Livros

Frequentemente me perguntam sobre livros. Também cito vários livros em repostas a perguntas. Assim, resolvi fazer uma breve resenha dos mais importantes livros da “biblioteca low carb e páleo”. Lá vai.

Livro: Why we get fat

Autor: Gary Taubes.

O início de tudo para mim. O motivo da existência deste blog. As primeiras 30 e poucas postagens deste blog nada mais são do que um resumo deste livro. Se você só puder comprar um livro, compre esse. Se você não lê inglês, matricule-se em um curso, e daqui a 3 ou 4 anos, leia o livro. Este livro é motivo suficiente para aprender um idioma. Até lá, como consolo, leia as primeiras 30 postagens do blog.

Gary Taubes não é médico, nem pesquisador. É um jornalista de ciência, e é graduado em física. Escreveu um famoso livro (Bad Science: The Short Life and Weird Times of Cold Fusion) sobre o escândalo da fusão a frio, no qual desenvolveu seu gosto por explorar exemplos de má ciência. Foi então que lhe disseram: “você acha que há muita ciência de má qualidade na física? Você precisa então conhecer o mundo da nutrição, para ver o que é ciência realmente mal feita”.

Why we get fat não é um livro de dieta (embora tenha um apêndice no final com recomendações). É um livro para você entender por que low fat é um erro, por que low carb é a solução, e para você poder seguir este caminho com a convicção de que a ciência dá suporte à sua escolha. Bom livro para dar a seu médico no Natal.

Livro: Good Calories, Bad Calories

Autor: Gary Taubes

Este foi, na verdade, o livro inicial de Taubes sobre o assunto, e segue sendo, na minha opinião sua obra prima e a grande bíblia low carb. Mas não é um livro para qualquer um. São mais de 500 páginas de ciência e história, cada parágrafo referenciado – mais de 1000 referências bibliográficas – um verdadeiro tijolo. O próprio Taubes admite que Why We Get Fat
foi escrito pois boa parte das pessoas não conseguia chegar ao fim deste denso volume. Mas é sensacional, e todo o “low carber” hardcore deve ter e ler. Não é um livro de dieta.

Livro: Protein Power

Autores: Michael R. Eades, M.D. e Mary Dan Eades, M.D.

Finalmente, um livro sobre dieta. O livro é uma boa mescla entre ciência e receita de bolo de como fazer a dieta. Além de ser recheado de casos reais de pacientes do Dr. Eades. O livro também explica como calcular as necessidades proteicas de cada pessoa. Depois de ter lido Gary Taubes, eu já “sabia” que uma dieta rica em gorduras levava à queda de triglicerídeos e colesterol, já tinha testado em mim mesmo e comprovado isso, mas ainda tinha receio de prescrever isso para meus pacientes. Afinal, ano que vem celebro 20 anos de formado, e passei a vida inteira pregando o contrário – não é fácil mudar! Mas em Protein Power o Dr. Eades relata em detalhes sua experiência clínica de sucesso no tratamento de pacientes diabéticos e dislipidêmicos (colesterol e triglicerídeos alterados) com low carb – e era isso que eu precisava para tomar coragem. Hoje, já comprovei inúmeras vezes a eficiência da abordagem low carb no manejo destas condições, mas este livro me ajudou a consolidar estes conceitos.

Livro: The art and science of low carb living

Autores: Jeff S. Volek, Stephen Phinney, M.D.

Sensacional, é como eu definiria este livro. Escrito por dois pesquisadores (um médico, um nutricionista) que têm ao mesmo tempo experiência como cientistas e prática clínica com manejo de pacientes por décadas, em um contexto universitário acadêmico nos EUA. Seu ponto alto é a discussão da cetose nutricional, suas vantagens e como atingi-la. Penso que é um livro um pouco mais avançado, um refinamento digamos assim. Leia primeiro Protein Power, ou um livro do Dr. Atkins.

Livro: The paleo solution

Autor: Robb Wolf

Na minha opinião, o melhor livro sobre dieta paleolítica. Soberba exposição teórica no início do livro. O Autor é um bioquímico e personal trainer. E é um sujeito engraçado. De todos os livros que menciono aqui, este é o único que me fez rir alto várias vezes. Mas o inglês é complicado. Justamente por causa do humor: é cheio de gírias e expressões idiomáticas que podem ser difíceis se você não consegue assistir um filme sem legendas. Mas, se você está procurando este estilo de vida por questões de saúde, e não apenas por perda de peso (especialmente por coisas como cólon irritável, alergias, doença de Crohn, cefaléia, TPM, azia, refluxo, artrite reumatoide, psoríase, mieloma múltiplo), pegue um dicionário, peça ajuda a um amigo, compre o livro e leia!

Livro: The smarter science of slim

Autor: Jonathan Bailor

A cereja do bolo. Publicado em 2012, estou chegando à conclusão que este é o melhor livro. Ok, Why we get fat ainda é meu preferido, mas este é mais completo e mais simples.

1) Mais de 1000 referências bibliográficas;

2) Ciência apresentada de forma extremamente simples, qualquer leigo pode entender;

3) Plano extremamente simplificado de como fazer a sua dieta, sem fases, sem indução;

4) O único dentre os livros de dieta que fala extensivamente sobre exercício, e justamente sobre o tipo de exercício que eu recomendo;

Este seria o livro mais indicado para presentear o seu médico, por exemplo. O autor usa alguns truques para tornar o livro mais “aceitável” para quem ainda se choca com low carb. Por exemplo: ele afirma que sua dieta não é low carb. Por quê? Porque inclui muitos vegetais sem amido, e, portanto, a pessoa come 1/3 de carboidratos, 1/3 de gorduras, e 1/3 de proteínas. Assim, diz ele, sua dieta é, de fato, balanceada, ao contrário da dieta recomendada pelo governo que tem 60% de caboidratos e não é, portanto, balanceada. Acontece que, se você conta fibras como carboidratos, até Atkins tem 30% de carboidratos… Mas, politicamente, “pega” muito bem mostrar para seu (médico/mãe/vizinho/colega) que sua dieta é “balanceada” e não é “low-carb”.

Minha única discordância: a ênfase do autor em iogurte low fat e queijo cottage, e omeletes sem gema. É curioso, pois o livro tem um capítulo inteiro argumentando que a gordura não faz mal para a saúde. Mais uma vez, vejo isso como um lance de marketing do autor, para mostrar que seu livro não é Atkins. Minha experiência pessoal é que as versões low fat de alimentos me deixam com fome e deixam a comida menos gostosa. Mas, hei, se você não é chegado em gordura, mais um motivo para comprar este livro.

Por todos estes motivos, vou nomear The Smarter Science of Slim o livro oficial deste blog. Apenas acrescentem as gemas e a nata!

Livro: The art and science of low carb performance

Autores: Jeff S. Volek, Stephen Phinney, M.D.

Mais uma vez, Volek e Phinney atacam com o último grito em ciência low carb, mas dessa vez voltado para a prática de esportes, inclusive para esportistas competitivos e de alta performance. Este é o livro para todos vocês que me escrevem perguntando se é possível praticar esportes sem carboidratos. A resposta curta é sim. A resposta um pouco mais longa é este livro. Se seu personal trainer lê inglês, dê uma cópia para ele.

Livro: Dieta TNT

Autor: Jeff Volek e Adam Campbell

Dieta Tnt - Jeff Volek, Adam Campbell (8579300088)

Um livro traduzido para o português!! Este livro é a resposta para todos vocês que me escrevem perguntando sobre low carb e academia. O livro é escrito em linguagem muito simples, pois embora um dos autores seja Jeff Volek (o cientista co-autor dos livros The art and science of low carb, acima), o outro autor é um editor da revista Men’s Health, que sabe traduzir os assuntos para o público leigo. A grande virtude deste livro é entender que as pessoas não são todas iguais e que, dependendo dos objetivos e necessidades, a dieta pode variar radicalmente. Assim, os autores montam 5 dietas diferentes (se bem me lembro, estou contando com a minha memória), que vão desde o low carb cetogênico (para quem precisa perder muito peso) até uma dieta com um dia livre de carbs e carbs nos dias dos treinos para aquelas pessoas magras que querem apenas ganhar músculos. O livro é um “must” para qualquer um que queira otimizar sua performance na academia e fazer low carb ao mesmo tempo. Para vocês, ultramaratonistas, mountain bikers, triatletas, iron men, etc, há um outro livrinho interessante: Low Carb For Triathletes:

Livro: The New Atkins for a New You

Autores: Eric C. Westman, M.D., Jeff S. Volek, Stephen Phinney, M.D.

Este é o Atkins do século XXI. Escrito por Eric Westman, um médico seguidor do Dr. Atkins, professor da Duke University, e nossos já conhecidos Phinney e Volek. Uma atualização da dieta Atkins para nossos dias,  com mais ênfase em vegetais, liberando o uso de café, e permitindo começar a dieta em qualquer fase, dependendo das necessidades de cada um. Este livro é a resposta para os vegetarianos que me escrevem perguntando “o que eu faço, não como carne!”. O livro tem um capítulo dedicado exclusivamente aos vegetarianos.