estou com tempo de fazer), 2 colheres de sopa de fécula de batata Aminna, 1 colher de sopa Inulina (marca conhecida, a mesma do iogurte, meio carinha a latinha mas valeu a pena), 1 sachê de lactofos, tudo misturado depois que volto da academia de manhã (é a minha segunda refeição, depois do suco verde de couve e salsa e ovos com bacon da manhã, fora isso só almoço, normalmente frango ou peixe, e uma leve janta de hambúrgueres caseiros, obviamente sem o pão).


    Já estou 10 dias nesse ponto exato de mistura pro/pre-biótica e atingi "fezes GNT" (tem um programa lá que mostrou a consistência e formato ideal das fezes dizendo ser algo muito importante para a saúde). O único efeito colateral são os gases, mas que eram muito mais incômodos quando eu testei 4 colheres de fécula antes do ponto atual. No mesmo período do ano passado, quando eu comecei a acompanhar o blog e testar as dicas, eu estava com mais de 140 kilos e o Fígado péssimo, inclusive doendo, "pinicando". Hoje estou com 110 kilos e o Fígado ótimo, a médica que fez o exame me disse que era um Fígado de livro, me perguntou o que fiz ao comparar com o anterior, eu respondi: "Atkins" (o que não é 100% verdade pois acabei ficando mais para Low-carb do que para "Atkins" mas valeu pela cara de descrença dela). Colesterol ótimo, insulina ótima, coração ótimo, tudo ótimo. Obrigado pelo Blog Dr., posso não me tornar um "Di Caprio", mas verei meus netos.

    ResponderExcluir
  85. SENSACIONAL

    Em 20/03/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Prezado Dr. Souto,

    Este post tem como finalidade solicitar sua ajuda para algumas dúvidas que estou tendo com relação à dieta low carb.

    Meu nome é Angela, tenho 54 anos, 1,66m e atualmente 94 kg (minha constituição é grande, tenho ossos pesados). Estou praticando esse novo estilo de vida desde meados de Novembro de 2013, tendo suprimido o açúcar e o trigo. Tive um emagrecimento inicial de 7 kilos (de 99 fui para 92) agora estou com 94Kg.

    Faço exames de check-up anuais e todos os parâmetros estão dentro das faixas, exceto a glicose (e a Hemoglobina glicada). Sou considerada pré-diabética, visto que na família existem outros casos e há vários anos não consigo ficar abaixo de 99 mg/dL (considerado normal).

    Meus últimos resultados de glicose e hemoglobina glicada foram:

    Data Glicose Hemoglobina Glicada

    10/03/14: 94 mg/dL (*); 6,3%
    14/12/13: 113 mg/dL; 6,3%
    26/10/13 105 mg/dL; 6,4%
    02/09/13: 117 mg/dL; 6,3%
    30/04/13 111 mg/dL;
    21/01/13: 110 mg/dL; 6,2%

    (*) Todos os exames foram colhidos em jejum no período da manhã exceto o do dia 10/03/14, que optei por fazer à tarde, após jejum de 8h, para confirmar se a glicose em jejum seria mais alta no período da manhã, e realmente houve diferença. Entretanto, a hemoglobina glicada, que eu esperava que baixasse, continua se mantendo.

    Estou ha aproximadamente 15 dias com a suplementação de Fécula de Batata Yoki e, exceto pelos gases à noite não senti nenhuma diferença nas minhas medições de glicose. Meus intestinos sempre funcionaram e continuam funcionando de forma normal.

    Faço também uso contínuo da medicação Stelazine 2mg/dia (dicloridrato de trifluoperazina) devido crises de Pânico que tive no passado, agora sob controle.

    Além disso, faço acompanhamento com um médico homeopata já há vários anos e sou muito grata a ele, pois se não seguisse as suas orientações, acredito que já estaria usando remédios há muitos
    anos. A recomendação dele foi que, no “meu” caso, não tomasse nenhuma medicação se a glicose de jejum não ultrapassasse os 130 mg/dl.

    É lógico que gostaria de emagrecer pelo menos mais uns 10 kg, mas o que mais me aborrece no momento é que a hemoglobina glicada (e, portanto, a glicemia média) não cedem. Li o livro Barriga de Trigo, recomendado pelo Blog, gostei e fiquei esperançosa.

    - Será que preciso de mais tempo para normalizar meus resultados de glicose e de hemoglobina glicada?



    Grata
    Angela Jiurgiu

    ResponderExcluir
  87. Selecionei alguns exames que o povo fica com medo. Tomando sol sem camisa aumentei a Vitamina D.

    ResponderExcluir
  88. A hemoglobina glicada dá uma média de QUATRO meses de glicemia. Depois de 4 meses de fécula de batata vc poderá ver diferença.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/03/2014 17:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Dr. Sei que não relativo ao assunto e juro que procurei muito, mas nem pela pesquisa consegui encontrar, estou precisando localizar no blog os assuntos relacionados a epilepsia e alzaimher com a dieta cetônica para mostrar a um amigo. Grato

    ResponderExcluir
  90. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3321471/

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/03/2014 18:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. Hahahahaha! Boa!
    _____
    42

    ResponderExcluir
  92. experimenta colocar uns carbs paleo na dieta...

    ResponderExcluir
  93. Obrigada Dr. Souto.
    Vou aguardar os 4 meses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  94. Sorria por escrito. Sorria em frente à tela do PC. O Sr. merece.
    Nós ficamos muito felizes em confirmar o que já sabíamos graças ao que foi dito no Blog em primeira mão.

    ResponderExcluir
  95. Dr. Posso misturar a fécula de batata a algum iogurte, ou tenho que ingerí-la a seco mesmo, na base da colherada?

    ResponderExcluir
  96. Eu estou tomando com Actimel, um pouco de creme de leite, misturo bem e fica uma delicia. Não sei se está certo, mas fica como uma refeição, pois depois não tenho mais fome.

    ResponderExcluir
  97. Dr. Souto, existe algum motivo especial pra consumir o alho inteiro ou é só pelo gosto forte? Se for um dente amassado faria diferença pra melhor ou não? Obrigado.

    ResponderExcluir
  98. No restaurante aqui do trabalho eles passam óleo com sal e alho na carne do churrasco. É seguro comer esta carne?

    ResponderExcluir
  99. Pode misturar sem problemas

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/03/2014 10:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Gosto e bafo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/03/2014 12:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  101. Realmente, as reações familiares têm sido apreensivas... irei introduzir o alho para diminuir a preocupação. A diminuição seria apenas no LDL, certo? Quero ver se aumento o HDL... hehe

    ResponderExcluir
  102. Só nesta semana foram duas emissoras de TV apresentando reportagens lipidofóbicas.... pra mim foram encomendadas pelos "patrocinadores", .....sorry becel...Coca Cola, Pepsico, Kelloggs, Nestlé, Johnson & Johnson, P&G, Mars, Unilever e General Mills, etc.As companhias que controlam basicamente tudo o que consumimos (industrializados)

    ResponderExcluir
  103. Dr, estou suplementando há duas semanas com AR (banana verde apenas) e senti uma melhora na minha acne, mesmo fazendo paleo há mais de um ano as benditas espinhas persistiam em aparecer, mas agora, mesmo na TPM só uma apareceu.
    Seria coisa da minha cabeça? Ou de fato o AR ajuda ?

    ResponderExcluir
  104. Sim


    2014-03-21 15:40 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  105. Menos insulina, menos IGF-1, menos acne


    2014-03-21 15:56 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  106. Pode recomendar algum estudo particular que olhe sobre esse efeito do alho? Vc particularmente consome dente de alho como suplemento?

    ResponderExcluir
  107. Tem vários. Estou no trânsito. Outra hora te mando.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/03/2014 17:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  108. Ja tentou a fecula de batata ou banana verde?

    ResponderExcluir
  109. Luiz Daniel Pimentel Gonçalves21 de março de 2014 21:43

    Olá Doutor Souto!

    Precisei ler o blog por 1 mês até finalmente me convencer em
    realizar a dieta. Ela vai de encontro a tudo o que eu sabia sobre dietas, o que
    não era muito por sinal.

    Comecei 3 semanas atrás. Na primeira eu misturei as
    refeições. Comecei substituindo o almoço tradicional por um almoço LCHF Paleo.
    Ao longo da semana fui mudando as outras refeições, conforme fui aprendendo e
    me organizando, para cozinhar. Sábado completo 2 semanas da dieta de forma
    séria. Sei que nestas duas semanas passei dos 92.3Kg para os 88.7Kg (registrado
    esta manhã) e perdi 3cm de cintura (altura do umbigo).

    Na primeira semana séria da dieta passei 3 dias com dor nas
    pernas e nas costas. Depois passou e foi só alegria. Agora estou mais disposto
    e praticamente sem fome. Consegui fazer dois jejuns de 16 horas esta semana.

    Não pretendo determinar um peso certo para mim. Vou fazendo
    LCHF Paleo até o peso estabilizar por um mês, quando isto acontecer vou
    introduzir algumas frutas e algumas raízes para ver no que vai dar. Espero
    poder comer alguns carboidratos e manter o peso. O que acontece se, depois de
    estar no peso ideal, comermos mais de 150 gramas de carboidratos Paleos por dia?

    Outra coisa que me preocupa, e pretendo eliminar de vez, é o
    glúten. Percebi que no restaurante onde almoço praticamente todo dia, a carne é
    temperada em óleo com sal e alho (minha esposa que perguntou rsrs). Este óleo
    fica na carne? É seguro comer esta carne?

    Este blog que me ajudou a mudar de vida. Mesmo em pouco
    tempo me sinto outra pessoa e percebo a facilidade que terei para ser saudável
    daqui em diante.

    Muito obrigado!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  110. Luiz Daniel Pimentel Gonçalves21 de março de 2014 21:44

    Olá Doutor Souto!!!

    Precisei ler o blog por 1 mês até finalmente me convencer em realizar a dieta. Ela vai de encontro a tudo o que eu sabia sobre dietas, o que não era muito por sinal.

    Comecei 3 semanas atrás. Na primeira eu misturei as refeições. Comecei substituindo o almoço tradicional por um almoço LCHF Paleo. Ao longo da semana fui mudando as outras refeições, conforme fui aprendendo e me organizando, para cozinhar. Sábado completo 2 semanas da dieta de forma séria. Sei que nestas duas semanas passei dos 92.3Kg para os 88.7Kg (registrado esta manhã) e perdi 3cm de cintura (altura do umbigo).

    Na primeira semana séria da dieta passei 3 dias com dor nas pernas e nas costas. Depois passou e foi só alegria. Agora estou mais disposto e praticamente sem fome. Consegui fazer dois jejuns de 16 horas esta semana.

    Não pretendo determinar um peso certo para mim. Vou fazendo LCHF Paleo até o peso estabilizar por um mês, quando isto acontecer vou introduzir algumas frutas e algumas raízes para ver no que vai dar. Espero poder comer alguns carboidratos e manter o peso. O que acontece se, depois de estar no peso ideal, comermos mais de 150 gramas de carboidratos Paleos por dia?

    Outra coisa que me preocupa, e pretendo eliminar de vez, é o glúten. Percebi que no restaurante onde almoço praticamente todo dia, a carne é temperada em óleo com sal e alho (minha esposa que perguntou rsrs). Este óleo fica na carne? É seguro comer esta carne?

    Este blog que me ajudou a mudar de vida. Mesmo em pouco tempo me sinto outra pessoa e percebo a facilidade que terei para ser saudável daqui em diante.

    Muito obrigado!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  111. Boa noite. Escrevo de Lisboa, Portugal. Parabéns pelo blog, e pelos esclarecimentos transparentes e rigorosos que nos dá. Padeço de Doença Autoimune de Hashimoto. (DAH)Tenho 42 anos, padeço dela desde os 16, com depressão crónica e ansiedade generalizada associada, e todos os sintomas típicos da DAH: sonolência, mal estar geral e dificuldade de oxigenação cerebral com poucas horas de sono, fadiga crónica, falta de energia, anemia, urticária crónica, acne, dentes precocemente cariados por dentro, queda abundante de cabelo, cabelo todo branco desde os 30 anos, e unhas muito frágeis, sobrepeso actual, 84 kg ou perda abrupta de peso no passado, até aos 48 kg. Meço 1,70m. Tive um filho aos 26 anos , com litiase renal e não processamento e acumulação de cálcio, três intervenções cirurgicas durante a gravidez e apenas fiz um ano de pilula anticoncepcional em toda a vida. Não faço qualquer tipo de anticoncepcional hormonal, nem DIU. Não amamentei por mais de três dias, sequei o leite através de medicação oral, por depressão e agravamento da DAH no pós-parto. Tenho duas massas tumorais benignas mamárias e micro nodulos na tiroide. Faço desde os 22 anos medicação anti-depressiva (effexor xr 150 mg /dia e levotiroxina sódica, 0.025 mgr. Hoje em dia faço também ferro fólico, isotretinoína 5mg/dia, e cloridrato de hidroxizina 25 mg/dia. O meu colesterol é elevado, devido á toma de isotretinoina que devo manter com pausa de um mês por semestre. E em sos um ansiolitico. Felizmente possuo um sentido de humor e uma resiliência gigantescas. Tudo isto para dizer que sempre me fez confusão a má condução médica do meu caso, quer na DAH, quer na nutrição adequada. Há uns meses em Coimbra, cidade Universitária e Hospitalar de excelência, um amigo biofísico falou-me no gigante problema mundial com a intolerância ao gluten subdiagnosticada e quais as razões disto, pela primeira vez. E desde aí tenho vindo progressivamente a ingerir apenas no pequeno almoço (café da manhã) cereais de milho, e café com mel, em vez do açucar. Mas pelo que leio aqui, até isso me pareceu errado. Será assim? Gostaria de obter um plano de dieta Paleo (um link, ou ebook gratuito) de forma a poder gerir a compra correcta de alimentos e a sua preparação, assim como a compra de suplementos alimentares e/ou produtos de detox. E de forma a poder desintoxicar o organismo da medicação que faço através da ingestão de alimentos ou infusões próprias. Será possível enviar-me um link ou fazer um post dedicado a estes casos de doença autoimune com medicação antidepressiva e continuado desgaste cerebral e físico? Imensamente grata. Um forte abraço ;) Ana Lorena.

    ResponderExcluir
  112. Rosemary, a nata santa clara tem carragena, se tiver aí onde mora, compe a PIÁ, é a melhor!!! Aqui em São Paulo eu acho no Zaffari, do Bourbon!

    ResponderExcluir
  113. Ola Leonardo, qual o nome comercial do magnésio para comprar na farmácia? como fizeste? são cápsulas? abs

    ResponderExcluir
  114. Assistam a esse vídeo e melhor, leiam esse livro "The China Study"



    Low Carb Diets and Coronary Blood Flow = http://nutritionfacts.org/video/low-carb-diets-and-coronary-blood-flow/

    ResponderExcluir
  115. Ok, mas depois leiam esse artigo: http://rawfoodsos.com/2010/07/07/the-china-study-fact-or-fallac/

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/03/2014 12:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  116. óxido de magnésio. Comece com 200/250 mg, 1 hora antes de dormir. Se tomar 250mg e ainda tiver cãibras pode dobrar a dose. Se a dosagem estiver alta, é levemente laxativa, então diminua. Além de ajudar no controle glicêmico, ajuda no sono, evita que o cálcio se deposite nas artérias, ajuda nas arritmias cardíacas e cãibras.

    ResponderExcluir
  117. Dr., é possível que AR seja desnecessário - ou mesmo prejudicial - caso a minha dieta seja repleta de salada, vegetais e frutas?

    ResponderExcluir
  118. If it ain't broke, don't fix it

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/03/2014 14:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  119. Carla Denise Valentini22 de março de 2014 16:37

    Olá Dr. Souto... Tenho uma dúvida sobre o soro do leite, aquele resultado do iogurte natural feito em casa. Posso considerá-lo um probiótico, auxiliando ainda mais as bactérias do intestino, que já estão sendo "alimentadas" com o AR?

    ResponderExcluir
  120. Oi Abadia,obrigada pela dica,mais aqui em São Vicente sempre acho a nata desta marca que eu citei e outra é a da marca Frimesa,esta que você fala eu nunca vi,mais se eu achar vou comprar,mais o duro é se segurar pra não comer tudo na mesma hora!!!

    ResponderExcluir
  121. Oi Thiago,põe tentação nisso eu adoroooo !!! mais do jeito que eu como não da certo não,com certeza engorda !!!

    ResponderExcluir
  122. Patricia eu gostaria de tomar magnésio e também omega 3,pois ouvi o Dr.Lair Ribeiro dizer que é muito bom,mais vi também que são caros,você conhece alguma marca que seja mais em conta ?esse óxido de magnésio que vc cita são capsulas?

    ResponderExcluir
  123. Dr.Souto,aproveitando sua dica como meu marido é hipertenso,colesterol alto,o médico lhe receitou Rostatin ,bom acho que é esse o nome,para abaixar o colesterol dele,mais ainda não compramos pois gostaria que dar a ele o AR,e esse alho que o sr.cita,será que no caso dele também seria bom? ouvi dizer que esses remédios pra abaixar o colesterol não são bons,que me aconselha?

    ResponderExcluir
  124. Que bom José,eu ia fazer essa pergunta a ele!!

    ResponderExcluir
  125. Faça o teste!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/03/2014 16:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  126. Dr,Souto,quando devemos nos preocupar com o colesterol alto?sob que condições?

    ResponderExcluir
  127. Então, quem não precisa de AR na forma de banana verde ou fécula, pode prejudicar-se ou, no mínimo, não ter efeito nenhum?


    Essas coisas parecem um verdadeiro mistério: associações versus causa e efeito... antes do AR eu ia 2X por dia ao banheiro. A primeira vez com AR foi muito bom, mas depois fiquei constipado. Hoje, tomando vitamina de banana verde, vou ao banheiro apenas uma vez ao dia, e olhe lá, tem dia que nem sinal.... Será que é por causa do AR? dúvida cruel.

    ResponderExcluir
  128. A resposta é individual. Se ajudar, mantenha, se prejudicar, pare.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/03/2014 09:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  129. vou testar suspender o AR por um tempo, se o intestino melhorar, beleza. Se continuar "preso" vou ver se é outra coisa que está causando isso e volto pro AR. Obg.

    ResponderExcluir
  130. legal tania, vou tentar tb. obrigada!

    ResponderExcluir
  131. Desculpa ter pedido para fazer parte do seu grupo do Facebook: Atkins sua Dieta Low Carb. Sei que é pouco mais pra compensar o incomodo fiz um link de saída indicando seu blog neste artigo acima! Gostei muito, e é assim mesmo!

    ResponderExcluir
  132. Pra que a Inulina?

    ResponderExcluir
  133. Ok, mas a fécula de batata também o é. É necessária a inclusão da Inulina ou somente a fécula é suficiente? Tenho utilizado o polvilho doce com água mesmo, mas não estou gostando dos efeitos e quero buscar outra opção. Além disso, estou desconfiada da marca que eu comprei pois contém na embalagem a frase "Pode conter traços de gluten". Já utilizei a banana verde com iogurte e canela e realmente fica muito gostoso, assim como o resultado é muito bom, mas quero uma opção mais prática para quando estou sem bananas em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  134. É outro tipo de probiótico, alimenta espécies diferentes, está presente em boa quantidade em cebola, alho, etc


    Em 17 de abril de 2014 14:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  135. Uma portuguesa por aqui. Estamos perto, só o rio nos separa sou de Almada.
    Boa sorte para si Ana

    ResponderExcluir
  136. Dr. Souto, agora surgiu uma dúvida: a alimentação dos meus filhos é um pouco paleo. Contudo, gostaria de saber se mesmo com a grande quantidade de carboidratos num lanche (por exemplo, leite, açúcar e tapioca), ainda assim posso liberar a gordura (por exemplo, achocolatado adoçado, tapioca, ovo e manteiga), ou seria melhor evitar muita gordura, já que o lanche fica HCHF? obg.

    ResponderExcluir
  137. Eu não vejo problema

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 08/05/2014 14:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  138. Depois que comecei a ler este blog passei a ser mais crítica quando ouço algo sobre nutrição. Hoje ouvi naquele famoso programa sobre saúde, o "mal estar" uma frase absurda: "o açúcar é o alimento do cérebro". Sem comentários...

    ResponderExcluir
  139. É o alimento único do cérebro de quem disse isso.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/05/2014 12:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  140. De. Souto no livro do Lore cordiain ele fala sempre em carne magra e para não adicionar gorduras. O que é mais correto numa dieta paleo?

    ResponderExcluir
  141. Ele fala mal dos ovos tb! Fala que aumenta o colesterol!

    ResponderExcluir
  142. Eu estou certo. Sorry, Cordain.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 18:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  143. hehehe


    To confiante que sim!


    :-)

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde Dr. Souto.
    Verifiquei nas postagens sobre gordura e não encontrei: como devo proceder para diferenciar os tipos de LDL em um exame de sangue? O resultado do meu LDL foi 162 no último exame, porém gostaria de saber qual a proporção de partículas inofensivas (grandes e fofas) e perigosas (pequenas e densas) nesse total. Como descubro isso? Qual exame devo fazer?

    ResponderExcluir
  145. No Brasil não há. Mas se sua relação triglicerídeos/HDL for menor que 2, elas provavelmente são grandes.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/06/2014 14:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  146. Claudia Peres Leal17 de outubro de 2014 10:13

    Ola Dr. Souto, Patricia, gente maravilhosa!!!!
    Estou passando por algumas experiencias paleo que desejo muito compartilhar com voces.Faco a diete low carb paleo ha 6 meses.
    Este mes tive que fazer um certificado medico para treinar, bem.... la fui eu tirar sangue de novo...
    Colesterol total 294
    glicemia 76
    hdl 60
    ldl 210
    bla bla bla bla..... Esse papo de colesterol ja deu.
    Meu cardiologista queria me medicar, disse que em alguns anos estaria com a canheria tapada, entre outras coisas. Sai triste, porque nos conhecemos ha 4 anos e nao penso em voltar la. Bem, no dia seguiente tinha controle ginecologico (que forma de encher o saco), surpresa!!!!!
    Ha dois anos brigo com ovario policistico e com polipos uterinos, endometriose, etc. Muita dor, menstruaciones loucas ,cirurgias, enfim..... varias mulheres conhecem essa historia. Pasmem!!!!Nao estavam!!!, nem os polipos, nem os sistos no ovario. Tenho um endometrio perfeito e para melhorar a situacao dois foliculos enormes ..... hahahahahahaha!!!!!!
    Nunca estive tao bem em toda minha vida! posso afirmar isso tranquilamente.
    Muito obrigada Dr Souto,que a sua vida seja repleta de momentos felizes. Amor eterno por voce e pela paleo.

    ResponderExcluir
  147. Se quiser tranquilizar um pouco seu cardiologista, tente isso: http://www.paleodiario.com/2014/07/o-que-fazer-se-uma-dieta-low-carb.html E parabéns pela cura da SOP!

    Em 17 de outubro de 2014 10:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  148. Que maravilha!!!
    Coisa boa de ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  149. Claudia Peres Leal17 de outubro de 2014 13:07

    Obrigada! eu ja estou adaptando a gordura monoinsaturada na alimentacao e o colesterol total baixou 30 pontos, mas ainda assim para o cardiologista e uma loucura. Eu sei que vai baixar mais, mas nao tenho vontade de explicar isso pra ele. Beijo grande

    ResponderExcluir
  150. Vc sofre do coração? Se não, por que precisa de um cardiologista?

    Sent from mobile phone
    Em 17/10/2014 13:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  151. Claudia Peres Leal19 de outubro de 2014 14:46

    Nao. Tenho uns soprinhos funcionais. Mas ando muito bem.
    ..... Nao preciso.
    Boa pergunta.

    ResponderExcluir